View Full Version : O Mundo Sao Paulo 2000-2005
legal May 12th, 2005, 09:42 PM O Mundo Sao Paulo –2000/2005
Resolvi abrir este thread porque todos os dias escutamos noticias sobre os problemas de Sao Paulo e suas carencias urbanas (que sao varias), mas nao paramos para pensar que a cidade é tao gigantesca (mais populosa que muitos paises!) que as obras, renovaçoes, construçoes nos ultimos 5 anos seriam revolucionarias em qualquer outra cidade de tamanho “normal”, mas nao na superlativa Sao Paulo.
Nos ultimos 5 anos, MILHOES de SUPER-novidades foram inauguradas em Sao Paulo, melhorando muito a qualidade de vida da populaçao. Sera que ninguem ve? Decidi entao sentar um minutinho e escrever os pontos positivos de Sao Paulos nos ultimos 5 anos e quase enlouqueci com a quantidade e qualidade. Tanto que decidi, enumera-las: Quem quiser completar ou atualizar, é só copiar e modificar. A maior cidade do pais deveria ter esse “controle” sobre as grandes obras, predios e reformas. Ai vai (so menciono os mais significativos para a cidade na minha opiniao):
Conquistas da Cidade de Sao Paulo em APENAS 5 anos (JUN de 2000 a JUN de 2005)
A)TERMINADAS/INAUGURADAS/EM CONSTRUCAO ADIANTADA:
1)Centro Cultural Banco do Brasil
2)Hotel Unique
3)Hotel Hyatt
4)Complexo CENU (Berrini)
5) Tunel de Itaquera
6)Mandarim
7)Auditorio Ibirapuera
8)Centro de Cultura Judaica (na Oscar Freire)
9)Teatro Abril e seus musicais
10)Praça do Patriarca
11)Predio na Paulista onde fica o FNAC
12)Predio azul na Paulista (Luiz Antonio?) na esquina da Haddock Lobo
13)Predio Verde ao lado da casa do Banco de Boston
14)Predio BIC Paulista (na Paulista, predio alto, na frente do Citibank
15)Caesar Business Paulista
16)Sala Sao Paulo
17)Antigo Predio do DOPS
18)Tuneis Cidade Jardim e o outro na Faria Lima – Urbanismo
19)Hotel Ibis Paulista
20)Conexao trem/metro – Estacao Luz
21)Estaçao Luz da Nossa Lingua
22)Fim da Favela do Parque e Parque do Gato
23)Parque da Juventude
24)USP Zona Leste
25)Sesc Centro
26)Hotel Fasano
27)Hotel Emiliano
28)Mega “aeroporto” de Helicopteros
29)Calha do Tiete com urbanismo
30)Super-Daslu
31)Retomada das obras – Hospital da Mulher
32)Extensao linha 2 –Metro
33)Reforma Estaçao Bras
34)Nova Fonte Ibirapuera
35)Reforma do Monumento e Jardins do Museu do Ipiranga
36)Novo Museu da cultura Negra – Ibirapuera
37)Reforma Obelisco Ibirapuera
38)Mais de 30 CEUS em zonas carentes
39)2 Tyffanys e novas lojas de marcas de luxo
40)Projeto da Se – CEF (Reforma de fachadas e novos predios)
41)Predio Santa Catarina (o foguete do Ruy Ohtake na Paulista)
42)MASP-Centro
43)Novo Predio na Paulista com complexo de Cinemas (na frente do Conjunto Nacional)
44)E-Tower
45)Hotel Jaragua
46)Novo Hotel Estanplaza (Berrini)
47)Credicard Hall (ou Mega Casa de Shows ai perto da Berrini cujo nome nao lembro)
48)Centro Cultural Tomie Ohtake (Predio das carambolas)
49)Reforma do Planetario do Ibirapuera
50)Novo Planetario da Zona Oeste (Parque do Carmo)
51)Novo Predio do Banco de Boston
52)Rodoanel – Parte oeste
53)Passa-rapido na 9 de Julho com estaçoes tubulares e fiaçao enterrada.
54)Novo Hotel do Anhembi e reforma do Centro de COnvençoes
55) Linha Amarela (4) do Metro
56) Linha 5 (Lilas) do metro
57)Sesc Pinheiros
58)Shopping Villa Lobos
59)Reforma da Catedral da Se
60)Reforma do Mercado Municipal
61)Shopping Frei Caneca
62)Shopping Metro Santa Cruz
63)Reforma do Palacio das Industrias (Novo Museu da Cidade)
64)Reforma do Banespinha e transferencia da Prefeitura para o centro antigo
65)Transferencia de varios orgaos do Governo do Estado para o centro, com reforma dos Predios
66)Cicaragan
67)L'Essence
68) Ponte Estaiada - Morumbi
69) Restauracao do Obelisco - Largo da Memoria - Centro
70) Cinema Reserva Cultural - Gazeta - Paulista
71) Torre de TV Gospel na regiao da Paulista
72) TJ - Predio espelhado do Ohtake perto da Se
73) Restauracao do Predio de Direito da USP - Centro
74) Nova Torre Panoramica de TV Digital na regiao da Paulista
75) Novas estacoes do Metro (Imigrantes, Chacara Klabin)
78) Reaberture do Teatro Sao Bento
79) Jacu-Pessego
80) Extensao da Radial Leste
PROJETOS ANUNCIADOS:
1)Shopping Cidade Jardim com suas super torres
2)Boulevard Luz
3)T-3 do Aeroporto de Guarulhos
4)Predio na frente do Citibank – Paulista
5)Predio da FGV na 9 de Julho
6)Reforma da Biblioteca Mario de Andrade
7)Complexo Rocha Vera
8)Torre Eldorado
9) Shopping Bourbon
10) Reforma do Banespa
EH INCRIVEL A VITALIDADE DESSA CIDADE!!
Quem quiser ir completando…
zeh May 12th, 2005, 10:12 PM lista mto bem feita!!! SP impressiona!!
Fabio May 12th, 2005, 10:23 PM realmente impressiona Legal, mas Sampa é Sampa né e por ser tão grande muito do que é feito meio que some nessa imensidão.
Thina May 13th, 2005, 12:22 AM Legal, gostei da lista! Uma das grandes conquistas de Florianópolis nesses últimos 5 anos foi o Elevado do CIC, e para os próximos anos, a restauração da Ponte Hercílio Luz. Bem, eu gostaria q Florianópolis tivesse um teatro decente, ou que o CIC(teatro) fizesse um estacionamento coberto.
Kaplan May 13th, 2005, 12:43 AM Beleza de lista Legal! Lendo tudo isso compilado fica mais fácil perceber que realmente as coisas se desenvolvem, apesar de tantos desvios.
Acho que o Sesc Pinheiros não está na lista.
cello1974 May 13th, 2005, 02:10 AM Nossa. Completar o quê? Acho que mais que isso nem dá...
legal May 13th, 2005, 03:09 AM OK, Negro
Coloquei o Sesc Pinheiros na lista!
aagos May 13th, 2005, 05:00 AM Por isso tudo é que São Paulo é uma das grandes metrópoles do mundo, nos enchendo de orgulho. São Paulo é mesmo louca!
GRGM May 13th, 2005, 05:55 AM Ótima lista, Legal! Uma beleza essa idéia, sem escrever assim a gente não tem idéia de quanta coisa mudou! Teve a reforma da Catedral da Sé também, além da do Mercado Municipal! Se não me engano teve o Shopping Villa-Lobos também, além do Shopping Frei Caneca e do Shopping Metro Santa Cruz!
legal May 13th, 2005, 06:25 PM Valeu, GRGM
Ja coloquei os teus dados na lista!
eduzelão May 13th, 2005, 07:47 PM São Paulo é mesmo grandiosa.... Basta ver no Emporis a quantidade de edifícios em construção qua a cidade tem, bate qualquer uma por aí...
marcos-cwb May 13th, 2005, 09:23 PM A impressão que eu tenho de São Paulo é de que a cidade precisa de REFORMAS e MANUTENÇÃO CONTÍNUA de suas construções, mais do que de novos prédios. O centro é todo encardido e pichado. Muitos prédios de ótimo padrão de construção acabaram transformados em pardieiros com o tempo, como se a classe média fosse abandonando certos locais (fugindo?) e migrando para outros, recém construídos.
O que aconteceu com os Campos Elíseos? Por que aquela gente rica que morou ali mudou? E os italianos do Brás, por que se mandaram e deixaram o bairro virar aquilo?
E o futuro da Paulista, com a pobreza e a feiúra a poucas quadras?
Disseram-me que a Marta (minha ídola :) ) e sua equipe tinham planos de melhorar o Centro justamente para aproveitar toda a infra-estrutura (cara!) já construída na região central e hoje subutilizada. Tomara que o Serra não mude os rumos.
marcos-cwb May 13th, 2005, 10:11 PM Complementando a msg anterior, para não parecer enfrentativo, só acho que o investimento imobiliário deveria ser concentrado preferencialmente na melhora do Centro e de outras áreas decadentes (como alguns paulistanos comentavam comigo), ao invés de construção de Alphavilles, Berrinis e etc.
GuilhermeC May 13th, 2005, 10:15 PM Acho que São Paulo precisa é de novas construções arquitetônicas impactantes. O que tem precisa-se de reformar, mas fora o MASP não há nada não-medíocre na cidade.
Quantos anos o MASP tem mesmo?
Ah, saiu na Folha (ontem ou hoje) que o prédio do MASP está praticamente cancelado. Mesmo com a troca do design a probabilidade dele ser aprovada é baixíssima. Uma pena
marcos-cwb May 13th, 2005, 10:27 PM Acho que São Paulo precisa é de novas construções arquitetônicas impactantes. O que tem precisa-se de reformar, mas fora o MASP não há nada não-medíocre na cidade.
:eek:
legal May 13th, 2005, 10:34 PM Se olharem a lista, verao que grande parte das intervençoes, reformas e restauraçoes foram no Centro Antigo da Cidade...
Ex: CCBanco do Brasil, Reforma da Se, Sesc Centro, Praça do Patriarca, DOPs, Conexao metro Luz, Sala Sao Paulo, Banespinha, Teatro Abril, etc
Eh evidencia de que o centro nao esta "abandonado" como muitas pessoas podem acreditar...
Menino de Sampa May 13th, 2005, 10:44 PM eu concordo com o marcus cwb em quse tudo, menos com a pobreza a poucas quadras, já que a avenida está cercada de bairros de clssse média por todos os lados. O brás virou um chiqueiro mesmo, isso sem falar na Luz, cercada pela cracolândia. o Glicério e seus cortiços de 10 andares é um caso à parte.
Luis FTC May 14th, 2005, 12:17 AM Acho que São Paulo precisa é de novas construções arquitetônicas impactantes. O que tem precisa-se de reformar, mas fora o MASP não há nada não-medíocre na cidade.
Ah, saiu na Folha (ontem ou hoje) que o prédio do MASP está praticamente cancelado. Mesmo com a troca do design a probabilidade dele ser aprovada é baixíssima. Uma pena
Não concordo que além do MASP, não há não-medíocre na cidade. Existem vários obras de grande qualidade arquitetônica.
cello1974 May 14th, 2005, 02:16 AM Não concordo que além do MASP, não há não-medíocre na cidade. Existem vários obras de grande qualidade arquitetônica.
Eu também acho!!!
GRGM May 14th, 2005, 05:39 AM Acho que São Paulo precisa é de novas construções arquitetônicas impactantes. O que tem precisa-se de reformar, mas fora o MASP não há nada não-medíocre na cidade.
Esse edifício atual do MASP é de 1968, portanto tem 37 anos...
Mas sobre fora o MASP a cidade não ter nada não-medíocre, não é nem questão de concordar ou discordar, essa sua opinião simplesmente não pode ser sequer respeitada, é coisa de quem não sabe mesmo o que está falando...
Caio May 14th, 2005, 05:53 AM O item número 5 está errado, eu acho. O WTC, pelo menos, é do começo dos anos 1990. ;)
Edmundo May 14th, 2005, 09:02 PM Que boa compilação Legal! Realmente, olhando-se exclusivamente para o que se fez é de impressionar a lista de construções, ainda que não exista NADA que realmente deixe uma marca na cidade.
Pena que as pontes estaidas foram canceladas, aquilo era o mais próximo de marco que a cidade iria ganhar nos últimos anos :(
Por falar em Santa Catarina achei mais um render do prédio na Net.
http://www.faap.com.br/destaques/ruy_ohtake/images/02.jpg
Artibeus May 14th, 2005, 09:51 PM Prédio estranho, parece uma bala... ficaria melhor se fosse uniforme, sem essa part azul!
cello1974 May 15th, 2005, 12:49 AM Que boa compilação Legal! Realmente, olhando-se exclusivamente para o que se fez é de impressionar a lista de construções, ainda que não exista NADA que realmente deixe uma marca na cidade.
Pena que as pontes estaidas foram canceladas, aquilo era o mais próximo de marco que a cidade iria ganhar nos últimos anos :(
Por falar em Santa Catarina achei mais um render do prédio na Net.
Desse aí, a mulherada vai gostar, he he he! :cheers:
GuilhermeC May 15th, 2005, 05:11 AM Então me falem alguma outra construção em SP que realmente destaca São Paulo no contexto mundial. Prédios como o Museu do Ipiranga, estação Julio Prestes existem réplicas em todos os lados do planeta. O MASP para mim é fantástico, acho realmente genial. Não consigo pensar em outro lugar
Artibeus May 15th, 2005, 05:51 AM O MASP...? Aquele caixote sem graça? É? Pelo amor de Deus...!
Por fora, pelo menos, ninguém dá nada! Acho a Oca muito mais moderna e legal...
GRGM May 15th, 2005, 09:41 AM Então me falem alguma outra construção em SP que realmente destaca São Paulo no contexto mundial. Prédios como o Museu do Ipiranga, estação Julio Prestes existem réplicas em todos os lados do planeta. O MASP para mim é fantástico, acho realmente genial. Não consigo pensar em outro lugar
Ah GuilhermeC, pelo amor de Deus... uma coisa é você achar o MASP genial, eu também acho, outra é dizer que só ele é não-medíocre em São Paulo... se for assim, o que é não-medíocre pra você? Qualquer caixote de 300 metros de altura????
legal May 16th, 2005, 01:40 AM Caio, Nao sabia que o WTC era tao antigo. Vou retira-lo ja mesmo, deixar o espaço em branco para preenche-lo quando alguem lembrar de alguma novidade.
Se alguem lembrar de algo, bota um post que eu vou la e edito/atualizo. Assim poderemos ver o que ja foi construido/feito nos ultimos 5 anos e o que planejam fazer nos proximos 5.
Thina May 16th, 2005, 02:02 AM Por falar em Santa Catarina achei mais um render do prédio na Net.
Edmundo, esta foto esta parecendo ser em Florianópolis, na Beira Mar Norte, uma quadra do shopping, é em Fpolis mesmo?
Ah, uma construtora aqui de Fpolis (não vou citar o nome) , comprou um terrendo por R$5.000.000,00 na Beira Mar Norte para construir um residencial de 10 andares, um ap. por andar.
Luis FTC May 16th, 2005, 05:16 AM Thina, acho que vc fez confusão por causa do nome. No caso, este edifício vai se chamar Santa Catarina, e está sendo construído na Paulista... ha, e me desculpe pela
intromissão...
Thina May 16th, 2005, 05:01 PM ^Logo vi! Primeiro que uma arquitetura assim nunca seria feita na beira mar norte(Florianópolis), segundo que os prédios do lado parecem maior que o normal, eu tentei contar andares. Mas juro que parece muito com a beira mar norte aqui de Fpolis, justamente uma quadra do shopping.
Obrigada, Luis!
Dott May 30th, 2006, 10:10 PM Esse thread é um termômetro da nossa cidade, muito legal e interessante !
Que tal colocarmos as mudanças hoje na cidade, 1 ano após a sua criação:
eu sou péssimo para lembrar alguns feitos na cidade, mas alguns que sei são esses que aconteceram num período de 1 ano:
Maio de 2005 a Maio de 2006:
- Inauguração do Museu da Língua Portuguesa;
- Novas estações do Metrô: Imigrantes e Chácara Klabin;
- Nova Torre de TV digital atrás da Paulista (da globo ?);
Me lembro desses, o que mais estão fazendo por aqui ???
GRGM May 30th, 2006, 10:36 PM Hum... neste ano teve a restauração do Obelisco do Largo da Memória, a restauração da Faculdade de Direito da USP... falta também aquele prédio do Ruy Ohtake no Glicério, o TJ, que está quase terminado... fizeram também o Reserva Cultural (pra mim o cinema mais estiloso da cidade) no prédio da Gazeta... ah, na lista falta também aquela torre da TV Gospel (ah, eu gosto dela, vai, hehehehe!)...
Marcio4Ever May 30th, 2006, 10:40 PM ^Alguém citou a ponte do Pinheiros? Tem aquele projeto no Tietê.
legal May 30th, 2006, 10:43 PM Vou fazer as atualizacoes, entao!
Dott May 30th, 2006, 10:43 PM ^^ é verdade, tem as obras concluidas do Rio Tietê e quem sabe finalmente uma nova etapa de tranasporte fluvial começa no rio !
- Lembrei outra: a reforma da fachada do Ed. Itália :D (Vale essa ?)
Marcio4Ever May 30th, 2006, 10:49 PM ^Mô paia :P
BR 364 May 31st, 2006, 12:29 AM Que boa compilação Legal! Realmente, olhando-se exclusivamente para o que se fez é de impressionar a lista de construções, ainda que não exista NADA que realmente deixe uma marca na cidade.
É isso que eu penso, tudo isso que SP ganhou nesses 5 anos jamais passaria despercebido em outras cidades, mas por se tratar de SP, quase não se nota. São Paulo está num outro nível, tem que tomar como referência outras cidades globais como ela. Na América Latina, só Buenos Aires e Cidade do México podem servir de referência pra alguma coisa, e olhe lá, no mais só cidades dos EUA, Europa e Ásia. Na construção de prédios por exemplo, todos os anos saem um sem número de edifícios novos, todos muito bons, mas nada que seja um marco pra cidade, como foram o Martinelli, o Banespa e o Itália em suas respectivas épocas (aliás, são referência até hoje). Por isso, acho que Sampa deveria canalizar sua força construtiva para um número menor de empreendimentos, mas com um peso maior, empreendimentos que não passem despercebidos.
De qualquer forma, por essa lista dá pra ter uma idéia de como a cidade continua transpirando crescimento e desenvolvimento, só falta um pouco de ousadia, coisa que a cidade já teve de sobra no passado. Talvez seja hora de resgatar o espírito empreendedor e inovador dos paulistanos de ontem.
Jorge May 31st, 2006, 01:46 AM Parabéns pela compilação mesmo, eu tiraria a linha 4 porque as obras só começaram, a conclusão vai ser na melhor das hipóteses em 2008; e também o Museu da Cidade no Palácio das Indústrias, que pelo jeito ficou para as calendas gregas, e também o Sesc Centro; e incluiria o Museu da Energia (antigo casarão da família Santos Dumont).
Agora, embora pareça bastante, é pouco comparado com o que a cidade realmente precisa. Se não estivéssemos em crise há 25 anos, se não fosse a corrupção e a incompetência generalizada dos nossos políticos, daria para fazer 10 vezes mais.
Entre o final dos anos 60 e o início dos anos 80, houve muito mais mudanças na cidade do que nos últimos 25 anos. Naquela época São Paulo vivenciou a maior renovação urbana de sua história, nunca se investiu tanto em melhoramentos urbanos como naquela época. A São Paulo atual é praticamente a mesma cidade daquela época, o que se faz hoje em dia é uma sombra do que se fazia então.
Jamesnba May 31st, 2006, 02:26 AM Pergunta:
SHopping Cidade Jardins (super torres??)
essas super torres são altas??A prefeitura Proibi torres altas em SP?
Alexpira May 31st, 2006, 02:45 AM Concordo com o colega BR 364 e vou além: os atuais empreendimentos em SP são a recuperação da capacidade de investimento da cidade após a longa crise que se abateu sobre SP entre 1980 e final da década de 1990, período em que pouco se fez dado a crise que passava o Brasil e a crise ainda mais grave que se via em SP, com a mudança de uma economia industrial para o setor de serviços.
Entretanto, mesmo com o número recorde de lançamentos e obras, há alguns fatores que levam a estas obras passarem meio que não notadas:
1- Muitas delas (hotéis, torres empresariais) são particulares e destinadas a classe A, o que leva a um desconhecimento por parte do grosso da população.
2- Outras destas foram restaurações de prédios históricos já existentes e em regiões degradadas (por mais que o Centro venha sendo recuperado, ainda é baixo o número de pessoas que frequenta a região a lazer e que possam notar e utilizar tais prédios)
3- Como já exposto, SP ainda tem a "cara" de metrópole dos anos 60 -70. Muitos estrangeiros comentam que acham SP muito dinâmica mas com cara de uma cidade envelhecida, meio que estagnada após os anos 70. Isto se deve aos milhões de caixotões construidos em SP nestes últimos trinta anos e ao fato que as grandes obras da cidade foram justamente feitas entre 1950 a 1980. De lá para cá, ainda não houve nenhuma grande modificação da malha urbana ou viária.
Kauã May 31st, 2006, 02:57 AM Como disseram aqui falta obras impactantes "e na minha opinao moderna e atuais" vendo essa lista nota-se que a maior parte dessas obras sao da iniciatica privada para classe alta.... e os pobres ...? onde vao morar como vao se locomover?
Um dos problemas acho que uma caracteristica de SP eh esse habito de de nao fazer manutencao so se faz algo quando alguma ponte esta para desabar ou quando algum obelisco esta em risco. Ate cortatam a luz do MASP ...de que adianta ter um museu desses se ele eh cuidado nas coxas...
Outra marca de SP eh abandonar zonas mais antigas e ir para novas o Centro migrou para a Paulista que por sua vez esta indo para ma Marginal Pinheiros ...
Assim nao da ! nao se pode abandonar areas dessa maneira, a consequencia disso nos paulistanos ja sabemos o que eh! zonas degradadas!
Outra marca talvez do pais eh parar obras no meio !!! alguem ha fez a lista de quantas obras paradas nos temos ?
E a ultima e mais nefasta, a falta de investimento por parte do governo para que uma cidade desse porte funcione, eh preciso infra-estrutura, a qual nossos governantes ignoram, falta trasporte publico de qualidade seja metro ou VLT OU monorail, falta tudo ! falta pontes , tuneis, viadutos, museus, bibliotecas, escolas, ( ha quanto tempo nao se constroi uma biblioteca na cidade ?) sinal do pouco caso das autoridasc om a educacao, parques urbanos ? despoluicao dos nossos rios, ou seja falta praticamente tudo!
Falta coisas simples como limpeza, manutencao do asfalto, manutencao das calcadas, jardins bem cuidados...
Me irrita quando aparece alguns politicos dizendo que "isso eh uma obra faraonica" porem SP precisa de obras desse porte pelo proprio gigantismo.
Alexpira May 31st, 2006, 03:18 AM Concordo com o Kauã...a constante migração do centro financeiro da cidade rumo ao sudoeste é perversa com a própria cidade..deixa para trás áreas degradadas (primeiro o Centro, e agora a Paulista já apresenta diversos sinais de decadência) e leva a uma cada vez maior necessidade de deslocamentos dentro da malha viária obsoleta e insuficiente da cidade. O problema é agravado pelo fato desta migração ser feita justamente no rumo oposto à das duas regiões mais populosas da cidade (ZL e ZN) e bem no rumo da área de manacial da cidade...
JoseRodolfo May 31st, 2006, 04:08 AM ótima lista - só agora to vendo :)
JoseRodolfo May 31st, 2006, 05:31 AM teve a restauração da bela Catedral Ortodoxa!! E o shopping higienópolis foi de antes de 2000?!
GRGM May 31st, 2006, 07:06 AM ^ Sim, ele é de 1999!
Concordo com o Kauã... mas só não consigo entender essa decadências que alguns vêem na Paulista... sério, não consigo MESMO, pelo contrário, acho que ela é cada vez melhor... acho que esse raciocínio de decadência da Paulista é uma coisa de querer criar uma constante, então como com a transferência de centro comercial do Centro pra Paulista, o Centro efetivamente decaiu, tentam reproduzir isso com a Paulista e a Berrini, mas é totalmente diferente...
Kauã May 31st, 2006, 10:24 AM ^ Sim, ele é de 1999!
Concordo com o Kauã... mas só não consigo entender essa decadências que alguns vêem na Paulista... sério, não consigo MESMO, pelo contrário, acho que ela é cada vez melhor... acho que esse raciocínio de decadência da Paulista é uma coisa de querer criar uma constante, então como com a transferência de centro comercial do Centro pra Paulista, o Centro efetivamente decaiu, tentam reproduzir isso com a Paulista e a Berrini, mas é totalmente diferente...
A Av Paulista esta passando por esse processo de migracao para zona sul, vai demorar muito ate esse processo terminar e o rumo que vai tomar vai depender so poder publico, acredito que quando isso acontece essa decadencia pode ser revertida mas nao depende da iniciativa privada e sim do goverdo, se vc comeca a ter uma area abandonada ex: camelos, calcadas com buracos, postes quebrados, lixo em consequencia dos camelos, etc... isso a meu ver incentiva a migracao para uma nova regiao. A degradacao do centro de SP tb nao foi rapida eh um a coisa lenta, demorada ...
JoseRodolfo May 31st, 2006, 12:21 PM ^^ Esse processo de migração houve, mas já se estacionou. Outras empresas se realocaram para esses escritórios, a degradação da Paulista já retrocede, ou seja, ela melhorou. É só ver que: camelôs hoje em dia dificilmente se encontram lá, a fiscalização é rigorosa, a prefeitura recentemente restaurou todos os totens negros de sinalização, existe a associação "Paulista Viva" que faz muito pela região. E o mais sintomático: a construção de prédios na avenida não cessou, pelo contrário, houve um pequeno "boom" nos últimos anos na avenida, retratado até por algumas mateérias jornalisticas, com aconstrução do "Banco Daycoval" o Edifício Santa Catarina (ora do Ruy Ohtake), aquele prédio misterioso que ninguém acha o render, o outro bem moderno ao lado Citibank, todos projetos caros e de alto padrão, não sei se esqueci de algum (também prédios um tanto recentes: CYK e BicBanco). Além de projetos nos arredores, como o belo Çiragan que será um dos mais altos da cidade.
De fato ainda há o que ser feito, como a situação deplorável das calçadas, mas dizer hoje em dia que a av. Paulista passa por decadência é um equívoco.
GRGM May 31st, 2006, 07:03 PM ^ Sem dúvidas!
Fora esses que você disse, teve aquele Banco J. Safra (é esse o nome? Nem lembro mais...) no cruzamento da Augusta... teve a restauração do Chipre e Gibraltar... teve um boom de cinemas... tem o edifício da CESP (é esse o do shopping Center 3, né), agora vai ter a reformulação do Shopping Paulista... teve a reformulação no Itaú Cultural, vai ter a do SESC... a FNAC... e além disso tudo, eu já li que a taxa de vacância nos prédios comerciais da Paulista é a mais baixa da cidade! Ou seja, não tem cabimento falar em decadência da Paulista...
FelixMadero May 31st, 2006, 09:21 PM Como disseram aqui falta obras impactantes "e na minha opinao moderna e atuais" vendo essa lista nota-se que a maior parte dessas obras sao da iniciatica privada para classe alta.... e os pobres ...? onde vao morar como vao se locomover?
Um dos problemas acho que uma caracteristica de SP eh esse habito de de nao fazer manutencao so se faz algo quando alguma ponte esta para desabar ou quando algum obelisco esta em risco. Ate cortatam a luz do MASP ...de que adianta ter um museu desses se ele eh cuidado nas coxas...
Outra marca de SP eh abandonar zonas mais antigas e ir para novas o Centro migrou para a Paulista que por sua vez esta indo para ma Marginal Pinheiros ...
Assim nao da ! nao se pode abandonar areas dessa maneira, a consequencia disso nos paulistanos ja sabemos o que eh! zonas degradadas!
Outra marca talvez do pais eh parar obras no meio !!! alguem ha fez a lista de quantas obras paradas nos temos ?
E a ultima e mais nefasta, a falta de investimento por parte do governo para que uma cidade desse porte funcione, eh preciso infra-estrutura, a qual nossos governantes ignoram, falta trasporte publico de qualidade seja metro ou VLT OU monorail, falta tudo ! falta pontes , tuneis, viadutos, museus, bibliotecas, escolas, ( ha quanto tempo nao se constroi uma biblioteca na cidade ?) sinal do pouco caso das autoridasc om a educacao, parques urbanos ? despoluicao dos nossos rios, ou seja falta praticamente tudo!
Falta coisas simples como limpeza, manutencao do asfalto, manutencao das calcadas, jardins bem cuidados...
Me irrita quando aparece alguns politicos dizendo que "isso eh uma obra faraonica" porem SP precisa de obras desse porte pelo proprio gigantismo.
Parabéns por seu nível de sensatez elevadíssimo!
Concordo plenamente.
legal May 31st, 2006, 09:26 PM ^ Sem dúvidas!
Fora esses que você disse, teve aquele Banco J. Safra (é esse o nome? Nem lembro mais...) no cruzamento da Augusta... teve a restauração do Chipre e Gibraltar... teve um boom de cinemas... tem o edifício da CESP (é esse o do shopping Center 3, né), agora vai ter a reformulação do Shopping Paulista... teve a reformulação no Itaú Cultural, vai ter a do SESC... a FNAC... e além disso tudo, eu já li que a taxa de vacância nos prédios comerciais da Paulista é a mais baixa da cidade! Ou seja, não tem cabimento falar em decadência da Paulista...
O Jose Rodolfo e o GRGM estao cobertissimos de razao!!
A Paulista esta cada dia melhor, mais ativa, mais cultural, mais moderna!!!
Nao ha nem sombra de decadencia nela!!!
Um beijo a esses dois lindos do forum e outro beijo na Paulista!!
Muaak (legal faz beicinho tipo Angelina Jolie ou Marcio4ever quando da o beijinho MUAAK)
Regi May 31st, 2006, 09:42 PM PROJETOS ANUNCIADOS:
1)Shopping Cidade Jardim com suas super torres
2)Boulevard Luz
3)T-3 do Aeroporto de Guarulhos
4)Predio na frente do Citibank – Paulista
5)Predio da FGV na 9 de Julho
6)Reforma da Biblioteca Mario de Andrade
7)Complexo Rocha Vera
8)Torre Eldorado
9) Shopping Bourbon
Dott May 31st, 2006, 09:51 PM Eu tb não acredito na decadência da Paulista, ainda mais vendo sua rotina pulsante todos os dias assim:
http://i34.photobucket.com/albums/d111/AlexandreOliveira/24ps.jpg
http://i34.photobucket.com/albums/d111/AlexandreOliveira/12ps.jpg
Léo Stanbuck June 1st, 2006, 02:46 AM Enquanto isso, aqui em floripa quando eles fazem um elevado nós choramos de felicidade. É foda viu...
Kauã June 1st, 2006, 03:28 AM ^^ Esse processo de migração houve, mas já se estacionou. Outras empresas se realocaram para esses escritórios, a degradação da Paulista já retrocede, ou seja, ela melhorou. É só ver que: camelôs hoje em dia dificilmente se encontram lá, a fiscalização é rigorosa, a prefeitura recentemente restaurou todos os totens negros de sinalização, existe a associação "Paulista Viva" que faz muito pela região. E o mais sintomático: a construção de prédios na avenida não cessou, pelo contrário, houve um pequeno "boom" nos últimos anos na avenida, retratado até por algumas mateérias jornalisticas, com aconstrução do "Banco Daycoval" o Edifício Santa Catarina (ora do Ruy Ohtake), aquele prédio misterioso que ninguém acha o render, o outro bem moderno ao lado Citibank, todos projetos caros e de alto padrão, não sei se esqueci de algum (também prédios um tanto recentes: CYK e BicBanco). Além de projetos nos arredores, como o belo Çiragan que será um dos mais altos da cidade.
De fato ainda há o que ser feito, como a situação deplorável das calçadas, mas dizer hoje em dia que a av. Paulista passa por decadência é um equívoco.
Meu comentario sobre a Paulista foi baseado no que vi a 4 anos se a situacao se inverteu otimo !!!
Kauã June 1st, 2006, 03:37 AM ^ Sem dúvidas!
Vc vai me odiar por isso mais vamos la ...? esse edifício da CESP depois do incendio quantos anos ficou aquele esqueleto queimado ali 18 anos ? 15 anos ...? Era so um edificio ...
Dez anos para terminar o fura-fila e entragam aquela coisa ...
Mais uns 15 anos para terminar aquele hospital da mulher nao sei se ainda vai ser hospital da mulher...
Linha 5 do metro parada no meio
Predio da Eletropaulo na marginal pinheiros deve ter mais uns 15 anos parado
Hotel no parque Burle Max
Aquele esqueleto do Anhenbi nossa esse eu nem sei quanto anos ficou ali uns 20 30 anos ...
Coberturas das saidas de metro da av paulista ...ja estao pagas mas nao foram feitas...aquelas ali sao provisorias
esses ja sao antigos ....
Predio da gazeta deveria ser muito mais alto
Cupula do shopping ligth
Cupula da pinacoteca
deve ter mais ... eh esse tipo de coisa que me entristece !
richter30 June 1st, 2006, 04:51 AM moro à poucas quadras da av. paulista e posso confirmar algumas coisas que o Kauã disse sobre a paulista...
As coberturas das estações de metrô antigas ainda estão lá, enfeiando a paisagem....as calçadas estão cada vez piores....os camelôs pouco a pouco voltam a ocupar a paulista, principalmente de dia de semana, reparem mais no trecho entre o shopping paulista e a Gazeta, é onde mais vejo aqueles malditos camelôs....
Por outro lado depois que proibiram as festas de comemoração após a depredação feita pelos torcedores do São paulo, melhorou muito o nivel da paulista, pois houve um abaixo assinado( que eu tb assinei), pedindo a proibição dessas comemorações....
Da minha opinião a paulista melhorou em alguns aspectos, ficou estacionado em outros, e piorou em outros, pois o que me mata é os camelôs e a calçada que além de ser podre, fica horrivel em dias de chuva....sem contar tb o excesso de linhas de onibus que transitam pela av....
GRGM June 1st, 2006, 08:08 AM ^ Concordo sobre os camelôs, tenho percebido isso... mas, tenho a impressão que isso é mais recente, é coisa que há 1 ano, 6 meses atrás não tinha tanto, não é isso mesmo?
E sobre as calçadas, discordo... as calçadas na cidade inteira são um lixo! Inclusive na "ascendente e responsável pela decadência da Paulista" Berrini... é uma coisa de toda a cidade, a Paulista "apenas" sofre do mesmo mal que o resto da cidade...
GRGM June 1st, 2006, 08:49 AM 72) TJ (GRGM, por favor de mais detalhes)
É aquele "Copan espelhado" do Ruy Ohtake, que tem um palacete antigo no meio da curva... é este aqui, ó (foto de fevereiro):
http://img158.imageshack.us/img158/7041/tj2kh.jpg
Ele fica perto da Praça da Sé, mas já em direção ao Glicério... não sei a previsão, mas deve ficar pronto neste ano, ainda!
E lembrei de mais uma coisa nova que não está na lista, a reabertura do Teatro São Bento, lá no Colégio São Bento! Ele é de 1903 e agora é usado pra concertos, principalmente música de câmara, mais aqui: http://www.saobento.org.br/Faculdade/Agenda/inauguracao.htm
Marcio4Ever June 1st, 2006, 03:23 PM ^Esse prédio não tinha uns detalhes de outra cor? Acho que era uma tonalidade de azul mais clara.
ACWB June 1st, 2006, 03:42 PM ^^ Tambem me lembro dele diferente! Deve ser a parte de tras
som942 June 1st, 2006, 05:02 PM Faltou o planetário do Parque do Carmo, o túnel de Itaquera e a extensão da Radial Leste, e para os em construção, a ligação Jacu Pessego-Ayrton Senna
GRGM June 1st, 2006, 07:53 PM ^^ Tambem me lembro dele diferente! Deve ser a parte de tras
É isso aí mesmo! A parte de trás é mais "listrada", hehehe! :okay:
RRC June 1st, 2006, 09:15 PM ^ Sim, ele é de 1999!
De pleno acordo, olha que eu passo todo dia pela Paulista e posso afirmar com todas as letras que a Avenida não está mesmo em decadência. Na década de 90 sim a avenida passou por um período difícil em que basicamente não houve nenhum novo lançamento siginificativo na região, que só foi acontecer com o São Luís já em 1999.
Na década de 2000 no entanto a avenida deu a volta por cima, foi construído o CYK, o primeiro triple A da avenida 9 que trouxe a Fnac), dois hotéis, o prédio do Banco Daycoval no lugar daquele prédio feio que foi demolido, a novs torre da CESP, sem dizer que atualmente há 3 novos prédios de alto nível em construção, o Santa Catarina, que é um senhor projeto, o ao lado do Citibank e aquele misterioso próximo à Brigadeiro, ah e ainda a nova agência do Unibanco na esquina com a Brigadeiro, que ficou muito boa. E sobre os prédios mais antigos vários estão passando por reformas, como o 5ª avenida, que ficou bem melhor e o Sta Filipa. Mais do que isso, nas ruas adjacentes vários ótimos projetos comerciais e residencias apareceram nos últimos 5 anos, do qual o mais famoso é o Çiragan. Além de tudo isso em dois anos passará por lá ainda uma nova linha do metrô, Com tudo isso fica complicado dizer que a avenida está em decadência, só que está de fora para dizer uma coisa dessas.
Mas é óbvio que tem várias coias a melhorar, a principal e mais urgente são as calçadas, depois o mobiliário urbano, e pra temrinar alguns prédios feios que deveriam ir ao chão.
RRC June 1st, 2006, 09:27 PM Vc vai me odiar por isso mais vamos la ...? esse edifício da CESP depois do incendio quantos anos ficou aquele esqueleto queimado ali 18 anos ? 15 anos ...? Era so um edificio ..
concordo com vc, na déca de 80 e 90 a cidade ficou muito tempo parada mesmo, mas na década de 2000 MUITA coisa está sendo feita. No caso do prédio da CESp ele pegou fogo em 1988e foi demolido uns anos depois, o terreno fiocu vago até o começo de 2000 quando começara a sobras da nova torre, que está em acabamento atualmente
Dez anos para terminar o fura-fila e entragam aquela coisa ...
De pleno acordo, isso que dá votar em quem o Maluf manda....
Mais uns 15 anos para terminar aquele hospital da mulher nao sei se ainda vai ser hospital da mulher...
Sim, vai ser um hospital, renomeado de Instituto Dr. Arnaldo, ainda bem que vai ser terminado, pois se dependesse do Quércia e Fleury (que o começaram(), nunca seria terminado, pois todas as verbas seriam desviadas.
Linha 5 do metro parada no meio
Realmente essa foi uma obra mal feia, mas parece que elas já tem data para começarem a continuação, para chegar a Vila mariana em 2010, melhor que ficar abandonada lá no fim do mundo.l
Predio da Eletropaulo na marginal pinheiros deve ter mais uns 15 anos parado
Isso tb é obra dos Srs Quércia e Fleury, depois a Eletropaulo foi pricatizada, e portanto o esqueleto não é mais responsabilidade do governo, e sim da iniciativa privada.
Hotel no parque Burle Max
Tb responsabilidade da inciativa privada.
Aquele esqueleto do Anhenbi nossa esse eu nem sei quanto anos ficou ali uns 20 30 anos ...
Foi conclupido no começo dos anos 2000 e hoje abriga um Holliday inn
Coberturas das saidas de metro da av paulista ...ja estao pagas mas nao foram feitas...aquelas ali sao provisorias
Disso eu não tenho conhecimento!
Predio da gazeta deveria ser muito mais alto
Sim, deveria ter 40 andares mais a torre, mas o projeto foi barrado na época, em meados de 160, além disso o dinheiro das obras foi amplamente roubado da fundação....
Cupula do shopping ligth
Esse eu tb não conheço
RRC June 1st, 2006, 09:30 PM É aquele "Copan espelhado" do Ruy Ohtake, que tem um palacete antigo no meio da curva... é este aqui, ó (foto de fevereiro):
http://img158.imageshack.us/img158/7041/tj2kh.jpg
Ele fica perto da Praça da Sé, mas já em direção ao Glicério... não sei a previsão, mas deve ficar pronto neste ano, ainda!
Ed. Conde de Sazerdas é o nome :okay:
Segundo uma amiga que trabalha no TJ ele será entregeue agora em Junho, passei por lá semana passada e por fora parece que só falta limparem os vidros.
lusorod April 28th, 2008, 07:34 PM Huahauhauhuha adoro ver esses posts antigos falando da decadência da paulista e da inércia das obras, enfim! Adorooooo estar aqui hj pra falar que apesar de necessárias, muitas das observações da época estavam equivocadas! Aliás todas! O Hospital da mulher está praticamente pronto. O esqueleto da eletropaulo já não é mais esqueleto. Ali tb haverá um novo shopping Iguatemi e uma torre nova. Ao lado tb inauguraram uma filial do budha bar, tão terminando o parque POVO. Nas proximidades há o shop pq cidade jardim, uma ponte estaiada única no mundo, muitos empreendimentos novos. A paulista não tem nada de decadente. Nunca esteve tão movimentada, há ali hj prédios sendo construidos, calçadas sendo reformadas, fecharam o stand center e estão reformando o casarão que abrigava o antigo Mcdonalds. Só falta mesmo demolirem o club hommes e alguns caixotes horrorosos como aquele da esquina da Peixoto gomide...afe! Mesmo assim sampa está dando uma salto gigantesco.... agora agente pensa até em novos aeroportos, trens bala e super edificios de 500 m de altura, rs. No futuro volto pra falar se esses projetos saíram. Eu creio que sim....é só ver como há hj pontes estaiadas em mais da metade dos estados pbrasileiros, todas novas ou em construção pra perceber que todo tipo de projeto tem chance de sair nos dias de hj!
luisvpc May 1st, 2008, 06:17 AM ^^:applause::applause::applause::applause:
André May 1st, 2008, 08:22 AM Legal ver isso depois de um tempo! Como em apenas três anos parece que São Paulo ganhou um fôlego extra para novos empreendimentos e cumpriu a maioria dos que estavam planejados!
KASchramm September 10th, 2008, 03:50 AM Museu dos Esportes será inaugurado em Setembro, segundo um texto que li. Espero que seja verdade.
|
|