View Full Version : Futuro da Arquitectura Mundial
Reflex April 5th, 2005, 11:06 PM Na vossa opinião qual será o futuro da arquitectura mundial a curto/médio prazo (nos proximos 50/100 anos)??? I mean, depois do modernismo, neomodernismo virá o ultramodernismo?!
E haverá lugar e espaço para que volte outra corrente saudosista evocando as glorias do passado, uma espécie de NeoRomantismo, onde serão recriados em todo o seu esplendor os grandes estilos arquitectonicos do seculo passado em grande escala (mais do que meramente em parques de diversão e em Las Vegas...) ou a 2ª metade do século XX significou 1 tamanha ruptura com o passado que there's no really turning back...?
Acho que é 1 assunto interessante para ser debatido...;)
TeKnO_Lx April 5th, 2005, 11:26 PM o Futuro é o Xangai e Dubai :D
Lss911 April 5th, 2005, 11:42 PM Inevitavelmente a ásia! Europa e américa do norte?? Acabou!! Poderão eventualmente marcar a sua posição através da qualidade...mas a linha da frente será a ásia!
Lss911 April 5th, 2005, 11:43 PM Embora os edifícios asiáticos bons sejam e continuem a ser de arquitectos europeus e norte-americanos...
Lss911 April 5th, 2005, 11:48 PM depois do modernismo, neomodernismo virá o ultramodernismo?!
E haverá lugar e espaço para que volte outra corrente saudosista evocando as glorias do passado, uma espécie de NeoRomantismo, onde serão recriados em todo o seu esplendor os grandes estilos arquitectonicos do seculo passado em grande escala (mais do que meramente em parques de diversão e em Las Vegas...) ou a 2ª metade do século XX significou 1 tamanha ruptura com o passado que there's no really turning back...?
Acho que é 1 assunto interessante para ser debatido...;)
A questão é interessante reflex! O ultramodernismo já existe há algum tempo na minha opinião, com o aparecimento da arquitectura desconstrutivista, neomodernista e arquitectura hightech.
O regresso de estilos já se faz de certa forma desde o início dos anos 80 com o aparecimento do pós-modernismo historicista (que se reflectiu com grande força na pintura com por exemplo, quadros neo barrocos em tudo fieis ao barroco em termos pictóricos mas com temáticas contemporânias como é exemplo de "o puto a andar de skate") com edifícios com referências à arquitectura clássica e medieval (exemplo dos amoreiras por exemplo ou da arquitectura de aldo rossi)...
Mas um regresso copista julgo que não irá acontecer...
Barragon April 5th, 2005, 11:50 PM Concordo com tudo o que disseram :) Aliás a Ásia tem praí 3,5 biliões de pessoas ... + de metade da pop mundial... é claro que o futuro passa pelos monhés e olhos em bico :D
Phobos April 6th, 2005, 12:07 AM Já que se tocou neste assunto,qual é o estilo da actualidade?Na practica ainda estamos no Pós-Modernismo,mas o estilo tem mudado tanto frente ao que era no final dos anos 70 que se parece mais com o modernismo do pós-guerra do que com o pos-modernismo.Afinal qual é o estilo?
Lss911 April 6th, 2005, 12:15 AM Julgo que não há estilo vigente. Só quem estará fora da nossa História é que um dia poderá dizer. A mim parece-me que ainda estamos no pós-modernismo que pauta pela grande liberdade de expressões arquitectónicas. Existem várias frentes de expressão como o desconstrutivismo, modernismo revesionista (em Portugal aconteceu logo nos anos 70 com o Teotónio Pereira por exemplo e continua com Siza vieira), historicista/ludicista, high tech, estruturalistas (como o calatrava...).
Reflex April 6th, 2005, 12:48 AM É que ainda estou com esperança que a grandiosidade dos séculos XVII, XVIII e XIX regressem...:) :|
Fern April 6th, 2005, 01:13 AM Estou contigo Reflex!!
Sobre o futuro da arquitectura ser na Asia, sao capazes de ter razao, na America do Norte e Europa nao ha muito mais para fazer, mas isso nao e sinonimo de qualidade e cidades como o Xangai ou Hong Kong, sejamos honestos tem meia duzia de edificios interessantes e um montao de blocos nojentos.
Os futuros estilos arquitectonicos eu acho que irao depender muito de factores exteriores como sempre dependeram. Riqueza, aquecimento global, politica, tecnologia, geografia, etc. irao ditar que caminho seguira a arquitectura.
[Smeagol] April 6th, 2005, 01:19 AM o futuro: :)
http://img142.exs.cx/img142/3156/coruscant2919mh.jpg (http://www.imageshack.us)
Lss911 April 6th, 2005, 01:23 AM Os futuros estilos arquitectonicos eu acho que irao depender muito de factores exteriores como sempre dependeram. Riqueza, aquecimento global, politica, tecnologia, geografia, etc. irao ditar que caminho seguira a arquitectura.
Concordo absolutamente!! Por exemplo, o renascimento apareceu com o impulsionar de riqueza no "quatrocento" das grandes cidades italianas "dirigidas" por poderosos comerciantes como os Medici, periodo de estabilidade e confiança no futuro!
Reflex April 6th, 2005, 01:24 AM Parece-se bastante com Lisboa do século XXIII com 1 praga de gafanhotos!!!:|
Lss911 April 6th, 2005, 01:24 AM Não aprecio nada essa visãod e futuro smeagol...até tenho receio!
Barragon April 6th, 2005, 01:35 AM Penso que não irá ser assim.... é como o filme o 5º Elemento também está um pouco exagerado...
http://hyperspace.chat.ru/fifth-element-sunset.jpg
http://www.videophile.info/Screen/5thElement/Images/150-5065_IMG.JPG
[Smeagol] April 6th, 2005, 01:37 AM olha mais:
http://img142.exs.cx/img142/7109/coruscant1116gl.jpg (http://www.imageshack.us)
http://img142.exs.cx/img142/5816/coruscant17dusk18yy.jpg (http://www.imageshack.us)
Barragon April 6th, 2005, 01:40 AM Isso é do Star Wars :D Coruscant
[Smeagol] April 6th, 2005, 02:02 AM Isso é do Star Wars :D Coruscant
yap :bash:
Arpels April 6th, 2005, 12:06 PM vejo td coberto de lindos arranha ceus de vidro :) as zonas antigas da Europa serão meramente para turismo cultural, td mto bem preservadinho e limpinho :cheers:
Vapour April 6th, 2005, 02:27 PM Parece-se bastante com Lisboa do século XXIII com 1 praga de gafanhotos!!!:|
:rofl:
MCarr April 6th, 2005, 02:53 PM Concordo com tudo o que disseram :) Aliás a Ásia tem praí 3,5 biliões de pessoas ... + de metade da pop mundial... é claro que o futuro passa pelos monhés e olhos em bico :D
ja ouvi dizer que o proximo papa vai ter os olhos em bico...
Barragon April 6th, 2005, 02:55 PM Eu já ouvi também dizer que era preto.. ou mexicano...
MCarr April 6th, 2005, 03:14 PM Preto tenho serias duvidas, mas mexicano tem fortes probablidades
Barragon April 6th, 2005, 03:22 PM Eles querem é um papa de um sítio onde haja poucos católicos para mais aderirem ao catolicismo... um de olhos em bico e um preto tem mais hipóteses
MCarr April 6th, 2005, 03:36 PM mas um dos problemas da igreja catolica é a perda de praticantes nos paises desenvolvidos em especial na europa, ora bem um papa preto não me parece de todo que seja muito cativante para atrair de novo os jovens catolicos europeus. e um papa sul americano nao me parece que va atrair muitos mais crentes na america do sul para a igreja catolica, mas ira sim atrair mais crentes para essas novas igrejas cristas que se irao aproveitar dum papa sul americano. um papa norte americano talvez que seja uma possivel probablidade, ou mexicano tambem. agora um papa de olhos em bico so se for filipino que fora dai é uma aposta muito arriscada.
Lss911 April 6th, 2005, 03:52 PM vejo td coberto de lindos arranha ceus de vidro :) as zonas antigas da Europa serão meramente para turismo cultural, td mto bem preservadinho e limpinho :cheers:
Epah olha que é bem possível!
Arpels April 6th, 2005, 04:07 PM com os olhos em bico tambem ficava eu se fosse eleito Papa e olha-se pa capela sistina :sleepy:
Barragon April 6th, 2005, 04:14 PM ....muito cativante para atrair de novo os jovens catolicos europeus...
A Europa cada vez tem uma taxa de natalidade menor.... e achas que os jovens europeus (além de serem cada vez menos) vão aderir à igreja? só querem é pu%$ e vinho verde! Agora a aposta é nos paises mais pobres onde os jovens não têm dinheiro pa gastar nas pu%$! alem disso um papa de olhos bicudos ou africano podia muito bem levar uma maior ajuda aos seus paises suas regiões onde há muita miséria etc.. Mas no teu ponto de vista de o papa também poder ser um Mexicano ou da América do Sul é uma boa hipótese :)
Arpels April 6th, 2005, 04:17 PM discordo, eu pelo k vejo na tv e então desde k o Papa adoeceu ate k morreu, acho k os jovens são cada vez mais Catolicos e gays, não rima mas é o k parece :)
Reflex April 6th, 2005, 10:32 PM Ora, Arpels, acredito que muitos jovens que esteveram no Vaticano estariam lá pela personalidade que foi o Papa e pelo seu legado e não pelo cargo que ocupava. Não sendo crente, eu admirava e continuo a admirar João Paulo II...
Quanto a serem gays, acho que é 1 natural evoluir da natureza humana, estando nós numa época de uma profunda liberdade humana e de valores!;)
...agora relativamente ao facto de se isto tem ou não a ver intrinsecamente com o futuro da arquitectura mundial, já apresento divertidas e fundadas dúvidas!!!:laugh:
Fern April 7th, 2005, 12:44 AM acho k os jovens são cada vez mais Catolicos e gays,
Que exagero, fala por ti!! ;) Sobre o numero de catolicos, eu acho que esta a diminuir, o numero de gays tem a ver com a liberdade hoje em dia, a opressao obrigava as pessoas a esconder.
Lss911 April 7th, 2005, 02:02 AM o numero de gays tem a ver com a liberdade hoje em dia, a opressao obrigava as pessoas a esconder.
Concordo em absoluto!!
Arpels April 7th, 2005, 12:58 PM Que exagero, fala por ti!! ;) Sobre o numero de catolicos, eu acho que esta a diminuir, o numero de gays tem a ver com a liberdade hoje em dia, a opressao obrigava as pessoas a esconder.
ppppp p mim? :uh:, o k kiz dizer foi mais ou menos o k tu disseste mas com o facto de as pessoas não se quererem mais sujeitar aos canones da igreja, dai a decaida nos numeros de fieis Fern, usei os gays não como forma de chacota ou de descriminação mas como forma de salientar a liberdade de penssamento k as pessoas alcançaram, para mim uma das maiores hipocrisias deste mundo é ser gay e religioso quando se sabe k a igreja, devido aos preconceitos k sempre teve e continua a ter, mas eles continuam e são cada vez mais a frequentar a igreja k teologicamente os segrega (Castelo Branco o caso mais flagrante e ipocrita que conheço).
Barragon April 7th, 2005, 01:27 PM Arpels é "H"ipócrita :) e numca é com N ... e não é K é Que... e kiz é quiz !! PaReXxxXexX umA CybEr pItaH kE FalaH Axim AnAlFaBRutUH ;)
Mas o que dissesteis é realmente verdade ... cada vez mais os padres estão em casos de pedofilia e muitos cagam para dentro! a igreja só se contradiz é triste e é por isso que está a cair o número de fiéis... não é preciso haver igreja para haver fé... só querem é extorquir € aos pobres dos ignorantes :(
Arpels April 7th, 2005, 01:46 PM poix, em termos de abertura e coerencia ainda a mto a fazer se não querem acabar de vez ca relegião.
voltando ao tema :) qual o modelo que preferem:
1-cidade tipo America do norte com CBD e suburbios baixinhos a perder de vista.
2-cidade tipo America do sul onde a densidade é tremenda desde o centro ate os suburbios.
3-cidade Asiatica que é um misto das duas anteriores mas com um arrojo arquitectonico mais refinado.
4-cidade Europeia com o CBD na zona velha e aglomerados de edificios altos dispersos em varias zonas das cidades.
Arpels April 7th, 2005, 01:47 PM Arpels é "H"ipócrita :) e numca é com N ... e não é K é Que... e kiz é quiz !! PaReXxxXexX umA CybEr pItaH kE FalaH Axim AnAlFaBRutUH ;)
Mas o que dissesteis é realmente verdade ... cada vez mais os padres estão em casos de pedofilia e muitos cagam para dentro! a igreja só se contradiz é triste e é por isso que está a cair o número de fiéis... não é preciso haver igreja para haver fé... só querem é extorquir € aos pobres dos ignorantes :(
:uh: ele chamou-me o k? :rant:
:D
Barragon April 7th, 2005, 01:52 PM :D Arpels prefiro cidade europeia onde exista uma zona velha, mas também um Districto Central de Negócios como na américa não muito longe da zona velha e depois um misto de edifícios altos e baixos e também casinhas :)
Arpels April 7th, 2005, 02:18 PM na Europa o CBD e em regra geral a zona velha da cidade Barragon, as zonas novas são centros de escritorios, o grande centro de comercio mantem-se nas zonas velha bem recuperadas e cheias de lojas da moda!!
MCarr April 7th, 2005, 02:36 PM :uh: ele chamou-me o k? :rant:
:D
AnalFraBruto, acho que tem qualquer coisa a ver com brutalidade e anal :runaway:
Arpels April 7th, 2005, 02:43 PM então num so, num so gay :D
Fern April 7th, 2005, 06:47 PM ppppp p mim? :uh:, o k kiz dizer foi mais ou menos o k tu disseste mas com o facto de as pessoas não se quererem mais sujeitar aos canones da igreja, dai a decaida nos numeros de fieis Fern, usei os gays não como forma de chacota ou de descriminação mas como forma de salientar a liberdade de penssamento k as pessoas alcançaram, para mim uma das maiores hipocrisias deste mundo é ser gay e religioso quando se sabe k a igreja, devido aos preconceitos k sempre teve e continua a ter, mas eles continuam e são cada vez mais a frequentar a igreja k teologicamente os segrega (Castelo Branco o caso mais flagrante e ipocrita que conheço).
Nao Arpels o que tu disseste e que os jovens sao cada vez mais Catolicos e gays!!! Sobre ser gay e religioso nao o vejo da mesma forma que tu!! Eu nao sei no que tu acreditas mas eu acredito em muito pouco do que e dito por padres e pela Biblia (escrita por meros humanos!!). Que eu saiba Deus ou Jesus nunca disseram que ser gay era 'mau'. Na realidade foi Deus que criou tal conceito (visto ter criado tudo) por isso uma grande hipocrisia e a atitude da Igreja em relacao a esse assunto!!
Arpels April 7th, 2005, 07:13 PM mas isso e o k defendo tambem Fern, eu sou ateu ok?
Fern April 7th, 2005, 07:30 PM Ah.. es gay!?
Reflex April 7th, 2005, 09:02 PM Arpels é "H"ipócrita :) e numca é com N ... e não é K é Que... e kiz é quiz !! PaReXxxXexX umA CybEr pItaH kE FalaH Axim AnAlFaBRutUH ;)
:lol: :lol: Cyber-pita!!! Partiste a loiça toda agora, Barragon!!! :hilarious
para mim uma das maiores hipocrisias deste mundo é ser gay e religioso quando se sabe k a igreja, devido aos preconceitos k sempre teve e continua a ter
:wtf:
Permite-me que descordo por completo, Arpels!!! Por essa ordem de ideias um gajo que, responsavelmente, use o preservativo é hipócrita ao, impelido pela sua reliogicidade, entrar numa igreja e assistir a uma missa, só porque aquelas "altas carolas" sentadas confortavelmente em cadeiras d'ouro no Vaticano entendem o contrário!!! Hipocrisia é sim, as tomadas de posição do Vaticano atendendo à realidade social do século onde nos encontramos!!! Devem cobrar à hora, por cada extrema-unção (ou mais modernamente "santa-unção") que dão a cada doente em fase terminal com SIDA!!! :bash: :puke: pa todos eles!!!
Reflex April 7th, 2005, 09:05 PM Para finalizar, só acrescentar que ser-se gay e catolico não é hipocrisia. Eu chamar-lhe-ia antes "coragem" ou "plena afirmação pessoal", ao não abdicar de 1 ideal (a crença em Deus e na Igreja Católica) nem da seu proprio cunho/personalidade (no caso a homossexualidade) só por aquilo que os big bosses da igreja defendem...:okay:
Arpels April 7th, 2005, 09:19 PM Ah.. es gay!?
:evil: kem? segurem-me k eu vou-me a ele ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh :(
Arpels April 7th, 2005, 09:20 PM eu acho ké Reflex, krer em deus é 1 coisa outra é ir a igreja que é o mesmo k aceitar os canones da igreja, e os canones da igreja são contra os gays, entre outras coisas claro.
Barragon April 7th, 2005, 09:28 PM Epah é que nem vale a pena falar desse assunto.... :puke: pa igreja como diz o Reflex
Lss911 April 8th, 2005, 02:22 AM cyver pita é uma definição brutal! loooooooool
Barragon April 8th, 2005, 11:59 AM AH pois é
http://i3.photobucket.com/albums/y67/Barragon/cyberpitas.jpg
Arpels April 8th, 2005, 12:20 PM santa patareka :)
Barragon April 8th, 2005, 12:30 PM ganda kixx kixx kixx kixx !!! :hahaha:
Arpels April 8th, 2005, 12:34 PM LOLOLOLOL
MisterBlue April 8th, 2005, 01:10 PM Alguem quer ter a amabilidade de mostrar-me exemplos de arquitectura desconstrutivista, neomodernista e arquitectura hightech.
TeKnO_Lx April 8th, 2005, 03:09 PM lololo
Lss911 April 8th, 2005, 05:22 PM O texto tá excelente! pitalomania ai ai ai...é uma alegria ai ai ai!
|
|