View Full Version : Thread dos Metrôs no Brasil (fora Rio e SP)
mopc April 21st, 2005, 12:39 AM Abri esse thread para perguntar se alguém sabe que fim estão levando os metrôs novos das metrópoles regionais do Brasil, e para ficar como um thread sobre esses metrôs.
Metrô de Fortaleza: era pra abrir em 2002. Cadê?
Metrô de Salvador: sei que está em obra, que fim levou?
Ampliação do metrô de Recife: cadê a linha 2, que era para abrir em 2003?
Ampliação de BH: cadê a linha dois?
Ampliação Porto Alegre: sei que há planos da linha 2, o que há de concreto?
Metrô de Curitiba: sei que o plano é uns 17km de elevado, vai rolar ou não>?
Metrô de Goiânia: ouvi falar da idéia, é sério?
Metrô de Brasília: quando o Y fica pronto e o que vem depois?
Trens urbanos do nodeste: sei que há sistemas precários em Natal, Teresina, acho que João Pessoa... ainda existem, como são, alguém tem fotos?
Compton_ April 21st, 2005, 01:05 AM Metrô de Fortaleza: Corte de 80% nas verbas
"O presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, Sérgio Nogueira, admite que as previsões de conclusão do Metrofor, em 2007, serão frustradas e adiadas para 2008. Mais do que o atraso de um ano na obra, a falta de recursos provoca gastos altíssimos com manutenção do que já está pronto."
mopc April 21st, 2005, 01:15 AM Eu me lembro que quando começaram a construir o metrô de Fortaleza, a previsão era pra 2002, ou estou errado. Li até que já existem os túneis da parte subterranea, é verdade?
Compton_ April 21st, 2005, 01:22 AM Eu acho que sim, a previsão era para 2002 ou 2003.
Mas estamos no Brasil, e se uma obra não for paralisada por falta de verbas não tem graça...(isso é uma ironia).
Quanto aos túneis, já fizeram sim. Na parte do Centro da cidade os buracos até já estão tapados e tudo voltou ao normal, só falta o governo entregar a grana pras obras continuarem no resto da cidade.
Rodrigo_BSB April 21st, 2005, 02:10 AM Bom, aqui em Brasília falta só a parte que liga o metrô a Ceilândia, uma cidade-satélite do DF. Mas algumas pessoas querem que o metro se estenda pela Asa Norte tbm, chegando até a Sobradinho, Planaltina e tals. Eu concordo, até hoje não entendo porque fizeram o metrô só pela Asa Sul até a Rodoviária Central, e o outro lado da cidade ficou a ver navios. :|
E alguns outros dizem que deveria haver uma linha levando até o aeroporto tbm.
Rcrd April 21st, 2005, 02:51 AM Pra mim essa história de metrô é só mais uma desculpa pra desviar dinheiro. O metrô de BH está sendo construído já tem um tempão, acho que a linha 1 já tem mais de vinte anos sendo "construída". Os políticos entram e saem dizendo que vão extender a linha tal ou que vão criar uma nova linha. Não sendo o bastante a linha 1 ainda estar incompleta já inventaram a linha 2 e 3... Haja paciência!!!
http://www.metrobh.gov.br/images/mapa_expansao2004.jpg
Ariel April 21st, 2005, 03:23 AM Pra mim essa história de metrô é só mais uma desculpa pra desviar dinheiro. O metrô de BH está sendo construído já tem um tempão, acho que a linha 1 já tem mais de vinte anos sendo "construída". Os políticos entram e saem dizendo que vão extender a linha tal ou que vão criar uma nova linha. Não sendo o bastante a linha 1 ainda estar incompleta já inventaram a linha 2 e 3... Haja paciência!!!
http://www.metrobh.gov.br/pagina_horizontal.asp?idioma=1&tela=Empresa&destaque=54
nah em vinte anos conseguiram completar a linha 1, só a tal da rodoviaria é que não tava pronta.
daqui ha dois seculos fica pronta a linha dois e tres de bh
Ap_Recife April 21st, 2005, 07:49 AM É engraçado como o história se repete, só muda o estado.
Atrasos e mais atrasos, uma lástima. :(
O Metrorec (Metrô do Recife) foi extendido da estação Rodoviária até a cidade de Camaragibe, grande Recife.
A ampliação da linha sul está a passos de tartaruga, só um trecho já foi inaugurado e que corresponde a duas estações, Largo da Paz e Imbiribeira.
Ele é 100% de superfície. Eis os mapas.
http://img.photobucket.com/albums/v40/Ap_Recife/mapa_geral.jpg
Esquema das linhas centro e sul.
http://img.photobucket.com/albums/v40/Ap_Recife/mapa_esquematico_rede.jpg
mopc April 21st, 2005, 08:43 AM É bom saber que parte da linha 2 de Recife pelo menos ja funciona. Recife se torna então a terceira cidade brasileira a ter mais de uma linha de metrô, a menos que se considere as pernas do Y de Brasília como linhas separadas.
Paulo Ctba April 21st, 2005, 05:57 PM Metrô de Curitiba: sei que o plano é uns 17km de elevado, vai rolar ou não>?
Hehehehehe, em Curitiba os políticos prometem fazer o melhor, mais bonito, maior e mais limpo metrô do mundo, mas ainda é só promessa.
Ap_Recife April 22nd, 2005, 12:43 AM É bom saber que parte da linha 2 de Recife pelo menos ja funciona. Recife se torna então a terceira cidade brasileira a ter mais de uma linha de metrô, a menos que se considere as pernas do Y de Brasília como linhas separadas.
Se consideramos o Y como duas linhas o de Recife passa a ter 3, pq a atual transforma-se em Y, um trecho vai para Jaboatão e o outro para Camaragibe. É a linha vermelha no mapa.
O Natalense April 22nd, 2005, 02:15 AM O DINHEIRO FOI TODO PARA CUMPRIR O TAL DO SUPERAVIT PRIMÁRIO...
AcesHigh April 23rd, 2005, 12:14 AM A linha 2 do metrô d POA nunca saiu do papel. A expansão da linha 1... de São Leo pra Novo Hamburgo... bom... a última vez q olhei não tinha nenhum metrô aqui não!! :D
mopc April 24th, 2005, 05:49 AM É interessante notar que no projeto de BH, a linha 2 cruzará com a linha 3 mas não haverá estação de transferência entre as duas.
Fabio April 24th, 2005, 08:32 AM Cuiabá tb ja esta em discussão, e ja existe até um semi-projeto com o traçado das 3 primeiras linhas, é pra ser um metro de subsolo no centro histórico (3km na linha azul e 2 na linha vermelha), elevado nas areas centrais e a nivel de solo no restante, sendo:
1 - Linha Azul (Sul/Norte) - 27km
2 - Linha Vermelha (Leste/Oeste) - 31 km
3 - Linha Verde (Sudoeste/Nordeste) - 26km
ja foi criada a região metropolitana de Cuiabá (algomerado) com Cuiabá e Varzea Grande e agora Santo Antônio, Chapada dos Guimarães, N. Sra. do Livramento, Poconé, Jangada e Barão do Melgaço na metro. pq assim será possivel conseguir verba federal pro projeto.
esse pré-projeto foi apresentado pelo gerente de operações da Technistock Conseils que é uma empresa franco-belga-brasileira, Jean Marie Van Den Haute (que mora em Cuiabá).
Fabio April 24th, 2005, 08:48 AM aqui uma noticia
Jaime Campos sugere o metrô.
Da Reportagem
O crescimento populacional de Cuiabá e Várzea Grande exige que se tome medida ousada no setor de transporte, sob pena de se inviabilizar o sistema em alguns anos. Esse é o posicionamento do prefeito de Várzea Grande, Jaime Campos.
O prefeito defende a idéia de se começar a planejar a implantação de um metrô, com estações intermediárias interligadas ao sistema de ônibus coletivos. “O transporte de passageiro não pode ser relegado a plano inferior. Ao contrário, ele deve ser priorizado, por sua condição estratégica e seus reflexos na área social”, analisa Jaime Campos.
O metrô exige criação de corredores específicos e investimentos financeiros com retorno assegurado. Além de reduzir o número de veículos nas ruas, ele também se revela mais seguro e pontual.
A população residente e flutuante na área do aglomerado urbano em Cuiabá e Várzea Grande gira em torno de 800 mil pessoas. Desse total, pelo menos 600 mil seriam usuários em potencial do metrô. Esse tipo de transporte de massa opera há alguns anos com sucesso em grandes cidades brasileiras, a exemplo de Belo Horizonte. (EG)
Lembrando que essa noticia tem mais de 2 anos, o prefeito ja mudou e o aglomerada cresceu (numero de cidades) porem o metro seria somente em VG e Cuiabá.
mopc April 24th, 2005, 10:58 PM Muito interessante essa proposta de Cuiabá, mas qual é a probabilidade de isso ser construído em menos de 20 anos?
Também sei de um projeto de metrô de superfície em Goiânia, alguém sabe algo?
Integralista April 29th, 2005, 12:18 AM Tambem ja falaram do metro que iria ligar Praia Grande até Guaruja passando por Sao Vicente e Santos e até agora nada.
mopc April 29th, 2005, 01:25 AM Aé, eu que tbm sou de Santos esqueci desse, o chamado VLT, é que na verdade não é metrô propriamente dito, e sim um bonde, que passaria pela ferrovia sorocabana que corta a ilha de Sao Vicente e vai até o litoral sul. O projeto tá lá, não sei que fim levou também
David de andrade May 7th, 2005, 08:07 PM Aqui em Joinville, tb tem um projeto , na verdade o projeto ainda nao existe ,mas sim estudos , com intencao de transformaras linhas ferreas da cidade em trens urbanos , que ligaria joinville as praias ate a ilha de sao francisco , seria no total de 50 km , e quem sabe tb , indo em direcao a jaragua, que seria mais 50 km
mopc May 9th, 2005, 09:47 PM Se quiserem, mandem infos sobre os metrôs das suas cidades direto para o melhor site de metrôs da web www.urbanrail.net
Miguel Pontes July 8th, 2008, 05:20 AM Recife, BH, e Porto Alegre são na verdade sistemas de trens metropolitanos modernizados. Muito otimismo chamar de Metrô.
A maior parte das linhas aproveitam o leito de antigas ferrovias com serviço de subúrbio.
Se quiserem, mandem infos sobre os metrôs das suas cidades direto para o melhor site de metrôs da web www.urbanrail.net
Nandus July 8th, 2008, 05:39 AM Recife, BH, e Porto Alegre são na verdade sistemas de trens metropolitanos modernizados. Muito otimismo chamar de Metrô.
A maior parte das linhas aproveitam o leito de antigas ferrovias com serviço de subúrbio.
O metrorec tem dupla função: trem metropolitano e metrô. A distância entre as estações no geral é muito pequena, principalmente dentro do municipio do recife. Alem disso ambas as linhas são corredores radiais do sistema estrutual integrado - SEI da RMR
RRC July 8th, 2008, 05:52 AM respondendo pelo que sei, na atualidade:
Metrô de Fortaleza: era pra abrir em 2002. Cadê?
As obras ao que parecem estão num ritmo lentíssimo, quase parando. Pela última notícia que li aqui só 52% das obras foram concluídas
Metrô de Salvador: sei que está em obra, que fim levou?
A primeira dase da obra (de6 kms) está quase concluída, acho que será inugurada no ano que vem, parece que a 2ª fase começara logo a seguir.
Ampliação de BH: cadê a linha dois?
Acho que não há verbas, as que o PAC destinou são ínfimas
Ampliação Porto Alegre: sei que há planos da linha 2, o que há de concreto?
Mesmo status de BH
Metrô de Curitiba: sei que o plano é uns 17km de elevado, vai rolar ou não>?
Parece que iam fazer o projeto básico, e que boa parte seria em sunterrâneo, passando por onde passam as baias dos ônibus
Metrô de Goiânia: ouvi falar da idéia, é sério?
Tem um tópico recente obre isso
Metrô de Brasília: quando o Y fica pronto e o que vem depois?
Várias estações foram/estão sendo inauguradas. Se não me engano o Y já funciona faz um tempo.
Trens urbanos do nodeste: sei que há sistemas precários em Natal, Teresina, acho que João Pessoa... ainda existem, como são, alguém tem fotos?
Sò conheço o de Teresina (o famoso "Metrô") tb queria conhecer os demais. Salvador, Recife e Fortaleza tb os tem, se não me engano
WP Gyn July 8th, 2008, 03:07 PM O governador de Goiás disse que vai investir 1 Bilhão para construir o Metrô de Goiânia caso a cidade seja sede da Copa de 2014.
netraider July 8th, 2008, 04:01 PM ué, para melhorar o sistema de transporte de goiania precisa acontecer 1 evento por 1 mes, que é a copa?
se a cidade pecisa de um metro, pq ja nao se constrói? o metro é para o desenv. da cidade ou para auxiliar turistas por 1 mes de copa? 1 bi em 7 anos para goiania eu creio que poderia ser viavel.
falando agora em governo federal, as vezes nao entendo muito bem os planos do governo de melhorar sistemas de transporte por causa da copa. para sp, por exemplo, o rascunho da dona marta para melhoria do metro comtemplava ate uma extensao da linha 5 num bairro de periferia, que nao tem absolutamente nada a ver com esse tipo de evento e nem seria o publico que freqüentaria a copa.
WP Gyn July 8th, 2008, 04:14 PM ^^
Vai entender né!!!
Mas estou com esperanças que saia mesmo sem a Copa, até porque Goiânia tem a maior frota per-capita de veículos do Brasil, o trânsito já está insuportável. :gaah:
Mas os políticos de Goiás não tem coragem de investir em coisas grandes e que gastem muita verba, preferem fazer 50 parques e asfaltar 100 bairros para que o "povo" veja, ache bonito e vote neles nas proximas eleições. :ohno:
Kaique July 8th, 2008, 04:15 PM ué, para melhorar o sistema de transporte de goiania precisa acontecer 1 evento por 1 mes, que é a copa?
se a cidade pecisa de um metro, pq ja nao se constrói? o metro é para o desenv. da cidade ou para auxiliar turistas por 1 mes de copa? 1 bi em 7 anos para goiania eu creio que poderia ser viavel.
falando agora em governo federal, as vezes nao entendo muito bem os planos do governo de melhorar sistemas de transporte por causa da copa. para sp, por exemplo, o rascunho da dona marta para melhoria do metro comtemplava ate uma extensao da linha 5 num bairro de periferia, que nao tem absolutamente nada a ver com esse tipo de evento e nem seria o publico que freqüentaria a copa.
Os políticos no modelo de estado que temos, precisam de dois fatores votos(motivação) e desculpa.
Temos problemas necessitando de soluções essa é uma motivação, a copa é a desculpa para não fazer agora.
No sistema atual trabalha-se em função do 4º ano. NUNCA conquistaremos um crescimento/ desenvolvimento estável num regime desses. Pois a cada 4 anos quase tudo é abortado. Por isso a iniciativa privada é que parece fazer tudo, uma vez que têm planos a longo prazo com fases de execução bem superiores a um mandato eleitoral-
Rodrigo_BSB July 8th, 2008, 07:09 PM Bom, aqui em Brasília falta só a parte que liga o metrô a Ceilândia, uma cidade-satélite do DF. Mas algumas pessoas querem que o metro se estenda pela Asa Norte tbm, chegando até a Sobradinho, Planaltina e tals. Eu concordo, até hoje não entendo porque fizeram o metrô só pela Asa Sul até a Rodoviária Central, e o outro lado da cidade ficou a ver navios. :|
E alguns outros dizem que deveria haver uma linha levando até o aeroporto tbm.
Quotando uma mensagem minha de mais de três anos atrás... O sistema de Ceilândia já está em pleno funcionamento, atraindo muita gente para o metrô. Sobre a expansão para a Asa Norte, não mudou muita coisa (se é que algum dia sairá do papel; aliás, acho que nem no papel está...).
Landerson Egg July 8th, 2008, 07:50 PM ^^
Vai entender né!!!
Mas estou com esperanças que saia mesmo sem a Copa, até porque Goiânia tem a maior frota per-capita de veículos do Brasil, o trânsito já está insuportável. :gaah:
Mas os políticos de Goiás não tem coragem de investir em coisas grandes e que gastem muita verba, preferem fazer 50 parques e asfaltar 100 bairros para que o "povo" veja, ache bonito e vote neles nas proximas eleições. :ohno:
Para comprar uma ferrari você precisa muito mais que coragem, você precisa de $$$$!!! Será que o governo de goiás tem?????
WP Gyn July 9th, 2008, 12:21 AM ^^
Tem, senão não fazia este pacote de obras para a Copa de 2014 de quase 2 Bilhões de reais.
Goiás já fez projetos de Trem-bala ligando GYN-BSB não teria verba para fazer um simples "metrô" que na verdade é VTL que na qual a maioria do seu percurso é de superfície?
Falta é coragem mesmo.
rmello July 9th, 2008, 05:38 AM É interessante notar que no projeto de BH, a linha 2 cruzará com a linha 3 mas não haverá estação de transferência entre as duas.
Ah, essa figura que foi postada está meio desatualisada..Na linha 1, a parte onde diz "operação parcial" já esta funcionando plenamente. Além do mais a linha 3 nem tinha sido projetada direito, repare que só tres estações estão marcadas. Não afirmo que havera ligação entre a 2 e 3, mas nao é possivel que nao vai ter ne!!(seria uma burrice!)
Miguel Pontes July 13th, 2008, 03:07 PM Sonhar é possível.
DIA 12.04.2008 O TRAM (TRANSPORTE RÁPIDO AUTOMOTRIZ) DESENVOLVIDO PELO METROFOR E FABRICADO PELA A EMPRESA CEARENSE BOM SINAL, DEU SEUS PRIMEIROS PASSOS. FOI UM MOMENTO DE MUITO CONTENTAMENTO PARA TODOS QUE ESTAVAM PRESENTES.
AGORA O TRAM, PRIMEIRO VLT (VEÍCULO LEVE SOBRE TRILHOS) FABRICADO NO BRASIL, SERÁ TRANSFERIDO PARA AS LINHAS FÉRREAS REFORMADAS ENTRE JUAZEIRO DO NORTE E CRATO A FIM DE REALIZAR TESTES ESTÁTICOS E DINÂMICOS.
Fonte: Metrofor
Video 1
http://www.metrofor.ce.gov.br/PortalMtr/downloads_mtr/MOV05254.MPG
Video 2
http://www.metrofor.ce.gov.br/PortalMtr/downloads_mtr/MOV05255.MPG
Positronn July 13th, 2008, 04:20 PM Florianópolis vai ganhar uma linha ligado a Beira-Mar norte , centro, a futura beira-mar continental, sei lá, mas será independente do fato de sediar ou não a copa, até porque acho que Floripa não vai. Tenho quase certeza que as três capitais do sul não sediarão a copa e Florianópolis devido a sua insignificância econômica será excluída. Mas o metrô parece que está garantido.
gaucho July 14th, 2008, 05:40 AM Florianópolis vai ganhar uma linha ligado a Beira-Mar norte , centro, a futura beira-mar continental, sei lá, mas será independente do fato de sediar ou não a copa, até porque acho que Floripa não vai. Tenho quase certeza que as três capitais do sul não sediarão a copa e Florianópolis devido a sua insignificância econômica será excluída. Mas o metrô parece que está garantido.
Eu tenho certeza que POA será uma das sedes.
wakebh July 15th, 2008, 12:30 AM É interessante notar que no projeto de BH, a linha 2 cruzará com a linha 3 mas não haverá estação de transferência entre as duas.
Na verdade no projeto consta sim a estação de transferencia...
O que ocorre em Bh é o seguinte: ao contrario de rio e sp o metro é do governo federal..Logo as verbas veem de caroça la de brasilia...
O governador elaborou uma PPP(que ja exitem em MG) para realizar a tranferencia do metro de modo tb a amplia-lo com as linhas 2 e 3...Isso tudo ja foi conversado com o governo federal que parece ter gostado da ideia...e a promessa é de que vai sair...vindo do Aecio Neves nao duvido nao.O transito em Bh esta insuportavel!:gaah:
Miguel Pontes July 15th, 2008, 04:50 AM Na verdade no projeto consta sim a estação de transferencia...
O que ocorre em Bh é o seguinte: ao contrario de rio e sp o metro é do governo federal..Logo as verbas veem de caroça la de brasilia...
O governador elaborou uma PPP(que ja exitem em MG) para realizar a tranferencia do metro de modo tb a amplia-lo com as linhas 2 e 3...Isso tudo ja foi conversado com o governo federal que parece ter gostado da ideia...e a promessa é de que vai sair...vindo do Aecio Neves nao duvido nao.O transito em Bh esta insuportavel!:gaah:
Já está insuportável ? Espere só chegar os carros indianos com preço de moto 125.
Baianóide July 15th, 2008, 08:12 AM Os primeiros trens do metrô (6 unidades) chegarão entre Setembro e Novembro. As obras civis da primeira fase (Lapa - Terminal de Ônibus Acesso Norte/ 6.5km) está praticamente pronta, sendo das 5 estações, 2 estão concluídas, 2 em fase final de conclusão e outra em início das obras, a parte da via está praticamente pronta e os trilhos e dormentes já estão começando a serem implatados. A verba para o trecho seguinte (6km - Ac Norte - Pirajá) com mais 3 estações está garantido e as obras iniciarão em janeiro de 2009, lembrando que já está adiantado esse trecho, com grande parte dos elevados já erguidos e 1 estação com as fundações e estrutura já prontas (Estação Bom Juá). O trem elétrico do subúrbio ganhou 3 trens reformados e os 3 antigos estão em reforma (irão ganhar ar-condicionado e melhorias), os trilhos estão sendo subistituídos, as estações estão sendo reformadas (ganhando até catracas eletrônicas) e serão feitas 2 novas estações (Baixa do Fiscal e Nova Itacaranha) e há o projeto de uma etsação de trasbordo para ônibus na Estação Calçada e na Estação Paripe. Lembrando que o Metrô de Salvador nasceu do zero, não é aproveitamento de nenhuma antiga ferrovia e seu leito inicial (6.5km) é 2km subterrâneo e o restante em elevado.
Miguel Pontes August 13th, 2008, 02:44 AM Metrô baiano tem verba para próximo trecho
09/08/2008 - Jornal da Mídia
A Prefeitura de Salvador já tem disponibilizado os recursos necessários para a conclusão da segunda etapa do metrô, que compreende o trecho entre o Acesso Norte e Pirajá, numa extensão de seis quilômetros. O valor, no montante de R$ 468 milhões, provenientes do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, é fruto de convênio entre a Prefeitura e o Governo Federal. Brevemente, a Prefeitura vai anunciar a assinatura da Ordem de Serviço para o início das obras do segundo trecho, entre o Acesso Norte e a Estação Pirajá.
As obras do primeiro trecho, entre a Estação da Lapa e o Acesso Norte, estão praticamente concluídas. Até o final deste mês, todo o trecho da Avenida Bonocô estará finalizado. A previsão é que em novembro, toda a obra de engenharia civil da primeira etapa esteja concluída. Ainda nesta etapa, serão colocados os dormentes e trilhos. São 1.027 trilhos, medindo 24 metros e pesando cerca de 1.500 quilos cada, totalizando 1.600 toneladas.
No trecho Lapa-Acesso Norte serão instalados 24 quilômetros de trilhos, com duas vias em cada sentido. Após esta fase, será iniciada a etapa de testes do metrô. Os dois trechos juntos totalizam 12 quilômetros.
Atualmente, 1.200 homens trabalham dia e noite nos canteiros, graças à liberação das retenções que vinham sendo feitas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Do projeto original, que prevê um percurso de 12 quilômetros entre a Lapa e Pirajá, com um custo total estimado de R$ 970 milhões, já foram concluídas 67% da construção, e investidos o montante de R$ 446 milhões.
Os primeiros três trens estão com chegada prevista entre os dias 20 e 25 de setembro. Oriundos da Coréia do Sul, os trens passaram por uma série de testes antes do embarque para o Brasil. Fabricados pela empresa japonesa Mitsui, as outras três unidades deverão desembarcar em Salvador em novembro deste ano, de acordo com informação da empresa de consultoria Ductor, que gerencia a fabricação dos trens. Cada trem, composto de quatro vagões, tem capacidade para 1.250 passageiros.
|
|