View Full Version : "Está tudo em aberto"

TeKnO_Lx
April 12th, 2005, 10:26 PM
Governo repensa novo aeroporto para Lisboa

O Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações anunciou ontem que o Governo está a reavaliar o projecto de construção do novo aeroporto de Lisboa.

http://sic.sapo.pt/images/articles/19177/aeroporto.jpg

“Contrariamente ao anterior Governo, iremos tomar uma posição mais próactiva, retomando o projecto de construção do novo aeroporto”, frisou Mário Lino.

Em alusão ao plano para construção da OTA, o ministro revelou que o Executivo vai ”repegar esse processo, fazer uma avaliação e decidir: se fazemos, se não fazemos, onde é que fazemos, para que fazemos, como é que poderá ser financiada”.

O responsável pelas Obras Públicas garantiu ao Jornal de Negócios que, de momento, ”não está nada decidido” mas que a construção poderá mesmo avançar.

Quanto à localização, a Ota tinha sido o local escolhido pelo anterior Governo.

Para já, Mário Lino não se compromete. O ,inistro diz que todas as hipóteses estão de novo em cima da mesa e remete uma decisão final para Julho.

com sorte inda mudam para o Rio Frio :D

fonte (http://sic.sapo.pt/index.php?article=19177&visual=3&area_id=3)

JohnnyMass
April 12th, 2005, 10:40 PM
vamos lá a ver se é desta que temos um governo com cabeça e que finalmente se aperceba que a Ota é totalmente desapropriada para a localização do novo aeroporto!

Phobos
April 12th, 2005, 10:41 PM
Não sei se é desta que se decidem aonde,se e como vão fazer o tal aeroporto.Só sei é que já esta na altura de se tomar a decisão,afinal essa historia ja se arrasta desde a epoca em que eu ainda vivia ai.

Barragon
April 12th, 2005, 10:59 PM
Pois ... esperemos bem que mudem para Rio Frio :okay:

Lss911
April 12th, 2005, 11:08 PM
Nunca achei a Ota viável! sou a favor do rio frio (claro está dependentemente do impactos ambientais que poderia ter na zona...)

JohnnyMass
April 12th, 2005, 11:08 PM
pois...isto em portugal anda tudo muita devagaaaariiinhooooo!!!!

Arpels
April 12th, 2005, 11:12 PM
la pa 2050 temos aeroporto, isto se o estudo de impacto não terminar depois!!

Barragon
April 12th, 2005, 11:46 PM
he.... sabes o estudo vai terminar depois e ainda vai ter complicaçoes porque aparece o Arpels e o Johnny pela Greepeace e amarram-se lá auma arvore :D

Herrmando
April 13th, 2005, 12:12 AM
Espero ansiosamente por esse orçamento e financiamento:D

Monkey
April 13th, 2005, 03:55 AM
Estes gajos andam a brincar e entretanto já não há fundos de Bruxelas para o projecto. Eu não sou a favor da Ota, mas sinceiramente já não há nem tempo, nem pachorra, nem dinheiro para mais estudos e debates... Precisamos de um novo aeroporto já!!!

CS-TOA
April 13th, 2005, 04:39 AM
Vamos lá ver o que sai desse novo estudo... Espero que seja Rio Frio...

JohnnyMass
April 13th, 2005, 06:23 AM
he.... sabes o estudo vai terminar depois e ainda vai ter complicaçoes porque aparece o Arpels e o Johnny pela Greepeace e amarram-se lá auma arvore :D

não sou assim tão radical...adoro esses admiráveis seres vivos que são as árvores, mas concordo com desafectações da RAN e da REN, quando é um caso de importância nacional, como este...agora quando é para o sr presidente da câmara de X, Y ou Z fazer uma "casinha" de férias com vista pó mar nas arribas do algarve a conversa já é outra...fuck that!!!! :gunz:

Barragon
April 13th, 2005, 08:59 AM
Pois... acho bem que também estejas de acordo com um novo aeroporto independentemente do sítio que escolham ;)

Arpels
April 13th, 2005, 12:27 PM
Estes gajos andam a brincar e entretanto já não há fundos de Bruxelas para o projecto. Eu não sou a favor da Ota, mas sinceiramente já não há nem tempo, nem pachorra, nem dinheiro para mais estudos e debates... Precisamos de um novo aeroporto já!!!
ó tempo k andam a bricar man, 1 facto é k ja se fala do novo aeroporto a bue e nada, não ha fundos k aguentem se vão naquela de estudos mais estudos e mais estudos numca mais, achas normal tanto tempo para 1 estudo?

Barragon
April 13th, 2005, 02:23 PM
Portugal = lentinhos

Reflex
April 14th, 2005, 12:33 AM
Isto é tudo 1 merda! Entra 1 novo governo e dá cabo de tudo o que o anterior fez (muitas vezes mesmo se o anterior for do mesmo partido!!)! O que interessa é deixar o nome ligado à "grande obra", mesmo que para isso Portugal tenha que continuar mais 1ns anos atrasado em relaçao à maioria. Estou farto desta mentalidadezinha de que nós é que estamos certos e os outros errados, como tal desfazemos o que os outros fazem...:bash:

Ok, estou com merdas, mas estou mais do que contente, não vou muito com a Ota! :D Porém, acho que Portugal não pode ser escravo deste "faz, não faz; troca, não troca; troca, não troca"...:rant:
(bom, estou de ferias, que tenho trabalhado 4 meses dia e noite!:D)

CS-TOA
April 14th, 2005, 03:30 AM
O aeroporto de Lisboa deverá atingir este ano os 12 milhões de passageiros, o que o coloca já "muito próximo da sua capacidade máxima", afirmou ontem o administrador da ANA-Aeroportos de Portugal, Rui Veres.

A empresa tem em curso um plano de investimentos que ultrapassa os 650 milhões de euros para o período 2005 - 2009, mas Rui Veres prevê "algumas dificuldades" até 2007, altura em que "deverá estar finalizada a primeira fase da extensão do actual terminal de passageiros para Norte". A totalidade dos trabalhos só estará concluída em 2009, ficando então o aeroporto da Portela com uma capacidade instalada de 16 milhões de passageiros por ano e 40 aviões por hora, nível de tráfego que só deverá ser alcançado em 2015.

No ano passado a Portela atingiu 11,7 milhões de passageiros, para o que contribuiu a realização do campeonato de futebol Euro 2004. Para a estimativa de 12 milhões este ano, Rui Veres conta com a contribuição da entrada da TAP na Star Alliance, que deverá implicar um aumento da oferta de voos.

O administrador da ANA, que falava numa conferência de imprensa para apresentação dos projectos de melhoria do serviço nos aeroportos portugueses, não tem ainda informação da tutela sobre o processo do novo aeroporto para Lisboa na Ota, mas acredita que essa solução ou outra alternativa para o aeroporto da capital não será abandonada pelo novo Governo.

Na segunda-feira, em declarações ao Jornal de Negócios, o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações garantiu que o processo ia ser retomado, a fim de ser feita uma avaliação do projecto e ser tomada uma decisão " Da nossa parte, não está nada decidido - está tudo em aberto", frisou Mário Lino. O mais provável é que a decisão seja anunciada no final de Junho, no âmbito do plano global das infra-estruturas.

Enquanto isso, avançam os investimentos no aeroporto da Portela, que nos últimos três anos atingiram já os 300 milhões de euros, prevendo-se que sejam gastos entre 600 a 700 milhões nos próximos cinco anos. Actualmente o aeroporto recebe três mil passageiros por hora, o que equivale a 32 movimentos de aviões. Em 10 anos, as previsões apontam para 16 a 18 milhões de passageiros.

in DN

Arpels
April 14th, 2005, 11:01 AM
esses milhões do prolongamento do aeroporto se calhar davam quase po novo :sly:

Barragon
April 14th, 2005, 12:16 PM
Pois já tinha visto um post do CS-TOA a dizer que a pista iria aumentar... já que o espaço pode ser muito melhor utilizado do que está a ser no momento. Mas de qualquer forma CS-TOA achas que o dinheiro utilizado nesse alargamento não poderia ser utilizado num novo Aeroporto?

Lss911
April 14th, 2005, 02:35 PM
O aeroporto da portela continua com crecimento alto? teve um ano recente que teve o maior crescimento do mundo em termos percentuais não foi?

O projecto "Lisboa tecnológica" é que seria bem interessante para os terrenos do aeroporto...e este ser transferido para o rio frio!

O que eu acho mesmo é que se calhar já não chegamos a ver nada pronto...o tempo urge!

CS-TOA
April 14th, 2005, 05:08 PM
Olá!
Eu neste ultimo mês mudei um pouco de opinião em relação à necessidade de um novo aeroporto. As minhas opiniões eram sempre favoraveis ao aumento do Aeroporto de Lisboa actual, mas esse aumento iria novamente atingir o seu limite dentro de algum tempo.
O aumento que falam na notícia é imperativo, however, não é razão para pararem o novo aeroporto que é de extrema importância. Há dias falava com uma pessoa da Administração da TAP Portugal que me disse: "Se a TAP continuar neste aeroporto, não há maneira de se expandir".
O problema do actual aeroporto de Lisboa é o facto de já tar todo cercado por habitações à volta e por ter um diagrama de aeroporto com pistas cruzadas que rouba muito espaço a possíveis novos estacionamentos/terminais para os aviões.
Agora a moda nos aeroportos novos é a Pista Paralela com os terminais no meio.
Essa era a única solução para o novo Aeroporto de Lisboa, e já tinha sido planeado para a Ota assim, mas prefiro como já tinha dito Rio Frio.
Atenas construiu um novo aeroporto há alguns anos atrás, também tinha o seu no meio da cidade e construiu um a 40km da cidade. O problema é que, em vez de criarem espaço no meio das pistas para futuros melhoramentos e novos terminais não. Foram logo construir muitos terminais. O que acontece é que normalmente estão vazios.
E mais digo, agora um pouco off-topic, acho que a ANA não deveria gerir este novo aeroporto mas sim uma autoridade estrangeira, porque a ANA só faz asneiras e pelas obras que fez recentemente no aeroporto de Lisboa com taxiways novas de saida rápida da pista em sitios absurdos que faz com que ainda se demore mais tempo a sair da pista, logo menos aviões/hora.

Bem lá tá aqui o maluco dos aviões que não se cala... lol

Abraços,

André Costa

JohnnyMass
April 14th, 2005, 05:44 PM
meu caro CS, é sempre um prazer aqui pós leigos na matéria, que é o meu caso, ouvir ou lêr o expert na matéria! Por isso já sabes...continua a desbobinar que a malta agradece!;):okay:

Arpels
April 14th, 2005, 05:51 PM
era mais k logico que mesmo k aumentassem o aeroporto não seria solução para nada CS-TOA, o aeroporto ta rodeado de predios, para mim é quase, quase pq ate atingir a suturação ainda vai 1 tempito em k o prolongamento do aeroporto sera suficiente ainda para a demanda de passageiros, deitar fora dinheiro, ainda 1 dia destes falei aqui numa coisa e gostava de saber o k penssas, achas k não se podia aproveitar a base aerea do Montijo? ta proximo de Lisboa, tem acessos rapidos, k achas?

Monkey
April 14th, 2005, 09:32 PM
^

Pois e', eu tambem nao percebo porque e' que nao se aproveita a base to Montijo. Prece-me ter pistas com o devido comrpimento, etc. Fica muito mais perto da cidade e ate' seria muito mais barato, ja' que parte da infrastrutura esta' la'.

Barragon
April 14th, 2005, 10:18 PM
Realmente há obras pouco funcionais... penso que é urgente a construção do novo aeroporto antes de mais asneiras e mais € gastos denecessáriamente. CS-TOA podes continuar a desbobinar tudo o que sabes porque nos agradecemos os esclarecimentos que nos dás :okay: Montijo não sei se será uma boa escolha... já tem muita construção à volta e num espaço de 10 anos iria ficar caótico como o da portela agora! construir novo é a solução e temos que dizer que falta de espaço não há :)

Arpels
April 14th, 2005, 11:22 PM
^

Pois e', eu tambem nao percebo porque e' que nao se aproveita a base to Montijo. Prece-me ter pistas com o devido comrpimento, etc. Fica muito mais perto da cidade e ate' seria muito mais barato, ja' que parte da infrastrutura esta' la'.
é o k pensso tambem A, uma pista ali mesmo em frente a Lisboa e com possibilidade de servir o sul do pais tambem, so não consigo ver o k possa impedir o Montijo de ser escolhido, escolhido "" nem falado foi :(

Arpels
April 14th, 2005, 11:23 PM
Realmente há obras pouco funcionais... penso que é urgente a construção do novo aeroporto antes de mais asneiras e mais € gastos denecessáriamente. CS-TOA podes continuar a desbobinar tudo o que sabes porque nos agradecemos os esclarecimentos que nos dás :okay: Montijo não sei se será uma boa escolha... já tem muita construção à volta e num espaço de 10 anos iria ficar caótico como o da portela agora! construir novo é a solução e temos que dizer que falta de espaço não há :)
tem nada mtos predios em redor Barra, tem uma area bem grande de segurança em redor man!!

Barragon
April 15th, 2005, 12:09 AM
Arpels.... em 10 anos ias.me dizer o espaço que ficava....

Arpels
April 15th, 2005, 12:18 AM
tem sempre hipoteses de fazer aterros po rio Barra, não te esqueças k o rio e baixisimo ali, podes ir kilometros a pe rio fora sempre com pe!!

Barragon
April 15th, 2005, 12:20 AM
Para isso faz-se uma ilha no Tejo...

Arpels
April 15th, 2005, 12:31 AM
não, pa k gastar dinhiro em ilhas se um aterro junto a costa da base aerea serve? uma ilha custa mais massa man :(

Barragon
April 15th, 2005, 12:38 AM
Para isso poes o aeroporto no mouchão da póvoa ;)

JohnnyMass
April 15th, 2005, 01:30 AM
porque não em Alverca? Também já lá existe uma pista de aterrissagem qualquer.;)

Barragon
April 15th, 2005, 01:43 AM
É pequena

JohnnyMass
April 15th, 2005, 01:59 AM
faz-se um aterro no tejo atão!!!!:D

Barragon
April 15th, 2005, 02:13 AM
Lá estão voces e os aterros ... essa zona de Alverca é protegida !!!

JohnnyMass
April 15th, 2005, 02:17 AM
:cucumber: :banana: :carrot: :cheers: :cheers: !!!BARRA 600!!! :cheers: :cheers: :carrot: :banana: :cucumber:

Barragon
April 15th, 2005, 02:34 AM
:D :cheers: :drunk: JOHNNY 500!!! :drunk: :cheers: :pepper:

JohnnyMass
April 15th, 2005, 02:40 AM
lol!! tás-me a copiar???;)

Barragon
April 15th, 2005, 02:44 AM
Não.... é so pa festejar

JohnnyMass
April 15th, 2005, 02:50 AM
OK então!!!! BOA!!!!!!!!:cucumber: :banana: :carrot: :cheers: :cheers:
:cucumber: :banana: :carrot: :cheers: :cheers:
:cucumber: :banana: :carrot: :cheers: :cheers:
festejemos!!!!!!:D

Viriatox
April 15th, 2005, 03:06 AM
LSS911 q projecto é esse de "Lisboa tecnológica"? não conheço

DonQui
April 15th, 2005, 03:50 AM
I thought that this Airport was going to be constructed?! :sly:

Was there any point where the construction was put in doubt?

Monkey
April 15th, 2005, 07:03 AM
I thought that this Airport was going to be constructed?! :sly:

Was there any point where the construction was put in doubt?

It's still going to be constructed. It was never put in doubt. Both main parties in the Assembly of the Republic support the project, but now the new government has put the initial location in question (a location which many of us, if not most of us don't agree with). So now we'll have to wait a little longer (!) and see what they come up with... :|

Arpels
April 15th, 2005, 11:03 AM
Para isso poes o aeroporto no mouchão da póvoa ;)
ainda ia td agua abaixo cas cheias man, o Tejo na zona do Montijo não tem esse problema mas na zona dos mouchões tem!!

Barragon
April 15th, 2005, 12:56 PM
ainda ia td agua abaixo cas cheias man, o Tejo na zona do Montijo não tem esse problema mas na zona dos mouchões tem!!

O melhor sitio para mim é Rio Frio ou então na zona do Campo de Tiro de Alcochete!

Arpels
April 15th, 2005, 01:32 PM
mas tem de se fazer uma pista nova :(

Barragon
April 15th, 2005, 01:59 PM
Então tudo de novo é que é bom!!

Arpels
April 15th, 2005, 02:23 PM
tens tens, devs ter a mani k'és rico :sleepy:

:D

Lss911
April 15th, 2005, 03:56 PM
LSS911 q projecto é esse de "Lisboa tecnológica"? não conheço

Saiu um artigo no expresso há uns tempos atrás que referia um projecto muito concreto chamado lisboa tecnológica com pólos de desenvolvimento tecnológico, escritórios etc...uma cidade multi high tech e útil para Portugal!
Não sei o que foi feito do projecto...talvez volte ao de cima com o avanço de um novo aeroporto!

Fern
April 18th, 2005, 06:13 PM
faz-se um aterro no tejo atão!!!!:D
Aterro? Nao.. e porque nao um aeroporto em suspensao sobre o Tejo? Quatro pilares em cada margem e cabos a suspender o aeroporto, aposto que as vistas seriam fantasticas

JohnnyMass
April 18th, 2005, 06:31 PM
Aterro? Nao.. e porque nao um aeroporto em suspensao sobre o Tejo? Quatro pilares em cada margem e cabos a suspender o aeroporto, aposto que as vistas seriam fantasticas

faz aí um render, Fern, faaazzzzzzz!!!!!!:D

Fern
April 18th, 2005, 06:34 PM
Ta bem mas vais ter que esperar um bocadinho!!
Mas ainda bem que gostas da ideia porque vou mandar um carta ao panel.. ops fugiu-me a boca para a verdade.. Socrates a sugerir isso mesmo!

JohnnyMass
April 18th, 2005, 06:39 PM
:D

Arpels
April 18th, 2005, 08:24 PM
e fazia-se 1 aterro, é mais barato e mais perto da cidade!!

DonQui
April 18th, 2005, 08:32 PM
God, I want to speak your language!!!! It was the language of some of my ancestors!!!! :cry: I swear, Portugues is my next project after I master Spanish.

Arpels
April 18th, 2005, 08:36 PM
LOL no sabes lo que es un aterro?

DonQui
April 18th, 2005, 08:44 PM
Si, lo se "aterro." Estoy hablando generalmente. Quiero hablar tu preciosa lengua!!!! :(

Arpels
April 18th, 2005, 08:51 PM
esso es mas dificil :) no tienes 1 dicionario? DonQui los tradutores de internet ayudan mucho!!

Fern
April 18th, 2005, 09:03 PM
esso es mas dificil :) no tienes 1 dicionario? DonQui los tradutores de internet ayudan mucho!!
Ve-se pelo teu Ingles... ;)

Arpels
April 18th, 2005, 09:05 PM
vez? vez DonQui? :) ate o Fern me da razão!!

:evil: ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

Barragon
April 18th, 2005, 10:23 PM
:lol: Arpels tas mesmo um expert em Portinglês

DonQui
April 18th, 2005, 11:45 PM
perdon, estoy :? ?????????? vez que?

Barragon
April 19th, 2005, 12:03 AM
era vês ?

JohnnyMass
April 19th, 2005, 12:08 AM
:lol: Arpels tas mesmo um expert em Portinglês

um dia destes tens o Arpels à perna....faz-te uma espera à porta de casa com uma caçadeira e BUM!!!!! Lá vai Barra!!!!!:D

Barragon
April 19th, 2005, 12:15 AM
heheh antes disse ele tem que me pagar um jantar no STOP :D

JohnnyMass
April 19th, 2005, 12:18 AM
ya enche-te a barriga primeiro e depois arrebenta com ela!!!!!lol

Arpels
April 19th, 2005, 12:27 AM
um dia destes tens o Arpels à perna....faz-te uma espera à porta de casa com uma caçadeira e BUM!!!!! Lá vai Barra!!!!!:D
ja tenho os explosivos prontos :yes:

:D:D:D

Arpels
April 19th, 2005, 12:29 AM
perdon, estoy :? ?????????? vez que?
que me dan conta de la cabeza DonQui :( vez=ver es como decir "estas a ver"? se usa "vês?" en Portugues!!

Barragon
April 19th, 2005, 12:31 AM
Nem português sabes.... vez é de dar a vez... e tal :D vês é que é de ver

JohnnyMass
April 19th, 2005, 12:33 AM
ai mãezinha....que está quase. O STOP vai ter mais um prato no menu: Barragon à Arpels!!!!:D

Arpels
April 19th, 2005, 12:37 AM
Barragon assado com batastas a murro muntu murrooooooooooooooooooooooooo :D

Barragon
April 19th, 2005, 12:54 AM
ahaha não vou po forno sem luta :horse:

Arpels
April 19th, 2005, 11:26 AM
levas a anestesia na ração hihihihihi :lol:

Barragon
April 19th, 2005, 07:39 PM
:sleepy: very funny

Reflex
January 27th, 2008, 12:50 AM
Tive mesmo que reabrir este thread!:D

JohnnyMass
January 27th, 2008, 01:26 AM
então porquê? porque celebrei os meus 500 posts aqui?:rofl:

pedrodepinto
January 27th, 2008, 01:31 AM
Lol :lol:!

Reflex
January 27th, 2008, 03:19 AM
Não... porque é dos poucos post que temos cá falando do Mário Lino antes do "Alcochete jamé"!:lol:

Barragon
January 27th, 2008, 03:24 AM
^^ ainda tou a espera de ir ao STOP :lol:

sotavento
January 27th, 2008, 04:33 AM
^^ Tambem quero .... já pensaram em organizar um micro-meet no STOP ??? :cheers:

encarnado
January 27th, 2008, 03:30 PM
Onde raios é o STOP?

Arpels
January 28th, 2008, 06:00 PM
é na fronteira Barreiro/Baixa da Banheira (concelho da Moita :| ), é um bom restaurante o STOP...

encarnado
February 1st, 2008, 12:58 PM
É este FDS?
:lol: