View Full Version : Trensurb (Porto Alegre) [Thread Oficial]

Pages : 1 2 3 [4] 5

AcesHigh
July 18th, 2011, 02:34 PM
Que doenças dos olhos predispõem ao desenvolvimento de um descolamento da retina?

A degeneração em palissada da retina ocorre em 6% a 8% da população.

A miopia elevada (maior que 5 ou 6 dioptrias) aumenta o risco de um descolamento da retina. De facto, o risco aumenta 2,4% em comparação a uns 0,06% de risco para um olho normal de uma pessoa com 60 anos. (Dioptrias são unidades de medida) Cirurgia da catarata ou outras operações pode incrementar o risco nos pacientes com o miopia elevada.

Os pacientes com Glaucoma têm um risco aumentado de desenvolver um descolamento da retina.

Que outros factores estão associados ao descolamento da retina?

O traumatismo como um murro, ou um ferimento penetrante por um objecto afiado podem conduzir a um descolamento da retina.

Um descolamento da retina não traumático parece indicar uma tendência (herdada) genética para desenvolver descolamentos da retina.

Em cerca de 5% dos pacientes com um descolamento da retina num olho, que não seja causado por trauma ocorre subsequentemente no outro olho. Assim o segundo olho de um paciente com um descolamento da retina deve ser examinado e seguido com atenção, pelo paciente e pelo oftalmologista.

Os diabetes podem conduzir a um tipo de descolamento da retina causado por tracção na retina, sem rasgadura

Paulo Magalhães
July 22nd, 2011, 04:00 PM
Construção do metrô de Porto Alegre é aprovada pelo governo federal

Anúncio oficial de que o projeto do metrô será contemplado no PAC só vai ocorrer no dia 27 de agosto

A construção do metrô de Porto Alegre foi aprovada pela equipe técnica do governo federal que avalia quais projetos entrarão no volume de recursos disponibilizados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Agora, só falta a assinatura da presidente Dilma Rousseff.

A informação foi confirmada pelo prefeito José Fortunati ao jornalista José Antônio Pinheiro Machado na noite de quinta-feira.

Um dos itens que surpreendeu a equipe técnica foi o valor dos recursos federais solicitados pela prefeitura, de R$ 1,58 bilhão. Os técnicos do Ministério das Cidades acreditavam que a proposta seria maior do que R$ 2 bilhões.

O custo do projeto, no entanto, é maior. São R$ 2,4 bilhões, mas a modelagem financeira apresentada pela prefeitura, como isenção de impostos e as contrapartidas da administração da Capital e da empresa a ser contratada possibilita abater quase R$ 900 milhões do valor total.

A primeira fase da linha terá extensão de 14,88 quilômetros, com início nas proximidades da Fiergs, na Avenida Assis Brasil, passando pela Avenida Farrapos e pela Rua Voluntários da Pátria. A linha do trem irá terminar na Avenida Borges de Medeiros.

Ao todo, serão 13 estações, por onde circularão cerca de 300 mil passageiros por dia. O anúncio oficial de que o projeto do metrô será contemplado no PAC só vai ocorrer no dia 27 de agosto.

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Pol%C3%ADtica&newsID=a3406491.xml

supermasterly3
August 3rd, 2011, 08:24 PM
Pessoal qual o máx de carros por composição que o sistema pode operar num futuro com mais trens? Existe alguma previsão de mais trens para o metro de porto alegre? Recife está comprando 15. Belo horizonte tem previsão. E vcs?

AcesHigh
August 5th, 2011, 04:13 AM
Estação Liberdade - Quinta-feira, 04 de Agosto de 2011

http://www.trensurb.com.br/expansao/blog/image/img_c690008d.jpg

capilé de coração
August 6th, 2011, 07:53 PM
falta 1 mês pra eu andar de trem...

Elover
August 8th, 2011, 06:31 PM
Uma das novas estações tbm ficará próxima a minha casa. Confesso q só assim para andar de trem de vez em quando...

Celso Jorge
August 10th, 2011, 06:45 PM
Será mesmo em setembro a inauguração dessa extensão do Trensurb?

AcesHigh
August 10th, 2011, 08:46 PM
Será mesmo em setembro a inauguração dessa extensão do Trensurb?

inauguração de TODA EXTENSÃO? Claro que não. A inauguração será da estação somente até a estação Liberdade.

capilé de coração
August 13th, 2011, 02:23 PM
a inauguração até a estação Santo Afonso/ECNH foi adiada mais uma vez , ficando agora para outubro, culpa das chuvas, que estão muito acima da média na região.

AcesHigh
August 13th, 2011, 04:05 PM
reportagem da TV Feevale com detalhes sobre a construção (pro lado ecológico) e várias imagens dos trilhos e dentro da estação

F_kbhlzXswI

AcesHigh
August 13th, 2011, 04:17 PM
achei esse render da estação da Rodoviária (estação FENAC?) Tem uma passarela ligando a estação à rodoviaria... interessante!

http://an.novohamburgo.rs.gov.br/modules/galeria/uploads/26480/20110210GABINETEProjecao_Trensurb1.jpg

imagem do trem dentro de uma estação nova
http://an.novohamburgo.rs.gov.br/modules/galeria/uploads/26480/2010_10_26_GABINETE_Viagem_Experimental_trem_126.JPG

projeção dos trilhos chegano ao centro de Novo Hamburgo, e o arroio Luiz Rau canalizado
http://an.novohamburgo.rs.gov.br/modules/galeria/uploads/26480/20110210GABINETEProjecao_Trensurb.jpg

mais fotos mostrando dentro das estações, durante abertura do processo licitatório pra ocupação das áreas comerciais
http://an.novohamburgo.rs.gov.br/modules/galeria/uploads/26821/20110621SEDETURApresentacao_espacos_trensurb_013.jpg

http://an.novohamburgo.rs.gov.br/modules/galeria/uploads/26821/20110621SEDETURApresentacao_espacos_trensurb_102.jpg

Landerson Egg
August 13th, 2011, 04:24 PM
Todos os sistemas ganhando estações novas, gostei da estação.:)

lipe_andreense
August 13th, 2011, 05:22 PM
Uau, estação muito bonita!

Celso Jorge
August 15th, 2011, 07:12 PM
As obras no centro de Novo Hamburgo já foram iniciadas, além da canalização do córrego (arroio)?

Elover
August 15th, 2011, 07:55 PM
reportagem da TV Feevale com detalhes sobre a construção (pro lado ecológico) e várias imagens dos trilhos e dentro da estação

F_kbhlzXswI

Estação Liberdade no Bairro Santo Afonso... Ou será Estação Santo Afonso no bairro Liberdade. Belo lead para uma matéria!! Aliás, achei ridícula a troca do nome da primeira estação hamburguense.

Sangnaris
August 16th, 2011, 01:20 AM
Interessante, primeiro video que vi do Aeromovel:

http://fortunati.com.br/aeromovel/

RFroner
August 18th, 2011, 11:07 PM
coitado desse arroio...

marcoshenz
August 19th, 2011, 01:50 AM
As obras no centro de Novo Hamburgo já foram iniciadas, além da canalização do córrego (arroio)?

O estaqueamento dos pilares está nos 400m finais, em termos de estrutura pronta, falta uns 2km. Canalização não se vê nada ainda, deve ser uma das ultimas etapas...

Lulamann
August 19th, 2011, 09:24 PM
Que doenças dos olhos predispõem ao desenvolvimento de um descolamento da retina?

A degeneração em palissada da retina ocorre em 6% a 8% da população.

A miopia elevada (maior que 5 ou 6 dioptrias) aumenta o risco de um descolamento da retina. De facto, o risco aumenta 2,4% em comparação a uns 0,06% de risco para um olho normal de uma pessoa com 60 anos. (Dioptrias são unidades de medida) Cirurgia da catarata ou outras operações pode incrementar o risco nos pacientes com o miopia elevada.

Os pacientes com Glaucoma têm um risco aumentado de desenvolver um descolamento da retina.

Que outros factores estão associados ao descolamento da retina?

O traumatismo como um murro, ou um ferimento penetrante por um objecto afiado podem conduzir a um descolamento da retina.

Um descolamento da retina não traumático parece indicar uma tendência (herdada) genética para desenvolver descolamentos da retina.

Em cerca de 5% dos pacientes com um descolamento da retina num olho, que não seja causado por trauma ocorre subsequentemente no outro olho. Assim o segundo olho de um paciente com um descolamento da retina deve ser examinado e seguido com atenção, pelo paciente e pelo oftalmologista.

Os diabetes podem conduzir a um tipo de descolamento da retina causado por tracção na retina, sem rasgadura

Tenho amigos oftomologistas que confirmaram casos de deslocamento de retina em leitura em carros e ônibus, justamente a trepidação borra o texto e a pessoa esforça a vista para estabilizar no que tá vendo, é uma "guerra", ainda mais lendo a Bíblia com letras ultra-miúdas...Mas realmente esses casos são pequenos e com pessoas com pré-disposição. Não leio pois me dá muita dor de cabeça então aprecio o cenário mudar com o trajeto. Também num trem onde a trepidação é menor dá pra ler (se o trecho estiver bom claro). Fim do off

Tiago Costa
August 19th, 2011, 10:26 PM
Ô gente, vamos discutir o Trensrurb, por favor. Se isso fosse realmente relevante, teríamos recomendações e estudos a respeito, e não é bem o que acontece.

AcesHigh
August 20th, 2011, 03:12 PM
Ô gente, vamos discutir o Trensrurb, por favor. Se isso fosse realmente relevante, teríamos recomendações e estudos a respeito, e não é bem o que acontece.

pois é, foi oq falei...

capilé de coração
August 20th, 2011, 05:44 PM
alguem de NH me explique, o arroio tem hoje 6 metros de largura e vai ficar com 12 metros, levando em conta que os pilares do trem vao se localizar de um lado do arroio, como vão ficar as ruas do lado que ja sao estreitas a 6 metros de largura, imagina com 12 metros?

AcesHigh
August 21st, 2011, 12:42 AM
alguem de NH me explique, o arroio tem hoje 6 metros de largura e vai ficar com 12 metros, levando em conta que os pilares do trem vao se localizar de um lado do arroio, como vão ficar as ruas do lado que ja sao estreitas a 6 metros de largura, imagina com 12 metros?

eu sei te explicar... basta olhar no Google Earth.

se tu medir a largura da rua de cada lado... 6 metros. A largura do arroio, tb é 6 metros.

MAS ATENÇÃO, a largura do arroio é a largura daquela parte onde corre a água em dias normais... que tem pedra ao redor... acima daquela parte (que só vira arroio em dias de chuva), existe grama... ali as paredes são INCLINADAS até chegarem na altura da rua.

A distancia entre as ruas (de um lado e outro da avenida) é 17 metros (seria a largura do canteiro central se o arroio fosse canalizado e tapado.

Oras, pra aumentar a largura do arroio portanto, o que se fará é ALARGAR O FUNDO do arroio (que são só 6 metros). Obviamente, as paredes do arroio até a altura da rua ficarão verticais demais pra ser grama, portanto ou terão que concretar ou fazer taludes ou aquele sistema com um monte de cascalho e seguros por uma espécie de arame (como é ali perto do BIG de Novo Hamburgo).

AcesHigh
August 21st, 2011, 12:48 AM
aqui ó... a largura do arroio de 6 metros, é aquela lá embaixo... e as paredes de grama inclinada sobem e a largura lá em cima, a distancia entre as duas faixas, chega a 17 metros...
http://novohamburgo.org/site/wp-content/uploads/2011/04/chevettecapa0304.jpg

essa aqui é uma imagem do Arroio Luis Rau na altura do Super Rissul... note que as paredes são verticais, portanto a largura do arroio (lá embaixo) foi aumentada, enquanto a altura no topo, onde estão as ruas, continuou igual.
http://4.bp.blogspot.com/-QFOnn6mSalU/TZ8t6RIVjOI/AAAAAAAAANk/IJmn2A7sPk8/s1600/Pac+Manejo+%25288%2529+%2528edit%2529.jpg

espero ter respondido tua dúvida

capilé de coração
August 21st, 2011, 03:43 AM
respondeu sim, tirou minha dúvida.
valeu mesmo...

capilé de coração
August 21st, 2011, 03:48 AM
mas ficaria melhor se fechassem o arroio...
vai ficar estranho o trem passando encima do arroio.

capilé de coração
August 21st, 2011, 03:51 AM
obras do trensurb em NH.

http://static.panoramio.com/photos/original/57669797.jpg

Paulo Magalhães
August 21st, 2011, 03:55 AM
O Traçado se estende no leito do corrego, até o fundo da imagem?

capilé de coração
August 21st, 2011, 04:23 AM

sim...

AcesHigh
August 22nd, 2011, 02:41 PM

não até o FUNDO da imagem, o fundo da imagem é em cima da Serra, Caxias do Sul ou mais adiante ainda, uns 80km de distancia :D

Paulo Magalhães
August 22nd, 2011, 04:29 PM
não até o FUNDO da imagem, o fundo da imagem é em cima da Serra, Caxias do Sul ou mais adiante ainda, uns 80km de distancia :D

O Fundo que eu me referi, foi até o ponto aonde o corrego cruza a área urbanamente densa da imagem:)

RRC
August 22nd, 2011, 04:37 PM
^^ Ele entendeu, é que o Aces é fanfarrão mesmo!

capilé de coração
August 23rd, 2011, 04:30 AM

ah, entendi que seria até onde aparece o corrego...

AcesHigh
August 23rd, 2011, 08:47 AM
^^ Ele entendeu, é que o Aces é fanfarrão mesmo!

por isso mesmo q adicionei um sorriso colgate no final da frase...

RFroner
August 23rd, 2011, 08:48 PM
Nunca é boa idéia fechar um arroio, a não ser que NH queira se tornar São Paulo em época de chuvas.

Eduardo GJF
August 23rd, 2011, 09:23 PM
^^
Deixando um canal com vazão adequada e desenho que desfavoreça o assoreamento, o fechamento de um ribeirão desses não representa risco algum.

São Paulo? :weird: :crazy: Pra começar, o problema não é, nem nunca foi, a canalização de córregos e rios, mas a impermeabilização do solo na cidade toda. E mesmo que fosse, são escalas absurdamente diferentes. Totalmente descabida a comparação.

giuliann
August 26th, 2011, 05:15 AM
http://img703.imageshack.us/img703/972/estacaonovohamburgo.jpg

TA AI A ESTAÇÃO NOVO HAMBURGO.

giuliann
August 26th, 2011, 05:26 AM
http://imageshack.us/photo/my-images/703/estacaonovohamburgo.jpg/

WesleyL8
August 26th, 2011, 05:57 AM

AcesHigh
August 26th, 2011, 08:07 AM

valeu cara... tu é hamburguense?? Pra colocar imagens, tem que ou clicar no botão amarelo que tem tipo um solzinh e umas montanhas cinzas, e então colar a URL, ou tu pode colar a URL diretamente no post e colocar as TAGS "[ img ] URL [ /img]", SEM OS ESPAÇOS (e sem as aspas tb hehe)

AcesHigh
August 26th, 2011, 08:09 AM
perguntas
1 - pq os trilhos estão separados ali? Dois trilhos?

2 - essa é a fachada antiga e feia do Shopping... o Bourbon comprou o shopping e reformou TODA a fachada... ficou MUITO bonito... dificil de acreditar que a fachada vai ficar escondida por esse monstrengo...

Tiago Costa
August 26th, 2011, 04:16 PM
As vias ali estão separadas porque a estação terá plataforma central. Só que eu achei que pelo pouco espaço disponível no local, a estação ficou muito massiva.

Elover
August 26th, 2011, 05:46 PM
De fato, a fachada é antiga. Espero q o projeto também tenha mudado assim como o shopping, pois ficou horrível mesmo. Acredito nessa mudança pois foram agregadas novas alças de acesso à estação bem como o estudo de um pequeno recuo que não comprometeria tanto a fachada lateral junto ao centro comercial.

Sniper
August 26th, 2011, 07:00 PM
A estação ficou TÃO GRANDE que seria mais plausível ou aumentá-la em direção ao shopping, ou aumentar o shopping em direção a ela, fazendo uma conexão entre os dois.

Lulamann
August 26th, 2011, 07:29 PM
Uma pergunta técnica pra quem mora em Novo Hamburgo...

O córrego (arroio) passa por aí?
Se não passa porque não fizeram uma estação subterrânea...

Garciaex
August 26th, 2011, 08:09 PM
^^ Porque provavelmente iria aumentar demais o custo de implantação. Quanta poluição visual nesta estação.

Paulo Magalhães
August 26th, 2011, 08:36 PM
Estética não promove mobilidade.

Eduardo GJF
August 26th, 2011, 09:12 PM
Com arroio ou sem, o custo seria muito maior do que uma estação elevada.

Aliás, a plataforma central ao meu ver foi exatamente construída pra que o espaço lateral necessário fosse menor.

Paulo Magalhães
August 26th, 2011, 10:08 PM
^^^^
Faço ressalvas à sua colocação...

Caso a estação não tivesse disposição da plataforma "tipo ilha",
Implicaria em realocar todo o conjunto estrutural para acomodar duas ou mais plataformas, compreendendo uma área que excederia aos limites do leito do arroio, empreendendo um impacto bem maior ao entorno.

giuliann
August 26th, 2011, 11:18 PM
Seguinte: há algum tempo quando eu estava tentando achar alguma coisa sobre o trem, eu encontrei tudo que eu queria aqui nesse fórum.

Essa semana eu encontrei um vídeo sobre o metrô e tirei um print na que eles mostraram a foto e fiz questão de me cadastrar e colocar a foto aqui pra vocês verem.

Me bati para colocar, mas consegui... hehehe

Sou hamburguense sim. Moro na esquina das ruas 5 de Abril com a Nações Unidas, em cima da Clinica do Rim.

Abraço à todos.

Giulian

lipe_andreense
August 26th, 2011, 11:18 PM
^^^^
Faço ressalvas à sua colocação...

Caso a estação não tivesse disposição da plataforma "tipo ilha",
Implicaria em realocar todo o conjunto estrutural para acomodar duas ou mais plataformas, compreendendo uma área que excederia aos limites do leito do arroio, empreendendo um impacto bem maior ao entorno.

Foi exatamente isso que ele quis dizer, a plataforma central como solução para ocupar um espaço menor.

Paulo Magalhães
August 26th, 2011, 11:29 PM
Foi exatamente isso que ele quis dizer, a plataforma central como solução para ocupar um espaço menor.

Sim...
Estava apenas reiterando o que foi postado.

AcesHigh
August 27th, 2011, 12:34 AM
Uma pergunta técnica pra quem mora em Novo Hamburgo...

O córrego (arroio) passa por aí?
Se não passa porque não fizeram uma estação subterrânea...

sim, passa, mas em frente ao shopping ele é canalizado e tem uma praça em cima

AcesHigh
August 27th, 2011, 12:35 AM
Com arroio ou sem, o custo seria muito maior do que uma estação elevada.

Aliás, a plataforma central ao meu ver foi exatamente construída pra que o espaço lateral necessário fosse menor.

vc economiza espaço lateral na estação, entretanto, no resto dos trilhos se ocupa muito mais espaço!!

Eduardo GJF
August 27th, 2011, 12:45 AM
Não... pouco antes e pouco depois da estação as vias voltam a se apoiar em um elevado único, ora. Não tem nada de "muito mais".

Lulamann
August 27th, 2011, 03:29 AM
Valeu a resposta Aces!

Então foi a melhor solução...

Há um estudo de uma estação subterrânea no Trensurb ainda? Não me lembro onde seria....

Paulo Magalhães
August 27th, 2011, 03:35 AM
Há um estudo sobre o rebaixamento da faixa de domínio e das estações do respectivo trecho, não me recordo de maiores detalhes:nuts:

Celso Jorge
August 27th, 2011, 03:18 PM
Que eu saiba, existe um projeto de rebaixamento de uma estação no município de Canoas.

AcesHigh
August 27th, 2011, 05:55 PM
exato, rebaixamento de estação no municipio de Canoas (projeto), pois em Canoas não é elevado, então os trilhos (cercados) dividem a cidade.

e a linha 2, em POA, terá várias estações subterraneas.

AcesHigh
August 27th, 2011, 05:56 PM
Não... pouco antes e pouco depois da estação as vias voltam a se apoiar em um elevado único, ora. Não tem nada de "muito mais".

o que é pouco antes e pouco depois pra vc? 500m? Talvez pra São Paulo 500m não seja nada, mas pra Novo Hamburgo, é MUITA coisa. E estamos falando em FRENTE AO SHOPPING.

Não estou preocupado com um ou dois elevados ao longo de todo percurso, somente em frente ao shopping.

lipe_andreense
August 27th, 2011, 06:12 PM
Mas porque a preocupação tao grande com a fachada de um shopping?

Celso Jorge
August 27th, 2011, 06:29 PM
É mesmo, por que essa preocupação? Afinal, o importante mesmo é o trem chegar na cidade de Novo Hamburgo, o resto é detalhe.

Lulamann
August 27th, 2011, 06:55 PM
Se fosse um prédio ou um conjunto histórico seria uma preocupação justificada. Mas um Shopping que em tempos muda de decoração e fachada esse cuidado é irrelevante e tenha certeza que os donos e lojistas estão lançando rojões de ter uma estação ao lado.

Celso Jorge
August 27th, 2011, 09:23 PM
Com essa extensão totalmente pronta, o Trensurb precisará de mais trens e eu pergunto: vão abrir logo uma licitação para comprar mais trens ou não? Pergunto isso porque não será possível operar toda a linha somente com a frota atual e quanto mais cedo fizerem isso, melhor, pois não se fabrica trens de um mês para o outro.
Creio que a empresa pretende operar a linha com intervalos razoavelmente baixos de acordo com a demanda atual e futura e, por isso, vai mesmo precisar de novos e modernos trens para complementar a frota. Que seja priorizada a indústria nacional na aquisição de novo material rodante de acordo com o princípio da isonomia e benefício da economia do país, gerando empregos aqui, não lá fora.

Eduardo GJF
August 27th, 2011, 10:53 PM
o que é pouco antes e pouco depois pra vc? 500m? Talvez pra São Paulo 500m não seja nada, mas pra Novo Hamburgo, é MUITA coisa.

200m... 250m, exagerando muito.

E estamos falando em FRENTE AO SHOPPING.
Não estou preocupado com um ou dois elevados ao longo de todo percurso, somente em frente ao shopping.

E o shopping tem o quê virado pro elevado? Uma parede cega? :poke:

AcesHigh
August 28th, 2011, 02:31 AM
pessoal que mora em capitais não entende pq não consegue se colocar na situação onde a cidade tem um único shopping e é um ponto de referência na cidade.

são de cidades grandes demais, onde enfeiar 500m de avenida não importa, pq a cidade é grande demais pra se preocupar com tão pouco... Novo Hamburgo é muito menor que São Paulo ou Salvador entretanto.

Eduardo GJF
August 28th, 2011, 02:45 AM
^^

"Enfeiar" é absurdamente relativo. Eu mesmo acho horrível riachos no meio da cidade - com faixas de rolamento coladas em ambas as margens - que não tenham sido devidamente canalizados. Além de ser perigoso e instável.

Alternativa a esse urbanismo apertado existe: deixar uma distância de uns 5m de cada lado do ribeirão até as pistas, colocando vegetação nas margens para evitar assoreamento.

No caso de uma via férrea elevada, ela não tem de se adaptar ao seu entorno, visto que é infraestrutura essencial para a vida da cidade como parte de uma metrópole. O entorno é que deve ser adaptado a ela.

Num cenário ideal - meu cenário ideal, melhor - essa linha seria subterrânea - ou então que se criasse uma avenida de pista dupla com canteiro de 10m de largura para acomodar o tal riacho e a via elevada. E só depois de um recuo frontal em relação à avenida haveriam construções de porte mais avantajado. (se bem que nesse trecho a avenida tem um canteiro de 20m de largura, né? :lol:)

De qualquer modo, não há dinheiro pra isso.
E Novo Hamburgo tem de se acostumar com esse tipo de dilema, uma vez que está cada vez mais integrada à Porto Alegre e se tornando apenas uma parte de uma "cidade grande".

Lulamann
August 28th, 2011, 03:28 AM
É por isso que tem que caprichar na arquitetura da estação. Assim a própria estação vira referência substituindo o shopping.

capilé de coração
August 28th, 2011, 06:58 PM
não sei se foi postado aqui, mas o dinheiro que faltava para completar a obra foi liberado pelo governo, avenida mauá em sao leopoldo, conclusão do loteamento padre orstes, alargamento do arroio em novo hamburgo, mais uma estação em novo hamburgo e adaptações naos estações.

capilé de coração
August 28th, 2011, 07:04 PM
sobre a estação novo hamburgo, achei que seria mais bonita, achei ela muito alta e estreita...

Celso Jorge
August 28th, 2011, 07:05 PM
Boa notícia, agora só falta o governo definir a aquisição de novos materiais rodantes que são necessários para operar toda a linha com essa nova extensão.

capilé de coração
August 28th, 2011, 08:14 PM
Boa notícia, agora só falta o governo definir a aquisição de novos materiais rodantes que são necessários para operar toda a linha com essa nova extensão.

sim, se agora o trem ja chega lotado em canoas, imagina depois com as 5 estações a mais.

AcesHigh
August 28th, 2011, 08:19 PM
E Novo Hamburgo tem de se acostumar com esse tipo de dilema, uma vez que está cada vez mais integrada à Porto Alegre e se tornando apenas uma parte de uma "cidade grande".

de jeito nenhum... Novo Hamburgo tem sua própria mini RM. A configuração da RM de POA resulta nisso. POA está numa ponta. Novo Hamburgo na outra ponta, 40km distante.

JoãoLuiz
August 30th, 2011, 12:13 AM
de jeito nenhum... Novo Hamburgo tem sua própria mini RM. A configuração da RM de POA resulta nisso. POA está numa ponta. Novo Hamburgo na outra ponta, 40km distante.

De fato!

Novo Hamburgo é centro para cidades como Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Campo Bom, Sapiranga e Araricá.
São Leopoldo aparentemente é uma cidade "sozinha". Não vejo nenhuma interrelação dela com Novo Hamburgo.
Já no Vale o Paranhana temos uma "mini-RM", pois Taquara polariza as cidades de Riozinho, Rolante, Igrejinha, Três Coroas, Parobé e Nova Hartz.

Aqui em Sapiranga muito pouco se necessita ir até Porto Alegre, apenas se é algo que não encontramos em Novo Hamburgo.

AcesHigh
August 30th, 2011, 05:33 AM
De fato!

Novo Hamburgo é centro para cidades como Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Campo Bom, Sapiranga e Araricá.
São Leopoldo aparentemente é uma cidade "sozinha". Não vejo nenhuma interrelação dela com Novo Hamburgo.
Já no Vale o Paranhana temos uma "mini-RM", pois Taquara polariza as cidades de Riozinho, Rolante, Igrejinha, Três Coroas, Parobé e Nova Hartz.

Aqui em Sapiranga muito pouco se necessita ir até Porto Alegre, apenas se é algo que não encontramos em Novo Hamburgo.

exato... conheço muita gente que mora em NH e trabalha em Sapiranga ou vice-versa... tive MUITOS colegas da escola que moravam em Sapiranga e Campo Bom... ou Estância Velha ou Ivoti... alguns tb de Dois Irmãos.

não me lembro de nenhum de São Leopoldo entretanto.

In The End
August 30th, 2011, 11:46 PM
Construção do metrô de Porto Alegre é aprovada pelo governo federal

Anúncio oficial de que o projeto do metrô será contemplado no PAC só vai ocorrer no dia 27 de agosto

A construção do metrô de Porto Alegre foi aprovada pela equipe técnica do governo federal que avalia quais projetos entrarão no volume de recursos disponibilizados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Agora, só falta a assinatura da presidente Dilma Rousseff.

A informação foi confirmada pelo prefeito José Fortunati ao jornalista José Antônio Pinheiro Machado na noite de quinta-feira.

Um dos itens que surpreendeu a equipe técnica foi o valor dos recursos federais solicitados pela prefeitura, de R$ 1,58 bilhão. Os técnicos do Ministério das Cidades acreditavam que a proposta seria maior do que R$ 2 bilhões.

O custo do projeto, no entanto, é maior. São R$ 2,4 bilhões, mas a modelagem financeira apresentada pela prefeitura, como isenção de impostos e as contrapartidas da administração da Capital e da empresa a ser contratada possibilita abater quase R$ 900 milhões do valor total.

A primeira fase da linha terá extensão de 14,88 quilômetros, com início nas proximidades da Fiergs, na Avenida Assis Brasil, passando pela Avenida Farrapos e pela Rua Voluntários da Pátria. A linha do trem irá terminar na Avenida Borges de Medeiros.

Ao todo, serão 13 estações, por onde circularão cerca de 300 mil passageiros por dia. O anúncio oficial de que o projeto do metrô será contemplado no PAC só vai ocorrer no dia 27 de agosto.

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Pol%C3%ADtica&newsID=a3406491.xml

Nada ainda do anuncio oficial?

Elover
August 31st, 2011, 12:55 AM
De fato!

A chegada do trem deve ressaltar essa integração regional em torno de NH.

capilé de coração
August 31st, 2011, 01:04 AM
A chegada do trem deve ressaltar essa integração regional em torno de NH.

até concordo contigo, mas ressaltaria mais se o trem ligasse NH às outras cidades...

AcesHigh
August 31st, 2011, 03:39 AM
até concordo contigo, mas ressaltaria mais se o trem ligasse NH às outras cidades...

o que é uma proposta oficial já de várias cidades da região à Trensurb.

na minha opinião, a integração local é tão forte e independente de POA, que poderiam fazer uma linha separada (Estância/Novo Hamburgo/Campo Bom/Sapiranga), que somente fizesse baldeação com a Linha 1.

capilé de coração
September 3rd, 2011, 12:49 AM
Novas fotos aéreas das obras em São Leopoldo.

http://static.panoramio.com/photos/original/58349349.jpg

http://static.panoramio.com/photos/original/58349363.jpg

http://static.panoramio.com/photos/original/58349369.jpg

Loteamento Braz III, um dos loteamentos para onde estão indo as familias retiradas da rota do trem.
http://static.panoramio.com/photos/original/58349370.jpg

Momento fundo do baú.
Obras da Estação Unisinos, deve ser do ano 1995 ou 1996.

http://static.panoramio.com/photos/original/58349372.jpg

Positronn
September 3rd, 2011, 01:04 AM
Essas estações tem integração com linhas de ônibus alimentadoras da região?

capilé de coração
September 3rd, 2011, 01:12 AM
Essas estações tem integração com linhas de ônibus alimentadoras da região?

ainda não, elas não estão prontas...
mas creio que terão.
a Rio dos Sinos deve abastecer os Bairros leopoldenses Campina, Scharlau, Arroio da Manteiga, além do bairro Rio dos Sinos mesmo.
A Santo Afonso/ECNH deve abastecer além dos bairros hamburquenses, o leopoldense Santos Dumont.

capilé de coração
September 3rd, 2011, 02:53 PM
A estação Santo Afonso/ECNH irá beneficiar o segundo maior Bairro de cada cidade, Santos Dumont de São Leopoldo com 24.543 habitantes e Santo Afonso de Novo Hamburgo com
23.823 habitantes

capilé de coração
September 5th, 2011, 05:11 AM
Bairro Rio dos Sinos e Santos Dumont em 2003.
http://static.panoramio.com/photos/original/58468556.jpg

E agora em 2011 com a linha do Trensurb.
Além de trazer o trem para a zona norte da cidade essa obra foi muito importante para os 2 bairros, acabando com uma vila, ou favela pra quem preferir, afinal, são mais de 600 famílias reassentadas, tiradas de barracos sem nenhuma infra estrutura para casas bem estruturadas e com toda infra estrutura, num loteamento que é considerado exemplo no Brasil.
http://static.panoramio.com/photos/original/58468552.jpg

capilé de coração
September 5th, 2011, 05:19 AM
um lugar que antes só tinha casebres vai receber uma linha elevada do trem e ainda uma avenida bonita que ligará diretamente Novo Hamburgo ao centro de São Leopoldo.
É uma obra fenomenal e de grande importancia para a zona nordeste da cidade.

Naipesky
September 10th, 2011, 03:37 PM
De quanto em quanto tempo passa o trem nas estações finais, como em São Leopoldo?

Pelo site demora 41 minutos da primeira à última estação, bem razoável considerando a distancia e o número de paradas. Mas não falam nada sobre a periodicidade dos veículos.

AcesHigh
September 11th, 2011, 06:22 AM
De quanto em quanto tempo passa o trem nas estações finais, como em São Leopoldo?

Pelo site demora 41 minutos da primeira à última estação, bem razoável considerando a distancia e o número de paradas. Mas não falam nada sobre a periodicidade dos veículos.

está no site
http://www.trensurb.gov.br/paginas/paginas_detalhe.php?codigo_sitemap=18

nos horários de pico, em dias da semana, chega a ser de 4 em 4 minutos... tempo máximo é de 15 minutos, pelas 5 da manhã e perto da meia noite...

Celso Jorge
September 14th, 2011, 01:41 PM
Será mesmo neste mês a entrega de duas novas estações na extensão da Linha 1 do Trensurb?

AcesHigh
September 14th, 2011, 02:26 PM
estas estações já estão prontas faz tempo... acho q a questão só pode ser mesmo contratação de funcionários e de trens novos...

Tiago Costa
September 14th, 2011, 04:06 PM
As obras civis sim, mas e os sistemas (especialmente a sinalização), já estão prontos e testados?

AcesHigh
September 14th, 2011, 04:44 PM
não sei, mas demora tanto pra instalar e testar esse tipo de coisa?

Tiago Costa
September 14th, 2011, 05:14 PM
Sim, demora alguns meses.

lipe_andreense
September 14th, 2011, 09:27 PM
não sei, mas demora tanto pra instalar e testar esse tipo de coisa?

A linha 4 de São paulo, por exemplo está "pronta" há mais de um ano, e ainda em testes.

Celso Jorge
September 14th, 2011, 09:30 PM
E o Trensurb faz testes nas novas estações desde julho, se não me engano.

Heaven_BR
September 16th, 2011, 07:33 PM
http://clipping.ideiafixa.com.br/site/bancoArquivos/noticias/2011/09/16/2241625.jpghttp://clipping.ideiafixa.com.br/site/showImage.php?imagePath=bancoArquivos/noticias/2011/09/16/2241626.jpghttp://clipping.ideiafixa.com.br/site/showImage.php?imagePath=bancoArquivos/noticias/2011/09/16/2241627.jpg
http://clipping.ideiafixa.com.br/site/?id=114&chave=5fd0b37cd7dbbb00f97ba6ce92bf5add#2165161

Lembrando que o de Belo Horizonte já foi anunciado. Serão R$ 3,16 bi(R$ 1 bilhão virá do Orçamento Geral da União, 1,47 bilhões dos governos estadual, municipal e iniciativa privada, e R$ 1,13 bilhão de financiamento)

AcesHigh
September 17th, 2011, 12:48 AM
essas fotos foram postadas pelo Capilé no thread de fotos aéreas de São Leo, mas como várias fotos mostram o trensurb, vale postar aqui

ponte do trem sobre o Rio dos Sinos
http://static.panoramio.com/photos/original/58719982.jpg

estação UNISINOS
http://static.panoramio.com/photos/original/58720176.jpg

elevada no bairro Padre Reus, perto da Unisinos
http://static.panoramio.com/photos/original/58720191.jpg

http://static.panoramio.com/photos/original/58720200.jpg

elevada ao lado do estádio do Novo Hamburgo
http://static.panoramio.com/photos/original/58720344.jpg

elevada bairro Santos Dumont, São Leo
http://static.panoramio.com/photos/original/58720353.jpg

elevada no bairro Santos Dumont e estação
http://static.panoramio.com/photos/original/58720361.jpg

http://static.panoramio.com/photos/original/58720367.jpg

http://static.panoramio.com/photos/original/58720387.jpg

elevada indo em direção a Novo Hamburgo (no fundo)
http://static.panoramio.com/photos/original/58720392.jpg

elevada ao lado do centro de São Leo
http://static.panoramio.com/photos/original/58720427.jpg

estação São Leopoldo, no centro de São Leo
http://static.panoramio.com/photos/original/58720467.jpg

Estação Rio do Sinos (do outro angulo)
http://static.panoramio.com/photos/original/58720491.jpg

Eduardo GJF
September 17th, 2011, 03:03 AM

De fato!

exato... conheço muita gente que mora em NH e trabalha em Sapiranga ou vice-versa... tive MUITOS colegas da escola que moravam em Sapiranga e Campo Bom... ou Estância Velha ou Ivoti... alguns tb de Dois Irmãos.

não me lembro de nenhum de São Leopoldo entretanto.

:lol::lol::lol::lol:

Santo André e Mogi das Cruzes também são centralidades locais, nem por isso estão fora da RMSP, ora.

40km não significam absolutamente nada :crazy:
Acesso direto e rápido à capital sim!

NH vai naturalmente passar a estreitar laços com POA, em grande parte por conta da introdução desse prolongamento da Trensurb, e deve sim começar a se acostumar com essa ideia. E essas cidades sob influência de NH vão junto! É bem assim que nasce uma região metropolitana, com diversas centralidades crescendo conectadas a uma maior e mais tarde conurbando-se em uma mancha única... achei que fosse óbvio.

Miracatiba
September 17th, 2011, 03:58 AM
Vendo essas fotos me dá uma vontade viajar nessa linha de começo ao fim. Quando ela estiver pronta, eu vou fazer isso. Certeza.

AcesHigh
September 17th, 2011, 02:20 PM

Santo André e Mogi das Cruzes também são centralidades locais, nem por isso estão fora da RMSP, ora.

NH vai naturalmente passar a estreitar laços com POA, em grande parte por conta da introdução desse prolongamento da Trensurb, e deve sim começar a se acostumar com essa ideia. E essas cidades sob influência de NH vão junto! É bem assim que nasce uma região metropolitana, com diversas centralidades crescendo conectadas a uma maior e mais tarde conurbando-se em uma mancha única... achei que fosse óbvio.

cara, tu não conhece a dinâmica da RM de POA. E as cidades JÁ SÃO conurbadas. E ao contrário de São Paulo, POA não está "no centro" da RM.

Danieldd
September 17th, 2011, 05:44 PM
ha pouco tempo usei o trensurb e achei um sistma excelente!r´apido,menos barulhento que os outros trens que ja andei,estações limpas,muito bom!!os trens estão muito conservados!!!Adorei o sistema!

Landerson Egg
September 17th, 2011, 11:57 PM
Achei estranho um elevado em algumas áreas pouco densas, não seria melhor na superfície para reduzir os custos e em pontos mais críticos em elevado.

capilé de coração
September 18th, 2011, 05:01 PM
Achei estranho um elevado em algumas áreas pouco densas, não seria melhor na superfície para reduzir os custos e em pontos mais críticos em elevado.

onde tu viu o elevado em áre pouco densa?

JoãoLuiz
September 18th, 2011, 10:37 PM

cara, tu não conhece a dinâmica da RM de POA. E as cidades JÁ SÃO conurbadas. E ao contrário de São Paulo, POA não está "no centro" da RM.

Eduardo, acontece que a RM POA tem uma característica um pouco diferente da grande maioria das RMs do Brasil, que é o fato de algumas cidades periféricas terem uma economia bastante diversificada e geradora de empregos, falo principalmente de Novo Hamburgo e São Leopoldo. Estas cidades tem sim vida própria, e o fato de uma linha de trem ligá-las rapidamente com Porto Alegre não pode ser visto como algo preponderante, prova disso é que São Leopoldo já tem estação central da Trensurb há uma década e vem cada vez mais crescendo economicamente por sí só, inclusive com um pólo de TI que é pioneiro no RS.

A trajetória histórica de São Leopoldo e Novo Hamburgo também muito influenciou para isto, visto que são cidades de colonização alemã. Até o final do Século XIX, as "colônias alemãs" eram praticamente um mundo à parte no território do RS, visto a pouca atenção do governo provincial para com elas. Desde o início as "autoridades alemãs" desenvolveram a colônia alemã praticamente como um local independente, devido ao isolamento e a um certo preconceito (rixa, digamos assim) entre "brasileiros de Porto Alegre" e os "alemães de São Leopoldo". Vale lembrar que apenas no início do Século XX que surgiram os povoados de Esteio e Sapucaia do Sul, que acabaram unindo "urbanisticamente" a próspera colônia de São Leopoldo com a capital Porto Alegre. Ao longo das décadas de 50 e 60 tanto São Leopoldo quanto Novo Hamburgo já haviam desenvolvido um parque industrial de respeito para a época, com muitas indústrias cujos fundadores eram descendentes de antigos imigrantes alemães.
Por isso então, que nossa RM tem esta característica de "independência" de certas cidades com relação a Porto Alegre.

Ah, na internet temos artigos interessantíssimos sobre a imigração alemã no Rio Grande do Sul, que explicam muito bem como se deu este processo de desenvolvimento e industrialização da região do Vale do Sinos, desde o ano de 1824 quando da fundação da Colônia de São Leopoldo. Vale a pena dar uma olhada :)

mopc
September 19th, 2011, 12:02 PM

Em superfície, a ferrovia provocaria uma divisão intransponível entre os dois lados. A opção elevada foi extremamente acertada para essa região.

Eduardo GJF
September 19th, 2011, 01:54 PM
Eduardo, acontece que a RM POA tem uma característica um pouco diferente da grande maioria das RMs do Brasil, que é o fato de algumas cidades periféricas terem uma economia bastante diversificada e geradora de empregos, falo principalmente de Novo Hamburgo e São Leopoldo. Estas cidades tem sim vida própria, e o fato de uma linha de trem ligá-las rapidamente com Porto Alegre não pode ser visto como algo preponderante, prova disso é que São Leopoldo já tem estação central da Trensurb há uma década e vem cada vez mais crescendo economicamente por sí só, inclusive com um pólo de TI que é pioneiro no RS.

A trajetória histórica de São Leopoldo e Novo Hamburgo também muito influenciou para isto, visto que são cidades de colonização alemã. Até o final do Século XIX, as "colônias alemãs" eram praticamente um mundo à parte no território do RS, visto a pouca atenção do governo provincial para com elas. Desde o início as "autoridades alemãs" desenvolveram a colônia alemã praticamente como um local independente, devido ao isolamento e a um certo preconceito (rixa, digamos assim) entre "brasileiros de Porto Alegre" e os "alemães de São Leopoldo". Vale lembrar que apenas no início do Século XX que surgiram os povoados de Esteio e Sapucaia do Sul, que acabaram unindo "urbanisticamente" a próspera colônia de São Leopoldo com a capital Porto Alegre. Ao longo das décadas de 50 e 60 tanto São Leopoldo quanto Novo Hamburgo já haviam desenvolvido um parque industrial de respeito para a época, com muitas indústrias cujos fundadores eram descendentes de antigos imigrantes alemães.
Por isso então, que nossa RM tem esta característica de "independência" de certas cidades com relação a Porto Alegre.

Ah, na internet temos artigos interessantíssimos sobre a imigração alemã no Rio Grande do Sul, que explicam muito bem como se deu este processo de desenvolvimento e industrialização da região do Vale do Sinos, desde o ano de 1824 quando da fundação da Colônia de São Leopoldo. Vale a pena dar uma olhada :)

Já ouviu falar no ABC paulista? :sly:

JoãoLuiz
September 19th, 2011, 07:01 PM

Qual a relação?

Eduardo GJF
September 19th, 2011, 07:13 PM
Região periférica com economia diversificada e geradora de empregos, pólo - no caso - industrial...

Quanto à forma de ocupação inicial, pouco importa no contexto do Século XXI. São todos brasileiros e prezam pelas mesmas coisas.

AcesHigh
September 20th, 2011, 12:52 AM

que dificuldade de entender... vai olhar num mapa como Novo Hamburgo está conectada a POA e como o ABC Paulista está conectado a São Paulo.

um exemplo melhor seria comparar NH com Santos e POA com São Paulo. Santos tem sua própria RM. A distância é maior entre Santos e Sampa do que NH e POA, mas tb ambas cidades (Sampa e Santos) são maiores.

Tiago Costa
September 20th, 2011, 01:02 AM
Gente, já deu essa discussão. Se quiserem continuar, criem um thread no Arquitetura e Discussões Urbanas.

Lucianoldf
September 20th, 2011, 04:37 PM
quero saber quando é que vão comprar novos trens, esses veículos velhos degradam a imagem da cidade por onde passam

Celso Jorge
September 20th, 2011, 05:26 PM
quero saber quando é que vão comprar novos trens, esses veículos velhos degradam a imagem da cidade por onde passam

Não exagere, cara. Os trens atuais são muito bons, mas claro que trens novos para complementar a frota da linha, ainda mais com a nova extensão, seria o ideal. Porém, o GF e o governo do RS deveriam comprar logo os novos trens que o Trensurb precisa e parar com essa enrolação, antes que os sistema piore em lotação por falta de material rodante.

Paulo Magalhães
September 23rd, 2011, 03:42 PM
Trensurb finaliza troca de freios de trens

A Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre - Trensurb - finalizou na semana passada a implantação do novo sistema de freios microprocessados de sua frota de trens, composta por 25 TUEs. O novo sistema de frenagem reduzirá os custos de manutenção, melhora a resistência das rodas dos trens, aumenta a quilometragem média entre falhas (MKBF, em inglês) e redução no tempo médio de reparo (MTTR, em inglês).

Segundo a Trensurb, os freios microprocessados possuem sistema eletrônico com comando eletropneumático, cujos sinais enviados pelos sensores são interpretados e transformados no acionamento de atuadores. O antigo sistema, CS-1, era composto por cerca de 50 válvulas acionadas por comando pneumático, de difícil manutenção.

A modernização foi feita gradativamente, desde 2006. A Faiveley Transport do Brasil fez o fornecimento e a certificação dos componentes do sistema de freios.

RF (http://revistaferroviaria.com.br/index.asp?InCdEditoria=1&InCdMateria=14119)

Lucianoldf
October 1st, 2011, 11:15 PM
Usuários reclamam a retirada de bancos dos trens da Trensurb
Parte dos assentos foram retiradas para dar mais espaço para os que precisam utilizar o meio de transporte

Uma medida adotada pela Trensurb, ainda em fase de testes, está irritando usuários do sistema de trem metropolitano. Há dois meses, a empresa decidiu retirar parte dos assentos de dois trens para avaliar o efeito da ampliação do espaço entre os usuários.

Se para a empresa o resultado aparenta ser bom, com aumento do número de passageiros nos vagões, para o trabalhador que volta cansado do trabalho, a viagem em pé é um péssimo negócio.

A Trensurb salienta que a avaliação é temporária e atinge apenas dois de um total de 25 trens. Mas a explicação não convence quem enfrenta diariamente a corrida por um lugar, assim que as portas se abrem.

Guilherme e Abiguar não gostaram

Para pessoas idosas que encontram todos os assentos ocupados, por exemplo, a viagem entre as 17 estações têm sido um martírio. Vigilante aposentado, Guilherme Darlan, 68 anos, teve o azar de embarcar num dos trens utilizados para o teste.

- Dependendo do horário, o trem já vem lotado. E, agora, com a falta de bancos, a situação ficou pior ainda - reclama.

A falta de divulgação do teste levou muitos passageiros a acreditar que os assentos foram retirados para conserto. O porteiro Abiguar Gibson, 51 anos, foi um dos que estranhou os espaços.

- Notei que retiraram mesmo, mas não sei por que motivo - disse Abiguar.

Saiba mais

* A frota é composta por 25 trens, cada um com quatro carros, em aço inoxidável, com iluminação interna, sistema de ventilação e capacidade média para transportar 1.081 passageiros, no índice de 5,4 pessoas em pé/m2.

* Por enquanto, o recorde é de 202.705 usuários transportados em um único dia.

http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/diario-gaucho/19,222,3510079,Usuarios-reclamam-a-retirada-de-bancos-dos-trens-da-Trensurb.html

não entendi essa tal medida, a razão mencionada não justifica

caiocco
October 1st, 2011, 11:26 PM
Não exagere, cara. Os trens atuais são muito bons, mas claro que trens novos para complementar a frota da linha, ainda mais com a nova extensão, seria o ideal. Porém, o GF e o governo do RS deveriam comprar logo os novos trens que o Trensurb precisa e parar com essa enrolação, antes que os sistema piore em lotação por falta de material rodante.

Concordo. Se o material rodante está em boas condições e recebe a devida manutenção e os cuidados necessários, não necessariamente precisa ser trocado.

Todas as cidades brasileiras possuem trens mais antigos em operação e os da Trensurb aparentam sempre bom estado, o que definitivamente é algo para se orgulhar. :okay:

Ramos
October 2nd, 2011, 12:51 AM

Claro que justifica, até por que ninguém paga passagem para viajar sentado, mas sim para ser transportado com rapidez.

Trens com muitos bancos (próximos às portas) prejudicam os passageiros que viajam em pé.

Elover
October 3rd, 2011, 07:28 PM
Fico imaginando uma viagem futura entre NH e POA. Seria um martírio fazer 45km em pé.

Valderi
October 3rd, 2011, 09:22 PM
Fico imaginando uma viagem futura entre NH e POA. Seria um martírio fazer 45km em pé.

É isso que os técnicos e os numerologistas não vêem.

Trabalham com números, gráficos, computadores e planilhas de excell, mas não trabalham diretamente com o povo.

Eduardo GJF
October 3rd, 2011, 09:31 PM
Até ontem NH era toda independente de POA :lol:

Quantos usuários vão fazer essa viagem de ponta a ponta? Qual será a rotatividade da demanda?
Ninguém merece simplismo sustentando drama.

Tiago Costa
October 3rd, 2011, 10:55 PM
Fora que os 45 km serão percorridos em quanto tempo? 45 km feitos a pé são um horror. Com uma velocidade média de 40 km/h demora pouco mais que 1h. E aí, quanto tempo será o tempo de percurso?

marcoshenz
October 4th, 2011, 03:49 AM
A rotatividade no Trensurb é imensa, qualquer um consegue sentar antes de passar em 3 estações, puro drama, mesmo.
A passagem custa nem 2 reais, pessoal espera que vá ter serviço de bordo...

Informação "útil":
Reclamei no Twitter a respeito do atraso na entrega das duas primeiras estações da expansão (que era pra ter sido em abril), então eles responderam o seguinte por DM:
-"Bom dia. Informamos que a conclusão das obras nas estações Rio dos Sinos e Santo Afonso estão previstas para o final de 2011."
e logo depois:
-"Informamos que o atraso das obras foi devido às intensas chuvas."

Lulamann
October 4th, 2011, 04:47 AM
Algumas perguntas:

Alguma previsão de edital e prazos para a Linha 2...
A Trensurb vai administrar a L2?

capilé de coração
October 9th, 2011, 03:04 PM
Imagem recente da estação santo afonso/ECNH, notem que o 1° conjunto de prediozinhos fica em Novo Hamburgo e o 2° conjunto fica em São Leopoldo, comprovando a conurbação das cidades.

http://v4.lscache2.c.bigcache.googleapis.com/static.panoramio.com/photos/original/60177523.jpg

Miracatiba
October 9th, 2011, 08:05 PM
Olhando de longe parece a linha5. Belo!

In The End
October 12th, 2011, 01:55 AM

[2]

In The End
October 12th, 2011, 02:00 AM
Usuários reclamam a retirada de bancos dos trens da Trensurb
Parte dos assentos foram retiradas para dar mais espaço para os que precisam utilizar o meio de transporte

Uma medida adotada pela Trensurb, ainda em fase de testes, está irritando usuários do sistema de trem metropolitano. Há dois meses, a empresa decidiu retirar parte dos assentos de dois trens para avaliar o efeito da ampliação do espaço entre os usuários.

Se para a empresa o resultado aparenta ser bom, com aumento do número de passageiros nos vagões, para o trabalhador que volta cansado do trabalho, a viagem em pé é um péssimo negócio.

A Trensurb salienta que a avaliação é temporária e atinge apenas dois de um total de 25 trens. Mas a explicação não convence quem enfrenta diariamente a corrida por um lugar, assim que as portas se abrem.

Guilherme e Abiguar não gostaram

Para pessoas idosas que encontram todos os assentos ocupados, por exemplo, a viagem entre as 17 estações têm sido um martírio. Vigilante aposentado, Guilherme Darlan, 68 anos, teve o azar de embarcar num dos trens utilizados para o teste.

- Dependendo do horário, o trem já vem lotado. E, agora, com a falta de bancos, a situação ficou pior ainda - reclama.

A falta de divulgação do teste levou muitos passageiros a acreditar que os assentos foram retirados para conserto. O porteiro Abiguar Gibson, 51 anos, foi um dos que estranhou os espaços.

- Notei que retiraram mesmo, mas não sei por que motivo - disse Abiguar.

Saiba mais

* A frota é composta por 25 trens, cada um com quatro carros, em aço inoxidável, com iluminação interna, sistema de ventilação e capacidade média para transportar 1.081 passageiros, no índice de 5,4 pessoas em pé/m2.

* Por enquanto, o recorde é de 202.705 usuários transportados em um único dia.

http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/diario-gaucho/19,222,3510079,Usuarios-reclamam-a-retirada-de-bancos-dos-trens-da-Trensurb.html

Claro, tira um banco, cabe mais duas pessoas, se ganha mais dinheiro, o conforto diminui e o preço da passagem continua o mesmo.

Deveria ser proibido transportes em pé!

Mas estamos no Brasil né!

Tiago Costa
October 12th, 2011, 02:10 AM
Claro, tira um banco, cabe mais duas pessoas, se ganha mais dinheiro, o conforto diminui e o preço da passagem continua o mesmo.

Estamos no mundo, onde em qualquer outro sistema de transporte em massa será assim :nuts:.

Sniper
October 12th, 2011, 07:36 AM

Quando eu morava na França e o bonde enchia, as pessoas sentadas nos bancos retráteis se levantavam e assim os de pé poderiam ficar mais confortáveis.

Aqui no Brasil eu nunca vi disso, e eu acho que a esmagadora maioria nunca se preocupa com o próximo no coletivo.

Gutovsky
October 14th, 2011, 05:10 AM
Quando eu morava na França e o bonde enchia, as pessoas sentadas nos bancos retráteis se levantavam e assim os de pé poderiam ficar mais confortáveis.

Aqui no Brasil eu nunca vi disso, e eu acho que a esmagadora maioria nunca se preocupa com o próximo no coletivo.

Que, aliás, é o nome dessa modalidade de transporte... "Coletivo"!

Sniper
October 14th, 2011, 05:14 AM
Edit

Lucianoldf
October 19th, 2011, 10:35 PM
Trem chega até Novo Hamburgo em dezembro, diz Trensurb
Previsão é de que um mês após as primeiras pré-viagens já seja possível começar a operar normalmente.

As primeiras viagens de pré-operação da nova linha do trem até Novo Hamburgo, na Estação Santo Afonso (antiga Liberdade), que em setembro haviam sido anunciadas para este mês, ficaram para dezembro, conforme o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper. "Primeiro vamos operar em horários alternados, fora do horário de pico, de segunda a sexta, com uma bilhetagem gratuita’’, explica. O diretor do contrato do consórcio, Nilton Coelho, acredita que em um mês após o início das viagens seja possível começar a operar normalmente.

O anúncio do balanço das obras do trem ocorreu nesta terça-feira, durante reunião da diretoria da Trensurb e do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) com o prefeito Ary Vanazzi. A equipe também visitou as obras de extensão do trem, especificamente a ponte viária sobre o Rio dos Sinos. Conforme Coelho, a conclusão de todo o empreendimento, que prevê mais 9,3 quilômetros de Linha 1, atingindo 43 quilômetros de extensão, de Porto Alegre a Novo Hamburgo, deve ocorrer em setembro de 2012.

http://www.diariodecanoas.com.br/novo-hamburgo/349267/trem-chega-ate-novo-hamburgo-em-dezembro-diz-trensurb.html

AcesHigh
October 20th, 2011, 05:58 AM
video dentro de uma das novas estações
oqEuRFDSDnQ

obras de estaqueamento perto do centro de NH
http://img.gruposinos.com.br/1/0/160/163.jpg

video da obra na praça Punta del Este, em frente ao shopping de NH
http://www.jornalnh.com.br/webtv/reportagem/340590/arroio-luiz-rau-e-alargado-e-aprofundado-para-evitar-transbordamento.html

Lucianoldf
October 22nd, 2011, 06:25 PM
Trensurb só voltará operar em duas vias a partir de 31 de outubro
Reunião entre Trensurb e Semae definiu cronograma para reparos de adutora rompida.

http://img.gruposinos.com.br/1/0/200/124.jpg
Representantes da Trensurb e do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) reuniram-se na tarde de ontem para definir um cronograma para os reparos na adutora que rompeu no dia 14. A previsão para a conclusão dos serviços de reparo da adutora pelo Semae é no dia 30 de outubro. Desse modo, o serviço normal da Trensurb deve ser restabelecido somente a partir do dia 31. A tubulação passa sob os trilhos da Estação Unisinos e o vazamento faz com que os trens circulem por apenas uma via da linha no trecho entre as estações Unisinos e São Leopoldo.

Atrasos e falta de água

A obra está causando atrasos nos horários de pico, fazendo com que as pessoas esperem até dez minutos pelo trem na estação. Conforme a assessoria de comunicação da Trensurb, nos horários de pico, o trajeto entre São Leopoldo e Porto Alegre, que é normalmente é feito em 45 minutos, está sendo feito em 53 minutos. “Embora a situação seja crítica, estamos trabalhando com o planejamento da manutenção para evitar novos rompimentos’’, revela o coordenador de Manutenção, Everson Gardel. Segundo ele, ainda existe um pequeno vazamento no local, que impede que o buraco seja fechado. “No dia 29 vamos fazer uma intervenção para concluir o conserto no domingo, dia 30.’’ Ele alerta que durante a intervenção do dia 29, os bairros Cristo Rei, Padre Reus, São João Batista e Otacília ficarão sem água durante o dia.

Nova adutora ficará pronta em março

Na última terça-feira, uma reunião no gabinete do prefeito Ary Vanazzi com a presença de representantes da Trensurb e do Semae definiu uma parceria entre a empresa metroviária e a autarquia para o remanejamento da adutora. O projeto é uma solução definitiva para os problemas de vazamento, prevendo um desvio na tubulação, que seguirá em paralelo à linha do metrô, ao longo da Avenida Mauá, e atravessará por baixo da via elevada da Trensurb, no trecho junto à Avenida John Kennedy. O custo total estimado para execução da obra é de R$ 1,3 milhão. Segundo Ary Vanazzi, a meta é conclui-la em março de 2012.

http://www.diariodecanoas.com.br/sao-leopoldo/349985/trensurb-so-voltara-operar-em-duas-vias-a-partir-de-31-de-outubro.html

AcesHigh
October 22nd, 2011, 11:38 PM
problema que não haveria se essa droga de tresurb fosse elevado em Canoas (Alias, VARIOS problemas não existiriam)

Ramos
October 22nd, 2011, 11:54 PM
problema que não haveria se essa droga de tresurb fosse elevado em Canoas (Alias, VARIOS problemas não existiriam)

Problema que continuaria existindo mesmo com a linha elevada, ou será que o elevado ficaria flutuando no ar?

Além disso, qual é a culpa da Trensurb se a empresa de saneamento não fez a parte dela corretamente?

JoãoLuiz
October 23rd, 2011, 01:54 AM

Mas o problema ali não é na estação Unisinos? Por que Canoas?

capilé de coração
October 23rd, 2011, 03:20 AM
Problema que continuaria existindo mesmo com a linha elevada, ou será que o elevado ficaria flutuando no ar?

Além disso, qual é a culpa da Trensurb se a empresa de saneamento não fez a parte dela corretamente?

Não tem nada a ver que a companhia de saneamento não fez sua parte, a adutora sempre passou por ali, o trem é que veio depois...agora a adutora vai fazer a volta e passar embaixo do elevado...

AcesHigh
October 23rd, 2011, 03:46 AM
Mas o problema ali não é na estação Unisinos? Por que Canoas?

está tudo conectado!!

haha, brincadeira, eu que errei... o Luciano que postou a notícia é de Canoas, e sei lá... li por cima a notícia e como tinha lido Canoas no nome dele, sabe como é... :doh::doh:

Ramos
October 23rd, 2011, 04:42 AM
Não tem nada a ver que a companhia de saneamento não fez sua parte, a adutora sempre passou por ali, o trem é que veio depois...agora a adutora vai fazer a volta e passar embaixo do elevado...

Pior, pois então a companhia de saneamento sabia do projeto Trensurb e preferiu manter a adutora lá sem adaptações ou então fez uma obra mal feita na época. . .

Petry
October 23rd, 2011, 04:53 AM

É só pagar tarifa 3x mais alta. Simples.

DaniloJunior
October 23rd, 2011, 08:41 AM

Um dos problemas que teria efeito imediato seria a malha viária, elevando-se o trensurb acabaria abrindo espaço para a ampliação das rodovias que o circundam.

capilé de coração
October 30th, 2011, 05:16 PM
http://static.panoramio.com/photos/original/61361165.jpg

http://static.panoramio.com/photos/original/61361147.jpg

http://static.panoramio.com/photos/original/61361131.jpg

http://static.panoramio.com/photos/original/61361122.jpg

http://static.panoramio.com/photos/original/61361116.jpg

Estação Rio dos Sinos
http://static.panoramio.com/photos/original/61361070.jpg

http://static.panoramio.com/photos/original/61361061.jpg

http://static.panoramio.com/photos/original/61361049.jpg

http://static.panoramio.com/photos/original/61361037.jpg

http://static.panoramio.com/photos/original/61361027.jpg

http://static.panoramio.com/photos/original/61361021.jpg

http://static.panoramio.com/photos/original/61361010.jpg

http://static.panoramio.com/photos/original/61360994.jpg

http://static.panoramio.com/photos/original/61360988.jpg

http://static.panoramio.com/photos/original/61360982.jpg

http://static.panoramio.com/photos/original/61360930.jpg

http://static.panoramio.com/photos/original/61360892.jpg

http://static.panoramio.com/photos/original/61360875.jpg

http://static.panoramio.com/photos/original/61360860.jpg

Estação Santo Afonso/ECNH.
http://static.panoramio.com/photos/original/61360847.jpg

http://static.panoramio.com/photos/original/61360841.jpg

lipe_andreense
October 30th, 2011, 05:22 PM
Essa estação terá algum tipo de terminal de onibus, ou paradas proximas?

capilé de coração
October 30th, 2011, 05:27 PM
Essa estação terá algum tipo de terminal de onibus, ou paradas proximas?

a Rio dos Sinos sei que terá, pq será feito um corredor de ônibus ligando o quase terminado distrito industrial da zona norte de são leopoldo à estação.
a santo afonso tbm acho que terá...

mopc
October 31st, 2011, 02:11 AM
Belas estações!

Lucianoldf
November 2nd, 2011, 12:39 AM
Trensurb volta a operar normalmente em São Leopoldo
O rompimento de uma adutora havia interrompido uma das vias entre as estações Unisinos e São Leopoldo.

Os trens voltaram a circular em duas vias entre as estações Unisinos e São Leopoldo, a partir das 16h17 de hoje. A retomada das operações ocorreu após o término, pelo Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), dos reparos em uma adutora que havia se rompido no dia 14.

Com o vazamento na tubulação, que passa sob a Estação Unisinos, uma das vias foi interrompida, o que causou atrasos de até 2 minutos durante horários de pico.

Solução

No dia 18, uma reunião no gabinete do prefeito Ary Vanazzi, com presença do diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, definiu uma parceria entre a empresa e a administração do município de São Leopoldo para a solução definitiva do problema.

O projeto prevê o desvio da tubulação, que seguirá paralela à linha do metrô, pela Avenida Mauá, e atravessará por baixo da via elevada da Trensurb, na Avenida John Kennedy. O custo total do empreendimento é estimado em R$ 1,3 milhão. Segundo o prefeito Ary Vanazzi, a meta é concluir a obra no primeiro trimestre de 2012.

http://www.diariodecanoas.com.br/transito/353195/trensurb-volta-a-operar-normalmente-em-sao-leopldo.html

bsblord
November 2nd, 2011, 03:50 AM
cara... vai ser uma pichação só esses elevados... :(

Ramos
November 2nd, 2011, 04:25 AM

Nada que um verniz anti-pichação e uma manutenção e vigilância adequadas não impeçam. . .

capilé de coração
November 2nd, 2011, 04:53 PM

mas jah tem pilares pichados...

miguueell
November 7th, 2011, 02:08 PM
a expansão até Novo Hamburgo será muito bom, e para ficar melhor ainda deveriamos receber a notícia que a frota dos trens será renovada ou reformulada.

JoãoLuiz
November 7th, 2011, 10:54 PM
a expansão até Novo Hamburgo será muito bom, e para ficar melhor ainda deveriamos receber a notícia que a frota dos trens será renovada ou reformulada.

Existe a intenção de comprarem alguns novos TUE's, de 6 carros cada, que complementariam a frota atual de 25 TUE's.

miguueell
November 11th, 2011, 02:34 PM
Existe a intenção de comprarem alguns novos TUE's, de 6 carros cada, que complementariam a frota atual de 25 TUE's.

^^
Esperamos que isso seja consumado, por que com a frota atual vai ser tenso ir ate NH.

miguueell
November 11th, 2011, 02:42 PM
Alguém sabe informar como esta o desempenho das obras?
No site da trensurb não atualizaram a página da expansão. :ohno:

supermasterly3
November 17th, 2011, 02:37 PM
Trensurb terá terminal multimodal em Novo Hamburgo

15/11/2011 - Novohamburgo.org

Dois problemas de mobilidade urbana podem ser resolvidos em Novo Hamburgo com a conclusão da expansão da Linha 1 da Trensurb, em setembro de 2012: o transporte coletivo e o trânsito no Centro.

Isto porque a prefeitura e a direção da empresa metroviária assinaram na semana passada termo de cooperação para a implantação de um terminal multimodal junto à Estação Novo Hamburgo, a última das quatro que estão sendo construídas na cidade.

Trem agora chega só em dezembro

O complexo ocupará um quarteirão e concentrará os itinerários dos ônibus municipais, interligados à Trensurb. “Isso melhorará o fluxo de veículos e as pessoas terão mais espaços para caminhar e andar de bicicleta”, explica o prefeito Tarcísio Zimmermann. Um estacionamento para que os motoristas deixem seus veículos enquanto utilizam o trem também é projetado. “Estamos definindo uma parceria para atender todas as demandas de integração do transporte coletivo municipal”, garante o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper.

O documento assinado por Kasper e Zimmermann (foto ao lado) prevê que uma comissão será formada, em 30 dias, para acompanhar os trabalhos. A Trensurb fica responsável pelo terminal, na quadra ao lado do Bourbon Shopping, entre as ruas Marcílio Dias, Imperatriz Leopoldina, Cinco de Abril e a Avenida Nações Unidas, por onde passa os trilhos, e o município pelos serviços que serão oferecidos.

Ocupam a área lojas de uma rede de lanchonetes e de uma marca de calçados, uma agência bancária, um posto de combustíveis e outros estabelecimentos menores (foto acima). As desapropriações foram autorizadas em agosto pela presidente Dilma Rousseff. Só ficará no local um edifício residencial.

A estimativa é de que, com a integração, pelo menos 30 mil passageiros sejam incluídos ao sistema diariamente, o que impõe o debate sobre a aquisição de mais trens. Hoje, 25 estão em funcionamento. Zimmermann acredita que até a conclusão da obra de expansão, que tem investimento de R$ 1 bilhão do governo federal, o problema será resolvido. “Ninguém constrói uma linha desse valor para não ter trem”, pondera. A primeira estação hamburguense, no bairro Santo Afonso, começa a ter viagens pré-operacionais no mês que vem.

miguueell
November 17th, 2011, 03:03 PM
Interessante..

Tiago Costa
November 17th, 2011, 03:09 PM
15/11/2011 - Novohamburgo.org

O link junto da notícia, por favor.

miguueell
November 17th, 2011, 03:16 PM
Estive lendo as notícias no http://novohamburgo.org e vi que as obras estão a todo vapor rs

Paulo Magalhães
November 18th, 2011, 03:04 AM
Trensurb terá terminal multimodal em Novo Hamburgo

Dois problemas de mobilidade urbana podem ser resolvidos em Novo Hamburgo com a conclusão da expansão da Linha 1 da Trensurb, em setembro de 2012: o transporte coletivo e o trânsito no Centro.

Isto porque a prefeitura e a direção da empresa metroviária assinaram na semana passada termo de cooperação para a implantação de um terminal multimodal junto à Estação Novo Hamburgo, a última das quatro que estão sendo construídas na cidade.

Trem agora chega só em dezembro

O complexo ocupará um quarteirão e concentrará os itinerários dos ônibus municipais, interligados à Trensurb. “Isso melhorará o fluxo de veículos e as pessoas terão mais espaços para caminhar e andar de bicicleta”, explica o prefeito Tarcísio Zimmermann. Um estacionamento para que os motoristas deixem seus veículos enquanto utilizam o trem também é projetado. “Estamos definindo uma parceria para atender todas as demandas de integração do transporte coletivo municipal”, garante o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper.

O documento assinado por Kasper e Zimmermann (foto ao lado) prevê que uma comissão será formada, em 30 dias, para acompanhar os trabalhos. A Trensurb fica responsável pelo terminal, na quadra ao lado do Bourbon Shopping, entre as ruas Marcílio Dias, Imperatriz Leopoldina, Cinco de Abril e a Avenida Nações Unidas, por onde passa os trilhos, e o município pelos serviços que serão oferecidos.

Ocupam a área lojas de uma rede de lanchonetes e de uma marca de calçados, uma agência bancária, um posto de combustíveis e outros estabelecimentos menores (foto acima). As desapropriações foram autorizadas em agosto pela presidente Dilma Rousseff. Só ficará no local um edifício residencial.

A estimativa é de que, com a integração, pelo menos 30 mil passageiros sejam incluídos ao sistema diariamente, o que impõe o debate sobre a aquisição de mais trens. Hoje, 25 estão em funcionamento. Zimmermann acredita que até a conclusão da obra de expansão, que tem investimento de R$ 1 bilhão do governo federal, o problema será resolvido. “Ninguém constrói uma linha desse valor para não ter trem”, pondera. A primeira estação hamburguense, no bairro Santo Afonso, começa a ter viagens pré-operacionais no mês que vem.

Clipping - RF (http://revistaferroviaria.com.br/index.asp?InCdEditoria=1&InCdMateria=14523)

AcesHigh
November 29th, 2011, 05:20 PM
desde que a obra se concentra basicamente só em NH, o hotsite da Trensurb não tem mais nenhuma atualização :|

miguueell
November 29th, 2011, 06:07 PM
desde que a obra se concentra basicamente só em NH, o hotsite da Trensurb não tem mais nenhuma atualização :|

^^

Seria perfeito se toda semana o site fosse atualizado, mas..

AcesHigh
November 29th, 2011, 06:25 PM
^^

Seria perfeito se toda semana o site fosse atualizado, mas..

oq posso dizer é que os pilares levantados já chegaram na frente do McDonalds. E na travessa com a Frederico Link, já tem até a "laje" pode onde os trilhos vão passar.

miguueell
November 29th, 2011, 06:34 PM
oq posso dizer é que os pilares levantados já chegaram na frente do McDonalds. E na travessa com a Frederico Link, já tem até a "laje" pode onde os trilhos vão passar.

^^

bacana, esse seria o local da ultima estação da linha ou ele vai ate o Bourbon Shopping?

AcesHigh
November 29th, 2011, 06:52 PM
^^

bacana, esse seria o local da ultima estação da linha ou ele vai ate o Bourbon Shopping?

o Bourbon shopping é somente 1 quadra após o Mc Donalds.

no centro da tela, no cruzamento da Nações Unidas com a Marcilio Dias, é o McDonalds. Um pouco pra cima da tela, na Nações Unidas, vai ver o Bourbon Shopping.

e um pouco pra baixo, no cruzamentoda Nações Unidas com a Frederico Link, é onde falei que já tem até as vigas sobre os pilares (eu disse que tinha piso, mas ACHo q ainda não naquela parte, só as vigas, mas o piso já tem não muito antes)

http://maps.google.com/maps?q=novo+hamburgo+rs&hl=en&ll=-29.687897,-51.13256&spn=0.001794,0.003484&sll=38.341656,-95.712891&sspn=52.266014,114.169922&vpsrc=6&hnear=Novo+Hamburgo+-+Rio+Grande+do+Sul,+Brazil&t=h&z=19

onde vai ficar a estação exatamente eu não sei... já falaram que seria na frente do McDonalds, e que pra frente seria só os trilhos onde os trens param e trocam de trilho ou algo assim.

miguueell
November 29th, 2011, 06:57 PM

no centro da tela, no cruzamento da Nações Unidas com a Marcilio Dias, é o McDonalds. Um pouco pra cima da tela, na Nações Unidas, vai ver o Bourbon Shopping.

e um pouco pra baixo, no cruzamentoda Nações Unidas com a Frederico Link, é onde falei que já tem até as vigas sobre os pilares (eu disse que tinha piso, mas ACHo q ainda não naquela parte, só as vigas, mas o piso já tem não muito antes)

http://maps.google.com/maps?q=novo+hamburgo+rs&hl=en&ll=-29.687897,-51.13256&spn=0.001794,0.003484&sll=38.341656,-95.712891&sspn=52.266014,114.169922&vpsrc=6&hnear=Novo+Hamburgo+-+Rio+Grande+do+Sul,+Brazil&t=h&z=19

onde vai ficar a estação exatamente eu não sei... já falaram que seria na frente do McDonalds, e que pra frente seria só os trilhos onde os trens param e trocam de trilho ou algo assim.

^^

entendi, apenas fiz a pergunta por que pelo que eu me lembro era para ter uma estação na frente (ou do lado) do shopping, mas teve muitas pessoas contra isso. Mas depois não vi mais noticias sobre isso.

JoãoLuiz
November 30th, 2011, 03:39 PM

E estação vai iniciar logo após o fim daquela curva da Nações Unidas, (mais precisamente em frente ao atual posto Texaco) e vai terminar alguns metros depois da esquina com a 5 de Abril, ou seja, a extremidade norte da estação vai ficar em frente a extremidade sul do Bourbon Shopping, bem onde fica aquela área envidraçada da praça de alimentação. Mas pelo menos não vai tapar a entrada principal do Shopping, que terá apenas a elevada dos trilhos.
Já o rabicho da elevada, que é onde as composições seguirão para fazer a mudança de via, vai se estender até depois da rótula do Pio XII, em frente a Pica Pau Lanches.

Aliás, eu notei que essa elevada nova parece ser menos "impactante" que a antiga (a que vai da Unisinos até a estação São Leopoldo), quero dizer que não parece uma coisa tão massiva e que causa tanto impacto visual quanto a antiga.

miguueell
December 2nd, 2011, 08:23 PM
http://www.trensurb.com.br/paginas/arquivos/201112020850500.rio%20dos%20sinos%20800.jpg?codigo_sitemap=3105&codigo_sitemap_pai=96

CHEGA A 74,61% ÍNDICE DE CONCLUSÃO DAS OBRAS DE EXPANSÃO DA TRENSURB.

Entre últimos avanços, destaca-se a conclusão das obras viárias de acesso à Estação Rio dos Sinos, em São Leopoldo.

O 36º relatório de medição emitido pela Coordenação de Planejamento da Trensurb aponta que as obras para a ampliação da Linha 1 até Novo Hamburgo chegaram a 74,61% de sua execução. O valor foi recalculado pelos técnicos da empresa devido à aprovação da suplementação orçamentária aprovada pelo governo federal para a realização de serviços e obras complementares à expansão.

Entre os últimos avanços, destacam-se: a conclusão das obras civis da ponte metroviária sobre o Rio dos Sinos e do elevado metroviário no trecho 3 (entre a ponte e a Estação Rio dos Sinos); a finalização da execução do sistema viário de acesso à Estação Rio dos Sinos; a conclusão das obras civis do elevado metroviário no trecho 5 (entre as estações Santo Afonso e Industrial); finalização do remanejo das redes cloacal e da drenagem pluvial para execução do novo sistema viário junto à Estação Industrial; início da execução das fundações do corpo da Estação Industrial; conclusão das obras de via permanente na Estação Industrial; início das obras de via permanente e da instalação de postes da rede aérea de energia no trecho 6 (entre as Estações Industrial e Fenac); testes dos sistemas de telecomunicação; instalação do circuito fechado de TV.

A expansão até Novo Hamburgo

O empreendimento prevê, no total, mais 9,3 quilômetros de Linha 1, atingindo 43 quilômetros de extensão, de Porto Alegre a Novo Hamburgo. Todo o trecho será estruturado em via elevada e comportará cinco novas estações – Rio dos Sinos, em São Leopoldo, e Santo Afonso, Industrial, Fenac e Novo Hamburgo, no município hamburguense. O Consórcio Nova Via – constituído pelas empresas Norberto Odebrecht, Andrade Gutierrez, Toniolo/Busnello e T’Trans – é o responsável pela execução da obra. O projeto é orçado em R$ 929,7 milhões.

fonte: http://www.trensurb.com.br/paginas/paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=3105&codigo_sitemap_pai=96

Lucianoldf
December 2nd, 2011, 09:55 PM
que morosidade nesta obra. Não vejo a hora de ir até Novo Hamburgo de metro

Lucianoldf
December 12th, 2011, 01:35 AM
Trensurb adia para março viagens do trem a Novo Hamburgo
Empresa começa os testes do sistema de sinalização a partir de janeiro.

A previsão da Trensurb de iniciar a operação entre as novas estações – Rio dos Sinos, em São Leopoldo, e Santo Afonso, em Novo Hamburgo, ainda em 2011 não vai se cumprir. Pela quarta vez, o começo das viagens foi adiado e a nova data marcada para que o trem chegue ao Município é até março de 2012. Conforme o superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, Ernani Fagundes, os testes ocorrem a partir de janeiro e somente depois de 30 dias, caso não ocorra nenhum imprevisto, os trilhos estarão liberados para as viagens comerciais.

O coordenador-geral da implantação da extensão norte do metrô, Lino Fantuzzi, informa que as obras civis da Estação Santo Afonso estão todas concluídas, assim como a rede área e de abastecimento de energia. Os espaços comerciais já foram todos negociados e alguns permissionários estão se instalando. Já os sistemas de telecomunicações, sinalização e bilhetagem estão todos instalados. A partir de janeiro, a Trensurb começa os testes para fazer a certificação do sistema de sinalização. "Uma vez que a via estiver testada e o campo checado, nós vamos divulgar o início da operação", explica Fantuzzi. Desde sábado a elevada entre a Estação São Leopoldo e a Estação Santo Afonso está energizada. Isso significa que a via esta ligada à rede elétrica. Para evitar acidentes, o acesso de pessoas não autorizadas à área está proibido.

http://www.diariodecanoas.com.br/regiao/361962/trensurb-adia-para-marco-viagens-do-trem-a-novo-hamburgo.html

:bash:

miguueell
December 13th, 2011, 01:34 PM
Trensurb adia para março viagens do trem a Novo Hamburgo
Empresa começa os testes do sistema de sinalização a partir de janeiro.

A previsão da Trensurb de iniciar a operação entre as novas estações – Rio dos Sinos, em São Leopoldo, e Santo Afonso, em Novo Hamburgo, ainda em 2011 não vai se cumprir. Pela quarta vez, o começo das viagens foi adiado e a nova data marcada para que o trem chegue ao Município é até março de 2012. Conforme o superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, Ernani Fagundes, os testes ocorrem a partir de janeiro e somente depois de 30 dias, caso não ocorra nenhum imprevisto, os trilhos estarão liberados para as viagens comerciais.

O coordenador-geral da implantação da extensão norte do metrô, Lino Fantuzzi, informa que as obras civis da Estação Santo Afonso estão todas concluídas, assim como a rede área e de abastecimento de energia. Os espaços comerciais já foram todos negociados e alguns permissionários estão se instalando. Já os sistemas de telecomunicações, sinalização e bilhetagem estão todos instalados. A partir de janeiro, a Trensurb começa os testes para fazer a certificação do sistema de sinalização. "Uma vez que a via estiver testada e o campo checado, nós vamos divulgar o início da operação", explica Fantuzzi. Desde sábado a elevada entre a Estação São Leopoldo e a Estação Santo Afonso está energizada. Isso significa que a via esta ligada à rede elétrica. Para evitar acidentes, o acesso de pessoas não autorizadas à área está proibido.

http://www.diariodecanoas.com.br/regiao/361962/trensurb-adia-para-marco-viagens-do-trem-a-novo-hamburgo.html

:bash:

^^ :ohno:

Li a seguinte reportagem ontem no blog porto imagem:

Os primeiros testes nos trilhos da Trensurb até Novo Hamburgo começaram neste sábado

Segundo o Consórcio Nova Via, empresa executora das obras de extensão do trem, o elevado onde em breve circulará o trem estará energizado desde a Estação São Leopoldo até a Estação Santo Afonso, em Novo Hamburgo. Esse procedimento exige atenção da comunidade do entorno, pois a via estará ligada à rede elétrica. O acesso de pessoas não autorizadas à área está proibido.

De acordo com o superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, Ernani Fagundes, a empresa responsável pela extensão do metrô estará a disposição nos Centros de Atendimento à Comunidade para esclarecer dúvidas e atender as necessidades da população durante a execução dos trabalhos.

O projeto de ampliação da Linha 1 até Novo Hamburgo envolve cinco estações, duas delas em etapa já avançada. A previsão é de entrega das obras no segundo semestre de 2012. O projeto do Consórcio Nova Via é orçado em R$ 930 milhões, com a inclusão das obras complementares.

Fonte: Porto Imagem (http://portoimagem.wordpress.com/2011/12/12/trensurb-inicia-primeiros-testes-do-metro-em-novo-hamburgo/)

AcesHigh
December 13th, 2011, 06:14 PM
http://novohamburgo.org/site/wp-content/uploads/2011/12/adiamento_trensurb.jpg

http://novohamburgo.org/site/destaques/2011/12/13/novo-hamburgo-trem-chegara-so-no-ano-que-vem/

Garciaex
December 13th, 2011, 06:16 PM
Ainda assim as obras estão adiantadas em relação ao cronograma inicial, não?

miguueell
December 13th, 2011, 07:20 PM
Ainda assim as obras estão adiantadas em relação ao cronograma inicial, não?

^^

Pelo que eu sei e também conforme estavam anunciado até pouco tem, já era para ter iniciado as primeiras viagens ate a estação Rio dos Sinos mas isso vai ficar só para o inicio do ano que vem, e a conclusão total das obras só ficará pronta na metade de 2012 :)

Obs: Acabei de ler que a conclusão total das obras so ficará pronta no fim do ano de 2012 e as viagens comerciais só iniciaram em março ¬¬

JoãoLuiz
December 13th, 2011, 10:16 PM
^^

Pelo que eu sei e também conforme estavam anunciado até pouco tem, já era para ter iniciado as primeiras viagens ate a estação Rio dos Sinos mas isso vai ficar só para o inicio do ano que vem, e a conclusão total das obras só ficará pronta na metade de 2012 :)

Obs: Acabei de ler que a conclusão total das obras so ficará pronta no fim do ano de 2012 e as viagens comerciais só iniciaram em março ¬¬

Pois é, as viagens até a estação Santo Afonso que estavam previstas para este mês, ficaram para Março. Já as viagens até a estação Novo Hamburgo, previstas para Dezembro de 2012, acredito que ficarão para 2013 também. Aposto que o PT de Novo Hamburgo está com medo destes atrasos, porque é falado que eles não irão se reeleger para a prefeitura da cidade, e por consequencia um prefeito da oposição que irá inaugurar a obra em 2013 (caso também atrase). Vale lembrar que a liberação de recursos para o início das obras, em Fevereiro de 2009, só aconteceu depois que o PT assumiu a prefeitura de Novo Hamburgo.

Garciaex
December 14th, 2011, 03:43 PM
Falo isso porque li na Técne (revista de arquitetura e engenharia) em uma matéria sobre a fábrica de pré moldados da construção da expansão da linha que o prazo de execução da obra, a partir da data da assinatura do contrato com o consórcio liderado pela Odebrecht, em fevereiro de 2009, era de 4 anos. Porém na própria matéria diz que a excelência e agilidade do método construtivo aplicado dava como certa a antecipação da entrega da obra em 3 anos, ou seja, em fevereiro de 2012. Procurei a matéria online: http://www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/160/estacao-de-fabrica-em-novo-hamburgo-no-rio-grande-179226-1.asp .

miguueell
December 29th, 2011, 01:15 PM
Alguém tem notícias da expansão?? O hotsite está indisponível :sleepy:

AcesHigh
December 30th, 2011, 02:13 AM
Alguém tem notícias da expansão?? O hotsite está indisponível :sleepy:

sim, lamentável, mas esperava por algo assim pois desde setembro eles não atualizavam as fotos!

justo agora que está a toda dentro de NH... não teve NENHUMA foto de boa qualidade mostrando o centro de Novo Hamburgo de avião, como foi feito com São Leo :(

notícia do dia 26 de dezembro, Jornal NH

http://jornalnh.com.br/novo-hamburgo/364239/ultima-estacao-do-trensurb-comeca-a-sair-do-papel-no-municipio.html

Última estação do Trensurb começa a sair do papel no Município

Plano é em janeiro começar as obras de construção no Centro da cidade.

No primeiro mês do ano que vem, um dos locais desapropriados no Centro de Novo Hamburgo, próximo da última estação da expansão do metrô hamburguense, receberá o material que servirá para construção da Estação Novo Hamburgo. O coordenador de desapropriações da Trensurb, Paulo Thimóteo, informou que a partir da primeira semana de janeiro o terreno que atualmente é utilizado para estacionamento, na Rua 5 de Abril, será usado para estocar vigas e pré-moldados, a exemplo do canteiro de obras montado próximo à Estação industrial. Posteriormente, nesse estacionamento será construída a base da passarela de acesso à estação.
O coordenador geral da implantação da extensão norte do metrô, Lino Fantuzzi, diz que as equipes irão trabalhar primeiramente no corpo da estação e, até a metade de 2012, começam a construir a passarela que passará por cima das pistas da Avenida Nações Unidas. Posteriormente, começa a construção de outro nível da rampa que dará acesso à Estação Novo Hamburgo.

Quase 80% concluído

Lino Fantuzzi diz que 79,92% das obras estão concluídas, incluindo a canalização do Arroio Luiz Rau. Nas Estações Rio dos Sinos (São Leopoldo) e Santo Afonso, as obras civis e os sistemas estão prontos. Ao longo de janeiro e fevereiro, condutor do metrô e equipes farão testes para certificar a sinalização. Nesta etapa, não terá a presença de usuários. Já na Estação Industrial, a parte superior está sendo executada e o Consórcio Nova Via já encaminhou pedido aos fornecedores para coberturas metálicas, cuja montagem deve começar em fevereiro. Em janeiro, as obras na Estação Novo Hamburgo começam a ficar intensas. “Nosso prazo final é setembro para a entrega de toda a obra”, diz.

DESAPROPRIAÇÕES

1 As negociações de desapropriações de áreas no quarteirão formado pelas Ruas Marcílio Dias, Imperatriz Leopoldina, 5 de Abril e Avenida Nações Unidas, devem ser retomadas somente em março.

2 Na quinta-feira da última semana foi feita escritura da aquisição dos terrenos onde havia um posto de combustíveis e do estacionamento pago.

3 O estacionamento deverá manter atividade comercial ainda neste mês (dezembro) e a partir da primeira semana de janeiro ficará à disposição da Trensurb. Já a loja Arezzo está em negociação para que fique também em janeiro, uma vez que a utilização da área não será tão urgente.

4 O empresário João Carlos Hartz, proprietário dos terrenos onde ficam a loja Arezzo e o estacionamento Safe Park, ao lado da loja, na Rua 5 de Abril, foi procurado na sexta-feira pela equipe de reportagem e não quis se manifestar sobre o assunto, conforme sua secretária.

5 A rampa de acesso da última estação da expansão do metrô até Novo Hamburgo, que atravessará a Avenida Nações Unidas no acesso pelo lado oeste, ficará entre a área de um estacionamento e um posto de combustíveis, entre as Ruas 5 de Abril e Marcílio Dias. Já o acesso leste, entre as Ruas 5 de Abril e Pinto Bandeira, ficará no local onde há um estacionamento, cuja escritura de aquisição do terreno foi realizada na quinta-feira.

6 A sócia-proprietária do Palácio da Música diz que a loja está atendendo normalmente e ainda não foi procurada pela Trensurb.

7 José Amarildo Hehn Marques, proprietário da Paiol Armas e Munições, também avisa que a loja mantém atendimento.

8 A agência da Caixa Econômica Federal, que fica na esquina das Ruas Marcílio Dias com Imperatriz Leopoldina, está à procura de um novo prédio para se estabelecer no Município. Já foi lançado um edital de procura de imóvel e a agência permanece no local normalmente, segundo a assessoria de imprensa da Caixa.

9 A assessoria de imprensa do McDonald´s informou que a empresa não foi notificada sobre o tema e, portanto, não tem como comentar o assunto.

10 O departamento jurídico da Arezzo só retorna em janeiro e a gerente da loja, que é locatária do terreno pertencente ao empresário João Carlos Hartz, não quis falar sobre o assunto.

11 O proprietário do posto de combustíveis na Nações Unidas, Marcelo Louzada, encerrou atividades no local no dia 31 de outubro, e não existe previsão de reabertura do posto em Novo Hamburgo.

Prefeito pedirá terceiro turno

O prefeito Tarcísio Zimmermann declarou que pretende solicitar ao Consórcio Nova Via a implantação de um terceiro turno para as obras que afetam muito a mobilidade no entorno da Estação Novo Hamburgo, na Avenida Nações Unidas, próximo ao shopping. Assim, poderão ser feitas até março. “Programamos com a Trensurb e a Nova Via exatamente para o período de janeiro e fevereiro, quando a movimentação é menor, e vamos acompanhar de perto as obras”, frisou Tarcísio.

PONTE NA TAPES

Em janeiro, a ponte da Rua Tapes deve estar liberada, informa Tarcísio. Falta pavimentar e instalar a rede de esgoto. No início de janeiro retomam as obras da ponte da Rua Castro Alves, que foi paralisada temporariamente por conta de um novo estudo para localização dela.

AcesHigh
December 30th, 2011, 02:24 AM
video de 1 semana atrás, da TV Feevale
KOgc_P3QGOw

outro, sobre proposta de ampliação até a Feevale (dia 19/12)
A4Jhj9cUsVc

AcesHigh
December 30th, 2011, 04:39 AM
achei essa foto que mostra muito bem a área onde está sendo construída a Estação Novo Hamburgo...

à esquerda, a lateral sul do Bourbon Shopping Novo Hamburgo, a direita dele, a Av. Nações Unidas e o arroio (naquela parte tem uma praça por cima do arroio). À direita, o centro da cidade.

créditos: Alexandre Otávio Pinto
http://www.panoramio.com/photo/37107400
http://static.panoramio.com/photos/original/37107400.jpg

AcesHigh
December 30th, 2011, 04:42 AM
a Av. Nações Unidas, em direção à São Leopoldo (ao fundo)

estão vendo as árvores ao longo do arroio, no meio da avenida?? TODAS foram retiradas, para a construção dos trilhos do Trensurb!!! :( :(

créditos: Alexandre Otávio Pinto
http://v6.cache6.c.bigcache.googleapis.com/static.panoramio.com/photos/original/37107290.jpg?redirect_counter=2

gusbrum
December 31st, 2011, 07:27 AM
Uma pergunta para o AcesHigh: depois de Novo Hamburgo qual na sua opinião seria um possivel destino para o Trensurb? Qual seria a proxima cidade?

doctor_jack_spa
December 31st, 2011, 04:01 PM
Parabéns aos gaúchos por essas belas obras!

miguueell
December 31st, 2011, 08:50 PM
Eu acho que seria um ótimo investimento se a expansão chegasse ate a feevale :)

miguueell
December 31st, 2011, 08:51 PM
sim, lamentável, mas esperava por algo assim pois desde setembro eles não atualizavam as fotos!

justo agora que está a toda dentro de NH... não teve NENHUMA foto de boa qualidade mostrando o centro de Novo Hamburgo de avião, como foi feito com São Leo :(

notícia do dia 26 de dezembro, Jornal NH

http://jornalnh.com.br/novo-hamburgo/364239/ultima-estacao-do-trensurb-comeca-a-sair-do-papel-no-municipio.html

Última estação do Trensurb começa a sair do papel no Município

Plano é em janeiro começar as obras de construção no Centro da cidade.

No primeiro mês do ano que vem, um dos locais desapropriados no Centro de Novo Hamburgo, próximo da última estação da expansão do metrô hamburguense, receberá o material que servirá para construção da Estação Novo Hamburgo. O coordenador de desapropriações da Trensurb, Paulo Thimóteo, informou que a partir da primeira semana de janeiro o terreno que atualmente é utilizado para estacionamento, na Rua 5 de Abril, será usado para estocar vigas e pré-moldados, a exemplo do canteiro de obras montado próximo à Estação industrial. Posteriormente, nesse estacionamento será construída a base da passarela de acesso à estação.
O coordenador geral da implantação da extensão norte do metrô, Lino Fantuzzi, diz que as equipes irão trabalhar primeiramente no corpo da estação e, até a metade de 2012, começam a construir a passarela que passará por cima das pistas da Avenida Nações Unidas. Posteriormente, começa a construção de outro nível da rampa que dará acesso à Estação Novo Hamburgo.

Quase 80% concluído

Lino Fantuzzi diz que 79,92% das obras estão concluídas, incluindo a canalização do Arroio Luiz Rau. Nas Estações Rio dos Sinos (São Leopoldo) e Santo Afonso, as obras civis e os sistemas estão prontos. Ao longo de janeiro e fevereiro, condutor do metrô e equipes farão testes para certificar a sinalização. Nesta etapa, não terá a presença de usuários. Já na Estação Industrial, a parte superior está sendo executada e o Consórcio Nova Via já encaminhou pedido aos fornecedores para coberturas metálicas, cuja montagem deve começar em fevereiro. Em janeiro, as obras na Estação Novo Hamburgo começam a ficar intensas. “Nosso prazo final é setembro para a entrega de toda a obra”, diz.

DESAPROPRIAÇÕES

1 As negociações de desapropriações de áreas no quarteirão formado pelas Ruas Marcílio Dias, Imperatriz Leopoldina, 5 de Abril e Avenida Nações Unidas, devem ser retomadas somente em março.

2 Na quinta-feira da última semana foi feita escritura da aquisição dos terrenos onde havia um posto de combustíveis e do estacionamento pago.

3 O estacionamento deverá manter atividade comercial ainda neste mês (dezembro) e a partir da primeira semana de janeiro ficará à disposição da Trensurb. Já a loja Arezzo está em negociação para que fique também em janeiro, uma vez que a utilização da área não será tão urgente.

4 O empresário João Carlos Hartz, proprietário dos terrenos onde ficam a loja Arezzo e o estacionamento Safe Park, ao lado da loja, na Rua 5 de Abril, foi procurado na sexta-feira pela equipe de reportagem e não quis se manifestar sobre o assunto, conforme sua secretária.

5 A rampa de acesso da última estação da expansão do metrô até Novo Hamburgo, que atravessará a Avenida Nações Unidas no acesso pelo lado oeste, ficará entre a área de um estacionamento e um posto de combustíveis, entre as Ruas 5 de Abril e Marcílio Dias. Já o acesso leste, entre as Ruas 5 de Abril e Pinto Bandeira, ficará no local onde há um estacionamento, cuja escritura de aquisição do terreno foi realizada na quinta-feira.

6 A sócia-proprietária do Palácio da Música diz que a loja está atendendo normalmente e ainda não foi procurada pela Trensurb.

7 José Amarildo Hehn Marques, proprietário da Paiol Armas e Munições, também avisa que a loja mantém atendimento.

8 A agência da Caixa Econômica Federal, que fica na esquina das Ruas Marcílio Dias com Imperatriz Leopoldina, está à procura de um novo prédio para se estabelecer no Município. Já foi lançado um edital de procura de imóvel e a agência permanece no local normalmente, segundo a assessoria de imprensa da Caixa.

9 A assessoria de imprensa do McDonald´s informou que a empresa não foi notificada sobre o tema e, portanto, não tem como comentar o assunto.

10 O departamento jurídico da Arezzo só retorna em janeiro e a gerente da loja, que é locatária do terreno pertencente ao empresário João Carlos Hartz, não quis falar sobre o assunto.

11 O proprietário do posto de combustíveis na Nações Unidas, Marcelo Louzada, encerrou atividades no local no dia 31 de outubro, e não existe previsão de reabertura do posto em Novo Hamburgo.

Prefeito pedirá terceiro turno

O prefeito Tarcísio Zimmermann declarou que pretende solicitar ao Consórcio Nova Via a implantação de um terceiro turno para as obras que afetam muito a mobilidade no entorno da Estação Novo Hamburgo, na Avenida Nações Unidas, próximo ao shopping. Assim, poderão ser feitas até março. “Programamos com a Trensurb e a Nova Via exatamente para o período de janeiro e fevereiro, quando a movimentação é menor, e vamos acompanhar de perto as obras”, frisou Tarcísio.

PONTE NA TAPES

Em janeiro, a ponte da Rua Tapes deve estar liberada, informa Tarcísio. Falta pavimentar e instalar a rede de esgoto. No início de janeiro retomam as obras da ponte da Rua Castro Alves, que foi paralisada temporariamente por conta de um novo estudo para localização dela.

^^

Obrigado por divulgar as noticias e fotos :)

rkj
December 31st, 2011, 09:25 PM

Mas a Feevale está na direção de possíveis extensões ou se fosse até a Feevale precisaria dar uma volta para ir na direção certa ?

miguueell
January 1st, 2012, 04:43 AM
Mas a Feevale está na direção de possíveis extensões ou se fosse até a Feevale precisaria dar uma volta para ir na direção certa ?

^^

Não sei te responder essa pergunta por que não conheço nem sei como ficaria a rota da universidade. Espero que alguém possa te responder :)

capilé de coração
January 1st, 2012, 06:20 PM
pessoal, o trem até poderia chegar ate a fevalle , mas antes , tem cachoeirinha, gravataí que precisam muito mais do trem.

JoãoLuiz
January 1st, 2012, 07:56 PM
Uma pergunta para o AcesHigh: depois de Novo Hamburgo qual na sua opinião seria um possivel destino para o Trensurb? Qual seria a proxima cidade?

Não sou o Aces, mas moro na região e posso opinar:

Em termos de relevo, Novo Hamburgo fica no final de uma extensa planície que se inicia em Porto Alegre, em parte devido aos grandes vales que temos na região. O que isso quer dizer? Que a expansão do Trensurb até São Leopoldo e Novo Hamburgo foi uma obra relativamente fácil, pois não foi necessário contornar morros e/ou transpor colinas. Uns 5km ao norte do centro de NH já começam os paredões da serra geral, que mais adiante erguem-se a 700m de altura. Para oeste há uma série de colinas, que dividem o centro com os bairros Primavera, Petrópolis, Rincão e a cidade de Estância
Velha. Para leste, uns 5km após o centro há mais uma série de colinas que divide a cidade com Campo Bom, a mais popular é a chamada "lomba de Canudos". Para o sul não há obstáculos, direção está que está São Leopoldo.

Por si só, este relevo já seria uma grande impeditivo para qualquer estrutura ferroviária, agravado ainda por serem áreas densamente povoadas. Expansão para leste poderia ser até viável, porém apenas até o bairro Canudos, seguindo pelo eixo das avenidas Nicolau Becker e Victor Hugo Kunz (ainda assim em HAmburgo Velho há um corte em um morro bastante estreito, não sei se haveria espaço para a elevada do trem ali).
Expansão até a Feevale? Praticamente impossível, porque o campus da universidade fica em cima de um morro, bem como a Unisinos. Como o trem chegaria lá em cima? (...)

Muito se fala que o trem deveria vir até aqui Sapiranga, mas eu sinceramente não imagino quanto custaria uma obra dessas tendo que atravessar cidades (NH e Campo Bom) e também todos as colinas que existem na região.

Rodalvesdepaula
January 1st, 2012, 08:59 PM

Conheço a região e posso te ajudar a responder.

Como o nosso amigo disse anteriormente, Novo Hamburgo está no pé da Serra Gaúcha, o que tornaria qualquer expansão do Trensurb uma obra caríssima. Já houve político da região defendendo a extensão da rede para Canela, algo completamente inviável e utópico em todos os pontos de vista; até Taquara, não há demanda de passageiros e o relevo não ajuda (mais vale a pena construir uma rodovia duplicada entre a cidade e Gravataí).

Sendo assim, o Trensurb só conseguiria se expandir para dois caminhos:

1. Até Estância Velha, usando a RS-239. Ir até Ivoti não é possível porque a cidade já fica no meio da serra (190 metros de altitude contra 50 de NH) e a população local seria contra um elevado bem no meio da avenida principal;

2. Um ramal São Leopoldo-Portão. Neste caso, seria usado o canteiro central da RS-122/240 até a cidade e o relevo ainda é relativamente suave. Levar o ramal para Carlos Barbosa (que receberá o regional Bento-Caxias) já não seria uma loucura tão grande assim; basta que o trem SL-Portão seja independente do PoA-NH (como a extensão operacional da L7 da CPTM paulista) e que a linha já esteja pronta para receber trens locais e expressos.

Gperin
January 1st, 2012, 11:40 PM
Também sou da região e concordo que depois de Novo Hamburgo qualquer expansão do Trensurb será muito complicada.

Também não haveria tanta demanda que compensasse o custo dessa expansão.

O que deveria ser pensado agora é um entrocamento para Cachoeirinha e Gravataí, que juntas têm 400 mil habitantes. Daria até pra planejar uma integração com a última estação do metrô de Porto Alegre, na Fiergs.

Dali em diante dá pra sonhar com transporte ferroviário para o litoral (região que além de turística é a que mais cresce em termos populacionais), já que é tudo relativamente plano e a distância nem é tão grande. Mas aí já é obra pros meus filhos aproveitarem.

Danieldd
January 1st, 2012, 11:47 PM
andei no trensurb quinta feira e vi os trilhos de bitola métrica que seguem até o porto de poa e também notei a outra plataforma da estação aeroporto,plataforma que atende o ramal de bitola métrica!seria muito interessante um serviço regional ja que o leito está muito conservado.pude notar também muito lixo em certo ponto da via ali perto da ponte do guaiba,onde o trecho de bitola metrica segue para o porto e também notei muito mato no leito,o mato esta muito alto!
Ah,o trensurb é um sistema exelente pois em horario de pico parece que a velocidade e o numero de trens aumenta!Adorei o que vi!

Rodalvesdepaula
January 1st, 2012, 11:48 PM
^^A linha de bitola métrica é da dona ALL. Ela tem pátio ao lado do Aeroporto e opera os trens cargueiros vindos de São Paulo ali.

Danieldd
January 2nd, 2012, 12:07 AM
mas ja deve ter tempo que não passa nada ali né?tem até uma árvore no meio dos trilhos!

Rodalvesdepaula
January 2nd, 2012, 12:09 AM
^^Ah, sim... Os trilhos até o porto de Porto Alegre estão desativados desde 1983, quando a estação velha da capital gaúcha foi desativada e demolida (ficava ao lado da Rodoviária). Os trens da ALL só vão até o aeroporto.

Danieldd
January 2nd, 2012, 12:20 AM
Alguma contribuição pro fórum...
Trensurb na estação aeroporto
http://i1140.photobucket.com/albums/n575/DdDuarte03/Trensurb/DSC02781800x600.jpg

Estação Canoas
http://i1140.photobucket.com/albums/n575/DdDuarte03/Trensurb/DSC02908800x600.jpg

Na estação Canoas
http://i1140.photobucket.com/albums/n575/DdDuarte03/Trensurb/DSC02910800x600.jpg

http://i1140.photobucket.com/albums/n575/DdDuarte03/Trensurb/DSC02911800x6002.jpg

Interior da estação Niterói
http://i1140.photobucket.com/albums/n575/DdDuarte03/Trensurb/DSC02895800x600.jpg

Estação Mercado
http://i1140.photobucket.com/albums/n575/DdDuarte03/Trensurb/DSC02883800x600.jpg

*vista a partir do porto
http://i1140.photobucket.com/albums/n575/DdDuarte03/Trensurb/DSC02868800x600.jpg

*Trem trocando de via
http://i1140.photobucket.com/albums/n575/DdDuarte03/Trensurb/DSC02863800x600.jpg

Fim da linha no centro de Porto Alegre
http://i1140.photobucket.com/albums/n575/DdDuarte03/Trensurb/DSC02856600x800.jpg

miguueell
January 2nd, 2012, 12:29 PM
pessoal, o trem até poderia chegar ate a fevalle , mas antes , tem cachoeirinha, gravataí que precisam muito mais do trem.

^^

Com certeza seria um ótimo investimento em fazer uma futura expansão nessas regiões, mas já que esta sendo construída a expansão de Novo Hamburgo daria para aproveitar e fazer um alongamento da linha ate a feevale.

Não sou o Aces, mas moro na região e posso opinar:

Em termos de relevo, Novo Hamburgo fica no final de uma extensa planície que se inicia em Porto Alegre, em parte devido aos grandes vales que temos na região. O que isso quer dizer? Que a expansão do Trensurb até São Leopoldo e Novo Hamburgo foi uma obra relativamente fácil, pois não foi necessário contornar morros e/ou transpor colinas. Uns 5km ao norte do centro de NH já começam os paredões da serra geral, que mais adiante erguem-se a 700m de altura. Para oeste há uma série de colinas, que dividem o centro com os bairros Primavera, Petrópolis, Rincão e a cidade de Estância
Velha. Para leste, uns 5km após o centro há mais uma série de colinas que divide a cidade com Campo Bom, a mais popular é a chamada "lomba de Canudos". Para o sul não há obstáculos, direção está que está São Leopoldo.

Por si só, este relevo já seria uma grande impeditivo para qualquer estrutura ferroviária, agravado ainda por serem áreas densamente povoadas. Expansão para leste poderia ser até viável, porém apenas até o bairro Canudos, seguindo pelo eixo das avenidas Nicolau Becker e Victor Hugo Kunz (ainda assim em HAmburgo Velho há um corte em um morro bastante estreito, não sei se haveria espaço para a elevada do trem ali).
Expansão até a Feevale? Praticamente impossível, porque o campus da universidade fica em cima de um morro, bem como a Unisinos. Como o trem chegaria lá em cima? (...)

Muito se fala que o trem deveria vir até aqui Sapiranga, mas eu sinceramente não imagino quanto custaria uma obra dessas tendo que atravessar cidades (NH e Campo Bom) e também todos as colinas que existem na região.

^^

Eu acho que não seria necessário o trensurb chegar ate a 'porta' da universidade, mas sim em algum ponto na qual ficasse próximo, onde uma integração com ônibus ou lotação fizesse o restante do translado.
Claro que tem essa questão de morros e colinas, mas eu acho que se for feito um estudo futuro da para chegar a uma solução.
Também acho impossível a expansão ate Sapiranga e Campo Bom.

Alguma contribuição pro fórum...
Trensurb na estação aeroporto
http://i1140.photobucket.com/albums/n575/DdDuarte03/Trensurb/DSC02781800x600.jpg

Estação Canoas
http://i1140.photobucket.com/albums/n575/DdDuarte03/Trensurb/DSC02908800x600.jpg

Na estação Canoas
http://i1140.photobucket.com/albums/n575/DdDuarte03/Trensurb/DSC02910800x600.jpg

http://i1140.photobucket.com/albums/n575/DdDuarte03/Trensurb/DSC02911800x6002.jpg

Interior da estação Niterói
http://i1140.photobucket.com/albums/n575/DdDuarte03/Trensurb/DSC02895800x600.jpg

Estação Mercado
http://i1140.photobucket.com/albums/n575/DdDuarte03/Trensurb/DSC02883800x600.jpg

*vista a partir do porto
http://i1140.photobucket.com/albums/n575/DdDuarte03/Trensurb/DSC02868800x600.jpg

*Trem trocando de via
http://i1140.photobucket.com/albums/n575/DdDuarte03/Trensurb/DSC02863800x600.jpg

Fim da linha no centro de Porto Alegre
http://i1140.photobucket.com/albums/n575/DdDuarte03/Trensurb/DSC02856600x800.jpg

^^

Bem bacana as fotos, esperamos futuras comtribuições. :lol:

Calvin Porto
January 2nd, 2012, 01:21 PM
Não entendo esses vagões multicoloridos, se não bastasse pichação de vândalos, tem uma oficial também....os trens ficam bem melhores, mais cleans se estão apenas no metálico.

miguueell
January 2nd, 2012, 01:33 PM
Não entendo esses vagões multicoloridos, se não bastasse pichação de vândalos, tem uma oficial também....os trens ficam bem melhores, mais cleans se estão apenas no metálico.

^^

Eu acho horrível essa parte de divulgação publicitária nos trens :ohno:
Tem uma composição que divulga um perfume do boticário e outra que divulga o sbt, muito estranho!
Uma pena eles não ter mantido o padrão dos trens.

miguueell
January 2nd, 2012, 01:53 PM
http://www.trensurb.gov.br/paginas/arquivos/201110251712330.sbt%20800.jpg

Acho muito feia essa forma de divulgação publicitária, mas sabemos que isso envolve muito dinheiro por parte das empresas que contratam esse serviço e a trensurb.

AcesHigh
January 3rd, 2012, 03:21 PM
um ramal do Trensurb até Portão não sei se seria muito interessante, pois Portão é pequena demais. Entretanto, a estrada entre São Leopoldo e Portão tem muitas empresas grandes... mesmo assim, acho que não justificaria um ramal.

até Sapiranga, realmente, o único caminho pro Trensurb percorrer seria ao longo da RS-239, a qual é uma estrada bem plana pois contorna os morros da região. E passa ao lado da Feevale.

Passar ao lado da Feevale pela RS-239 aliás é o ÚNICO trajeto que consigo pensar para o Trensurb chegar perto da Feevale. Indo pela Nicolau Becker, entrando na Victor Hugo Kunz em direção à Campo Bom, ficaria muito longe da Feevale, e quando chegasse perto de Campo Bom, estaria num vale cercado de morros altos (nada exagerado, mas estou falando de modo RELATIVO a uma linha de trem) e sem saída.

O problema, é que seguindo pelo melhor trajeto, a RS-239, passa longe das zonas mais populosas de Novo Hamburgo e Campo Bom. Somente em Sapiranga que ele estaria de novo mais "no meio" da cidade, por este trajeto.

Alguém falou antes que a melhor expansão no momento seria em direção à Gravataí e Cachoeirinha. Concordo PLENAMENTE, pelo tamanho grande dessas cidades e pelo caráter subúrbio delas.

Entretanto, me parece que Cachoeirinha e Gravataí seria uma expansão natural da Linha 2, que a princípio deve ir até a FIERGS (na beira de Cachoeirinha).

Não teria sentido um ramal da linha 1 até Cachoeirinha e Gravataí.

Calvin Porto
January 3rd, 2012, 03:30 PM
Realmente, isso é de extremo mal gosto. Deixem tudo metálico, esse caras fazem qualquer negócio para ganhar um dinheiro extra.

As camisas dos clubes na sua grande maioria parece um macacão de piloto de fórmula 1....horríveis. Tem raras exceções, Grêmio, Inter, Atlético PR, se não me engano o Botafogo, nem lembro e outros poucos. O resto é horroroso.

JoãoLuiz
January 4th, 2012, 01:02 AM
um ramal do Trensurb até Portão não sei se seria muito interessante, pois Portão é pequena demais. Entretanto, a estrada entre São Leopoldo e Portão tem muitas empresas grandes... mesmo assim, acho que não justificaria um ramal.

até Sapiranga, realmente, o único caminho pro Trensurb percorrer seria ao longo da RS-239, a qual é uma estrada bem plana pois contorna os morros da região. E passa ao lado da Feevale.

Passar ao lado da Feevale pela RS-239 aliás é o ÚNICO trajeto que consigo pensar para o Trensurb chegar perto da Feevale. Indo pela Nicolau Becker, entrando na Victor Hugo Kunz em direção à Campo Bom, ficaria muito longe da Feevale, e quando chegasse perto de Campo Bom, estaria num vale cercado de morros altos (nada exagerado, mas estou falando de modo RELATIVO a uma linha de trem) e sem saída.

O problema, é que seguindo pelo melhor trajeto, a RS-239, passa longe das zonas mais populosas de Novo Hamburgo e Campo Bom. Somente em Sapiranga que ele estaria de novo mais "no meio" da cidade, por este trajeto.

Aces, se tu analisares friamente, a RS-239 não é uma estrada nada plana, falando relativamente para uma linha de trem. É só ver que ela é cheia de colinas!
Do entroncamento com a BR-116 até a Feevale desce e depois sobe uma colina. Da Feevale até o viaduto da São José desce, daí sobe de novo até aquele motel, e depois desce até o OK Center. Daí é plano até o pedágio, e depois sobe de novo até a transportadora Conventos. Desce até o Haras Porto Palmeira. Sobe até a BMP Proar. Desce até a Polícia Rodoviária. Sobe-desce-sobe até o primeiro viaduto de Sapiranga... Ufa, terminou! :banana:
Claro, não são subidas mirabolantes, apenas colinas, mas para uma linha de trem não dá.

AcesHigh
January 4th, 2012, 03:18 AM
as colinas são BEM leves na RS239.

se dá ou não dá pra um trem descer elas, não sei. Tu é especialista em trens? Eu não sou, mas sei que tem gente aqui que sabe muito sobre o assunto. Se tu for um deles e afirmar que não dá, então acredito.

AcesHigh
January 4th, 2012, 03:26 AM
aqui um video que mostra razoavelmente as inclinações da RS-239, logo após a FEEVALE, seguindo em direção à Sapiranga
64o5o_YfpvA

Tiago Costa
January 4th, 2012, 03:58 AM
Não vi as colinas, mas se a inclinação for igual ou inferior a 4%, sem problemas. Se for maior, aí serão necessários cortes/aterros e obras de arte.

Lucianoldf
January 4th, 2012, 02:10 PM
Acho que qualquer expansão além de Novo Hamburgo é inviável no momento, não haverá demanda necessária. No momento é prioridade a implantação da linha 2 e sua futura expansão a Cachoeirinha e a Gravataí.

Queria mesmo era um trem que ligasse Porto Alegre a Caxias do Sul.

Paulo Magalhães
January 4th, 2012, 02:53 PM
O Projeto da linha 2 não esta sendo implantado pela TRENSURB, e sim pelo Governo do estado do Rio Grande do Sul e Prefeitura de Porto Alegre.

AcesHigh
January 4th, 2012, 04:46 PM
mas Cachoeirinha e Gravataí seriam extensões naturais da Linha 2, não da linha 1...

Lucianoldf
January 4th, 2012, 07:00 PM
Não vejo nenhum pronunciamento sobre uma possível aquisição de novos carros pela trensurb, isso é preocupante, em vista que, é preciso licitar novas aquisições e o tempo de fabricação de novos carros não é tão rápido. Espero que não tenham a idéia de comprar carros usados de outros sistemas pelo Brasil ou mundo.

Também é necessário reformar e modernizar as estações, de POA a Sapucaia, que foram construídas na década de 80, as estações são deprimentes. Na estação Mathias Velho em Canoas, uma parte do telhado quebrou, por conta de uma tempestade no dia 30/11 e até hoje não foi consertado.

Celso Jorge
January 5th, 2012, 11:35 PM
Foi exatamente isso que eu já disse aqui, pois com a nova extensão não há como prescindir dos novos trens.

JoãoLuiz
January 6th, 2012, 08:09 PM
as colinas são BEM leves na RS239.

se dá ou não dá pra um trem descer elas, não sei. Tu é especialista em trens? Eu não sou, mas sei que tem gente aqui que sabe muito sobre o assunto. Se tu for um deles e afirmar que não dá, então acredito.

Calma Aces, só falei o que eu acho. Não, não sou especialista em trens mas tenho quase certeza que um trem não subiria em linha reta a maioria daquelas colinas.

É só conferir no Google Earth os rastros do traçado da antiga ferrovia que havia aqui na região (até 1963), e todas as voltas que ela fazia entre Novo Hamburgo e Taquara pra cortar as colinas da região.

rkj
January 7th, 2012, 03:33 PM
Não vejo nenhum pronunciamento sobre uma possível aquisição de novos carros pela trensurb, isso é preocupante, em vista que, é preciso licitar novas aquisições e o tempo de fabricação de novos carros não é tão rápido. Espero que não tenham a idéia de comprar carros usados de outros sistemas pelo Brasil ou mundo.

Também é necessário reformar e modernizar as estações, de POA a Sapucaia, que foram construídas na década de 80, as estações são deprimentes. Na estação Mathias Velho em Canoas, uma parte do telhado quebrou, por conta de uma tempestade no dia 30/11 e até hoje não foi consertado.

A CPTM (São Paulo) deve baixar os série 5000 ("Fepasão") e não se sabe o destino deles exceto que não permanecerão na frota. Como não se fala de destino tem-se assumido que vão virar faqueiros, mas a Trensurb L1 tem especificações bem parecidas com a CPTM L8 onde eles rodam hoje.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/ae/Linha_B5500-aCPTM.jpg

(Fonte: Wikimedia)

rkj
January 7th, 2012, 03:36 PM
Calma Aces, só falei o que eu acho. Não, não sou especialista em trens mas tenho quase certeza que um trem não subiria em linha reta a maioria daquelas colinas.

É só conferir no Google Earth os rastros do traçado da antiga ferrovia que havia aqui na região (até 1963), e todas as voltas que ela fazia entre Novo Hamburgo e Taquara pra cortar as colinas da região.

O site da Trensurb diz que a rampa máxima é 2.5%. É só traçar o perfil da colina e ver se a inclinação ultrapassa isso... é bem provável que ultrapasse.

JoãoLuiz
January 7th, 2012, 06:13 PM
O site da Trensurb diz que a rampa máxima é 2.5%. É só traçar o perfil da colina e ver se a inclinação ultrapassa isso... é bem provável que ultrapasse.

Como faz pra calcular o gradiente? Eu não sei nem como medir, peguei e fui no Google Earth, é confiável? Medi uma subida no trajeto da ERS-239, que em 1,09km sobe-se de 33m até 77m.

caiocco
January 7th, 2012, 06:35 PM
A CPTM (São Paulo) deve baixar os série 5000 ("Fepasão") e não se sabe o destino deles exceto que não permanecerão na frota. Como não se fala de destino tem-se assumido que vão virar faqueiros, mas a Trensurb L1 tem especificações bem parecidas com a CPTM L8 onde eles rodam hoje.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/ae/Linha_B5500-aCPTM.jpg

(Fonte: Wikimedia)

A série 5000 não se encontra em boas condições, sua baixa confiabilidade e seu alto custo de manutenção provavelmente não a tornariam uma boa opção... ela teria que rodar com 6 carros, reduzindo ainda mais a confiabilidade.

A CAF ofereceu a modernização parcial e a construção de unidades novas (série 8000), mas a CPTM descartou a modernização.

Se o RS precisa de trens com menor custo, talvez possam seguir o exemplo do RJ, usando composições chinesas. Se houver uma fábrica aqui no Brasil, pode inclusive ficar mais fácil, já que nossas licitações costumam impor certas restrições no edital.

Tiago Costa
January 7th, 2012, 10:14 PM

A máxima existente, não a máxima que os trens suportam subir ;).

Unirod
January 8th, 2012, 01:01 AM
[...]

A CAF ofereceu a modernização parcial e a construção de unidades novas (série 8000), mas a CPTM descartou a modernização.

[...]

Acho que foi o contrário.

A CAF tinha a opção de construir 24 e reformar 12, mas como é ela que irá fazer a manutenção desses trens ela optou por 36 trens novos.

Ramos
January 8th, 2012, 01:07 AM
A Trensurb não vai adqurir trens usados, isso seria um retrocesso.

Para a ampliação da frota existem diversas opções de construtores tanto com fábricas no Brasil (CAF, Alstom, Bombardier,CSR,etc) quanto empresas com produção lá fora (Siemens, Rotem, CNR, Ansaldo Breda,etc).

Garciaex
January 8th, 2012, 01:40 AM
Se o RS precisa de trens com menor custo, talvez possam seguir o exemplo do RJ, usando composições chinesas. Se houver uma fábrica aqui no Brasil, pode inclusive ficar mais fácil, já que nossas licitações costumam impor certas restrições no edital.

Menor custo por enquanto. O governo está aumentando os impostos dos componentes ferroviários importados. Será mais vantagem comprar trens das diversas fábricas instaladas no país.

rkj
January 8th, 2012, 10:30 PM
Como faz pra calcular o gradiente? Eu não sei nem como medir, peguei e fui no Google Earth, é confiável? Medi uma subida no trajeto da ERS-239, que em 1,09km sobe-se de 33m até 77m.

Tem uma opção no Google Earth que gera um perfil.

1090m * 2,5% = 27,25m

33m + 27,25m = 60,25m então a rampa é maior que 2,5%

77-33 = 44m / 1090 m = 4% de rampa, que é por exemplo a especificação de rampa adotada pela CPTM.

Como o Tiago lembrou, vale verificar se a frota da TrensUrb conseguiria operar com mais do que os 2,5% atualmente usados na via permanente da linha 1.

rkj
January 8th, 2012, 10:32 PM
A série 5000 não se encontra em boas condições, sua baixa confiabilidade e seu alto custo de manutenção provavelmente não a tornariam uma boa opção... ela teria que rodar com 6 carros, reduzindo ainda mais a confiabilidade.

A Trensurb não vai adqurir trens usados, isso seria um retrocesso.

Para a ampliação da frota existem diversas opções de construtores tanto com fábricas no Brasil (CAF, Alstom, Bombardier,CSR,etc) quanto empresas com produção lá fora (Siemens, Rotem, CNR, Ansaldo Breda,etc).

Eu não acho que usar os 5000 seria uma boa idéia, apenas que eles são exatamente o tipo de oportunidade que quem está atrasado no cronograma costuma usar.

Eduardo GJF
January 8th, 2012, 10:41 PM
[...]

[...]

A CPTM deu duas opções: modernizar parte da frota e "completar" com trens novos ou utilizar apenas trens novos. A CAF escolheu fornecer apenas trens novos.

Pra você ver como, até pra rodar na linha para a qual eles foram feitos sob medida, não compensa modernizá-los, quanto mais para um outro sistema.

Do mais, não estamos mais em 1997, quando era mais vantagem modernizar trens da década de 50 pra rodarem por mais 20 anos. Hoje a industria ferroviária nacional é perfeitamente capaz de fornecer material rodante novo com custo-benefício muito maior do que trens modernizados :okay:

E maçarico 5000! Já deu o que tinha que dar. Os saudosistas que comprem um carro como sucata e guardem na garagem.

AcesHigh
January 9th, 2012, 03:08 PM

quando perguntei se tu era especialista, percebi que tu poderia achar q eu estava sendo agressivo, apesar que eu não estava. Mas repensei a frase e não consegui pensar em nada que não tivesse perigo de SOAR agressivo (mesmo não sendo) e ao mesmo tempo perguntar o q eu queria.

pra tentar parecer menos agressivo, coloquei o "pq eu não sou", haha, mas não adiantou muito.

Perguntei na boa se tu era especialista, exatamente pq tem um pessoal aqui no forum que é BEM entendido (e tu poderia ser um deles), e eu não sou entendido, portanto, EU poderia estar falando bobagem pra alguem com muito mais conhecimento que eu...

Lucianoldf
January 17th, 2012, 02:34 AM
Já era hora

TRENSURB ENCAMINHA PEDIDO DE ISENÇÃO FISCAL PARA COMPRA DE NOVOS TRENS

Diretor-Presidente da empresa, Humberto Kasper, entregou ofício ao governador em exercício, Adão Villaverde.

Na manhã desta quinta-feira, 12, a direção da Trensurb deu mais um passo no processo de obtenção de novos trens para a operação na Linha 1. O diretor-presidente da empresa, Humberto Kasper, junto ao diretor de administração e finanças, Ney Michelucci, além dos superintendentes de expansão, Ernani Fagundes, e desenvolvimento comercial, Edson Santos, entregou ofício ao governador em exercício do estado, deputado Adão Villaverde.

Na solicitação entregue durante encontro no Palácio Piratini, o diretor-presidente solicita ao governo a isenção de tributos estaduais relativos a aquisição de novos trens, operação em tratativas junto ao Comitê Gestor do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.

De acordo com o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, "estamos empenhados nesse projeto e recentemente, metrôs de outras regiões do país contaram com essa modalidade de incentivo fiscal para aquisição de novos veículos, assim como o projeto do Metrô de Porto Alegre também define isenção de tributos como o ICMS". O deputado Adão Villaverde, governador em exercício, disse que estará "encaminhando a área técnica desde já para a avaliação e encaminhando a solicitação ao governador Tarso Genro quando de seu retorno".

Com a expansão até Novo Hamburgo da Linha 1 – e um acréscimo estimado de 30 mil usuários -, a linha do Aeromovel entre a Estação Aeroporto e o Terminal 1 do Salgado Filho e a ampliação da integração multimodal, faz-se necessário a ampliação da frota de trens.

http://www.trensurb.gov.br/paginas/paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=3154

Paulo Magalhães
January 17th, 2012, 11:37 AM
Baseado nas resoluções do PNAMOB, que faz menção à concessão de incentivos/linhas de financiamento voltados a renovação de frota entes privados e companhias estatais.

Lucianoldf
January 17th, 2012, 03:09 PM
Trensurb vai a Brasília pedir dez novos trens para demanda extra

Pedido ocorre com base na expansão do metrô até Novo Hamburgo.

A Trensurb apresenta hoje em Brasília estudo técnico sobre a necessidade da compra de dez trens, em reunião com os Ministérios do Planejamento e das Cidades. No encontro, a empresa irá apresentar um relatório que evidencia os cenários futuros e o crescimento da demanda econômica e imobiliária, bem como a implementação da integração por meio do cartão SIM e TRI, com base na expansão do metrô até Novo Hamburgo.
A possibilidade da compra de novos trens não é assunto novo. Há pelo menos um ano a proposta para compra de novos trens já está em discussão, mas desde novembro o assunto entrou na pauta em Brasília, na sala do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana.

O superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, Ernani da Silva Fagundes, que participará da reunião, afirma que o mérito da necessidade das aquisições não está mais em discussão. “O que vamos apresentar é um levantamento atualizado dos embarques e desembarques e do quanto isto será afetado com a expansão”, explica Fagundes. Os novos trens aumentariam a capacidade de transporte de 1.080 pessoas por viagem para 1,6 mil.

Liberação em dois anos

Para o engenheiro Lino Fantuzzi, coordenador geral da expansão da Linha 1 do trem até Novo Hamburgo, que também estará na reunião, o encontro é apenas o início das abordagens. “O sinal positivo para a aquisição dos novos trens não será decidido amanhã (hoje). Acredito que se conseguirmos esta liberação, após passar pelos trâmites licitatórios, os trens começam a chegar para nós entre um ano e meio e dois anos”, destaca Fantuzzi, que acredita em um conjunto de benefícios com a chegada da nova frota. “Os novos trens melhorariam a qualidade no transporte da população.”

Isenção de tributos

Na semana passada, o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, entregou um ofício ao Estado solicitando isenção de tributos estaduais – dentre eles o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) – para a compra de novos trens. A aquisição está sendo negociada junto ao Comitê Gestor do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

“Estamos empenhados nesse projeto e, recentemente, metrôs de outras regiões do País contaram com essa modalidade de incentivo fiscal para aquisição de novos veículos, assim como o projeto do Metrô de Porto Alegre também define isenção de tributos como o ICMS”, observou o diretor-presidente da Trensurb.

Aumento no número de passageiros

A preocupação da Trensurb é com o aumento no número de passageiros após a entrega das cinco novas estações até Novo Hamburgo, que levará mais 30 mil pessoas a procurarem o serviço. Somente com as estações Rio dos Sinos, em São Leopoldo, e Santo Afonso, em Novo Hamburgo, cuja previsão de inauguração é março, haverá um acréscimo de 12 mil passageiros.

O superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, Fagundes, observa que é possível acomodar até seis pessoas por metro quadrado. “Hoje transportamos cerca de 16,2 mil pessoas por hora. Passando desse número, começamos a ter problemas. Para isso, existem duas soluções. Uma delas é diminuir o intervalo de viagens de quatro para dois minutos ou aumentar a capacidade de transporte”. Os dez trens terão seis vagões.

Deslocamento com cartão único

Desde o início do ano, é possível utilizar o cartão TRI dos ônibus de Porto Alegre e o SIM da Trensurb nas linhas de Canoas que integram com o trem. No futuro, planeja-se que a novidade seja ampliada para outras cidades. Com a mudança, as pessoas podem fazer o deslocamento de Canoas a Porto Alegre com um único cartão e aproveitar os descontos que a integração oferece.

Obras avançam em Novo Hamburgo

Há quase três anos foi dado o pontapé inicial das obras de ampliação da linha 1 do trem. Em menos de três meses está previsto o início das operações e a primeira viagem partindo de Novo Hamburgo. A Trensurb espera fazer a primeira viagem da estação Santo Afonso ainda em março.

Desde o início do ano, o Consórcio Nova Via, responsável pela obra em Novo Hamburgo, está trabalhando para dar forma à última estação na cidade, em frente ao Bourbon Shopping, no Centro. Conforme a assessoria de imprensa do Consórcio Nova Via, o posto de gasolina e uma grande loja que fica entre as Ruas Marcílio Dias e 5 de Abril, na área próxima a última estação, já foram desapropriados.

A expectativa é que todas as obras estruturais da parte civil do projeto estejam finalizadas até setembro, quando deve ser liberada para a colocação de trilhos, rede elétrica e testes de segurança com os vagões. A extensão total é de 9,3 quilômetros.

Mudanças no trânsito

Hoje, a Avenida Nações Unidas, ficará fechada das 7 às 23 horas, no sentido Centro-bairro, entre as Ruas Duque de Caxias e 3 de Outubro. O bloqueio ocorre para que as equipes do Consórcio Nova Via possam fazer o lançamento das vigas da Estação Fenac.

Prevista para ter ocorrido ontem, a obra sobre a ponte da Rua Tapes, na esquina com a Avenida Nações Unidas, deixará o trânsito interrompido entre 7 e 17 horas, desta terça-feira. O local estará fechado para colocação de lajes na estrutura da linha. Nesse trecho, a Avenida Nações Unidas ficará livre nos dois sentidos.

Já na Avenida 1.º de Março, o trânsito ficará interrompido no sentido Centro–bairro, entre as Ruas Rio Amazonas e Miranda, das 7 às 23 horas, de amanhã até domingo. Estas intervenções estavam previstas para começarem ontem, mas devido às chuvas do final de semana o início do trabalho atrasou. O fechamento ocorrerá devido ao lançamento de vigas na Estação Industrial.

http://www.diariodecanoas.com.br/sao-leopoldo/367685/trensurb-vai-a-brasilia-pedir-dez-novos-trens-para-demanda-extra.html

Celso Jorge
January 17th, 2012, 07:40 PM
O GF já deveria ter providenciado os novos trens para o Trensurb antes mesmo de construir a extensão para Novo Hamburgo, mas é um tipo de governo bem ineficiente mesmo e parece que vai deixar a Linha 01 ficar bem lotada por um bom tempo até esses trens novos chegarem, lamentável! Só espero que não demore tanto para adquiri os novos trens.

Tiago Costa
January 17th, 2012, 08:25 PM
Isso existe em qualquer governo. Quer ver exemplos? Governos dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e o Governo do Distrito Federal. Fora o próprio governo federal no caso do Metrorec. Não é bem ineficiência, mas falta de orçamento mesmo.

Rodalvesdepaula
January 17th, 2012, 08:28 PM
Trensurb vai a Brasília pedir dez novos trens para demanda extra

Pedido ocorre com base na expansão do metrô até Novo Hamburgo.

A Trensurb apresenta hoje em Brasília estudo técnico sobre a necessidade da compra de dez trens, em reunião com os Ministérios do Planejamento e das Cidades. No encontro, a empresa irá apresentar um relatório que evidencia os cenários futuros e o crescimento da demanda econômica e imobiliária, bem como a implementação da integração por meio do cartão SIM e TRI, com base na expansão do metrô até Novo Hamburgo.
A possibilidade da compra de novos trens não é assunto novo. Há pelo menos um ano a proposta para compra de novos trens já está em discussão, mas desde novembro o assunto entrou na pauta em Brasília, na sala do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana.

O superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, Ernani da Silva Fagundes, que participará da reunião, afirma que o mérito da necessidade das aquisições não está mais em discussão. “O que vamos apresentar é um levantamento atualizado dos embarques e desembarques e do quanto isto será afetado com a expansão”, explica Fagundes. Os novos trens aumentariam a capacidade de transporte de 1.080 pessoas por viagem para 1,6 mil.

Liberação em dois anos

Para o engenheiro Lino Fantuzzi, coordenador geral da expansão da Linha 1 do trem até Novo Hamburgo, que também estará na reunião, o encontro é apenas o início das abordagens. “O sinal positivo para a aquisição dos novos trens não será decidido amanhã (hoje). Acredito que se conseguirmos esta liberação, após passar pelos trâmites licitatórios, os trens começam a chegar para nós entre um ano e meio e dois anos”, destaca Fantuzzi, que acredita em um conjunto de benefícios com a chegada da nova frota. “Os novos trens melhorariam a qualidade no transporte da população.”

Isenção de tributos

Na semana passada, o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, entregou um ofício ao Estado solicitando isenção de tributos estaduais – dentre eles o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) – para a compra de novos trens. A aquisição está sendo negociada junto ao Comitê Gestor do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

“Estamos empenhados nesse projeto e, recentemente, metrôs de outras regiões do País contaram com essa modalidade de incentivo fiscal para aquisição de novos veículos, assim como o projeto do Metrô de Porto Alegre também define isenção de tributos como o ICMS”, observou o diretor-presidente da Trensurb.

Aumento no número de passageiros

A preocupação da Trensurb é com o aumento no número de passageiros após a entrega das cinco novas estações até Novo Hamburgo, que levará mais 30 mil pessoas a procurarem o serviço. Somente com as estações Rio dos Sinos, em São Leopoldo, e Santo Afonso, em Novo Hamburgo, cuja previsão de inauguração é março, haverá um acréscimo de 12 mil passageiros.

O superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, Fagundes, observa que é possível acomodar até seis pessoas por metro quadrado. “Hoje transportamos cerca de 16,2 mil pessoas por hora. Passando desse número, começamos a ter problemas. Para isso, existem duas soluções. Uma delas é diminuir o intervalo de viagens de quatro para dois minutos ou aumentar a capacidade de transporte”. Os dez trens terão seis vagões.

Deslocamento com cartão único

Desde o início do ano, é possível utilizar o cartão TRI dos ônibus de Porto Alegre e o SIM da Trensurb nas linhas de Canoas que integram com o trem. No futuro, planeja-se que a novidade seja ampliada para outras cidades. Com a mudança, as pessoas podem fazer o deslocamento de Canoas a Porto Alegre com um único cartão e aproveitar os descontos que a integração oferece.

Obras avançam em Novo Hamburgo

Há quase três anos foi dado o pontapé inicial das obras de ampliação da linha 1 do trem. Em menos de três meses está previsto o início das operações e a primeira viagem partindo de Novo Hamburgo. A Trensurb espera fazer a primeira viagem da estação Santo Afonso ainda em março.

Desde o início do ano, o Consórcio Nova Via, responsável pela obra em Novo Hamburgo, está trabalhando para dar forma à última estação na cidade, em frente ao Bourbon Shopping, no Centro. Conforme a assessoria de imprensa do Consórcio Nova Via, o posto de gasolina e uma grande loja que fica entre as Ruas Marcílio Dias e 5 de Abril, na área próxima a última estação, já foram desapropriados.

A expectativa é que todas as obras estruturais da parte civil do projeto estejam finalizadas até setembro, quando deve ser liberada para a colocação de trilhos, rede elétrica e testes de segurança com os vagões. A extensão total é de 9,3 quilômetros.

Mudanças no trânsito

Hoje, a Avenida Nações Unidas, ficará fechada das 7 às 23 horas, no sentido Centro-bairro, entre as Ruas Duque de Caxias e 3 de Outubro. O bloqueio ocorre para que as equipes do Consórcio Nova Via possam fazer o lançamento das vigas da Estação Fenac.

Prevista para ter ocorrido ontem, a obra sobre a ponte da Rua Tapes, na esquina com a Avenida Nações Unidas, deixará o trânsito interrompido entre 7 e 17 horas, desta terça-feira. O local estará fechado para colocação de lajes na estrutura da linha. Nesse trecho, a Avenida Nações Unidas ficará livre nos dois sentidos.

Já na Avenida 1.º de Março, o trânsito ficará interrompido no sentido Centro–bairro, entre as Ruas Rio Amazonas e Miranda, das 7 às 23 horas, de amanhã até domingo. Estas intervenções estavam previstas para começarem ontem, mas devido às chuvas do final de semana o início do trabalho atrasou. O fechamento ocorrerá devido ao lançamento de vigas na Estação Industrial.

http://www.diariodecanoas.com.br/sao-leopoldo/367685/trensurb-vai-a-brasilia-pedir-dez-novos-trens-para-demanda-extra.html

Uma boa notícia, já que os TUE's japoneses que operam desde a abertura do sistema já apresentam sinais sérios de envelhecimento. Seria interessante o Trensurb já pensar em composições de seis carros cada, mais viáveis para atender à futura demanda de Novo Hamburgo sem comprometer quem pega o trem em Canoas ou Sapucaia.

Tiago Costa
January 17th, 2012, 09:26 PM
Não adianta comprar trens maiores agora se vão operar com os trens atuais. O ideal é fazer como no Metrô-BH (quando for comprar, ao menos lá fizeram a audiência pública): comprar trens de 4 carros, que podem ser aumentados para 6 futuramente, em um cenário de renovação de frota.

Celso Jorge
January 17th, 2012, 09:32 PM
Isso existe em qualquer governo. Quer ver exemplos? Governos dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e o Governo do Distrito Federal. Fora o próprio governo federal no caso do Metrorec. Não é bem ineficiência, mas falta de orçamento mesmo.

Tem toda razão, isso existe em qualquer governo por isso que eu me queixei sobre a demora. Só nos resta esperar que desta vez não demore tanto, pois o Trensurb terá um aumento significativo de demanda e andar espremido nos trens não dá, é muito difícil para os cidadãos.

Positronn
January 18th, 2012, 02:20 PM
O Google Earth não tem dados muito precisos da elevação aqui no Brasil quanto nos EUA, portanto, basear essa ideia só nele pode levar a erros. Fiz o traçado no GE e apareceram umas rampas um pouco mais acentuadas, diria que devem ter 5% na rodovia.

Pelo http://www.heywhatsthat.com/profiler.html

http://www.heywhatsthat.com/bin/profile.cgi?src=profiler&axes=1&curvature=0&metric=1&pt0=-29.65785,-51.144018,ff0000&pt1=-29.658446,-51.141186,00c000&pt2=-29.660236,-51.135693,0000ff&pt3=-29.661877,-51.127281,ff0000&pt4=-29.66225,-51.122046,00c000&pt5=-29.661803,-51.115351,0000ff&pt6=-29.660833,-51.111917,ff0000&pt7=-29.660759,-51.108742,00c000&pt8=-29.660982,-51.104193,0000ff&pt9=-29.66143,-51.102905,ff0000&pt10=-29.66225,-51.101103,00c000&pt11=-29.663444,-51.099815,0000ff&pt12=-29.663518,-51.098871,ff0000&pt13=-29.663294,-51.097584,00c000&pt14=-29.662101,-51.092434,0000ff&pt15=-29.661281,-51.089644,ff0000&pt16=-29.660908,-51.085525,00c000&pt17=-29.659416,-51.082606,0000ff&pt18=-29.656283,-51.078143,ff0000&pt19=-29.654381,-51.075139,00c000&pt20=-29.653785,-51.073208,0000ff&pt21=-29.652629,-51.071362,ff0000&pt22=-29.650652,-51.069131,00c000&pt23=-29.649757,-51.067715,0000ff&pt24=-29.649533,-51.066771,ff0000&pt25=-29.649831,-51.065826,00c000&pt26=-29.650279,-51.064625,0000ff&pt27=-29.651099,-51.062651,ff0000&pt28=-29.651361,-51.061492,00c000&pt29=-29.651286,-51.059561,0000ff&pt30=-29.651137,-51.055698,ff0000&pt31=-29.651211,-51.052995,00c000&pt32=-29.651771,-51.048188,0000ff&pt33=-29.651659,-51.044884,ff0000&pt34=-29.651622,-51.04218,00c000&pt35=-29.652106,-51.039391,0000ff&pt36=-29.653113,-51.035056,ff0000&pt37=-29.651845,-51.034155,00c000&pt38=-29.65013,-51.032181,0000ff&pt39=-29.646698,-51.026387,ff0000&pt40=-29.644237,-51.02231,00c000&pt41=-29.643789,-51.020465,0000ff&pt42=-29.643938,-51.016431,ff0000&pt43=-29.644423,-51.006646,00c000&pt44=-29.644759,-51.001067,0000ff&pt45=-29.644796,-50.998278,ff0000

Se a ferrovia era de carga, é evidente que ela dará mais voltas, pois a inclinação de projeto é bem menor do que para um trem metropolitano assim.

miguueell
January 18th, 2012, 06:32 PM
Na minha opinião não importa se for trocada a frota atual por trens de 4 ou 6 composições, oque importa e que sejam trens novos que proporcionem maior conforto ao usuário.

Tiago Costa
January 18th, 2012, 07:16 PM
Nesse quesito, com certeza os trens novos serão melhores.

AcesHigh
January 19th, 2012, 07:54 PM
e0VIcyIwXUA

Lucianoldf
January 24th, 2012, 01:29 PM
Estações Rio dos Sinos e Santo Afonso já têm catracas instaladas
É ao cruzar esse equipamento que o usuário valida sua passagem para ingressar no sistema metroviário.

http://img.gruposinos.com.br/1/1/28/232.jpg

Mais uma etapa das obras das estações Rio dos Sinos e Santo Afonso, que compõem o primeiro trecho da Expansão Norte da Linha 1 da Trensurb, está completo. Os bloqueios (catracas) tiveram sua instalação finalizada nos dois locais. É ao cruzar esse equipamento que o usuário valida sua passagem para ingressar no sistema metroviário. Isso é feito com a utilização de dos cartões SIM ou TRI, que gradativamente - através da implantação da bilhetagem eletrônica -, estão substituindo os bilhetes de papel.

O empreendimento prevê, no total, mais 9,3 quilômetros de Linha 1, atingindo 43 quilômetros de extensão, de Porto Alegre a Novo Hamburgo e beneficiando 30 mil novos usuários. Todo o trecho será estruturado em via elevada e comportará cinco novas estações – Rio dos Sinos, em São Leopoldo, e Santo Afonso, Industrial, Fenac e Novo Hamburgo, no município hamburguense. O Consórcio Nova Via – constituído pelas empresas Norberto Odebrecht, Andrade Gutierrez, Toniolo/Busnello e T’Trans – é o responsável pela execução da obra. O projeto é orçado em R$ 929,7 milhões.

http://www.diariodecanoas.com.br/estado/369598/estacoes-rio-dos-sinos-e-santo-afonso-ja-tem-catracas-instaladas.html

miguueell
March 2nd, 2012, 12:37 AM
CHEGA A 82,9% ÍNDICE DE CONCLUSÃO DAS OBRAS DE EXPANSÃO DA TRENSURB
01.03.2012

Entre últimos avanços, destaca-se o início da execução da via permanente no trecho entre as futuras estações Industrial e Fenac.

http://www.trensurb.gov.br/paginas/arquivos/201203011419350.Foto%20Marco%20Pecker%20%2826%29%20800.jpg?codigo_sitemap=3193&codigo_sitemap_pai=96

O 39º relatório de medição emitido pela Coordenação de Planejamento da Trensurb aponta que as obras para a ampliação da Linha 1 até Novo Hamburgo chegaram a 82,9% de sua execução. O índice foi recalculado pelos técnicos da empresa, a partir de agosto, devido à aprovação da suplementação orçamentária aprovada pelo governo federal para a realização de serviços e obras complementares à expansão.

Entre os últimos avanços, destacam-se: a conclusão da via permanente e o início da montagem da rede aérea de energia no trecho 6 (entre as estações Industrial e Fenac); o início da execução da via permanente no trecho 7 (entre as estações Fenac e Novo Hamburgo); a finalização dos serviços de estaqueamento e execução de blocos, além do início da execução dos pilares no trecho da Estação Novo Hamburgo; a conclusão da instalação do piso e do forro da Subestação Liberdade.

O empreendimento prevê, no total, mais 9,3 quilômetros de Linha 1, atingindo 43 quilômetros de extensão, de Porto Alegre a Novo Hamburgo. Todo o trecho será estruturado em via elevada e comportará cinco novas estações – Rio dos Sinos, em São Leopoldo, e Santo Afonso, Industrial, Fenac e Novo Hamburgo, no município hamburguense. O Consórcio Nova Via – constituído pelas empresas Norberto Odebrecht, Andrade Gutierrez, Toniolo/Busnello e T’Trans – é o responsável pela execução da obra. O projeto é orçado em R$ 929,7 milhões.

Foto: Marco Pecker, da Trensurb
Fonte: http://www.trensurb.gov.br/paginas/paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=3193&codigo_sitemap_pai=96

Lucianoldf
March 15th, 2012, 03:31 AM
Trensurb adia operação da Estação Santo Afonso para abril

A previsão de funcionamento era para março e entrega é adiada pela quinta vez.

O começo das operações da Estação Santo Afonso, em Novo Hamburgo, foi adiado pela quinta vez e só deve começar ocorrer em abril. A Trensurb alega que a obra está pronta, mas que ainda estão sendo feitos testes de segurança. O terminal está concluído, mas os problemas começam onde a estação termina. A infraestrutura ao lado da estação é de dar gosto, mas basta caminhar até o Arroio Gauchinho para que os problemas apareçam. A Avenida 1o de Março afunila no valão e o trânsito passa a ser em apenas uma mão.

O problema é que justamente onde será ampliada a ponte mora Marlene dos Santos, 54 anos, e João Francisco dos Santos, 66. “Aqui moro eu e mais sete pessoas e é onde tiro o meu sustento. Hoje (ontem) a Prefeitura me deu uma notificação para eu sair daqui em um mês”, desabafa Marlene. O procurador geral do Município, Reginaldo Ennes, informou que foi proposto o aluguel social.

Ponte

O trecho próximo da ponte sobre o Arroio Gauchinho está em condições precárias. “O grande problema é aqui é que tem muito buraco. Eu evito sair de carro de casa por conta dos riscos”, descreve o morador Vilezio Cardoso, 45 anos. Segundo a Prefeitura, o trecho será totalmente recuperado quando forem realizadas as obras viárias finais no trecho da Avenida 1o de Março. A Trensurb planeja a conclusão das construções até a metade de abril.

Testes não foram finalizados

São Leopoldo - A mudança da data também decorre pelos testes no novo trecho, iniciados há duas semanas e que ainda não foram finalizados. Fantuzzi, o coordenador das obras, diz que há dois tipos de testes: estático e dinâmico. O teste estático deve ser concluído ao longo da próxima semana. Com isso pronto, é possível dar continuidade na verificação da nova rede com o teste dinâmico, que faz a ocupação simultâneo com a utilização de dois trens em um mesmo circuito.

Outras estações devem começar em setembro

O coordenador geral das obras de expansão da Trensurb, Lino Fantuzzi, lamenta que ainda haja pendências em relação a áreas ocupadas irregularmente. “Essa semana tivemos uma reunião com os moradores e ficou acertado que faremos as obras de canalização sem problemas”, explica Fantuzzi. Em relação aos prazos de operação, o coordenador destaca que elas devem começar na primeira quinzena de abril.

“Estão ocorrendo alguns testes de sinalização e operação para garantir uma circulação segura. Não podemos correr riscos por conta de dez ou 15 dias.” As demais estações só devem começar a operar no final de setembro. “O restante do cronograma segue normalmente. Já temos 83% da obra concluída e vamos seguir nossa meta.”

http://www.diariodecanoas.com.br/regiao/376337/trensurb-adia-operacao-da-estacao-santo-afonso-para-abril.html

já to de saco cheio desses atrasos.

gusbrum
March 16th, 2012, 09:17 PM
e0VIcyIwXUA
Gostei mesmo da reporter...:lol:

miguueell
March 16th, 2012, 10:21 PM
^^^^^^^^^^
Mas que beleza, daqui a pouco já estaremos em dezembro e nada.....

JoãoLuiz
March 17th, 2012, 12:49 AM
^^^^^^^^^^
Mas que beleza, daqui a pouco já estaremos em dezembro e nada.....

Os prefeitos de Novo Hamburgo e São Leopoldo, ambos do PT, correm sério risco de não poderem inaugurar a obra completa ainda em suas administrações, considerando a hipótese de que não se reelegam em Outubro. Seria no mínimo engraçado ver, no início de 2013, uma grande festa de inauguração da estação Novo Hamburgo com um prefeito que não seja o Sr. Tarcísio. Lembrando que as obras começaram "a todo vapor" em Fevereiro de 2009, logo após o PT ter assumido a prefeitura de Novo Hamburgo, com previsão de serem entregues completas no início de 2012, ainda na mesma administração.

:banana:

AcesHigh
March 19th, 2012, 01:30 PM
OBRA DE EXPANSÃO DO TRENSURB A NOVO HAMBURGO COMPLETA 75,80% DE EXECUÇÃO

Construção possui os serviços avançados, principalmente, nas estações Rio dos Sinos, em São Leopoldo, e Liberdade, em Novo Hamburgo.

As obras de expansão da Linha 1 do metrô a Novo Hamburgo completaram, no mês de fevereiro, 75,80% de sua execução, segundo o 28º relatório de medição emitido pela Coordenação de Planejamento da Trensurb. O empreendimento é dividido em duas etapas. No total, o projeto de expansão prevê mais 9,3 km, atingindo 43 km de extensão, de Porto Alegre a Novo Hamburgo. Todo o trecho será estruturado em via elevada e comportará quatro novas estações. O Consórcio Nova Via – constituído pelas empresas Norberto Odebrecht, Andrade Gutierrez, Toniolo/Busnello e T’Trans – é o responsável pela execução do empreendimento.

A SITUAÇÃO EM CADA TRECHO

Primeira etapa

É dividida em quatro trechos e compreende 4,9 km de via elevada, uma ponte metroviária e uma rodoviária, a Estação Rio dos Sinos, em São Leopoldo, e a Estação Liberdade, já em Novo Hamburgo.

Trecho 1 – Possui 0,7 km de extensão, com início no final do trecho existente, indo até a travessia do Rio dos Sinos (trecho 2). Está sendo finalizada a montagem dos painéis de vedação na lateral do elevado, confeccionados com material fonoabsorvente, o que atenuará o ruído causado pelo contato roda-trilho.

Trecho 2 – Tem início na travessia do Rio dos Sinos e abrange duas pontes, ambas com 90m de vão livre.

Ponte Metroviária – Aguarda o início da montagem dos painéis de vedação.

Ponte Rodoviária – Com a superestrutura de concreto concluída, essa ponte aguarda a execução dos taludes de entrada (aterro para fazer a rampa de subida da ponte), muros de arrimo (estrutura para conter o aterro) e posterior sistema viário.

Trecho 3 – Compreende 0,7 km, com início ao final do trecho 2, indo até a Estação Rio dos Sinos. Segue em andamento o lançamento das placas de vedação do elevado.

Estação Rio dos Sinos – É a última estação de São Leopoldo, localizada entre os trechos 3 e 4. Está finalizado o lançamento das placas de vedação no corpo da estação. Encontram-se em andamento as obras de alvenaria, além da instalação de reservatórios de abastecimento de água e incêndio.

Trecho 4 – Possui 2 km de extensão, entre as estações Rio dos Sinos e Liberdade. Está em andamento o lançamento dos painéis de vedação lateral.

Estação Liberdade – É a primeira estação em Novo Hamburgo, localizada entre os trechos 4 e 5. Segue em andamento a instalação de elevadores, destinados principalmente a portadores de necessidades especiais, e instalações elétricas e hidráulicas, além da colocação de piso táctil nas plataformas de embarque e desembarque.

Segunda etapa

Compreende 4,4 km de via elevada e mais duas estações. Tem início no trecho 5 e segue até a Estação Novo Hamburgo.

Trecho 5 – Possui 1,5 km e está situado entre a Estação Liberdade e a Estação Industrial. Segue a montagem da via permanente e do Aparelho de Mudança de Via (AMV).

Estação Industrial – Tem início no final do Trecho 5 e se estende até o início do Trecho 6, na Avenida Primeiro de Março, entre as ruas Marechal Deodoro e Rodrigues Alves. Nessa estação, foram executadas apenas as fundações, radier (laje da fundação, que fica entre a estaca e o pilar), mesoestrutura e superestrutura, para uma futura execução do corpo da estação.

Trecho 6 – Com extensão de 1,5 km, esse trecho parte da Estação Industrial e termina na Estação FENAC. Seguem simultaneamente os trabalhos de estaqueamento, execução dos blocos, pilares, vigas travessas e lançamento das vigas e lajes pré-moldadas.

Estação FENAC – Está situada entre os trechos 6 e 7, em frente à Estação Rodoviária de Novo Hamburgo. Encontra-se em andamento a execução do estaqueamento, com 5% já concluído.

Foto: Consórcio Nova Via

AcesHigh
March 19th, 2012, 01:35 PM
e duas fotos que achei no Jornal NH
http://img263.imageshack.us/img263/1024/trensurb01.jpg

http://img189.imageshack.us/img189/6237/trensurb02.jpg

Lucianoldf
March 21st, 2012, 01:10 AM
Trensurb responde

A Trensurb informa que possui um projeto de revitalização das estações e adequação à legislação de acessibilidade universal, executado gradativamente conforme disponibilidade orçamentária. Já foram concluídas as reformas nas Estações Mercado e Canoas/La Salle e, em andamento, as reformas da Estação Aeroporto. A empresa trabalha, ainda, junto ao governo federal, solicitação já realizada junto ao PAC Mobilidade Grandes Cidades, no sentido de viabilizar recursos para a compra de dez novas composições de seis carros, com ar-condicionado, assim como a modernização dos trens atuais. Quanto ao trecho referido nesta coluna, se o leitor fala da expansão até Novo Hamburgo, ainda não houve inauguração e as obras encontram-se dentro do cronograma - que foi revisto devido à inclusão de serviços complementares no projeto, de modo que o prazo passou do primeiro para o segundo semestre de 2012 (duas estações, no entanto, serão inauguradas ainda no primeiro semestre). (Jânio Ayres, jornalista, gerente de Comunicação Integrada da Trensurb)

http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=89153

Rodalvesdepaula
March 22nd, 2012, 07:32 PM
Trensurb deve comprar 10 novos trens

22/03/2012 - Zero Hora

Novos trens terão seis carros, dois a mais do que os da frota atual

A demanda crescente de passageiros e o consequente aumento na lotação dos trens levaram a Trensurb a decidir adquirir 10 novas composições – um investimento que pode chegar a R$ 270 milhões.

O pedido foi aceito pelo governo federal no final do ano passado e, se tudo correr sem interferências, o reforço poderá estar nos trilhos em 2014, ano da Copa do Mundo.

Na comparação com 2011, a Trensurb ganhou entre 4 mil e 5 mil passageiros diários na sua linha entre Porto Alegre e São Leopoldo. O reflexo tem aparecido nos horários de pico, quando os vagões ficam lotados no início da manhã e final da tarde, especialmente entre as estações de Canoas e da Capital. Além do mais, vem por aí o alongamento da linha até Novo Hamburgo, no Vale do Sinos.

Empresa promete vagões climatizados

Cabe ressaltar ainda a idade da frota. Adquiridos do Japão há 27 anos, os trens têm vida útil garantida até 40 ou 50 anos, mas o problema maior é a defasagem tecnológica. Um dos grandes vilões é o clima gaúcho, com verão muito quente e inverno europeu. As composições contam com ventilação, porém falta um sistema de climatização para fazer frente às variações do tempo.

Os novos trens teriam ar-condicionado e seis vagões, em vez dos quatro atuais, com promessa de garantir mais conforto aos usuários. O objetivo é manter os 25 trens antigos em operação – eles devem receber melhorias, ganhando o reforço dos 10 novos nos horários de maior procura, de acordo com o presidente da Trensurb, Humberto Kasper.

— Os sistemas estão esgotados no Brasil, em termos de uso de sua capacidade, como no Rio e em São Paulo. A causa é o crescimento da economia e da mobilidade. Aqui no Estado, nós não queremos isso — afirmou o presidente.

Cada trem custa entre R$ 22 milhões e R$ 27 milhões, calcula a Trensurb. Se tudo correr bem, a licitação em breve poderá ser lançada e, entre julho e agosto, o contrato estaria assinado. Como o tempo de fabricação das composições é de um ano e meio, em 2014 os novos trens poderiam estar circulando.

Fonte: http://www.revistaferroviaria.com.br/index.asp?InCdEditoria=2&InCdMateria=15285

rfavero
March 22nd, 2012, 08:11 PM
Trensurb deve comprar 10 novos trens

Acho que a Trensurb poderá se beneficiar de projetos já existentes da CAF e da Alstom, já que tem pelo menos duas características técnicas iguais as das séries 7000, 7500, 8000 e 9000 da CPTM de SP (bitola de 1,6 m e 3 kv de alimentação), adaptando-se possíveis particularidades do sistema Trensurb.

De qualquer forma, se os trens da Trensurb tem 27 anos e para mim pareciam ter bem menos quando usei esse sistema em 2006, os novos que chegarão passarão fácil dos 50 anos. Os usuários gaúchos sabem cuidar dos trens deles e me parece que a manutenção também.

miguueell
March 23rd, 2012, 12:12 AM
TRENSURB TERÁ 10 NOVOS TRENS. :banana:

Composições com seis carros e ar condicionado devem estar disponíveis em 2014.

Desde 2011, a Trensurb trabalha junto ao governo federal buscando viabilizar recursos para a compra de novos trens. A solicitação entregue à gestão do PAC Mobilidade Grandes Cidades prevê a aquisição de dez composições com seis carros e ar condicionado. A proposta tem sinalização positiva, mas ainda aguarda deliberação superior, dos ministros de Estado.

Os novos veículos, com dois carros a mais, ampliarão a capacidade dos trens atualmente em operação em 50%, proporcionando mais conforto aos usuários, especialmente nos horários de pico. A frota atual, com 25 composições de quatro carros e 27 anos – de uma vida útil de 50 – de utilização continuará a operar e deve passar por uma modernização, recebendo sistema de climatização e alterações de layout interno.

O diretor-presidente, Humberto Kasper, disse que "com o crescimento da economia e da mobilidade, os sistemas estão operando em sua capacidade máxima nos horários de pico, como já acontece nos metrôs de São Paulo e Rio de Janeiro, estamos trabalhando firmemente para que não tenhamos essa situação aqui na região metropolitana".

O investimento total previsto, que inclui, ainda, adaptação das oficinas e do pátio de manutenção para receber os novos trens, é de até R$ 270 milhões. Como o tempo mínimo de fabricação das composições é de 18 meses, caso os trâmites necessários ocorram sem imprevistos, elas poderiam estar disponíveis em 2014.

Foto: Fernando Cunha

Fonte: http://www.trensurb.gov.br/paginas/paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=3211&codigo_sitemap_pai=96

Celso Jorge
March 23rd, 2012, 08:25 PM
Que desta vez o Trensurb compre os novos trens da indústria nacional que nem o Metrorec, pois isso vai fortalecer as fábricas de trens instaladas aqui e que os futuros metrôs e VLT's do Brasil façam o mesmo.

AcesHigh
April 3rd, 2012, 04:12 AM
pessoal, consegui o endereço do FTP da Trensurb... tem centenas... não... tem MILHARES de fotos da expansão, das estações, fotos aéreas, etc.

vou copiar elas, diminuir de tamanho (pq são muito grandes) e começar a postar aqui... fiquem no aguardo!

miguueell
April 6th, 2012, 12:07 AM
pessoal, consegui o endereço do FTP da Trensurb... tem centenas... não... tem MILHARES de fotos da expansão, das estações, fotos aéreas, etc.

vou copiar elas, diminuir de tamanho (pq são muito grandes) e começar a postar aqui... fiquem no aguardo!

^^

Opa que bacana, ficarei no aguardo.

miguueell
April 6th, 2012, 12:09 AM
Índice de conclusão das obras de expansão da Trensurb chega a 84,30%

http://www.trensurb.gov.br/paginas/arquivos/201204041732140.Foto%20Marco%20Pecker%20(44)%20800.jpg?codigo_sitemap=3229&codigo_sitemap_pai=96

Entre últimos avanços, destaca-se o início da instalação da cobertura na Estação Fenac.

As obras de expansão da Linha 1 da Trensurb até Novo Hamburgo chegaram a 84,36% de conclusão, aponta o 40º relatório de medição emitido pela Coordenação de Planejamento da empresa, que supervisiona os trabalhos. O índice geral foi recalculado, a partir de agosto, devido à suplementação orçamentária aprovada pelo governo federal para a realização de serviços e obras complementares à expansão.

A primeira etapa da expansão, que compreende 4,9 quilômetros de via elevada, duas estações (Rio dos Sinos, em São Leopoldo, e Santo Afonso, em Novo Hamburgo), duas pontes (metroferroviária e rodoviária), já apresenta as obras civis finalizadas. Seguem os serviços operacionais nas áreas de rede aérea, abastecimento de energia, sinalização e bilhetagem. Os testes dinâmicos, com deslocamento simultâneo de dois trens na via, já estão sendo realizados no local.

Com 4,4 quilômetros de via elevada e três estações (Industrial, Fenac e Novo Hamburgo), a segunda etapa, que segue até o centro de Novo Hamburgo, tem os avanços mais significativos do último período, entre eles: a montagem e lançamento de cabos da rede aérea entre as estações Industrial e Fenac; o início da instalação da cobertura na Estação Fenac; início da execução das vigas-travessas na Estação Novo Hamburgo; e, no trecho final da via, logo após a estação, a conclusão do estaqueamento e início da execução dos blocos de fundação.

O empreendimento prevê, no total, mais 9,3 quilômetros de Linha 1, atingindo 43 quilômetros de extensão, de Porto Alegre a Novo Hamburgo. Todo o trecho será estruturado em via elevada e comportará cinco novas estações – Rio dos Sinos, em São Leopoldo, e Santo Afonso, Industrial, Fenac e Novo Hamburgo, no município hamburguense. O Consórcio Nova Via – constituído pelas empresas Norberto Odebrecht, Andrade Gutierrez, Toniolo/Busnello e T’Trans – é o responsável pela execução da obra. O projeto é orçado em R$ 939,6 milhões.

Foto: Marco Pecker, da Trensurb

Fonte: http://www.trensurb.gov.br/paginas/paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=3229&codigo_sitemap_pai=96#prettyPhoto

AcesHigh
April 6th, 2012, 01:52 PM
^^

Opa que bacana, ficarei no aguardo.

só depois da páscoa :)

vou pra Gramado e qdo voltar vou instalar um programa de FTP pra baixar as fotos todas, depois começa o trabalho de mudar o tamanho, upload, etc...