PDA

View Full Version : Primeira Maquete!! Museu em forma de diamante será 1ª obra de Niemeyer em Fortaleza

Fortal
April 26th, 2005, 03:47 AM
Primeira vez que estou vendo os primeiros traços... :)

Trata-se de um croqui do mestre da arquitetura Oscar Niemeyer, 95 anos idade, 70 anos de arquitetura. As linhas mostram uma edificação em forma de diamante, apoiada numa coluna. A novidade é a localização: dentro d'água, ou melhor na linha divisória entre o mar e a areia no aterro da Praia de Iracema. Esse é o projeto do Museu do Homem do Mar (o nome ainda não foi definido), obra que o governo do Estado encomendou ao mais famoso arquiteto brasileiro. Detalhe: é a primeira vez que o homem responsável pelo projeto de Brasília realiza uma obra no Ceará

http://img259.echo.cx/img259/6789/museu4ns.jpg

''Quando o governador Lúcio Alcântara procurou o Oscar Niemeyer, a idéia era construir uma obra significativa em Fortaleza, que unisse história e cultura. Inicialmente, iria se chamar Museu da Saga do Homem Nordestino, com ênfase na história do sertão'', explica o engenheiro João Carlos Vitoriano, o profissional local que acompanha os trabalhos do escritório de Niemeyer. Para determinar onde seria construído o museu, veio a Fortaleza o engenheiro José Carlos Sussekind, braço direito do arquiteto. ''Sobrevoamos a cidade e, quando Sussekind botou o olho no aterro, escolheu aquela área'', continua Vitoriano.

Definida a localização, surgiu um paradoxo: contar a saga do sertão dentro d'água? Com a entrada em cena da Secretaria da Cultura (Secult), responsável pelo projeto museológico, mudou-se o enfoque para a relação do homem cearense com o mar. Agora, a Secult aguarda a conclusão do projeto para planejar a estrutura do museu e definir a parte orçamentária. Segundo Vitoriano, este será concluído até o mês que vem. ''O projeto é o ponto de partida. A partir dele, vamos definir o orçamento e buscar parceiros para viabilizar a construção. O dinheiro não sairá só dos cofres do governo. Mas a idéia é que ele seja inaugurado ainda nesse mandato'', completa a sub-secretária da Cultura, Lúcia Cidrão. Por enquanto, a estimativa é de cerca de R$ 10 milhões. ''Esta é apenas uma ordem de grandeza. Não há nada definido'', garante Lúcia.

Para a definição do conceito museológico, foi formado um grupo de estudo, tendo à frente Valéria Laena, do Memorial da Cultura Cearense do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. ''O grupo conta com historiadores, arquitetos, antropólogos e um oceanógrafo. Dele, deve sair um grupo menor para definir a linha do museu dentro do espaço determinado por Niemeyer'', explica Valéria, que pretende intensificar as reuniões a partir desse mês para que o trabalho do grupo esteja concluído antes do fim do ano.

A obra projetada por Niemeyer lembra o Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói, inaugurado em 1996 e comparado com uma nave espacial. Mas enquanto o primeiro é circular, o museu cearense tem forma octogonal, de acordo com Vitoriano. Para o engenheiro cearense, a exemplo da edificação carioca, que se tornou cartão postal e atração turística da cidade, o Museu do Homem do Mar ''vai colocar Fortaleza no roteiro internacional de arquitetura e artes. O Niemeyer me garantiu que esse é um dos cinco projetos mais bonitos dele''. A área total é de 4,5 mil metros quadrados. Apenas o ''diamante'' terá 65 metros de diâmetro e será todo de vidro. A altura é de 20 metros. O acesso ao museu se dará por uma passarela que parte do espigão que fica por trás do Espaço Bom de Vera, no início da avenida Beira-Mar.

Vitoriano acrescenta que o calçadão do aterro será incorporado ao projeto arquitetônico do Museu. ''O calçadão será marcado com elementos pictóricos marítimos. Niemeyer desenhou cavalo marinho, estrela do mar, concha e peixe. O material será um cimento de alta resistência, especificado por ele. Mas quem vai tocar a construção é a Prefeitura'', informa Vitoriano. Para o lançamento do projeto, Vitoriano planeja vencer o famoso medo de avião de Niemeyer e trazê-lo a Fortaleza. ''Como ele não anda de avião, o jeito é montar uma estratégia e esperar a temporada de cruzeiros para que ele possa conhecer a cidade. Ele nunca veio aqui'', revela o engenheiro.

Para realizar o projeto do Museu do Homem do mar, o governo do Estado terá que se deparar com uma questão jurídica. O aterro na Praia de Iracema encontra-se sub-júdice. Uma ação civil pública pede a identificação e quantificação dos danos ambientais causadas por irregularidades na construção do aterro. De acordo com o procurador Alessander Sales, o governo deve apresentar o projeto ao Ministério Público Federal. Por intermédio de sua área técnica, o Ministério vai analisar os diversos aspectos da obra, inclusive o impacto ambiental, e dar o parecer. Se for favorável, o governo pede autorização ao juiz federal da 2ª Vara. ''Se não seguir esses trâmites, o Ministério Público vai impugnar a construção'', afirma Sales.

schmidt
April 26th, 2005, 05:49 AM
Nao gosto do que o Niemeyer fez. Duas exceções talvez: congresso nacional e catedral de brasília.

nictheroy
April 26th, 2005, 06:07 AM
Nao gosto do que o Niemeyer fez. Duas exceções talvez: congresso nacional e catedral de brasília.

O Congresso Nacional, aqueles dois palitos com aquelas bacias 9sendo que uma delas virada)... acho horrível... para mim existem MUITOS prédios em Brasília melhores que o Congresso!!! Eu odeio o prédio do Congresso desde que me entendo por gente...

Já a Catedral é linda mesmo!!

Artibeus
April 26th, 2005, 06:55 AM
Fiquei morrendo de medo quando fui abrir esse thread, do Niemeyer só espero merda...
Mas até que superou minhas expectativas, e realmente vejo chances de ficar bonito!
TOMARA que fique! Se tiver uma boa iluminação à noite vai ficar punk! Uma coisa azulada, e tal...

Também gosto da catedral de Brasilia, uma das poucas coisas boas que o Niemeyer fez.

JohnnyMass
April 26th, 2005, 07:25 AM
Falando de edifícios em forma de diamante e outras pedras preciosa vejam a novíssima casa de concertos do Porto, Portugal...o projecto original era para ser todo em vidro precisamente para imitar uma gema...mas os constrangimentos do orçamento fizeram com que o exterior passasse a ser de betão branco...no entanto eu gosto assim.:) Tá linda...vejam aqui:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=202081
e aqui:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=198222

nictheroy
April 26th, 2005, 08:48 AM
Agora falando sobre o projeto, por esta imagem eu não gostei não, parece uma luminária, sei lá! Tomara que fique melhor do que estou imaginando!!

Fortal
April 26th, 2005, 03:51 PM
valeu, pessoal! Vamos torcer para que este projeto se concretize, pois é muito bonito!

GRGM
April 26th, 2005, 09:35 PM
Eu adorei o projeto!!! E não entendo como podem falar mal assim do Niemeyer...

Só ODIEI a proposta do museu... brincadeira de mau gosto! No Brasil precisam parar com esses museus vanguardistas que só são criados pra dizerem "Vejam, um novo museu, investimos em cultura!" e acabam é servindo pra afastar ainda mais o povo das artes...

Menino de Sampa
April 27th, 2005, 03:43 AM
Não sei o que opinar, espero que fique bonito. :okay:

obs: eu tb odeio o Congresso, parece os blocões do centro de SP!!

Fortal
April 27th, 2005, 04:13 AM
valeu, grgm e menino de sampa!

RRC
April 27th, 2005, 04:57 AM
Me pareceu o aquele Museu de Niterói.... parece só que tem mais vidro. Tomara que fique bom, a cidade merece.

Artibeus
April 27th, 2005, 06:33 AM
Tomara que visto do chão ele seja bonito, acho que vai, porque vai esconder esse hemisfério no topo e vai ficar com menos cara de nave espacial!
E tomara que o vidro seja bem azulzinho, aí vai ficar bonito...

legal
April 30th, 2005, 12:34 AM
Gostei do projeto!
E sobre a discussao sobre o Congresso Nacional, simplesmente ADORO o complexo de predios que o formam.

Tem muita porcaria assinada pelo Niemeyer, mas ele tambem eh responsavel por alguns momentos de genialidade da Arquitetura, como a Catedral de Brasilia, o MAC de Niteroi, o Palacio da Alvorada, etc.

Artibeus
April 30th, 2005, 06:23 AM
^ Palácio da Alvorada...? Tu acha bonito...?
E aquela ponte de Brasília, é dele? Se for, é uma das unicas coisas que ele fez que eu realmente gosto.

Caio
May 1st, 2005, 05:32 AM
Hmmm... Sei não. Fortaleza poderia muito bem ficar sem uma obra assinada por esse arquiteto superestimado.

Devo registrar, no entanto, que sou 100% favorável à implantação de museus de qualidade em qualquer lugar do país, tão carente deles, desde que, como disse o GRGM, mostrem-se acessíveis e atrativos à população como um todo. :)

WallyP
May 1st, 2005, 07:11 AM
Eu gostei. Só achei falta de originalidade...é um pouco parecido com aquele de niterói..

Artibeus
May 1st, 2005, 08:21 AM
Pois é! Por mim podia ser de qualquer outro arquiteto, não faço a mínima questão de que tenha esse "selo Niemeyer" de "qualidade", contanto que o outro arquiteto fizesse mais bonito, o que não é difícil. Mas talvez ele não fizesse no mar, aí complicaria... porque é algo diferente, chama à atenção... sem contar que a vista deve ser muito boa!

Fortal
May 2nd, 2005, 04:37 PM
No mar realmente vai ficar show de bola, reggae!

Artibeus
May 30th, 2005, 05:46 AM
Uuuuuuuhhhh...!!! =P quase que o thread some!!

Fortal
May 30th, 2005, 04:17 PM
obrigado, reggae! hehehehehe

Artibeus
May 31st, 2005, 06:33 AM
De nada... é porque o aagos queria ver! =)