View Full Version : Ministro reafirma urgência de novo aeroporto mas diz-se insatisfeito com Ota

Reflex
April 28th, 2005, 10:30 PM
Mário Lino não exclui estudar alternativas
O Governo vai avançar com a construção do novo aeroporto de Lisboa, que considera urgente, mas está insatisfeito com a actual solução de construção na Ota, afirmou hoje o ministro das Obras Públicas e Transportes.

Mário Lino, que falava à imprensa à margem de uma comemoração no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), afirmou que a decisão da Ota "não acrescenta tanta [capacidade anual de tráfego de passageiros] quanto o Governo gostaria", o que deixa o Executivo "algo desconfortável" com a solução.

De acordo com o ministro, a solução da Ota, tal como está desenhada, dará uma capacidade anual de tráfego na ordem de 30 milhões de passageiros, ao passo que, com a extensão de capacidade prevista, o aeroporto da Portela deverá atingir um valor próximo, 23 milhões.

O ministro não exclui estudar alternativas ao projecto da Ota, mas afirma que esta é "a localização que actualmente está em cima da mesa" e sublinha a urgência do investimento no novo aeroporto.

"Vamos tomar uma decisão definitiva sobre esse projecto, não podemos estar à espera porque nos arriscamos a que Portugal seja afastado do quadro da política europeia de transportes aéreos", afirmou, à margem das comemorações do 25º aniversário do departamento de transportes do LNEC.

"Não tenho qualquer dúvida de que Lisboa precisa de um aeroporto de dimensão internacional, um verdadeiro 'hub', senão arriscamo-nos a ter só um na Península Ibérica, em Madrid", afirmou o ministro.
Fonte: Publico (http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1221885&idCanal=10)

Phobos
April 28th, 2005, 11:00 PM
Parece que este novo governo esta mesmo decidido a construir o novo aeroporto.
Mas se a Ota assim como esta ja esta projectado ja perto da capacidade,nao acho que isso so seja motivo para abandonar a localização,ja que se podera depois amplia-lo...Ou estou errado?

JohnnyMass
April 28th, 2005, 11:58 PM
acho que o problema da Ota é que não vai dar para ampliar devido à situção geográfica, é um vale....

Viriatox
April 29th, 2005, 12:37 AM
Eu sempre concordei com a construção de um novo aeroporto, mas agora começo a ter dúvidas se o mais inteligente não seria por exemplo realizar as obras que se descrevem no final de este artigo http://www.maquinistas.org/media/ruirodrigues/malagavslisboa.pdf mantendo-se a actual localização e evitando o gasto imenso que supõe a construção de um novo aeroporto.

Barragon
April 29th, 2005, 04:34 AM
Viriatox... pois acho que para já era bom que aumentassem a segunda pista, como já referido no thread aviação! Agora espero que se querem construir um novo aeroporto mudem da Ota para outro lugar ;) Há muitas planícies no alentejo

Arpels
April 29th, 2005, 10:58 AM
poix, arriscamo-nos mesmo Reflex :( numca uma coisa deu tanto pano pa mangas, execepeto o Panteão Nacional mais conhecido por Santa Engracia :)

odivelense
April 29th, 2005, 12:40 PM
A Ota é uma boa localização, mas segundo o que ouvi óntem, O ministro disse que o futuro aeroporto n será tão grande como se espera e arrisca-se, a sua capacidade será de apneas + 7 milhões de passageiros do que o da Portela...A minha questão é a seguinte: valerá gastar-se tanto dinheiro numa infraestrutura que apenas terá como ponto positivo, na minha opinião, a localização????Valerá a pena gastar tantos milhões de €€€€€€€€€€ num aeroporto que comportará apenas mais 7 milhões de passageiros do que o da Portela????Pensem bem nisso, pois a verdade é que "elefantes brancos" há muitos por este país a fora :)

JohnnyMass
April 29th, 2005, 12:48 PM
isto anda tudo a dormir ou então há qq coisa em relação à Ota, que nos tem vindo a ser omitida...cheira-me a negócio...mas o q é que poderá ser????

Arpels
April 29th, 2005, 01:06 PM
expeculação sobre os terrenos?

JohnnyMass
April 29th, 2005, 01:08 PM
quem sabe...

Barragon
April 29th, 2005, 01:45 PM
Ca para mim a Ota tem é lá alguma área secreta... com OVNI's e o camandro :D

Arpels
April 29th, 2005, 01:50 PM
admirate, uma sucurssal daquela base Americana no deserto munto visitado por ets :)

Barragon
April 29th, 2005, 02:17 PM
A Ota é a Area 52 ;)

MCarr
April 29th, 2005, 02:35 PM
para mim é mais a area 69 :naughty:

Barragon
April 29th, 2005, 02:37 PM
:lol: ah.. então também foi lá que os filmes do taveira foram filmados :D

Arpels
April 29th, 2005, 04:00 PM
:lol: o taveira era mais 60!!

TeKnO_Lx
April 29th, 2005, 04:15 PM
é desta ke vai para o Rio Frio, tal como o Ministro disse os nives de trafego da Ota não sao satisfatoria, pouco maiores que o actual aeroporto da Portela. Alem disso também se queixou da grande distancia ao centro da cidade ( 40 km)
Finalmente alguem com olhos, espero que mude definitivamente a localizacao do futuro aeroporto de Lisboa até pk não há tempo a perder..

Barragon
April 29th, 2005, 05:51 PM
é desta ke vai para o Rio Frio, tal como o Ministro disse os nives de trafego da Ota não sao satisfatoria, pouco maiores que o actual aeroporto da Portela. Alem disso também se queixou da grande distancia ao centro da cidade ( 40 km)
Finalmente alguem com olhos, espero que mude definitivamente a localizacao do futuro aeroporto de Lisboa até pk não há tempo a perder..

We hope so... e já agora boa sorte para os exames :D eu cá já me safei há dois anos e não tenho saudades... apesar de tudo são fáceis ;)

Fern
April 29th, 2005, 07:46 PM
Mas que capacidade e que rio frio permite? E os ambientalistas nao irao andar para ai a gritar?

Herrmando
April 29th, 2005, 07:52 PM
Eu acho que a soluçao mais acertada seria a proposta no tal site dos maquinistas. Uma remodelação jeitosa na Portela, como estão a fazer no Porto, e o aproveitamento de uma base militar. Porque não me parece que Portugal tenha 5000 milhoes de euros para fazer um aeroporto novo, quando há alternativas. O dinheiro nao estica e teria de haver cortes noutras áreas e investimentos. Nao estou também a ver qual a lógica de, com um aeroporto novo, "sermos incluídos no quadro da política europeia de transportes aéreos"! O tráfego de um aeroporto não depende só do aeroporto em si, mas também do destino em que se encontra. Mesmo que Lisboa tivesse o melhor aeroporto do mundo, não me parece que ficasse a ganhar em tráfego relativamente a Madrid...

Herrmando
April 29th, 2005, 07:55 PM
O que é que não se pode, com 5000 milhoes de euros, fazer em prole do desenvolvimento do país..

Arpels
April 29th, 2005, 08:15 PM
Eu acho que a soluçao mais acertada seria a proposta no tal site dos maquinistas. Uma remodelação jeitosa na Portela, como estão a fazer no Porto, e o aproveitamento de uma base militar. Porque não me parece que Portugal tenha 5000 milhoes de euros para fazer um aeroporto novo, quando há alternativas. O dinheiro nao estica e teria de haver cortes noutras áreas e investimentos. Nao estou também a ver qual a lógica de, com um aeroporto novo, "sermos incluídos no quadro da política europeia de transportes aéreos"! O tráfego de um aeroporto não depende só do aeroporto em si, mas também do destino em que se encontra. Mesmo que Lisboa tivesse o melhor aeroporto do mundo, não me parece que ficasse a ganhar em tráfego relativamente a Madrid...
não da Herrmando, prolongar o da Portela atenua mais meia duzinha de anos mas depois não serve para nada, e dinheiro datado janela fora, não vez que o aeroporto e totalmente cercado de cidade?

Fern
April 29th, 2005, 08:20 PM
O Arpels tem razao!! E como a IP5, tanto remendo tao caro para uns anos depois fazerem tudo de novo desta vez como deve ser- autoestrada!

Arpels
April 29th, 2005, 08:21 PM
para teres uma ideia Herrmando ve esta foto, esse dinheiro pode ser muito agora mas sera preciso muito mais para construir outro aeroporto daqui a meia duzia de anos, mais vale começarem a fazer agora aos poucos:

http://img.photobucket.com/albums/v244/Arpels/aerealx2.jpg

Viriatox
April 29th, 2005, 09:07 PM
Realmente é uma decisão muito complicada. No que se refere a localização a Ota tem a vantajem de retirar o aeroporto do centro da cidade, mas isso tb pode ser negativo uma vez que a cidade tb goza de algumas vantagens da sua localização actual, como pode ser o turismo de congressos que actualmente esta em tão alto crescimento em Lisboa pelo pouco tempo que se perde na deslocação. E depois tb está o alto custo da construção de um novo aeroporto que realmente seria mais util sendo utilizado esse capital em obras para o desenvolvimento de outras zonas e regiões com muitas mais carencias.

Viriatox
April 29th, 2005, 09:31 PM
Site de associação ambientalista de Alenquer que como é natural defende a não construção do aeroporto na Ota. http://www.alambi.net/aeroporto.htm

Reflex
April 29th, 2005, 10:11 PM
É assim, isto na teoria é tudo muito simples...
Façam agora 1 coisa como deve ser, que aguente as proximas décadas!!! :rant:
Só há 1 coisa que detesto mais que elefantes brancos: remendos!!! Tipicamente à portuga: "ah e tal, por agora está bom... se daqui a 1ns anitos já não estiver, faz-se 1as obritas e tal e a coisa fica remediada!" Fuck it! Esta mentalidade de merda que não leva a lado nenhum e nos faz gastar rios de dinheiro desnecessariamente...
Se obras na Portela garantir a sobrevivencia do aeroporto Lisboeta, em capacidade, modernismo, funcionalidade, ok, muito bem! Não vou muito por essa solução porque o terreno à volta é realmente escasso, não dá muita margem de manobra. Mas se alguem me provar o contrario, estou de corpo e alma nisto!
Caso contrario, avança-se então para 1 novo aeroporto. Seja na Ota, Rio Frio ou noutro qualquer sitio! Aquilo que não se pode admitir é que seja na Ota, se faça 1 investimento enorme, que irá significar 1 tremendo sacrificio das contas publicas, para daí a meia duzia de anos se perceber que afinal o problema não foi assim taaao resolvido quanto isso e que se calhar precisam "mais disto e daquilo" e lá vao mais uns milhoezitos em obras de melhoramento e aumento do mesmo...
É preferivel gastar-se mais 2/3 anos a planear/pensar-se muito bem no assunto e depois avançar com as obras e que fique perfeito, do que simplesmente "se avançar já, porque Lisboa precisa urgentemente de um novo aeroporto...e depois logo se vê"! :rant:

Arpels
April 29th, 2005, 10:13 PM
nem mais ta a poupar amanha!!

MCarr
April 30th, 2005, 12:38 AM
No que se refere a localização a Ota tem a vantajem de retirar o aeroporto do centro da cidade, mas isso tb pode ser negativo uma vez que a cidade tb goza de algumas vantagens da sua localização actual, como pode ser o turismo de congressos que actualmente esta em tão alto crescimento em Lisboa pelo pouco tempo que se perde na deslocação.
Não é bem assim tão linear como isso, o turismo é bom mas é preciso saber faze-lo, sobre o turismo de congressos não tem interesse nenhum ter congressistas a virem a lisboa de manha e irem-se embora á tarde sem fazerem despesas com hoteis, restaurantes, lembranças, meninas, etc etc, isto não interessa em ao menino jasus, o aeroporto dentro de lisboa só interessa aos homens de negocios como acontece com o aeroporto da city em londres.

Reflex
April 30th, 2005, 01:36 AM
não tem interesse nenhum ter congressistas a virem a lisboa de manha e irem-se embora á tarde sem fazerem despesas com hoteis, restaurantes, lembranças, meninas, etc etc,
Pois, turista que não gaste dinheiro em menina é pé-rapado!!! Que fique na cidade dele, que não cá não o queremos!!! :D

Barragon
April 30th, 2005, 01:41 PM
Pois, turista que não gaste dinheiro em menina é pé-rapado!!! Que fique na cidade dele, que não cá não o queremos!!! :D

Eu Gasto!!!! :D

sotavento
May 13th, 2005, 08:51 AM
É assim, isto na teoria é tudo muito simples...
Façam agora 1 coisa como deve ser, que aguente as proximas décadas!!! :rant:
Só há 1 coisa que detesto mais que elefantes brancos: remendos!!! Tipicamente à portuga: "ah e tal, por agora está bom... se daqui a 1ns anitos já não estiver, faz-se 1as obritas e tal e a coisa fica remediada!" Fuck it! Esta mentalidade de merda que não leva a lado nenhum e nos faz gastar rios de dinheiro desnecessariamente...
Se obras na Portela garantir a sobrevivencia do aeroporto Lisboeta, em capacidade, modernismo, funcionalidade, ok, muito bem! Não vou muito por essa solução porque o terreno à volta é realmente escasso, não dá muita margem de manobra. Mas se alguem me provar o contrario, estou de corpo e alma nisto!
Caso contrario, avança-se então para 1 novo aeroporto. Seja na Ota, Rio Frio ou noutro qualquer sitio! Aquilo que não se pode admitir é que seja na Ota, se faça 1 investimento enorme, que irá significar 1 tremendo sacrificio das contas publicas, para daí a meia duzia de anos se perceber que afinal o problema não foi assim taaao resolvido quanto isso e que se calhar precisam "mais disto e daquilo" e lá vao mais uns milhoezitos em obras de melhoramento e aumento do mesmo...
É preferivel gastar-se mais 2/3 anos a planear/pensar-se muito bem no assunto e depois avançar com as obras e que fique perfeito, do que simplesmente "se avançar já, porque Lisboa precisa urgentemente de um novo aeroporto...e depois logo se vê"! :rant:

Pois eu o que detesto mais em portugal é as "fugas pra frente" quando o pais está a beira do abismo em qualquer situação. :runaway:

O hospital está saturado ? encerra-se (crime) e faz-se um novo BOM ao lado ... as aldeolas do outor lado do monte que se lixem que continuam sem hospital novo ou velho ...

A estrada está saturada ? faz-se uma nova ao lado com perfil de via rápida ... está a via rápida saturada ? faz-se já aqui uma Autoestrada .. .a aldeola ao lado continua a gramar com os 50 ou 60 quilometros de estradinha ás curvinhas (que em linha recta seriam apenas 10 ou 20)

etc e tal ...

Venha de lá o aeroporto na OTA pro lugar da portela ... mandam-se 23 milhões de passageiros ás malvas em meia duzia de anos por tuta e meia ... antes aproveitassem uma das pistas de uma da smuitas bases aereas á volta d elx (e a OTA é uma delas) para os voos charter e das companhias low cost e ampliassem a capacidade da portela para a parte militar tambem (FigoMaduro).

E metam o metro a chegar ao aeroporto ... e aos suburbios de lisboa.

Phobos
May 13th, 2005, 11:09 PM
Construção do novo aeroporto de Lisboa vai avançar

13/05/2005

Construção do novo aeroporto de Lisboa vai avançar
O governo vai avançar com a construção do novo aeroporto de Lisboa. À margem de uma conferência no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa, o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, garantiu que, independentemente da localização que venha a ter, o novo aeroporto da capital deverá avançar até 2006.
Na ocasião, o ministro da tutela assegurou que “durante esta legislatura estes problemas (grandes obras públicas) serão resolvidos, as decisões tomadas sobre se se avança para os projectos e para as obras.”. Para este responsável é “inquestionável a necessidade de um novo aeroporto”, sublinhando que esta matéria não pode oscilar quando se muda de ministro ou de Governo, “porque não são coisas que duram uma legislatura”. Contudo, e apesar de reconhecer a importância do projecto do novo aeroporto e de não ter uma solução melhor, Mário Lino revelou-se insatisfeito com a solução da localização na OTA, já que esta é uma solução que “não acrescenta tanto como gostaríamos”. No entanto, o ministro já afirmou que em breve serão tomadas as “decisões definitivas sobre esse aspecto”, visto que “temos de avançar. Não nos podemos atrasar mais porque nos arriscamos a que Portugal seja afastado da política europeia de transportes aéreos”, acrescentou.

fonte:Vida Imobiliária (http://www.vidaimobiliaria.com/noticias.asp?codigo=879&ano_arquivo=2005&mes_arquivo=1)

Arpels
May 13th, 2005, 11:26 PM
sera?

Reflex
May 14th, 2005, 01:39 AM
Lamento desiludir-vos, mas a verdade é que onde eu li inicialmente essa noticia, referia que "apesar da solução Ota não agradar ao governo, Mario Lino deixou antever que essa será realmente a localização definitiva"...:cry:
Mas de qualquer modo, para eles terem de novo aberto a questão da localização, terá tido alguma lógica, "penso eu de que"...;)

Barragon
May 14th, 2005, 03:00 AM
Espero que resolvam isso e que finalmente tirem o aeroporto da ota

sotavento
May 18th, 2005, 07:18 PM
OTA ? estávas-te a referir a OTA ou ao actual da Portela ?

Arpels
May 18th, 2005, 07:23 PM
acho k ele quer dizer pa tirarem da Ota e por em Rio Frio!!

Barragon
May 18th, 2005, 08:21 PM
Disse para tirarem da portela.... e porem em Rio Frio em vez da Ota!

Arpels
May 18th, 2005, 11:29 PM
é quase o k disse prontos :)

JohnnyMass
May 19th, 2005, 12:30 AM
que confusão...