PDA

View Full Version : Um misterioso e gigantesco empreendimento no Morumbi

Edmundo
April 21st, 2005, 08:43 AM
Saiu no Valor Econômico:

Um apartamento não basta, é preciso construir cidades
14/04/2005 12:41

por Carolina Mandl

São Paulo - Minicidades dentro de uma metrópole. É isso o que as incorporadoras estão começando a construir em São Paulo. Em vez de erguer um prédio, elas estão levantando megaprojetos, onde vão moram mais de mil pessoas em um único empreendimento.

Com terrenos cada vez mais escassos em tradicionais bairros da cidade, as construtoras estão à caça de espaços em locais não tão conhecidos dos paulistanos, mas que tenham a capacidade de atrair moradores. Para isso, a lógica é que, se a vizinhança não inclui atrativos, o próprio condomínio tem de ser o estímulo do local.

"É preciso revitalizar locais da cidade que estavam estagnados para conquistar compradores", afirma Roberto Perrone, diretor superintendente da Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário.

A incorporadora está lançando um empreendimento com sete torres de apartamento que ocuparão apenas 5% do terreno de 63 mil m² na Vila São Francisco, bairro próximo à Cidade Universitária. O grande chamariz dos apartamentos do Forte do Golf será um clube construído dentro do complexo, com piscinas, spa, ofurôs, saunas e higromassagem. Os moradores terão vista para um campo de golfe e para uma pista de corrida de 2 Km - maior que a existente no Parque do Ibirapuera.

"Com todos os problemas de segurança, as famílias querem hoje que suas casas ofereçam toda a diversão para seus filhos", afirma Tomás Salles, diretor da consultoria imobiliária Lopes.

Por isso a Rossi Residencial também utilizou como apelo o lazer para atrair compradores para o Club Tuiuti, em uma zona não tão conhecida do Tatuapé, com 624 unidades. Lançado em outubro do ano passado, todos os apartamentos já foram vendidos. "Esses projetos têm de trazer a qualidade de algo espetacular", diz Leonardo Diniz, diretor da regional São Paulo da Rossi.

Como piscinas, salas de jogos eletrônicos e quadras significam condomínios mais caros, nada melhor do que diluir os custos entre diversos moradores. Por isso também eles são tão grandes.

O problema aparece na hora em que se combinam tantas pessoas com seus respectivos carros. Algumas garagens chegam a ter quase mil vagas, algo próximo à necessidade de hipermercados. Para evitar o risco de congestionamento dentro do próprio condomínio, as saídas e entradas são diversas. Além disso, o projeto tem de ser avaliado pela Secretaria Municipal de Transportes, que, em não raros casos, exige que as incorporadoras custeiem as obras para modificar o trânsito da região.

Mas, mesmo quando esses custos precisam ser pagos, o retorno é compensador para os investidores. Outros ganhos aparecem para os incorporadores quando megaprojetos são executados. Um deles é o marketing. "Em vez de fazer propaganda para sete empreendimentos, gasto com um só, que tem o mesmo potencial de vendas", explica Perrone, da Camargo Corrêa.

Na própria execução da obra o ganho aparece. "O poder de barganha com o fornecedor aumenta porque utilizo o mesmo material em todos os edifícios", afirma Diniz, da Rossi.

E não é apenas para a classe média alta que esses megaprojetos são construídos. A construtora JHSF construirá em um terreno de 80 mil m² dez torres de apartamentos que custam entre R$ 2 milhões e R$ 10 milhões, que ficarão na marginal Pinheiros, próximo à ponte Cidade Jardim. Os primeiros três prédios começarão a ser vendidos neste ano e terão como atrativo um shopping com 180 lojas e um spa. A diferença para os demais projetos é que cada prédio terá uma entrada, para que cada morador preserve sua individualidade.

Mas o maior empreendimento da cidade ainda está por vir. No começo do próximo ano, a incorporadora Bueno Netto lançará um condomínio em um terreno de 260 mil m² na marginal Pinheiros, próximo ao Morumbi, que pertencia à Eletropaulo. Cada apartamento terá 300 m², todos com vista para um campo de golfe.

Menino de Sampa
April 21st, 2005, 05:49 PM
haha... legal, prá quem pode morar aí... :D

JoseRodolfo
April 21st, 2005, 07:01 PM
interessante..

legal saber q o terreno da eletropaulo vai virar residencial..

Brasil Guy
April 21st, 2005, 08:36 PM
outro gigante!!! acabaram de lançar o maior, e já tem outro em vista!!!!!!!!
OMG

RRC
April 22nd, 2005, 06:21 AM
Nah, queir aque a aquele terreno da Eletropaulo fosse destinado a torres comerciais, será que vão derrubar aquela estrutura então?

GuilhermeC
April 22nd, 2005, 07:33 AM
Derrubar seria um desperdício... mas que bom que vão fazer ALGUMA coisa

RRC
February 10th, 2006, 02:23 AM
Aguem teve mais noticias desse empreedimento?

EricoWilliams
February 10th, 2006, 02:29 AM
Certamente vai causar furor aqui no fórum quando sair o render!!

Paulo
February 10th, 2006, 02:49 AM
Não sabia que esse GuilhermeC havia sido banido...

sobre o empreendimento, eu nem tinha conhecimento. Mas não espero, a princípio, muita coisa.

Deve ser alguma coisa no estilo "Villagio Panamby".

Ah; lembrei disso quando o Rafael falou da "estrutura da Eletropaulo".

Eu mandei um e-mail pra Ritz-Carlton e eles me garantiram que não existe a previsão de lançar nenhum hotel em São Paulo.

Mas uma pessoa que trabalha na Aflalo & Gasperini me disse que eles estão projetando um hotel pra rede no próprio esqueleto.

Em quem acreditar? Não acho que o escritório esteja mentindo, mas eles, várias vezes, criam projetos que acabam não sendo executados por mudanças de planos dos investidores/clientes. Seria muito chato se o hotel não se instalasse por lá.

Alguém tem novidades sobre o assunto?

Roque
February 10th, 2006, 03:38 AM
Já esta se tornando uma tendência, coisa semelhante já foi anunciado em Salvador, Recife e Goiânia que eu me lembre.

É uma saída necesária atualmente.

Baianóide
February 10th, 2006, 03:42 AM
^^ É verdade.

Brasil Guy
February 10th, 2006, 02:50 PM
Acho que sei qual o projeto que foi mencionado na reportagem, é um que está com parceria da Bovis Lend Lease e da Brasilinvest, não tenho renderings, mas se for o que estou pensando serão 25 torres residenciais com 25 pavimentos cada.

Samuel - VDC
February 10th, 2006, 10:59 PM
UAUU! Que projetos, hein? Só resta saber se essas torres serão altas... Não custa nada sonhar! :)

FelixMadero
February 10th, 2006, 11:03 PM
Acho que sei qual o projeto que foi mencionado na reportagem, é um que está com parceria da Bovis Lend Lease e da Brasilinvest, não tenho renderings, mas se for o que estou pensando serão 25 torres residenciais com 25 pavimentos cada.

Meu deus! Quem pagará uma fortuna para viver no meio de 25 edifícios???????? Isso é qualidade de vida? ...

Brasil Guy
February 10th, 2006, 11:13 PM
Meu deus! Quem pagará uma fortuna para viver no meio de 25 edifícios???????? Isso é qualidade de vida? ...

Até que se fossem juntos, mas não, na reportagem diz que o terreno´tem 260 mil metros quadrados, ou seja é um prédio para cada 10400m² ou seja é terreno demais!!!!

Na média os novos empreendimentos com mais de 1 torre estão sendo construido na base de 2000m² para cada torre.

palmex
February 10th, 2006, 11:15 PM
Aqui em SJC, vai ter isso tb, aqui vai ter um Alphaville!!

FelixMadero
February 10th, 2006, 11:18 PM
Até que se fossem juntos, mas não, na reportagem diz que o terreno´tem 260 mil metros quadrados, ou seja é um prédio para cada 10400m² ou seja é terreno demais!!!!

Na média os novos empreendimentos com mais de 1 torre estão sendo construido na base de 2000m² para cada torre.

E esse terreno ja tem um parque ou será todo construído?
10000m2 é muito terreno...

Paulo Ctba
February 13th, 2006, 12:05 AM
haha... legal, prá quem pode morar aí... :D

Hehehee, é verdade......

Marcio4Ever
February 13th, 2006, 04:59 PM
Recuperando threads perdidos.

gutooo
April 13th, 2006, 02:19 AM
Mais alguma novidade quanto ao terreno da eletropaulo?

Brasil Guy
April 13th, 2006, 03:12 AM
Achei, segue o empreendimento:

-> Selecione <- Reserva do Visconde Jacarezinho Golf Village Morro de São Paulo Projeto Rua Schilling Parque da Ferradura - Campos de Jordão

RESIDENCIAIS: GOLF VILLAGE

Área do terreno: 260.000,00 m²
Área construída: 370.000,00 m²
Projeto: Aflalo e Gasperini
Endereço: Marginal Pinheiros
Observações: Campos de São Paulo - GVEISA

Principal projeto residencial em desenvolvimento na cidade de São Paulo, "Campos de São Paulo" é um bairro voltado para o público de alto poder aquisitivo, com aproximadamente 450 unidades inseridas em um campo de golfe (09 buracos). Trata-se de um terreno de 260.000,00m2, com 200.000,00m2 de área verde, aliando em um mesmo projeto condições únicas de qualidade de vida e segurança.Trata-se de um projeto com investimento de R$ 800 milhões e um faturamento estimado superior a R$ 1,3 bilhão.

http://www.buenonetto.com.br/images/imgCampos.jpg

Os edificios são muito bonitos

Felipinho
April 13th, 2006, 03:43 AM
ja to vendo alguem rebater uma bolinha de golf , quica na pedra, depois na arvore e quebra uma janela....

Edmundo
April 13th, 2006, 04:57 AM
Ah não, não acredito que é isso aí.

Esperava uns prédios de pelo menos 30 andares :(

Rodrigo_BSB
April 13th, 2006, 05:18 AM
Ah, é só aquilo alí? Para ser em Sampa, pensei que fossem prédios mais altos.

Não sabia que esse GuilhermeC havia sido banido...
Comentário off-topic: Esse eu lembro porque foi banido. Snme, ele criou uma conta-clone com o nick "foxladrão" para se vingar de um troll mexicano que havia criado uma conta "lulacorrupto", isso tudo num thread do finado "City vs. City". Se não me engano, era o thread "São Paulo x Mexico City: The center of Latin America" (algo assim, o título).

ACWB
April 13th, 2006, 02:36 PM
esse terreno nao pode ser akele que tem o mega esqueleto neh? eh outro neh?

Brasil Guy
April 13th, 2006, 04:10 PM
O projeto é do escritório Aflalo e Gasperini....essa imagem é uma vista parcial, terão algumas torres mais altas (20 andares creio eu).

Segue um estudo de volumetria...
http://www.aflaloegasperini.com.br/projetos/img_149_1139251440.jpg

gutooo
April 13th, 2006, 05:56 PM
Esperava mais pra esse terreno!

paulorbd
April 13th, 2006, 06:11 PM
Não gosto de varios predios em um condominio, não gostei. Eu tbm Guto.

JoseRodolfo
April 13th, 2006, 06:15 PM
odeio este tipo de condomínio!!! é segregacionista, complica o fluxo de auto móveis de uma região (sendo que é necessário contornar toda a área para ir ao outro lado), a densidade ocupacional é baixa. Enfim, tudo o que é ruim para o funcionamento saudável de uma cidade.

paulorbd
April 13th, 2006, 06:26 PM
E o que poderia ser o espaço para vários arranha-céus, se torna isso.

Menino de Sampa
April 14th, 2006, 01:00 AM
Nossa, vai ser um monstrengo. Imagina que chateação prá quem mora ao redor desse negócio, tem que dar voltas de carro prá ir prá qualquer lugar. Isso se a vizinhança não for um tremendo favelão! Aí tem que andar quilômetros prá pegar o ônibus! :D

legal
April 14th, 2006, 01:46 AM
Eh uma copia mal feita dos condominios da Barra.

O - D - I - E - I!!!

(Legal bate o pezinho e junta as maozinhas perto do rosto enquanto fala "O - D - I - E - I !!!)

_Gaucho_
April 14th, 2006, 01:12 PM
Nossa, que projeto gigantesco, não tem nem 10 andares .