View Full Version : Marina Atlântica de Viana do Castelo

Viriatox
April 15th, 2005, 02:11 PM
PROTOCOLO VIABILIZA CONSTRUÇÃO DA MARINA ATLÂNTICA DE VIANA DO CASTELO

A Câmara Municipal, o Instituto Portuário dos Transportes do Norte (IPTM) e a Sociedade VianaPolis, assinaram no Salão Nobre da Autarquia um protocolo de cooperação que estabelece as condições de actuação daquelas três entidades tendo em vista a gestão dos terrenos, o lançamento dos concursos, a construção, a concessão e a exploração da antiga doca comercial e das áreas envolventes.

O protocolo inicia o processo de construção da futura Marina Atlântica de Viana do Castelo e regulamenta a utilização dos espaços contíguos, onde serão construídos similares de hotelaria e espaços de lazer.

A Marina Atlântica de Viana do Castelo, com uma área molhada de 34.000 m2, terá capacidade para embarcações de mais de 20 metros e de calado até quatro metros, ocupando a Antiga Doca Comercial que, para o efeito, será remodelada. A doca situa-se num espaço privilegiado da cidade, no coração da Zona Ribeirinha e fronteira ao Centro Histórico, locais estratégicos de intervenção do Programa Polis.

Também a vizinha Doca Seca Engº Duarte Pacheco (103 x 15 metros, admitindo calados até 2,70 m) vai ser reconvertida para recreio náutico com o objectivo de dar apoio a esta actividade, criando-se, assim, uma mais-valia importante no contexto dos portos de recreio do Noroeste peninsular.

Segundo o protocolo, a VianaPolis preparará os termos de referência dos concursos a promover, incluindo os respectivos programas, cláusulas técnicas e jurídicas dos cadernos de encargos, onde constem, nomeadamente, as obrigações e deveres dos concorrentes, trabalho que será acompanhado pela Câmara Municipal e IPTM.

Os trabalhos de preparação dos intervenções, deverão estar prontos de forma a que o lançamento dos concursos, especialmente dirigidos a empresas privadas, possa ocorrer até final de Junho deste ano.

O modelo financeiro para a execução das intervenções previstas, assenta no seu auto-financiamento, através da concessão da exploração dos respectivos equipamentos.

A Frente Ribeirinha poente e o Campo da Agonia, espaços vizinhos da marina, vão ser alvo de uma profunda acção de requalificação urbanística e valorização ambiental, com novas e modernas edificações, arranjo de espaços públicos, parques de estacionamento subterrâneo, ciclovia e renovação e/ou construção de infra-estruturas.

Assinaram o protocolo, pela Câmara, o Presidente Defensor Moura, pela VianaPolis, António Guedes Marques, também Vice-Presidente da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional, e, pelo IPTM, Eduardo da Silva Martins e António Mimoso Lopes.

Guedes Marques, elogiou as qualidades e o bom andamento dos projectos da VianaPolis, afirmando que esta Sociedade tem financiamento garantindo para todas as acções de requalificação previstas, esperando-se que as necessárias decisões políticas acompanhem este ritmo.

Eduardo Silva Martins, do IPTM ,congratulou-se pela exemplar colaboração entre as três entidades para concretização de um projecto de natureza ambiental, urbanística e social que muito valoriza a cidade de Viana do Castelo.

O Presidente da Câmara acentuou que o Programa Polis em Viana do Castelo avançou a um ritmo superior a todos os outros por ter objectivos bem definidos e concretos e por ter sido antecedido por planeamento adequado que teria sido executado mesmo sem o Progama Polis. Defensor Moura agradeceu a colaboração empenhada do Governador Civil na resolução dos problemas que a VianaPolis tem encontrado. O Governador Civil, Carvalho Martins, agradeceu as referências e fez votos de que a valorização de que a capital do distrito está a beneficiar tenha o êxito que merece.

Viana do Castelo 14 de Fevereiro de 2005

http://www.cm-viana-castelo.pt/noticias/arquivo/2005/fevereiro/maquete_marina.jpg

Arpels
April 15th, 2005, 02:27 PM
finalmente 1 marina pa zona entre a Galiza e grande Porto, parabens Viana!!

TeKnO_Lx
April 15th, 2005, 02:39 PM
um bom projecto para Viana!

Marco Bruno
April 15th, 2005, 09:01 PM
:)

Arpels
April 15th, 2005, 09:04 PM
que predios serão aqueles de ambos os lados dos ancoradouros? :?

Barragon
April 15th, 2005, 09:10 PM
Bem é uma grande notícia para Viana já que essa zona estava uma lástima :(

Arpels
April 15th, 2005, 09:12 PM
em k zona é? ja do lado do Atlantico?

Barragon
April 15th, 2005, 09:15 PM
é antes do forte... à frente do centro da cidade

Arpels
April 15th, 2005, 09:30 PM
ja sei!!

Phobos
April 15th, 2005, 11:18 PM
Já havia um pequeno cais la,mas este agora esta muito melhor e vai concerteza valorizar a frente ribeirinha da cidade

Arpels
April 15th, 2005, 11:33 PM
a zona ribeirinha naquela zona estava bera :(

JohnnyMass
April 16th, 2005, 12:38 AM
que predios serão aqueles de ambos os lados dos ancoradouros? :?

não sei mas tenho algumas ideias:

apartamentos de luxo, restaurantes, cinemas e centros comerciais, edifícios de apoio à marina, cafés e quem sabe um piqueno oceanário!;)

Barragon
April 16th, 2005, 03:08 AM
Pois deve ser algo que dê dinheiro ;) um Centro comercial deve ser de certeza

Barragon
April 17th, 2005, 04:04 PM
http://i3.photobucket.com/albums/y67/Barragon/vcastelo.jpg

encontrei esta imagem e fiz os círculos. O vermelho é onde vão construir a marina e os círculos a verde são espaços que futuramente poderão ser utilizados para grandes construções :okay:

JohnnyMass
April 17th, 2005, 06:52 PM
bem, se os espaços a verde forem totalmente urbanizados, viana vai crescer como ò caraças...dá para pôr lá todo o centro histórico!

Viriatox
April 17th, 2005, 08:39 PM
Acho que na franja entre a marina e o ria iam contruir tres edificios, um do Siza Vieira, outro do Souto Moura e um terceiro que não me lembro por quem, mas era tb um arquitecto português reconhecido. Os tres edificios eram de dimensões semelhantes e estavam no ambito do programa polis da cidade. Isto é o que foi anunciado com o lançamento do programa em Viana mas já não sei qual é o ponto da situação. ;)

Barragon
April 17th, 2005, 09:31 PM
Por causa do Polis eles queriam mandar um edifício de + de 10 andares, que se situa +- na parte mais antiga, abaixo.

Arpels
April 17th, 2005, 09:32 PM
resumindo e quase uma reaproveitação da estrutura ja existente certo?

JohnnyMass
April 17th, 2005, 10:59 PM
Por causa do Polis eles queriam mandar um edifício de + de 10 andares, que se situa +- na parte mais antiga, abaixo.

Ya, é o edifício Coutinho...um verdadeiro mamarracho, mas não sei se concorde com a implosão ou não.

http://img.photobucket.com/albums/v706/joao74/vcastelo.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v706/joao74/01.jpg

Arpels
April 17th, 2005, 11:07 PM
eu concordo jhonny apenas pq o acho desenquadrado na area, se estivesse mais a esquerda da foto talvez puse-se algumas reticencias!!

JohnnyMass
April 17th, 2005, 11:22 PM
pois mas os edifícios altos que se vêm à esquerda são muito mais recentes. o coutinho permaneceu o único "high rise" de viana por décadas.

Barragon
April 17th, 2005, 11:25 PM
Pois é esse .... e também estou como tu Johnny não sei se concordo ou não!

Arpels
April 17th, 2005, 11:32 PM
eu meto reticencias, talvez não gastase dinheiro a realojar as pessoas que compraram os partamentos la, entendem? ;) mas uma coisa vos digo o gajo k autorizou aquilo ira pagar e bem o realojamento se houver direito a ele!!

Phobos
April 18th, 2005, 01:13 AM
Eu duvido muito que a area perto do mar leve predios em altura,com as leis que ha por la de preservar a costa isso nunca sera permitido.La perto mesmo de Viana existem uns hoteis perto do mar que tambem estao para ser demolidos e que ficam mesmo em frente ao mar.

Barragon
April 18th, 2005, 01:16 AM
é na praia da Amoreira um pouco mais a sul :( é aí e em Esposende, Ofir

Phobos
April 18th, 2005, 01:19 AM
^Exacto,é ai mesmo. :okay:

Barragon
April 18th, 2005, 01:37 AM
Eu vi uma reportagem há pouco tempo e notava-se a erosão ! O mar já rebentava mesmo ao pé dos edifícios, que tinham praí uns 12 andares

JohnnyMass
April 18th, 2005, 01:50 AM
acho que afinal decidiram não implodir esses...mas com o passar dos anos o mar vai tratar do assunto...

como se vê aqui nesta foto, o mar já está a bater à porta!!!!

http://img.photobucket.com/albums/v706/joao74/ofir.bmp

Phobos
April 18th, 2005, 02:08 AM
Até no hotel já tem marquises...Os turistas que visitam Portugal já devem achar isso tipico e exigir apartamentos com marquises... :D

Arpels
April 18th, 2005, 02:32 PM
o mar vai chegar 1º. ca ordem de demolição não tenham duvidas, tambem vos digo não entendo o mal que os predios fazem ali na praia da Amoreira mas ok, acho mto mais grave a situação da ilha de Faro por exemplo e a situação da zona costeira da Vila da Costa da Caparica que o mar em breve levara.

Lss911
April 18th, 2005, 03:42 PM
se bem que há tecnologias relativamente eficazes de pelo menos atrasar o avanço dos mares!
Se considerarmos uma linha de tempo bem longa, Portugal está a desaparecer?

JohnnyMass
April 18th, 2005, 06:27 PM
se bem que há tecnologias relativamente eficazes de pelo menos atrasar o avanço dos mares!

certamente que está! especialmente se o nível dos oceanos continuar a subir como sobe agora. mas grande parte da costa portuguesa são arribas, aí nada mudará...agora as nossas belas praias...já eram!:(

Arpels
April 18th, 2005, 08:45 PM
o recuo e avanço da costa é em parte 1 processo natural Lss, pode advir da subida ou descida das aguas do mar de acções tomadas pelo homem embora segundo se diga k os molhes de Leixões alteraram as correntes e tem contribuido em mto para a alteração do litoral Português, mas devo lembrar que por exemplo Peniche ja foi 1 ilha e que a povoação de Atouguia da Baleia bem no interior na zona de Peniche ja foi 1 porto maritimo bem como a ria de Aveiro em tempos era mar aberto!!

Barragon
April 18th, 2005, 10:03 PM
ISso vai tudo abaixo.... na reportagem eles diziam que em breve iriam mandar isso tudo abaixo antes do mar.... mas como as coisas funcionam em Portugal penso que o mar vai deitar abaixo primeiro!

Phobos
April 18th, 2005, 10:13 PM
também acho que sim Barragon,eu ja ouvi que ia abaixo há seculos e desde então nada se fez.Depois quando cair a culpa não é de ninguém como sempre...

Barragon
April 18th, 2005, 10:15 PM
Pior é se está alguem lá dentro...

Paulo2004
July 19th, 2005, 04:35 AM
oPTIMO PROJECTO.