View Full Version : E eu achando que a fiação aérea era praga só nas cidades brasileiras...
voxp April 24th, 2005, 04:57 AM eu tava olhando fotos das cidades extrangeiras, e fiquei chocado ao perceber que TOKIO tem mais fiação aérea que o Rio... :runaway:
http://www.oranga.com/pics3/s200504227421b.jpg
http://www.oranga.com/pics3/s200504175960b.jpg
WallyP April 24th, 2005, 05:05 AM Ui, essa fiação não perde em nada pra Rocinha.
Artibeus April 24th, 2005, 05:06 AM Nem me surpreende... Já vi cidades européias com uma fiação aérea muito mais horrível que a brasileira.
E tu não acha que fiação subterrânea é meio... supérfluo não?
Não é uma coisa que se faz em qualquer lugar não, se duvidar, muita gente nem sabe que existe esse negócio de fiação subterrânea, ninguém repara em fiação, a pessoa pode até chegar num lugar que tem fiação subterrânea e saber que tem algo diferente, mas provavelmente vai demorar pra se tocar do que é!
E eu acho vocês extrememente obcecados com esse negócio de fiação! ;P
Às vezes é querer demais... Acho que existem maiores pragas no urbanismo... se é que isso chega a ser realmente uma praga!
Menino de Sampa April 24th, 2005, 05:08 AM pode ter fiação aérea, mas esse beco (com clima de mangá! :D ) é muito charmoso!
voxp April 24th, 2005, 05:13 AM Nem me surpreende... Já vi cidades européias com uma fiação aérea muito mais horrível que a brasileira.
é ruim de ser supérfluo, é o mesmo que dizer que restaurar fachadas é supérfluo, pintar paredes pichadas é superfluo. a fiação aérea é a prova do desreipeito que os governantes tem com a cidade, é poluição visual pior que outdoors. felizmente a maior parte da cidade do Rio já num tem esses fios cruzando pra todo lado.
procura fotos de cidades brasileiras que tem a arquitetura como principal atrativo, vc vai ver que não tem absolutamente nenhuma foto em que não apareça trezentos fios na frente...
Artibeus April 24th, 2005, 05:29 AM Mas acho que o normal é a fiação ser AÉREA!
Mas quando você fica morrendo de vontade de ter fiação subterrânea, você começa a odiar a aérea e fica com revoltinha sem causa! ;P
Na minha opinião limpar muros pichados é mais importante... limpar as ruas, reparar calçadas... e restaurar fachadas...!
Depois que fizerem tudo isso, acharia ótimo que fizessem a fiação toda subterrânea...
Mas por enquanto acho supérfluo. A NÃO SER que seja barato... É?
Eu sinceramente não lembro de ter visto esses fios todos nas fotos de São Luís e de Belém... =)
GRGM April 24th, 2005, 05:30 AM Queria ver o que o Caio ia falar desse beco se fosse em São Paulo, hehehe!
Na verdade eu concordo com o ReggaeMan, acho que são poucas as cidades que não tem fiação aérea no mundo! Calma, não estou falando que são 5 cidades no mundo, hehehe, mas que mesmo no primeiro mundo, a maioria tem cabos aéreos sim... e mesmo cidades que tanto admiramos, como Buenos Aires, também são cheias de cabos... mas o pior é que os brasileiros (principalmente os de São Paulo) são muito mais feios mesmo, hehehe...
voxp April 24th, 2005, 05:41 AM Mas acho que o normal é a fiação ser AÉREA!
Mas quando você fica morrendo de vontade de ter fiação subterrânea, você começa a odiar a aérea e fica com revoltinha sem causa! ;P
revoltinha sem causa? se eu tivesse dito que as fotos em cima são de uma cidade chinesa pobre, vc diria que não?
agora pra que pintar as fachadas se vão ter um monte de fios na frente dela?
por essa lógica o Brasil é o país mais certo do mundo, pois durante anos contruimos cubos brancos e chamamos de edificio, não é superfluo o design dos prédios? é bem mais barato construir os cubos brancos com pastilhas que construir um prédio com um design bonito. pra que gastar dinheiro com urbanismo, nós podíamos colocar placas de cimento em todas as calçadas...
eu não morro de vontade de ter fiação subterrânea pelo motivo que eu já disse, o Rio quase todo tem fiação subterrânea.
pega uma foto do Rio e de São Paulo e olha a diferença que faz a fiação aérea
Artibeus April 24th, 2005, 06:04 AM revoltinha sem causa? se eu tivesse dito que as fotos em cima são de uma cidade chinesa pobre, vc diria que não?
Diria que não o quê? Que não é? Eu não, não teria porque desconfiar de você... ;P
E essa parte de Tóquio passaria perfeitamente por uma cidade "pobre", se não fossem aqueles prédios lá atrás na segunda foto.
Revoltinha sem causa porque criam uma necessidade que não existe e querem porque querem que seja feita a vossa vontade!
Eu perguntei, tu não falou nada, é ou não caro fazer fiação aérea? Se não for, tudo bem, mas parece ser, então acho que outras coisas continuam sendo prioridade!
Ninguém percebe uma fiação aérea normal, como na minah rua e na maioria dos lugares, mas se for aquela coisa horrorosa, quando tem tanto fio que os dias parecem noites, aí sim, você tem toda razão. Mas mesmo vendo vocês falando todo dia de fiação aérea, eu mal reparo quando eu ando por aí. Ninguém repara...
Muito simples... Se você for ver um skyline, você não vai ver esses fios...
Se você for ver o prédio a partir da rua, pode ter certeza que a menor parte da visão sempre vai ser a coberta pelos fios... Acho que nem você botou muita fé nesse argumento, mas tudo bem, se colar colou, né? =P
por essa lógica o Brasil é o país mais certo do mundo, pois durante anos contruimos cubos brancos e chamamos de edificio, não é superfluo o design dos prédios? é bem mais barato construir os cubos brancos com pastilhas que construir um prédio com um design bonito.
O problema é que algumas pessoas não se satisfazem só em fazer prédios que não sejam bonitos, mas fazem questão de fazer prédios FEIOS.
Na teoria o design dos prédios é um pouco supérfluo, não que eu ache que seja, e não que eu goste de ver prédios feios, muito pelo contrário, mas aí entra a questão da aparência. Se o prédio tem má aparência, quem se prejudica é a empresa...
E se for residencial, dependendo do nível dos clientes, eles perdem resplado,e tal...
Então o design chega a ser uma questão de necessidade. Agora querem fazer prédio pra pé-rapado morar e trabalhar, aí fazem essas "pérolas" do urbanismo, tentando gastar o mínimo possível, e o design deve ser a última das preocupações deles.
Enfim, eu acho que não é uma questão de pensarem que o design é importante ou não, é uma questão de custo, acho que se esse pessoal que constrói prédio ruim tivesse dinheiro sobrando, eles investiriam em design... Assim como uma empresa que se preza nunca faria um prédio se não tivesse um design no mínimo bonitinho.
E design de prédio é diferente de fiação aérea.
Pode ver, muitas cidades no primeiro mundo têm fiação aérea, às vezes até pior que no Brasil. Então não existe motivo pra pensar que fiação subterrânea é uma grande necessidade, não precisa chorar se a fiação não for subterrânea...
A primeira coisa que muita gente repara quando vê foto aqui é a fiação...
Na minha opinião, se a fiação for subterrânea, ótimo, se não for... paciência, não é o fim do mundo... Se for aérea e for horrível... QUE PENA, podem falar mal! Até eu falaria!
Caio April 24th, 2005, 06:06 AM Queria ver o que o Caio ia falar desse beco se fosse em São Paulo, hehehe!
Êêêêê perseguição, hein! :runaway:
Não, sério. Fiação aérea é horrível em qualquer lugar do mundo! Mas eu vou ter que falar que em São Paulo é pior: aqui, além de tudo, caia-se a base dos postes de concreto. E em alguns, inclusive, há um tambor preenchido com concreto. Deve ser para que eventuais impactos de carros não danifiquem tanto a obra de arte que são os postes cinza e brancos e a prefeitura não tenha que desentortá-lo.
Bom, mas imaginem a avenida da primeira foto, que tem o visual de qualquer avenida ultramoderna de primeiro mundo, sem esses postes e fios esculhambando o visual. Seria 100%! (Com os fios e postes feiões tá uns 75%.)
O beco da segunda foto é muito pitoresco e a fiação não atrapalha TANTO.
Caio April 24th, 2005, 06:08 AM revoltinha sem causa? se eu tivesse dito que as fotos em cima são de uma cidade chinesa pobre, vc diria que não?
por essa lógica o Brasil é o país mais certo do mundo, pois durante anos contruimos cubos brancos e chamamos de edificio, não é superfluo o design dos prédios? é bem mais barato construir os cubos brancos com pastilhas que construir um prédio com um design bonito. pra que gastar dinheiro com urbanismo, nós podíamos colocar placas de cimento em todas as calçadas...
eu não morro de vontade de ter fiação subterrânea pelo motivo que eu já disse, o Rio quase todo tem fiação subterrânea.
pega uma foto do Rio e de São Paulo e olha a diferença que faz a fiação aérea
De pleno acordo!
Artibeus April 24th, 2005, 06:13 AM Bom Caio... acho que ninguém discorda que: [uma fiação aérea de um lado pro outro da avenida, aquela encruzilhada de fios que ninguém sabe nem de onde vem nem pra onde vai, aqueles postes cinzas cheios de cartazes, quase caindo por cima das pessoas ou dos carros] é revoltante... Principalmente em avenidas ou ruas bonitas!
Se em São Paulo é assim... eu fico triste pela cidade!
Mas eu raramente vejo essas desgraças, geralmente só vejo postes (feios, tudo bem) com alguns fios, na mesma direção. Só. Nada de mais...
Aí sim, eu acho fiação subterrânea supérflua!
mopc April 24th, 2005, 06:15 AM Realmente, o problema da arquitetura urbana no Brasil nos últimos 30 anos não é meramente a feiura, mas a mocoronguice. O edifício Mirante do Vale é ícone dessa geração.
Luis FTC April 24th, 2005, 06:18 AM Não sabia que em Tóquio tinha tanta fiação aérea. Qualquer lugar fica muito melhor sem os fios. Acho importante para o bom urbanismo que os fios sejam subterrâneos e que, conseqüentemente, não haja postes. Mas realmente, isso não é tão comum como se pensa. Em Nova York, por exemplo, a fiação NÃO É 100% subterrânea.
voxp April 24th, 2005, 06:28 AM Muito simples... Se você for ver um skyline, você não vai ver esses fios...
Se você for ver o prédio a partir da rua, pode ter certeza que a menor parte da visão sempre vai ser a coberta pelos fios... Acho que nem você botou muita fé nesse argumento, mas tudo bem, se colar colou, né? =P
Se colar colou não. quer dizer que se ficar legal de longe, não importa a arquitetura de perto. pra que pintar uma casa se vai ter um monte de fios na frente? ninguém repara na fiação aérea pq já tamos acostumados com isso, ninguém repara numa construção antiga até restaurarem. pra que pintar uma casa pichada, se a menor parte da visão vai ser coberta pela pichação? eu acho que vc tá no fórum errado então, se vc acha a beleza das cidades supérfluo vc deveria estar num fórum comunista e pedindo construção de commieblocks.
Na teoria o design dos prédios é um pouco supérfluo, não que eu ache que seja, e não que eu goste de ver prédios feios, muito pelo contrário, mas aí entra a questão da aparência. Se o prédio tem má aparência, quem se prejudica é a empresa...
porque a imagem da impresa é prejudicada pelo design ruim e a imagem da cidade não é prejudicada?
esse é justamente o pensamento que faz a mentalidade do empresariado brasileiro atrasada. o design na maior parte das vezes é mais que a tecnologia, se vc acha que design é pra quem tem dinheiro sobrando, veja o caso das sandalias havainas, que simplesmente investindo em design transformou um produto que era utilizado por pedreiros e porteiros do Brasil em uma marca internacional.
veja o caso dafabricante do ventilador spirit, que saiu da falência apenas investindo em design da criação do ventilador spirit e agora tem o lider mundial em vendas...
a mesma coisa acontece com uma cidade, ninguém "compra" uma cidade feia e descuidada. ninguém investe, ninguém visita e nem os moradores gostam, vc pode ver isso aqui no fórum em que fora os cariocas quase ninguém fala bem de suas cidades, a beleza é tão supérflua que faz cm que uma cidade como o Rio, cheia de problemas tenha projeção internacional...
Caio April 24th, 2005, 06:34 AM É a teoria das Janelas Quebradas.
Artibeus April 24th, 2005, 09:01 AM quer dizer que se ficar legal de longe, não importa a arquitetura de perto.
Quê que tem a ver...?
pra que pintar uma casa se vai ter um monte de fios na frente?
Eu já respondi, é a mesma coisa da fachada dos prédios...
Na frente das casas da minha rua não tem um monte de fios não, viu... os fios são mais altos que elas. E não só da minha rua... em todo lugar.
E quanto a prédios, eu tenho certeza como tu preferiria que reformassem uma fachada e não iria morrer se tivesse uns fiozinhos no meio atrapalhando a visão. Responda você, você prefere reformar uma fachada ou tirar os fios do meio, para que você possa apreciar melhor a feiúra daquele prédio?
pra que pintar uma casa pichada, se a menor parte da visão vai ser coberta pela pichação?
Precisa mesmo responder...? Tu quer comparar o espaço que uma pichação ocupa no muro com o que fios ocupam no céu?
E não sei se tu sabe, mas pichação é VANDALISMO, fiação aérea não. Não tem nada a ver, comprar os dois...
ninguém repara na fiação aérea pq já tamos acostumados com isso
Isso mesmo que eu disse. E que tal se a gente começar a se revoltar com semáforos?!
Afinal, eles são uma praga do urbanismo, são coisas feias, no meio do céu, todo mundo vê, 3 luzinhas alternando, que coisa feia! Pronto, agora o objetivo da nossa vida vai ser acabar com os semáforos! E depois, que tal a gente se revoltar contra antenas? São tão feias... e porque não árvores? Também atrapalham a visão dos prédios...
Tá vendo? É mais ou menos isso que você pensa... Claro que não é esse exagero, mas é por esse caminho. Fiação aérea não é vandalismo, não é "defeito" não. É NORMAL!
Fiação subterrânea é que é "luxo"! E vocês cismaram com isso!
CLARO que eu queria que toda fiação fosse subterrânea, só não me conformo com a forma como tratam disso, como se fiação subterrânea fosse uma NECESSIDADE e a aérea fosse a 8a praga do Egito.
Sim, já estamos acostumados com a fiação aérea... E porque somos obrigados a
odiá-la...? Também tô acostumado com árvores... se chegar um cara dizendo que elas são feias e devem ser derrubadas, todo mundo é obrigado a pensar assim, agora...?
eu acho que vc tá no fórum errado então, se vc acha a beleza das cidades supérfluo vc deveria estar num fórum comunista e pedindo construção de commieblocks.
E eu acho que você tá no fórum errado se você prefere bancar uma pessoa desentendida... Aliás... você tá no fórum certo, o que mais se faz aqui é distorcer o que os outros dizem mesmo, né... =)
Mas você e eu sabemos que eu não penso assim, você não precisava ter dito isso e nem eu responder, mas prefiro não deixar passar batido.
Ó... se você se propor a custear a fiação subterrânea no Brasil, sou completamente a favor... =P
Mas eu continuo afirmando... existem problemas urbanísticos maiores, esses sim são pragas, e prefiro mil vezes que resolvam esses problemas ao invés de mudarem a fiação. Quando eles tiverem resolvidos, aí sim, mudem a fiação. Mas não se pode tratar a fiação aérea como o maior problema urbanístico do Brasil. E como eu disse, sou A FAVOR da fiação subterrânea em casos onde a fiação aérea realmente é uma coisa feia e desorganizada, nesse caso sim, é necessário. Mas não vejo necessidade de trocar a fiação onde você nem percebe que tem fio, quando é uma coisa discreta e organizada. Se você concordar pelo menos com esse parágrafo, acho que a discussão acaba e já teremos chegado num acordo!
porque a imagem da impresa é prejudicada pelo design ruim e a imagem da cidade não é prejudicada?
Se você conseguir uma resposta pra isso, por favor me diga, porque eu também não sei, e por sinal... eu não disse isso. =)
esse é justamente o pensamento que faz a mentalidade do empresariado brasileiro atrasada. o design na maior parte das vezes é mais que a tecnologia, se vc acha que design é pra quem tem dinheiro sobrando, veja o caso das sandalias havainas, que simplesmente investindo em design transformou um produto que era utilizado por pedreiros e porteiros do Brasil em uma marca internacional.
veja o caso dafabricante do ventilador spirit, que saiu da falência apenas investindo em design da criação do ventilador spirit e agora tem o lider mundial em vendas...
Nisso eu concordo, apesar de não ter nada a ver com fiação aérea.
a mesma coisa acontece com uma cidade, ninguém "compra" uma cidade feia e descuidada.
Concordo plenamente. Agora cite UM caso de uma pessoa que deixou de visitar uma cidade ou investir nela por causa de fiação aérea? E Tóquio? Não tem fiação aérea?
Então acho que não tem nada a ver, né? Só comprova que fiação aérea não chega a ser uma praga, DEPENDE DA PROPORÇÃO, e que há problemas urbanísticos bem maiores.
aqui no fórum em que fora os cariocas quase ninguém fala bem de suas cidades
Fala sim. Já ouviu falar num tal de Raul_Lopes...?
E não é só ele. Eu poderia elogiar muito minha cidade, mas eu e muitas pessoas não o fazemos por uma questão de IMPARCIALIDADE, a gente não quer impor opinião.
O wally mesmo não fica elogiando o Rio nos threads dele... às vezes. Ele defende muito, mas não fica se acabando em elogios.
a beleza é tão supérflua que faz cm que uma cidade como o Rio, cheia de problemas tenha projeção internacional...
Pois é. Mas o Rio é excepcional, e a beleza do Rio que deu essa fama à cidade é a natural, tem nada a ver com urbanismo. E tu sabia que MUITA gente deixa de visitar o Rio por causa das favelas? É um problema urbanístico também... mas talvez a fiação aérea seja mais improtante, né...? Tá vendo que eu tô querendo falar?
Faz uma pesquisa pra ver quantas pessoas deixam de visitar o Rio por causa das favelas (na verdade, por causa da violência, mas as favelas assustam) e quantas visitam Rio por causa da fiação subterrânea...
Conclusão... eu sou completamente a favor de fiação subterrânea, ficaria felicíssimo se não existisse fiação aérea no Brasil, mas prefiro mil vezes que resolvam reais problemas urbanísticos do Brasil, como fachadas feias e mal cuidadas, pichação... depois pode-se pensar em fiação, a não ser quando é uma coisa realmente feia. Mas a fiação normalzinha, que se vê nas ruas, não incomoda. Talveeez, um dia, quem sabe, possa-se fazer uma fiação subterrânea, mas agora...? Pra quê? Ninguém aqui prefere ver sua cidade livre de pichação?
É tão difícil assim entender meu ponto de vista?
Artibeus April 24th, 2005, 09:06 AM Caio, seria bom que você lesse meus posts, talvez você tenham uma impressão totalmente errada do que eu penso.
E só pra reforçar...
Fazer fiação subterrânea num lugar que realmente precisa, tudo bem.
Mas fazer questão de que haja fiação subterrânea em todo lugar... é supérfluo!
Tá vendo, até no Japão tem fiação aérea. Tem em todo lugar. Se nem os países de primeiro mundo aboliram isso, vocês esperam que o Brasil consiga?
Que tal se a gente reformasse a fachada dos prédios primeiros...?
A gente pensa em fiação outro dia, isso não é prioridade!
GRGM April 24th, 2005, 09:29 AM ReggaeMan, desisti de ler todo o seu post na metade (aliás, compete com uns do Roque como "maior post que eu já vi no SSC", hehehe!), mas pelo que eu vi, concordo com você! Claro que é bom eliminar a fiação aérea, melhora muito, pra um lugar ficar verdadeiramente lindo, tem que ficar sem fiação aérea e por aí vai... mas aqui tratam como se fosse uma obrigação eliminar a fiação aérea em qualquer lugar, sendo que a fiação aérea raramente é horrível como em São Paulo (aqui realmente é pesada), basta ver quantas fotos de BH, por exemplo, que perguntaram se a fiação era aterrada, e depois o Bruno respondeu que ficam só de um lado da rua, entre as árvores e etc...
AcesHigh April 24th, 2005, 04:46 PM eu nunca quis q TODAS cidades brasileiras em toda sua área tivessem fiação subterrânea. Mas existem lugares onde claramente a fiação deveria ser subterrânea!!
Marllon April 24th, 2005, 05:01 PM eu concordo com o voxp....nunca entendi o pq da fiação ser aérea, sendo q eh mto mais limpo, bonito e menos perigoso a populaçao qd ela esta debaixo da terra...ja pensou se o encanamento de agua fosse aéreo tbm? hehe
aqui em s vicente por exemplo, teve um vereador com a mirabolante ideia de baixar uma lei q obrigasse as concessionarias a colocar toda a fiação da cidade pra baixo em um prazo de 20 anos, alegando que a fiação no ar causava poluiçao visual, perigos as pessoas e emitia uma radiação que algumas pesquisas diziam ser prejudiciais....ces acham que essa lei foi aprovadA? sonham....
David de andrade April 24th, 2005, 05:40 PM na maioria das capitais da africa a fiacao e subterranea , so pra colocar mais lenha no fogo hehe
Artibeus April 24th, 2005, 08:40 PM ReggaeMan, desisti de ler todo o seu post na metade (aliás, compete com uns do Roque como "maior post que eu já vi no SSC", hehehe!)
Aff... deixa de ser preguiçoso, eu escrevi com tanto carinho... hehehe =P
Vai lá ler! =)
Mas eu já escrevi uns posts kilométricos em outro fórum, esse aí eu não sabia que ia ficar tão grande... mas acho que aqui também eu já escrevi coisa maior. =)
mas pelo que eu vi, concordo com você!
Então você é inteligente! =P hehehe.
Brincadeira... ó... acho que todo mundo (menos o AcesHigh, pra variar... =P) queria que a fiação no Brasil fosse subterrânea, mas não vamos fazer de um "luxo" uma necessidade.
pra um lugar ficar verdadeiramente lindo, tem que ficar sem fiação aérea e por aí vai...
Se dúvida alguma, mas a fiação aérea é o MENOR dos problemas... A gente tem que se preocupar primeiro com pichação, fachadas... Senão não adianta de nada tirar a fiação aérea! O principal ainda vai tá lá. É como um policial poder atirar no peito de um bandido e preferir atirar na mão dele...
a fiação aérea raramente é horrível como em São Paulo (aqui realmente é pesada)
Pois é, no caso de São Paulo, eu sou a favor de uma mudança na fiação mais imediata, mas na minha opinião eu acho que eu ainda preferia que reformassem a fachada dos prédios do local, se precisasse... mas continuo sendo a favor da mudança na fiação.
eu nunca quis q TODAS cidades brasileiras em toda sua área tivessem fiação subterrânea. Mas existem lugares onde claramente a fiação deveria ser subterrânea!!
Tava demorando...! =P
Artibeus April 24th, 2005, 08:43 PM eu concordo com o voxp....nunca entendi o pq da fiação ser aérea, sendo q eh mto mais limpo, bonito e menos perigoso a populaçao qd ela esta debaixo da terra..
Claro, mas deviam ter feito a fiação sempre subterrânea, mas como fizeram toda aérea, agora tem que ficar substituindo, e isso custa dinheiro, que na minha opinião poderia muito bem ser gasto em coisas que fossem causar uma mudança realmente significativa, perceptivel, e que tirassem o Brasil, por exemplo, dessa pré-história urbanística.
na maioria das capitais da africa a fiacao e subterranea , so pra colocar mais lenha no fogo hehe
Ótimo pra eles... mas essa fiação já foi aérea?
nictheroy April 24th, 2005, 09:33 PM Eu não gosto de fiação aérea, é realmente uma baita poluição visual, mas também tenho a consciência de que elimina-la totalmente é quase impossível devido ao custo que isto envolve. Acho que um mínimo de organização é necessário (em tudo aliás) para minorar o problema. Se a fiação vai ser aérea, que seja uma coisa organizada e padronizada e não esse samba do crioulo doido que é atualmente na maioria dos lugares!!!! Mas uma coisa é certa, em certas regiões das cidades a fiação deveria ser subterrânea mesmo!
Eu sei que este não é o maior problema urbanistico do Brasil, (existem outros BEM mais graves, como as favelas por exemplo), mas isso não quer dizer que ele não exista e por isso que deve se jogado de lado, ignorado. Esse papinho de que existem coisas mais importantes a serem feitas antes comigo não cola..... acho que um problema não exclui o outro, todos tem que ser resolvidos juntos!
PS: se não me engano em Curitiba surgiu uma lei que obriga (ou alguma coisa parecia) as empresas a aterrarem a fiação....
PS2: quer coisa mais desagradável que árvores disputando espaço com os fios... a polução visual é maior nesses casos!
GRGM April 24th, 2005, 10:01 PM Ué ReggaeMan, não tô te entendendo, o Aces tá falando a mesma coisa que a gente... :?
Artibeus April 24th, 2005, 10:05 PM Eu não gosto de fiação aérea, é realmente uma baita poluição visual, mas também tenho a consciência de que elimina-la totalmente é quase impossível devido ao custo que isto envolve. Acho que um mínimo de organização é necessário (em tudo aliás) para minorar o problema. Se a fiação vai ser aérea, que seja uma coisa organizada e padronizada e não esse samba do crioulo doido que é atualmente na maioria dos lugares!!!! Mas uma coisa é certa, em certas regiões das cidades a fiação deveria ser subterrânea mesmo!
Eu sei que este não é o maior problema urbanistico do Brasil, (existem outros BEM mais graves, como as favelas por exemplo), mas isso não quer dizer que ele não exista e por isso que deve se jogado de lado, ignorado.
Pronto! Até aqui nós estamos de acordo! É uma opinião realista.
Esse papinho de que existem coisas mais importantes a serem feitas antes comigo não cola..... acho que um problema não exclui o outro, todos tem que ser resolvidos juntos!
Seria ótimo se não fosse utópico. No Brasil a gente tem que dar graças a Deus se resolverem um problema urbanísticos, acho um milagre resolverem todos juntos. Se duvidar acabam não resolvendo é nada, desse jeito!
O que eu tô dizendo é que é PREFERÍVEL limpar muros pichados, por exemplo, do que aterrar uma fiação que não incomoda tanto. Tô falando de PRIORIDAAAAADEEEEE, e não de como deveria ser feito num mundinho perfeito, e sinto muito, mas esse não é o nosso! =\
Se se disporem a resolver tudo de uma vez, maravilha, mas acho que não é assim que funciona. E eu defendo a priorização de coisas mais sérias.
nictheroy April 24th, 2005, 10:23 PM Seria ótimo se não fosse utópico. No Brasil a gente tem que dar graças a Deus se resolverem um problema urbanísticos, acho um milagre resolverem todos juntos. Se duvidar acabam não resolvendo é nada, desse jeito!
O que eu tô dizendo é que é PREFERÍVEL limpar muros pichados, por exemplo, do que aterrar uma fiação que não incomoda tanto. Tô falando de PRIORIDAAAAADEEEEE, e não de como deveria ser feito num mundinho perfeito, e sinto muito, mas esse não é o nosso! =\
Se se disporem a resolver tudo de uma vez, maravilha, mas acho que não é assim que funciona. E eu defendo a priorização de coisas mais sérias.
Mas você está confundindo alhos com bugalhos..... uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa (usando uma frase que já deu o que falar aqui no forum hehehe)!!
Acho que existem prioridades sim, mas você está falando de coisas que não tem nada ver uma com a outra (a não ser pelo fato de que são todos problemas urbanos), onde os entes competentes são os mais diversos possíveis....
A fiação é de competência de um, os muros de outro, as fachadas, as árvores, os meio fios, etc.... cada coisa é atribuição de um orgão público ou até mesmo de particulares em geral....!!! Então se cada um priorizar o que é de SUA competência, os problemas poderão ser resolvidos sim de uma vez só... o fato é que o jogo de empurrar com a barriga parece ser o esporte nacional... então nada se resolve mesmo!!
Por isso que eu disse que não cola o argumento de que é PREFERÍVEL limpar muros pichados, por exemplo, do que aterrar uma fiação que não incomoda tanto.... as pessoas competentes para realizar estes trabalhos são diferentes!
Você entendeu o que eu quis dizer... estou perguntado na boa, sem brigas! :)
Artibeus April 24th, 2005, 10:43 PM ^ Aaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhh... aí é outra estória!
Eu falei sim, de problemas urbanísticos de uma forma geral!
E minha opinião continua sendo a mesma... numa situação hipotética, eu preferia que resolvessem o problema de pichação antes do da fiação aérea, SE a fiação não fosse uma coisa horrível. Pronto! =)
Entendi o que tu quis dizer... mas quem é que tá brigando aqui? =P
Ei, tu já comentou no meu thread? Passa lá... ;P
Ué ReggaeMan, não tô te entendendo, o Aces tá falando a mesma coisa que a gente...
ANN?!?!?!? Ele não falou nada...!!!!!
E mesmo que tenha falado... eu não me lembro de ter concordado ou discordado não, viu!! =P O que foi? Que eu disse...?
nictheroy April 24th, 2005, 10:49 PM mas quem é que tá brigando aqui? =P
É melhor prevenir do que remediar.... do jeito que as coisas estão aqui ultimamente (tensas), qualquer deslize pode ser fatal hehehe!! :)
nictheroy April 24th, 2005, 11:01 PM Ei, tu já comentou no meu thread? Passa lá... ;P
Não comentei ainda porque prefiro comentar threads com muitas fotos só de madrugada, já que elas abrem MUITO mais rápido. Tanto é que ainda não comentei nenhum dos threads cheios de fotos que a galera fez recentemente... não tenho muita paciencia para ficar esperando!!
Artibeus April 24th, 2005, 11:14 PM É melhor prevenir do que remediar.... do jeito que as coisas estão aqui ultimamente (tensas), qualquer deslize pode ser fatal hehehe!!
Ah, só, mas mó limpeza... Eu não ia ter atrito com você não. =P
Afinal, nós "samos" os Eu Também Boys! =P
Não comentei ainda porque prefiro comentar threads com muitas fotos só de madrugada, já que elas abrem MUITO mais rápido. Tanto é que ainda não comentei nenhum dos threads cheios de fotos que a galera fez recentemente... não tenho muita paciencia para ficar esperando!!
Meu thread é leve, tem poucas fotos, é só uns 500 a 600kb! =P
RRC April 24th, 2005, 11:56 PM O que eu menos gosto na fiação aérea é que, além de ser feia por natureza, ainda estraga as árvores, obrigando a fazer aquelas horríveis podas. É muito comum aqui a Eletropaulo cortar metade da árvore, ela fica muito pesada para um lado e quando vem aquelas chuvas fortes do verão cai um monte delas. Todas árvores boas que poderiam estar em pé, limpando o ar e agradando o ambiente derrubadas ou decepadas pela maldita fiação áerea.
Arpels April 24th, 2005, 11:59 PM fio parece que é um problema (praga) global :uh:
nictheroy April 25th, 2005, 12:06 AM O que eu menos gosto na fiação aérea é que, além de ser feia por natureza, ainda estraga as árvores, obrigando a fazer aquelas horríveis podas. É muito comum aqui a Eletropaulo cortar metade da árvore, ela fica muito pesada para um lado e quando vem aquelas chuvas fortes do verão cai um monte delas. Todas árvores boas que poderiam estar em pé, limpando o ar e agradando o ambiente derrubadas ou decepadas pela maldita fiação áerea.
Verdade, eu fico indignado com isto... aqui em Niterói a maioria das árvores são deformadas por causa dessas podas!!! Sem dizer que quando chove ou venta muito e algum galho (ou até mesmo a árvore inteira) cai sobre a fiação, sempre falta luz... uma droga!!
JohnnyMass April 25th, 2005, 04:32 AM Não sabia que em Tóquio tinha tanta fiação aérea. Qualquer lugar fica muito melhor sem os fios. Acho importante para o bom urbanismo que os fios sejam subterrâneos e que, conseqüentemente, não haja postes. Mas realmente, isso não é tão comum como se pensa. Em Nova York, por exemplo, a fiação NÃO É 100% subterrânea.
nem em NY nem em qualquer outra cidade, especialmente nas cidades menores, como a minha, a fiação é toda aérea.
JohnnyMass April 25th, 2005, 04:33 AM Verdade, eu fico indignado com isto... aqui em Niterói a maioria das árvores são deformadas por causa dessas podas!!! Sem dizer que quando chove ou venta muito e algum galho (ou até mesmo a árvore inteira) cai sobre a fiação, sempre falta luz... uma droga!!
o mesmo acontece aqui nos EUA...é horrível o que fazem às árvores!!!!:(
paroara April 25th, 2005, 05:55 PM Eu acho que todas as áreas históricas e as áreas centrais mais importantes das cidades deveriam ter fiação subterranea, agora fora dessas regiões eu não vejo muito problema na fiação aérea, mas claro que se der pra ser subterrânea fica melhor.
paroara April 25th, 2005, 06:05 PM Esse problema das "árvores deformadas" é freqüente por aqui. Dá muita pena ver as mangueiras imponentes sendo retalhadas até virarem umas arvorezinhas mirradas.
Rajude February 2nd, 2009, 05:09 PM Pelo meu ponto de vista, depende do local e da situação.
Em ruas comuns, com casas ou edifícios relativamente comuns, e lugares digamos, mais "normais", a fiação aérea deve ser considerada, também, normal e comum.
Entretanto, em regiões mais desenvolvidas, com edifícios mais imponentes, com uma infra-estrutura relativamente desenvolvida, creio que a fiação aérea passa a ser um sério problema. Alguém aqui já tentou imaginar a Avenida Paulista com um monte de cabos?
Ou seja, em alguns locais, como a Marginal Pinheiros, que é lotada de fios e cabos, e em outros parecidos, a fiação deveria ser imediatamente removida, em outros lugares mais "comuns", não é necessário. Deve ser deixado para "segundo plano".
EDITED:
Não tinha visto quando foi o ultimo post.
Me desculpem.
rsol2000 February 2nd, 2009, 05:22 PM Exatamente! As árvores poderiam estar mais desenvolvidas e deixando mas charmosas as cidades se a fiação fosse subterrânea.
rsol2000 February 2nd, 2009, 05:27 PM Exatamente! As árvores poderiam estar mais desenvolvidas e deixando mais charmosas as cidades se a fiação fosse subterrânea.
RRC February 2nd, 2009, 06:00 PM Um tópico de quando eu ainda era Rafael RC... faz teeempo :D
Lost Cosmonaut February 3rd, 2009, 04:44 AM Toronto tem muita fiação aérea também.
Rekarte February 3rd, 2009, 09:37 AM Nem me surpreende... Já vi cidades européias com uma fiação aérea muito mais horrível que a brasileira.
Não é uma coisa que se faz em qualquer lugar não, se duvidar, muita gente nem sabe que existe esse negócio de fiação subterrânea, ninguém repara em fiação, a pessoa pode até chegar num lugar que tem fiação subterrânea e saber que tem algo diferente, mas provavelmente vai demorar pra se tocar do que é!
Às vezes é querer demais... Acho que existem maiores pragas no urbanismo... se é que isso chega a ser realmente uma praga!
Concordo com vc
eu mesmo,so vim saber q existencia fiacção enterrada qdo vim para o SSC
acho a coisa mais idiota,$$ jogado fora,enquanto muitos ainda n tem nem energia eletrica(embora sejam muito poucos,mais ainda tem)
lvmagic February 4th, 2009, 05:36 PM Fiação aterrada não é totalmente supérfluo.
Pensem comigo. Ta o fio la em cima. Vêm as empresas elétricas e podam a árvore inteira, geralmente (pelo menos aqui em BH) em V's. As árvores, além de feias, aleijadas, ficam fracas. "Veio a chuva foorte, e a derrubou". A árvore cai em cima do fio e acaba deixando uma região inteira sem luz ;) Isso é BASTANTE frequente. Imaginem os gastos que as empresas devem ter anualmente por causa desse tipo de acontecimento. Será que o investimento em aterrar a fiação não valeria a pena? Para NUNCA MAIS terem que lidar com isso...
Praticamente ACABARIAM os gastos com podas de árvore (que sairiam das mãos da empresa elétrica), com árvores caídas, com recuperação de fios partidos, com recuperação de postes caídos, com reparos em transformadores estourados, além de evitar perda com gatos e gambiarras.
Ou seja, aterrar fiação não é uma questão apenas estética, mas também economicamente estratégica.
S.T.Y AP February 4th, 2009, 09:18 PM depende da fiação tbm..
se for aquela que tem até passaro morto pendurado, com um monte de puxada, ai sim é muito feio!
a fiação aerea polui visualmente, mas quando ela é organizada, não importa se ela esta lá ou não!
CARIOCAemSSA February 5th, 2009, 12:51 AM Eu acho que as zonas comerciais e turísticas precisam sim ter a fiação aterrada. Agora, o grande problema da fiação aérea é quando elas cruzam de uma calçada para a outra, se ela se limitasse a um único lado da rua já estaria de bom tamanho...
PejatBR February 5th, 2009, 01:15 AM Nossa dos tempos que Artibeus era Reggaeman :D
Lost Cosmonaut February 5th, 2009, 04:55 AM Fiação aterrada não é totalmente supérfluo.
Pensem comigo. Ta o fio la em cima. Vêm as empresas elétricas e podam a árvore inteira, geralmente (pelo menos aqui em BH) em V's. As árvores, além de feias, aleijadas, ficam fracas. "Veio a chuva foorte, e a derrubou". A árvore cai em cima do fio e acaba deixando uma região inteira sem luz ;) Isso é BASTANTE frequente. Imaginem os gastos que as empresas devem ter anualmente por causa desse tipo de acontecimento. Será que o investimento em aterrar a fiação não valeria a pena? Para NUNCA MAIS terem que lidar com isso...
Praticamente ACABARIAM os gastos com podas de árvore (que sairiam das mãos da empresa elétrica), com árvores caídas, com recuperação de fios partidos, com recuperação de postes caídos, com reparos em transformadores estourados, além de evitar perda com gatos e gambiarras.
Ou seja, aterrar fiação não é uma questão apenas estética, mas também economicamente estratégica.
Lógico que não e totalmente supérfluo. Quantas vezes já ficamos até horas no escuro por causa de algum idiota bêbado que meteu o caro no poste? Sem contar os milhões que já foram gastos na reposição de fios roubados. Fora que a fiação subterrânea valoriza o local e a prefeitura tem de volta o investimento em impostos.
tchelllo February 7th, 2009, 09:02 PM Como já disseram, o problema mais básico não é ter a fiação toda subterrânea, mas que ao menos o que for aéreo tenha o mínimo de cuidado estético.
Em SP, realmente, acho um absurdo! Um sacrilégio a forma que colocam cada vez mais e mais fios de qualquer forma nos postes. Acho que visualmente e em muito lugares a fiação da AES Eltreopaulo beira os gatos que avistamos em favelas. É nojento isso gente. Por isso acho que a tal lei cidade limpa deveria exigir da concessionária ao menos o mínimo possível de respeito às fachadas das construções e a disposições dessa fiação aberrante.,
Ap_Recife February 8th, 2009, 02:06 AM Como já disseram, o problema mais básico não é ter a fiação toda subterrânea, mas que ao menos o que for aéreo tenha o mínimo de cuidado estético.
Em SP, realmente, acho um absurdo! Um sacrilégio a forma que colocam cada vez mais e mais fios de qualquer forma nos postes. Acho que visualmente e em muito lugares a fiação da AES Eltreopaulo beira os gatos que avistamos em favelas. É nojento isso gente. Por isso acho que a tal lei cidade limpa deveria exigir da concessionária ao menos o mínimo possível de respeito às fachadas das construções e a disposições dessa fiação aberrante.,
Concordo.
MRPH June 10th, 2009, 07:23 AM O urbanismo brasileiro é péssimo. A fiação aérea é só parte dele. :(
Guille Panebianco June 10th, 2009, 03:49 PM Não acredito que tem gente defendendo a fiação aérea!! :ohno::ohno::ohno:
Há vários estudos que demonstram que uma das piores poluições visuais é devido a fiação aérea.
E poluição visual é tb decréscimo de qualidade de vida. Provoca cansaço, físico e mental.
Basta irmos para cidades com fiação subterrânea para vermos a diferença, como Paris, Buenos Aires, NYC, etc..
Vc pode até não notar se a fiação é subterrânea, mas inconcscientemente seu cérebro nota. O passeio fica mais harmonioso.
thesapox June 10th, 2009, 05:36 PM Só fiação subterrânea não faz verão :P
Em Porto Alegre, por exemplo. A fiação é subterrânea em um enorme perímetro do centro, e quase ninguém percebe...devido a poluição visual de placas de publicidade, fachadas sujas, árvores inadequadas com crescimento descontrolado [ou mesmo podas agressivas que deixam só os cotocos ahah] etc
Guille Panebianco June 10th, 2009, 05:39 PM Só fiação subterrânea não faz verão :P
Em Porto Alegre, por exemplo. A fiação é subterrânea em um enorme perímetro do centro, e quase ninguém percebe...devido a poluição visual de placas de publicidade, fachadas sujas, árvores inadequadas com crescimento descontrolado [ou mesmo podas agressivas que deixam só os cotocos ahah] etc
Lógico que só a fiação subterrânea não é suficiente para uma paisagem harmoniosa.
Há de existir um planejamento urbano levando em conta a organização do mobiliário urbano, a publicidade, calçamento e passeios, arborização, etc.
Mas a fiação aérea tem um papel importantíssimo para a piora da paisagem e o aumento da poluição visual.
Raul Neto June 10th, 2009, 05:45 PM Não acredito que tem gente defendendo a fiação aérea!! :ohno::ohno::ohno:
Há vários estudos que demonstram que uma das piores poluições visuais é devido a fiação aérea.
E poluição visual é tb decréscimo de qualidade de vida. Provoca cansaço, físico e mental.
Basta irmos para cidades com fiação subterrânea para vermos a diferença, como Paris, Buenos Aires, NYC, etc..
Vc pode até não notar se a fiação é subterrânea, mas inconcscientemente seu cérebro nota. O passeio fica mais harmonioso.
Perfeito!
Tquintan June 10th, 2009, 06:04 PM Não acredito que tem gente defendendo a fiação aérea!! :ohno::ohno::ohno:
Sem contar o fato, da manutenção ficar mais barata uma vez que a fiação fica livre das ações do tempo.
Raul Neto June 10th, 2009, 06:07 PM Nem me surpreende... Já vi cidades européias com uma fiação aérea muito mais horrível que a brasileira.
Que cidade européia mantém essa escrotidão de postes de cimento, cabos aéreos e transformadores nas ruas? Até mesmo uma capital européia mais modesta, como Lisboa, tem sua rede integralmente aterrada.
Evidentemente que não se trata do único poluidor visual de uma cidade, mas, certamente, é dos piores. Evidentemente, há gente que não dá a mínima para a estética, não distingue um caixote de cimento de um palácio ou de uma basílica. Que sente o mesmo prazer ao ver a pracinha da esquina ou um "Jardim de Luxembourg". Se a gente pergunta a uma dona de casa (é um exemplo, nada de preconceito), talvez ela não note nada, o mundo desta pessoa não inclui contemplação. Mas, que é um horror o que se vê nas ruas de nossas cidades, até mesmo na arrumada Curitiba, única brasileira que tem uma secretaria realmente atuante para coibir as aberrações que povoam nossas metrópoles, isso ninguém pode negar.
Creio que um antes e depois poderia demonstrar de forma cabal a diferença entre uma rua sem urbanização mínima e com aquele monte de fios e postes de cimento poderia ajudar. Não tenho fotos, mas bons exemplos seriam a Rua Dias da Cruz no subúrbio carioca do Meier, o Largo da Taquara e imediações ou a Rua das Laranjeiras, entre outros. Até fins dos anos 90 estas ruas eram os rascunhos do mapa do inferno, calçadas sem padrão, mobiliário urbano inexistente, montes de postes de cimento, milhares de cabos no ar, quase nenhuma urbanização, em suma, um horror completo. Então, como parte de um projeto que se chamava Rio Cidade, uma metamorfose se deu: após as obras as vias estavam agradáveis, muito mais valorizadas, movimentadas e, porque não dizer, bonitas.
Evidente que matar a fome da população, que dar educação, que cuidar da segurança são ações mais importantes porque são essenciais, mas dizer que o murinho pintadinho é mais importante e incomoda mais que o emaranhado de fios, postes, transformadores e outras tralhas em ruas sem mobiliário urbano, com intensa poluição visual garantida por panéis enormes e outras porcarias, me perdoem, é falta completa de senso estético.
Raul Neto June 10th, 2009, 06:18 PM Só fiação subterrânea não faz verão :P
Você está certo: não faz verão, mas ajuda muuuuuuuiiiiiiittttttttooooooooo!!!!!! E, se Porto Alegre apresenta esse quadro de poluição visual e descuido que conhecemos, mesmo com a rede aterrada (só no centro, mesmo o Moinhos de Vento e Independência seguem com rede aérea e bem desagradável em relação ao aprazível que são estes bairros), imagine com um montão de postes e cabos para todo lado. Além do mais, bastam ações da prefeitura para coibir a poluição visual e outras para melhorar o mobiliário urbano e as calçadas, que o up grade visual será enorme. E, sem dúvida, não seria, nem realçaria, com aquela lixaria que foi retirada há muitos anos.
Raul Neto June 10th, 2009, 06:20 PM Concordo com vc
eu mesmo,so vim saber q existencia fiacção enterrada qdo vim para o SSC
acho a coisa mais idiota,$$ jogado fora,enquanto muitos ainda n tem nem energia eletrica(embora sejam muito poucos,mais ainda tem)
Onde é que você mora? Meu amigo, a diferença é a mesma do céu e do inferno.
Raul Neto June 10th, 2009, 06:29 PM Como já disseram, o problema mais básico não é ter a fiação toda subterrânea, mas que ao menos o que for aéreo tenha o mínimo de cuidado estético.
Tchelllo, perfeita a sua manifestação! Se não é possível remover toda a tralha, que pelo menos a limpem na medida do possível imediato, embora que o ideal, seria o aterramento e a reurbanização das vias. E, quando li a sua descrição do visual de São Paulo de pouco tempo atrás, lembrei daquelas "lanternas" que acendiam de noite presas no alto dos postes com diminutivos dos nomes das ruas como, por exemplo, "Teodoro", "Brigadeiro", etc...Aquilo é uma lembrança do que foi o pior momento da cidade.
Fabius_ June 10th, 2009, 06:47 PM Fiação aérea é uma praga, mas a fiação subterrânea não precisa ser universalizada (aliás, nem precisa! :lol).
Basta um projeto consistente, somado a uma total revitalização urbanística nos bairros mais centrais e/ou mais abastados, que são os bairros que necessitam ter a fiação aterrada. Sem contar as avenidas mais importantes em toda a cidade, essas também merecem ser livradas do flagelo da fiação aérea.
Creio que aqui muitos já empinaram pipa/papagaio/pandorga/maranhão nos tempos de moleque e sabem muito bem os problemas da fiação aérea perto de casa...:|
Claro que a molecada não tem noção e corre na frente dos carros, proporcionando riscos enormes de atropelamento.
Há também o cerol, o pó de cola e vidro moído que representa o lado nefasto da competição entre os empinadores, que pode ferir e até degolar pessoas em casos extremos.
Mas a fiação aérea é o pior risco. Com aquela porcaria toda, o fio se enrosca em fios de 3 ou 4kV, e às vezes nos de cima, que têm 12kV. Eletrocução imediata, dependendo das condições.
Sem contar os tênis amarrados pelo cadarço e arremessados de modo a ficar pendurados, coisa típica das pessoas incivilizadas.
Leonardo Mio June 11th, 2009, 12:38 AM Vocês tão esquecendo que o motivo principal de colocarem fiação aérea é financeiro. Se vocês soubessem quanto é caro ficar botando tudo em subterrâneo iam rever os seus conceitos.
Là na Europa, a amplitude térmica verão/inverno é enorme (diferença entre a maxima recorde e a minima recorde) e tudo isso tem que ser levado em conta. Entendam que là, é necessario que a fiação seja subterrânea para que ela não sofra com a variação climatica. Aqui, é meramente estético, por isso a relutância em pôr tudo por debaixo da terra.
E além do mais, para promover uma expansão rapida e grande, das redes de eletricidade e telecomunicações, gastar menos dinheiro com isso é essencial. Ou seja, o dinheiro manda nesse caso.
Julio_Geografia June 11th, 2009, 12:39 AM Tomara que a fiação seja aterrada o quanto antes, até em regiões que não possuem energia elétrica.
Bent June 11th, 2009, 01:31 AM Não acredito que tem gente defendendo a fiação aérea!! :ohno::ohno::ohno:
Buenos Aires quase não tem fiação subterrânea, e sim uma fiação mais discreta, muitas vezes colada aos prédios, sem precisar de postes ( o que, no entanto, acaba poluindo visualmente as fachadas ).
CortKing June 11th, 2009, 04:24 AM Alguns bairros do Rio especialmente no subúrbio irão ser vistos do espaço como um emaranhado de fios. (rs)
Quem um dia passar pela Av.Dom Helder Camara tera a oportunidade de ver o que é uma verdadeira coleção de fios passando por todos os lados.
Inclusive poderiamos até fazer um thread sobre fiação aérea nas cidades, com fotos.
Guille Panebianco June 11th, 2009, 05:17 AM Buenos Aires quase não tem fiação subterrânea, e sim uma fiação mais discreta, muitas vezes colada aos prédios, sem precisar de postes ( o que também polui visualmente as fachadas).
Em todo a região do Microcentro, a fiação de Buenos Aires é subterrânea sim. Não há transformadores a mostra.
Aqueles fios que dá pra ver são de telefone e tv a cabo. Os cabos de eletricidade estão enterrados.
Já li estudos urbanísticos da cidade de Buenos Aires que mostrava isso, inclusive a disposição das galerias de água, gás e da fiação elétrica, com os transformadores e tudo mais.
thesapox June 11th, 2009, 06:33 AM Aterrar a fiação não atrai votos. Por isso, não há vontade política.
Aqui em Novo Hamburgo, foi só a Pref. começar o debate sobre aterrar a fiação no centro e no centro histórico, que a população já caiu em cima dizendo que se deveria investir em saúde, educação, etc e etc e não em coisas "inúteis".
A relação das pessoas com as cidades é muito deficiente. Não só a dona de casa, como o Raul falou. Até muitos dos considerados "elite intelectual", vivem no seu mundinho bitolado, não conhecem sua própria cidade, somente se "transporta" de um lado pro outro escondidos dentro carro.
O que dizer dos políticos? Conta-se nos dedos os que vão se preocupar com estética urbana. E os poucos que se preocupam, ainda corre-se o risco de serem mal informados.
Em Campo Bom, por exemplo, se fechou uma rua por meses para padronização das calçadas, ajardinamento, etc... E quem disse que aproveitaram o transtorno para aterrar a fiação?
Enfim, a população ser educada, precisa ter "recursos" culturais pra saber o que quer.
Em lugar nenhum do Brasil gastar com aterramento de fiação vai ser bem visto e até mesmo pretendido, enquanto as mentalidades não mudarem.
[só em cidades basicamente turísticas, grandes capitais, etc...]
luclasaw June 11th, 2009, 01:15 PM Moro em Tóquio e digo que fiacão é uma coisa tão comun mas ninguém faz cara feia e nem é polemico! afinal pelo outro lado a cidade possui boas vias de escoamento pra lá de urbanizada e jamais pode se ver aquelas centenas de Km de congestinamento como nas marginais paulistana! Falando serio melhor muita fiação de que muita violência :banana: afinal onde foram parar as fotos???? que nem vi??
Bent June 11th, 2009, 05:58 PM Em todo a região do Microcentro, a fiação de Buenos Aires é subterrânea sim. Não há transformadores a mostra.
Aqueles fios que dá pra ver são de telefone e tv a cabo. Os cabos de eletricidade estão enterrados.
Já li estudos urbanísticos da cidade de Buenos Aires que mostrava isso, inclusive a disposição das galerias de água, gás e da fiação elétrica, com os transformadores e tudo mais.
Pois é, no microcentro. A área de fiação aterrada em Buenos Aires não é maior do que a de SP (centro, higienópolis, av paulista) ou do RJ (centro, zona sul, parte da zona norte).
dricobel June 11th, 2009, 11:43 PM aqui em belém é triste :(
LCastelo June 12th, 2009, 04:37 AM Fotos não abrem!!!! :ohno:
Guille Panebianco June 12th, 2009, 04:08 PM Pois é, no microcentro. A área de fiação aterrada em Buenos Aires não é maior do que a de SP (centro, higienópolis, av paulista) ou do RJ (centro, zona sul, parte da zona norte).
Desculpa, mas eu quis dizer região central de Buenos Aires mesmo. Onde está o Microcentro e mais outros bairros, como Recoleta, Retiro, Sam Telmo, Puerto Madero, Palermo, Palermo Viejo, Palermo Hollywood, etc.
Esta área tem a fiação elétrica aterrada, e é muito maior do que a região central de Sampa e Rio.
Julio_Geografia June 13th, 2009, 02:53 AM Nego paga um pau pra Buenos Aires, a cidade foi uma das maiores decepções da minha vida, junto com Los Angeles. Eu esperava vinho e vi água...mas cada um com seus gostos.
Raul Neto June 14th, 2009, 02:11 AM Fiação aérea é uma praga, mas a fiação subterrânea não precisa ser universalizada (aliás, nem precisa! :lol).
Basta um projeto consistente, somado a uma total revitalização urbanística nos bairros mais centrais e/ou mais abastados, que são os bairros que necessitam ter a fiação aterrada. Sem contar as avenidas mais importantes em toda a cidade, essas também merecem ser livradas do flagelo da fiação aérea.
Creio que aqui muitos já empinaram pipa/papagaio/pandorga/maranhão nos tempos de moleque e sabem muito bem os problemas da fiação aérea perto de casa...:|
Claro que a molecada não tem noção e corre na frente dos carros, proporcionando riscos enormes de atropelamento.
Há também o cerol, o pó de cola e vidro moído que representa o lado nefasto da competição entre os empinadores, que pode ferir e até degolar pessoas em casos extremos.
Mas a fiação aérea é o pior risco. Com aquela porcaria toda, o fio se enrosca em fios de 3 ou 4kV, e às vezes nos de cima, que têm 12kV. Eletrocução imediata, dependendo das condições.
Sem contar os tênis amarrados pelo cadarço e arremessados de modo a ficar pendurados, coisa típica das pessoas incivilizadas.
Muito lúcido o post do Fabius.
No caso particular de Campinas, a falta de uma preocupação por parte do poder público em aterrar a rede, implantar calçadas padronizadas e um mobiliário urbano adequado ajudou, e muito, a acelerar o processo de esvaziamento e até decadência do centro da grande metrópole do interior paulista. O ideal, no meu entender, seria o aterramento de toda a rede, claro que com os devidos cuidados com calçadas e mobiliário urbanos, de todas as ruas do centro da cidade e também do Cambuí, o bairro mais da moda em Campinas
Raul Neto June 14th, 2009, 02:19 AM Moro em Tóquio e digo que fiacão é uma coisa tão comun mas ninguém faz cara feia e nem é polemico! afinal pelo outro lado a cidade possui boas vias de escoamento pra lá de urbanizada e jamais pode se ver aquelas centenas de Km de congestinamento como nas marginais paulistana! Falando serio melhor muita fiação de que muita violência :banana: afinal onde foram parar as fotos???? que nem vi??
Luclasaw, sempre que vejo fotos de áreas de Tokyo com montes de cabos e postes medonhos nas ruas, fico, literalmente horrorizado face a riqueza do país. Mas, de todas as maneiras, nas áreas mais importantes de Tokyo os cabos parecem ter sido banidos, pelo menos pelas fotos que vemos. Luclasaw, você já imaginou o horror que seria o Ginza, uma das áreas mais elegantes do mundo, com postes de cimento, montes de cabos e transformadores dependurados na paisagem? Duvido que tivesse a metade do luxo e do valor que tem. Urbanização de qualidade, que inclui aterramento de rede, é muito importante mesmo, em qualquer parte do mundo.
Raul Neto June 14th, 2009, 02:31 AM Desculpa, mas eu quis dizer região central de Buenos Aires mesmo. Onde está o Microcentro e mais outros bairros, como Recoleta, Retiro, Sam Telmo, Puerto Madero, Palermo, Palermo Viejo, Palermo Hollywood, etc.
Esta área tem a fiação elétrica aterrada, e é muito maior do que a região central de Sampa e Rio.
Guille, você está certíssimo em relação ao espectro de aterramento da rede portenha. O que acontece, e que cria alguma confusão, é o fato de que nas ruas estreitas do centro, a opção de não plantar postes nestas ruas, um cabo é fixado de amos lados da rua e no meio é implantada a luminária, aliás como se faz na Europa, é muito comum, por exemplo, em Kopenhagen. E, há cabos visíveis de telefone passando de uma janela para outra no outro lado da rua. Sem dúvida que há rede aérea em Buenos Aires, mas onde ela está presente é sempre muito mais discreta a sua presença. Primeiro, por exemplo, em um bairro mediano, como Flores ou Parque Chacabuco, não se vê um só poste de cimento. Os postes são de aço, pintados de verde e o arranjo dos cabos é muito menos incômodo visualmente do que no Brasil.
Raul Neto June 14th, 2009, 02:42 AM Pois é, no microcentro. A área de fiação aterrada em Buenos Aires não é maior do que a de SP (centro, higienópolis, av paulista) ou do RJ (centro, zona sul, parte da zona norte).
Bent, o centro de São Paulo tem a rede aterrada desde a década de 40!!! Nessa época havia uma preocupação muito grande em bem urbanizar as ruas e aterrar a rede. Essas intervenções importantíssimas são notadas até hoje, tanto que um dos logos de São Paulo, são justamente os elegantíssimos postes art deco daquela época. Em Higienópolis são aterradas as redes, apenas, das Avenidas Higienópolis, realizada no final da década de 70, e Angélica, realizada na metade da década de 80. Quanto à Paulista, somente a avenida teve sua rede aterrada, em 1974, como parte do seu alargamento e reurbanização que criaram a mais marcante da metrópole. Portanto, tanto as demais vias de Higienópolis (bem disfarçadas pela bela arborização comum a estas) como quase todas as vias que cruzam ou são paralelas a Avenida Paulista, tanto de um lado como do outro, exceto a Rua Augusta e a Brigadeiro, tem a rede integralmente aérea, mesmo as sofisticadas (e enfeiadas por estes malditos cabos e postes) ruas dos Jardins.
Raul Neto June 14th, 2009, 02:48 AM Alguns bairros do Rio especialmente no subúrbio irão ser vistos do espaço como um emaranhado de fios. (rs)
Quem um dia passar pela Av.Dom Helder Camara tera a oportunidade de ver o que é uma verdadeira coleção de fios passando por todos os lados.
Inclusive poderiamos até fazer um thread sobre fiação aérea nas cidades, com fotos.
Cortking, moro aqui no Rio há 17 anos e a diferença é que este festival de cabos aéreos é mais comum em áreas menos nobres da cidade. Já em São Paulo, aquela fiação toda está em vias super sofisticadas, chega, as vezes, a chocar. Aliás, o aterramento da rede e reurbanização da Oscar Freire é resultado da necessidade de melhorar-se visualmente a via de lojas mais sofisticadas do país, que era bem crítica antes das obras.
Faela June 14th, 2009, 02:53 AM Putz meu , fulano sempre tem que botar Buenos Aires no meio.
Fabius_ June 15th, 2009, 02:46 PM Muito lúcido o post do Fabius.
No caso particular de Campinas, a falta de uma preocupação por parte do poder público em aterrar a rede, implantar calçadas padronizadas e um mobiliário urbano adequado ajudou, e muito, a acelerar o processo de esvaziamento e até decadência do centro da grande metrópole do interior paulista. O ideal, no meu entender, seria o aterramento de toda a rede, claro que com os devidos cuidados com calçadas e mobiliário urbanos, de todas as ruas do centro da cidade e também do Cambuí, o bairro mais da moda em Campinas
Nem me diga, Raul!
Mas enquanto o Palácio dos Jequitibás estiver ocupado por alguém que tem como lema demagógico e ineficaz "primeiro os que mais precisam", não se pode esperar revitalização do Centro de Campinas, que a cada dia está mais pichado, feio (Lei Cidade Limpa non eksiste por aqui), sujo, triste e barulhento (os carros de som, que praga!).
O Cambuí merece muito uma revitalização, pois lá a coisa está feia também: cheio de barzinhos que desrespeitam a legislação, o bairro estagnou e as pessoas não querem morar mais lá. A riqueza de Campinas desloca-se para leste, para a região do Galleria e de Gramado.
Guille Panebianco June 15th, 2009, 03:55 PM Putz meu , fulano sempre tem que botar Buenos Aires no meio.
Quando citei Buenos Aires, não foi em vão.
Primeiro porque é uma grande metrópole, como Rio e Sampa.
Segundo porque está localizada na Argentina, que é um país em desenvolvimento como o Brasil, como situações socioeconomicas nõa tão distantes das nossas.
Não acho justo comparar São Paulo com NYC. O contexto socioeconomico é muito diferente.
E é com base neste raciocínio que volto a bater no planejamento urbano brasileiro, no que tange as grandes metrópoles, especialmente São Paulo.
Uma cidade que ostenta o título de capital dos negócios do Hemisfério Sul, não pode se contentar com um urbanismo tão barato e pobre. A fiação aérea entra neste contexto. E em termos de urbanismo, temos que constatar que os portenhos estão muito na nossa frente.
Faela June 15th, 2009, 05:08 PM ^^ Não foi vc não , é gente que em todo thread que se fala de BsAs faz questão de alfinetar.
Raul Neto June 15th, 2009, 06:12 PM ^^É verdade Faela! Há muitos foristas que se guiam pela máxima "não conheço e não gosto" e por essa rivalidade idiota entre Brasil e Argentina, onde qualquer coisa contra o país vizinho é sorvida como um prêmio. Pior é quando viajam até Buenos Aires, das duas uma: ou se apaixonam pela magnífica cidade e pelo seu povo acolhedor, ou morrem de raiva porque chegam à conclusão, bastante óbvia, de que há coisas lá que ainda não temos por aqui.
Julio_Geografia June 15th, 2009, 07:53 PM Ai ai, que povo bobinho.
Guille Panebianco June 24th, 2009, 07:54 PM Olhem essa matéria do Estado de SP, de hj.
Empresas em São Paulo barram arborização
Custo de compactar ou ?enterrar? linhas de transmissão seria alto e não resolveria problemas com árvores grandes, alegam companhias
Cristina Amorim
O projeto de arborização de todos os municípios paulistas elaborado pela Secretaria do Estado Meio Ambiente vem tendo com obstáculo a política urbanística de companhias elétricas que atuam no Estado. Enquanto a secretaria quer plantar árvores de grande porte, as empresas recomendam as de pequeno e médio portes.
A justificativa é que as árvores altas ameaçam os fios de transmissão de energia, além de ter raízes que podem danificar calçadas e estruturas subterrâneas, como redes de distribuição de água e coleta de esgoto. Para a secretaria, espécies pequenas não fornecem os serviços ambientais esperados, como melhoria na qualidade do ar, controle da poluição sonora e manutenção do microclima.
"O que se recomenda é arbustização, que não tem função, não sombreia, não serve para nada", diz José Walter Figueiredo, gerente executivo do projeto Municípios Verdes, que prevê a recomposição das áreas verdes urbanas para pelo menos 12 metros quadrados por habitante. "A arbustização só encaixa arbusto debaixo do fio."
Segundo ele, a arborização pode juntar serviço ambiental e fornecimento de energia elétrica de qualidade para os consumidores. Uma maneira, afirma, é compactar os fios, tecnologia que reduz a área livre necessária perto dos cabos.
Para o agrônomo Demóstenes Ferreira da Silva Filho, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo, "árvore de pequeno porte é arbusto e não traz benefícios". Segundo ele, essas espécies são usadas porque as empresas usam uma tecnologia centenária.
INTERRUPÇÕES DE ENERGIA
As árvores são uma das principais causas de interrupção de fornecimento de energia, principalmente quando chove, afirmam as empresas. O gerente de meio ambiente da CPFL Energia, Rodolfo Nardez Sirol, diz que a compactação dos fios pode ser feita em novos empreendimentos, mas que expandir a iniciativa para toda a rede instalada traria um custo proibitivo - não especificado por ele. Além disso, a tecnologia "não resolve 100% dos problemas". A distribuição subterrânea, outra forma de resolver a questão - além de melhorar o visual das cidades -, é dez vezes mais cara e o custo seria repassado ao consumidor.
Em nota, a AES Eletropaulo afirma que "a utilização de rede compacta não elimina a necessidade de adequação do modelo arquitetônico natural das árvores, ou seja, a poda de árvores sempre será uma atividade necessária". Também diz que a poda de condução "pode representar um alto custo para as prefeituras".
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090624/not_imp392150,0.php
Enquanto as companhias de transmissão de energia, como a CPFL, acharem que plantar arbusto nas cidades é política ambiental para diminuir o micro-clima e a poluição do ar, teremos essa rede área monstruosa em todas as cidades paulistas e brasileiras... é uma pena.
Parece que enquanto o mundo nada na direção de uma resposabilidade maior com o clima das suas cidades, nós, brasileiros vamos pro lado oposto...:ohno:
Fakroef June 26th, 2009, 07:53 AM Alguem sabe me dizer que ano que foi feita a fiação subterranea no centro de POA? e que outros bairros/lugares dessa capital possui este tipo de fiação?
|
|