PDA

View Full Version : O maior Prédio de Alvenaria do Mundo fica em Fortaleza - Excelsior Hotel

Fortal
May 8th, 2005, 04:14 AM
Trata-se do Excelsior Hotel

Rua Guilherme Rocha, Praça do Ferreira - Centro

Abaixo Foto e História e o Livro que pode ser adquirido :)
Detalhe: Foi o primeiro prédio da cidade

Fotos:

http://img201.echo.cx/img201/7196/excelsiorhotel1nl.jpg

http://www.saboresedelicias.com.br/images/for_excelsior.JPG

A primeira construção no local data de 1825 e era um sobrado (construção de dois andares) pertencente ao Comendador José Antônio Machado.
Este sobrado foi construído pelo engenheiro Coronel Conrado Jacob de Niemayer, com a utilização de mão de obra de presidiários.
No sobrado funcionou o Hotel Central e o Café Riche.
Em 1926 foi comprado e em 1927 demolido.

Um novo projeto, inspirado num edifício existente em Milão, Itália foi construído no mesmo local, sendo desconhecido o autor deste projeto.
O construtor foi Natali Rossi, irmão de Pierina Rossi, esposa de Plácido de Carvalho, rico comerciante fortalezense, e dono do novo prédio e do hotel.
Esta construção, de estilo eclético, foi o primeiro arranha-céu da cidade e utilizava na sua estrutura alvenaria de tijolos e trilhos de trem, (sem cimento) e é considerado o maior edifício de alvenaria no mundo. A decoração interna é da própria Pierina Rossi utilizando materiais importados da Europa.

**Pierina Rossi era italiana e depois de ficar viúva casou-se com Emílio Hinko, arquiteto húngaro residente em Fortaleza.
Este arquiteto foi o construtor do Palácio do Plácido, majestosa construção, cópia de um Palácio Veneziano, que o Sr. Plácido de Carvalho havia mandado construir para a bela Pierina. Ficava na Avenida Santos Dumont, possuía pequenos chalés para servirem de moradia dos serviçais do castelo.
Nos anos 60 o castelo foi vendido.**

Mais detalhes podem ser encontrados no livro Caminhando Por Fortaleza de autoria do escritor cearense Francisco Benedito de Sousa.
O Livro pode ser adquirido na Livraria do Centro Cultural Dragão do Mar, nas Bancas de Revistas na Praça do Ferreira ou diretamente do autor através do telefone: (85) 493-2518.

EXCELSIOR HOTEL - Teve o início de sua construção em 1928. No dia 31 de dezembro de 1931 surgia em Fortaleza o primeiro arranha-céu do Ceará e o maior prédio de alvenaria do mundo com oito andares em estilo eclético. O Excelsior Hotel foi o primeiro hotel de nível internacional do Nordeste. Localização: Rua Guilherme Rocha, 172.
Fonte: Jornal O POVO

Excelsior!

Fonte: Diário do Nordeste

O comerciante Plácido de Carvalho, que teve forte atuação no cenário empresarial de Fortaleza, nas duas primeiras décadas do Século XX, até a primeira metade dos anos trinta, registrou seu reconhecido bom gosto, em vários prédios que construiu, destacando-se, entre outros, o famoso Palácio Plácido, que ele erigiu para homenagear sua mulher, a italiana Maria Pierina Rossi; o Cine-Theatro Majestic Palace, o Cinema Moderno e o imponente Excelsior Hotel. Dos quatro monumentos arquitetônicos só resta o Excelsior, porém, há cerca de dez anos fechado, pois como hotel encerrou suas atividades. Com nove pavimentos, incluindo o térreo e o terraço da cobertura, correm, pela cidade, rumores de que o prédio que fará 70 anos no dia 31 de dezembro próximo, será implodido!História verdadeira ou apenas boatos, fato é que o Governo do Estado, através da Secult, deve efetuar, de imediato, o tombamento daquele que é apontado como “maior prédio do mundo em alvenaria”.

Ocupando espaço nobre no centro da capital, na Praça do Ferreira, fazendo esquina com a Rua Guilherme Rocha, o Excelsior Hotel já foi um dos orgulho dos fortalezenses, quando era anunciado como “maior hotel do Norte e Nordeste, com a maior terrace do Brasil”. Ali, durante décadas, se hospedaram as maiores personalidades do cenário artístico, político e empresarial do País. Entrou em declínio quando o fluxo turístico descobriu as amenidades da orla marítima e o centro ficou em desuso.

Menino de Sampa
May 8th, 2005, 04:35 AM
Lindo, mas tá precisando de uma faxina geral. :)

Artibeus
May 8th, 2005, 05:08 AM
Se eu não me engano já deram um trato da fachada... essa foto deve ser antiga.
Mas nem sei, nem reparei, faz tanto tempo que eu não ando no centro...

Fortal
May 8th, 2005, 05:05 PM
valeu, Reggae! coloquei mais uma (acima) que achei do Hotel! pode ser mais recente, será que é? tem cara de ser mais recente que aquela...

aliás, aquela, copiei o link direto, tá dando "pau", caramba, outra vez eu copio nos meus documentos...ontem à noite tava ok e agora deu pau...

Fortal
May 8th, 2005, 07:44 PM
uiaaaahhhhhhhaa, agora entrou as duas...heheeheheheh