View Full Version : Não é para desfazer São Paulo, mas...

cello1974
April 6th, 2005, 08:02 PM
... a Emurb, onde a Ana Carolina trabalha combateu o projeto do Shopping Cidade Jardim - e com toda razão:

Somente o Shopping com seus 75m de altura é gigantesco e exagerado. Ele corresponde por um terço da altura do projeto total, que é de 205,3m (com as pontas em alguns dos campaniles será 223,7m) até o topo dos edifícios residenciais. Quer dizer que os 10 edifícios mais altos do país e da cidade são residencias de milionários e shopping destinado a eles. É pura exclusão social, e um desderdício horrendo. Difícil imaginar alguém que não se sente humilhado por essas torres: Dois andares do Shopping terão mais de 10m de pé direito!!! O portal (não as portas) terá 35m. Haverá mais um andar do Shopping com 8m. No térreo dos residenciais (que seria no topo do shopping), terá salas de lazer e salões de festa com pé-direito de mais de 5m. As coberturas dúplex terão 2 vezes 4,9m! E o resto dos apartamentos terá pé-direito de mais ou menos 4,4m! E a explicação é ridícula: claro que com central de ar-condicionado não dá para ter menos de 3,4m de pé -direito, mas essas têm que ter um metro a mais para colocar os lustres!!! Eu sou a favor de edifícios altos em Sampa. Mas um tal projeto não deveria ter mais do 150m. Dizem que ele não terá impacto na imagem da cidade. Com 205,3m não, mas sim pelo significado. É um projeto de luxúria de classe alta, que exclui 98% da população da cidade. Não vai atrair nenhum cliente de classe média, por que ninguém vai se sentir bem naquele shopping! E todo mundo vai se sentir humilhado por esse projeto de dimensões enormes. Infelizmente, ele foi aprovado, e podem começar ainda este ano.

Não sou patético nem invejoso: Mas nem cidades do 1º Mundo tem coisas assim, até parece que São Paulo precisa! :bash:
A Emurb é muito a favor de verticalização, e conseguiram até um novo padrão para o Brás, Cambuci, Pari, Belém e Barra Funda, para terem até arranha-céus de grande porte. Mas esse tal de Cidade Jardim é um pecado - a Marta Suplicy o recusou! Agora ele foi aprovado... :bash: :bash: :bash: :bash: :bash: :bash: :runaway:
Festejam se quiserem, mas eu acho isso uma vergonha! Muito mais na região onde será construido. Mesmo eles tendo pago um montão para construir Cingapuras!

cello1974
April 6th, 2005, 08:04 PM
Aliás, acho que é por isso que serão tão caros e inacessíveis os apartamentos!

legal
April 7th, 2005, 02:55 AM
Tomara que construam.

Todo esse discurso politico/poetico nao muda o fato de que ha mercado para isso.

Rezarei todos os dias para que construam o projeto.

Agora, cada vez que o Brasil quiser fazer algo grande, eu vou me "sentir humilhado" pela imensidao do projeto?

Fala serio!

Tem mais eh que construir mesmo!

Smartboy
April 7th, 2005, 03:49 AM
Nuns bairros vizinhos do meu fizeram dois shoppings pra pobre, não é que os dois faliram. Dá até dó, são espaços grandes. Nem os pobres quiseram ir lá. Talvez neste aí mesmo sendo de ricos não vá falir.

Rehgis
April 7th, 2005, 03:56 AM
Pobre é uma bosta.

AcesHigh
April 7th, 2005, 04:15 AM
eu não gostava muito do projeto mesmo... mas seriam as torres mais altas do país. Bom, tomara q construam no lugar uns residenciais parecidos com o Highcliff de Hong Kong.

JoseRodolfo
April 7th, 2005, 03:38 PM
??? Nunca ouvi falar disso. Teria q ver pra dizer se gosto ou não. Tem uns projetos de prédios de milhonários q são ridiculamente bregas, outros eu gosto muito. Não tenho nem idéia de como é este. Alguém poderia postar "renders" aqui?

JoseRodolfo
April 7th, 2005, 03:39 PM
Cello, quem é esta Ana Carolina? Alguém conhecida por aqui!?

Brasil Guy
April 7th, 2005, 04:12 PM
FINALMENTE PRÈDIOS COM MAIS DE 200 metros

Brasil Guy
April 7th, 2005, 04:15 PM
??? Nunca ouvi falar disso. Teria q ver pra dizer se gosto ou não. Tem uns projetos de prédios de milhonários q são ridiculamente bregas, outros eu gosto muito. Não tenho nem idéia de como é este. Alguém poderia postar "renders" aqui?

José Rodolfo, você pode ver um rendering no emporis

http://www.emporis.com/en/wm/cx/?id=111657

JoseRodolfo
April 7th, 2005, 04:46 PM
edit

JoseRodolfo
April 7th, 2005, 04:48 PM
edit

legal
April 7th, 2005, 06:55 PM
Ele foi aprovado e tomara que construam!

nictheroy
April 7th, 2005, 07:17 PM
Sem brincadeira, considero esse texto uma das MAIORES BOBAGENS que já li!!!

JoseRodolfo
April 7th, 2005, 07:26 PM
edit

nictheroy
April 7th, 2005, 07:56 PM
Talvez se fizessem um Cingapura com 250 metros de altura ao lado, os pobres não se sentiriam humilhados!!

Otis LA
April 7th, 2005, 08:19 PM
O projeto é horrível! É anacrônico: uma mistura de neo-clássico com qualquer coisa pós-moderna... que coisa kitsch, uma vergonha para a arquitetura da cidade mesmo se tivesse 20m de altura...
Estamos no século XXI! Campanilles, frontões e ordens gregas não pertencem a seu tempo. Esta febre de edifícios "neo-clássicos franceses" em São Paulo é uma vergonha para a cidade (vejam http://www.arcoweb.com.br/debate/debate65.asp)! O pior que este lixo está sendo exportado para outras cidades (vejam também http://www.arcoweb.com.br/memoria/memoria59.asp).
O problema não é a sua altura, nem se é feito para pobres ou ricos, mas seu "estilo"... seria anacrônico construir algo assim até no mais rico país do mundo (ou... por que não se constroem coisas assim na França?).

JoseRodolfo
April 7th, 2005, 08:32 PM
edit

JoseRodolfo
April 7th, 2005, 08:37 PM
São Paulo é uma cidade bizarra,, hahah olha isso:

"Poder absolutista

Com Speer, chega-se ao quarto ponto: no século 20, a utilização de elementos clássicos em arquitetura é associada a regimes de força. Adolf Hitler e Benito Mussolini apreciavam a cultura clássica, e os edifícios-ícones de seus regimes repetem lições do passado, seja com o auxílio do próprio Speer, na Alemanha, ou de Marcello Piacentini, na Itália. Ironicamente, em São Paulo, grande parte dos neoclássicos são construídos, projetados e consumidos pela comunidade judaica, que deveria ser a primeira a recusar essa estética."

"A cidade

A propósito da falta de democracia, o quinto ponto é a relação (ou a falta de) desses edifícios com cidade. Potencializada pela insegurança dos grandes centros, a ausência de gentileza desses projetos com o espaço urbano é gritante: altos muros, ausência de espaços semipúblicos ou mesmo de permeabilidade espacial, entre outros. Os empreendedores, por falta de visão, tratam o espaço privado de forma radicalmente egoísta.

Nesse ponto, entra a perversa figura do marketing imobiliário, que, ignorando qualquer noção histórica, trata o projeto como mero produto. Os profissionais envolvidos na chamada consultoria imobiliária ignoram a história da arquitetura, não sabem avaliar uma boa implantação, não querem saber de aspectos ambientais, muito menos de relações urbanas. E decidem a feição que a cidade vai ganhando."

Peguei destes textos paganas q o Otis nos trouxe.

legal
April 7th, 2005, 08:42 PM
Adorei o projeto. Esse discurso de que eh anacronico eh que eh anacronico.

Manda bala, Sao Paulo! Constroi logo que eu vou comprar um bem no topo!!!

JoseRodolfo
April 7th, 2005, 08:44 PM

concordo com a parte em negrito!!

:okay: me convida pra conhecer!!

legal
April 7th, 2005, 09:39 PM
Claro que convido, fofinho! Ja imaginou a vista la de cima?!!

cello1974
April 7th, 2005, 10:07 PM
Claro que convido, fofinho! Ja imaginou a vista la de cima?!!
10,5 milhões? Nem pensar. Por essa grana dá para comprar uma mansão em Sampa, um apê na Barra da Tijuca e mais um no Recife!!! :bash:

cello1974
April 7th, 2005, 10:12 PM

Mas terá 39 andares!!! :cheers:

GRGM
April 8th, 2005, 12:16 AM
São Paulo é uma cidade bizarra,, hahah olha isso:

"Poder absolutista

Com Speer, chega-se ao quarto ponto: no século 20, a utilização de elementos clássicos em arquitetura é associada a regimes de força. Adolf Hitler e Benito Mussolini apreciavam a cultura clássica, e os edifícios-ícones de seus regimes repetem lições do passado, seja com o auxílio do próprio Speer, na Alemanha, ou de Marcello Piacentini, na Itália. Ironicamente, em São Paulo, grande parte dos neoclássicos são construídos, projetados e consumidos pela comunidade judaica, que deveria ser a primeira a recusar essa estética."

"A cidade

A propósito da falta de democracia, o quinto ponto é a relação (ou a falta de) desses edifícios com cidade. Potencializada pela insegurança dos grandes centros, a ausência de gentileza desses projetos com o espaço urbano é gritante: altos muros, ausência de espaços semipúblicos ou mesmo de permeabilidade espacial, entre outros. Os empreendedores, por falta de visão, tratam o espaço privado de forma radicalmente egoísta.

Nesse ponto, entra a perversa figura do marketing imobiliário, que, ignorando qualquer noção histórica, trata o projeto como mero produto. Os profissionais envolvidos na chamada consultoria imobiliária ignoram a história da arquitetura, não sabem avaliar uma boa implantação, não querem saber de aspectos ambientais, muito menos de relações urbanas. E decidem a feição que a cidade vai ganhando."

Peguei destes textos paganas q o Otis nos trouxe.

Zé, pra variar achei uma tranqueira isso que o cara escreveu... pra começar que pelo jeito que ele escreveu, São Paulo deve ter mais judeus que Nova York, porque o número de neo-ecléticos na cidade é enorme! Fora que qualquer idiota sabe que o bairro mais judeu de São Paulo é Higienópolis, que tem poquíssimos neo-ecléticos...
E essa segunda parte em negrito também é patética, qualquer lançamento residencial é assim em São Paulo, com altos muros, sem espaços semi-públicos, e mesmo os prédios mais antigos, que antes foram construídos assim, hoje já são cercados por portões... ou seja, o cara quer falar mal dos neo-ecléticos e é oporunista, fazendo uma crítica que é comum a todos os tipos de arquitetura de uma grande cidade brasileira, tsc tsc...

GRGM
April 8th, 2005, 12:26 AM
Eu tenho uma raiva de arquitetos (desculpem os que estudam arquitetura agora :D ), são elitistas... se consomem tantos neo-ecléticos em São Paulo, algum motivo há, não? E a maioria das pessoas que vivem em neo-ecléticos são pessoas de bom nível cultural... aí o que fazem os arquitetos? Desdenham do gosto e da opinião dessas pessoas... ou seja, ninguém tem o direito de ter uma opinião diferente da estabelecida pelos arquitetos, que se julgam os únicos capazes de falarem sobre edifícios, nem mesmo a quem se destinam os prédios é dado esse direito...
Eu sei que tanto na faculdade quanto em artigos e etc, tudo o que eu vejo dos arquitetos é uma separação, um afastamento da população, e uma opinião quase que unânime, e os professores doutrinam os alunos, praticamente não há diferentes correntes de pensamento, nada, são OS ARQUITETOS (a pobre ilha de conhecimento num oceano de ignorância e mau gosto) contra o mundo... e depois eles aindam reclamam do povo, dizendo, por exemplo, que o povo não liga pra arquitetura, que que não se importa com o patrimônio histórico e etc, sendo que eles são os últimos a poderem reclamar desse afastamento...

GRGM
April 8th, 2005, 12:31 AM
E sobre a opinião do Cello, acho engraçado que se construissem uma torre de 500 metros de altura em São Paulo (que obviamente custaria uma fortuna), ela não humilharia o povo... e dizer que 98% da população não teria acesso, é verdade, mas numa grande torre comercial, então, seria muito menos gente ainda... ou seja, não entendo...

GRGM
April 8th, 2005, 01:45 AM

Vai comprar um no topo? Tá com bala na agulha, hein Legal!!!!!!!!!!
Olha só, Aces, aproveita e coloca o burro na sombra!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Otis LA
April 8th, 2005, 06:38 PM
Sou arquiteto e acho que vc não deve ter raiva de todos os arquitetos, não são eles que moldam as cidades, mas sim os exploradores do solo urbano, os especuladores imobiliários, políticos que desprezam o planejamento e gente desta laia, que transforma nossas cidades em aglomerações feias e injustas. As cidades na América Latina sofrem com sua pobreza, até os mais ricos sofrem com a pobreza em que estão imersos. Sobre os arquitetos que projetam prédios assim... bem, fazem-no porque são (bem) pagos para isso e não dão a mínima para a teoria e a história que aprenderam em bancos de escola. São, sim, elitistas e ignorantes, mas entre eles, garanto, não estão os maiores nomes da arquitetura de São Paulo e do Brasil. O fenômeno é tipicamente paulista, torno a dizer (como foi a febre de construção de prédios em estilo "mediterrâneo" no final da década de 70 e início dos anos 80), como moda, espero que passe logo.
Amantes de prédios - como eu - altos torcem para que esta monstruosidade seja construída... São Paulo tem tantas outras propostas de prédios altos, dignos, louvar iniciativas como estas ridículas torres não se faz necessário. E o Maharishi Tower, com elementos hindus(!) em suas fachadas? Vcs já se esqueceram? Ou torciam para que aquela monstruosidade (que até cidades indianas rejeitaram!) fosse construída?

Otis LA
April 8th, 2005, 06:55 PM
Veja só o que vc diz, GRGM...
"E essa segunda parte em negrito também é patética, qualquer lançamento residencial é assim em São Paulo, com altos muros, sem espaços semi-públicos, e mesmo os prédios mais antigos, que antes foram construídos assim, hoje já são cercados por portões... ou seja, o cara quer falar mal dos neo-ecléticos e é oporunista, fazendo uma crítica que é comum a todos os tipos de arquitetura de uma grande cidade brasileira, tsc tsc..."
Criticar os neo-qualquer-coisa é criticar o conformismo de muitos profissionais... será que não há alternativa para as grades, portões e a negação do público pelo privado? Qualquer lançamento é assim e pronto, tudo bem? Nada pode ser melhor? Não há melhor arquitetura para São Paulo do que esta bobagem? Claro que há! Se há uma geração de arquitetos que mandou às favas os princípios de urbanidade, há aqueles que lutam contra o caos, contra a ditadura do marketing e da especulação imobiliária e sonha com uma cidade em que as pessoas sejam de fato livres para exercer sua cidadania, em espaços adequados para isto.
A crítica é para a valorização que se dá àquilo que, de fato, não torna a cidade melhor, como vcs estão fazendo defendendo um projeto como este da Cidade Jardim (aliás, algum de vcs sabe o que é uma cidade-jardim de verdade?)

RRC
April 8th, 2005, 09:02 PM
Espero que os prédios sejam construídos separados, e não como o paliteiro do render, se não vai ficar muito estranho.

Eu também preferiria um prédio comercial de 205m, mas esse aí já é um avanço

Borini
April 9th, 2005, 12:50 AM
achei o texto desse alemão , o cello, uma pinóia. Totalmente nonsense na minha opinião. É o típico comentário de pessoa que tem que criticar tudo. Se é azul, tá ruim. Se é verde, tá pior ainda...
Eu não consegui abrir a foto do prédio e por isso não sei como ele é, mas torço para que constroam logo e seja um sucesso . Eu acho muito é bom quando fazem projetos sofisticados e opulentos em BH como o Pátio Savassi e o novo shopping do Hard Rock Cafe. E eu tenho muito é orgulho de que os novos residenciais de BH são revestidos todos de granito e mármore. E daí se tem gente pobre que não vai morar neles??
Cello, esse seu discurso de " a,,, mas 98% da população não vai ter acesso a eles" ... não cola...
Eu não tenho acesso a várias favelas da minha cidade, a vários bairros e até ao centro da cidade a noite eu não tenho acesso e nem por isso estou chorando que nem vc.

daqui a pouco tem gente dizendo: " a, mas porque construir uma torre de vidro em Sydney se tem gente miserável no noroeste de Burkina Fasso..."

Borini
April 9th, 2005, 12:52 AM
São Paulo também tem um bairro Cidade Jardim??
aqui em BH tb tem um Cidade Jardim, que é um dos mais nobres de Belo Horizonte.

Ariel
April 9th, 2005, 01:53 AM
Zé, pra variar achei uma tranqueira isso que o cara escreveu... pra começar que pelo jeito que ele escreveu, São Paulo deve ter mais judeus que Nova York, porque o número de neo-ecléticos na cidade é enorme! Fora que qualquer idiota sabe que o bairro mais judeu de São Paulo é Higienópolis, que tem poquíssimos neo-ecléticos...
E essa segunda parte em negrito também é patética, qualquer lançamento residencial é assim em São Paulo, com altos muros, sem espaços semi-públicos, e mesmo os prédios mais antigos, que antes foram construídos assim, hoje já são cercados por portões... ou seja, o cara quer falar mal dos neo-ecléticos e é oporunista, fazendo uma crítica que é comum a todos os tipos de arquitetura de uma grande cidade brasileira, tsc tsc...
eu vou te falar viu, tem cada cara "qualificado" por aí que só usa diploma pra defender com unhas e dentes os pontos de vistas pessoais e empurra-los pra cima dos outros.

Ariel
April 9th, 2005, 02:01 AM
achei o texto desse alemão , o cello, uma pinóia. Totalmente nonsense na minha opinião. É o típico comentário de pessoa que tem que criticar tudo. Se é azul, tá ruim. Se é verde, tá pior ainda...
Eu não consegui abrir a foto do prédio e por isso não sei como ele é, mas torço para que constroam logo e seja um sucesso . Eu acho muito é bom quando fazem projetos sofisticados e opulentos em BH como o Pátio Savassi e o novo shopping do Hard Rock Cafe. E eu tenho muito é orgulho de que os novos residenciais de BH são revestidos todos de granito e mármore. E daí se tem gente pobre que não vai morar neles??
Cello, esse seu discurso de " a,,, mas 98% da população não vai ter acesso a eles" ... não cola...
Eu não tenho acesso a várias favelas da minha cidade, a vários bairros e até ao centro da cidade a noite eu não tenho acesso e nem por isso estou chorando que nem vc.

daqui a pouco tem gente dizendo: " a, mas porque construir uma torre de vidro em Sydney se tem gente miserável no noroeste de Burkina Fasso..."
:eek2:
nem acredito que estou concordando com o borini! :lol:
esse jeito de pensar "ou é pra todos ou é pra nenhum" isso é pra pai de dois filhos, ou pais comunista! naum funciona mundo afora (aliás nuinca funcionou)
oq manda no mundo é mercado. se tem gente pra comprar esses apartamentos carissimos, naum vejo pq naum construir.

duvido que alguém aí qnd foi botar uma pi8a de marmore em casa pensou em colocar uma pia de "prastico" pq a maior parte da população naum tem acesso a pias de marmore.

AcesHigh
April 9th, 2005, 02:24 AM
eu não gosto dessas torres. Não gosto de prédios altos com "chapeuzinho".

Adoro o estilo Francês q tb é visto em Buenos Aires... mas é um estilo pra prédios BAIXOS!! Greco-Romano??? Fica lindo num imponente prédio de faculdade... num fórum, biblioteca, prefeitura, etc.

Se querem fazer prédio alto em estilo mais antigo, q o façam em estilo Art-Deco... uma Chrisler Building em Sampa!!!

Caio
April 9th, 2005, 06:14 AM
Oba! :) Sou totalmente favorável à construção dessas torres! Como já disse alguém por aqui, finalmente nós contemplamos a possibilidade de termos prédios com mais de 200 metros no Brasil!

Quem reclama do estilo das torres provavelmente não conhece a cidade de São Paulo. Aqui nada é feito para combinar. Não temos estilo nem padrão. Se os bairros não seguem um padrão, as ruas não seguem um padrão, as calçadas não seguem um padrão, os parques não seguem um padrão, as placas não seguem um padrão, as casas não seguem um padrão, as lojas não seguem um padrão, as igrejas não seguem um padrão, então por que diabos os edifícios têm que seguir um? E digo mais: antes um neoclássico de 200 metros que dez modernistas estilo anos-70-com-empenas-cegas-e-de-concreto de 20 quilômetros de altura!

São Paulo é a cidade mais brega do mundo, sim, mas pelo menos tem espaço para tudo e para todos. Inclusive para os 0,000000002% da população que terão condições financeiras para freqüentar o condomínio. Embora eu ache que isso retrata a extrema precariedade tanto dos espaços públicos quanto da qualidade de vida da cidade.

Bruno BHZ
April 9th, 2005, 06:16 AM
^^^
Concordo totalmente com o Aces. O que mais me incomoda nesses "neoclássicos" é que é um estilo que não combina com prédios altos, o tal do "chapeuzinho" no topo de um prédio enorme fica muito desproporcional, estranho. E bem que as nossas cidades precisam de uns art-deco altos mesmo :P

JoseRodolfo
April 9th, 2005, 06:40 AM
Oba! :) Sou totalmente favorável à construção dessas torres! Como já disse alguém por aqui, finalmente nós contemplamos a possibilidade de termos prédios com mais de 200 metros no Brasil!

Quem reclama do estilo das torres provavelmente não conhece a cidade de São Paulo. Aqui nada é feito para combinar. Não temos estilo nem padrão. Se os bairros não seguem um padrão, as ruas não seguem um padrão, as calçadas não seguem um padrão, os parques não seguem um padrão, as placas não seguem um padrão, as casas não seguem um padrão, as lojas não seguem um padrão, as igrejas não seguem um padrão, então por que diabos os edifícios têm que seguir um? E digo mais: antes um neoclássico de 200 metros que dez modernistas estilo anos-70-com-empenas-cegas-e-de-concreto de 20 quilômetros de altura!

São Paulo é a cidade mais brega do mundo, sim, mas pelo menos tem espaço para tudo e para todos. Inclusive para os 0,000000002% da população que terão condições financeiras para freqüentar o condomínio. Embora eu ache que isso retrata a extrema precariedade tanto dos espaços públicos quanto da qualidade de vida da cidade.

Bacana Caio!!! Esse é o discurso de alguém q mora em SP e sabe o q ela é!! a coisa de nada combinar e tals!! Gostei!!
Só não gostei quando vc disse q é a mais brega do mundo..:P:P embora tenha sua parcela de verdade.. ;)

Caio
April 9th, 2005, 06:45 AM
Só não gostei quando vc disse q é a mais brega do mundo..:P:P embora tenha sua parcela de verdade.. ;)

E quem disse que isso é uma coisa ruim? ;)

JoseRodolfo
April 9th, 2005, 06:52 AM
^^^hehehhe :okay: :okay:

Smartboy
April 9th, 2005, 07:15 AM
Não entendo quase nada de arquitetura, mas meu lema é: derruba o velho e constrói algo extremamente moderno, arejado, tecnologico e arrojado. Em rarissimos casos aproveita o velho. E sempre com a natureza integrada. Vi um prédio de escritorio na Alemanha extremamente moderno que tinha uma espécie de floresta dentro, maravilhoso.

Artibeus
April 9th, 2005, 07:46 AM
Se a galera tiver dinheiro pra derrubar o velho e construir um moderno, eu dou todo apoio pra derrubarem a maioria dos prédios de São Paulo e construirem outros no lugar. =P Mas aos poucos, é claro!

Bruno BHZ
April 9th, 2005, 08:32 AM
Bem, pois eu achei o discurso do Caio aquele típico de paulistano "aqui é mega, aqui pode tudo, calem-se". Tudo de ruim (ou até mesmo de bom) que a cidade tem deve ser desconsiderado por causa disso, não se pode discutir. No fundo achei bem contraditório, afinal se a cidade de São Paulo é tamanho destaque na falta de padrão, porque então defender esses edifícios neoclássicos construídos em escala indústrial, todos iguais, da mesma cor, mesmo gradis nas varandas, mesmo chapeuzinho? 90% dos lançamentos de SP que aparecem aqui são desse tipo! Cadê a tal diversidade de São Paulo? Vocês fazem o discurso, mas é justamente isso que estamos questionando: o neoclássico virou o padrão, o padrão que São Paulo não tem nem na calçada, nem na rua, nem na placa, nem no parque, nem em lugar nenhum, está tendo nesses edifícios cafonas! SP tem potencial (vulgo $$$) para construir edificios residenciais muito melhores, de estilos mais variados. Claro que ha variadade, mas poderia haver mais.

Agora, se quiserem defender o título de cidade mais brega, sinceramente vejo até de forma positiva esses prédios. Taí, um diferencial. Acho que em nenhum lugar do mundo constroem coisas assim, não deixa de ser uma característica única.

Bruno BHZ
April 9th, 2005, 08:34 AM
Não entendo quase nada de arquitetura, mas meu lema é: derruba o velho e constrói algo extremamente moderno, arejado, tecnologico e arrojado. Em rarissimos casos aproveita o velho. E sempre com a natureza integrada. Vi um prédio de escritorio na Alemanha extremamente moderno que tinha uma espécie de floresta dentro, maravilhoso.

Foi essa mentalidade que arrasou os centros brasileiros nas décadas de 50 a 80. "Derruba a velharia e constroi o moderno". Pois sim, esses blocões sem graça com empenas cegas já foram considerados super-modernos.

Caio
April 9th, 2005, 05:23 PM
Bem, pois eu achei o discurso do Caio aquele típico de paulistano "aqui é mega, aqui pode tudo, calem-se". Tudo de ruim (ou até mesmo de bom) que a cidade tem deve ser desconsiderado por causa disso, não se pode discutir. No fundo achei bem contraditório, afinal se a cidade de São Paulo é tamanho destaque na falta de padrão, porque então defender esses edifícios neoclássicos construídos em escala indústrial, todos iguais, da mesma cor, mesmo gradis nas varandas, mesmo chapeuzinho? 90% dos lançamentos de SP que aparecem aqui são desse tipo! Cadê a tal diversidade de São Paulo? Vocês fazem o discurso, mas é justamente isso que estamos questionando: o neoclássico virou o padrão, o padrão que São Paulo não tem nem na calçada, nem na rua, nem na placa, nem no parque, nem em lugar nenhum, está tendo nesses edifícios cafonas! SP tem potencial (vulgo $$$) para construir edificios residenciais muito melhores, de estilos mais variados. Claro que ha variadade, mas poderia haver mais.

Agora, se quiserem defender o título de cidade mais brega, sinceramente vejo até de forma positiva esses prédios. Taí, um diferencial. Acho que em nenhum lugar do mundo constroem coisas assim, não deixa de ser uma característica única.

Bruno, não é porque estão construindo principalmente prédios assim que São Paulo não é diversa em seus estilos. Não é porque o neoclássico (ou neo-eclético) predomina hoje na arquitetura residencial que a cidade inteira vai parecer padronizada. Os edifícios em construção por aqui parecem sempre estar seguindo uma tendência. Há sempre um tipo diferente de arquitetura mainstream vigorando em São Paulo. É como uma febre que acomete todas as grandes construtoras ao mesmo tempo. Isso não significa, contudo, que só são construídos prédios assim e que a partir de agora nenhum outro tipo de arquitetura será tolerado. Não. No futuro, tenho certeza que outro tipo de arquitetura ocupará o lugar de destaque entre os projetistas e desbancará a era do neoclássico. E assim a cidade vai mantendo o seu paradoxal "padrão" de não ter um padrão, de ser a bagunça que é, já que, em vez de substituirmos um prédio antigo por um novo, o construimos ao seu lado.
Antes deste modismo que é o neoclássico, imperava aquela arquitetura modernista feia dos anos 80 e 90, de prédios meio quadrados meio arredondados, que eram esbranquiçados ou revestidos com lajotas cores-de-cozinha-destoantes (o expoente dessa classe horripilante é o Shopping D). Entre ambas, fico com a atual.
O que se percebe é que, embora haja falta de criatividade por parte dos empreendedores dos novos projetos paulistanos por não fugirem do que está na moda, a qualidade dos prédios, em geral, está aumentando. Basta comparar esses neoclássicos com os primeiros condomínios verticais "construídos em escala industrial" na cidade, nos anos 50.

Outra coisa: não tem nada a ver o que você disse, que "aqui é mega, aqui pode tudo," e que devemos desconsiderar os problemas da cidade por causa disso. Sou a favor dos neoclássicos porque eles representam uma evolução na arquitetura paulistana, tanto no estilo quanto na qualidade. Eu odiaria, por exemplo, se a tendência de se construirem prédios como os dos anos 60 e 70 ganhasse força, nem que fossem torres com quilômetros de altura.

cello1974
April 9th, 2005, 05:47 PM
Acho que vcs não entenderam. O discurso não é todo meu, mas sim da Emurb! Eu acho que tem alguns pontos importantes sim. O problema não são as residências caras assim. Seria aprtheid contra rico, se ele tivesse que se enfiar num bairro qualquer em apê qualquer. O problema é que a prefeitura aprovou uma lei que diz que grandes projetos só serão aprovados, se houver espaço público. Mas o Shopping não será espaço público, mas sim espaço público milionário! E assim, esse projeto é contra a lei. O projeto 'Anhangabaú Business and Leisure Center' com seus 72 andares e 309m de altura parece não ter chance para ser aprovado, por que o estilo modernista não combina com a arquitetura do Vale. Ora, que tal uma reforma no Zarzur e Kogan e no Ed. Banco do Brasil, e já terão uma região interessante pelo contraste de arquitetura!

Bruno BHZ
April 9th, 2005, 11:12 PM
Bruno, não é porque estão construindo principalmente prédios assim que São Paulo não é diversa em seus estilos. Não é porque o neoclássico (ou neo-eclético) predomina hoje na arquitetura residencial que a cidade inteira vai parecer padronizada. Os edifícios em construção por aqui parecem sempre estar seguindo uma tendência. Há sempre um tipo diferente de arquitetura mainstream vigorando em São Paulo. É como uma febre que acomete todas as grandes construtoras ao mesmo tempo. Isso não significa, contudo, que só são construídos prédios assim e que a partir de agora nenhum outro tipo de arquitetura será tolerado. Não. No futuro, tenho certeza que outro tipo de arquitetura ocupará o lugar de destaque entre os projetistas e desbancará a era do neoclássico. E assim a cidade vai mantendo o seu paradoxal "padrão" de não ter um padrão, de ser a bagunça que é, já que, em vez de substituirmos um prédio antigo por um novo, o construimos ao seu lado.
Antes deste modismo que é o neoclássico, imperava aquela arquitetura modernista feia dos anos 80 e 90, de prédios meio quadrados meio arredondados, que eram esbranquiçados ou revestidos com lajotas cores-de-cozinha-destoantes (o expoente dessa classe horripilante é o Shopping D). Entre ambas, fico com a atual.
O que se percebe é que, embora haja falta de criatividade por parte dos empreendedores dos novos projetos paulistanos por não fugirem do que está na moda, a qualidade dos prédios, em geral, está aumentando. Basta comparar esses neoclássicos com os primeiros condomínios verticais "construídos em escala industrial" na cidade, nos anos 50.

Outra coisa: não tem nada a ver o que você disse, que "aqui é mega, aqui pode tudo," e que devemos desconsiderar os problemas da cidade por causa disso. Sou a favor dos neoclássicos porque eles representam uma evolução na arquitetura paulistana, tanto no estilo quanto na qualidade. Eu odiaria, por exemplo, se a tendência de se construirem prédios como os dos anos 60 e 70 ganhasse força, nem que fossem torres com quilômetros de altura.

Ok! :okay: :)

RRC
April 10th, 2005, 01:08 AM
O que acho que o pessoal não entende é que, gostando ou não do Neo-clássico ele tem o seu lugar na cidade de São Paulo, ele tem mercado, as pessoas que compram apartamentos gostam desse estilo, e enquanto houver mercado para isso eles vãos er lançados. Pode ser que a moda acabe amanhã ou daqui 20 anos, é o público consumidor quem decide.

Menino de Sampa
April 10th, 2005, 02:05 AM
Nem acho os neoclassicos tão ruins assim... alguns são lindos. Mas eu prefirira que ressucitássemos o "estilo Higienópolis" por toda a cidade.

legal
April 10th, 2005, 02:34 AM
Rezo todos os dias para que construam esse projeto. Nao tenho nada contra o Neoclassico e acho meio sacal essa "critica" contra o Neoclassico em geral, bem proprio de pessoas que querem "se diferenciar culturalmente" da "elite endinheirada e inculta", como se dissesse: "eu sou culto, jamais aceitaria essa anomalia que a elite endinheirada compra sem nenhum gosto, so porque "parece elegante".

Tomara que construam! Adorei o projeto, adorei o chapeuzinho e do o meu maior "RAPPOIO" para o projeto.

(O Legal desmunheca enquanto fala "RAPPOIO").

Menino de Sampa
April 10th, 2005, 02:36 AM
(O Legal desmunheca enquanto fala "RAPPOIO").

:rofl:

GRGM
April 10th, 2005, 12:29 PM

Peraí Bruno... isso de que a maioria dos lançamentos de São Paulo são neo-ecléticos é distorção do fórum, porque não é assim não, sem dúvidas não chega a ser metade, e uma coisa que eu estava reparando hoje é que parece que também varia muito de região pra região da cidade... por exemplo, no meu bairro lançaram 4 prédios neste ano, e nenhum deles é neo-eclético... outra é que não estamos defendendo O NEO-ECLÉTICO, estamos defendendo esse projeto! Concordo com você e o Aces, eu também ia preferir mil vezes que usassem mais o neo-deco (denominação minha :cool: ) em vez do neo-eclético, infelizmente não está sendo assim, mas nem por isso vou ser contra esse projeto... entre a conclusão ou não disso, sou muito a favor da construção, embora esteja longe do ideal, pra mim! Entendeu agora?

E sei que pelo menos em Buenos Aires e em Moscou costroem neo-ecléticos...

GRGM
April 10th, 2005, 12:52 PM
Sou arquiteto e acho que vc não deve ter raiva de todos os arquitetos, não são eles que moldam as cidades, mas sim os exploradores do solo urbano, os especuladores imobiliários, políticos que desprezam o planejamento e gente desta laia, que transforma nossas cidades em aglomerações feias e injustas.
Amantes de prédios - como eu - altos torcem para que esta monstruosidade seja construída... São Paulo tem tantas outras propostas de prédios altos, dignos, louvar iniciativas como estas ridículas torres não se faz necessário. E o Maharishi Tower, com elementos hindus(!) em suas fachadas? Vcs já se esqueceram? Ou torciam para que aquela monstruosidade (que até cidades indianas rejeitaram!) fosse construída?

Veja só o que vc diz, GRGM...
"E essa segunda parte em negrito também é patética, qualquer lançamento residencial é assim em São Paulo, com altos muros, sem espaços semi-públicos, e mesmo os prédios mais antigos, que antes foram construídos assim, hoje já são cercados por portões... ou seja, o cara quer falar mal dos neo-ecléticos e é oporunista, fazendo uma crítica que é comum a todos os tipos de arquitetura de uma grande cidade brasileira, tsc tsc..."
Criticar os neo-qualquer-coisa é criticar o conformismo de muitos profissionais... será que não há alternativa para as grades, portões e a negação do público pelo privado? Qualquer lançamento é assim e pronto, tudo bem? Nada pode ser melhor? Não há melhor arquitetura para São Paulo do que esta bobagem? Claro que há! Se há uma geração de arquitetos que mandou às favas os princípios de urbanidade, há aqueles que lutam contra o caos, contra a ditadura do marketing e da especulação imobiliária e sonha com uma cidade em que as pessoas sejam de fato livres para exercer sua cidadania, em espaços adequados para isto.
A crítica é para a valorização que se dá àquilo que, de fato, não torna a cidade melhor, como vcs estão fazendo defendendo um projeto como este da Cidade Jardim (aliás, algum de vcs sabe o que é uma cidade-jardim de verdade?)

Otis LA, em momento algum eu disse não gostar dos arquitetos pelo modo que estão nossas cidades ou qualquer coisa do tipo... minha crítica foi unicamente à postura dos arquitetos, ao modo como eles se afastam da população, dos gostos da população, fazem pouco dela... se você tivesse lido direito o que eu escrevi, em vez de se preocupar em defender a sua classe, teria entendido...
Bom, pra você esse projeto pra Cidade Jardim é uma monstruosidade, pra mim não, nem pros compradores dos apartamentos e os frequentadores do shopping, portanto é simplesmente uma questão de opinião, uma coisa subjetiva, e não é porque alguém é arquiteto que pode DECRETAR se o projeto é bom ou não ESTETICAMENTE...
E novamente você não quis entender o que eu disse, parece que simplesmente quer discutir... é OBVIO que eu não gosto de muros, portões e etc, seria muito melhor se todos os prédios fossem como eram originalmente (porque hoje já colocaram portões lá também) os modernistas de Higienópolis, por exemplo, o que eu quis dizer, e entenda, é que é um oportunismo sem tamanho culpar os neo-ecléticos por isso, quando essa é uma característica comum A TODOS OS PROJETOS RESIDENCIAIS DE SÃO PAULO, seja qual for o estilo arquitetônico... um neo-eclético vai ter muros e portões, como qualquer outro terá muros e portões, e se na cidade não tivesse essa história de murar e gradear tudo, os neo-ecléticos, bem como os outros, não teriam isso e ponto final... a construção ou não de muros e grades não é determinada pelo estilo arquitetônico do edifício...
E sim, eu sei o que é a idéia de cidade-jardim, eu estudava arquitetura...

legal
April 10th, 2005, 02:49 PM
Eh isso ai, GRGM! O fato de ser arquiteto nao da a ninguem o direito de "decretar" o que eh esteticamente "culto" e o que eh feio.

Detesto essas discussoes em que o cara ja sai falando "sou isso, sou aquilo, sou formado nisso, trabalhei aqui e acola etc", como se isso lhe desse autoridade ou peso intelectual maior.

E nem sequer estou dizendo que nao dao, pois se voce rala 4 ou 5 anos numa Universidade respirando arquitetura, parece logico que sua educaçao especifica eh mais densa. O que eu nao gosto eh do "rotulo" inicial, como mostrando o pedigree...

E tem mais eh que construir esse projeto mesmo!!!!

SOU HISTORIADOR e nao vejo nenhum conflito "de anacronismo arquitetonico historico" na construçao desses predios. (Ta vendo como eu nao faço o que critico?)

JoseRodolfo
April 10th, 2005, 04:32 PM
^^ hahha tá muito boa essa discussão. Eu tbém odeio essa coisa de arquiteto dizer o q é bom ou ruim. (Eu já estudei Desenho de Construção Civil - uma espécie de técnico em Arquitetura - no tradicional Liceu de Artes e Ofícios!!! Verdade!!!.. hahahhhaha)

GRGM
April 10th, 2005, 05:36 PM
Claro que arquiteto pode dizer o que é um bom e o que é um mau PROJETO, se aproveita bem as áreas, usa os materiais e a tecnologia certa, se é bom do ponto de vista do conforto ambiental e etc, mas eles não podem se apropriar do juízo estético, cada pessoa tem o seu, não há uma verdade, e o que eu sempre percebo nisso é que é população de um lado, e os grandes arquitetos, os vanguardistas de gosto apurado do mundo, do outro... sendo que pra quem é o prédio? O edifício fica em uma cidade, é visto pelas pessoas... uma cidade cheia de prédios que agradam aos olhos do povo, vai ser uma cidade considerada bonita e que com isso provavelmente atrairá mais turistas, será mais bem conceituada e etc... mas porque meia-dúzia têm a visão estética diferenciada (o que não necessariamente significa que é melhor, no caso eu acho que é até deturpada, olham menos e pensam mais, defendem idéias mais do que a imagem), a população é que é burra, ou seja, todos os milhares de prédios de uma cidade deveriam ser feitos para os gosto deles, numa total atitude "Eu sei o que é melhor para vocês", e a população deve simplesmente aceitar e viver lá, mesmo não gostando... ou seja, a cara de uma cidade seria a cara dada pelos arquitetos, não a cara do gosto de sua população...

JoseRodolfo
April 10th, 2005, 06:17 PM
^^ :okay: bacana gabriel aposto q após esta frase "ou seja, a cara de uma cidade seria a cara dada pelos arquitetos, não a cara do gosto de sua população..."
muitos arquit. pensariam de imediato "claro!! essa gente é muito burra, brega, de mal gosto!!"

Isso sempre me faz lembrar do caso do aqruiteto Artacho Jurado, q era duramente criticado pelos arquitetos dá época, principalemnte por não ter formação de arquiteto, outros assinavam seu projeto, mas o cara vendia todos os apartamentos de um prédio enorme em 1 semana!! Só atualmente "os arquitetos" estão fazendo uma revisão crítica do trabalho dele.

Otis LA
April 11th, 2005, 07:31 PM
Gente, quando disse que era arquiteto não foi de cara, já havia postado minha opinião em uma outra oprtunidade sem dizer o que era. Eu justifico minha opinião contrária ao projeto COMO ARQUITETO, como qualquer pessoa pode justificar a sua como economista, como banqueiro, como médico etc, a sua formação justifica a sua opinião, é óbvio. Assim, não quis desmerecer a opinião de ninguém...

O que quero dizer, de fato, é que estamos no século XXI, e não no século XIX, cada época possui uma linguagem estética, que se relaciona com a tecnologia, que se relaciona com o modo de vida e os valores das pessoas: o estilo é anacrônico (e quem diz que é anacrônico dizer que é anacrônico que ande nas praias do Rio de Janeiro vestido de esquimó - é adequado? Se a pessoa acha uma coisa assim, seja coerente... vista um paletozão xadrez e use calça de tergal boca de sino e saia na rua...)

Outra coisa que me preocupa é o pensamento de alguns de derrubar tudo para se fazer tudo novo... imaginem se os urbanistas de tantas cidades européias pensassem como vcs. Há patrimônio histórico a ser preservado: o que seria de SP sem o Pátio do Colégio, o Mosteiro de São Bento, a Estação da Luz, o COPAN, o edifício Esther, ícones da arquitetura de tantos estilos diferentes FEITOS CADA UM À SUA ÉPOCA. Não é preciso derrubar, pode-se adequar, reformar... mas, é claro que 80% do que foi construído em São Paulo pode vir abaixo, mas tudo, não...

O meu juízo, chamado de estético, não é só estético: falo de uma linguagem adequada à tecnologia de seu tempo, não é só uma questão de achar bonito ou feio. Lembrem-se do que vcs pensaram a respeito do Maharishi Tower e sejam coerentes...

Será que não lhes agradam mais - e ao povo - as obras de Zanettini, de Gasperini, de Rino Levi Arquitetos Associados, de Ruy Ohtake...

GRGM
April 11th, 2005, 09:27 PM
Por que tem que escrever desse formal, rebuscado, hein Otis La? Relaxa, esse aqui é um forum informal, não precisa de ar professoral...

Comparar o neo-eclético hoje com alguém vestido de esquimó numa praia é uma coisa tão descabida que nem merece comentários... e não estou defendendo o neo-eclético, entenda isso de uma vez por todas, só estou dizendo que acho ridícula a forma como vocês simplesmente descartam uma coisa sem olhar pra cada caso, simplesmente porque O PENSAMENTO DO ARQUITETO BRASILEIRO é assim...

Outra coisa que eu achei muito engraçada foi "Outra coisa que me preocupa é o pensamento de alguns de derrubar tudo para se fazer tudo novo... imaginem se os urbanistas de tantas cidades européias pensassem como vcs"... VOCÊS???????????? O único que comentou isso foi o SmartBoy, que disse não entender de arquitetura, e logo em seguida o Bruno BHZ disse que essa pensamento piorou muito as cidades brasileiras, e você vem falar em "vocês"??? Por que essa necessidade de se afastar de todos os outros foristas, hein? Só pra ficar com esse seu tom professoral, achando que é a única pessoa razoável aqui, que tem base pra falar sobre isso? Tsc tsc... e aliás, qualquer um sabe como o movimento modernista dos ARQUITETOS acabou com boa sorte dos edifícios históricos brasileiros... quem se enganou uma vez, pode se enganar outra, não???
Veja esses edifícios históricos que você citou em São Paulo... o Pátio do Colégio é uma reconstrução, coisa que vocês arquitetos são contra, afinal, "TEMOS que seguir a Carta de Veneza", o Mosteiro de São Bento foi construído porque o original colonial foi demolido...

Uma pergunta: um edifício neo-eclético usa TECNOLOGIA diferente de um outro quaquer? Hum...

PS: você admite que o Ruy Ohtake é muito criticado pelos arquitetos, não? Estranho, você não deveria estar elogiando ele então, vai que algum colega seu veja, como ficaria sua imagem, hein... afinal, é ele quem deixou de ser arquiteto ao passar a projetar melancias e carambolas por aí!!!

Otis LA
April 11th, 2005, 10:12 PM
Seu tom se alterou, GRGM... vc é um dos melhores foristas, sem duvida, mas esse tom lhe é estranho, relaxa... a comparação entre roupas, costumes, hábitos, tecnologia e arquitetura não é descabida, tudo se relaciona, arquitetura, história e tecnologia se comunicam entre si, o argumento não merece comentários? Estranho.
Todos os arquitetos merecem críticas, até os bons arquitetos, eu, particularmente, acho a carambola do Ruy Ohtake ridícula: ele já foi melhor arquiteto. Mas é um bom arquiteto, projeto para e pelo seu tempo, não o vemos copiar estilos do passado...
Um neo-eclético usa tecnologia de nosso tempo para ser erguido? Sim, claro, e aí esta´o seu maior pecado! Vc acha adequado utilizar materiais e máquinas modernas para executar cornijas e capitéis que eram feitos de madeira e pedra de maneira artesanal? Será que a arquitetura contemporânea não possui uma linguagem estética e técnica própria? Sobre o patrimônio de São Paulo, vc acha que os edifícios que eu citei não têm valor histórico? Tudo bem, não sou eu nem é vc que pode ter uma opinião segura a respeito disto, existem técnicos, existe a sociedade, a determinação do valor histórico de um edificio é complicada, mas a seu significado como emblema de uma época é um dos critérios adotados.
Desculpe, GRGM, meu tom professoral, mas sou assim, não sabia que havia regras neste sentido...
Eu não estou escapando de discutir com outros foristas... escrevi a todos meu último comentário, indidtintamente, tanto que não não utilizei a ferramenta apropriada para responder a alguém especificamente.
Amo arranha-céus, amo arquitetura, urbanismo e amo São Paulo... e gosto de vcs todos tb, porque possuem afinidades comigo, mas nossas opiniões divergem, é normal.
Aliás, se os administradores das cidades olhassem mais opiniões como as nossas, mesmo que (às vezes) divergentes, era possivel que tivéssemos cidades melhores!

GRGM
April 13th, 2005, 05:15 PM
Otis LA, obrigado pelo elogio, hehehe... mas repare, uma das coisas que mais me irrita na "opinião oficial dos arquitetos", é que não sei se é apenas uma coincidência, mas os últimos projetos do Ohtake foram justamente os que o fizeram se destacar AO GRANDE PÚBLICO, que as pessoas "normais" mais gostam (todo mundo acha o Unique LINDO) e são justamente esses os ridicularizados pelos arquitetos... continuo achando estranho isso...

O que eu disse que foi absurdo na sua comparação com roupa, é que você apelou, não disse que a inadequação estava em coisas supérfluas, tipo "Então use camisa na praia" e etc, apelou mesmo, preferiu falar de roupa de esquimó na praia, como se alguém que morasse em um apartamento em um prédio neo-eclético não vivesse num apartamento exatamente como os outros e etc...
Que tal pensar menos na arquitetura, ter menos amor pela arquitetura, como você deixou claro em "será que a ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA não possui uma linguagem estética e técnica própria?", e aceitar que alguns arquitetos tenham compromisso maior com o público, com as pessoas (que sem dúvidas um bom número de pessoas gosta dos neo-ecléticos, não?) do que com a própria arquitetura (que esteticamente falando, nada mais é do que os arquitetos)? Que ditadura terrível!

Sobre o patrimônio de São Paulo, eu em momento algum disse que não eram coisas importantíssimas para a história de São Paulo, mas que coisa, você sempre vem colocar palavras na minha boca... eu acho o Pátio do Colégio importantíssimo, você não me conhece, não sabe como eu adoro os edifícios históricos, inclusive eu queria a reconstrução de alguns deles... o que eu quis dizer quando citei isso do Pátio do Colégio ser uma reconstrução, foi no sentido que vocês arquitetos são contra as reconstruções, ou vai dizer que não? No entanto taí, uma reconstrução é um dos edifícios mais importantes da cidade... citei só pra mostrar como essas verdades absolutas dos arquitetos podem muitas vezes estar erradas...

Hehehehe, e não existem regras quanto ao seu tom professoral, assim como não existem regras em relação ao meu tom agressivo, hehehe! Mas apesar disso tudo, dessa nossa discussão e tal, não tenho nada contra você, e acho bom mais um arquiteto no fórum, afinal, existem coisas que ninguém melhor do que vocês podem falar... :okay:

rafaelfnunes
April 14th, 2005, 05:54 AM
eu nao consegui ver a figura!! Alguem pode postar pleeaaase???

damiao
April 14th, 2005, 06:21 PM
gostei dessa torre, me lembra as visões do julio verne sobre paris no ano 2000

tomara que construam

JoseRodolfo
April 14th, 2005, 08:04 PM
gostei dessa torre, me lembra as visões do julio verne sobre paris no ano 2000

tomara que construam

Legal Damião!! Existem imagens disso!? É possível postá-las!?

Brasil Guy
April 15th, 2005, 04:05 PM
eu nao consegui ver a figura!! Alguem pode postar pleeaaase???

o projeto já está listado no emporis, lá tem um rendering
o link é o seguinte

damiao
April 19th, 2005, 07:53 PM
Legal Damião!! Existem imagens disso!? É possível postá-las!?

eu tentei achar mas nao consegui

DMA Brasil
February 27th, 2006, 11:40 AM
Cara, achei esse thread lá no fundo do baú... e parece que eu tinha que achar... não vou me render à discussão de arquitetura, porque nada entendo disso, mas vou apenas dizer uma coisa: vocês estão preocupados que os pobres não vão poder usar as grandes construções luxosas como esse projeto que surgiu agora??? Desde quando um pobre do subúrbio parisiense pode entrar no Hotel George V em Paris, ou um pobre do Bronx pode fazer compras na Quinta Avenida??? Galera, por favor...

O Natalense
February 27th, 2006, 12:35 PM
O que eu não suporto é essa idéia esquerdista de imisucir Sociologia na Arquitetura. Eu penso que a mehor forma de valorizar uma região é
atraindo pessoas de um poder aquisitivo o maior possível.
As demais classes virão, gradualmente, a reboque, mesmo, que oferecendo mão-de-obra (empregos, né?). Aí constroem um empreendimento meia-boca que nem valoriza a área, quando não quebra e/ou vira cortiço. E além disso, qual o problema de se construir para rico ? já sei, é o discurso esquerdista de exaltação da pobreza...

Nem entro na discussão do gosto estético desse projeto (gosto é igual a c., todos têm o seu). Tenho lá as minhas preferências

Alexandre SP
February 27th, 2006, 01:40 PM
SOU PELA CONSTRUÇÃO. SÃO PAULO PRECISA TER MAIOR VISIBILIDADE. E SUA VISIBILIDADE É PELA ARQUITETURA...

mopc
February 27th, 2006, 02:44 PM
Não dá, é mocorongo demais. Mas parece que já está em construção...

Danzin
February 27th, 2006, 03:34 PM
Nossa, o projeto ficou bem feio, gastar dinheiro com isso é dose viu...

DMA Brasil
February 27th, 2006, 06:41 PM
Cara, é por causa de esquerdismo dos arquitetos brasileiros que a nossa arquitetura parece (numa longa época do século XX) mais comunista que a dos próprios países comunistas!!! Poxa, São Paulo é uma das grandes metrópoles brasileiras, a única metrópole global brasileira, e dizer que uma obra dessa é desnecessária pra São Paulo... Caramba... é no mínimo ingenuidade...

Carioca_RJ
February 27th, 2006, 11:04 PM
Só uma coisa... quantos que moram em São Paulo vão poder frequentar um shopping desses? Quantos teriam grana pra gastar lá? Apenas uma parcela ínfima da população (ou seja, no máximo uns 5% ou cerca de umas 100 mil pessoas) vão poder frequentar esse templo exacerbado do consumo da aristocracia paulistana. E se shoppings de "pobres" como disseram aqui fosse sinônimo de fracasso vários dos shoppings que têm pra classe média/média-baixa aqui no Rio já teriam fechado há muito tempo (como os Shopping Nova América e Norte Shopping, ou ainda o Bay Market em Niterói), pelo contrário, são os shoppings que mais enchem, enquanto que shoppings chiques e caros estão sempre vazios aqui no Rio. Ou será que os shoppings grã-finos vivem lotados?? Duvido!!! Isso é realmente uma incoerência, construir mega-templos do consumo pra ricos enquanto o pobre continua sem opção! Viva o egoísmo, a idiotice e a ignorância humana!!! Acho que São Paulo como capital financeira (e talvez até social) do país deveria dar bons exemplos e ostentar menos, existem outras maneiras de evoluir e serem modernos e sofisticados, de serem chiques e elegantes, mas sem tanta opulência gratuita e desnecessária.

PS: Não sou pobre e nem rico, sou classe média, mas fico imaginando as pessoas pobres neste país (que são praticamente a metade da população e cerca de 1 terço na linha da miséria ou abaixo). :ohno: :down: :down: :down: :down: :mad: :mad2:

André
February 27th, 2006, 11:17 PM
Tô ansioso pra ver esse projeto pronto.. No render fica meio estranho, mas aposto que vai ficar bom!

Makroman
February 27th, 2006, 11:29 PM
Eu achei feio pra caramba. Mas so de ter + de 200m ta bom. XD, é a necessidade. XD

Tamarindo Cobra
February 28th, 2006, 12:08 AM
Tem que construir sim!!! E parem de demagogia barata (O PT já faz isso pra vocês!)!!!! :)

DMA Brasil
February 28th, 2006, 01:25 AM
Carioca, eu acho que já disse o suficiente em meu thread (que foi atípico, curto...:) ) mas eu quero somente enfatizar: quantas pessoas você acha que podem fazer compras na Quinta Avenida, na Oscar Freire, na Rue Saint Honoré, na Regent´s Street? Você acha realmente que todo mundo pode entrar em uma loja na Rue Saint Honoré, vindo de Clichy-sous-Bois (onde tudo começou na revolta de novembro passado em Paris), com aquela cara de "menos favorecido" (droga, eu vou me arrepender de ter dito isso) e comprar uma roupa? Ou então entrar em uma loja na Rodeo Drive? Quantos franceses você acha que podem pagar o aquecimento na Ile-de-France (a RM parisiense)? E na RM de Milão? Eu vi, são poucas. Pessoas lá morrem de frio por não terem dinheiro pra pagar aquecimento, e em um lugar onde a temperatura pode chegar a -15ºC (e não aquele 0ºC que atinge muito de vez em quando em Curitiba e que nós já achamos uma verdadeira geladeira), mas sim frio de verdade, isso é uma coisa grave. São Paulo é uma das cidades mais ricas, mais importantes, e com maior quantidade de pessoas ricas no mundo. Acho até que a cidade poderia ter mais "upscale districts", como são chamados em inglês, isto é, mas locais onde as compras saem razoavelmente absurdas pra QUALQUER PESSOA COM UMA RENDA NORMAL, EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO. Você acha que quando eu estive em Paris, eu sequer passei pela Rue Saint Honoré??? Não sou maluco!!! E olha que eu tenho uma condição de vida boa, moro na Barra, tenho meu carro, e estudo em faculdade particular, mas mesmo assim eu não vou me revoltar porque aqui no Rio fizeram uma "Daslu" (como fizeram lá na Vieira Souto, não sei se você notou) e porque a grande maioria, esmagadora, dos cariocas (eu inclusive!!!) não podemos nem entrar naquela loja. Esses locais demonstram somente a pujança econômica de um país, representam o desenvolvimento de uma nação, e não querer, ou achar besteira que elas sejam construídos, acho que alguns "nacionalistas" podem inclusive alegar que você não quer o desenvolvimento ainda maior do país (por favor, não sou eu que estou dizendo isso!!! Inclusive porque eu não sou nacionalista, só sou um brasileiro que ama seu país, e sabe, além de ver seus problemas, ver seu desenvolvimento também, pensamento aliás que falta no Brasil e sobra em países muito semelhantes a nós...)

Kauã
February 28th, 2006, 01:37 AM
As pessoas estao tao desesperadas para que sejam construidos predios altos na cidade que aceitam qualquer coisa ate mesmo esses "neo-kitsch" nao eh pq eh caro, ou pq eh para ricos...eh que sao bregas mesmo.
Segundo alguns esses predios dao um ar de "nobreza" e "luxo" coisa que nao concordo. Eles passam um imagem de atraso.
Na FOLHA DE SAO PAULO publicou uma reportagem onde mostra que esse estilo se popularizou e que construir esses neo-kitsch eh mais barato .... Entao ta explicado pq esse estilo se propagou pela cidade, junta-se a breguisse dos "nouveau riche" ao "baixo custo" e temos isso ai....mesmo pq eles nao sao cobertos de marmore como alguns dizem ...
Logo logo teremos um parque tematico completo.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi1501200624.htm

DMA Brasil
February 28th, 2006, 01:43 AM
Ah, e quanto à arquitetura... hum, eu não entendo muito bem, mas acho que esse estilo já está meio passado... se tem um estilo de prédios que eu ando vendo aqui no SSC e que eu ando gostando muito são os de BH... acho que nossas cidades poderiam copiar a idéia belohorizontina de construir prédios... e sei lá, eu não acho feio nem bonito (até porque NY, que é tão amada por essa legião de "brasileiros" que existem aqui, é a cidade que talvez mais se construa nesse estilo... é só ver o que restaram dos terrenos de Manhattan e o que se está se construindo e se constrói neles...), bem, se deixassem pra que eu fizesse essa escolha, escolheria os prédios de BH (principalmente aqueles que ficam nos bairros mais novos da Zona Sul) só que ampliados...

diogoap
February 28th, 2006, 01:58 AM
/\ O estilo de Nova Iorque não é igual a esses neo-clássicos, são art-deco, são linhas bem mais retas, mas sóbrias, muito mais bonitos que a maioria dos neo bege com alguns arcos na sacada e no topo, acho essa arquitetura um lixo, colocar qualquer detalhe idiota pra vender como se fosse do mais alto requinte e luxo. Prefiro mil vezes os prédios construídos em Belo Horizonte e Curitiba, em outras cidades tb, gosto muito, modernos, bastante vidro, bom acabamento.

DMA Brasil
February 28th, 2006, 02:10 AM
^^^ Viu como eu não entendo nada de arquitetura??? Valeu pela "ajuda" xará!!! Poxa, eu sempre pensei que era neoclássico, mas mesmo assim, eu acho o estilo legalzinho, mas já está meio batido, metade dos prédios de luxo da capital já estão assim... poxa, em Curitiba, BH, Recife e Fortaleza se constroem prédios que em matéria de qualidade parecem aqueles tãããão elogiados prédios asiáticos (que eu acho lindos!!! O Financial Center de HK é maravilhoso, ainda mais porque tem quase meio km de altura... ;) ), e no caso do Recife, não custa nada pra cidade ter as torres mais altas do país (já tem a maior quantidade prédios de 40 andares - os recifenses aqui do ssc podem confirmar isso - e pra começarem a levantar pra mais que isso - inclusive porque acho que faltam super torres de uns 60 andares comerciais lá pra dar um marco e deixar a cidade ainda mais especial, acho que umas 10 já estava bom...:) - porque não só o Recife, mas o NE inteiro são as cidades que vivem os verdadeiros booms de construção civil do país... e antes que me ataquem, eu quis dizer as capitais!!!)

Kauã
February 28th, 2006, 02:14 AM
Quanto ao Shopping que ali sera construido espero que nao seja outra versao da Daslu o "o shopping bunker" nao conheco nehuma coisa assim em lugar algum do mundo "isso nao eh um elogio" onde praticamente pessoas comuns sao proibidas de entrar "quantos aqui ja entraram ali...?" nao sou contra os ricos e a riqueza por mim todos seriam ricos, mas a relacao que os ricos brasilerios tem com os pobres e com os comuns "parecem que tem alguma doenca contagiosa tipo ebola" existem lugares muito mais caros que essa Daslu no mundo mas nesses lugares qualquer pessoa pode ir entrar conhecer sem ser importunado, no Brasil nao se da nem mesmo o direito de uma pessoa pobre conhecer uma loja um local um produto caro, entao sera que um pobre vai poder entrar nesse shopping ...?

DMA Brasil
February 28th, 2006, 02:40 AM
^^^ Kauã, parece que vamos sempre "incorrer" em uma discussão... :( , mas vamos lá... cara, com a única exceção de que em Milão e em Paris as lojas se localizam em sua grande parte na rua (em Milão, que eu me lembre, só existe o Quadrilatero d´Oro, e em Paris são as ruas Saint Honoré e George V, mas do jeito que estão as coisas, eles vão fazer como os portugueses e enfiar tudo dentro de shopping, assim como fizeram os madrilenhos...) mas eu concordo com você, eu espero não, eu ROGO que esse shopping não seja uma Daslu (que mais parecia o Pentágono que uma loja de tão segura...:) ), e espero que ele seja como as outras duas grandes zonas de lojas de alto poder aquisitivo, que são a Oscar Freire (que é uma rua... então é pública!!!) e o Iguatemi SP, que pra mim é o Shopping (que está mais pra cara de "Mall"... isso é invenção americana, mas esse é o melhor nome pro Iguatemi SP) que é completamente integrado à Faria Lima e ao bairro que está, a Tiffany´s que fica lá eu já visitei (ahahaha eu não tenho dinheiro nem pra comprar a dobradiça da porta...:) ) e eles lá matinham um museu de pedras preciosas da própria casa, e era aberto e de graça!!! Não sei se ainda existe (eu fui lá em 2002) mas era lindo, e só pelo fato de estar no Iguatemi SP e na Faria Lima (uma das ruas mais lindas que eu conheço) já ajudava muito... mas esse Shopping Cidade Jardim (acho que é esse o nome, não???) será assim, tem muita cara de ser meio estilo Iguatemi, com lojas de alto poder aquisitivo, mas um típico shopping paulistano... ah, só pra não deixar o Carioca me "refutar", eu sei que os Shoppings de classe média baixa são os maiores e que mais faturam no país (porque são os que recebem mais pessoas e onde as pessoas mais compram, por incrível que pareça...), o Aricanduva de SP e o NorteShopping estão aí pra provar isso, são os maiores e (isso eu tenho certeza só com o NorteShopping) os que mais faturam... o Parque Dom Pedro de Campinas é de classe média "média", mas também prova que esses shoppings são os que fazem sucesso...

thesapox
March 1st, 2006, 02:08 AM
Que mania de chamar esses edifícios de "neo-clássicos"... No máximo"neo-ecléticos" ficaria adequado.
Depois ainda dizem que os arquitetos destas construções que não estudaram história e teoria... Blé.

GRGM
March 1st, 2006, 03:13 AM
^ É isso aí!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! FINALMENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :pepper:

thesapox
March 1st, 2006, 04:09 AM
Detesto esta lavagem cerebral que fazem nos estudantes de arquitetura. [sou um deles o.O oh!]

Acabam saindo todos iguais: odeiam neo-ecléticos (e ainda, de mal informados, acham que são neo-clássicos), abominam que se reconstrua o patrimônio destruído, preferindo mesmo uma caixa de concreto ou uma auto-construção de pedreiros no lugar.
Teorias por teorias, se estudassem a fundo, veriam as porcarias que estão dizendo e fazendo, dizendo ser "arquitetura".

Qualquer pessoa em sã consciência prefere um prédio neo-eclético do que um caixote de concreto... Quem vai se importar com "técnica construtiva ser relativa à época da construção", quando se trata dos prédios horrendos e sem graça que saíram e tem saído?
Quem abomina os neo-ecléticos, deveria fazer o favor de se dar ao respeito e criar prédios com estética realmente MODERNA, que atraia as pessoas, e não um caixote "modernista". Afinal, os prédios são projetados para PESSOAS!

Pena que se esquecem disso. Antes algo supostamente "cafona" mas bonito do que torres lisas de concreto...

Não sou nenhum "passadista", sou apaixonado por vários tipos de prédios modernos, mas não consigo engolir os caixotes de concreto (incrível como insistem nesta praga arquitetônica há décadas!).

DMA Brasil
March 2nd, 2006, 04:27 AM
Ah, só uma coisa, eu odeio a arquitetura art deco de NY, se for pra escolher uma cidade americana com arquitetura legal, escolho Chicago ou LA, mas NY passa longe... ah, acho que os paulistanos e os cariocas estão precisando tomar umas "aulas" de arquitetura com os recifenses e com os cearenses, assim como com os belo-horizontinos... as coisas aqui no Rio estão ruim, assim como em SP, com esses "neo-confusos"...:)

Marcio4Ever
March 2nd, 2006, 05:58 AM
Quanto ao Shopping que ali sera construido espero que nao seja outra versao da Daslu o "o shopping bunker" nao conheco nehuma coisa assim em lugar algum do mundo "isso nao eh um elogio" onde praticamente pessoas comuns sao proibidas de entrar "quantos aqui ja entraram ali...?" nao sou contra os ricos e a riqueza por mim todos seriam ricos, mas a relacao que os ricos brasilerios tem com os pobres e com os comuns "parecem que tem alguma doenca contagiosa tipo ebola" existem lugares muito mais caros que essa Daslu no mundo mas nesses lugares qualquer pessoa pode ir entrar conhecer sem ser importunado, no Brasil nao se da nem mesmo o direito de uma pessoa pobre conhecer uma loja um local um produto caro, entao sera que um pobre vai poder entrar nesse shopping ...?

Verdade, você ja assistiu uma Linda mulher??

DMA Brasil
March 2nd, 2006, 06:46 AM
^^^ Caraca Marcio, pensei que eu estava aqui sozinho tentando convencer o pessoal de que o rico brasileiro não é o único que tem "medo" de pobre... ;)

Marcio4Ever
March 2nd, 2006, 06:49 AM
^ Ate parece que lá fora é um conto de fadas, Olha Nova Orleans, lá ninguem tinha preconceito.

DMA Brasil
March 2nd, 2006, 06:53 AM
^^ É, nem em Paris... lá é a cidade mais inclusiva do mundo... melhor até que em Estocolmo!!! :)

Marcio4Ever
March 2nd, 2006, 06:55 AM
^^Acho que em Paris os pobres são proibidos de andarem nas ruas.

Kauã
March 2nd, 2006, 01:51 PM
^ Ate parece que lá fora é um conto de fadas, Olha Nova Orleans, lá ninguem tinha preconceito.

Como muitos ja disseram aqui, os USA nao sao exemplo para muita coisa....

Marcio4Ever
March 2nd, 2006, 02:13 PM
Se for pra levar a história de cada país, sua cultura, nenhum país seria exemplo pra nenhum outro.

Kauã
March 2nd, 2006, 03:08 PM
Se for pra levar a história de cada país, sua cultura, nenhum país seria exemplo pra nenhum outro.

Se for pra levar a história de cada país, sua cultura, muitos países sao exemplo para outros. :angel:

Marcio4Ever
March 2nd, 2006, 03:31 PM
Cite 1 !!

DMA Brasil
March 2nd, 2006, 06:05 PM
Marcio, se depender da minúscula classe de ricos e milionários franceses, eles impedem os pobres até de porem os pés no município...

BrunoVix
March 2nd, 2006, 06:09 PM

New Orleans só serviu para tirar a máscara dos Estados Unidos... a cidade até hoje está um caos, bairros destruídos... uma calamidade só!

DMA Brasil
March 2nd, 2006, 10:02 PM
Aham, e nem precisou de furacão pra pobreza de Paris "sair do armário"...

gutooo
March 2nd, 2006, 10:08 PM
Eu lembro de ler em algum lugar que sampa tem mais de 70 shopping centers, tirando os shoppings populares!

Eu acho normal fazerem shoppings para os milionarios! Enquanto houver mercado!

Se o numero de milionarios em sp sobe, porque nao fazer empreendimentos de alto luxo e shoppings para eles, sendo que eles existem?

E não importa a porcentagem de pessoas que terao acesso ao shopping, isso ocorre no mundo inteiro, obviamente que nao na mesma proporcao, mas ocorre!

Essa historia me cansa! Pq nao ter coisas para todos? Ja tem infinitos shoppings para os pobres e para a classe media e media alta..... e cada um vai onde possa comprar!

O rico nao vai no shopping para pobre (por opcao, eu sei) e o pobre nao vai no shopping de rico (pq nao consegue comprar nada, eu sei), mas isso nao vai impedir o mercado de nao construir esse shopping!

sei la, acho que me enrolei todo aqui

ahahhaaa

DMA Brasil
March 2nd, 2006, 10:19 PM
^^ Cara, você disse tudo. Só não concordo em uma coisa com você: a pobreza no Brasil é realmente grande, mas aqui vão um pouco de números: no Brasil 20% da população está abaixo da linha da pobreza, nos EUA são 15% (em números absolutos, são mais que aqui, pois lá existem 100 milhões de pessoas a mais que aqui), na Espanha 20% das pessoas vivem abaixo da linha da pobreza (ou seja, o mesmo número relativo que aqui). O que eu quero dizer é que aqui as coisas não estão tããão ruim assim, pense que na Índia 50% da população está abaixo dessa linha... mas também a classe média é de umas 200 milhões de pessoas...:)

Tamarindo Cobra
March 3rd, 2006, 12:35 AM
Se for comparar com Rússia, China, e Índia, os três do mesmo porte do Brasil, Brasil tá ruim sim!!! A população consumidora do Brasil é bem menor doque a Russa em porcentagem, visto que os dois paises tem uma população quase do mesmo tamanho!!!

Ma isso não é motivo pra parar de construir cosas oras!!! Quem tem que combater a desigualdade social, é o governo que arrecada impostos, não os empreendedores que levam o país nas costas!!!

To começando a achar que esse povo que ataca o prosseguimento de empreendimentos, orgãos governamentais que barram obras, idiotas que julgam ser dos direitos humanos que liberam bandidos, e qualquer outra porcaria do gênero, recebem de fora pra fazer isso!!! São anti-brasileiros, anti-nacionais!!! Querem que o Brasil se exploda e não poupam esforços pra isso!!!

Vamo ver se esse ano colocamos um presidente e legisladores comprometidos com o país, e não com o próprio partido e o próprio bolso!!!

Em outubro vamos quebrar com a ordem que à 506 anos assola o país!!!

É isso ae!

Tenham um bom dia e cuidem se!

Até mai!

diogoap
March 3rd, 2006, 12:46 AM
Se for pra levar a história de cada país, sua cultura, muitos países sao exemplo para outros. :angel:

Como o Japão por exemplo, onde muitas pessoas se suicidam pela vida monótona, por não ser promovido ou entrar na faculdade? Um país que matou milhares de Chineses enterrados vivos? Que destruiu muito da própria cultura para se curvar ao ocidente? Onde é permitida a caça de baleias não bastando caçar no próprio território vão matar baleias pelo mundo inteiro?
Que país é exemplo Kauã?

GRGM
March 3rd, 2006, 01:00 AM
^^ Cara, você disse tudo. Só não concordo em uma coisa com você: a pobreza no Brasil é realmente grande, mas aqui vão um pouco de números: no Brasil 20% da população está abaixo da linha da pobreza, nos EUA são 15% (em números absolutos, são mais que aqui, pois lá existem 100 milhões de pessoas a mais que aqui), na Espanha 20% das pessoas vivem abaixo da linha da pobreza (ou seja, o mesmo número relativo que aqui). O que eu quero dizer é que aqui as coisas não estão tããão ruim assim, pense que na Índia 50% da população está abaixo dessa linha... mas também a classe média é de umas 200 milhões de pessoas...:)

Ah DMA, nisso eu também discordo totalmente... claro que é loucura ficarem colocando como se só aqui existissem pobres e os outros países fossem perfeitinhos, você é novo no fórum, então talvez por isso não saiba, mas o Kauã é totalmente "anti-Brasil", nem vale a pena discutir com ele, hehehe... mas daí a querer dizer que temos 20% de pobres e os EUA tem 15%, me desculpe, mas é querer se enganar... "linha de pobreza" é uma coisa que varia de país pra país, o que os EUA definem como "linha de pobreza" é uma quantia INFINITAMENTE maior do que o Brasil define como "linha de pobreza"... claro que o custo de vida lá é bem mais alto, mas mesmo assim, se o Brasil adotasse uma "linha de pobreza" proporcional à desses países, esse número de 20% iria pras nuvens! Não tapemos o Sol com a peneira, vai...

DMA Brasil
March 3rd, 2006, 03:11 AM
Ah DMA, nisso eu também discordo totalmente... claro que é loucura ficarem colocando como se só aqui existissem pobres e os outros países fossem perfeitinhos, você é novo no fórum, então talvez por isso não saiba, mas o Kauã é totalmente "anti-Brasil", nem vale a pena discutir com ele, hehehe... mas daí a querer dizer que temos 20% de pobres e os EUA tem 15%, me desculpe, mas é querer se enganar... "linha de pobreza" é uma coisa que varia de país pra país, o que os EUA definem como "linha de pobreza" é uma quantia INFINITAMENTE maior do que o Brasil define como "linha de
pobreza"... claro que o custo de vida lá é bem mais alto, mas mesmo assim, se o Brasil adotasse uma "linha de pobreza" proporcional à desses países, esse número de 20% iria pras nuvens! Não tapemos o Sol com a peneira, vai...

É cara, eu já tentei conversar algo com o Kauã aqui, mas meio que já desisti. Bem, uma coisa eu acho que eu errei, comparar os EUA com aqui (e com qualquer outro país) é injustiça e estranho, pois os EUA, na condição que eles se encontram, são únicos, pois nenhum país possui tanto dinheiro como eles, e além disso, acho que nenhum país tem uma desigualdade social tão grande (não ache que esse "título" fica conosco, os americanos maqueiam muuuito as estatísticas, muito mais que qualquer outro país). Cada país considera muitas coisas na hora de montar sua linha de pobreza, e de acordo com os nossos critérios, nós não estamos tão mal assim (óbvio, que, por exemplo, nosso critério de linha de pobreza é completamente diferente do Canadá, por exemplo), mas vamos aos números (você já deve ter notado Gabriel, nesses meus poucos threads, que eu gosto muito de números...:) ): em 15 anos, o número de pessoas abaixo na linha da pobreza diminuiu de 60 milhões para 40 milhões (se eu não me engano). Atualmente, existem 30 milhões de imóveis alugados e pra alugar no Brasil (se considerarmos, assim como considera o IBGE, que são 4 pessoas por residência, temos 120 milhões de brasileiros com uma casa pra morar). Esse dado é meio que "chutômetro", mas eu penso que talvez uns 30 milhões de brasileiros devam possuir seu próprio imóvel (reintero que isso não é nada confirmado!!!). A pobreza no Brasil diminui exponencialmente todo ano (e não por causa das "enganações" sociais do Lula - diga-se de passagem, a única coisa que eu concordo em relação à essas "bolsas" do Lula é o Bolsa-escola, pois ele garante que as crianças permaneçam nas escolas atacando a parte mais sensível do povo: o bolso), ao contrário do que acontece em todo o planeta. Acho que os melhores países a comparar com o Brasil em relação à pobreza seriam esses, cada um com sua particularidade, mas são países que possuem cidades parecidas com as nossas, e o interior e a economia também parecidos com os nossos (espero que você concorde com a minha lista :) ), aqui vai: Espanha, Itália, Coréia do Sul, Chile, Rússia, Portugal, Malásia, México, Argentina e acho que são esses... :) . Eu não quero tapar o sol com a peneira, ao contrário, como brasileiro e como carioca - e além disso, como pessoa com origens na Itália e em Portugal - eu não posso fazer isso, mas também nunca, absolutamente nunca vou negar o desenvolvimento que nosso país possui, e sempre vou tentar passar pros outros, com a experiência pessoal que possuo, que lá fora não é tão bom assim, ao contrário, com exceção de uns 10 países no mundo (Noruega, Suécia, Dinamarca, Finlândia, Islândia, Alemanha, Suíça, Holanda, Bélgica, Japão, Canadá, Austrália e Nova Zelândia) o resto está mais ou menos a mesma coisa, cada país com sua particularidade e seus defeitos, obviamente. Eu espero que daqui a 10 anos, nosso país possua metade dos pobres que ainda tem (que cheguemos aos 20 milhões de pessoas abaixo da linha da pobreza, que ainda é muito, mas é muito menos do que os aproximadamente 40 milhões que ainda existem), e eu acho que as chances disso acontecer são altas, pois a reforma na educação iniciada pelo Itamar Franco e consolidada em meados da década de 90 pelo FHC, vai começar a trazer reflexos interessantes pro país, que precisa se preparar pra um aumento razoável de nossa já grande classe média consumidora (de 185 milhões, digamos que aproximadamente 130 milhões são aqueles que efetivamente participam da economia do país, e penso que podemos chegar aos 150 em 10 anos, isso sem mexer um dedo a mais do que foi feito, só na "manutenção" da condição da educação... o que precisamos, pra garantir essa melhoria efetiva da condição social do país, é fazer essa economia crescer, para que tenhamos mais empregos...). Bem, fico por enquanto por aqui...:)

Carioca_RJ
March 4th, 2006, 04:37 AM
É, pelo que vejo os ricos tb têm pão-e-circo! É fácil a alta sociedade entupir o cu de ostentação pra esquecer a merda em que este país está (leia-se, os político$$$, juíze$$$, autoridade$$$ em geral). Os empreendedores pensam assim: "vamos ficar rico, vamos construir um shopping para ricos pra faturarmos às custas dos ricaços otários.", aí os políticos que deveriam estar construindo mais escolas e hospitais, sanear e urbanizar as favelas, melhorar os transportes, vão babar ovo e aplaudir pra esses empresários: "legal, mais um 'graaaaande' empreendimento!"(pra pobre ver e chupar os dedos e os ricaços fúteis).
Bem, o que eu quis dizer é o seguinte: foda-se que na Espanha, Estados Unidos, Inglaterra ou França é assim ou assado, aqui é Brasil - Terceiro Mundo, outra realidade, talvez mais da metade da população está dura ou na merda e temos coisas muito mais importante pra resolver neste país. O Brasil vai depender do governo?? Esse governo corrupto, safado, incompetente?? E a alta sociedade quer mais pão-e-circo no topo da pirâmide e cagando pros que estão embaixo?? É, este país vai beeeeeeeeeeeeeeeeeeemmm mesmo... bem pro fundo do poço!!! "Grande" futuro deste país!!! :bash: :down: :ohno: :ohno: :ohno: :ohno: :down: :down: :down: :down: :down: :down:

Felipinho
March 4th, 2006, 05:15 AM
enquanto a populaçao nao sair nas ruas assim como ocorreu a centenas de anos atraz na frança, alemanha, EUA e etc...nada vai acontecer, nada mesmo, a gasolina o alcool aumenta, agente so resmunga e os enpresarios nao tao nem ai pros nossos resmungos temos q sair na rua e forçar a barra, mas quem aqui sairia pras ruas, quem tomaria a iniciativa???????? ninguem
ate a argentina saiu nos panelaços e tao conceguinto crescer.
eu so vou ser um patriota brasileiro depois de uma guerra civil contra o governo e empresarios ai sim terei orgulho do meu pais mas antes disso nao, morrerei sem orgulho ao meu pais.

GRGM
March 4th, 2006, 05:18 AM
^ Guerra civil??? Hahahahahahahaha

Scotti
March 4th, 2006, 10:21 AM
Concordo Felipinho! Acho que o que impede a economia brasileira de deslanchar são os nossos empresários. Vamos matá-los.

Kauã
March 4th, 2006, 03:26 PM
Nossa o que eh isso ...? uma revolucao ...?

Parece que caiu a ficha .....

Sou anti fome ! miseria ! pobreza " obs pobreza e nao contra os pobres" racismo, preconceito , violencia , burrice , imperialismo , nepotismo , injustica , desemprego , baixos salarios , poluicao , sujeira, desorganizacao, destruicao da natureza, governos autoritarios, impunidade , falta de moradia, falta de atendimento medico, E tantas outras injusticas nao importando onde e em que pais !!! !!!
Sou anti tudo isso ai !!!! :cheers:

Felipinho
March 4th, 2006, 11:53 PM
sim, guerra civi, nao vejo outra forma, mas sei que nunca ira acontecer
hehehehehehe enquanto nao acontece vou ser + um brasileiro esperando que aconteça um milagre.

GRGM
March 5th, 2006, 12:12 AM
^ Que bom :)

RRC
March 5th, 2006, 01:03 AM
Concordo Felipinho! Acho que o que impede a economia brasileira de deslanchar são os nossos empresários. Vamos matá-los.

Não é matar empresários, eu entendi o que o felipinho quis dizer, o Brasileiro é muito acomodado, o governo deixa os empresários fazerem o que quiserem e resmugam mas não tomam nenhuma medida, só apertam ainda mais o cinto e seguem sua vidinha. Em outros países o povo sai as ruas, faz protestos violetos que pressionam o governo a tomar medidas pró sociedade, opondo limitações a festa do empresários e aproveitadores.

Um exemplo foi o protesto dos estudantes em Florianópolis um tempo atrás contra o aumento da passagem do ônibus, que ia pra quase 3 reais por pressão dos empresários, depois de uma onda de protestos de verdade o governo volrou atrás e cancelou o aumento.

O que não dá pra ceitar é a política "alisa empresário" do FHC que está sendo repetida pelo Lula, que protege os grandes emrpesários garantindo-lhe lucros exorbitantes enquanto o pequeno empresário, aquele que realmente gera emprego, só se fode, junto com o trabalhador.

DMA Brasil
March 5th, 2006, 01:21 AM
^^ Esquece isso cara, empresário é favorecido no mundo inteiro, o que pode mudar as coisas no país (e foi isso o que ajudou em Florianópolis :) ) é a educação. Alguns dos estados que mais melhoraram a educação primeiro antes do governo federal, como Santa Catarina, por exemplo (que se eu não me engano é o estado que mais tem crianças nas escolas, deve chegar beeeem próximo dos 100%) são os que possuem melhor qualidade de vida, e os que melhor vêem seus direitos como algo que deve-se lutar de forma efetiva. Porque você acha que a vida no Rio de Janeiro é tão difícil, e os pobres nas capitais nordestinas (por favor, não encarem isso como preconceito!!!! eu não só incluo o Rio nessa lista, mas faço-o encabeçá-la... infelizmente, Vitória ainda - está saindo, mas ainda não saiu - faz parte dessa lista) são tão mais mal-tratados que os pobres de SP pra baixo, e dos estados do Centro-Oeste??? Porque a educação nesses estados (NE, RJ e ES) é muito pior que nos outros estados do Centro Sul. (e até mesmo no Norte, pelo que me dizem, inclusive por ser a região é menos populosa...) O que acontece é que para os políticos, e para a própria população (principalmente aqui pro Rio) não interessa melhorar, o carioca é só o reflexo de uma parte razoável das regiões mais pobres do país: o carioca é cômodo, e além de ser cômodo, é mal informado, por isso que pessoas como a Rosinha mandam no estado.

RRC
March 5th, 2006, 05:22 AM
Olha o que eu achei sobre o empreendimento Cidade Jardim, aalvo desse tópico:

O mundo do varejo de alto luxo, disputado em São Paulo pela megabutique Daslu e pelo Shopping Iguatemi, vai ganhar mais um concorrente de peso. O Shopping Cidade Jardim, em fase de construção, promete ser um novo ponto no mapa do comércio do suprasumo do luxo na cidade.

Parte de um empreendimento gigante, o shopping vem acompanhado de um spa com área de 12 mil m2 , destinado a esportes, estética e relaxamento e, inicialmente, de quatro torres de edifícios residenciais. Mas a idéia é que, num prazo de sete anos, a obra de 80 mil m2 - de frente à Marginal Pinheiros e fundo com a Rua Armando Petrella, na região do Murumbi – concentre de 9 a 10 torres residenciais, 4 edifícios comerciais e um hotel. Só o Shopping vai exigir um investimento de R$ 280 milhões. O custo total da obra comercial e residencial, tocada pela construtora JHSF, está estimada em R$ 1,5 bilhão.

O Shopping, com 120 lojas, cercado de jardins e espaços abertos, incorpora o conseito “life style”, uma tendência americana de shopping aberto integrado ao bairro, com fontes, jardins e voltado ao consumidor sofisticado. O Cidade Jardim, planejado para ser inagurado em março de 2007, já começou a negociar com empresas que vão compor o perfil do novo shopping. “Temos equipes discutindo com grifes internacionais que ainda não estão no País”, diz o gerente responsável pela composição do perfil comercial do empreendimento, Ana Auriemo de Magalhães.

No início do segundo semestre, a empresa faz o lançamento do shopping no mercado e deve anunciar as primeiras operações, que vão dar o perfil do mix de lojas esperado para um empreendimento de luxo. Embora faça sigilo das marcas, Ana admite que está de olho nos clientes requintados que vai ao Iguatemi em busca de luxo e também ao restrito público que desfila pela Daslu.

O Iguatemi com 330 lojas, fez do luxo e das marcas internacionais conhecidas sua bandeira de marketing. Só neste ano quatro novas marcas – Yves Delorme, Miss Sixty, Bang&Olufsen e Puma – abriram lojas no shopping – aumentando a lista de nomes consagrados do local, como Tiffany, Bulgari, Empório Armani, Louis Vuitton e D&C, entre outras. Os planos do shoppinga para os próximos dois anos, quando seu concorrente promete entrar no mercado, ainda são mantidos em segredo. Este ano, o shopping inaugura em outubro seis salas de cinema, com assentos demarcados, que poderão ser comprados com antecedência. Um luxo para o público que preza o conforto.

O Shopping Cidade Jardim também promete se esmerar em serviços. O local terá um área com serviços de chapelaria para quem quiser deixar compras. Se o consumidor desejar, os pacotes serão levados até seu carro. Poderá contar também com um funcionário para levar roupas para lavanderia, objetos para consertar e assim por diante. No shopping não haverá praça de alimentação, mas restaurantes no estilo bistrô com acesso a um terraço e vista para a cidade. “no conceito de alto luxo não cabe uma praça fechada e barulhenta”, justifica Ana Magalhães.

Além de um spa, figuram no rol de atrativos 55 mil m2 de área verde espalhadas pelo empreendimento, dois gazebos na praça central para eventos, apresentações musicais e exposições de artigos de luxo, que podem ser um barco de até 50 pés ou um helicóptero.

Fonte: JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO

http://www.globalresearch.com.br/novo/conteudo.asp?conteudo=396

========================================================

Outro:

JHSF vai construir em São Paulo o maior complexo imobiliário de luxo da cidade

Foi anunciado para maio o lançamento do Empreendimento Cidade Jardim, na Marginal Pinheiros, que promete ser o maior complexo imobiliário de luxo de São Paulo. O mega projeto da incorporadora JHSF terá dez prédios residenciais, cinco torres comerciais, um spa e um shopping center, tudo dentro do padrão de mais alto luxo.

Segundo o presidente da JHSF, José Auriemo Neto, o investimento total será de 1,5 bilhão de reais nos 600 mil metros quadrados de área construída. A parte comercial terá acesso pela Marginal Pinheiros e a residencial pela Rua Armando Petrella.

O projeto dos edifícios residenciais prevê fachada clássica e apartamentos entre 220 e 1 600 metros quadrados, coberturas duplex, um mínimo de quatro vagas de garagem e pé-direito acima de 3 metros. Aquecimento de piso, acesso à internet sem fio e instalação de modelos de cozinhas importadas serão opcionais. Para garantir a privacidade dos moradores, a circulação de funcionários e prestadores de serviços ocorrerá em um pavimento no subsolo. O preço de tanta comodidade e conforto vai de 1,5 a 10 milhões de reais por apartamento.

O shopping será uma atração à parte já que tem poucos concorrentes desse nível na cidade. Terá 180 lojas, incluindo grifes internacionais que ainda não operam no país, 10 salas de cinema, e número e nomes seletos de restaurantes. O quarto pavimento do prédio do shopping abrigará um spa de R$ 35 milhões. A previsão de finalização do empreendimento é de 8 anos.

http://www.ipdm.com.br/noticia_selecionada.asp?ID_NOT=94

Scotti
March 5th, 2006, 04:20 PM
Não é matar empresários, eu entendi o que o felipinho quis dizer, o Brasileiro é muito acomodado, o governo deixa os empresários fazerem o que quiserem e resmugam mas não tomam nenhuma medida, só apertam ainda mais o cinto e seguem sua vidinha. Em outros países o povo sai as ruas, faz protestos violetos que pressionam o governo a tomar medidas pró sociedade, opondo limitações a festa do empresários e aproveitadores.

Um exemplo foi o protesto dos estudantes em Florianópolis um tempo atrás contra o aumento da passagem do ônibus, que ia pra quase 3 reais por pressão dos empresários, depois de uma onda de protestos de verdade o governo volrou atrás e cancelou o aumento.

O que não dá pra ceitar é a política "alisa empresário" do FHC que está sendo repetida pelo Lula, que protege os grandes emrpesários garantindo-lhe lucros exorbitantes enquanto o pequeno empresário, aquele que realmente gera emprego, só se fode, junto com o trabalhador.

Política "alisa empresário" só se for por conta de quem não faz a menor idéia de como é difícil ser empresário no Brasil, grande ou pequeno. Diga lá então quais são essas políticas "alisa empresário", em meio a maior taxa de juros do mundo, a uma carga tributária sufocante, à burocracia estatal paralizante (o processo para se abrir uma empresa no Brasil é um dos mais morosos e caros do mundo, e ainda assim costuma-se atribuir ao "neoliberalismo" toda a culpa pelas nossas mazelas. Que eu saiba, liberalismo é o oposto disso), a uma legislação trabalhista ultrapassada, à lentidão da Justiça, à corrupção, à insegurança, à falta de investimentos em infraestrutura e de incentivos, e claro, à mentalidade de Felipinhos e RRCs da vida.

Brasil Guy
March 5th, 2006, 06:38 PM
Olha o que eu achei sobre o empreendimento Cidade Jardim, aalvo desse tópico:
Outro:

JHSF vai construir em São Paulo o maior complexo imobiliário de luxo da cidade

Foi anunciado para maio o lançamento do Empreendimento Cidade Jardim, na Marginal Pinheiros, que promete ser o maior complexo imobiliário de luxo de São Paulo. O mega projeto da incorporadora JHSF terá dez prédios residenciais, cinco torres comerciais, um spa e um shopping center, tudo dentro do padrão de mais alto luxo.

Segundo o presidente da JHSF, José Auriemo Neto, o investimento total será de 1,5 bilhão de reais nos 600 mil metros quadrados de área construída. A parte comercial terá acesso pela Marginal Pinheiros e a residencial pela Rua Armando Petrella.

O projeto dos edifícios residenciais prevê fachada clássica e apartamentos entre 220 e 1 600 metros quadrados, coberturas duplex, um mínimo de quatro vagas de garagem e pé-direito acima de 3 metros. Aquecimento de piso, acesso à internet sem fio e instalação de modelos de cozinhas importadas serão opcionais. Para garantir a privacidade dos moradores, a circulação de funcionários e prestadores de serviços ocorrerá em um pavimento no subsolo. O preço de tanta comodidade e conforto vai de 1,5 a 10 milhões de reais por apartamento.

O shopping será uma atração à parte já que tem poucos concorrentes desse nível na cidade. Terá 180 lojas, incluindo grifes internacionais que ainda não operam no país, 10 salas de cinema, e número e nomes seletos de restaurantes. O quarto pavimento do prédio do shopping abrigará um spa de R$ 35 milhões. A previsão de finalização do empreendimento é de 8 anos.

http://www.ipdm.com.br/noticia_selecionada.asp?ID_NOT=94

Mais um ponto a favor do nosso paliteiro, isso nos leva a crer que a altura que o cello1976 trouxe pra gente de 2xx metros possa ser correta.

DMA Brasil
March 5th, 2006, 09:10 PM
^^ espero que seja o "pontapé" (está mais pra chute na bunda mesmo...:) ) inicial pra se atingir as alturas de verdade no país...

Marcio4Ever
March 6th, 2006, 02:46 PM
Nossa o que eh isso ...? uma revolucao ...?

Parece que caiu a ficha .....

Sou anti fome ! miseria ! pobreza " obs pobreza e nao contra os pobres" racismo, preconceito , violencia , burrice , imperialismo , nepotismo , injustica , desemprego , baixos salarios , poluicao , sujeira, desorganizacao, destruicao da natureza, governos autoritarios, impunidade , falta de moradia, falta de atendimento medico, E tantas outras injusticas nao importando onde e em que pais !!! !!!
Sou anti tudo isso ai !!!! :cheers:

Quantos itens que você citou o Japão não violou e viola ate hj?

Felipinho
March 7th, 2006, 02:09 AM

Obrigado rafael!, explicou tudo!

Brasil Guy
May 18th, 2006, 04:08 PM
Saiu hoje na Folha de Sao Paulo, sobre o Projeto Cidade Jardim, foi renomeado para Parque Cidade Jardim....segundo o jornal, uma das coberturas, no valor de R$18 milhões já foi vendida, tem1700m² de área e 17 vagas na garam, além de um pé-direito 5 metros, aquecimento para o piso de mármore do banheiro.

O Shopping na base deve ser entregue no ínicio do ano que vem, e as primeiras torres residenciais no fim do ano que vem.

Neste sabado o complexo será lançado oficialmente na mídia.

legal
May 18th, 2006, 04:21 PM
Link para um render NOVO do Cidade Jardim

http://www.erikapalomino.com.br/erika2006/lifestyle.php?m=973

Bent
May 18th, 2006, 04:23 PM
É esquisito, meio brega, mas é interessante! =P
Muito bomo novo render, Legal! Só não entendo essa selva amazônica em volta dele...

legal
May 18th, 2006, 04:30 PM
Fica no meio de um terreno muito verde mesmo! Houve ateh negociacoes com a Prefeitura para que o parque aumentasse de tamanho e o verde da regiao fosse preservado. Se puderem dar acesso publico ao parque atras, vai ser o novo point de domiingo da cidade!

Bent
May 18th, 2006, 05:13 PM
Não sabia disso!! Muito legal! Obrigado ;)

Lucas
May 18th, 2006, 05:57 PM
Pelo jeito esse projeto não sai em São Paulo não...
pelo render vai ser no meio da Floresta Amazônica!hehe
adoro o Cidade Jardim!

Marco Bruno
May 18th, 2006, 06:31 PM
o Shopping com seus 75m de altura

:eek2:

Dourado
May 18th, 2006, 07:37 PM
É feio. Não. É muito feio.

Mas o Brasil precisa de algo assim. (Mas putz, como é feio...)

legal
May 18th, 2006, 07:39 PM
Eu nao achei nada feio! Adorei!!!!

Achei o projeto maravilhoso!

Dourado
May 18th, 2006, 07:54 PM
^^ Sério?
Eu acho que cada prédio separadamente é até legal, mas parece que quiseram colocar todas as idéias em um lugar só, aí ficou uma aberração...

Roque
May 18th, 2006, 08:57 PM
O projeto é meio sem graça, mas tô doido pra ver logo construído, até seria voluntário de "ajudante de pedreiro". Pronto pirei!!!

Brasil Guy
May 18th, 2006, 09:13 PM
http://www.erikapalomino.com.br/erika2006/img/fotos/noticia/973.jpg

Eu gosto do projeto, gosto dos "chapéis" no topo dos prédios e o acabamento vai ser de primeira categoria.
Por mais que alguns neguem, um neo-clássico bem feito é sempre muito bonito aos olhos.

Felipinho
May 19th, 2006, 12:06 AM
aaaaaeeeeeee !!!!! fiquei feliz!!!! nao... fiquei triste... pensei que eu seria o primeiro empreendedor a construir algum predio com + de 200m :tongue2:
nao tem problema serei o 1º a construir 300m entao...

Kauã
May 19th, 2006, 01:53 AM
Breguissimo !!! coisa de novo rico !!!

Urbano Santista
May 19th, 2006, 02:17 AM
Que é brega é, mas acho que o Brasil precisa de projetos impactantes assim, esse com certeza vai marcar. Só não gostei dessa simetria das torres, parecem peças de xadrez.

Kauã
May 19th, 2006, 02:30 AM
Que é brega é, mas acho que o Brasil precisa de projetos impactantes assim, esse com certeza vai marcar. Só não gostei dessa simetria das torres, parecem peças de xadrez.

Precisa de bons projetos impactantes !!! isso ai eh um impacto negativo !!!

Parece um bolo com as velas em cima ....e ainda com essa aparencia de coisa antiga fora do tempo .... design ultrapassado .... mas que vende como chuchu entre os novos ricos paulistas...

DMA Brasil
May 19th, 2006, 03:02 AM
São estranhos, mas são altos. Então, se são altos, são bons (sic). Mas ao menos, a capital vai ter a primeira coisa REALMENTE impactante nos seus céus! ;)

Urbano Santista
May 19th, 2006, 03:05 AM
Precisa de bons projetos impactantes !!! isso ai eh um impacto negativo !!!

Parece um bolo com as velas em cima ....e ainda com essa aparencia de coisa antiga fora do tempo .... design ultrapassado .... mas que vende como chuchu entre os novos ricos paulistas...
Não acho que seja negativo. Querendo ou não, é superior a 90% dos residenciais de São Paulo. Vai ter bom acabamento, ótimo paisagismo etc... Lógico que é possível construir coisas muito melhores, mas esse empreendimento, na minha opinião, está longe de ser ruim.

Kauã
May 19th, 2006, 03:14 AM
Não acho que seja negativo. Querendo ou não, é superior a 90% dos residenciais de São Paulo. Vai ter bom acabamento, ótimo paisagismo etc... Lógico que é possível construir coisas muito melhores, mas esse empreendimento, na minha opinião, está longe de ser ruim.

Eu digo negativo pelo estilo !!! obvio que por esse preco tem que ter qualidade ... porem lamento pq com esse dinheiro poderiao fazer algo estupendo que chamasse atencao do mundo inteiro, poderiao contratar arquitetos renomados mundialmente...que certamente projetariam algo muito melhor que isso .... por falar nisso quem projetou isso ....?
Ou seja eh apenas mais uma obra sem estilo proprio, sem novidade alguma, que nao vai ter impacto algum a nao ser no bairro .... quando poderia ter um impacto mundial ....

Urbano Santista
May 19th, 2006, 03:31 AM
Eu digo negativo pelo estilo !!! obvio que por esse preco tem que ter qualidade ... porem lamento pq com esse dinheiro poderiao fazer algo estupendo que chamasse atencao do mundo inteiro, poderiao contratar arquitetos renomados mundialmente...que certamente projetariam algo muito melhor que isso .... por falar nisso quem projetou isso ....?
Ou seja eh apenas mais uma obra sem estilo proprio, sem novidade alguma, que nao vai ter impacto algum a nao ser no bairro .... quando poderia ter um impacto mundial ....
Nisso eu concordo com você, mas é o que o mercado pede, né... Neoclássico hoje é investimento com retorno rápido e garantido. Os novos ricos são fascinados por esse estilo, e a maior parte das classes média e baixa também adora, mesmo que seja pra ficar só admirando. Por mais que a gente ache brega... :(

legal
May 19th, 2006, 04:06 AM
Adorei!

Coisa de novo rico eh comprar apartamento brutalista como 99% dos apartamentos quadrados de predios de janelas em fila de SP.

Adorei o projeto... Muito bom! O restaurante no topo do Shopping, todo em vidro, sera um novo point de SP

Lindo!

Dourado
May 19th, 2006, 04:29 AM
^^ De novo: Sério?

hehehe

Rodrigo_BSB
May 19th, 2006, 04:37 AM
Ah, eu tbm gostei desse projeto. Tá com jeito que vai ficar bem melhor quando estiver pronto. Pode não parecer bonito no render, mas na real deve ficar bem melhor. Esse sim é um verdadeiro landmark pra SP.

Vinicius
May 19th, 2006, 05:14 AM
Gostei do projeto. Concordo com o Rodrigo, de que o projeto deve ficar melhor quando estiver pronto. Só acho que cada torre residencial deveria ter uma arquitetura diferenciada.

gutooo
May 19th, 2006, 07:57 AM
Uma coisa que eu acho que muita gente nao percebeu, eh que isso é um morro!

Eu vi hj que ja estao terraplando algumas partes....e tenho essa curiosidade..

eu acho que os predios nao estao diretamente em cima do shopping! eu qcho q ele vai ta em cima do morro!

sera?

JoseRodolfo
May 19th, 2006, 08:41 AM
http://www.erikapalomino.com.br/erika2006/img/fotos/noticia/973.jpg

Eu gosto do projeto, gosto dos "chapéis" no topo dos prédios e o acabamento vai ser de primeira categoria.
Por mais que alguns neguem, um neo-clássico bem feito é sempre muito bonito aos olhos.

vejam neste desenho do emporis, aqui o shopping esta muito mais bonito, mais detalhes! e as mansardas (chapeuzinho) dos predios esão diferentes tabém:

http://www.emporis.com/en/il/im/?id=347482

ACWB
May 19th, 2006, 08:49 AM
Uma coisa que eu acho que muita gente nao percebeu, eh que isso é um morro!

Eu vi hj que ja estao terraplando algumas partes....e tenho essa curiosidade..

eu acho que os predios nao estao diretamente em cima do shopping! eu qcho q ele vai ta em cima do morro!

sera?

SEMPRE PIREI NISSO TB GUTO!! PRINCIPALMENTE DEVIDO AQUELA "AVENIDONA" BEM NO MEIO (NO EIXO DE SIMETRIA) DO PROJETO, EM CIMA DO SHOPS. ELA SE EXTENDE MUITO ALEM DO QUE SE ESPERA, OLHA O TAMANHAO DELA! NAO PODE ESTAR SO EM CIMA DO SHOPPING!
E GUTO, ME PEGA NO MSN LOGO! PRECISO DA TUA AJUDA!!! VALEU!!!

WallyP
May 19th, 2006, 10:57 AM
Eu gosto desse projeto eu acho.
Se fosse aqui no Rio, estariam torcendo a cara, dizendo que é brega, demodê, cafona, etc... Não mais do que a pirâmide que vão construir na praça Paris.
Invejo esse projeto. Só acho que não precisavam ser prédios tão altos. Só se fossem todos de vidros.

ACWB
May 19th, 2006, 02:33 PM
^^ orra, ateh que enfim alguma cidade rejeita os neos! que legal! nao sabia dessa!!

Brasil Guy
May 19th, 2006, 09:50 PM
^^ orra, ateh que enfim alguma cidade rejeita os neos! que legal! nao sabia dessa!!

Pois é, mas os neoclassicos estão invadindo o Rio (também)

Brasil Guy
May 19th, 2006, 09:51 PM
vejam neste desenho do emporis, aqui o shopping esta muito mais bonito, mais detalhes! e as mansardas (chapeuzinho) dos predios esão diferentes tabém:

http://www.emporis.com/en/il/im/?id=347482

José Rodolfo, esse render acima é mais novo, aquele (do emporis) foi o primeiro render que veio a público.

WallyP
May 19th, 2006, 10:45 PM
Aqui os neos são baixinhos geralmente.

Brasil Guy
June 24th, 2006, 12:31 AM
Boa novas!
Recebi um email da empresa que fez a maquete do Parque Cidade Jardim, www.maquetes.com.br.
Segundo eles a maquete tem uma altura de quase 2,55 metros e a escala da maquete é 1/66....façam as contas
2,55*66 = 168,3 metros de altura!!!

Não sei como eles mediram a altura da maquete, mas se esse número estiver errado em 3 centímetros as torres poderíam ser mais altas do que o Mirante do Vale.

Infelizmente esse número passa longe do número que o cello previu de 204 a 220 metros de altura

Urbano Santista
June 24th, 2006, 12:39 AM
Putz, não foi dessa vez então...

:tiasd:

Marco Bruno
June 24th, 2006, 01:38 AM
escala da maquete é 1/66....

que escala tão estranha para usar maquete de arquitectura :crazy: geralmente faz-se 1:50, 1:100; 1:200

...faz lembrar as escalas dos kits de aviões, etc... 1:72 , 1:144 , etc

Brasil Guy
June 24th, 2006, 03:12 AM
que escala tão estranha para usar maquete de arquitectura :crazy: geralmente faz-se 1:50, 1:100; 1:200

...faz lembrar as escalas dos kits de aviões, etc... 1:72 , 1:144 , etc

Segue a maquete, é enorme!!
http://img208.imageshack.us/img208/6815/18113dl.jpg

JoseRodolfo
June 24th, 2006, 03:28 AM
^^ legal!! os comerciais tão nela tbém!! eles tem que ser feitos! são bonitos!

mopc
June 24th, 2006, 06:33 AM
Muito cafonão, brega, pobre, sem graça. Um bolo de noiva com cinco prédios ridículos em cima. Vou criar a ONG "Brega é a Mãe" pra embargar essa merda.

EricoWilliams
June 24th, 2006, 02:26 PM
Tomara que saia duma vez!

legal
June 24th, 2006, 02:32 PM
Eu ADOREI TODO O PROJETO

Tem mais eh que construir mesmo!!!

Lindo e elegante. Muito bom!
Fiquei contente com a foto do Paulo sobre o estagio das obras: ja estao preparando o terreno!

samba_man
June 24th, 2006, 02:35 PM
Muito cafonão, brega, pobre, sem graça. Um bolo de noiva com cinco prédios ridículos em cima. Vou criar a ONG "Brega é a Mãe" pra embargar essa merda.

:laugh:

cello1974
July 6th, 2006, 03:30 PM
Ah DMA, nisso eu também discordo totalmente... claro que é loucura ficarem colocando como se só aqui existissem pobres e os outros países fossem perfeitinhos, você é novo no fórum, então talvez por isso não saiba, mas o Kauã é totalmente "anti-Brasil", nem vale a pena discutir com ele, hehehe... mas daí a querer dizer que temos 20% de pobres e os EUA tem 15%, me desculpe, mas é querer se enganar... "linha de pobreza" é uma coisa que varia de país pra país, o que os EUA definem como "linha de pobreza" é uma quantia INFINITAMENTE maior do que o Brasil define como "linha de pobreza"... claro que o custo de vida lá é bem mais alto, mas mesmo assim, se o Brasil adotasse uma "linha de pobreza" proporcional à desses países, esse número de 20% iria pras nuvens! Não tapemos o Sol com a peneira, vai...
Linha de pobreza no Brasil: quem tem menos de 2$ por dia para se manter. Linha de pobreza nos EUA e na Europa: Quem tem menos de 64% da média do salário. Isso é uma diferenca, sim...

Marcelim
July 6th, 2006, 04:57 PM

Que coisa HORRÍVEL!
Parabéns além de ser uma cidade feia,São Paulo agora adquire o status de brega, de capital do mau-gosto. Deveriam deixar que construíssem isso na Barra, na terra dos emergentes. Como se já não bastasse a breguice da mega-loja da Daslu...

GRGM
July 6th, 2006, 09:10 PM
^ Que simpático você, estou impressionado!

legal
July 6th, 2006, 10:45 PM
Sao Paulo eh uma das capitais mundiais do desenho, da moda, da inovaçao.

Nao entendo porque tanta calcinha molhada com o Projeto Cidade Jardim. O projeto pode ser grandioso (e eh!!!), mas nao vai dar uma "cara" a Sao Paulo. A cidade ja tem uma identidade, que vai alem de um shopping com uns predios no topo.

Sera falta de projeto? Deve ser, porque nunca vi tanta masturbaçao inutil por um conjunto de predios longe do centro, numa das marginais da cidade.

cello1974
July 7th, 2006, 02:37 PM
O conjunto seria bem melhor na Faria Lima ou em V. Olímpia. Asimm melhoraria o skyline da regiao, fica do lado errado do Rio Pinheiros!!!

Kauã
July 7th, 2006, 03:11 PM
Numca vi nenhum arquiteto ganhar um Pritzker projetando esse tipo de coisa ....

Marcio4Ever
July 7th, 2006, 05:59 PM
^ Que simpático você, estou impressionado!

:hahaha::hahaha::hahaha::hahaha::hahaha::hahaha::hahaha::hahaha:
:hahaha::hahaha::hahaha::hahaha::hahaha::hahaha::hahaha::hahaha:

JoseRodolfo
July 7th, 2006, 06:13 PM
Numca vi nenhum arquiteto ganhar um Pritzker projetando esse tipo de coisa ....

Kauã, "nunca" se escreve com "n". Só to avisando, até entendo que vc mora aí há muito tempo, e o português vai ficando "defasado", imagino. A letra "m" antes de consoante, só antes do "p" e do "b". Uma frase pra ficar fácil de lembrar: "A MaMãe vai sempre antes do PaPai e do BeBê" :)

:P Num leva a mal a dica tá :okay:

Marcio4Ever
July 7th, 2006, 06:24 PM
^
Aeauehaiheiuahieuhaiuehiuaheiuhaiuehiuaheiuhaiu ...

Essa da mamãe, de onde vc tirou isso?

JoseRodolfo
July 7th, 2006, 06:38 PM
^
Aeauehaiheiuahieuhaiuehiuaheiuhaiuehiuaheiuhaiu ...

Essa da mamãe, de onde vc tirou isso?

Quando criança, aprendi na escolinha, ué :D

Kauã
July 7th, 2006, 11:40 PM
Kauã, "nunca" se escreve com "n". Só to avisando, até entendo que vc mora aí há muito tempo, e o português vai ficando "defasado", imagino. A letra "m" antes de consoante, só antes do "p" e do "b". Uma frase pra ficar fácil de lembrar: "A MaMãe vai sempre antes do PaPai e do BeBê" :)

:P Num leva a mal a dica tá :okay:

Então ta bom .....Corrigindo Nunca vi nenhum arquiteto ganhar um Pritzker projetando esse tipo de coisa ....

Ainda me lembro disso ....não esqueça de corrigir os outros tb ta bom .... só pra lembrar....

JoseRodolfo
July 8th, 2006, 12:14 AM
Então ta bom .....Corrigindo Nunca vi nenhum arquiteto ganhar um Pritzker projetando esse tipo de coisa ....

Ainda me lembro disso ....não esqueça de corrigir os outros tb ta bom .... só pra lembrar....

Eu não tenho o costume de corrigir as pessoas aqui no forum, é que vi tantas vezes o seu "numca" com "m" que quis avisar, mas não foi pra sacanear, só pra avisar mesmo. Ou você preferiria continuar escrevendo assim!? O aviso foi de boa vontade.

DMA Brasil
July 8th, 2006, 12:18 AM
Que coisa HORRÍVEL!
Parabéns além de ser uma cidade feia,São Paulo agora adquire o status de brega, de capital do mau-gosto. Deveriam deixar que construíssem isso na Barra, na terra dos emergentes. Como se já não bastasse a breguice da mega-loja da Daslu...

INVEJA É UMA MERDA!

EricoWilliams
July 8th, 2006, 12:32 AM
INVEJA É UMA MERDA!

O DMA voltou :cheer:

Liga não DMA, forista novo...

pulga
July 8th, 2006, 01:13 AM
mas que é feio é...

DMA Brasil
July 8th, 2006, 01:27 AM
O DMA voltou :cheer:

Liga não DMA, forista novo...

Ô meu caro, ainda não voltei não (ao menos não em definitivo), mas vendo os posts desse "forista", eu tinha que comentar. Uma coisa certa que vi em outro thread, não me lembro bem quem disse: que não há necessidade de sair, é só não responder. Bem, vou pensar o que fazer, enquanto isso: moderadores, por favor né... olha essa criança o que ela tá fazendo...:) ;)

Dott
July 8th, 2006, 01:31 AM
Ô meu caro, ainda não voltei não (ao menos não em definitivo), mas vendo os posts desse "forista", eu tinha que comentar. Uma coisa certa que vi em outro thread, não me lembro bem quem disse: que não há necessidade de sair, é só não responder. Bem, vou pensar o que fazer, enquanto isso: moderadores, por favor né... olha essa criança o que ela tá fazendo...:) ;)

Bem Vindo novamente DMA ! por onde tu andas rapaz ? :)

thesapox
July 8th, 2006, 03:38 AM
O projeto é horrível! É anacrônico: uma mistura de neo-clássico com qualquer coisa pós-moderna... que coisa kitsch, uma vergonha para a arquitetura da cidade mesmo se tivesse 20m de altura...
Estamos no século XXI! Campanilles, frontões e ordens gregas não pertencem a seu tempo. Esta febre de edifícios "neo-clássicos franceses" em São Paulo é uma vergonha para a cidade (vejam http://www.arcoweb.com.br/debate/debate65.asp)! O pior que este lixo está sendo exportado para outras cidades (vejam também http://www.arcoweb.com.br/memoria/memoria59.asp).
O problema não é a sua altura, nem se é feito para pobres ou ricos, mas seu "estilo"... seria anacrônico construir algo assim até no mais rico país do mundo (ou... por que não se constroem coisas assim na França?).

Olha só, os concretões niemeyerianos também não pertencem ao nosso tempo, já são totalmente ultrapassados e também são uma vergonha pro Brasil inteiro ainda os construirem, mas ninguém está reclamando.
(vai dizer que o "museu nacional" parece algo atual? parece sim um futuro do pretérito, assim como aquele pórtico ridículo na Praça do Patriarca, idealizado por outro passadista)

Ah, e esse negócio de "ordens gregas" e etc não pertencerem ao nosso tempo, não confere. Ninguém tem obrigação de limitar sua criatividade por que meia dúzia de criaturas, a maioria sem talento, decidiram "abolir o ornamento nas edificações". Tudo bem pra quem gosta de construções sem ornamentos, mas há necessidade de ABOLIR os elementos decorativos? Cada um na sua praia, oras.
Se um pintor quiser pintar com técnicas ou estética renascentista, ele pinta, bem como um arquiteto pode muito bem utilizar colunas ou quaisquer elementos que queira (há lei contra isso? só tem objeções arquitetos modernistas atrasados, com medo de perder clientes). Agora, se a pessoa vai utilizar com coerência tais ornamentos, sabendo não tornar a construção brega ou bizarra, é outra história.

Está mais do que na hora de perceberem que, se os "neo-clássicos" (que NÃO são neoclássicos, esse período da história da arte já passou) são ultrapassados, os concretões brasileiros também são (continuam construindo como nos anos 30, isso é bom?).

PS: Apesar de tudo isso, sinceramente não gostei do projeto, e também não acho muito coerente prédios altos com características historicistas.

GRGM
July 8th, 2006, 03:51 AM
^ Concordo em parte com o que você disse! Acho engraçado quando alguém simplesmente se volta totalmente contra alguma coisa, sem analisar caso a caso... tipo "Neo-ecléticos são podres!", e pronto, não podres sempre, não importando qual seja o projeto... isso é tão absurdo quanto alguém dizer, por exemplo, "Adoro todos os prédios com vidro!", não importando a tranqueira que fosse!

E discordo do "vai dizer que o "museu nacional" parece algo atual? parece sim um futuro do pretérito, assim como aquele pórtico ridículo na Praça do Patriarca, idealizado por outro passadista"... porque acho esse pórtico bem atual! ;)

JoseRodolfo
July 8th, 2006, 04:57 AM
^^ que "museu nacional" é esse que o thesapox falou!?

GRGM
July 8th, 2006, 10:24 AM
^ É um do Niemeyer em Brasília, muito parecido com a Oca, olha nesse thread de Projetos: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=370375 ;)

Kauã
July 8th, 2006, 02:43 PM
Infelizmente o Brasil é um pais anacrônico, como disse Paulo Mendes da Rocha ganhador do Pritzker 2006, premio esse muito comentado e elogiado aqui por varias pessoas .....! ate que ..... ele deu varias entrevistas criticando os "neo-clássicos" ai nosso premiado arquiteto passou a fazer coisas passadistas....
Ao menos vejo que ele tenta e muitas vezes consegue fazer projetos atuais.

Já Niemeyer esta no passado! nos anos 60 ! não evoluiu ! eu sou contra esses projetos antigos dele que estão construindo! porque construir uma coisa de 40 anos atras....? não tem lógica isso... de um chance para novos e bons arquitetos que temos ....concretões niemeyerianos foram sucesso nos anos 60 e 70, naquela epoca era o melhor !!! hoje ja nao é !! hoje onde se faz esse tipo de arquitetura alem do Brasil o mesmo vale para o "neo-classicos" ....ah sei na Argentina .... pais do terceiro mundo latino americano ....

Kenzo Tange ao contrario de Niemeyer "os dois tinham quase a mesma idade" foi capaz de incorporar novas técnicas e materiais atualizando e modernizando seu trabalho ..... Niemeyer não parou no tempo !!!

Kauã
July 8th, 2006, 02:44 PM
Eu não tenho o costume de corrigir as pessoas aqui no forum, é que vi tantas vezes o seu "numca" com "m" que quis avisar, mas não foi pra sacanear, só pra avisar mesmo. Ou você preferiria continuar escrevendo assim!? O aviso foi de boa vontade.

Espero que vc nao pegue esse costume nao eh !!!!

JoseRodolfo
July 8th, 2006, 06:23 PM
^ É um do Niemeyer em Brasília, muito parecido com a Oca, olha nesse thread de Projetos: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=370375 ;)

Valeu!! Gostei do projeto!!

DMA Brasil
July 8th, 2006, 10:09 PM
Bem Vindo novamente DMA ! por onde tu andas rapaz ? :)

Estava (e ainda estou mais ou menos...) tirando um tempo de "férias" daqui do SSC, e estou ainda pensando se volto mesmo ou não, porque agüentar Kauã e Aces não é nada, eles já são tradicionais no fórum, e todos nós sabemos o pensamento deles (e apesar de eu não gostar, respeito - ou tento respeitar, pelo menos), mas agüentar uns foristas novos que tão chegando aí que nada mais fazem além de criar briga nos threads, aí meu amigo, é duro... Mas deixa pra lá, eu não sou o moderador mesmo, o Gabriel e o Schmidt sempre administraram esse fórum muito bem, e sei que vão continuar administrando dessa forma. :)

GRGM
July 8th, 2006, 11:05 PM
Infelizmente o Brasil é um pais anacrônico, como disse Paulo Mendes da Rocha ganhador do Pritzker 2006, premio esse muito comentado e elogiado aqui por varias pessoas .....! ate que ..... ele deu varias entrevistas criticando os "neo-clássicos" ai nosso premiado arquiteto passou a fazer coisas passadistas....
Ao menos vejo que ele tenta e muitas vezes consegue fazer projetos atuais.

Já Niemeyer esta no passado! nos anos 60 ! não evoluiu ! eu sou contra esses projetos antigos dele que estão construindo! porque construir uma coisa de 40 anos atras....? não tem lógica isso... de um chance para novos e bons arquitetos que temos ....concretões niemeyerianos foram sucesso nos anos 60 e 70, naquela epoca era o melhor !!! hoje ja nao é !! hoje onde se faz esse tipo de arquitetura alem do Brasil o mesmo vale para o "neo-classicos" ....ah sei na Argentina .... pais do terceiro mundo latino americano ....

Kenzo Tange ao contrario de Niemeyer "os dois tinham quase a mesma idade" foi capaz de incorporar novas técnicas e materiais atualizando e modernizando seu trabalho ..... Niemeyer não parou no tempo !!!

A tecnologia e as técnicas usadas na construção de um prédio não têm nada a ver com a aparência deles! Muitas vezes alguém vê uma torre espelhada e pensa "UAU, que tecnologia!", quando é um projeto simples... já muitos "concretões" podem exigir tecnologia e, principalmente, técnicas bem avançadas!

E sobre meterem o pau nos nossos arquitetos dizendo que eles são parados no tempo, esse é o trabalho deles! É a mesma coisa que, de repente, exigir que os Beatles mudassem pra um rock mais pesado, senão teriam ficado parados no tempo... eles têm um traço próprio! O Siza Vieira (mais prestigiado arquiteto português, e também ganhador do Pritzker) fez aquele projeto do Museu Iberê Camargo pra Porto Alegre, e aposto que se fosse um arquiteto brasileiro iam estar dizendo "Só mesmo nossos arquitetos pra ainda fazerem isso!", já que a construção não é cheia de espelhos e vidros... aliás, tem gente que basta ver espelhos e vidros, fica com os olhos brilhando, e ainda acha que isso é ter bom gosto...

Kauã
July 9th, 2006, 04:15 AM
A tecnologia e as técnicas usadas na construção de um prédio não têm nada a ver com a aparência deles! Muitas vezes alguém vê uma torre espelhada e pensa "UAU, que tecnologia!", quando é um projeto simples... já muitos "concretões" podem exigir tecnologia e, principalmente, técnicas bem avançadas!

E sobre meterem o pau nos nossos arquitetos dizendo que eles são parados no tempo, esse é o trabalho deles! É a mesma coisa que, de repente, exigir que os Beattles mudassem pra um rock mais pesado, senão teriam ficado parados no tempo... eles têm um traço próprio! O Siza Vieira (mais prestigiado arquiteto português, e também ganhador do Pritzker) fez aquele projeto do Museu Iberê Camargo pra Porto Alegre, e aposto que se fosse um arquiteto brasileiro iam estar dizendo "Só mesmo nossos arquitetos pra ainda fazerem isso!", já que a construção não é cheia de espelhos e vidros... aliás, tem gente que basta ver espelhos e vidros, fica com os olhos brilhando, e ainda acha que isso é ter bom gosto...

Técnica e tecnologia influem sim na aparencia de uma construção ..... sem novas técnicas e tecnologias e matérias, computadores e programas jamais se conseguiria fazer por exemplo algo como o Guggenheim Bilbao .... jamais se poderia fazer isso em concreto !!!

Muitos nem consideram Niemeyer um arquiteto e sim um escultor... ele foi ótimo para projetar monumentos igrejas, porem morar ou trabalhar num de seus projetos requer certos sacrifícios ....."claro que não em todos" porem ele não se preocupa com o conforto das pessoas "forma vem antes de conforto.
Eu gosto de alguns trabalhos dele, porem como tudo na vida chegou a hora dele se aposentar e humildemente deixar os novos trabalhar.... veja um exemplo e a ponte JK em Brasilia .... foi um novo arquiteto que a projetou "nao me lembro o nome agora" nao eh bonita e moderna ....?! pq entregar uma cidade inteira nas maos de uma unica pessoa...? isso nao existe em lugar nenhum do mundo ....!

Musica não eh arquitetura porem se eh para citar esse exemplo..... os Beattles seriam o Niemeyer .... o que aconteceu com eles....? sumiram....! eu sou mais os Rolling Stones se atualizaram e fazem sucesso e shows ate hoje ....ninguem vai compor e cantar como os Beattles do passado hoje em dia nao eh ....

Certos edifícios por ter uma pele de espelhos e vidros isso simplesmente não faz minha cabeca de modo algum... nao pense que sou como alguns que pondo um frontaozinho .... um enfeitizinho ... um ornamentozinho ordinário .... e já estão babando ... ohhhhh um neo-classico

DMA Brasil Quanto drama ..... vc deveria estudar artes cênicas ....primeiro ninguém me agüenta.... pq estamos aqui para mostrar e ver a opinião dos outros .... isso eh que torna o mundo interessante ... se tudo fosse igual se todos pensassem igual nao seriamos humanos e sim formigas ou abelhas .... tente ver o lado bom .... visões diferentes de pessoas diferentes com culturas e vidas diferentes ... Me desculpe a liberdade desse comentário mas as vezes vc age como crianca ....quem quer sair sai! e nao fica aqui dando suspiros ....vc esta tentando chamar atenção com essas suas crises ....
E como aquela cena da pessoa que morre e cai , estrebucha, rola , pula, vira, soluça, poem a mãozinha na cabeça, e vira de novo, e da uma tremedeira e nada de morrer ... "ou seja vc vai ficar " mas antes quer chamra atencao de nos aqui no forum para seu drama! esqueca nao tenho tempo para esses joguinhos ....

pulga
July 9th, 2006, 04:40 AM
eu acho prédios totalmente espelhados muitas vezes demostram ausência de arquitetura, mais ou menos como vivem dizendo aqui, qualquer prédio feio, "envidraça" que fica bonito, qualquer cubo de vidro muita gente aqui acha lindo pra mim esse prédios ai são feios assim como vários envidraçados, não que não existam neo-clássicos bonitos e nem totalmente envidraçados bonitos, mas num é o tipo de prédio e sim o trabalho do arquiteto.

eu vi no fórum internacional um thrad antigo sobre Brasilia em que uma anta( acho que um Inglês) dizia que brasilia estava com cara de velha e que deviam envidra~ar todos os prédios... total asneira

a monaliza é um marco histórico assim como brasilia, mas ng penduraria um quadro renascentisca em casa sem parerer brega. no entando não se vai mudar o quadro pra ficar mais moderno.

pra mim qualquer estilo é válido, desde que bem feito, bem pensado e que não vire moda, ou seja seja replicado milhares de vezes por todo lado.

pra mim o terabalho de um arquiteto (assim como o meu de designer) deve ser sempre procurar inovar, fazer algo diferente

e infelizmente eu acho esses prédios feios

thesapox
July 9th, 2006, 04:50 AM
Também não concordo com essa mania de "espelhamento", quando não bem usado em jogo com outros elementos em um prédio.

Acho que o problema é que, saídos de uma era de caixotões de concreto, os prédios com vidros espelhados são colírio para os olhos. Podem alguns não ter "presença", não marcarem, mas pelo menos eles refletem algo mais belo: o céu. Melhor do que um paredão branco encardido, sem dúvida alguma!

Kauã
July 9th, 2006, 04:51 AM
pulga

pra mim qualquer estilo é válido, desde que bem feito, bem pensado e que não vire moda, ou seja seja replicado milhares de vezes por todo lado.

pra mim o terabalho de um arquiteto (assim como o meu de designer) deve ser sempre procurar inovar, fazer algo diferente

Concordo com vc !!!! :)

Kauã
July 9th, 2006, 04:58 AM
Esses cubos de vidro espelhados sao uma coisa medonha ... tem um na Av Paulista que fica na terreno da Mansao das Rosas ...aquilo eh uma aberracao ... quando bate o sol provoca um reflexo na rua e em alguns predios do outro lado da avenida cegando totalmente as pessoas ... fico com pena de quem mora ali ...se as janelas estiverem abertas ou sem cortinas as pessoas terao que usar oculos de sol dentro de casa para nao serem cegadas, que tipo de arquiteto faz uma porcaria dessas ....? nao existem leis...? nao eh pq tem vidro que eh moderno.... qualquer material desde que usado com inteligencia pode ter um resultado otimo .....

pulga
July 9th, 2006, 05:19 AM
^exatamente, muitas vezes fica ridículo pq os arquitetos ou querem copiar o que está sendo feito em outros lugares, ou querem exetamente ir contra o que está sendo feito em outros lugares, poucos arquitetos pensam no projeto pelo projeto.

um exemplo é o edificio mourisco na praia de botafogo, o rio é didivido entre quem acha ele maravilhoso e que detesta ele. agora num é nem uma questão de não fazer o prédio espelhado e nem de não faze-lo assim, a questão é, o edificio fica num local estremamente ensolarado, quente pra caramba, os arquitetos criaram um isolamento total com relação ao lado externo ao usar vidros espelhados, nitidamente ele quis copiar os que é feito em outros lugares

mas o prédio é um cubo de espelhos, o cara ao invés de aproveitar o sol do local e a vista espetacular, pra fazer um prédio diferente, mais integrado, num local que é cartão postal, ele optou por fazer algo mediocre, algo que nem é uma mega torre e nem é pensado pro local em que ele está

as vezes parece que as opções são construir um cubo de concreto ou construir um cubo de vidro.

como dizem nos EUA "think outside the box"... =D

Artibeus
July 9th, 2006, 07:47 AM
Concordo com o pulgo nos posts 190 e 194! =)

George W. Bush
July 9th, 2006, 11:58 AM
Projeto controversial, mas não deixa de ser interessante. E (tirando as torres do lado) até já tem um protótipo famoso.

http://img146.imageshack.us/img146/9090/9732nx.jpg
http://img137.imageshack.us/img137/4710/angkorwat2jt.jpg

GRGM
July 9th, 2006, 12:31 PM
^ Realmente lembra, hehehe! Que construção é essa?

Uma pergunta só por curiosidade, George W. Bush: de onde você é? São muito interessantes as suas participações, hehehe! :okay:

Kauã
July 9th, 2006, 02:57 PM
Se nao me engano.... esse eh um dos templos de Angkor no Camboja ....

George W. Bush
July 9th, 2006, 03:44 PM
Certo, fica na Camboja, se chama Angkor Wat e é um templo antigo construído no período de auge desse país (durante a era hinduísta, antes de tornar-se budista e cair na decadência). Realmente a semelhança nem é tão grande quando visto por inteiro ... :)

http://img218.imageshack.us/img218/6294/caphnosilverpagodaangkorwatmod.jpg

Uma pergunta só por curiosidade, George W. Bush: de onde você é?Sou nativo da cidade onde a Itália dentro de poucas horas conquistará o seu tetra (é de se esperar, pelo menos).
De vez em quando dou uma enxergadinha no SSC Brasil pra matar um pouco de saudades vendo fotos do Brasil ... morei seis anos no Rio (antes em Buenos Aires, depois em Lima/Perú), mas isso já faz um bom tempo. Os meus laços com o Brasil afrouxaram um pouco nesse meio tempo, mesmo assim guardo lembranças calorosas dessa época, anos muito bons esses ... :okay:

DMA Brasil
July 9th, 2006, 08:06 PM
DMA Brasil Quanto drama ..... vc deveria estudar artes cênicas ....primeiro ninguém me agüenta.... pq estamos aqui para mostrar e ver a opinião dos outros .... isso eh que torna o mundo interessante ... se tudo fosse igual se todos pensassem igual nao seriamos humanos e sim formigas ou abelhas .... tente ver o lado bom .... visões diferentes de pessoas diferentes com culturas e vidas diferentes ... Me desculpe a liberdade desse comentário mas as vezes vc age como crianca ....quem quer sair sai! e nao fica aqui dando suspiros ....vc esta tentando chamar atenção com essas suas crises ....
E como aquela cena da pessoa que morre e cai , estrebucha, rola , pula, vira, soluça, poem a mãozinha na cabeça, e vira de novo, e da uma tremedeira e nada de morrer ... "ou seja vc vai ficar " mas antes quer chamra atencao de nos aqui no forum para seu drama! esqueca nao tenho tempo para esses joguinhos ....

Tu é metido a engraçadinho ou só quer chamar a atenção mesmo?