PDA

View Full Version : MASP construirá torre de 120m com observatório

Edmundo
May 5th, 2005, 12:10 AM
Saiu essa notinha na coluna Persona Estadão de hoje:

A torre do Masp

Julio Neves, presidente do Masp, mandou um novo projeto para o Compresp, para o prédio e torre anexa que farão parte do museu, na Paulista. O primeiro projeto tinha provocado a ira do então secretário da Cultura do Município, Emanoel Araujo. O novo projeto respeita as objeções de Araujo: não tem vidros reflexivos, não tem nada vermelho, e a torre cilíndrica, que já tinha ganho um apelido fálico, virou retangular. A torre e o acabamento do prédio serão metálicos. Mas a volumetria, que já tinha sido aprovada pelo Condephaat, continua a mesma. A torre, que segundo Neves ficará pronta em junho de 2006, terá 120 m de altura e um mirante no alto. O prédio ficará pronto um ano depois, e abrigará escola de arte, ateliês de pesquisa e restauro, uma grande área expositiva no térreo e um restaurante no subsolo. Na verdade, como a rua é em declive, terá vista para o Anhangabaú. O projeto é patrocinado e Neves já tem verba para começar a obra, tão logo o Compresp aprove o projeto, que já passou pela Sehab e pela Secretaria de Planejamento da Prefeitura.

Luis FTC
May 5th, 2005, 12:13 AM
Legal. Mas pra julgar melhor, só com imagens. Em todo caso, parece interessante.

cello1974
May 5th, 2005, 12:14 AM
Mais uma? Agora vai encher de observatório lá em cima. Antes não tinha nenhum, sempre a Paulista trancava a vista do Ed. Itália e do Altino Arantes para o (iche, acho) sudoeste (??) da cidade. A da Ritz será mais alta!

GRGM
May 5th, 2005, 01:58 PM
Hum... faz um bom tempo alguém (talvez você mesmo, Edmundo) postou uma notícia falando sobre isso, que deu a impressão que fariam isso no Dumont-Adams... mas por essa notícia vai ser um prédio novo... então vai ser no terreno à esquerda do MASP, que hoje é ocupado por um estacionamento? Lembro que há um tempão postaram projetos comerciais pra São Paulo, e um deles ia ocupar essa terreno ao lado do MASP, ia ser um edifício espelhado, claro, leve, mas parece que estavam dando um tempo até fazerem... eu não estou entendendo mais nada...

Hum... e se era o Emanoel Araújo o empecilho para a construção do primeiro projeto, talvez ele volte à tona, porque o Emanoel Araújo não é mais o secretário de cultura...

GuilhermeC
May 13th, 2005, 11:01 PM
Saiu na Folha de S. Paulo recentemente (ontem ou hoje) que a Compresp não iria aprovar o projeto. Lamentável

AcesHigh
May 14th, 2005, 03:56 AM
não achei lamentável não. 120 metros??? Essa altura q é lamentável para uma torre de observação! Devia ter 320 metros!

GRGM
May 14th, 2005, 05:44 AM
^ Tá Aces, então enquanto não fizeram uma de 320 metros (que eu acho até pouco para A TORRE IDEAL, queria pelo menos 400), que não façam nada, é isso?
Ela seria só mais um torre na Paulista, não ia ser um projeto de impacto ou coisas assim, mas essa ao contrário das outras seria de observação, e imagino que a 120 metros na Paulista se tem uma vista bem melhor do que a de qualquer outra construção da cidade, porque a Paulista fica numa parte mais alta do que o centro... fora que o skyline da Paulista são as torres, fica muito legal vendo à distância, acho que quanto mais torres naquela área, melhor!

Caio
May 14th, 2005, 05:59 AM
Poxa, que triste que não vão mais levar adiante...

cello1974
May 15th, 2005, 01:02 AM
120m na Paulista seria 210m acima do Centro! E com vista para o oeste e sul. Do Banespa não tem vista para essas partes da cidade, trancadas pela Paulista.