View Full Version : Rua onde moro, Anchieta, subúrbio carioca

WallyP
April 24th, 2005, 04:40 AM
Minha rua no bairro de Anchieta, subúrbio carioca e divisa com a cidade de Nilópolis. Assustador? Nem é.
Como meu bairro tem restrições qto ao limite de altura, não existem edificios com mais de 5 andares.
0
http://img55.echo.cx/img55/7571/rua9916cb.jpg
1
http://img55.echo.cx/img55/1149/rua17lz.jpg
2
http://img55.echo.cx/img55/1956/rua58tz.jpg
3
http://img55.echo.cx/img55/7634/rua40sv.jpg
4
http://img55.echo.cx/img55/6937/rua36wl.jpg
5
http://img55.echo.cx/img55/5200/rua26nu.jpg
6
http://img55.echo.cx/img55/2619/rua80go.jpg
7
http://img55.echo.cx/img55/7926/rua922sm.jpg
8
http://img55.echo.cx/img55/8806/rua964zc.jpg
9
http://img55.echo.cx/img55/9173/rua70ok.jpg
10
http://img55.echo.cx/img55/1548/rua911pm.jpg
11
http://img55.echo.cx/img55/5918/rua92ha.jpg
12
http://img55.echo.cx/img55/4256/rua939ad.jpg
13
http://img55.echo.cx/img55/6150/rua9349bl.jpg
14
http://img55.echo.cx/img55/606/rua954no.jpg
15
http://img55.echo.cx/img55/8563/rua65jg.jpg
16
http://img55.echo.cx/img55/4865/rua994zm.jpg
Vista do terraço da minha casa com vista da Serra de Madureira em New Iguaçú city. É ali onde existe um vulcão extinto, de verdade tá.
http://img55.echo.cx/img55/3102/casa1hx.jpg

Não é bem uma brastemp, mas eu gosto daqui., é tranquilo.

joaopfs
April 24th, 2005, 04:46 AM
Show de bola, belas casas!! esses morros da ultima foto deve dar um ar serrano ao bairro... mas me diga uma coisa, fica muito longe do centro??

Menino de Sampa
April 24th, 2005, 04:50 AM
Que bairro legal! Haha, óbvio que é uma brastemp. ;)

WallyP
April 24th, 2005, 04:52 AM
Show de bola, belas casas!! esses morros da ultima foto deve dar um ar serrano ao bairro... mas me diga uma coisa, fica muito longe do centro??

uns 45m de carro, 20/30 minutos de metrô.

Luis FTC
April 24th, 2005, 04:56 AM
Ótimas fotos, Wally! Muito legal o seu bairro. Parece ser bem tranqüilo.

GRGM
April 24th, 2005, 05:26 AM
Muito gostoso o seu bairro, Wally! E essas suas fotos ajudam a mostrar que não só o subúrbio carioca não é ruim, como é bom, hehehe! Eu tinha uma imagem péssima, mas com essas suas fotos, acho que é uma das partes mais gostosas do Rio, e excelente opção pra quem gosta de morar em casa!

Caio
April 24th, 2005, 05:56 AM
Que lugar agradável!! Você mora MUITO BEM, Wally!!! :cheers:

Fabio
April 24th, 2005, 06:30 AM
ótimas fotos e o bairro parece ser ótimo de se viver, e como ja foi dito as montanhas dão um ar muito 10 e deve ser mais fresco tb ou não ?

WallyP
April 24th, 2005, 06:35 AM
Er, na verdade o bairro é de classe média, normal como a maioria dos bairros do subúrbio. Só que as casas não são tão antigas como acontece nos outros bairros em geral, mas o poder aquisitivo é o mesmo, nem rico nem pobre.
E claro que não é a melhor parte pra se morar no Rio, óbvio, até mesmo pra quem gosta de morar em casas na zona oeste tem bairros muito melhores, com casas maravilhosas, ruas conservadas, mas onde moro é agradável.

Ah, só queria constar também que é o primeiro(ou último) bairro da cidade do Rio de Janeiro. O bairro faz divisa com a cidade de Nilópolis(podem zoar bobocas), na baixada fluminense.

WallyP
April 24th, 2005, 06:39 AM
ótimas fotos e o bairro parece ser ótimo de se viver, e como ja foi dito as montanhas dão um ar muito 10 e deve ser mais fresco tb ou não ?

cara, onde eu moro é alto. O clima é geralmente mais fresco do que nas partes mais baixas da cidade. No inverno, ás 6 da manha quando todo mundo sai pra trabalhar e tal, é muito comum os termometros das ruas estarem beirando os 10º ou até menos, não é tão fresco qto o Alto da Boa Vista, mas é mais fresco do que a maioria dos bairros.
E é proxima a Vila militar, um dos bairros mais frios do Rio.

Caio
April 24th, 2005, 06:44 AM
Só pra confirmar: aí é Zona Norte, né?

WallyP
April 24th, 2005, 06:46 AM
sim. Subúrbio e zona norte ainda. Divisa com a zone oeste(Deodoro e Vila Militar) e baixada fluminense(Nilópolis).

Fabio
April 24th, 2005, 07:09 AM
cara, onde eu moro é alto. O clima é geralmente mais fresco do que nas partes mais baixas da cidade. No inverno, ás 6 da manha quando todo mundo sai pra trabalhar e tal, é muito comum os termometros das ruas estarem beirando os 10º ou até menos, não é tão fresco qto o Alto da Boa Vista, mas é mais fresco do que a maioria dos bairros.

putz, isso deve ser muito 10, quando da vontade de calor desce e vai pra prai e a noite dorme com um clima mais fresco.

:okay:

Diogo_Gardoni
April 24th, 2005, 07:33 AM
Caramba, Wally! Não conhecia Anchieta e gostei muito! O fato é que você tem sido responsável por mostrar belas imagens do querido Rio de Janeiro, seja do centro, seja da Zona Sul ou Norte.

Farrapo
April 24th, 2005, 07:27 PM
muito boas tuas fotos, wally! assim como o GRGM eu tinha uma péssima imagem do subúrbio carioca... tinha a pior das impressões... um lugares sujo, pobre, enfim... o bom é que essas tuas fotos me fizeram ver que a gente não pode ficar julgando um determinado lugar antes de conhecer a fundo... aliás, muito agradável mesmo o teu bairro! valeu pelas fotos! :okay:

Rcrd
April 24th, 2005, 07:48 PM
Gostei muito.
Uma ângulo diferente do que é normalmente mostrado.

Artibeus
April 24th, 2005, 09:44 PM
Ah um subúrbio desse na minha cidade. =P

Eu hein, esse bairro é muito é bom, pode ser chamado de subúrbio?

Eu pensava que tu morava era na zona sul, wally! Mas esse bairro é tão legal...!!

E o que é esse sic, afinal? =P

RRC
April 24th, 2005, 11:08 PM
Bem agradável o bairro, eu também não tinha idéia que existiam bairros assim próximos a periferia. Achei bem legal, as contruções são bem conservadas, bem legal.

Diogo_Gardoni
April 25th, 2005, 02:54 AM
E o que é esse sic, afinal? =P

"Sic" é usado quando você escreve alguma coisa que você sabe que está errado. Isso acontece muito quando se está reproduzindo um texto de alguém que contenha erros gramaticais ou qualquer outro engano.

Por exemplo:

"Ela adora comer senoura (sic)"

"A capital do Brasil é Buenos Aires (sic)"

Mas eu não consegui entender qual foi a intenção do Wally...rs

Artibeus
April 25th, 2005, 04:27 AM
Valeu, Diogo... apesar de ser uma coisa bem estranha, acho que entendi. =P
Não sabia dessa... =P

Thina
April 25th, 2005, 03:58 PM
Pô q subúrbio lindão, hein! A vista q vc tem da sua casa é d + ! No geral estais a mostrar o Rio de Janeiro com fotos de primeira linha, parabéns! :applause:

Não tem vicio melhor do q o vicio no SSC, gostei de saber sobre a colocação (sic) !

zeh
April 25th, 2005, 04:18 PM
O lugar onde vc mora parece ser mto gostoso Wally!! Há mesmo muitos lugares no dito "suburbio" parecidos com esse... Repararam na fiação aérea?? Gostei "mermo", em geral as pessoas tem uma visao meio esteriotipada dosm suburbios, mtos pessoas locais mesmo. Nota 10!!!!

nictheroy
April 25th, 2005, 06:06 PM
Eu sabia que no subúrbio do Rio existia bairros assim, bem agradáveis e até bonitos, mas este me surpreendeu totalmente, até mesmo pela localização, na divisa com Nilópolis (se bem que Nilópolis é a melhor cidade da baixada, pelo menos é a que apresenta maior IDH)...

O que mais me surpreendeu foi no a qualidade do asfalto das ruas, as calçadas conservadas e o tamanho das casas (lembra as de São Francisco, bairro nobre de Niterói!!)... na maioria das ruas do suburbio do Rio que eu já fui a maioria das casas eram aquelas antiginhas e com apenas um andar... não deixam de ser bonitinhas, mas são bem menores!!

Ah, gostei muito das atitudes da região admnistrativa do bairro, é disso que nossas cidades precisam urgentemente!!! Gostei também do fato do gabarito ser limitado.... isso é MUITO bam para o bairro!

Menino de Sampa
April 25th, 2005, 06:22 PM
Olhando esse thread e o de BH comecei a perceber as críticas não muito fundadas que se fazem sobre as cidades do Sudeste. Todas as áreas de classe média prá cima de BH são absurdamente agradáveis, a Zona Sul e várias partes da Zona Norte do Rio são lindos... acho que a feiura e a detonação de São Paulo prejudicam a imagem que todos os brasileiros têm do Sudeste...

WallyP
April 26th, 2005, 12:18 AM
Subúrbio em certas cidades significam bons bairros residenciais, no Brasil e em vários outros países, principalmente na AL, subúrbio ficou com uma fama ruim..hehe..

RRC
April 26th, 2005, 12:31 AM
acho que a feiura e a detonação de São Paulo prejudicam a imagem que todos os brasileiros têm do Sudeste...

Mas São Paulo igualmente tem bairros de periferia agradáveis. Interlagos por exemplo tem sua parte horrível, mas também tem uma outra parte que tem casas boas, árvores etc, Pirituba é um bairro bastante agradável na Zona Oeste, o mesmo para o Jaguaré e outros da Zona Norte.

Menino de Sampa
April 26th, 2005, 01:15 AM
eu sei que há bairros agradáveis de periferia, e vc esquecceu da "clássica" Freguesia do Ó! :D Até lugares como o jardim São Luiz ou itaquera tem núcleos bons. Mas eu tô falando das cidades "no geral".

Thina
April 26th, 2005, 04:49 AM
Subúrbio em certas cidades significam bons bairros residenciais, no Brasil e em vários outros países, principalmente na AL, subúrbio ficou com uma fama ruim..hehe..

E eu fui olhar no dicionário o significado certo de subúrbio. No meu aurélio :colgate: subúrbio significa arredores de cidade . Bairro afastado do centro da cidade e que, originalmente, era ligado a este , sobretudo por linha ferroviária. Mas fama é f@#& !

:)

Nunez
April 26th, 2005, 04:55 AM
Olha só que segredo... :D

aagos
April 27th, 2005, 07:09 AM

Nos EUA principalmente, os subúrbios são o refúgio da classe média que quer morar longe dos CBDs. Uma vez questionei a uma professora de Urbanismo sobre essa diferença em relação aos subúrbios brasileiros e americanos, mas ela não soube responder...

Kaplan
April 28th, 2005, 04:08 PM
Adorei as fotos Wally! Muito bacana o lugar, parece bem tranquilo!
Quando você quer pegar uma praia, como você faz? Ônibus, carro?
Uma vez um amigo meu do Rio que mora em Campo Grande me disse que precisava de 1:45 para chegar a uma praia, usando ônibus!! Isso é quase o mesmo tempo que uma paulistano demora para descer a serra!!
Aliás branquelo do jeito que tu é praia deve ser rarissimo pra ti!!

WallyP
April 28th, 2005, 04:16 PM
Eu adoro praia, mas não tenho costume de frequentar não, principalmente praia cheia e em dia muito quente. As praias rápidas daqui é a Barra da Tijuca, 35/40 minutos de carro, 45/50 minutos de onibus, e Copacabana, 1 hora de metrô, 1/30 minutos de carro. =)

Fortal
April 28th, 2005, 07:40 PM
Belas fotos, Wally! a qualidade das fotos está fantástica!
gostei deste bairro, deve ser muito legal! :applause: :applause:
abs

Mahler
April 28th, 2005, 09:10 PM
Que bairro bonito Wally. Gostei muito das casas. Parabéns pelas fotos.

Bruno BHZ
April 29th, 2005, 12:52 AM
Que gracinha este bairro, bem agradável, diferente mesmo da imagem que a gente cola ao subúrbio do Rio (e de qualquer grande cidade). Uma coisa que me espantou são que os muros e grades são tão baixinhos, e não há nenhuma cerca elétrica! O subúrbio carioca é afinal de contas o lugar mais seguro do Brasil? hahaha :) Nossa, a não ser que eu intencionalmente fizesse o contrário, se tirasse 10 fotos aleatórias em qualquer bairro de BH, pelo menos uma casinha ia ter cerca, é uma "praga"!

aagos
April 29th, 2005, 06:04 AM
Uma coisa que me espantou são que os muros e grades são tão baixinhos, e não há nenhuma cerca elétrica! O subúrbio carioca é afinal de contas o lugar mais seguro do Brasil? hahaha :) Nossa, a não ser que eu intencionalmente fizesse o contrário, se tirasse 10 fotos aleatórias em qualquer bairro de BH, pelo menos uma casinha ia ter cerca, é uma "praga"!

É coisa rara realmente aqui no Rio não vermos grades nas casas/prédios. Ano passado fui mostrar Ipanema a um casal de franceses e eles se espantaram - como você, Bruno, só que no sentido contrário - com as portarias dos prédios todas enjauladas.

TêAgá
June 29th, 2007, 11:28 PM
Lugar muito agradável, lembra algumas cidades do interior de São Paulo.

neosoux
June 30th, 2007, 01:22 AM
nossa, fiquei mto bem impressionado! A casa modernista eh lindissima!!! Mas o q mais gostei foram as grades ao inves de muro, q diferenca...

Cezzar29
June 30th, 2007, 02:18 PM
Adorei o local, parece ser bem tranquilo, achei muitas casas bonitas!! a última foto lembra um pouco a vista de onde moro aki em Curitiba, porém é para Serra do Mar e com montanhas mais altas...valew!!

Mascate
June 30th, 2007, 03:25 PM
O lugar é muito legal sim, as casas não são cinematográficas mas são muito confortáveis. Gostei da homogeneidade da vizinhança, lembra alguns bairros daqui de Recife que ainda não foram contaminados com skyscrapers.

Andre_RP
June 30th, 2007, 03:37 PM
Lembram da Geografia no ensino fundamental?

Zona Urbana, Suburbana e Rural!

Urbana: Região totalmente urbanizada e densa
Suburbana; Região intermediária entre a Zona Urbana e Rural (um pouco dos dois)
Rural: Propriamente dita.

The Vladchauer
June 30th, 2007, 03:56 PM
bairro muito agradavel!

Fabius_
June 30th, 2007, 05:39 PM
Excelente bairro...se não se dissesse o nome do lugar, seria possível arriscar o RJ em função da profusão um elemento anti-arquitetônico: o ar-condicionado. Minha mãe estava aqui comigo olhando as fotos e se encantou, disse que moraria aí tranqüilamente - e ela não fala da boca para fora :D!

Parabéns pelo bairro! V. mora muito bem! Não vou zuar porque depois que vi Nova Iguaçu, nunca mais achei a mesma coisa da Baixada. Foi mais uma agradável surpresa. :)

Bob_Omena
June 30th, 2007, 05:52 PM
caraca..
isso é suburbio mesmo ou vc ta 'gozando' ? :nuts:
muito bom

Visionario/BRASIL
July 2nd, 2007, 05:06 AM
Achei bem tranqüila e agradável a tua rua! :)

E não lembra em nada o que estamos acostumados a ver sobre o subúrbio carioca..

Valeu pelas fotos!

Andre_RP
July 8th, 2007, 06:33 PM
Nossa wally, agradável surpresa! Nunca imaginei um lugar tão bonito e limpo assim nesta região..
Lindo de viver!

Joaos
July 8th, 2007, 09:53 PM
Também não conhecia essa parte de Anchieta. Muito bem arrumada as ruas e casas. Nunca imaginei que estivesse um lugar assim ali. Valeu!

Emanuel Paiva
November 29th, 2008, 01:07 AM
WallyP, faz tempo que não vou a Anchieta, mas certamente você soube selecionar as melhores fotos da rua onde vc mora.

Para quem não conhece Anchieta, é um bairro que faz divisa com Ricardo de Albuquerque e com o Município de Nilópolis e é cortado pela linha férrea. E, como todo bairro cortado pela linha férrea, há lugares feios também como vocês podem ver nas fotos abaixo:

http://e.imagehost.org/0443/ANC.jpg

http://e.imagehost.org/0760/ANC_2.jpg

Anchieta é um dos bairros esquecidos pela Prefeitura do Rio, assim como tantos outros.

Inconfidente
November 29th, 2008, 01:16 AM
Adorei seu bairro Wally, muito tranqüilo!

Stefano_rj
December 14th, 2008, 08:48 PM
realmente a prefeitura do rio precisa melhorar aquela area enorme da que acompanha a linha do trem :ohno:

ai ai Anchieta é um bairro que faz divisa com Nilópolis, assustador? não...rs

Emanuel Paiva
December 14th, 2008, 08:49 PM
Adorei seu bairro Wally, muito tranqüilo!

O bairro não é tão tranquilo não, mas a rua que o WallyP mora é show de bola.

Abração,

WallyP
December 14th, 2008, 09:31 PM
anchieta é bizarro, mas tem boas áreas...melhor do que os bairros ao redor.

Osmar Carioca
December 14th, 2008, 10:41 PM
Wally P, gostei do seu bairro!

Você por acaso saberia dizer a razão pela qual a colônia japonesa ocupa 60% de sua rua?

ASMenezes
December 15th, 2008, 01:06 AM
Po, sua rua é a "zona sul" de Anchieta... porque o resto do bairro é caótico... assim como Ricardo e aquela área toda por ali, mas ainda sim uma bela rua!

WallyP
December 15th, 2008, 04:40 AM
Wally P, gostei do seu bairro!

Você por acaso saberia dizer a razão pela qual a colônia japonesa ocupa 60% de sua rua?

calma, calma..não sei se umas 10/15 familias podem ser chamadas de colônia..hahaha Eu só joguei um número mais ou menos pq eles são maioria aqui na rua. Mas não sei nenhum motivo pra essa peculiaridade. Mas sei que aqui perto tem muitas lojas de aparelhos eletrônicos pra carros, e muitos japoneses são donos dessas lojas.

WallyP
December 15th, 2008, 04:41 AM
Po, sua rua é a "zona sul" de Anchieta... porque o resto do bairro é caótico... assim como Ricardo e aquela área toda por ali, mas ainda sim uma bela rua!

Depende...na verdade eu não sei qual a diferença entre Anchieta e Parque Anchieta(dizem que um é melhor que o outro), o que eu sei é que o bairro é dividido pela linha do trem. E um lado é o lado bom, com boas casinhas, ruas e etc, o outro lado é o lado ruim, meio largado.

WallyP
December 15th, 2008, 04:47 AM
Anchieta é um dos bairros esquecidos pela Prefeitura do Rio, assim como tantos outros.

Na verdade eu não selecionei as fotos, saí tirando e publiquei...a minha rua é uma rua boa sim. E as ruas proximas são todas ruas muito boas. Essas suas fotos são do outro lado da linha do trem. É realmente um lugar feio e ruim. E o aspecto do bairro seguindo a linha do trem não é dos melhores, mas Anchieta não é só isso...tem muita coisa pra dentro. Infelizmente quem passa pelo bairro só ve a parte bizarra. É realmente é um bairro esquecido pela prefeitura, mas eu fico impressionado como a região administrativa está sempre ligada com os problemas do bairro.

WallyP
December 15th, 2008, 04:49 AM
E eu estou morando fixo em teresópolis gente(só venho pro Rio fds ou coisa parecida)....hahaha esse thread foi anos atras. Apesar que ainda tenho a minha casa no bairro(que eu considero meu bairro no Rio, pq foi onde eu passei maior parte da minha vida e onde eu geralmente fico quando to no Rio).

Emanuel Paiva
December 15th, 2008, 10:07 AM
Na verdade eu não selecionei as fotos, saí tirando e publiquei...a minha rua é uma rua boa sim. E as ruas proximas são todas ruas muito boas. Essas suas fotos são do outro lado da linha do trem. É realmente um lugar feio e ruim. E o aspecto do bairro seguindo a linha do trem não é dos melhores, mas Anchieta não é só isso...tem muita coisa pra dentro. Infelizmente quem passa pelo bairro só ve a parte bizarra. É realmente é um bairro esquecido pela prefeitura, mas eu fico impressionado como a região administrativa está sempre ligada com os problemas do bairro.

Correto. O que ocorre na verdade é que os bairros da Zona Norte II são esquecidos de fato pela Prefeitura. Qual a razão? IPTU mais baixo? Não sei.

Lembro-me que quando havia o projeto do RIO-CIDADE para Bangu, foi questionado ao Secretário na época por que investir uma nota preta em Bangu, um bairro afastado. O Secretário respodeu o seguinte, "para o Prefeito, Bangu e Leblon estão no mesmo patamar"..... Será????

Osmar Carioca
December 15th, 2008, 04:19 PM
E eu estou morando fixo em teresópolis gente(só venho pro Rio fds ou coisa parecida)....hahaha esse thread foi anos atras. Apesar que ainda tenho a minha casa no bairro(que eu considero meu bairro no Rio, pq foi onde eu passei maior parte da minha vida e onde eu geralmente fico quando to no Rio).

Morar em TEresópolis deve ser tudo de bom! Durante anos passava boa parte do verão em Teresópolis, mais precisamente na rua CARMELA DUTRA.

Stefano_rj
December 15th, 2008, 07:41 PM
aquela região onde vc morava é bem agradavel realmente mas parte comercial do bairro tb não é cartão postal rs é um retrato classico do rio de janeiro... Lugares bons do lado de ruins rs

Lucas Leite
June 3rd, 2009, 09:10 PM
Sou nascido e criado em Anchieta, passei 17 anos de minha vida por lá. Hoje estou fixado na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

Como já foi reportado, o conterrâneo Wally conseguiu captar os melhores ângulos do bairro. Creio que as fotos tiradas sejam do AMOMPA, um condomínio de casas e apartamentos fechado, num dos pontos mais altos do bairro, que “pega” uma região que começa mais ou menos num sopé de morro que dá ligação a Praça Granito - a maior Praça do Rio de Janeiro - e termina na extensão da linha férrea, mais ou menos onde se localiza a Lona Cultural Carlos Zéfiro, bem próxima donde o amigo Paiva tirou a foto da linha férrea.

O AMOMPA e as parte limítrofes a Praça Granito, que são áreas com amenidades urbanas, são os pontos imobiliários mais valorizados do bairro, onde se observa uma incipiente classe média-média e, mais raramente, classe média-alta. O resto do bairro, como um todo, já passou por melhores dias, há, além da Praça Granito outras 3 praças de médio porte, e lá haviam belas casas, também. O que se vêm observando nos últimos 15 anos, para precisar uma data, e pude acompanhar de perto, pois lá vivi durante a infância, adolescência e, agora, na fase adulta - pois ainda tenho casa e passo as férias no bairro -, é uma grande favelização e precarização das propriedades antes conservadas, este processo é fruto do empobrecimento da classe média e aglomeração de massas populares nas áreas limítrofes do bairro, que fazem fronteira por um lado com a Baixada Fluminense, por outro com Ricardo e com o Campo do Gerucinó (Área de treinamento militar, onde já houveram inúmeras gravações de cenas bélicas de filmes, novelas e seriados da Globo) e antigas áreas de reserva ambiental.

Isso culmina hoje com a presença de 13 favelas no bairro e falta de conservação dos patrimônios públicos e privados, com total esquecimento do poder público em diversos setores, como: nas péssimas condições das vias (muito esburacadas); os CIEP's e Postos de Saúde sem mínima estrutura para atender a população do bairro; carência de transporte urbano, com as duas linhas principais - 624 e 386 - tratando os passageiros como gado e, ainda por cima, cobrando altas passagens - o 386 tem ônibus adaptados para frescão que tem passagens mais caras; seu desenvolvimento comercial está estagnado, muito pela presença de Nilópolis e Madureira nas proximidades.

Mas, de fato, o bairro ainda consegue, apesar de tudo, ser bem pacífico e tranquilo, apesar de já se perceber o aumento da violência (assaltos, assasinatos, roubos de carro, etc.). É, na verdade, um bairro dormitório. Sua movimentação maior se dá nos fins-de-semana, no entorno da Praça Granito, onde sobrevive o comércio (alimentício) do bairro.

Infelizmente, apesar de ter morado toda minha infância e adolescência no bairro, não gosto de lá. Seu afastamento do centro e ponto culturais da cidade fazem que seus moradores não possam usufruir ou ter direito à cidade. Almejo um melhor bairro.

Outras curiosidades: O bairro já foi famoso pelas tradicionais corridas de "pega", tendo aparecido no Fantástico nos anos 90, após a morte de um corredor. O poder público resolveu o problema instalando quebra-molas e ilhas de pavimentação.

Lucas Leite
June 3rd, 2009, 09:22 PM
Lembram da Geografia no ensino fundamental?

Zona Urbana, Suburbana e Rural!

Urbana: Região totalmente urbanizada e densa
Suburbana; Região intermediária entre a Zona Urbana e Rural (um pouco dos dois)
Rural: Propriamente dita.

Sou estudante de Geografia do 7° período da UFJF, nossas visões acerca dos fenômenos urbanos, felizmente, distanciam-se, e muito, dessas conceituações.

WallyP
June 3rd, 2009, 09:33 PM
13 favelas em anchieta?
Tipo, eu nao acho isso aqui o melhor lugar do mundo, aliás, nem gosto daqui pra falar a verdade, mas que tanto de favela é essa? Eu só conheço uma, e mesmo assim é bem servida de luz, asfalto, esgoto, água...
Eu sinceramente, conheço Anchieta uns 20 anos(toda minha vida praticamente), e o que eu vejo são só melhoras, demoradas mas estão vindo. Anchieta era um caos, horrível, a Praça Granito era ponto de traficantese afins. Hoje a praça está ótima, bem iluminada, cheia de opções de lazer, barzinhos(alguns de nome como Manoel e Joaquim), as ruas tem melhorados bastante, enfim. Eu não vejo essa degradação toda. Talvez a divisa do bairro com a Pavuna, Mariópolis e Guadalupe, não sejam as melhores, realmente, inclusive a parte beirando a via-férrea também é um horror, mas muito coisa tem melhorado. A Avenida Marechal Alencastro era tenebrosa.
"Pega da Praça", hahaha. Foi o auge da fama do bairro, péssima fama. Os maiores rachas do Brasil.

Lucas Leite
June 3rd, 2009, 09:39 PM
Nos EUA principalmente, os subúrbios são o refúgio da classe média que quer morar longe dos CBDs. Uma vez questionei a uma professora de Urbanismo sobre essa diferença em relação aos subúrbios brasileiros e americanos, mas ela não soube responder...

Isso, acredito, deve-se ao fato do processo de urbanização ser diferenciado nas cidades dos países centrais e dos países periféricos, caro amigo.

Os estudiosos da Escola de Chicago, desenvolveram suas teorias estudando essa cidade - "A cidade como laboratório" -, inclusive o conceito de CBD, que você mencionou. Portanto, essa teorias são mais aplicáveis aos espaços urbanos dos países desenvolvidos, onde as cidades tiveram um processo industrial muito anterior ao nosso, apenas para citar um fator. A gentlefication que ocorreu lá, ocorre aqui, mas de forma diferente, em ponto isolados, com imensidões de pobreza ao entorno.

Para esclarescer mais detalhadamente suas dúvidas, recomendo a leitura de alguns livros produzido por cá, analisando as realidades de cá:

Manual de Geografia Urbana - Milton Santos, geógrafo
A Rede Urbana - Roberto Lobato Corrêa, geógrafo
Espaço intra urbano no Brasil - Flávio Vilaça, urbanista

WallyP
June 3rd, 2009, 09:44 PM
E sim eu moro no Amonpa. Existem outros condomínios novos próximos. Mas são todos de "fachada", os portões são todo abertos, qualquer um entra e sai a hora que quiser. Por mim arrancariam todos os portões, não servem pra nada.

Lucas Leite
June 3rd, 2009, 10:21 PM
13 favelas em anchieta?
Tipo, eu nao acho isso aqui o melhor lugar do mundo, aliás, nem gosto daqui pra falar a verdade, mas que tanto de favela é essa? Eu só conheço uma, e mesmo assim é bem servida de luz, asfalto, esgoto, água...
Eu sinceramente, conheço Anchieta uns 20 anos(toda minha vida praticamente), e o que eu vejo são só melhoras, demoradas mas estão vindo. Anchieta era um caos, horrível, a Praça Granito era ponto de traficantese afins. Hoje a praça está ótima, bem iluminada, cheia de opções de lazer, barzinhos(alguns de nome como Manoel e Joaquim), as ruas tem melhorados bastante, enfim. Eu não vejo essa degradação toda. Talvez a divisa do bairro com a Pavuna, Mariópolis e Guadalupe, não sejam as melhores, realmente, inclusive a parte beirando a via-férrea também é um horror, mas muito coisa tem melhorado. A Avenida Marechal Alencastro era tenebrosa.
"Pega da Praça", hahaha. Foi o auge da fama do bairro, péssima fama. Os maiores rachas do Brasil.

Caro amigo (e conterrâneo) Wally,

São, de fato, 13 favelas ou construções subnormais - para utilizar-mos os eufemismos urbanos.

De cabeça agora te cito algumas: Ás de Ouro, Vivi, Asa Branca, Chapadão (na divisa com Pavuna - o Adriano estava por lá esses dias), Cabral (divisa com Mesquista) etc.

Eu li isso, já faz alguns anos, numa monografia citando fontes da prefeitura, portanto, fontes confiáveis.

Eu moro na Rua Elzo Ferreira, parte do que se confeccionou chamar de Parque Anchieta (que é tida como melhor, mas, de fato é uma grande besteira, somos todos passageiros do mesmo trem).

Respeito suas percepções, toda visão do espaço, como lugar, é válida. Não quero provocar polêmicas, mesmo porque sou membro novo - de hoje! - e fui impulsionado pelo seu tópico sobre Anchieta. Quero compartilhar o fascínio pelas cidades!

Quanto a Anchieta: Minha intenção é mostrar outro ponto de vista, um pouco pessimista, é verdade. Mas, por fim, acho que concordamos que a realidade de Anchieta não é o AMOMPA, e aí minha análise tem sua validade por demonstrar um todo.

Gostaria de concordar quanto as melhorias, mas não percebo desta forma - espero que eu esteja errado! Em Anchieta há 50,000 mil habitantes que necessitam de melhores condições de vida e de direito à cidade!

Outra curiosidade: Meus avôs são um dos pioneiros na compra de lotes em Anchieta que, pelo que sei, pertenciam a um americano que tinha um projeto bem interessante para construção de um bairro unifamiliar, afastado do centro urbano e, por isso, tranquilo. As casas seguiriam uma arquitetura padronizada, se você perceber, por exemplo, há semelhanças nas estruturas de casas da Rua Lúcio José Filho, que foram alterando-se com o tempo. Pelas poucas informações que eu conheço o tal americano faliu, não sei em quais circunstâncias e se foram ocasionadas pelo seu empreendimento imobiliário em Anchieta e, como já vimos, o bairro foi se formado por um vertiginoso processo de urbanização desplanejado que resultou no que é hoje. Mas, voltando aos meus avós, a favela do Asá Branca foi nomeada por um dos fregueses do bar do meu avô, o Asa Branca, apelidado dado, também, por meu avô. E se hoje existe e tem esse nome a favela deve ao meu avô que deu a infeliz ideia ao Asa Branca de lotear um morro que era area de proteção ambiental.

Lucas Leite
June 3rd, 2009, 10:23 PM
Tenho algumas imagens interessantes da "mata do governo". Como que posta?

WallyP
June 3rd, 2009, 11:22 PM
Eu sei que anchieta não é so o amonpa, eu aqui nesse tópico só quis mostrar a "Rua Onde Moro", é uma espécie de topico que os foristas em 2005(quando eu postei essas fotos) faziam. Só acho que você tá vendo só o lado negativo. Eu entendo que ainda precisa melhorar muita coisa mas não vejo o bairro como tão carente assim comparado com bairros vizinhos.

Aliás, essas favelas tipo Cabral, nem ficam aqui, ficam no município de Nilópolis, em Olinda. Anchieta nem faz divisa com Mesquita(aliás nem chega perto). Não seriam 13 favelas em toda a região, incluindo a cidade de Nilopolis, Pavuna, Mariopolis, etc e etc? Por que eu sinceramnete acredito que dificilmente existem 13 favelas em Anchieta.

WallyP
June 3rd, 2009, 11:23 PM
Tenho algumas imagens interessantes da "mata do governo". Como que posta?

vc tem que hospedar a foto em algum site ex: www.imageshack.us
e postar aqui da seguinte maneira:
endereço
Seja bem vindo
:)

Captain boeing 747
June 4th, 2009, 03:52 AM
Eu achei as casa bonitas, mas com as favelas ditas pelo colega aí por perto, 13

pelo que falou, sei que as favelas do Rio e a sua violência são uma coisa

degradante, eu sinto, mas tenho vontade de conheçer o Rio, mas morar

lá jamais, e esses problemas de favelas e violência não tem como arrumar mais, são simplesmente sem solução.

Lucas Leite
June 5th, 2009, 01:19 AM
Eu achei as casa bonitas, mas com as favelas ditas pelo colega aí por perto, 13

pelo que falou, sei que as favelas do Rio e a sua violência são uma coisa

degradante, eu sinto, mas tenho vontade de conheçer o Rio, mas morar

lá jamais, e esses problemas de favelas e violência não tem como arrumar mais, são simplesmente sem solução.

Criou-se um estigma grande e pesado sobre sobre o problema urbano das favelas.

Utilizando dados oficiais, mais de 1,1 milhões de pessoas (20% da população carioca) habitam áreas denominadas favelas (CENSO, 2000). Mas, devido a já devasada aferição dos meus dados, acredito que esses números podem ser bem mais alarmantes atualmente. No Rio dificilmente você encontrará alguma bairro que, num raio de 5 km, não esteja próximo de uma favela. Isso é de enlouquecer qualquer corretor imobiliário! As classe mais altas fogem incessantemente do fenômeno.

E é aí que está o problema. O morador do "asfalto" e o morador do "morro" são antagônicos, não há qualquer coesão social. A favela só é tida como um problema quando passa a incomodar as classes abastadas da sociedade, caso contrário sempre seria um ponto invisível e feio que não gostamos de mostrar e tentamos não mostrar nas nossas fotos.

Sim, de fato, não há solução dentro desse modelo de modo de produção atual. As soluções passam por rotas revolucionárias que afastam-se dos interesses de mercado. O ato revolucionário passa por mediadas de promoções sociais. Só numa sociedade coesa, justa e consciente conseguiremos lidar com o problema, que não pode ser solucionado com incursões diárias de BOPE, PM's, Exército: Morre um nascem 2 ou 3 excluídos do sistema...

leandrinho
June 5th, 2009, 06:38 PM
nunca pensei que anchieta fosse assim nos meus tempos que morava ai no Rio de Janeiro!! vivia muito no eixo Barra- zona sul muito lindo mesmo

gente sou novo aki mais desde um mes atras venho tentando me cadastrar so agora eu consegui muito complicado bem agora poderei deixar de ser um mero leitor e opinar tbm abraçosss

AzmodeusBR
June 5th, 2009, 09:32 PM
Criou-se um estigma grande e pesado sobre sobre o problema urbano das favelas.

Utilizando dados oficiais, mais de 1,1 milhões de pessoas (20% da população carioca) habitam áreas denominadas favelas (CENSO, 2000). Mas, devido a já devasada aferição dos meus dados, acredito que esses números podem ser bem mais alarmantes atualmente. No Rio dificilmente você encontrará alguma bairro que, num raio de 5 km, não esteja próximo de uma favela. Isso é de enlouquecer qualquer corretor imobiliário! As classe mais altas fogem incessantemente do fenômeno.

E é aí que está o problema. O morador do "asfalto" e o morador do "morro" são antagônicos, não há qualquer coesão social. A favela só é tida como um problema quando passa a incomodar as classes abastadas da sociedade, caso contrário sempre seria um ponto invisível e feio que não gostamos de mostrar e tentamos não mostrar nas nossas fotos.

Sim, de fato, não há solução dentro desse modelo de modo de produção atual. As soluções passam por rotas revolucionárias que afastam-se dos interesses de mercado. O ato revolucionário passa por mediadas de promoções sociais. Só numa sociedade coesa, justa e consciente conseguiremos lidar com o problema, que não pode ser solucionado com incursões diárias de BOPE, PM's, Exército: Morre um nascem 2 ou 3 excluídos do sistema...

Solução revolucionária em pleno Século XXI? :ohno: :bash:

Ainda que demore bastante, o constante progresso e desenvolvimento econômico do Brasil irá sem dúvidas por um fim nessa terrível desigualdade social verificada em todas as grandes cidades brasileiras. Veja o que está acontecendo com a China...centenas de milhões de pessoas estão deixando a miséria em um curto espaço de tempo. A renda per capita da população brasileira vem crescendo desde a criação do Plano Real. O capitalismo, ainda que de forma lenta, oferece melhores respostas aos anseios sociais do que estas estapafúrdias e ultrapassadas teorias revolucionárias.

Lucas Leite
June 6th, 2009, 09:30 PM
Solução revolucionária em pleno Século XXI? :ohno: :bash:

Ainda que demore bastante, o constante progresso e desenvolvimento econômico do Brasil irá sem dúvidas por um fim nessa terrível desigualdade social verificada em todas as grandes cidades brasileiras. Veja o que está acontecendo com a China...centenas de milhões de pessoas estão deixando a miséria em um curto espaço de tempo. A renda per capita da população brasileira vem crescendo desde a criação do Plano Real. O capitalismo, ainda que de forma lenta, oferece melhores respostas aos anseios sociais do que estas estapafúrdias e ultrapassadas teorias revolucionárias.

Soluções revolucionárias SOBRETUDO no século XXI.

A atual fase de acumulação do capital e suas constantes crises nos mostram o quanto é instável e limitado o crescimento, progresso e desenvolvimento econômico. Sim, de fato, nunca se cresceu tanto, mas nunca houve tantos pobres ou novos-pobres como existem hoje. Acreditar num Capitalismo onde há liberdade de mercado dita as regras é entregar sua liberdade a um meio punhado de CORPORAÇÕES, que não tem a MÍNIMA responsabilidade social.

É necessário pensarmos que o crescimento econômico por si só não é capaz de garantir seguridade social. Vide o caso de Cuba, um país estagnado economicamente por um criminoso embargo econômico, mas que, mesmo assim, consegue ter indicadores sociais muito melhores que de países centrais, inclusive os Estados Unidos.

É necessário repensar as mentiras do sistema do Capital. Remodelá-las e as reverter a sociedade, ao invés de só se considerar a produtividade que destrói o nosso planeta com essa sociedade de consumo suicida.

Lucas Leite
July 29th, 2009, 09:28 PM
13 favelas em anchieta?

Dados gerais de Anchieta e Parque Anchieta

População: 77.582 habitantes
Área: 8,70 km²
Educação, Cultura e Lazer: 21 praças e parques; 16 escolas públicas; 13 escolas particulares (registradas); 1 lona cultural
Habitação: 10.074 imóveis prediais; 2 conjuntos habitacionais
Bancos: 1 (Caixa Econômica Federal)
Transportes: 1 estação ferroviária e 5 linhas de ônibus
Segurança: 2 postos móveis da PM
Nenhuma delegacia, corpo de bombeiros, faculdade, hospital público, cinema, teatro e shopping center

Pontos mais altos

Morro do Miguel (Final Feliz) 119 m.
Morro do Moraes 108 m.
Morro do Chapadão 98 m.
Morro do Observatório (Campo do Gericinó) 86 m.

Comunidades carentes, invasões e assentamentos

Tatão, Chapadão, Cavaleiro da Esperança, Final Feliz, Parque Esperança, Tiradentes, Criança Esperança, Alvorada, Santa Edwiges, Caminho do Padre, Morro do Miguel, Morro do Moraes, Ás de Ouro, Planalto, Carandiru (antiga fábrica da Brascoat), Beco de Anchieta, Fé em Deus (Aroeiras).

Dados da XXII R.A. (Anchieta)

(Anchieta, Parque Anchieta, Ricardo de Albuquerque e Guadalupe)

População: 154.590 habitantes
Área: 14,11 km²
Educação, Cultura e Lazer: 2 lonas culturais e 42 escolas públicas
Habitação: 4 conjuntos habitacionais
Transportes: 2 estações ferroviárias e dezenas de linhas ônibus que circulam pela avenida Brasil ou que fazem ponto nos bairros da região
Segurança: 5 postos móveis da PM e 1 DPO (Guadalupe) e 2 quartéis do corpo de bombeiros
Comércio: 1 hipermercado e 1 shopping center
Nenhuma delegacia, faculdade pública, hospital público ou teatro.

WallyP
July 29th, 2009, 09:59 PM
Desses aí já ouvi falar no As de Ouro(uma favelinha na divisa com nilopolis), no Tatão(no bairro de Mariópolis)e no Chapadão(na pavuna) . O beco de Anchieta é aqui perto da minha casa, mas se aquela vila é favela, então não sei mais o que é favela e o que não é. Enfim, tudo é favela. Todo lugar mais ou menos na cidade é chamado de favela, então é favela.

Stefano_rj
July 29th, 2009, 10:58 PM
Eu sei que anchieta não é so o amonpa, eu aqui nesse tópico só quis mostrar a "Rua Onde Moro", é uma espécie de topico que os foristas em 2005(quando eu postei essas fotos) faziam. Só acho que você tá vendo só o lado negativo. Eu entendo que ainda precisa melhorar muita coisa mas não vejo o bairro como tão carente assim comparado com bairros vizinhos.

Aliás, essas favelas tipo Cabral, nem ficam aqui, ficam no município de Nilópolis, em Olinda. Anchieta nem faz divisa com Mesquita(aliás nem chega perto). Não seriam 13 favelas em toda a região, incluindo a cidade de Nilopolis, Pavuna, Mariopolis, etc e etc? Por que eu sinceramnete acredito que dificilmente existem 13 favelas em Anchieta.
Desde quando Cabral é favela? gente o cabral é aonde fica o residencial beija flor :nuts:

Nilópolis oficialmente não tem favela, diferente de alguns bairros do rio...:lol:

Stefano_rj
July 29th, 2009, 11:01 PM
Olinda está longe de ser favela tb uhauhauahuah... Nilópolis tem uma lateral de um morro que fica na divisa com Anchieta que realmente tem aspecto de favela mas é urbanizada e é só uma lateral de um morro bem pequeno uhauhauahu a outra lateral é completamente diferente.

Stefano_rj
July 29th, 2009, 11:02 PM
Dados gerais de Anchieta e Parque Anchieta

População: 77.582 habitantes
Área: 8,70 km²
Educação, Cultura e Lazer: 21 praças e parques; 16 escolas públicas; 13 escolas particulares (registradas); 1 lona cultural
Habitação: 10.074 imóveis prediais; 2 conjuntos habitacionais
Bancos: 1 (Caixa Econômica Federal)
Transportes: 1 estação ferroviária e 5 linhas de ônibus
Segurança: 2 postos móveis da PM
Nenhuma delegacia, corpo de bombeiros, faculdade, hospital público, cinema, teatro e shopping center

Pontos mais altos

Morro do Miguel (Final Feliz) 119 m.
Morro do Moraes 108 m.
Morro do Chapadão 98 m.
Morro do Observatório (Campo do Gericinó) 86 m.

Comunidades carentes, invasões e assentamentos

Tatão, Chapadão, Cavaleiro da Esperança, Final Feliz, Parque Esperança, Tiradentes, Criança Esperança, Alvorada, Santa Edwiges, Caminho do Padre, Morro do Miguel, Morro do Moraes, Ás de Ouro, Planalto, Carandiru (antiga fábrica da Brascoat), Beco de Anchieta, Fé em Deus (Aroeiras).

Dados da XXII R.A. (Anchieta)

(Anchieta, Parque Anchieta, Ricardo de Albuquerque e Guadalupe)

População: 154.590 habitantes
Área: 14,11 km²
Educação, Cultura e Lazer: 2 lonas culturais e 42 escolas públicas
Habitação: 4 conjuntos habitacionais
Transportes: 2 estações ferroviárias e dezenas de linhas ônibus que circulam pela avenida Brasil ou que fazem ponto nos bairros da região
Segurança: 5 postos móveis da PM e 1 DPO (Guadalupe) e 2 quartéis do corpo de bombeiros
Comércio: 1 hipermercado e 1 shopping center
Nenhuma delegacia, faculdade pública, hospital público ou teatro.

:lol:

Olha eu nem vou mais postar nd aqui rs se não depois eu vou ser acusado de arrumar brigas e etc. Eu nem preciso provar nd rs
:lol:

WallyP
July 29th, 2009, 11:09 PM
Olinda está longe de ser favela tb uhauhauahuah... Nilópolis tem uma lateral de um morro que fica na divisa com Anchieta que realmente tem aspecto de favela mas é urbanizada e é só uma lateral de um morro bem pequeno uhauhauahu a outra lateral é completamente diferente.

Que por sinal é o Ás de Ouro.
Mas enfim, tudo no Rio vira favela. Se tem uma casa sem pintura o lugar inteiro já é chamado de favela.
Se o lugar tem aspecto decadente, é favela. Se tem criança soltando pipa ou jogando bola na rua, é favela.

Stefano_rj
July 29th, 2009, 11:19 PM
não... pelo menos até onde eu sei a do lado de anchieta é favela beira rio, apesar do que existe do lado de Nilópolis ter um contexto social parecido é tão pequeno que é considerado Olinda já. (do lado de Achieta é pequeno tb é apenas a margem do rio que foi invadida e depois urbanizada, porém no Rio como você disse tudo vira favela, aqui na Baixada nesse eixo Nilópolis-Nova Iguaçu essas regiões são integradas aos bairros...

WallyP
July 29th, 2009, 11:20 PM
Tatão (Mariópolis), Chapadão(Pavuna), Cavaleiro da Esperança(????), Final Feliz(Olinda-Nilópolis), Parque Esperança(???? caxias????), Tiradentes(????), Criança Esperança(????? é ong???), Alvorada(????), Santa Edwiges(???), Caminho do Padre(Pavuna, estrada rio do pau), Morro do Miguel(????), Morro do Moraes(???), Ás de Ouro(ou Beira-Rio entre Anchieta e Cabral-Nilópolis), Planalto(Anchieta, finalmente)Carandiru (antiga fábrica da Brascoat)(???? fabrica desconhecida), Beco de Anchieta(turma de bate-bola de uma vila), Fé em Deus (Aroeiras)(Ricardo de Albuquerque).

A relação de favelas em Anchieta fazendo uma pesquisa rápida aqui com o pessoal aqui. Realmente, das 13, acertaram uma e meia. hahaha..bons dados, não sei qual a fonte, mas conhece-se muito mal a região. Inclusive onde moro, não é Anchieta, é Parque Anchieta, não existe nenhuma favela aqui.

Stefano_rj
July 29th, 2009, 11:26 PM
só para ficar claro:
http://i220.photobucket.com/albums/dd79/27910861/favela.jpg

WallyP
July 29th, 2009, 11:34 PM
Claro não ficou, pq não poderia ser assim já que é tudo igual?
Não vi nenhuma diferença de um lado pro outro sinceramente.
http://img411.imageshack.us/img411/5629/beirario.jpg

Stefano_rj
July 29th, 2009, 11:39 PM
http://i220.photobucket.com/albums/dd79/27910861/favela2.jpg

essa As de ouro não fica no Cabral... (detalhe que nenhuma das favelas fica do lado de cá do Rio Pavuna, aí lendo o texto lá em cima que diz que Nilópolis prejudicou o crescimento dos bairros próximos... sei lá viu!)

Emanuel Paiva
July 29th, 2009, 11:42 PM
http://i220.photobucket.com/albums/dd79/27910861/favela2.jpg

essa As de ouro não fica no Cabral... (detalhe que nenhuma das favelas fica do lado de cá do Rio Pavuna, aí lendo o texto lá em cima que diz que Nilópolis prejudicou o crescimento dos bairros próximos... sei lá viu!)

^^ Nossa, um festival de favelas nessa área :)

WallyP
July 29th, 2009, 11:45 PM
Óbvio que não né Stefano, essa imagem só mostra Anchieta, Mariopolis, Guadalupe, etc e etc e todo mundo sabe que o Google Maps na cidade do Rio é um caso digno de risada, segundo ele eu moro rodeado d efavelas.....Onde elas estão, eu não sei. E o mais engraçado é quando eles pegam os nomes das ruas. Agora, o lado de Anchieta no beira-rio é tão tosco quanto o de Nilópolis. Falar que o lado no Rio é favela e do Nilópolis não é querer não dar o braço a torcer. Ou é favela em ambos os lugares ou não é favela.

WallyP
July 29th, 2009, 11:46 PM
Que ótimo eu não moro mais em Parque Anchieta, moro na Favela Parque Anchieta/Favela Fé em Deus. Sempre quis ser do morro, agora posso comemorar. É nois.
http://img338.imageshack.us/img338/1189/favelaanchieta.jpg

Enquanto isso, na baixada, a Coréia é simplesmente um bairro de classe baixa de Mesquita
http://img21.imageshack.us/img21/393/coreia.jpg

http://img505.imageshack.us/img505/9922/coreia2.jpg

O Cabral tb é um bairro de classe baixa, sem favelas(zzzz)
http://img16.imageshack.us/img16/5194/cabral1.jpg

http://img513.imageshack.us/img513/6781/cabral2.jpg

Jorge M
July 30th, 2009, 12:02 AM
Hahaha Google Maps é patético.

Stefano_rj
July 30th, 2009, 12:20 AM
AFF vc nem conhece o local Wally... Se você ler direito há uma favela na beira do rio chamada Favela PArque anchieta e há um bairro com o mesmo nome aonde vc mora! a diferença para mim é claro há um monte de casinhas grudadas na subida do morro e do outro lado as há arvores e e casas. Aonde vc pegou a foto de mesquita é como pegar uma foto da favela avenida e por aqui é perto do centro mas não tem nd de classe média.

Mesquita não é só morro como você mostrou (alias ali tb não é favela há ruas e não é uma região densa, só é carente ainda levando em conta a idade do município isso é esperado.
http://i220.photobucket.com/albums/dd79/27910861/mesquita.jpg

Stefano_rj
July 30th, 2009, 12:24 AM
http://img411.imageshack.us/img411/5629/beirario.jpg

as invasões do lado nilopolitano não são toda essa área circulada não! é apenas a costa daquele morro que eu circulei no primeiro mapa.

Ice Climber
July 30th, 2009, 02:44 AM
HAHAHA

Esse Google Maps é um fanfarrão. Ja mandei até e-mail. Parece piada de mal gosto.

O Rio virou um favelão para eles. Os que não conhecem, se assustam. E os que torcem contra, vão a loucura.

WallyP
July 30th, 2009, 03:30 AM
Eu sei que Mesquita não é só morro Stefano, o que eu dei exemplo é: o que eles chamam de bairro da Coréia em Mesquita, que pra mim é um tremendo favelão, nem asfalto tem, não é considerado favela, e o tal "favela parque anchieta", "favela fé em deus", etc e etc, são todos lugares com casinhas feias, mas com ruas asfaltadas, arvorezinhas, iluminação, etc etc. Ou seja, no Rio, tudo é favela. Na baixada não.

Stefano_rj
July 30th, 2009, 04:04 AM
uahuah a corea é tratada como favela sim... mas ela não fica ali O_o a favela da corea é no morro da caixa d'gua fica perto de JK... ali não há nem estradas nem ruas nem mau há trilhas... aí sim é favela, o acesso é ruim e sem qualquer tipo de urbanização ou mesmo possibilidade de ser urbanizado, mas mesmo assim é só um pedaço que é assim (a parte que sobe um morro) existe tb um bairro com o nome de Coreia na mesma região, mas definitivamente não é de classe média... e eu sei que exagera mas quando ele fala da favela parque anchieta não se refere ao que vc colocou na foto não.

Stefano_rj
July 30th, 2009, 04:22 AM
http://i220.photobucket.com/albums/dd79/27910861/parque-anchieta.jpg

Essa é a parque anchieta. Não conheço nunca fui, não posso falar! Só que do Cabral eu posso falar e é um bairro grande... tem lugares muito bons e lugares mais carentes, mas os lugares carentes são mistos... Então, não é favela nem as tem... a população de baixa renda de Nilópolis está quase toda integrada a cidade. O lado bom é que as pessoas evoluem e todo dia eu vejo uma casa nova em reforma na cidade.

WallyP
July 30th, 2009, 04:53 AM
Mas isso ae não é favela. Eu já cansei de passar de carro por ae.
Olhando assim,vc ve alguma diferença desse lugar ae pro Cabral?
O que acontece é que tanto no suburbio quanto na baixada, os terrenos geralmente vão de uma rua a outra(frente costas), são grandes, e normalmente ocupados por uma unica familia. Isso é bem comum. Num terreno é comum ter 2/3 casas. Mas chamar de favela isso ae, então toda a baixada fluminense é favela. Tirando os centros.

WallyP
July 30th, 2009, 04:59 AM
E eu conheço bem o cabral, assim como conheço bem Olinda e Nilópolis também. Minha vó morava em Olinda. E pra chegar lá nós íamos por mariópolis e cabral. E o Cabral é bem parecido com essas chamadas favelas de Mariópolis e Anchieta. Só que ambos tem ruas asfaltadas, eletrecidade, saneamento básico. Não sei pq uns lugares são chamados de favela e outros não.

Stefano_rj
July 30th, 2009, 05:28 AM
^^ eu acho o lado de anchieta muito mais denso, mas enfim não sou eu quem deu os nomes... agora falar que as favelas estão do lado de cá é F...

e se você conhece esses bairros vc sabe que há lugares muito bons... alias um dos lugares com maior IDH da cidade fica atrás da igreja São Sebastião de Olinda, são casas grandes e ruas muito bem arborizadas.

WallyP
July 30th, 2009, 05:31 AM
^^ eu acho o lado de anchieta muito mais denso, mas enfim não sou eu quem deu os nomes... agora falar que as favelas estão do lado de cá é F...

e se você conhece esses bairros vc sabe que há lugares muito bons... alias um dos lugares com maior IDH da cidade fica atrás da igreja São Sebastião de Olinda, são casas grandes e ruas muito bem arborizadas.

Algumas...e geralmente lá no alto, perto da Beija-Flor, mas também mais lá pra dentro tem lugares neuróticos, mega bizarrinhos. Olinda não é dos piores mas o Cabral é.

Stefano_rj
July 30th, 2009, 05:41 AM
Cabral vem até a mirandela cara... a rua da beija flor é Cabral...
meu tio é português e mora lá perto de uma vila de italianos, há lugares super tradicionais.

Stefano_rj
July 30th, 2009, 05:42 AM
edit

WallyP
July 30th, 2009, 07:57 AM
Cabral vem até a mirandela cara... a rua da beija flor é Cabral...
meu tio é português e mora lá perto de uma vila de italianos, há lugares super tradicionais.

Jura? Eu tb tenho parentes com descendencia italiana morando em Olinda. Na verdade eles estão se mudando aos poucos pro Recreio. Incrível como tem gente com um pézinho em Portugal ou na Itália em Nilópolis. Inclusive um vizinho meu aqui, português, trabalha numa padaria em Olinda tb.

Stefano_rj
July 30th, 2009, 09:26 AM
uhauha minha mãe é portuguesa e meu pai é de família italiana uhauhauha

Stefano_rj
July 30th, 2009, 09:30 AM
Querido , para falar algo tem que conhecer primeiro.
Se tu não conhece , como fala de favelas e violência ?
Acharia melhor parar de ver Globo , e passar a ler mais a respeito do seu país , e verá que de longe o Rio é a capital mais violenta ou mais favelada do país.
Sem querer comparar muito a SP, mas eu li que estão chegando a 1.900 favelas... no Rio são 700 e alguma coisa chegando em 800. Se você levar em conta o tamanho de cada cidade, nem é tão diferente... o que assusta no Rio é ter bairros nobres ao lado de favelas e como elas estão em morros... ja viu hehe querendo ou não elas tem projeção a nível de Brasil.... Então, mas voltando, o Rio não é a cidade mais favelizada do Brasil, só que aqui elas são mais visiveis! as vezes andando pela cidade vc ve a mesma favela 5 vezes por ângulos diferentes e vc acha que eram 5 favelas diferentes uhauahau acontece muito com o alemão... :nuts:

Emanuel Paiva
July 30th, 2009, 11:54 AM
HAHAHA

Esse Google Maps é um fanfarrão. Ja mandei até e-mail. Parece piada de mal gosto.

O Rio virou um favelão para eles. Os que não conhecem, se assustam. E os que torcem contra, vão a loucura.

^^ Você disse (escreveu) tudo agora, pois o Google Maps é piada, né?
De fato, no Rio há muitas favelas, mas dizer que para onde se olha ve favelas é um erro rotundo :)

Ice Climber
July 30th, 2009, 05:15 PM
^^ Você disse (escreveu) tudo agora, pois o Google Maps é piada, né?
De fato, no Rio há muitas favelas, mas dizer que para onde se olha ve favelas é um erro rotundo :)

Aham.

E o incrível é que eles põe na mesma categoria favelas de 50, 100 pessoas, com bairros de 40;000 cabeças.

Parece sacanagem.

A maior parte das quase 1000 favelas do Rio são minusculas, do tamanho de uma quadra.

É fato. Se não fosse, a cidade teria muito mais de 17% de pessoas vivendo em "comunidadi". :lol:

Lucas Leite
July 31st, 2009, 10:55 PM
Companheiros foristas,

Os dados apresentados fazem parte do CENSO (2000 - IBGE), portanto não os tirei de minha cabeça tendenciosa.

Se os senhores bem entenderam, a categorização nem se remete apenas ao termo "favela": vemos assentamentos, invasões e comunidades carentes. Tais fenômenos urbanos, na maioria das vezes, consolidam aquilo que é chamado moradia subnormal e, portanto, escapam a um modelo estético ideal, sendo preterido por nós. Obviamente que aqui não falamos apenas da estética, mas também na infra-estrutura urbana que pode ou não ser encontrada e, também, as condições de habitabilidade que não são idéias – exemplifiquemos: cinco pessoas num espaço de 20 m², com péssimas condições de arejamento, banheiro etc.

Todos os lugares citados na estatística do CENSO (2000) fazem parte da região de Anchieta e Parque Anchieta – que no fundo é a mesma coisa, mesmo havendo uma visão elitista e sectária daqueles que se dizem moradores do bairro Parque Anchieta. De fato, muito das localidades aqui apresentadas fazem divisa com outros bairros e municípios, o que é óbvio, visto que elementos físicos como os morros e rios servem para delimitar fronteira.

Escapando da visão idealista de que “meu bairro é perfeito e não tem favelas”, podemos observar que aqui há sim muitos problemas nas redondezas.

Enumeremos a partir do dado censitário:

Tatão (Fica em Anchieta, na Rua Augusto Sisson, apelidada de “Rua do Buraco”, esquina com Capitão Paulo)

Chapadão (Do lado da estação que fica a Caixa Econômica, lá em cima, começa na proximidade do Colégio das Irmãs, quase faz divisa com a Rua Jalapa)

Final Feliz (O nome remete a um fato curioso: Antes de se chamar Final Feliz, a favela foi batizada de Morro do Chifrudo, no final dos anos 60 e início dos 70. Segundo os moradores mais antigos, o primeiro nome surgiu a partir de uma história de adultério coletivo. Na época, algumas mulheres da comunidade aproveitavam que seus maridos saíam cedo para trabalhar e convidavam homens de fora da favela para aproveitar as tardes de verão em seus barracos. Mas a fofoca logo se espalhou. Os maridos traídos não fizeram por menos e decidiram se vingar aplicando surras homéricas nas esposas em plena rua principal. Este local ficou conhecido como Rua do Pau Rolou. Já a troca de nome para Final Feliz ocorreu no momento em que as adúlteras foram expulsas da comunidade.

Para que a mudança de ares fosse completa, a tal Rua do Pau Rolou também precisava ser rebatizada. Hoje se chama Rua Severino de Oliveira, em homenagem a um antigo morador, que, ao morrer, deixou como herança sua casa para a construção da atual sede da Assembléia de Deus. (Fonte: http://historiadeanchieta.blogspot.com/)

Santa Edwiges (Do lado da Caixa Econômica, morro que beira a linha férrea indo em direção Ricardo de Albuquerque)

Ás de Ouro (Que não é a Beira-Rio, ela faz divisa Mariópolis (Sub-bairro de Anchieta) – Olinda)

Planalto (Vocês já identificaram)

Carandiru (antiga fábrica da Brascoat, essa sim que fica na Beira do Rio, que faz divisa Olinda-Nilópolis, já bem antiga).

Fé em Deus (Aroeiras) (Subindo a Praça Granito, perto do Reservatório).

As outras não conheço muito bem, mas existem fontes na internet.

Mas concordo, em parte, com vocês em relação à crítica quanto à disseminação do ideário de favela, mas, retorno a frisar, aqui, no CENSO, há mais do que a categorização de favelas, o que, por fim, não isenta-nos de problemas urbanos.

Lucas Leite
August 2nd, 2009, 05:53 PM
Sim, de fato há algumas comunidades muito pequenas em termos populacionais se as colocarmos frente a um bairro de 40.000 pessoas, usando seu exemplo. Mas ao juntarmos essas pequenas comunidades a outras nem tão pequenas assim, chegamos a 19% da população carioca vivendo em condições precárias, que nos dá um número de, aproximadamente, 1 milhão de pessoas vivendo em favelas no Rio de Janeiro, que tem a população total de 6 milhões. Isso é de estarrecer, isso deve ser mudado.

Colocarei alguns gráficos que se utilizaram do CENSO (2000). Observem que devido à longevidade da estatística podemos crer, com toda certeza, que há um dividendo maior de pessoas nas favelas hoje em dia, infelizmente.

http://img200.imageshack.us/img200/3673/demoradoresdefavelas.jpg

http://img37.imageshack.us/img37/2414/crescimentonas4maioresf.jpg

http://img132.imageshack.us/img132/2188/evoluodasfavelas.jpg

jai.saj
August 2nd, 2009, 07:08 PM
Viu que suburbio tb é lindo. =]

Threads: SAJ 1 (http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=822628) - SAJ 2 (http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=862590) - SAJ 3 (http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=905810&highlight=)

Stefano_rj
August 3rd, 2009, 05:22 AM
as favelas da zona norte tirando alemão e maré que agora é "subúrbio da leopoldina" o resto são todas pequenas e de fácil solução... não fizeram nd ainda pq... bem sei lá pq uhauhhua

Weber (RJ)
August 5th, 2009, 09:44 PM
Fotos muito boas. O WallyP está de parabéns. Setenta por cento dos cariocas da ZS, da Barra e do Recreio pensam que a ZN e outras regiões da ZO são apenas miséria. Como podem ter tal opinião se a maioria nunca esteve lá? Boa parte dessa formação de opinião vem da própria mídia, que prefere explorar apenas o lado negativo dessas regiões.