View Full Version : Unificação de concelhos em Portugal

Phobos
May 14th, 2005, 11:26 PM
O que voces acham da unificação de concelhos em cidades que formam conurbações,e no qual muitas vezes,as àreas das cidades-satélites são muito maiores do que da cidade principal?Eu me refiro exclusivamente ao Porto e a Lisboa por serem os casos aonde mais se nota esse caso de suburbanização da cidade principal e que é consequencia de uma falta de planejamento em conjunto,mas se quiserem dar outros exemplos fiquem à vontade.

concelhos da Grande Lisboa

http://www.fisicohomepage.hpg.ig.com.br/images/DIST-lisboa.gif

concelhos do Grande Porto

http://www.fisicohomepage.hpg.ig.com.br/images/DIST-porto.gif

Fern
May 14th, 2005, 11:33 PM
Acho que ja devia ter sido feito a muito tempo!!

Herrmando
May 14th, 2005, 11:57 PM
Não concordo com a unificação, mas concordo com um redesenho dos concelhos, talvez mesmo com o desaparecimento de alguns. O redesenho dos concelhos poderia ser feito com um planeamento consistente, dividindo concelhos maioritariamente urbanos e outros maioritariamente rurais, com limitações à construção e protecção paisagística. Deste modo acabava-se de uma vez com especulações imobiliárias em zonas protegidas e na dispersão excessiva de construções o que, urbanisticamente falando, é um desastre...

Reflex
May 15th, 2005, 12:25 AM
Eu acho que não! Deve-se continuar como até agora, com muitos tachos, perdão, municipios, cada 1 com sua politica urbanistica desadequada e caótica!
E digo isto sem qualquer ironia ou sarcasmo! É que acho um profundo ultraje, p.ex, para Lisboa, que exista 1 unico municipio que englobe a cidade branca com merdas urbanisticas como Odivelas e a Amadora! A isto chama-se triagem... papel para o contentor azul, plastico para o amarelo, vidro para o verde e lixo no lixo!;)

JohnnyMass
May 15th, 2005, 12:53 AM
lixo no lixo decididamente e infelizmente....

Não concordo com a unificação dos concelhos, acho que só ia dar mesmo muito que falar e muita merda, não nos podemos esquecer que a maioria dos fundos concelhios são distribuídos pelo governo com base na população do município, por isso se as cidades fossem todas agrupadas em concelhos e o "resto, i.e. campo e paisagens e no population" noutros, simplesmente não ia resultar, a não ser que os critérios de distribuição fossem alterados.

Barragon
May 15th, 2005, 06:32 PM
Eu sou contra a unificação dos concelhos.... acho que deve haver uma organização a nível regional para resolverem esses problemas! Penso que quanto mais pessoas tem um concelho pior é, porque há muitos mais problemas! Concelhos como o de Sintra deviam ser divididos...(Cacém, Queluz) o de Loures (Sacavém), etc etc.... Sou a favor que haja mais concelhos em Portugal devido à importância de certas localidades em relação ao concelho, para haver uma centralidade em cada zona e não darem a importancia a uma localidade e a outra com a mesma população ou maior não darem atenção nenhuma!

Quanto as más organizações, se falas da área metropolitana de Lisboa e Porto, é normal que hajam esses concelhos de "lixo", mas tens que ver que não foram, ou não são originais do concelho de Lisboa. Se foram constituídos foi a partir de outros concelhos e porque havia uma centralidade na Amadora(p. exemplo) que deveria ser utilizada!

Arpels
May 15th, 2005, 10:45 PM
acho mto bem, não entendo porque por exemplo existe o concelho do Barreiro e da Moita e mais uns 30 aqui na margem sul todos pegadinhos, é so pa porem os amigaços do partido mesmo e gastar mais massa!!

Fern
May 15th, 2005, 11:35 PM
Eu sou contra a unificação dos concelhos.... acho que deve haver uma organização a nível regional para resolverem esses problemas! Penso que quanto mais pessoas tem um concelho pior é, porque há muitos mais problemas! Concelhos como o de Sintra deviam ser divididos...(Cacém, Queluz) o de Loures (Sacavém), etc etc....
Isso so mesmo por ser Portugal porque em todo o mundo desenvolvido e assim que funciona e as cidades sao dezenas de vezes melhores que as nossas!! Agora diz-me la, se houvesse uma politica comum de urbanizacao, se ja estivesse tudo planeado e desenhado e fosse so construir ao longo dos anos, os construtores seguiriam o plano e nao faziam pela cabeca deles, nao achas que os nossos suburbios seriam muito melhores? Alem de haver coordenacao e nao uma competicao entre concelhos para ver quem consegue atingir maior populacao? Qual e o sentido que faz em estar a conduzir numa estrada suburbana que ao passar de um concelho para o outro muda logo de configuracao e ate estado de conservacao por exemplo??

Barragon
May 16th, 2005, 12:09 AM
Os assuntos concelhios não é só a construção e urbanização! Estou de acordo contigo.. é por isso que eu disse que deveria haver uma organização a nivel da AML só para a construção e urbanização que controlasse todos municipios!

Fern
May 16th, 2005, 12:30 AM
Sim mas Barragon nos estamos numa fase de desenvolvimento, foi apenas a umas decadas que comecou a expansao da cidade para os actuais arredores.

JohnnyMass
May 16th, 2005, 01:04 AM
como eu já disse anteriormente, enquanto o nº de habitantes for o maior factor de distribuição de fundos aos municípios esta expansão desenfreada não vai parar nunca, nem com excelentes leis de planeamento!

Barragon
May 16th, 2005, 11:38 AM
A expansão não para??? há-de parar ... quando a população começar a diminuir