View Full Version : Trem-Bala Rio-SP: qual estação seria melhor em SP?

Otis LA
June 1st, 2005, 12:38 AM
Um estudo do Grupo italiano Italplan elegeu a Luz para receber o trem-bala Rio-São Paulo; certamente grandes reformas e novas construções serão necessárias. Os alemães, estudando o trem-bala Rio São Paulo, optaram por uma estação no Terminal Tietê (detalhes em http://www.transportes.gov.br/bit/estudos/TAVPort/sld001.htm). Técnicos da CPTM pensam na estação Barra Funda, pois já estão fazendo um projeto para que ela receba o trem do Aeroporto de Guarulhos, serviço que se interligaria, no futuro, com o trem-bala (conferir em http://www.revistaferroviaria.com.br/Trem_Aeroporto/palestras/Mario%20Bandeira%20-%20CPTM/index.htm). Qual é a sua opinião? Luz, Tietê, Barra Funda, Brás?...

Luis FTC
June 1st, 2005, 01:30 AM
Acredito que a Luz deve desempenhar este papel, porém, não antes de adaptações necessárias para atender o enorme fluxo de passageiros, principalmente após a conclusão da linha 4 do Metrô. Acredito que ela está no melhor ponto para distribuir o fluxo pela cidade toda, através das linha do metrô e dos trens metropolitanos.

neosoux
June 1st, 2005, 04:13 AM
Com certeza deveria ser na estação da Luz! POrem eu imagino q a implementação nela seja mto mais complicada e cara q nas outras, já q a regiao deve ser + complicada para se instalar mais uma linha e a estação devera ficar saturada( de linhas e pessoas, naum sei como iria caber!)... Mas ja foi decidio q o expresso do aeroporto vai ser na Barra funda??? Ahhh q pena! Mas no site da ctpm eles parecem q ainda naum decidiram:
"O Expresso do Aeroporto interligará o Aeroporto de Guarulhos ao centro de São Paulo, aproveitando a faixa ferroviária da CPTM. A linha será implantada numa nova via exclusiva, com 31 km de extensão e duas estações terminais (uma na Barra Funda ou Julio Prestes/Luz e outra no aeroporto). Na operação inicial o intervalo médio entre viagens deverá ser de 12 minutos, com redução para seis ao longo da implantação do projeto."

mopc
June 1st, 2005, 07:21 AM
Acho que a Luz não teria capacidade, pois já atende linha 1, depois vem a linha 4, e na gare antiga já tem umas quatro linhas da CPTM chegando sem parar e o ritmo vai aumentar muito em cinco ou dez anos. E se for na Barra Funda, o trem teria que passar pela Luz de qqer maneira. Então acho que seria natural a gigantesca estação Brás, que afinal de contas é onde começa a ferrovia Central do Brasil que liga SP a Rio. Do Brás existe a imensa e larga faixa de domínio da ferrovia que passa pela zona leste de SP, o trem passaria desimpedido.

Se bem que com o Expresso aeroporto começando na Barra Funda, e havendo trilhos suficientes, talvez a Barra Funda seja melhor, se bem que o Expresso Aeroporto tem que passar pelo Brás de qqer jeito.

Mas quem disse que esse trem bala vai sair? Qual a seriedade do projeto? Tem data?

Phobos
June 1st, 2005, 12:58 PM
Eu nem sabia que estava planejado um TGV para o Brasil :eek:
Alguém tem mais informações sobre isso?Quando estará concluido?

Rodrigo_BSB
June 1st, 2005, 04:07 PM
Tomara que esse trem-bala São Paulo-Rio tenha mais chance de sair do papel. Porque o trem-bala Brasília-Goiânia é um dos projetos mais utópicos que eu já vi na vida. :|

Otis LA
June 1st, 2005, 04:08 PM
Eu nem sabia que estava planejado um TGV para o Brasil :eek:
Alguém tem mais informações sobre isso?Quando estará concluido?
Existem estudos para implantação de serviços de trens de média-alta velocidade entre algumas cidades brasileiras: Campinas-São Paulo-São José dos Campos-Resende-Rio de Janeiro, Brasília-Goiânia e Porto Alegre-Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Na primeira linha citada funcionaria um trem aos moldes de um TGV (elétrico, via dupla, vel. máx. de 330km/h), na segunda linha, um trem mais lento (elétrico, via dupla ou singela, vel. máx. de 250 km/h), no Rio Grande do Sul, teríamos um serviço mais diferenciado, talvez diesel-elétrico.
Os estudos mais adiantados são os da linha Campinas-São Paulo-Rio. Há estudos de grupos europeus, como o Italplan, e o dos alemães - este pode ser visitado no sítio que indiquei.
Se em 2015 o serviço estiver funcionando podemos nos considerar felizes, pois no Brasil o transporte ferroviário é ridículo, se comparado aos serviços da Europa e Ásia.

Phobos
June 1st, 2005, 05:36 PM
Obrigado pelas informações Otis LA.Eu confesso que não afzia ideia que estavam a planejar isso aqui no Brasil,e fico contente por saber que parece que os politicos abriram os olhos para a importancia que a ferrovia tem,principalmente num pais tão grande como este aonde as estradas estão todas esburacadas,e o transporte aéreo é caro.

zeh
June 1st, 2005, 08:49 PM
se for a iniciativa privada a construir creio que os projetos tenham maior possibilidade de sair do papel... Mas os preços teriam de ser bem competitivos pois o trem de prata que ligava o Rio a SP faliu por falta de competitividade (preço e tempo de viagem)

mopc
June 1st, 2005, 09:32 PM
O trem-bala Campinas-SP-Rio, se vcs lerem a apresentação de slides dos links acima, teria um custo total estimado em mais de 7 bilhões de dólares. Esperem sentados.

legal
June 1st, 2005, 10:13 PM
Rosdrigo BSB

O projeto mais utopico que voce ja viu na vida esta ai na sua frente: Brasilia.

Otis LA
June 1st, 2005, 10:48 PM
O trem-bala Campinas-SP-Rio, se vcs lerem a apresentação de slides dos links acima, teria um custo total estimado em mais de 7 bilhões de dólares. Esperem sentados.
Como eu disse, se em 2015 estiver funcionando Rio-São Paulo, poderemos nos considerar felizes... não apostaria nem um centavo que este serviço funcione antes desse ano. O custo é muito alto, mas quando houver certa saturação na implantação de sistemas assim na Ásia, no final da próxima década, é possível que investidores internacionais olhem para a América Latina. Aí o Brasil tem melhores chances que México (Cidade do México-Monterey e Cidade do México-Guadalajara) e Argentina (B. Aires-Rosário) para receber este tipo de serviço, pois a demanda no trecho é respeitável. Os italianos estimam um custo maior: 9 bi... mas acham que o serviço se paga em 16 anos. Nos outros percursos propostos, de demanda menor, talvez não haja retorno nunca (como ocorre em muitas linhas européias, que dependem de subsídios públicos para funcionar...).

TEBC
June 3rd, 2005, 03:15 AM
questao estetica: Luz!! questao pratica: barra funda ou tiete

Menino de Sampa
June 5th, 2005, 10:59 PM

prefiro deitado, é mais confortável. :okay:

Evandro
June 20th, 2005, 03:16 AM
Acho que a estação ideal seria a Barra Funda, mas duvido que este projeto sairá do papel até 2015... :hahaha: :hahaha: :hahaha:

RRC
June 20th, 2005, 04:46 AM
Na Estação da Luz seri interessante, ams como o Mopc disse acredito que não haveria espaço para tal, pois lá existem apenas 4 plataformas, a nãos er que fizessem amplas reformas e aumentassem o nº de plataformas, ams acho muito improvável.

Desse modo fico com aopção do Tietê, pois ficaria geograficamente já numa "saída" para o Vale do Paraiba e RJ, não necessitando atravessar boa parte da cidade como seria na Barra Funda. Além disso o Tietê dispoõe de fácil acesso para todas as regiões da cidade, além da maior proximidade com o centro.

Mahler
June 20th, 2005, 07:01 PM

Realmente nem esperem. Com este dinheiro faria a linha lilás, extensão da linha verde, faria a linha C da CPTM um espelho da qualidade das outras linhas do metrô e ainda sobraria dinheiro.

Otis LA
June 20th, 2005, 08:39 PM
Realmente nem esperem. Com este dinheiro faria a linha lilás, extensão da linha verde, faria a linha C da CPTM um espelho da qualidade das outras linhas do metrô e ainda sobraria dinheiro.
O trem-bala é projeto federal...

Mahler
June 20th, 2005, 08:46 PM
O trem-bala é projeto federal...

Isso sei. Estou apenas afirmando que com este dinheiro faria muitas estações no metrô de São Paulo.

Integralista
June 20th, 2005, 11:22 PM
Isso ae nao é trem-bala.