View Full Version : Lisboa | Plano para o Palácio da Ajuda

Pages : [1] 2

Reflex
May 19th, 2005, 11:26 PM
O Plano de Pormenor para a Área Envolvente do Palácio da Ajuda, projectado pelo arquitecto Gonçalo Byrne, está praticamente concluído, anunciou ontem o vice-presidente da Câmara de Lisboa (CML). \"Encomendámos o plano ao arquitecto, está praticamente pronto e vamos avançar com isso\", disse Carmona Rodrigues, à margem da cerimónia do lançamento da primeira pedra do empreendimento cooperativo do Casalinho da Ajuda.

A autarquia aprovou em reunião de Câmara, em 2002, uma proposta que previa a contratação de Gonçalo Byrne para actualizar o Plano de Pormenor para aquela área. Segundo a proposta, a \"ausência de Plano de Pormenor eficaz\" resultou numa \"gestão casuística, com elaboração de projectos discordantes\" com o Plano Director Municipal (PDM).

Actualmente, a zona do Palácio da Ajuda não se encontra enquadrada por qualquer planeamento de nível inferior ao PDM, apesar da existência de um projecto de plano elaborado pelo arquitecto nos anos 90.

Em 1992, a autarquia adjudicou a Gonçalo Byrne a elaboração de um plano de pormenor para aquela zona da cidade. Apesar de ter sido apresentada e aprovada em reunião de câmara em 1995, a proposta nunca chegou a ter força de lei por falta de aprovação pela Assembleia Municipal.

O presidente da CML, Santana Lopes, considerou na altura que continuava a \"justificar-se um Plano de Pormenor\" e que o plano de 1995 \"mantém actualidade\" embora careça de \"reajustamentos necessários para a incorporação de projectos entretanto realizados\".

Uma vez que a proposta de Gonçalo Byrne, realizada na década de 90, teve os pareceres favoráveis das entidades externas consultadas, o autarca defendeu a actualização do plano.

Na altura, os vereadores decidiram ainda que o plano deveria ser acompanhado por parte da Direcção Regional do Ambiente e Ordenamento do Território.
Fonte: JN

JohnnyMass
May 19th, 2005, 11:40 PM
vamos lá a ver se é desta que acabam o palácio!!!! Isso é que era uma beleza pá!!!!:okay:

Arpels
May 20th, 2005, 12:11 AM
não posso com aquele palacio :sleepy: bom ao menos tem umas salas bem fixes por dentro!!

Phobos
May 20th, 2005, 12:23 AM
é inadmisspivel que um palácio tão importante para Lisboa nunca tivesse incluido no PDM.Vamos ver se agora alguma coisa muda.

vamos lá a ver se é desta que acabam o palácio!!!! Isso é que era uma beleza pá!!!!:okay:

Não sonhes Johnny,isso é quase tão dificil como virem a fazer um prédio com mais de 150 metros em Pt.

JohnnyMass
May 20th, 2005, 12:41 AM
pois...mas sonhar é bom...:)

Reflex
May 20th, 2005, 12:57 AM
Eu diria que é mais facil a construção do tal predio de 150 metros...

JohnnyMass
May 20th, 2005, 01:02 AM
mas já havia projecto e tudo...

Phobos
May 20th, 2005, 01:05 AM
^como assim Johnny?Estas a dizer que já se planejou acabar o palacio da ajuda?

JohnnyMass
May 20th, 2005, 01:14 AM
exacto, não para acabar o projecto original, mas para terminar a parede traseira do palácio que neste momento é inexistente. assim ficaria um quadrado perfeito com quatro torreões em vez dos dois que existem agora.

Barragon
May 20th, 2005, 05:10 AM
Vamos lá é a ver se não fazem lá uma estrutura moderna com vidro!!! ou então t0 e t1

JohnnyMass
May 20th, 2005, 08:33 AM
por acaso lembro-me que a parte nova era assim pó modernaço...não gostei muito, acho que um o torreão virado para o rio era a única parte em que a traça original seria mantida.

Lss911
May 20th, 2005, 11:50 AM
não julgo que seja lógico terminar o palácio com a mesma estética. o palácio não foi acabado, deve ser assumido isso: é fonte documental de história de Portugal! A intervenção deveria ser crítica e estar em consonância com o nosso tempo, explorando ainda a expressividade de um palácio inacabado (de factor negativo m passar a factor positivo)

MCarr
May 20th, 2005, 12:56 PM
Pois eu digo que o palacio nunca foi construido para ser terminado, podem-se fazer obras e amplia-lo, mas nunca termina-lo, é que vai contra a ordem natural das coisas...

TeKnO_Lx
May 20th, 2005, 01:58 PM
boa noticia!

Barragon
May 20th, 2005, 02:47 PM
por acaso lembro-me que a parte nova era assim pó modernaço...não gostei muito, acho que um o torreão virado para o rio era a única parte em que a traça original seria mantida.

A serio ??? onde viste isso.... só espero que não seja assim tão horrivel como o palacio de Oeiras :(

JohnnyMass
May 20th, 2005, 07:45 PM
já foi há muitos anos, nem sei que projecto era aquele, não era como o de oeiras porque apesar de ser moderno respeitava as proporções e formas do palácio, não havia elementos dissonantes...digamos que era um neo-neoclassico.

Barragon
May 20th, 2005, 08:36 PM
... hummmm vamos lá ver como é isso Jiquinha... só espero que fique bem!

JohnnyMass
May 20th, 2005, 08:45 PM
provavelmente não vão fazer nada e fica mesmo como está!

Lss911
May 20th, 2005, 10:27 PM
style mcarr: atao e fotos não há!??????

Fern
May 21st, 2005, 03:56 PM
Achp que so o deveriam acabar se fosse fiel ao projecto inicial ou seja construirem os 2/3 que faltam.

Phobos
May 21st, 2005, 09:09 PM
Não sei sé é bem assim Fern,se acabarem aquela parede que não tem nada já seria muito bom.Pelo menos ningém ia dizer que está inacabado.Depois talvez num futuro façam o resto :)

Lss911
May 21st, 2005, 10:57 PM
Eu discordo em absoluto! se é para fazer alguma coisa ao palácio que se faça segundo uma estética actual e de qualidade, nucna em neoclássico ou algo parecido! Já disse porquê na página 1 deste tópico. Isto parece a discusão do início do século XX entre os modernistas e os tradicionalistas (que venceram dando lugar ao estilo português suave mandando o modernismo à vida até ressuscitar nos anos 50 timidamente e nos anos 6070 emg rande força e já revisto)

JohnnyMass
May 21st, 2005, 11:37 PM
@fern: isso não vai acontecer nunca pois nestes cento e tal anos que passaram desde as ultimas obras o alto da ajuda urbanizou-se e agora já não existem terrenos livres para o fazer...a não ser que as demolições fern entrem em serviço!!!;)

MCarr
May 22nd, 2005, 05:31 AM
O que me irrita no portugues é mediocridade com que sempre se construiu em Portugal, sempre foi tudo á escala das formigas, e mesmo o Convento de mafra acabou por ficar com metade do tamanho que estava previsto, força Companhia de Demolições Fern Ilimitada (arrebentamos com qualquer merda), arrasem com as barracas em redor do Palacio da Ajuda e erga-se um palacio digno do seu nome.

Fern
May 22nd, 2005, 05:01 PM
Ora nem mais MCarr. Nao teria dito melhor, ja vi que pensas como eu. Se te quiseres candidatar a camara de Lisboa tens o meu voto (se entretanto me mudar para la!!)

JohnnyMass
May 22nd, 2005, 09:04 PM
bom se é assim...que se construa, eu não me importava mesmo nada, acho que ficaria espectacular...mas o que fazer com aquilo depois de construído? não nos podemos esquecer disso. Aliás, a reconstrução de palácios é assunto muito actual na Alemanha, onde várias cidades estão a reconsiderar reconstruir os seus palácios, alguns bem maiores que o da ajuda, destruidos na WWII. Berlim, Potsdam e Braunshweig são os mais badalados do momento...o de Berlim já foi aprovado. O de Dresden está quase totalmente reconstruído. É claro que as funções serão outras e apenas algumas das salas mais importantes serão reconstituídas.

Phobos
May 22nd, 2005, 11:13 PM
mas pelo menos por fora volta tudo a ser como era antes.

JohnnyMass
May 22nd, 2005, 11:22 PM
exacto...recuperar a historia e paisagens urbanas perdidas...e de muito melhor qualidade que as actuais.

Reflex
May 23rd, 2005, 12:04 AM
Deixem lá estar o palácio como está e gastem mazé o dinheiro com os pobrezinhos...:angel:

Lss911
May 23rd, 2005, 12:58 AM
Eu não concordo! Por mim é anular a História! Fica tudo artifícial e...estranhamente novo! Uma intervenção deve ser feita de forma actual e em consonância com a estética contemporânea! Não sou a favor desse tipo de reconstruções!

Um exempo de uma boa intervenção foi a de Sir. Norman Foster no Parlamento de Berlim e que contruiu uma cuula totalmente contemporânea mas não renegou a volumetria original! Perfeito!

JohnnyMass
May 23rd, 2005, 01:02 AM
tens razão...mas olha que às vezes é psicológicamente necessario reconstruir edifícios e mesmo parte de cidades quando desaparecem de forma repentina, como por exemplo em terramotos ou bombardeamentos...está provado cientificamente que o ser humano na ausencia desses ambientes urbanos a que estava habituado sente-se perdido e deprimido mesmo estando na mesma cidade...mas com a qual já não se identifica.

Reflex
May 23rd, 2005, 01:20 AM
Johnny, concordo com isso que agora disseste nesse ultimo post... Concordo em absoluto com os projectos de renovação da Alemanha pós-guerra... Porém o palácio da Ajuda não foi concluido devido a nenhuma catastrofe, como tal não vejo grande logica/necessidade de se gastar rios de dinheiro na sua conclusao...;)

Phobos
May 23rd, 2005, 01:23 AM
No caso de Berlim até se entende a opção de reconstruir em estilo moderno como um símbolo do renascimento das cidades alemãs em busca do futuro,mas em Lisboa a cidade não teve nenhum bombardeamento que destruísse o palacio da Ajuda portanto termina-lo em estilo moderno fica fora de contesto.E fora que daqui a algumas decadas quando o estilo ja não estiver mais em voga,voces ja pensaram que aquilo não seria mais visto com bons olhos.Já se se fizesse uma reconstrução no estilo original nunca ninguem iria dizer que aquilo esta mal,porque foi feito com o estilo do predio e sempre estará de acordo com ele em qualquer época.

JohnnyMass
May 23rd, 2005, 01:43 AM
Johnny, concordo com isso que agora disseste nesse ultimo post... Concordo em absoluto com os projectos de renovação da Alemanha pós-guerra... Porém o palácio da Ajuda não foi concluido devido a nenhuma catastrofe, como tal não vejo grande logica/necessidade de se gastar rios de dinheiro na sua conclusao...;)

eu sei, estava-me apenas a referir aos casos da alemanha

JohnnyMass
May 23rd, 2005, 01:44 AM
No caso de Berlim até se entende a opção de reconstruir em estilo moderno como um símbolo do renascimento das cidades alemãs em busca do futuro,mas em Lisboa a cidade não teve nenhum bombardeamento que destruísse o palacio da Ajuda portanto termina-lo em estilo moderno fica fora de contesto.E fora que daqui a algumas decadas quando o estilo ja não estiver mais em voga,voces ja pensaram que aquilo não seria mais visto com bons olhos.Já se se fizesse uma reconstrução no estilo original nunca ninguem iria dizer que aquilo esta mal,porque foi feito com o estilo do predio e sempre estará de acordo com ele em qualquer época.

também concordo contigo Phobos. mas portugal é o pais das obras inacabadas...nunca vai acontecer, nem ajuda nem batalha. É uma Batalha perdida a não há Ajuda que nos valha!;)

Fern
May 23rd, 2005, 04:28 PM
Eu sugeria reconstruir o Palacio da Ajuda mudar para la o presidente (afinal aquele era para ser o maior e mais importante palacio portugues) e transformar o palacio de Belem no tal museu central, que ate ficava mesmo na zona mais turistica de Lisboa- Belem. Era o tres em um!!

MarcoSousa
February 8th, 2007, 12:43 AM
Andava pela net qd descobri esta beleza :D
Vamos lá ver se isto anda.

http://i80.photobucket.com/albums/j190/Marcosou/orto.jpg

http://i80.photobucket.com/albums/j190/Marcosou/plantaimplantacao.jpg

daniel322
February 8th, 2007, 12:47 AM
era bem :okay:

Fern
February 8th, 2007, 02:05 AM
Melhor que nada! Vamos ver quanto tempo ira demorar.

O Prof Godin
February 8th, 2007, 02:48 AM
Náa. Funciona lá o IPPAR. Vai chumbar tudo…

Marco Bruno
February 8th, 2007, 02:57 AM
Aquela curvatura da estrada na parte atrás do palácio é meio estranha. Não percebo bem essa quebra no eixo principal.

Pelo que parece querem criar uma zona pedonal nesse eixo junto ao acrescento do palácio, mas se a estrada continuasse o alinhamento tinha mais lógica. Bastavam uns passeios largos e arvores de alinhamento, visto a "porta de entrada" do palácio ser do lado oposto e só lá é que são necessárias grandes areas pedonais, e não nas "traseiras"

JohnnyMass
February 9th, 2007, 08:29 PM
desculpem a minha sinceridade mas parece-me uma boa merda dum plano para não dizer que é mesmo uma boa merda. Que merda de arranjo é aquele na actual frente do palácio onde está a estátua?:lol: vão construir umas barracaquinhas em frente à fachada nobre para estacionamentos?:lol: :nuts: ai meu deus, deixem como está por favor, para fazer pior dispensamos... a sério, portugal não tem solução, é triste mas é verdade. vejo é muita construção nova a estrangular o palácio e as vistas isso sim.

JohnnyMass
February 9th, 2007, 08:33 PM
vão meter uma via rápida a passar ao lado do palácio???:lol: é de loucos mesmo, se querem fazer um túnel que o façam na calçada da ajuda que isso sim era uma prova como realmente havia interesse em requalificar a envolvente do palácio e não urbanizá-la.

resumindo e concluindo um belo vómito urbanistico à moda portuguesa. quem fez esse "plano" mostra bem as qualificações dos "urbanistas" portugueses em geral. deixem-me a mim fazer o plano por favor!!!

Rexluso
March 20th, 2008, 03:38 PM
Era terminar tal qual o projecto inicial (na verdade só está construído pouco mais de 1/4 do palácio) e mudar para lá as tudo o que seja governo, ministério e presidência (espaço não falta!)... ficávamos com o terreiro do paço, a ribeira das naus e o largo do ministério da defesa/marinha livres. O palácio de Belém podia ficar para recepções de verão.

pedrodepinto
March 20th, 2008, 09:41 PM
Vamos ver...

NewTomorrow
March 20th, 2008, 09:51 PM
isto quando ira para a frente , já a datas

Reflex
March 21st, 2008, 01:33 AM
Isso de terminar um projecto com mais de 200 anos é delicadissimo, pessoalmente não sou adepto. Uma coisa é restaurar, procura-se materiais construtivos próximos aos da época, em certos casos extremos inclusivé seguem-se as mesmas técnicas. Agora partir do zero a partir de um desenho e tentar encaixá-lo a parte já feita vai muito mais longe. Julgo que deve-se fechar a ala inacabada, e deixar tudo o resto no papel, sob pena de termos um elefante branco e de gosto duvidoso.

JohnnyMass
March 21st, 2008, 02:42 AM
e assim?:D
http://i262.photobucket.com/albums/ii114/fotogista/ajuda.jpg

NewTomorrow
March 21st, 2008, 02:48 AM
http://img1.aminus4.com/image/g0001/u00000488/i00010722/DSC02218_large.jpg

http://img1.aminus4.com/image/g0001/u00000488/i00010768/DSC02219_large.jpg

JohnnyMass
March 21st, 2008, 02:51 AM
pah, não estragues a minha fotomontagem com essas fotos horríveis!:lol::bash:

Reflex
March 21st, 2008, 02:52 AM
"Porreiro, pá, Porreiro!":okay:
Era óptimo: a tal história de acabar a fachada que falta adicionando-se a criação de um jardim catita! Gostei da reflorestação forçada de meia Ajuda!:D

NewTomorrow
March 21st, 2008, 02:53 AM
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=523145

neste thread o simius coloco estas imagens

http://www.norigem.pt/imagens/esc_0500_02_2.jpg

http://www.norigem.pt/imagens/esc_0200_32_2.jpg

http://i80.photobucket.com/albums/j190/Marcosou/esc_0500_02_1.jpg

JohnnyMass
March 21st, 2008, 02:54 AM
um palácio real digno desse nome não tem falta de extensas zonas arborizadas!:D

Reflex
March 21st, 2008, 02:55 AM
http://img1.aminus4.com/image/g0001/u00000488/i00010722/DSC02218_large.jpg

http://img1.aminus4.com/image/g0001/u00000488/i00010768/DSC02219_large.jpg

A questão aqui até parece ser mais fácil do que reconstruir a ala. Do lado de dentro está óptimo, a fachada está inclusivé revestida a pedra. Poderiam apostar numa solução deste género para o exterior, mas isso implicava demolir as arcadas ou construir nova parede "cénica"...

Reflex
March 21st, 2008, 02:57 AM

É isto que eu temo...Três alas do século XVIII e uma descaradamente do século XXI...:(

JohnnyMass
March 21st, 2008, 02:58 AM
isso aí é tipicamente português...^^

daniel322
March 21st, 2008, 02:58 AM
^^ :ohno: gostava tanto que mantivessem o estilo original.. e já agora, que demolissem aquilo tudo à volta e acabassem o palácio..

é impressionante ver o quanto falta para estar concluído (http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/01/Ajudaplanta.jpg)

JohnnyMass
March 21st, 2008, 03:03 AM
bela planta! essa nunca tinha visto!:okay: seria sem dúvida um dos maiores palácios do mundo!:bash:

NewTomorrow
March 21st, 2008, 03:04 AM
se é para fazer alguma coisa façam como o projecto inicial , pelo menos a parte de fora.

Pela imagem que coloquei não parece que seja assim tão caro reconstruir a parte que falta (o que pode custar mais caro é a pedra para forar ).

NewTomorrow
March 21st, 2008, 03:04 AM
^^ :ohno: gostava tanto que mantivessem o estilo original.. e já agora, que demolissem aquilo tudo à volta e acabassem o palácio..

é impressionante ver o quanto falta para estar concluído (http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/01/Ajudaplanta.jpg)

pensei que so faltava uma fachada :bash::bash::bash:

daniel322
March 21st, 2008, 03:05 AM
imagina só a imponência da (que seria a) entrada principal, que hoje nem sequer existe..

Marco Bruno
March 21st, 2008, 03:06 AM
Não vejo mal que o acrescento ao palácio seja contemporâneo. Existem boas intervenções do género em edifícios antigos. Já vi de tudo , boas, péssimas e assim assim.

NewTomorrow
March 21st, 2008, 03:08 AM
uma pergunta aquela torre de igreja que esta ao lado do palacio também é um projecto inacabado

Reflex
March 21st, 2008, 03:09 AM
Eu também não estou contra uma solução contemporanea. Estou, é por exemplo, contra aquela: o pseudo-pórtico e o torreão a transpirar século XXI por todos os poros é altamente escusado...:(

Marco Bruno
March 21st, 2008, 03:09 AM
uma pergunta aquela torre de igreja que esta ao lado do palacio também é um projecto inacabado

inacabado ou demolido, não tenho a certeza. Penso que ja existiu la uma igreja...

JohnnyMass
March 21st, 2008, 03:11 AM
http://i88.photobucket.com/albums/k174/jpda74/Lisboa/Ajuda/Picture000.jpg

http://i88.photobucket.com/albums/k174/jpda74/Lisboa/Ajuda/Picture003.jpg
:cry: :cry: :cry:

Reflex

Torre do Galo, estava antes do terramoto próximo do actual edificio da Câmara Municipal. Depois, na altura da "real barraca" passou para a Ajuda.;)

daniel322
inacabado ou demolido, não tenho a certeza. Penso que ja existiu la uma igreja...

foi um incêndio :yes: não tenho ideia que seja uma igreja, acho que foi uma anterior construção do palácio real..

Reflex
March 21st, 2008, 03:13 AM
Eu olho para a planta e ficou triste. Mas depois olho para a maqueta e a tristeza dilui-se um pouco quando vejo 1 edificio neoclássico de tamanha dimensão!:tongue::lol:

daniel322
March 21st, 2008, 03:14 AM

aì está a tal "entrada principal".. seria fantástico.. (faz-me lembrar um outro palácio, julgo que alemão :sly:)

NewTomorrow
March 21st, 2008, 03:18 AM
^^^^^^^^^^^^

ia ser impresionante
:cheers::cheers::cheers:

NewTomorrow
March 21st, 2008, 03:21 AM
A construção do Palácio Nacional da Ajuda começou em 1795, foi depois interrompida e reiniciada em 1802, para ser definitivamente interrompida em 1835. Foi construído para substituir o palácio de madeira construído no Alto da Ajuda para acolher a família real depois de ter ardido o Paço Real da Ribeira, durante o terramoto de 1755.
É uma obra inacabada e, tendo ficado a um terço do projecto original, é mesmo assim a maior residência real de Lisboa. De arquitectura neoclássica, o projecto inicial deve-se ao arquitecto italiano Francisco Xavier Fabri, nele colaborando também o arquitecto João Carlos Bibiena. A sua fachada tem três pisos e é flanqueada por dois torreões, encimados por troféus.
No vestíbulo, muito espaçoso, existe uma galeria de quarenta e sete estátuas, das quais vinte e cinco seriam instaladas entre 1817 e 1822. Na decoração do palácio trabalharam os pintores Vieira Portuense e Domingos Sequeira, e os escultores João José de Aguiar e Machado de Castro, que trabalhou no palácio real desde 1802 até à sua morte, em 1822. O interior do palácio possui um recheio riquíssimo, do qual fazem parte peças de mobiliário e objectos de arte valiosos, tornando-o um autêntico palácio-museu. No seu interior encontram-se peças de cerâmica oriental, porcelanas europeias, colecções de cristais e bronzes, ourivesaria, a rica baixela Germain, tapeçarias Gobelin, tapetes persas e uma boa colecção de pintura portuguesa do século XIX.

Reflex
March 21st, 2008, 03:23 AM
Já agora porque é que não o acabaram? Por acaso tinha ideia que as suas obras tinham sido definitivamente abandonadas aquando da partida da corte para o Brasil em 1808, mas pelos vistos continuaram até muito depois disso. E estranhamente foram interrompidas não antes nem durante, mas apenas depois do final da Guerra Civil...:?

joaonosky
March 21st, 2008, 03:27 AM
A Universidade Lusíada de Lisboa, em 2005, julgo eu pôs os alunos finalistas a repensarem uma solução para o Palácio da Ajuda. Seria interessante ver o que foi sugerido, como brainstorming de ideias que ajudem a relativizar esta plano.

Quanto a mim este plano tem dois grandes defeitos: a) é sincrético, b) é anacrónico.

Sincrético porque não tem estrutura, apenas remenda mas não outorga nenhuma mais valia urbana à Ajuda, nem estabelece uma ordem urbana, nada. identificam-se os problemas, divide-se os problemas em vários sectores e resolve-se cada sector de forma individual. O todo é uma manta de retalhos, não um "plano geral".

Anacrónico, porque tem nitidamente uma expressão pós-moderna. Seria ideal algo mais contemporâneo mas ao mesmo tempo mais atemporal. Só algo que não seja demasiado datado e que seja neutral pode sobreviver ao lado de um Palácio neo-clássico com o peso simbólico que tem.

Quanto a outros temas aqui levantados, parece-me que construir "como antigamente" é uma questão de integridade. Se construir como antigamente significa ter merceeiros e cantoneiros como antigamente e usar materiais como antigamente e criar espaços neo-clássicos como antigamente, parece-me bem. Se é apenas uma operação de fachada para "parecer" antigo, a mim isso parece-me uma hipocrisia. Agora, os construtores como os do antigamente não existem, porque as técnicas mudaram, mas podem ser ensinados, como se fez em Guimarães para recuperação do património habitacional histórico. Mas para quê se a estrutura espacial dos palácios do antigamente (neo-clássicos) são inadequados para as funções dos dias de hoje ?

NewTomorrow
March 21st, 2008, 03:28 AM
Já agora porque é que não o acabaram? Por acaso tinha ideia que as suas obras tinham sido definitivamente abandonadas aquando da partida da corte para o Brasil em 1808, mas pelos vistos continuaram até muito depois disso. E estranhamente foram interrompidas não antes nem durante, mas apenas depois do final da Guerra Civil...:?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio_Nacional_da_Ajuda

aqui diz

.....iniciados os confrontos entre as facções liberal e absolutista, o País entra num clima de frágil estabilidade e as obras que prosseguíam lentamente paralisam em 1833 com a entrada das tropas liberais em Lisboa....

JohnnyMass
March 21st, 2008, 03:30 AM
Já agora porque é que não o acabaram? Por acaso tinha ideia que as suas obras tinham sido definitivamente abandonadas aquando da partida da corte para o Brasil em 1808, mas pelos vistos continuaram até muito depois disso. E estranhamente foram interrompidas não antes nem durante, mas apenas depois do final da Guerra Civil...:?não foram abandonadas a mando de napoleão!:D e esta hein?:D

JohnnyMass
March 21st, 2008, 03:34 AM
aì está a tal "entrada principal".. seria fantástico.. (faz-me lembrar um outro palácio, julgo que alemão :sly:)seria o antigo Reichstag?:D
http://i262.photobucket.com/albums/ii114/fotogista/reichstag.jpg

Reflex
March 21st, 2008, 03:37 AM
Sincrético porque não tem estrutura, apenas remenda mas não outorga nenhuma mais valia urbana à Ajuda, nem estabelece uma ordem urbana, nada. identificam-se os problemas, divide-se os problemas em vários sectores e resolve-se cada sector de forma individual. O todo é uma manta de retalhos, não um "plano geral".
Vamos descer à nossa realidade: temos 2 hipoteses:
a) fazemos um plano que remenda e que por ser pouco ambicioso é naturalmente menos dispendioso e consequentemente mais exíquivel.
b) pegamos numa área de X hectares em torno do Palácio. Acabamos a ala que falta e transformamos a realidade da envolvente. Em teoria a melhor opção. Na prática roça a utopia numa cidade como Lisboa e num país como Portugal.
É obvio que é possivel que nenhum dos 2 seja implementado. Mas parece preferivel - e porque não se trata de nenhuma grande obra pública vital para a população portuguesa - a primeira hipótese, porque sempre existe uma possibilidade real de ser implementada.;)

Anacrónico, porque tem nitidamente uma expressão pós-moderna. Seria ideal algo mais contemporâneo mas ao mesmo tempo mais atemporal. Só algo que não seja demasiado datado e que seja neutral pode sobreviver ao lado de um Palácio neo-clássico com o peso simbólico que tem.
É o meu ponto de vista!;)

Quanto a outros temas aqui levantados, parece-me que construir "como antigamente" é uma questão de integridade. Se construir como antigamente significa ter merceeiros e cantoneiros como antigamente e usar materiais como antigamente e criar espaços neo-clássicos como antigamente, parece-me bem. Se é apenas uma operação de fachada para "parecer" antigo, a mim isso parece-me uma hipocrisia. Agora, os construtores como os do antigamente não existem, porque as técnicas mudaram, mas podem ser ensinados, como se fez em Guimarães para recuperação do património habitacional histórico. Mas para quê se a estrutura espacial dos palácios do antigamente (neo-clássicos) são inadequados para as funções dos dias de hoje ?
Depende. Há inumeros casos de edificios contemporaneo com traços a imitar o antigo que resulta muito bem. E não precisam de seguir as técnicas antigas. Em casos como o presente, o caso muda realmente de figura, parece ter alguma lógica o terminar do edificio o mais aproximado possível com o plano original, caso não se opte por uma solução mais contemporanea, que será necessariamente menos onerosa, mais rápida e que poderá dar soluções ao nível dos interiores muito mais actuais.
Por isso julgo que roda tudo à volta do mesmo: €€€

Reflex
March 21st, 2008, 03:39 AM
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio_Nacional_da_Ajuda

aqui diz

.....iniciados os confrontos entre as facções liberal e absolutista, o País entra num clima de frágil estabilidade e as obras que prosseguíam lentamente paralisam em 1833 com a entrada das tropas liberais em Lisboa....

Então foi em 1833 e não em 1835.;) E depois ainda fizeram pomposamente uma avenida com a data do desembarque liberal em Lisboa quando isso levou ao fim deste projecto!:rant::lol:

JohnnyMass
March 21st, 2008, 03:39 AM
gosto sempre de referir o caso alemão quanto toca a assuntos como este...

joaonosky
March 21st, 2008, 03:42 AM

Foram interrompidas por ordem da rainha dona Maria II. Havia vários motivos. A época era contrária ao gosto neoclássico -- vivia-se o romantismo e a afirmação de expressões artísticas mítico-nacionalistas, coisa que o neoclássico pan-ocidental comprometia. Por outro lado, o país estava atrasado nas reformas de modernização e a obra megalómana que se estava a construir na Ajuda exigia demasiados recursos. O próprio liberalismo era contrário à ideia de centralização que um palácio daquelas dimensões simbolizava.
Em contra-partida, iniciou-se o processo de construção da rede de caminhos de ferro nacionais, construiram-se hospitais, etc. Ah, e fez-se o Palácio Nacional da Pena, mais ao gosto da época.

Reflex
March 21st, 2008, 03:43 AM
gosto sempre de referir o caso alemão quanto toca a assuntos como este...
E eu gosto sempre quando não o referes. Prefiro-me esquecer da grandiosidade dos outros por contraposição com a nossa pequenez...:(

O Prof Godin
March 21st, 2008, 03:47 AM
…são questões diferentes…não está em questão a identidade nacional…

joaonosky
March 21st, 2008, 03:53 AM
http://cache.eb.com/eb/image?id=8816&rendTypeId=4

A mim faz-me antes lembrar o Palazzo Farnese, em Caprarola, Itália. Gosto sempre de citar os casos italianos, quando se trata do clássico. :lol:

Reflex
March 21st, 2008, 04:01 AM
Interessante. Só conhecia o de Roma, do Sangallo...;)

Reflex
March 21st, 2008, 04:03 AM
…são questões diferentes…não está em questão a identidade nacional…

Facto. Não tem muito a ver. Mas - e vamos supor um cenário trágico: Lisboa era novamente arrasada por um terramoto. Será que a força reconstrutiva portuguesa seria igual à da Alemanha no pós-guerra, em especial nestas ultimas 2/3 décadas?;)

Barragon
March 21st, 2008, 04:13 AM
Gosto daquela avenida grande... :D

joaonosky
March 21st, 2008, 05:08 AM
Facto. Não tem muito a ver. Mas - e vamos supor um cenário trágico: Lisboa era novamente arrasada por um terramoto. Será que a força reconstrutiva portuguesa seria igual à da Alemanha no pós-guerra, em especial nestas ultimas 2/3 décadas?;)

A força reconstrutiva portuguesa não será igual à da Alemanha. O que interessa é ser igual a si mesma. Que raios de comparações vêm a ser estas ?

Marco Bruno
March 21st, 2008, 03:54 PM
Quanto a mim este plano tem dois grandes defeitos: a) é sincrético, b) é anacrónico.

Ou seja... não se faz urbanismo.

daniel322
March 21st, 2008, 05:29 PM
seria o antigo Reichstag?:D
:yes:

Reflex
March 21st, 2008, 06:08 PM
Era a Dieta pré-Tallon!:lol:

O Prof Godin
March 21st, 2008, 10:53 PM

…já tenho pensado nisso…devia existir um plano pensado e programado sobre o que fazer e o que reconstruir…

O Prof Godin
March 21st, 2008, 10:54 PM
http://cache.eb.com/eb/image?id=8816&rendTypeId=4

A mim faz-me antes lembrar o Palazzo Farnese, em Caprarola, Itália. Gosto sempre de citar os casos italianos, quando se trata do clássico. :lol:

…adoro este palácio…

Reflex
March 21st, 2008, 11:42 PM
…já tenho pensado nisso…devia existir um plano pensado e programado sobre o que fazer e o que reconstruir…

Nem nos serviços de emergência deve haver quanto mais nesse campo!:hahano:

JohnnyMass
March 22nd, 2008, 02:29 PM
julgo que o pós 1755 responde à tua pergunta... fazia-se tudo de novo de acordo com o gosto da época.

Reflex
March 22nd, 2008, 03:54 PM
Não sei, João, ou por outra, sinceramente não me parece. Só a partir do século XIX é que verdadeiramente se começou a pensar em salvaguarda do património, até então era "chapa ganha, chapa gasta"! Julgo que se a Baixa lisboeta hoje em dia desaparecesse, a intervenção seria muito próxima da do Chiado, com edificios a seguirem a traça anterior...

JohnnyMass
March 22nd, 2008, 06:16 PM
os pombalinos acredito, afinal não são muito difíceis de reproduzir, já os tottas...

Reflex
March 22nd, 2008, 06:37 PM
Eu não conheço a fundo o plano de recuperação de edificios atingidos/perdidos na WWII pela Alemanha, mas julgo que apenas os mais significativos (palácios e igrejas) foram recuperados. Não parece igualmente por cá, se tentar reproduzir os nossos edificios do início do século XX, apesar de termos plantas, alçados e tudo o que nos permitiria fazê-lo... Eu referia-me a uma recuperação mais geral da Baixa. A Avenida por exemplo também seria totalmente refeita e aí sim com o gosto contemporâneo porque não existe actualmente elementos comuns como na Baixa...

joaonosky
March 22nd, 2008, 07:14 PM
Se a cidade fosse destruída, gostaria de pensar que o povo português seria capaz de repensar cidade em termos actuais. Não quer dizer que não se façam referências ao passado, claro, ou que se reproduzam os símbolos que ainda façam sentido. Mas pensar que a civilização actual não tem capacidade para melhorar em relação ao que já se fez no passado é um pouco assustador.

Rexluso
March 25th, 2008, 12:39 PM

O título deste thread dá-me vontade de rir... "plano ajuda quase concluído" ... o plano está concluído desde 1802!!!!
Sou apologista do cumprimento do plano original, contudo, se tal não for possível, o fecho da estrutura já edificada (segunto traça original) e o arranjo da envolvente são urgentíssimos... até doi quando passo por lá... é só mato e paredes a cair de podre... belo cenário para um dos locais mais "nobres" da cidade.

Barragon
March 25th, 2008, 01:21 PM
^^ Nem mais...

Espero que não façam nada moderno

Rexluso
April 1st, 2008, 06:26 PM
No dia em que uma alminha se lembrar de concluir o palacio, juro que me dou como voluntario para ir lá "assentar uns tijolos". lol

Barragon
April 1st, 2008, 06:29 PM
^^ Se for uma conclusão moderna vais? :lol:

Rexluso
April 2nd, 2008, 11:07 AM
Se for uma conclusao moderna tambem... mas os tijolos que for assentar levam brinde... tipo TNT lol. Espero que não façam nenhuma taveirada no edíficio... já o dinha dito antes, sou a favor da conclusão total do projecto original... e acho que deveriam utilizar as "novas" partes do palacio para instalar a tal "cidade administrativa".

jpfg
November 9th, 2008, 10:23 PM
boas, desculpem estar a desenterrar este tópico mas encontrei umas fotos interessantes no arquivo fotográfico que me despertaram a curiosidade...

http://xs233.xs.to/xs233/08450/pal_ajuda_1950799.jpg

segundo o arquivo a foto foi tirada nos anos 50...

outra foto, no pátio interior:

http://xs233.xs.to/xs233/08450/pal_ajuda_02258.jpg

uma foto actual para comparar:

http://xs233.xs.to/xs233/08450/img_6759370.jpg

tirada da wikipedia:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3f/Palacio_Ajuda_Lisboa_2.JPG

a foto tinha a seguinte descrição:
Fachada interior do Palácio. É visível o lado direito inacabado. Os últimos acabamentos, como os capitéis e janelas do último andar(falso) foram feitos só em meados do séc. XX

Alguém sabe alguma coisa sobre esta intervenção? para que é que se fez aquela fachada isolada? é que o resultado do lado de fora com o tijolo à mostra parece-me bastante infeliz...

foto da intervenção tiradas do arquivo:

http://xs233.xs.to/xs233/08450/pal_ajuda_03406.jpg

já agora, outras descobertas que fiz pelo arquivo fotográfico :D

Plano de Urbanização da encosta da Ajuda - [195-]

http://xs433.xs.to/xs433/08450/plano_urb_enc_ajuda748.jpg

Palácio da Ajuda, aguarela a que figurou na exposição comemorativa do primeiro centenário do nascimento de Fialho de Almeida realizada no Palácio Galveias - 1957

http://xs233.xs.to/xs233/08450/pal_ajuda_01406.jpg

pelos vistos, planos nunca faltaram... lol

Luís Raposo Alves
November 9th, 2008, 11:00 PM
Rexluso, sou de acordo com o plano que fizeste, eu tinha idealizado uma cena semelhante...

Barragon
November 10th, 2008, 12:45 AM
Porque é que o plano não foi terminado :gaah:

NewTomorrow
November 10th, 2008, 03:22 AM
edit

jpfg
November 10th, 2008, 11:05 AM
NT, eu acho que ele estava a falar do plano de urbanização da encosta da ajuda que mostrei acima ;)

Barragon
November 10th, 2008, 10:16 PM
Exacto :yes:

O PU deveria ter sido acabado... bolas ficava tudo bonito... aquela zona está nojenta... das piores de Lisboa (se não a pior)

jpfg
November 10th, 2008, 10:53 PM
Exacto :yes:

O PU deveria ter sido acabado... bolas ficava tudo bonito... aquela zona está nojenta... das piores de Lisboa (se não a pior)

completamente de acordo... ainda compreendo que não se mexa no palácio, é um grande dilema... o que não compreendo é como é que um dos edifícios mais bonitos da cidade tenha uma envolvente tão lastimosa...

Barragon
November 10th, 2008, 10:56 PM
Além de que o PU da Tapadinha (Campus Univ) foi mais recente e mesmo esse ainda não está concluido.

NewTomorrow
November 11th, 2008, 02:34 AM
edit

Luís Raposo Alves
November 11th, 2008, 05:32 AM
Não podíamos nós apresentar uma sugestão à Câmara de Lisboa com esse plano da ajuda, tipo palácio real com jardins e parques à volta?

O pior é que ainda nos chamavam megalómanos e idealistas...

Luís Raposo Alves
November 16th, 2008, 04:54 AM
Andava pela net qd descobri esta beleza :D
Vamos lá ver se isto anda.

http://i80.photobucket.com/albums/j190/Marcosou/orto.jpg

Detesto este projecto. É só construção. Além disso, deixa quase todas as "barracas" em pé.

Luís Raposo Alves
November 16th, 2008, 04:57 AM
Era terminar tal qual o projecto inicial (na verdade só está construído pouco mais de 1/4 do palácio) e mudar para lá as tudo o que seja governo, ministério e presidência (espaço não falta!)... ficávamos com o terreiro do paço, a ribeira das naus e o largo do ministério da defesa/marinha livres. O palácio de Belém podia ficar para recepções de verão.

Mesmo que construísses o palácio original não cabiam lá mais do que três ministérios grandes. Estás a querer pôr o governo todo, mais a marinha mais a presidência!?!

Luís Raposo Alves
November 16th, 2008, 04:58 AM
e assim?:D
http://i262.photobucket.com/albums/ii114/fotogista/ajuda.jpg

Fazes isso em que programa? queria também fazer uma coisa assim!

Luís Raposo Alves
November 16th, 2008, 05:08 AM

Bela merda! Nada monumental! Faz uma fronteira muito irregular, quando deveria ser geométrica. O palácio deveria ficar no interior de um grande rectângulo ou quadrado que abrangesse as instalações da GNR e grande parte das laterais e alçado principal. Nesse quadrado ou rectângulo ficariam os jardins do palácio. Tudo o que lá estivesse dentro era para demolir. Neste plano, deixam quase todas as casas velhas, metidas no meio de edifícios novos também eles quase construídos em cima do palácio. Aquele jardim projectado mas cortado pelas casas antigas é completamente ridículo. isto é que é o plano?!? pensei que fosse reabilitação do espaço e não construção desenfreada que é o que acaba por ser.

Pelha
November 16th, 2008, 05:35 AM
E aqueles terrenos abandonados ao pé do Campus, mesmo ao lado do ISCSP.. :ohno:

Os terrenos são de quem? Da UTL?

Luís Raposo Alves
November 16th, 2008, 06:05 AM
Não sei, não faço ideia

jpfg
November 16th, 2008, 12:51 PM
http://xs233.xs.to/xs233/08460/pp_ajuda534.jpg

imagem tirada daqui:

http://ulisses.cm-lisboa.pt/data/002/004/plantas/ajuda.pdf

este PP é de 1996

Barragon
November 16th, 2008, 03:02 PM
é esse mesmo o mais recente, contudo o esboço tem muitos commies...

Dá para ver a avenida que falta naquela zona ... entre outras coisas.

Luís Raposo Alves
November 16th, 2008, 06:05 PM
Mas este plano é do alto da ajuda. O do gonçalo byrne não apanha essa zona! o do gonçalo é a envolvente do palácio. este é apenas a parte de cima. são planos distintos para zonas diferentes.

NewTomorrow
November 17th, 2008, 07:34 AM
edit

Wolf2009
November 19th, 2008, 07:49 PM
eu acho que se for para fazer ainda vai levar tempo, já que as prioridades são o TGV e o aeroporto, eu gostava que os Ministerios fossem transferidos para o Palacio da Ajuda.

Uma obra que poderiam fazer e não custava assim tantos milhões era terminar o jardim que esta em frente do palacio , aquela zona onde esta aquela torre , não tem nada podiam começar por ai , lembro-me do instrutor de condução ter levado-me no 1º dia de aulas a essa lugar porque era bem amplo e não haveria risco de bater com o carro

o que se fazia no antigo sitio dos ministérios do terreiro no paço se eles fossem para o palácio da ajuda?
já se falou que um dia iriam para a futura margueira

_Rick_
November 19th, 2008, 09:22 PM
o que se fazia no antigo sitio dos ministérios do terreiro no paço se eles fossem para o palácio da ajuda?
já se falou que um dia iriam para a futura margueira
Hoteis, museus e comércio. (para variar um pouco).

Aliàs já no PP da zona esta delimitada uma zona para hotel.

Luís Raposo Alves
November 19th, 2008, 09:26 PM
Estive hoje na câmara de Lisboa, por acaso estive a falar sobre esse plano e actualmente não existe nenhum em vigor, uma vez que esse plano do gonçalo byrne não foi ainda submetido à apreciação da assembleia municipal. Entretanto, também esse plano já sofreu algumas alterações. De qualquer maneira ainda é a equipa do byrne que está à frente disso, mas mantém-se a construção na zona sul e as casas degradadas em frente ao palácio. É um plano pouco ambicioso.

Barragon
November 19th, 2008, 09:35 PM
ai o Rio Seco :ohno:

_Rick_
November 19th, 2008, 10:33 PM
ai o Rio Seco :ohno:
Barra votaste no orçamento participativo em Lisboa.

Haviam diversas propostas para o Rio Seco. Lembrei-me logo de ti quando as vi :lol:

Barragon
November 19th, 2008, 10:38 PM
Não votei... não sou do municipio?

JohnnyMass
November 19th, 2008, 10:57 PM
Fazes isso em que programa? queria também fazer uma coisa assim!
photoshop.

NewTomorrow
November 20th, 2008, 03:21 AM
edit

Luís Raposo Alves
November 20th, 2008, 03:55 AM
O Rio Seco é o quê?

_Rick_
November 20th, 2008, 10:22 AM
Não votei... não sou do municipio?
Isso não impedia acho eu.:dunno:

De qualquer maneira acho que vais gostar de saber que criação do parque urbano do Rio Seco ficou em 2º lugar na votação. Claramente não és o único a odiar a actual situação.

Vamos lá ver o que se vai passar lá.

NewTomorrow
November 21st, 2008, 03:04 AM
edit

NewTomorrow
November 21st, 2008, 03:07 AM
edit

Luís Raposo Alves
November 21st, 2008, 03:19 AM
Obrigado New Tomorrow... conheço bem essa zona. A gruta é bem gira

NewTomorrow
November 21st, 2008, 03:28 AM
edit

Luís Raposo Alves
November 21st, 2008, 03:56 AM
ainda pior?! e eu a pensar que pior do que aquilo era impossível!

Barragon
November 21st, 2008, 05:11 PM
Isso não impedia acho eu.:dunno:

De qualquer maneira acho que vais gostar de saber que criação do parque urbano do Rio Seco ficou em 2º lugar na votação. Claramente não és o único a odiar a actual situação.

Vamos lá ver o que se vai passar lá.

Deus ouviu as minhas preces. Tens aí a lista de projectos/classificação?

O Rio Seco é o leito de um rio (que secou) e que criou um "canyon" no meio da Ajuda...

_Rick_
November 21st, 2008, 09:26 PM
Deus ouviu as minhas preces. Tens aí a lista de projectos/classificação?
:D

Projectos escolhidos:

1º - Vias cicláveis
2º - Parque urbano do Rio Seco
3º - Espaço verde e parque infantil da Quinta dos Barros
4º - Corredor verde Monsanto-Parque Eduardo VII
5º - Medidas de facilitação de dos acessos de bicicletas ao centro da cidade

Luís Raposo Alves
November 23rd, 2008, 04:32 AM
Palácio da Ajuda

http://img252.imageshack.us/img252/1931/lispalrj9.jpg (http://imageshack.us)

Palácio Real em Madrid

http://img386.imageshack.us/img386/6524/madpalkx4.jpg (http://imageshack.us)

Louvre

http://img392.imageshack.us/img392/3155/parpalqa4.jpg (http://imageshack.us)

Versailles

http://img399.imageshack.us/img399/9363/verpaldt7.jpg (http://imageshack.us)

Buckingham

http://img399.imageshack.us/img399/2555/lonpalcy3.jpg (http://imageshack.us)

Palácio Real em Bruxelas

http://img227.imageshack.us/img227/4594/brupalez2.jpg (http://imageshack.us)

Schonbrunn em Viena

http://img227.imageshack.us/img227/1954/schonbrunyo8.jpg (http://imageshack.us)

Luís Raposo Alves
November 23rd, 2008, 04:35 AM
A zona envolvente do palácio da Ajuda poderia perfeitamente ficar como está a de madrid. os palácios são do mesmo tamanho (a parte principal do edificio) e a zona de jardins poderia ser semelhante. É muito idêntico o espaço de um e de outro.

jpfg
November 23rd, 2008, 12:06 PM
se o projecto do g. byrne de rematar as traseiras do palácio fosse feito, o palácio parece que ficava com uma volumetria muito parecida

jpfg
November 23rd, 2008, 12:24 PM
edit

Barragon
November 23rd, 2008, 12:38 PM
Não sei se a junção do novo com o antigo iria ficar bem... penso que a finalização do palácio teria que estar em consonância com o estilo do mesmo.

Rexluso
November 24th, 2008, 12:54 PM
Não sei se a junção do novo com o antigo iria ficar bem... penso que a finalização do palácio teria que estar em consonância com o estilo do mesmo.

Idem

PhotoIdias
February 5th, 2010, 02:22 AM
Estou a fazer o upload a pressa...
Assim que tiver tempo explico e coloco mais imagens.

Mas assim a correr...Alguem se incomodaria com algo assim?!

http://farm5.static.flickr.com/4050/4331494414_0b15d7daf7_b.jpg

Barragon
February 5th, 2010, 02:25 AM
:applause: ficaria fantástico!

Filipe_Teixeira
February 5th, 2010, 01:12 PM
nao me importava mesmo nada :D

PortoNuts
February 5th, 2010, 05:45 PM
Ficava fantástico :bow:.

Bluesence
February 5th, 2010, 09:00 PM
Excelente montagem. Pode ser que ainda o completem.

Pelha
February 5th, 2010, 09:21 PM
Uma obra dessa magnitude, custaria milhões ao erário público, além de ser praticamente impossível devido aos declives da Ajuda que não o permitem, já para não falar nas indemnizações das expropriações das edificações envolventes. Esqueçam.

PhotoIdias
February 5th, 2010, 10:28 PM
Realmente nao creio que fosse barato...e se fosse, era provavelmente porque nao estava a ser bem feito.
Mas, se era possivel poucos anos depois de um dos maiores terramotos de sempre sentidos na Europa arasar Lisboa fisica e economicamente...Porque nao agora?
Ainda mais porque ate ja construimos tudo o que imaginei aqui...

A receita foi...
A 2 pracas do Imperio junte 2 colheres de Palacio Nacional misture com uma mao de Praca Afonso de Albuquerque e coloque no Photoshop durante 2 Horas.
Retire do Photoshop e adicione uma Estufa da tapada...Deixe arrefecer e sirva com sarcasmo e conviccao.

Nao percebo como se ha dinheiro para o museu dos coches (Aberracao total)...porque nao ha para iniciar trabalhos no Palacio Nacional?

Concordo que nao estamos a falar da mesma soma...mas, talvez...se fosse faseado...bolas...mesmo que levasse 100 anos...desde que fosse comecado.
...Uma "Sagrada Familia" em Lisboa...Acaba quando estiver acabado, e ate os camones ajudam a pagar...Nao era bonito?

Quanto a escala do projecto...realmente nao e pequeno, mas nao e muito maior que por exemplo o edificio da caixa geral de depositos na Joao XXI que por curiosidade ate e um bom exemplo para construcao em consideravel declive.

Mas de qualquer maneira nao creio que declive seja argumento relevante...Estamos a falar da cidade das 7 Colinas, se declives fossem argumento para algo Lisboa nao existia.

Quanto as expropriacoes...Hehe...Tens toda a razao, bem visto, hehe...fui mesmo bruto...Mas foi so porque estava a vender o sonho...
Se o projecto fosse qualquer coisa assim, teria que ser mais sensivel nesse departamento, de certeza que ha um meio termo aceitavel, onde o beneficio para a cidade, populacao Alfacinha e mais valia para Lisboa e para o Pais pode ser compativel e traduzido num beneficio para a populacao local afectada por algo assim.

Mas a mim pareceme que os edificios maiores teem pinta de pertencer ao estado, e de todos os mais pequenos que vi, cerca de 95 por cento parecem estar votados ao abandono e o resto esta num estado lastimavel com janelas de aluminio abundantes. Imagino que uma consideravel parte dos residentes afectados ficariam bem contentes de se mudarem para habitacoes que lhes permitissem viver uma vida mais confortavel. Seria para mim uma contrapartida minima para um beneficio tao grande.

Realmente expropriacoes teriam que ser servidas...Mas imagina como se pareceria o Parque das Nacoes hoje se expropriacoes nao fossem efectuadas para a expo98?

De qualquer maneira, isto e so o meu sonho...

A ideia foi...O que e que gostaria de ver ali? Vejo ali uma oportunidade que deveria ser explorada para o beneficio de todos!

JohnnyMass
February 5th, 2010, 10:33 PM
é um belo sonho, partilhado por muitos de nós...

quanto à fotomontagem, só lhe falta a cúpula que teria na secção central.;)

PhotoIdias
February 5th, 2010, 11:01 PM
Acho que ja a vi antes, mas nao tenho uma imagem...onde posso arranjar? Nao me importo de fazer um update.

Bluesence
February 5th, 2010, 11:02 PM
Uma obra dessa magnitude, custaria milhões ao erário público, além de ser praticamente impossível devido aos declives da Ajuda que não o permitem, já para não falar nas indemnizações das expropriações das edificações envolventes. Esqueçam.

Daqui a uns séculos...

JohnnyMass
February 5th, 2010, 11:08 PM
Acho que ja a vi antes, mas nao tenho uma imagem...onde posso arranjar? Nao me importo de fazer um update.
http://img18.imageshack.us/img18/930/picture003vz.jpg
;)

JoaoMP
February 5th, 2010, 11:32 PM
Epa isto seria simplesmente lindo. Há uns tempos andei a pensar se não seria justo mexer em alguns monumentos. Estava a olhar para os Jerónimos e confesso que não me chocaria nada se voltassem a meter a torre do relógio que em tempos existiu e acabou por cair. Os monumentos sempre sofreram alterações ao longo dos séculos. Não digo para meter vidro e linhas rectas em coisas tão preciosas, mas não me chocaria ver alguns ficarem completos segundo o projecto original que não foi completado por falta de verba. E serie assim tão caro hoje em dia arranjar um pedaço de pedra e tecnologia antiga para finalizar estes edifícios?

PhotoIdias
February 5th, 2010, 11:40 PM
Wow...ainda nao tinha visto isto!
Fantastico...

Como alguem ja disse antes...Ate ia por tijolos para la durante umas ferias.

Vou fazer uma adaptacaozinha a imagem anterior.

fred_mendonca
February 5th, 2010, 11:59 PM
Eu acho que só valia acabar o palácio da Ajuda se fosse para instalar lá a assembleia da república. Ficava o nosso capitólio. :D

Sem Eira nem Beira
February 6th, 2010, 12:54 AM
;)

Porra, quase dá vontade de chorar pelo que podia ter sido e aquilo com que acabamos por ficar...

Projecto magnífico! Mas suponho que a impossibilidade de o terminar tenha sido, já na altura, um reflexo do declínio do Império.

PhotoIdias
February 6th, 2010, 05:21 AM
Aqui fica a imagem retocada desta feita com as cupulas...

http://farm3.static.flickr.com/2795/4332963861_62562c49a2_b.jpg

E ja que estamos com a mao na massa, acho que aproveitava e assegurava o futuro do equipamento e total regeneracao da zona extendendo a linha vermelha por aqui ate Alges, e extendendo a calcada da Ajuda ate a Rua dos Marcos atraves de tunel (tinha que ser construido antes do Palacio naturalmente).

http://farm3.static.flickr.com/2735/4333707400_ea30cb094a_b.jpg

Reservava tambem 3 zonas nos cantos desta area para habitacao e comercio ou quaisquer outros sevicos lesados no processo.

Imagino que nao seria um preco demasiado alto a pagar pelo incoveniente causado.

...mais uma vez...lembro que isto era o que eu gostava que acontecesse (para falar a verdade nem me parece totalmente descabido)...Mas nao percebo puto de planeamento urbano.

Wolf2009
February 6th, 2010, 01:54 PM
edit

Wolf2009
February 6th, 2010, 02:01 PM

Tens razão, mas pode ser que façam algo como deve ser.
Em vez de investirem dinheiro no novo museu dos coches, deviam era insvestir dinheiro na conclusão do palácio.
Ao então não faziam no palácio até virem tempos melhores e concluiam o mesmo.
Quanto ía custar esta conclusão?

Wolf2009
February 6th, 2010, 02:05 PM

Realmente ía ficar lindo.

Wolf2009
February 6th, 2010, 02:17 PM
Se for uma conclusao moderna tambem... mas os tijolos que for assentar levam brinde... tipo TNT lol. Espero que não façam nenhuma taveirada no edíficio... já o dinha dito antes, sou a favor da conclusão total do projecto original... e acho que deveriam utilizar as "novas" partes do palacio para instalar a tal "cidade administrativa".

A ideia da "cidade administrativa" parece-me bem.

Filipe_Teixeira
February 6th, 2010, 05:43 PM
Aqui fica a imagem retocada desta feita com as cupulas...

http://farm3.static.flickr.com/2795/4332963861_62562c49a2_b.jpg

fantastico. que programa utilizas?
parabens :okay:

PortoNuts
February 6th, 2010, 06:50 PM
Ou arranjavam um bom pretexto para concluir isto ou então seria motivo de uma torrente de polémicas no país, dinheiro desperdiçado, etc.

Gon6
February 6th, 2010, 07:36 PM
Este palácio infelizmente não vai ver melhorias nos próximos anos, o país está a bater no fundo e fazer uma coisa destas agora é impensável. E aposto que nem o próprio governo sabe o que fazer, se só uma parte segundo o original, se todo um dia mais tarde, ou acabar à maneira deles... Uma coisa é certa completo seria uma coisa linda, para a vista e para os nossos bolsos lol, mas também naquele estado só mostra o estado do nosso país .

Ricardo_PT
February 6th, 2010, 09:29 PM
O estado actual do palácio é uma vergonha, até os senhores doutores arrumam lá dentro os seus popós.

PhotoIdias
February 8th, 2010, 02:42 AM
Vou fazer o upload e xonar que hoje trabalha-se.

Comecei as 7 e parei agora.
O que me levou mais tempo foi sem duvida o terreno, comecei a usar o software hoje por isso ainda ando as escuras.
O palacio nao esta nem de longe nem de perto fiel, mas com mais um dia de trabalho chego la.
Assim que tiver mais updates faco um post.

http://farm5.static.flickr.com/4030/4339381488_79d4bb1957.jpg

Proximo update
Geometria fiel a metade original.
Texturas mais mais reais.

PhotoIdias
February 8th, 2010, 02:48 AM
fantastico. que programa utilizas?
parabens :okay:
Uso Photoshop com imagens retiradas do Google earth...e para 3D...Sketchup.

PhotoIdias
February 8th, 2010, 03:16 AM
Ok...So mais duas...

http://farm5.static.flickr.com/4044/4338753939_5d04217692.jpg

http://farm5.static.flickr.com/4046/4338751635_6464bb8833.jpg

Bluesence
February 8th, 2010, 11:37 AM
:applause:

xdexina
February 8th, 2010, 05:05 PM
UAU! uma pena estar naquela situação... cada vez que olho para como teria ficado... q desilução... mas enfim preferem-me gastar dinheiro num "stand" dos coches em vez de o gastarem onde o realmente deveriam fazer....
Excelente trabalho PhotoIdias:lol:

jpfg
February 8th, 2010, 05:33 PM
Ok...So mais duas...

está fantástico, muitos parabéns.

Wolf2009
February 8th, 2010, 07:33 PM
Bom trabalho.

Filipe_Teixeira
February 8th, 2010, 07:39 PM
de facto cai-se muito na desilusao ao olhar para aquelas montagens..

Barragon
February 8th, 2010, 07:55 PM
Excelente :applause:

JoaoMP
February 8th, 2010, 08:10 PM
Mas não há uma torre ao pé do palácio? Com um relógio? Eu ainda não percebi muito bem onde é que está o norte lol! Qual é a rua onde passa o elétrico?

PhotoIdias
February 8th, 2010, 08:39 PM
Sim tens razao...No proximo update ja la vai estar.

seattle92
February 8th, 2010, 11:17 PM
;)

Epá, sem palavras!!!!

Seria O monumento de Lisboa...

seattle92
February 8th, 2010, 11:20 PM
Palácio da Ajuda

http://img252.imageshack.us/img252/1931/lispalrj9.jpg (http://imageshack.us)

Já se sabe que o Palácio nunca irá ser terminado (e se for para fazer qualquer coisa "moderna" em vez do estilo original, mais vale ficar assim), mas podiam alterar a pouca vergonha que é aquele jardim/praça cortado ao meio.

Bastava demolirem 3 ou 4 casa/barracas que lá existem e ao menos ficávamos com uma praça decente, de acordo com a grandeza do palácio.

Aquela zona da Ajuda está uma nojice, completamente esquecida, quando podia ser uma das zonas mais nobres da cidade...

PortoNuts
February 9th, 2010, 03:45 AM
Precisava de um arranjo sim senhor. Esse verde é o quê? Baldios?

Junto daquele que devia ser o grande palácio do Estado Português, não fica nada bem.

CBSN
February 9th, 2010, 01:34 PM
De facto, o projecto original é impressionante, mas agora sem o ouro do Brasil e com um estado sem $ para fazer cantar um ceguinho ou rematar o palacio, muito dificilmente se iria conseguir implementar o projecto original.
Em relação ao Museu dos coches, creio que é uma historia distinta porque foi provado que seria económicamente viável. Só espero que isso seja mesmo assim....

PhotoIdias
February 9th, 2010, 02:52 PM
Creio que a maneira como se poderia viabilizar um projecto assim poderia ser mais criativa do que a maneira um pouco simplista a que vejo reduzido este debate.

Por exemplo...

Libertar os ministerios da praca do comercio para hoteis e com o rendimento dai disponivel, terminar o Palacio Nacional para albergar os ministerios possiveis de albergar e como bonus ate puderia tambem tornar-se a casa do Museu dos coches.
Se o museu foi viabilizado, entao mais uma razao para o albergar no palacio.

Palavra que ate me custa dizer...Mas...

Nem que fosse feito disponivel para se tornar num hotel, (desde que fosse acabado de forma condigna) seria melhor do que deixar ao abandono em que se encontra.

Talvez uma concessao de 100 anos, ou coisa assim.

Pelo menos estava acabado. So acabado e que pode ser um simbolo do potencial turistico de Lisboa e Portugal. No estado em que esta, so e um simbolo de vergonha.

Se fosse uma Igreja do Carmo, que funciona como museu e monumento a um desastre ainda percebo. Ate porque como ruina, tem um valor estetico e simbolico imenso.

Mas, o que eu vejo e... um simbolo de um pais que nao ve proveito ou necessidade cultura a nao ser que prometa retorno...errr...

Terminar aquele projecto nao deveria ser uma opcao, deveria sim ser uma necessidade.

Se vamos estar a espera de achar petroleo ou de que o Brasil volte para o Imperio Portugues...errrr, entao creio que o Palacio vai ser uma ruina para sempre...

So para terminar...e sublinhar o que mais subtilmente tentei aludir nesta mensagem anteriormente...

Dinheiro e uma desculpa duvidosa e nunca deveria ser razao para terminar ou para nao terminar...Completar um Palacio nacional daquele calibre e uma responsabilidade, nao uma opcao.

seattle92
February 9th, 2010, 06:21 PM
Precisava de um arranjo sim senhor. Esse verde é o quê? Baldios?

Junto daquele que devia ser o grande palácio do Estado Português, não fica nada bem.

Toda a envolvente é assombrosa. Desde baldios, a barracões, casas a cair, o inicio do bairro social. É de fugir :bash:

Mas o que me custa mais é ver o jardim à frente do palácio simplesmente cortado ao meio e com uma casa lá construída e um muro. :nuts:

É inacreditável, nem consigo perceber que casa é aquela e como é que foi construída no meio do jardim do palácio e principalmente, como é que em plano século XXI não a mandam abaixo e acabam ao menos o jardim. Reparem que a própria torre está neste momento do outro lado do tal muro no meio de um género de parque de estacionamento, em vez de estar integrado no jardim!!!!! :bash:

PS: Quem não conhece a zona pode ver no street view do google maps, dá para ter a perfeita noção do disparate.

Luís Raposo Alves
February 10th, 2010, 01:59 AM
Epá, vocês não percebem nada de nada! Compararem o custo de construção do museu dos coches com o custo de construção do que falta do palácio da ajuda....

Sem comentários...

PortoNuts
February 10th, 2010, 02:01 AM
Toda a envolvente é assombrosa. Desde baldios, a barracões, casas a cair, o inicio do bairro social. É de fugir :bash:

Mas o que me custa mais é ver o jardim à frente do palácio simplesmente cortado ao meio e com uma casa lá construída e um muro. :nuts:

É inacreditável, nem consigo perceber que casa é aquela e como é que foi construída no meio do jardim do palácio e principalmente, como é que em plano século XXI não a mandam abaixo e acabam ao menos o jardim. Reparem que a própria torre está neste momento do outro lado do tal muro no meio de um género de parque de estacionamento, em vez de estar integrado no jardim!!!!! :bash:

PS: Quem não conhece a zona pode ver no street view do google maps, dá para ter a perfeita noção do disparate.

Sim, já fui dar uma vista de olhos. Tudo muito desorganizado, complementado pelas belíssimas traseiras do palácio :ohno:.

xdexina
February 10th, 2010, 02:47 AM
Epá, vocês não percebem nada de nada! Compararem o custo de construção do museu dos coches com o custo de construção do que falta do palácio da ajuda....

Sem comentários...

então mas sempre podiam ir fazendo uma vaquinha xD
começavam por nao construir aquele stand! depois por baixar as reformas de politicos que só nos f*deram! e etc... etc! xD
:lol::lol::lol:

PhotoIdias
March 5th, 2010, 02:06 AM
Acho que aqui a umas paginas atras aludi que se puderia ir construindo devagarinho tipo a Sagrada familia...

Ala a ala, executivo a executivo, desta forma tornando isto uma objectivo menos dispendioso por amortizacao de custos, e tornando a expropriacao ou troca de terrenos ou habitacoes menos apressada.

Ora aqui vai o exemplo do que estava a falar.

Espero que tenham Banda Larga...senao isto vai doer!

2010
Palacio no seu estado actual.
http://farm5.static.flickr.com/4028/4406639201_3a90323a82_b.jpg

2010
Inicio de obras nos Torreoes Oeste, e remate provisorio da ala este. (Agora estou a escrever isto acerca do remate e a pensar que o remate nao e boa ideia...estas coisas tendem a tornar-se permanentes...Bom...Mudo mais tarde)
Remocao dos estacionamentos da GNR.
http://farm5.static.flickr.com/4066/4407407796_3792a8108a_b.jpg

2011
Desta forma deixando espaco para a posterior tunelizacao da rua que atravessa o palacio e delimitava-se a area desta forma tb atribuia-se responsabilidade politica e um claro objectivo futuro.
http://farm3.static.flickr.com/2743/4407409516_3da5623335_b.jpg

2014
Torreoes e Fachada Oeste Completos. (Talvez esta faze deve-se ser dividida em dois trabalhos.)
Este novo espaco poderia tornar-se o novo Ministerio da Cultura para servir de constante lembraca da obra a cargo.
http://farm3.static.flickr.com/2725/4407410926_8d6528c298_b.jpg

2014
Preparacao dos terrenos para o novo Jardim.
http://farm5.static.flickr.com/4038/4406647789_25d50093bb_b.jpg

2015
Inicio de construcao dos Jardins e de um silo automovel de apoio a area, futuro estacionamento do Palacio e Garagem de vehiculos da GNR expropriada dos terrenos Este.
http://farm3.static.flickr.com/2780/4407415316_3e65c4e3ed_b.jpg

2016
Conclusao dos Parques Garagens e Jardins
http://farm5.static.flickr.com/4062/4406650795_8a1ae8a17f_b.jpg

2017
Arborizacao e ajardinagem da area sudeste.
http://farm5.static.flickr.com/4018/4407418590_f5b0833c23_b.jpg

2018
Inicio da construcao da primeira fonte, a fonte Este que vai completar a libertacao dos terrenos da GNR.
Este espaco nao necessita naturalmente de ser uma fonte...mas fica uma fonte a titulo de exemplo.
http://farm5.static.flickr.com/4067/4407420148_3fd12318a7_b.jpg

2019
Fonte concluida.
http://farm3.static.flickr.com/2791/4406655585_a494dc022c_b.jpg

2020
Inicio da construcao correspondente a extencao da linha vermelha... (Ou amarela ou azul ou aos quadrados...seja la de onde for...as projeccoes de extensoes do metro ultimamente ate metem nojo)
http://farm5.static.flickr.com/4048/4406656929_ea421d91f6_b.jpg

2022
Aproveitamento da exploracao dos estaleiros do metro para construcao de Urbanizacoes de Luxo na area sudoeste do Jardins do Palacio.
Todas elas meus meninos em contexto extricto com a area...(Se algum badameco menciona uma Torre vamos ter problemas...:-) CONTEXTO
http://farm5.static.flickr.com/4008/4407424258_22c9a4a027_b.jpg

2023
Urbanizacao Terminada.
http://farm3.static.flickr.com/2785/4406659579_d163dc1f5d_b.jpg

2024
Inicio de construcao nos terrenos no topo Oeste usados para comercio, hotelaria ou restauracao.
http://farm5.static.flickr.com/4060/4407427554_f828d73f07_b.jpg

2025
Edificios terminados.
http://farm3.static.flickr.com/2784/4407428994_398c20f622_b.jpg

2024
Inicio da Fonte Este. Esta area nao necessita de ser uma fonte tambem naturalmente.
http://farm5.static.flickr.com/4067/4406664083_46e520ef13_b.jpg

2026
Fonte Oeste Concluida.
http://farm5.static.flickr.com/4005/4407431774_9ef7bb2757_b.jpg

2027
Inicio da expropriacao dos terrenos Nordeste.
http://farm3.static.flickr.com/2740/4407442768_8b38679201_b.jpg

2028
Terrenos nordeste arborizados ou convertidos em edificios de apoio ou nova Habitacao...talvez de luxo, para ajudar a colmatar a despesa das expropriacoes.
http://farm5.static.flickr.com/4011/4407441278_a896dd69ff_b.jpg

2029
Remocao dos estabulos. (Nao me recordo do nome)
Acho que se calhar nem deviam ser retirados...Mas claramente beneficiados para terem contexto com a nova capacidade da area. Ha ali muito espaco para criar algo muito interessante.
http://farm5.static.flickr.com/4028/4406672483_c553a10419_b.jpg

2029
Finalizacao de arborizacao dos grandes espacos.
Lisboa ganhou novos jardins e consequente qualidade de vida para a area.
http://farm3.static.flickr.com/2730/4406671055_79f52be621_b.jpg

2030
Inico das obras de tunelamento da rua que atravessa o Palacio (Tb nao me lembra do nome...fica para amanha) e posterior construcao da entrada principal e ala sul. (Esta parte se calhar tb deveria ser dividida) http://farm3.static.flickr.com/2766/4406669631_202526859b_b.jpg

2032
Continuacao dos trabalhos no tunel e construcao da Ala Norte.
http://farm5.static.flickr.com/4024/4407434414_06bedb24de_b.jpg

2036
Final da obra!
Jantarada festa e fogo de artifico para todos.
http://farm3.static.flickr.com/2708/4407432948_53342700a3_b.jpg

Imagina...A cada 1, 2, 3, 4 anos os politicos tem uma oportunidade para cortar fitas.
E Lisboa e Portugal ganham um equipamento de valor incalculavel e qualidade a nivel mundial tanto como mais um espaco nobre que vai trazer uma mais valia para a Zona.
Isto tudo amortizado mais ou menos a entre 25 e 30 anos.

Portugal nao produz Petroleo quase carros nenhuns e ainda compramos energia sei la a quem...So vamos sair deste buraco quando aprendermos a maximizar o que ja temos.

JUST SAYIN! :-)

Ps: Eu devo ter feito erros...mas corrijo amanha.

Barragon
March 5th, 2010, 02:15 AM
Está Fantástico :applause: que grande trabalhão! estás de parabéns!

Falta ali a extensão da Avenida a norte vinda de oeste.

PhotoIdias
March 5th, 2010, 02:29 AM
Tou a acabar o modelo de 3D e ja comecei a trabalhar no da area do Aeroporto...

Ainda ando com esperancas que me deixes abrir o desgracado do Thread...Pode ser que te convenca um dia...:)

trigger7
March 5th, 2010, 03:09 AM
Brutal! Está fantástico e com uma qualidade perfeita.
É uma útupia linda de acontecer, e acho que está bem pensado o facto de ser uma coisa muito gradual, amortizando nesses 25 anos o custo era bem repartido.

jprscarv
March 5th, 2010, 01:46 PM
Parabéns! está muito bom mesmo!

jpfg
March 5th, 2010, 02:37 PM
está muito bom... parabéns

já agora, um conjunto de dúvidas/sugestões:

existem planos para "tunelizar" a rua a norte (calçada do Mirante à Ajuda), acabando por ligar a Rua da Açucenas à avenida do pólo universitário. Talvez fosse interessante pensar na integração do túnel da calçada da ajuda com esse possível túnel...
outra dúvida, o eléctrico saia dali? punha-se também o eléctrico no túnel? (se é que é possível...) mudava-se para estradas vizinhas?

não era melhor colocar a estação de metro a norte do palácio, servindo assim o polo universitário do alto da ajuda? efectuava depois a curva debaixo do palácio (antes de este ser construído) e ia por aí abaixo até belém...entre esta estação e outra em belém fazia-se uma nova arranjando-se assim um bom pretexto para demolir mais uns patos bravos... :banana:
ou caso o objectivo da linha de metro fosse chegar a Algés seguia sob a rua das Açucenas....
nos terrenos a sul dava para fazer um grande conjunto de edifícios bonitos...

continuando a norte, talvez não fosse má ideia destruir o quarteirão que lá existe, permitindo a construção de uma avenida em condições e de uma estação de metro...

para quê destruir o jardim a este e a estátua do D. Carlos? acho que se concluir o que falta integrando a torre da igreja existente, fica bastante bem e sem se gastar muito dinheiro...

gostei da ideia do prolongamento da R. do Jardim Botânico assim como o seu alargamento :)
uma avenida a norte e outra a sul ajudam a criar o efeito de monumentalidade do palácio... e com umas rotundas com umas fontes no meio, acredito que ficasse mesmo muito bem :)

do google earth dá a sensação que a rede viária é um pouco confusa... e das poucas vezes que lá passei fiquei desolado com a construção na vizinhança do palácio... talvez não fosse mal pensado recorrer a algumas demolições, eu sei que é sempre complicado mudar as pessoas, mas como é um plano a longo prazo porque não?
melhorar as ligações com a zona monumental de Belém, com a Igreja da Memória (fica ali perto, a caminho do palácio de Belém e é belíssima), com o parque de Monsanto, com o pólo universitário do Alto da Ajuda...
melhorar o urbanismo na zona... acho que qualquer plano para o palácio da Ajuda terá que ser pensado valorizando também estes pontos...

btw, não consigo encontrar uma imagem de um projecto para o alto da ajuda que postaram à uns dias atrás... percebia-se nesse render havia uma alteração da avenida que existe junto às universidades...

Wolf2009
March 5th, 2010, 07:01 PM
Bom trabalho.:applause:
Sugiram isto à câmara!

Wolf2009
March 5th, 2010, 07:05 PM
Não sei porque não fazem isto, se conseguiram fazer um plano para a zona ribeirinha também conseguiam fazer isto.

JoaoMP
March 5th, 2010, 07:34 PM
Está excelente. Acho que deverias ganhar coragem e mandar isto para alguém (há por aqui tantos tipos a trabalhar em empresas da área neste blog). Talvez tenha pouco rigor técnico e talvez até seja pouco realista em termos temporais. Mas a ideia em si e os mapas metem água na boca a qualquer um!

MarcoSousa
March 5th, 2010, 07:40 PM
Muito bom projecto PhotoIdias, e muito bem explicado :)
Se os nossos politicos tivessem 1/3 da tua visao de futuro, estava a cidade de Lisboa em muito melhor estado.

tuga14
March 5th, 2010, 09:39 PM
Incrível trabalho PhotoIdias :drool:
Tens muita criatividade e ambição, valores que devem ser difundidos na sociedade. ;)
Gostei da tua logística que permite a realização do projecto a partir de várias fases. Bem se isso acontecesse, aquela área da cidade tornaria-se um grande pólo de cultura e qualidade de vida :yes:
Mas concordo com o que outros foreiros já disseram, acho que era interessante mostrares este projecto, com uma tese bem sólida, aos responsáveis pelo Município de Lisboa. Podia ser que este "milagre" acontecesse :lol:

Filipe_Teixeira
March 5th, 2010, 09:48 PM
muito muito bom.
seria fanstastico mas sou da ideia de que estilos passados nao se devem re-viver.
seria fantastico termos o projecto concluido, coisa que permanecera como utopia

RPMT22
March 6th, 2010, 01:39 AM
Muito bom trabalho !!
:applause: :applause:

PhotoIdias
March 6th, 2010, 07:31 PM
muito muito bom.
seria fanstastico mas sou da ideia de que estilos passados nao se devem re-viver.
seria fantastico termos o projecto concluido, coisa que permanecera como utopia

Compreendo perfeitamente o que dizes Filipe...e...em parte ate concordo.
Estou a pensar nisso e daqui a uns tempos ate apresento umas ideias que ando para aqui a ruminar...

Mas tenho a certeza que entendeste (Porque ja li alguns dos teus posts e tas na minha lista dos que vale a pena ler)...que o que fiz aqui foi a proposta mais "SAFE" possivel, para "evangelizar" o pessoal de que nao ha razoes para nao se concretizar este projecto... Limitei-me a copiar jardins, fontes, parques que ja existem em Lisboa, e mesmo o Palacio e so uma simetria do original, para ja, nao queria deixar que uma estetica diferente viesse a diluir a intencao principal. ;)

Se um dia acordasses e reparasses que o Palacio tinha sido construido desta maneira...acho que ias ficar mais feliz do que triste, nao?! Desconfio que sim.
Melhor do que como esta, nao achas?! De certeza que nao ias queres desfazer pelo menos.

Filipe_Teixeira
March 7th, 2010, 09:51 PM
sim, claro. apenas contastei que uma arquitectura passada nao deve ser re-vivida. qualquer tentativa iria-o tornar um tanto falso mas até existem algumas partes do palacio feitas recentemente.. uns remendos aqui e ali.
o que eu realmente queria era que o palacio tivesse sido concluido no séc XVIII..
estou a falar de um possivel acabamento do palacio tentando utilizar o mais fielmente a arquitectura anteriormente utilizada

JohnnyMass
March 8th, 2010, 11:57 PM
tá muito bom mas, continuo a não ver a cúpula sobre a secção central!:D

JohnnyMass
March 9th, 2010, 12:03 AM
Ok...So mais duas...

:cry: :bash: :gaah: que merda!:( Seria sem dúvida um dos mais impressionantes palácios do mundo!:bash:

excelentes! com cúpulas e tudo!:D

PhotoIdias
March 9th, 2010, 08:31 AM
tá muito bom mas, continuo a não ver a cúpula sobre a secção central!:D

Hehe. Uns dias tem cúpula outros não... Depende do ficheiro que estou a usar...desculpa lá.

PhotoIdias
March 9th, 2010, 08:37 AM
O próximo update ta um pouco mais atrasado do que eu pensava, fiz uma javardice no Sketchup e tenho que começar o terreno de novo.

Já agora pessoal( um bocadinho offtopic mas já começaram a modelar Lisboa no Building maker? Lisboa já esta disponível mas ainda esta super atrasada comparada com Madrid)

PhotoIdias
March 9th, 2010, 10:05 AM
http://sketchup.google.com/3dwh/buildingmaker.html

Ja agora...Existe agum thread para este assunto?

AG239
March 9th, 2010, 05:40 PM
Excelente trabalho e fantástico projecto! :applause:

Muito bom projecto PhotoIdias, e muito bem explicado :)
Se os nossos politicos tivessem 1/3 da tua visao de futuro, estava a cidade de Lisboa em muito melhor estado.

O grande problema é que a visão dos políticos nunca ultrapassa os 4 anos que têm de mandato...:ohno:

jpfg
March 19th, 2010, 10:38 PM
há novidades no site da câmara, actualizaram a página com o PLANO DE PORMENOR DA ENVOLVENTE AO PALÁCIO NACIONAL DA AJUDA:

http://ulisses.cm-lisboa.pt/data/002/004/index.php?ml=12&x=ajuda.xml

ainda só vi algumas plantas, mas acho que isto vai desiludir mta gente...

Barragon
March 19th, 2010, 10:51 PM
viste as plantas onde?

jpfg
March 19th, 2010, 11:00 PM
dsclpa, vinha agora postar isso:

http://ulisses.cm-lisboa.pt/data/002/004/ppajuda.zip

confesso que estou um pouco confuso, pelos vistos continua a ser o plano de promenor feito em 1995, com uma revisão de 2006...

Barragon
March 19th, 2010, 11:04 PM
Pois... é o que me parece :D 155 Megas

Barragon
March 20th, 2010, 12:39 AM
:D

http://img441.imageshack.us/img441/9745/ajuda2i.jpg
http://img441.imageshack.us/img441/4052/ajuda1.jpg

AZT2009
March 20th, 2010, 01:06 PM
Existem renderes/maquetes do projecto?
Quem elaborou ou vai elaborar o plano de pormenor ou Urbanização?

Barragon
March 20th, 2010, 01:14 PM
Pelo que vejo:

- Requalificar o Bairro 2 de Maio
- concluir a Avenida do Alto da Ajuda
- Ocupar com habitação e jardins aqueles espaços a sul
- concluir o palácio (não sei como irão fazer :ohno: )
- melhorar o canal do eléctrico

Barragon
March 20th, 2010, 01:17 PM
Já mudaste as perguntas ? :lol:

Vai ver ao site!

jpfg
March 20th, 2010, 01:58 PM
Existem renderes/maquetes do projecto?
Quem elaborou ou vai elaborar o plano de pormenor ou Urbanização?

acho que o Gonçalo Byrne. Creio que isto não passa de uma versão actualizada do projecto dele para a envolvente do Palácio da Ajuda. Esta é uma das versões anteriores:

fez algumas alterações ao plano inicial e fez a integração do plano com a avenida prevista a norte do palácio...

este projecto creio que tem mais planos para demolições que o anterior (sobretudo a norte por causa da tal avenida)...
se esperarmos mais 20 anos pode ser que tenhamos finalmente um projecto à medida daquilo que tanto ambicionamos :lol:

Barragon
March 20th, 2010, 02:12 PM
Mas acho que este projecto até que é bom :yes: esperemos que façam a avenida.

AZT2009
March 20th, 2010, 04:23 PM

Disses-te que estavam a pensar em concluir o palácio só se for o que lá está.

Porque na maquete está na mesma.

AZT2009
March 20th, 2010, 04:34 PM
se esperarmos mais 20 anos pode ser que tenhamos finalmente um projecto à medida daquilo que tanto ambicionamos :lol:

Seja lá o que for desde que melhor a zona já gosto não vamos entrar na utopia de se fazer o o palácio inicalmente pensado para o local.

tuga14
April 16th, 2010, 09:44 PM
Grupo no Facebook - Pela Conclusão da Construção do Palácio Nacional da Ajuda

http://www.facebook.com/group.php?gid=104595866248255#!/group.php?gid=104595866248255

Eu já aderi, e pelo o que me parece estão la algumas fotos que ja vi aqui no SSC :cheers1:

jpfg
April 17th, 2010, 11:36 AM
Grupo no Facebook - Pela Conclusão da Construção do Palácio Nacional da Ajuda

http://www.facebook.com/group.php?gid=104595866248255#!/group.php?gid=104595866248255

Eu já aderi, e pelo o que me parece estão la algumas fotos que ja vi aqui no SSC :cheers1:

e tem lá fotos e desenhos interessantes:

http://sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc3/hs416.snc3/25104_1442206458066_1320216739_1220360_1964100_n.jpg

http://sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc3/hs514.snc3/26995_1440064564520_1320216739_1215123_8091816_n.jpg

http://sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc3/hs494.snc3/26995_1440064484518_1320216739_1215122_6739328_n.jpg

http://sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash1/hs494.ash1/26995_1440064404516_1320216739_1215121_1598304_n.jpg

http://sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc3/hs514.snc3/26995_1438659889404_1320216739_1211362_7365721_n.jpg
Alçado principal completo do projecto original do palácio.

http://sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc3/hs494.snc3/26995_1438659409392_1320216739_1211361_2910912_n.jpg
Projecção completa da fachada oriental que hoje conhecemos. De notar a cúpula sobre o corpo central do conjunto que nunca foi construída.

http://sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc3/hs514.snc3/26995_1438325241038_1320216739_1210539_7454269_n.jpg

http://sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc3/hs514.snc3/26995_1437875069784_1320216739_1209741_5609967_n.jpg

http://sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc3/hs514.snc3/26995_1437875149786_1320216739_1209742_1855865_n.jpg

http://sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc3/hs494.snc3/26995_1437875029783_1320216739_1209740_2569431_n.jpg

http://sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc3/hs494.snc3/26995_1437874989782_1320216739_1209739_5081420_n.jpg

http://sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash1/hs494.ash1/26995_1436688240114_1320216739_1205997_4712976_n.jpg
Plano original da fachada lateral a ocidente ( sem inclusão da cúpula )

http://sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc3/hs514.snc3/26995_1436688320116_1320216739_1205998_1043866_n.jpg

AZT2009
April 17th, 2010, 12:38 PM
já está um ministério(cultura) instalado no palácio concluia-se o palácio e madava-se para lá os restantes ministérios.
Devolvendo-se assim os edificios do terreiro do paço aos cidadãos.
Um invetual projecto de conclusão do palácio não é complicado de executar é só imitar o que lá está já executado.
Deve ser mais barato do que uma exposição mundial ou um europeu de futebol que já tiveram lugar em Potrugal.

http://sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc3/hs494.snc3/26995_1438659409392_1320216739_1211361_2910912_n.jpg

É impresão minha ou os edificios do terreiro do paço quando foram pensados também eram para ficar com cúpulas parecidas á da foto.

AZT2009
April 17th, 2010, 12:48 PM
eles dizem que querem conluir o palácio mas pelo que vejo é só aquela parte que lá está, o resto penso que é demasiado utopico para visão politica que se tem em Portugal.:ohno:
Eu pessoalmente se fosse presidente da CML madava fazer um estudo para a conlusão do palácio e fazia de tudo para arranjar o dinheiro para a obra.

Wolf2009
April 17th, 2010, 02:37 PM
Os menbros do skyscrapercity bem podiam por lá as imagens que meteram aqui no forúm.

ERVATUGA
April 21st, 2010, 06:58 PM
e tem lá fotos e desenhos interessantes:

http://sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc3/hs416.snc3/25104_1442206458066_1320216739_1220360_1964100_n.jpg

http://sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc3/hs514.snc3/26995_1440064564520_1320216739_1215123_8091816_n.jpg

http://sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc3/hs494.snc3/26995_1440064484518_1320216739_1215122_6739328_n.jpg

http://sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash1/hs494.ash1/26995_1440064404516_1320216739_1215121_1598304_n.jpg

http://sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc3/hs514.snc3/26995_1438659889404_1320216739_1211362_7365721_n.jpg
Alçado principal completo do projecto original do palácio.

Projecção completa da fachada oriental que hoje conhecemos. De notar a cúpula sobre o corpo central do conjunto que nunca foi construída.

http://sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc3/hs514.snc3/26995_1438325241038_1320216739_1210539_7454269_n.jpg

http://sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc3/hs514.snc3/26995_1437875069784_1320216739_1209741_5609967_n.jpg

http://sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc3/hs514.snc3/26995_1437875149786_1320216739_1209742_1855865_n.jpg

http://sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc3/hs494.snc3/26995_1437875029783_1320216739_1209740_2569431_n.jpg

http://sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc3/hs494.snc3/26995_1437874989782_1320216739_1209739_5081420_n.jpg

http://sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash1/hs494.ash1/26995_1436688240114_1320216739_1205997_4712976_n.jpg
Plano original da fachada lateral a ocidente ( sem inclusão da cúpula )

http://sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc3/hs514.snc3/26995_1436688320116_1320216739_1205998_1043866_n.jpg

:omg::eek2::gaah:

ERVATUGA
April 21st, 2010, 07:01 PM
já está um ministério(cultura) instalado no palácio concluia-se o palácio e madava-se para lá os restantes ministérios.
Devolvendo-se assim os edificios do terreiro do paço aos cidadãos.
Um invetual projecto de conclusão do palácio não é complicado de executar é só imitar o que lá está já executado.
Deve ser mais barato do que uma exposição mundial ou um europeu de futebol que já tiveram lugar em Potrugal.

É impresão minha ou os edificios do terreiro do paço quando foram pensados também eram para ficar com cúpulas parecidas á da foto.

Em total acordo contigo. As cúpulas projetadas para o terreiro do Paço eram quase identicas as do Palácio da Ajuda.

Cumpts.

ERVATUGA
April 21st, 2010, 07:03 PM
eles dizem que querem conluir o palácio mas pelo que vejo é só aquela parte que lá está, o resto penso que é demasiado utopico para visão politica que se tem em Portugal.:ohno:
Eu pessoalmente se fosse presidente da CML madava fazer um estudo para a conlusão do palácio e fazia de tudo para arranjar o dinheiro para a obra.

AZT2009 for CML president.:colgate:

O Prof Godin
April 27th, 2010, 07:06 PM
…com cúpula fica uma copula republicana…

jpfg
May 13th, 2010, 10:07 PM
já agora, uma fotomontagem do tal profile do Facebook que achei interessante:

http://sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc3/hs331.snc3/29178_1463911440677_1320216739_1274308_1189389_n.jpg

Filipe_Teixeira
May 13th, 2010, 10:44 PM
ver essas fotomontagens faz-me ficar triste

Império-CostaAzul
May 14th, 2010, 08:01 AM
^^ pois, sabemos bem que é utopico :(

sybrenp
May 14th, 2010, 05:22 PM
ver essas fotomontagens faz-me ficar triste

Pois, essa montagem realmente esta muito mal feita.

Wolf2009
May 14th, 2010, 06:15 PM
Mas dá uma noção da paisagem que podia existir.

ERVATUGA
May 15th, 2010, 05:26 PM
O que podia ser e o que é :badnews:

PortoNuts
May 15th, 2010, 09:07 PM
Que impacto que teria visto do rio! :eek:

jpfg
July 7th, 2010, 04:01 PM
Uma maquete que encontrei por aqui:
http://www.arteflow.org/arquitectura/luissoares/luis1.html

http://www.arteflow.org/arquitectura/luissoares/lui8g.jpg

Projecto de reabilitação da área circundante
ao Palácio da Ajuda
Proj: Arq.º Gonçalo Byrne
Esc: 1/1000

Lamento, mas não consegui encontrar uma imagem maior, mas dá para mais uma ideia do plano, apesar de esta maquete me parecer corresponder à versão antiga do plano.

jpfg
May 17th, 2011, 02:46 PM
Vou partilhar com vocês algumas reconstruções de palácios que encontrei pela Internet. Eu sei que são situações diferentes do Palácio da Ajuda, pois tratam-se de reconstruções, mas de qualquer maneira, acho-as pertinentes para a discussão sobre a conclusão do PNA.

Em Berlim, esta-se a pensar reconstruir um antigo palácio que será financiado por doações para a fachada de 80 milhões de €'s (custo total de quase 600 milhões de €'s). Pelo que percebi, pois vi o seguinte site um pouco na diagonal:
http://berliner-schloss.de/en/default.aspx

Fica aqui um pequeno texto de boas-vindas do site, que e' capaz de já estar um pouco desactualizado:

Editorial - Welcome to the Berlin-Palace homepage in English!

http://berliner-schloss.de/userfilesupload/image/20030727221130.jpg
Berlin Palace. Eosander Portal with the cupola. (CAD reconstruction: Eldaco, Rostock )

The Palace will be built! Present status of the Project

Dear Visitor:

The Berlin Palace will be rebuilt in its former beauty. To be sure, not in every detail as it once was but with the modern architecture of its new east facade - and thus in a manner also suitable for our times. This is what the German Bundestag has decided on a number of occasions and it is what the German government is now proceeding to make a reality.

http://berliner-schloss.de/imageresizer.aspx?path=/userfilesupload/image/20091125131908559.jpg&width=427&height=267&crop=1
Stella's New Berlin Palace fron North-East

The Italian Prof. Franco Stella was chosen as the first prize winner in an international architectural competition at the end of 2008. His plans carefully embody the parameters set by the German Bundestag. This fact was confirmed on December 2nd by the Superior State Court in Duesseldorf after the Federal Anti Cartel Office had declared the assignment of the contract to Stella to be invalid on account of a protest filed against the award. On December 30th, Stella received a new undisputed legal architectural contract. In the meantime the construction planning continued during the pendency of the legal proceeding so that no interruption occurred.

http://berliner-schloss.de/imageresizer.aspx?path=/userfilesupload/image/20091125132541594.jpg&width=354&height=333&crop=1
Stella's New Agora

In 2009, the Federal government established the Foundation for the Berlin Palace- Humboldt Forum and in November it began its work under Manfred Rettig as business manager. It is a non-profit organization and is the long awaited partner to receive the tax exempt transfer of donations and for the receipt of the constructions plans and facade models and prototypes in sandstone we have created for the contractors.

In 2009, the Federal government established the Foundation for the Berlin Palace- Humboldt Forum and in November it began its work under Manfred Rettig as business manager. It is a non-profit organization and is the long awaited partner to receive the tax exempt transfer of donations and for the receipt of the constructions plans and facade models and prototypes in sandstone we have created for the contractors.

In the interior it will be a modern building which nevertheless will enable future generations to also reconstruct significant series of rooms from the old Palace. Also Stella has planned for the partial reconstruction of three portals in the Eosander courtyard and the retention of the remains of the still existing Palace cellars as part of the new building.

http://berliner-schloss.de/imageresizer.aspx?path=/userfilesupload/image/20091125132950394.jpg&width=460&height=668&crop=1

Up to the spring of 2010, the general plans will be reworked and finished. In so doing, the retention of the overall cost limit of the Bundestag at 552 million Euros. will play a decisive role in the final release of the previously approved sums by the Budget Committee of the German Bundestag It will finally be determined to what extent this possible additional reconstruction work can really be done for this amount.

Stella has expressed his idea of his personal relationship to the historic Palace as follows:

He considers himself to be acting as a "latter day fellow worker" with the two Palace master builders, Andreas Schlüter and Eosander von Goethe. It is his task, at the behest of the Bundestag, to so configure the desired modern architecture that the work of these great artists is not harmed or overshadowed. Rather he is attempting to transform the classic Palace architecture in those locations where it is so desired into a modern architectural style. The historic architecture will retain its dominant position.

It is now estimated that the commencement of construction will be in early in 2011, and the completion of the main building will be in 2016, even if not all the facade elements will have been finished. These sections can in many cases be subsequently installed, just as was done in Schlueter's time.

The Palace will restore the familiar picture of Berlin, complete the historic "Mitte" district, and heal the city's appearance. It's reconstruction will transform Berlin once more into the much loved "Athens on the Spree". In this way a counterpoint will be established to the massive modern quarters which have arisen in the middle of the city. Berlin will also thereby become an architecturally exciting city. The modern must place itself in the context of the city history and allow itself to be measured against historic architecture, and it has to contend with such architecture if it does not want to become boring. The Palace will reconcile the inhabitants with the reconstruction of the city; each will find his or her architectural "homeland" in old/new Berlin. The Palace's usage will point the way to the future and define anew through its mission the center of Berlin.

http://berliner-schloss.de/userfilesupload/image/20030101115807.jpg
Simulation of the Palace of Berlin 1993 /94

As the "Humboldt Forum" it will be in the service of arts and science, and together with the museums on the Museum Island, the Humboldt University and the library, become a unique place of world culture and science. Berlin is placing its very center at the service of the dialog of the peoples of the world during the age of globalization, a grand gesture with which Germany is acknowledging and involving itself as a part of the world community of peoples and their cultures. This "house in the service of all citizens", with its myriad exhibitions, will become a place to experience things in the best tradition, a house in which the lights never go out, sophisticated and pleasant.

It will serve the political, cultural and social dialog and be a place for great experiences. Open to everyone, it will become the meeting place for all Berliners and the guests of the city. We would like to present this magnificent project to you on our website in all its details. If it inspires you, we would hope for your support in our collection of donations.

We look forward with pleasure to our dialog with you. Please use the guest book, the blog and also direct contact by email with us!

Yours truly,

Wilhelm v. Boddien
Business Manager of the Foerderverein Berliner Schloss e.V.

Na Polónia, e segundo o fórum internacional, parece que estão com intenções de reconstruir outro palácio:

Thanks very much Chadoh25! I have deep and solemn respect for those who suffered and lost so much in this great city, but reconciliation and rebirth is something we can all share and help build. I appreciate the restraint shown by others and I feel that the best closure on that tragic past is a great future.

And on that note my friends :)

Saski and Bruhl Palaces on Pilsudski Square

Pre-war Saski

http://premium1.uploadit.org/Aviller71//warsaw1.jpg

http://premium1.uploadit.org/Aviller71//warsaw4.jpg

Bruhl

http://img11.imageshack.us/img11/3677/brula.jpg

During

http://img59.imageshack.us/img59/259/fm931436a.jpg (http://img59.imageshack.us/i/fm931436a.jpg/)

http://img826.imageshack.us/img826/6286/fm931364a.jpg (http://img826.imageshack.us/i/fm931364a.jpg/)

Today

http://premium1.uploadit.org/Aviller71//warsaw5pilsafter.jpg

Archeological dig in preparation for reconstruction which was postponed due to a change in the City's financial priorities and the need to incorporate the ruins uncovered into a new design

http://img142.imageshack.us/img142/350/archxo3.jpg

Future Plans - A decision has been made by the City of Warsaw to house the city's municipal offices in the rebuilt Saski and Bruhl Palaces, however, realization will not start until 2012 or thereafter depending on financial resources

http://farm1.static.flickr.com/110/305615938_1c5b9c05d0_b.jpg

http://bi.gazeta.pl/im/2/2670/m2670752.jpg

Other Palaces in the Vicinity of Pilsudski Square

Kronenberg Palace

Before the War

http://img432.imageshack.us/img432/7640/plmalachowskiego4palackronenbe.jpg

After

http://img362.imageshack.us/img362/7640/plmalachowskiego4palackronenbe.jpg

Today

http://img362.imageshack.us/img362/110/victorian7wr.jpg

Acho que são exemplos a acompanhar de perto futuramente caso cheguem realmente a ir em frente...

Luís Raposo Alves
May 17th, 2011, 08:14 PM
a europa sempre teve a mania de construir fora de época! veja-se o caso da bélgica e de algumas cidades francesas do pós guerra.

Bluesence
May 18th, 2011, 12:46 AM
seria lindo ver da ponte 25 de abril o palácio da ajuda com a sua dimensão inicialmente projectada :drool:

Sem Eira nem Beira
May 18th, 2011, 04:56 PM
Remate da Ala Poente do Palácio da Ajuda vai custar 11 milhões de euros

A ministra da Cultura apresentou hoje um projecto aguardado há muitos anos: o Remate da Ala Poente do Palácio da Ajuda”, no Dia Internacional dos Museus.

O projecto está a cargo de um arquitecto que pertence aos quadros do ministério da Cultura. O arquitecto, João Carlos Santos, responsável pela recuperação do Mosteiro de Tibães.

Segundo Gabriela Canavilhas, o projecto pode ser custeado com relativa facilidade e está concebido para poder vir a ser alterado, ou seja, “não fecha as portas a outras perspectivas arquitectónicas. O Remate como foi projectado poderá vir a fazer-se. A forma como a estrutura está, neste momento, é uma chaga, até porque o Palácio da Ajuda é um espaço de representação institucional”.

Para financiar este projecto, numa altura de crise e de constrangimentos orçamentais, o ministério pretende usar verbas resultantes da recuperação das jóias da Coroa, roubadas há uns anos. Verbas essas avaliadas em cerca de 4,5 milhões de euros, mais as verbas do CREN que correspondem a outros 4,5 milhões de euros.

Neste momento, estão assegurados nove milhões de euros para esta obra cujo projecto está orçado em 11 milhões de euros. No quadro de restrição orçamental e tendo em conta que será um projecto a concretizar-se no prazo de três anos, a ministra da Cultura está convencida de que não será difícil conseguir os dois milhões de euros que faltam para custear o total da obra.

Entre as formas de financiamento poderá estar o apoio de mecenas. De resto, o Palácio da Ajuda abriu hoje a Sala D. João VI, recuperada no âmbito do programa “Uma sala, um mecenas”, que foi financiado pela Fundação Galp.

http://www.ionline.pt/conteudo/124047-remate-da-ala-poente-do-palacio-da-ajuda-vai-custar-11-milhoes-euros

seattle92
May 18th, 2011, 08:46 PM
^^

Que medo do que possa sair daí :ohno:

Continuo a achar que uma coisa barata e essencial é arranjar o jardim da ala nascente e acabar com aquelas casas/barracas/estacionamentos. Fazer uma verdadeira praça que possa receber os lisboetas e os turistas e de onde se possa contemplar a parte "boa" do palácio.

seattle92
May 18th, 2011, 11:19 PM
Uma maquete que encontrei por aqui:
http://www.arteflow.org/arquitectura/luissoares/lui8g.jpg

Mas o que raio é que querem fazer ao jardim???

seattle92
May 18th, 2011, 11:20 PM
Mas será que transformar isto:
http://imageshack.us/m/96/7981/ajudav.jpg

Em qualquer coisa como isto:
http://imageshack.us/m/156/6110/ajuda2a.jpg

É assim tão problemático, tão caro, tão complexo que esteja há décadas à espera de planos e vontades????

Uma coisa tão simples como isto não iria automaticamente melhorar a área e dar algum dignidade aquele palácio???

PS: Isto foi feito à pressa com o paint. Não liguem às falhas :lol:

jpfg
May 19th, 2011, 09:14 AM
Foi feito à pressa no paint, mas foi bem feito. :okay: Dá para ver bastante bem o desmazelo da envolvente do palácio... envolvente essa que é uma verdadeira lástima, pois o Palácio encontra-se a uns 800 metros do Mosteiro dos Jerónimos que é um símbolo da cidade, acabando por ficar aquém do seu potencial turístico.

Já agora, esta notícia no site da SIC tem mais informação:

Cultura: Projeto para requalificar ala do Palácio da Ajuda custa 11 ME, Estado paga dois ME- MC

Lisboa, 18 mai (Lusa) - O Ministério da Cultura tem um projeto para requalificar uma ala do Palácio da Ajuda, em Lisboa, que albergará duas coleções de arte e custará 11 milhões de euros, disse hoje à Lusa a ministra Gabriela Canavilhas.

O projeto, hoje apresentado, da autoria do arquiteto João Carlos Santos, prevê a requalificação de toda a fachada poente do Palácio da Ajuda, atualmente com paredes ruídas e vigas expostas.

De acordo com a ministra da Cultura, dos 11 milhões de euros orçamentados estão garantidos nove milhões de euros, uma soma de verbas do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) e de uma indemnização que o Estado recebeu pelo roubo de jóias reais portuguesas na Holanda.

A verba que resulta da indemnização das jóias da coroa (4,5 milhões de euros) deve ser aplicada no Palácio da Ajuda, "simbolicamente tem um valor especial", disse.

No que toca às verbas do QREN, estão "reservadas para um projeto museológico em Lisboa e que têm que ser gastas até 2012", sublinhou.

Faltam por isso dois milhões de euros, que Gabriela Canavilhas disse não serem difíceis de conseguir através de parcerias com mecenas ou com investimentos na área do turismo, mesmo que o atual momento não seja de "largueza financeira".

No entanto, o projeto está bloqueado "porque estamos em gestão", disse.

Para Gabriela Canavilhas, em causa está "uma chaga num dos monumentos mais simbólicos do Estado" e que, requalificado, albergaria uma galeria para as jóias e pratas da coroa e um espaço permanente para o museu das artes decorativas.

Ambos seriam dois pólos para atrair mais visitantes para o Palácio da Ajuda, visitado em 2010 por cerca de 50 mil pessoas, disse hoje à Lusa a diretora do palácio, Isabel Silveira Godinho.

A divulgação deste projeto de requalificação coincide com o Dia Internacional dos Museus e com a apresentação ao público do restauro de uma sala do Palácio da Ajuda, ainda em curso, e que custou até agora 300 mil euros, suportados com o apoio da Fundação Galp Energia.

SS.

Lusa/fim

Bem, vai-se aumentar a área expositiva do palácio, criando novos pólos de atracção de visitantes, arranja-se as traseiras que estão num estado lastimável para algo que certamente ficará bem melhor, e com uma solução arquitectónica que não é definitiva, e que não dificultará futuras intervenções (se bem que em Portugal estas soluções acabam normalmente por se tornarem mesmo definitivas). À partida, com estes dados, não me parecem nada más notícias, mas vamos ver.

Já agora, é incrível a quantidade de investimento na Zona Monumental de Belém (acho que não estou muito errado se considerar o palácio dentro dessa zona): Remate das traseiras do Palácio da Ajuda, ampliação do Museu dos Coches, Fundação Champalimaud, reabertura do Museu de Arte Popular, Hotel da Doca do Bom-Sucesso, Hotel da Casa do Governador, mudança do Museu de Arqueologia para a Cordoaria Nacional, a igreja-caravela (:lol:) e futuramente a Fundação EDP junto ao museu de electricidade, a Volvo Ocean Race 2012, assim como a tão aguarda expansão do CCB. Está-se sem dúvida nenhuma a investir bastante nesta zona.

pauloluso
May 19th, 2011, 04:31 PM
Também vem nos jornais gratuitos do dia.

Metro

http://i225.photobucket.com/albums/dd270/paulo106/interessantes/palacio_ajuda.png