View Full Version : Centros comerciais voltam a crescer em 2005 e ultrapassam média europeia
Paulo2004 June 2nd, 2005, 11:59 PM Depois de em 2004 o número de centros comerciais em Portugal ter praticamente estagnado, 2005 deverá ver retomado o crescimento. Em 2004, o aumento dos centros comerciais foi de 76.000 metros quadrados, com a abertura de sete unidades e a ampliação de uma, enquanto este ano o total previsto é de 220.000 metros quadrados. Este é resultado de um estudo realizado pela Cushman & Wakefield Healey & Baker sobre o mercado imobiliário comercial europeu.
Segundo o estudo, a diminuição do crescimento no ano passado deve-se à procura pelos promotores de outros formatos, como os factory outlets e os retail parks.
Em Janeiro deste ano, Portugal já tinha ultrapassado a média europeia – que actualmente situa-se nos 159 metros quadrados por mil habitantes. Nesse mês, Portugal tinha um total de 169 metros quadrados de centros comerciais por mil habitantes.
Em 2007 o crescimento deverá manter-se: apenas o empreendimento Dolce Vita Tejo, do grupo Amorim, cuja inauguração está prevista para esse ano, terá 110.000 metros quadrados, situando-se no segundo lugar entre os maiores centros comerciais. O primeiro continuará a ser o Colombo, com 118.000 metros quadrados.
http://imobiliario.publico.pt/graphics/noticias/DolceVitaTejo.jpg
Reflex June 3rd, 2005, 12:05 AM Mas ainda há alguma coisa para crescer???:eek:
Fern June 3rd, 2005, 12:08 AM O dolce vita tejo e que quero ver construido!!
Reflex June 3rd, 2005, 12:54 AM Me 2!:)
Barragon June 3rd, 2005, 01:05 AM Pelo que já vi está excelente com os vidros hexagonais e o maglev ;)
Barragon June 3rd, 2005, 01:15 AM Não sei se é maglev.... estava a brincar deve ser tipo satu a ligar odivelas a alges ou quié :D
JohnnyMass June 3rd, 2005, 01:15 AM maglev???? tás a brincar certo? onde é que vai ser construído?
checco24 June 3rd, 2005, 02:22 AM Eléctrico rápido atravessa centro comercial
A Amorim Imobiliária, do empresário Américo Amorim, está a construir o que designam como maior centro comercial da Península Ibérica na Serra da Mira, concelho da Amadora. O Dolce Vita Tejo representa um investimento de 200 milhões de euros e será inaugurado em 2007.
O projecto do grupo inclui o traçado e uma estação do eléctrico rápido de superfície no empreendimento.
O espaço comercial, com 110 mil metros quadrado de área comercial terá, entre as lojas-âncora, um hipermercado do grupo Auchan (23 mil metros quadrados) e uma loja da cadeia Leroy Merlin (12 mil metros quadrados). A Amorim Imobiliária constituiu recentemente uma parceria com o grupo holandês ING Estate Developement para o desenvolvimento do projecto, em que 60 por cento dos custos são suportados pelo grupo português e os restantes pelo grupo estrangeiro.
Mas a maior novidade do projecto é a passagem do eléctrico ligeiro de superfície no interior do centro comercial, o qual fará a ligação entre a Falagueira e Odivelas. O projecto do novo meio de transporte, que ligará Algés à Falagueira, foi apresentado publicamente durante o Governo de Durão Barroso. A inclusão do Dolce Vita Tejo no se trajecto está relacionada com a falta de transportes públicos na zona e com a necessidade de criar uma ligação entre o centro comercial e a estação do metro da Falagueira.
Na Serra da Mira, o empreendimento vai ganhando contornos com a construção das vias de acesso rodoviário ao nó de Santo Eloy, na freguesia da Brandoa, que permite a ligação ao resto do concelho da Amadora, à CREL, à CRIL e ao troço do IC16 que já está construído.
A Amorim Imobiliária detém, além do Dolce Vita Tejo, mais seis centros comerciais em todo o território nacional. Na zona de Lisboa é proprietária do Dolce Vita Mira Flores (concelho de Oeiras), do Dolce Vita Monumental (concelho de Lisboa) e do Dolce Vita (concelho de Vila Real). Inaugurou recentemente o Dolce Vita Coimbra, vai inaugurar ainda este mês o Dolce Vita Porto e é responsável pela gestão de 14 centros comerciais em Espanha.
Mas o grupo pretende continuar a investir nesta área com a implementação de um novo conceito que designa por Sportsforum. Estes espaços comerciais, de dimensões mais pequenas que os Dolce Vita, são acoplados a uma área desportiva e procuram privilegiar as modalidades desportivas que tenham tradição na zona onde serão implementados. De acordo com o grupo, o país tem potencial para «ter dez centros deste género» e já tem licença para construir os cinco primeiros. O concelho de Ovar será pioneiro nesta matéria, mas a Amorim Imobiliária quer começar a construir um segundo no concelho de Sintra até ao final deste ano.
A estratégia do grupo é investir na construção dos espaços comerciais e manter-se como proprietário, afirmou Rui Alegre, presidente do conselho de administração, ao «Expresso», do dia 23 de Abril de 2005. Sustentou que o objectivo «é ficarmos proprietários dos espaços, pois gostamos de ter bons activos. A estratégia da Amorim Imobiliária — que eu lancei nos últimos seis, sete anos — foi exactamente ter uma actividade assente numa forte componente de rendimento».
Nos centros comerciais abertos criaram cerca de três mil postos de trabalho e prevêem que nos próximos investimentos sejam criados mais quatro mil. Actualmente conta com mais de um milhão de metros quadrados de promoção divididos pelos sectores residencial, escritórios e retalho.
A Amorim Imobiliária faz parte do Grupo Amorim constituído por um universo de 140 empresas e seis mil colaboradores. Foi criada em 1960 para trabalhar e desenvolver projectos no sector imobiliário, tendo iniciado a sua actividade nos centros comerciais com a inauguração do Arrábida Shopping em 1996, no Porto.
fonte: Noticias da Amadora
Reflex June 3rd, 2005, 02:26 AM E se eu disser que não acredito que esse electrico rápido será algum dia feito??? Voces apoiam-me...?:laugh:
Reflex June 3rd, 2005, 02:34 AM Continuo sem saber bem onde isso fica...
Fern June 3rd, 2005, 02:36 AM Eu acho que vai ser construido mesmo que domore mais que o planeado. Tenho fe!!
http://img.photobucket.com/albums/v282/fern_p_/dolcevita4.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v282/fern_p_/dolcevita.jpg
Barragon June 3rd, 2005, 02:39 AM Não sei Reflex..... mas deve ser feito daqui a alguns anitos.... depois da construção do Dolce Vita...
Gostei da ideia dos SportForum :okay: acho óptima...
Arpels June 3rd, 2005, 12:30 PM com a crise k temos actualmente e fazem tantos c. Comerciais? :sly: deve ser para as lojas ficarem as moscas com o pessoal a passear nos corredores!!
MCarr June 3rd, 2005, 12:40 PM É para dinamizar a economia, o cunsumismo é nosso amigo :D
[Smeagol] June 3rd, 2005, 12:48 PM o electrico tem de ser feito... se repararem a propria arquetectura do c.comercial está preparada para esse projecto, logo sem ele o c.comercial fica a parecer muito incompleto....
e o proprio c.comercial beneficia muito com esse electrico... é que na sona onde esta, uma ligação a odivelas e outra ao metro de lx vai trazermuita gente... logo eles vão fazer preção para que o electrico esteja pronto quanto antes...
;)
Barragon June 3rd, 2005, 01:47 PM com a crise k temos actualmente e fazem tantos c. Comerciais? :sly: deve ser para as lojas ficarem as moscas com o pessoal a passear nos corredores!!
Olha que nos grandes não acontece isso... o que mais acontece é naqueles centros mais pequenos de umas 10 lojas... que estou a ver a fecharem por todo o lado!
Arpels June 3rd, 2005, 02:16 PM tens tens Barra :( tens uma piadas mto giras, ainda este sabado fui ao Vasco e tava cheio (foras das lojas claro).
Barragon June 3rd, 2005, 02:19 PM Oh ... as pessoas só gostam de ver as montras:D
Arpels June 3rd, 2005, 02:26 PM tambem gostam de comprar mas esta escaço :( agora é apertar o cintinho!!
TeKnO_Lx June 3rd, 2005, 02:54 PM mas nisso ninguém nos bate
Adoramos centro comerciais :D
Arpels June 3rd, 2005, 03:19 PM ya confesso k ate eu as veses gosto de ir la dar umas voltinhas :rofl:
jluisfer June 3rd, 2005, 04:41 PM E agora com o verão e as roupas leves,nham nham
Barragon June 3rd, 2005, 04:46 PM Seu malandreco :naughty: queres é ver as mulas semi nuas ;) heheh temos que combinar um encontro do pessoal todo no VGShopping .... e depois tiramos fotos ... aos prédios só não... mas também as meninas com os prédios atrás :D
Arpels June 3rd, 2005, 05:07 PM os predios ficam em pano de fundo pois claro :)
Reflex June 3rd, 2005, 09:24 PM :D
Eu acho fantástico que no final dos anos80 ao Domingo à tarde o sitio de eleição dos lisboetas era a zona da Torre de Belém...
...hoje a Torre de Belém continua cheia, bem como o VG, Colombo, Parque das Nações, etc, etc, etc...parece que o pessoal anda a sair debaixo das pedras...:lol:
Fern June 3rd, 2005, 09:26 PM Carcavelos, Estoril, Cascais, etc, etc!!!
JohnnyMass June 3rd, 2005, 09:40 PM finalmente acordaram para a vida!!! como um verdadeiro povo mediterranico.
Barragon June 3rd, 2005, 09:44 PM Mas é o que .... antes andava tudo na horta a plantar as couves!!! ou então iam ao único continente no país !!! o da Amadora :D
Fern June 3rd, 2005, 09:47 PM Povo mediterranico?? Os bifes por exemplo passam o tempo todo na rua quer esteja a chover ou a fazer sol e os portugueses estao sempre em centros comerciais!!
Barragon June 3rd, 2005, 09:58 PM As bifas faça sol faça chuva faça neve... andam sempre de mini saia a ver a cueca e sandálias!
Fern June 3rd, 2005, 10:02 PM Claro assim e que e!! :naughty:
Barragon June 3rd, 2005, 10:05 PM Quero ir pa inglande :cry: isto aqui andam quase tapadas como as árabianas
Fern June 3rd, 2005, 10:11 PM Podes ir para a terra do MCarr que vai dar ao mesmo e sempre e mais perto!!
Reflex June 3rd, 2005, 10:18 PM Olha, isso sim... Bifas com fartura e com vontade de serem fritas ou grelhadas... Ui ka bom!:naughty:
Arpels June 4th, 2005, 12:01 AM Povo mediterranico?? Os bifes por exemplo passam o tempo todo na rua quer esteja a chover ou a fazer sol e os portugueses estao sempre em centros comerciais!!
é verdade sim Sr. Fern, é impressionante como os ***** andam na rua mesmo com frio enquanto os nossos ***** estão fechados em casa com um sol radiante, isto vi eu em Inglaterra
Fern June 4th, 2005, 12:07 AM E nao e so os bifes, os gajos todos ca no norte da europa (Suecia, Holanda, Dinamarca, etc.) passam os dias na rua, no parque e por ai fora. Eu bem sei que os nossos suburbios por ex sao o que sao mas tb nao e desculpa.
Arpels June 4th, 2005, 12:11 AM ve o caso do barreiro, tem uma avenida litoral ajardinada junto a zona velha e mesmo assim o jardim numca enche, se em certos paises tivessem este clima aquela avenida era cheia de esplanadas e gente :(
Fern June 4th, 2005, 12:14 AM E verdade!! Mas acho que ai faltam aqueles parques enormes para se jogar futebol, raguebi, etc. Se bem que eu sei que a manutencao seria cara...
Mas por exemplo em Cascais e no Estoril e junto ao tejo em Lisboa ha sempre milhoes de pessoas a passeiar, fazer desporto, nas esplanadas, etc!!
Reflex June 4th, 2005, 12:18 AM Sim, era impensável alguém ir apanhar sol nas ruas de Odivelas, com vista para as marquises...:|
Arpels June 4th, 2005, 12:20 AM mas podem ir para outros lados em Odivelas, tambem la ha parques pensso eu não sei :(
Reflex June 4th, 2005, 12:24 AM Por acaso não há, Arpels...
Parece incrivel mas não...pelo menos maiores que aqueles jardinzinhos de bairro que ocupam meio quarteirão...:|
Arpels June 4th, 2005, 12:25 AM olha os Odivelenses k peguem e venham para aquele parque ao pe da estação do Sr. Roubado :)
Reflex June 4th, 2005, 12:28 AM AHHHH!!! Estás a falar de parques...de estacionamento!!!:crazy: Podias ter dito logo, homem!!! Isso, sim, temos cá muitos!!!:D
Arpels June 4th, 2005, 12:33 AM hehehehe :rofl: brincadeirinha Reflex :okay: de certeza k não há nada mesmo em Odivelas?
Vapour June 4th, 2005, 12:42 AM As bifas faça sol faça chuva faça neve... andam sempre de mini saia a ver a cueca e sandálias!
Mini saias :drool:
Reflex June 4th, 2005, 12:44 AM Estive a puxar pela cabeça e não há mesmo nada com mais de 1 quarteirão de tamanho! Estão agora é a arranjar a frente ribeirinha, com uns banquinhos, árvores, candeeiros... É mesmo, creio, o mais proximo que temos de parque em Odivelas...:|
Existe é na zona de Loures 1 espaço muito aprazivel: Parque de Montachique, com inumeros hectares de floresta, parques desportivos, zonas de piquenique... É para lá que de vez em quando "fujo", pa jogar ténis ou apanhar 1 pouco de ar puro...:okay:
MCarr June 4th, 2005, 03:12 AM E nao e so os bifes, os gajos todos ca no norte da europa (Suecia, Holanda, Dinamarca, etc.) passam os dias na rua, no parque e por ai fora. Eu bem sei que os nossos suburbios por ex sao o que sao mas tb nao e desculpa.
não é bem assim, o conceito da esplanada aberta é cá do sul, e mesmo em Paris as esplanadas dos cafés são fechadas, falamos nós do inverno.
Barragon June 4th, 2005, 05:03 AM Mini saias :drool:
Cintos !!!
Fern June 4th, 2005, 08:17 PM não é bem assim, o conceito da esplanada aberta é cá do sul, e mesmo em Paris as esplanadas dos cafés são fechadas, falamos nós do inverno.
Mas eu nao disse o contrario!!! :?
Em Paris ha muitas esplanadas abertas!! Elas nao sao e na rua como as nossas, mas sao abertas!!
@Reflex jogas tenis?
Barragon June 4th, 2005, 09:21 PM Parece que sim... eu também jogo raramente :)
Fern June 4th, 2005, 09:24 PM Podiamos organizar um joguinho.. dava-vos uma tareia!! :D
Reflex June 4th, 2005, 09:26 PM @Reflex jogas tenis?
Tento...:D
Barragon June 4th, 2005, 09:27 PM Fern... é capaz.... não sou lá grande tenista...
Fern June 4th, 2005, 09:30 PM Ah entao tb nao teria piada, nao seria competitivo!! E que eu jogo 4/5 vezes por semana!!
Barragon June 4th, 2005, 09:34 PM Pois Fern... queres ser o Fernerer!!! Eu costumo jogar é um futsalzito todos os sabados ou domingos :)
Reflex June 4th, 2005, 09:34 PM Voltando à questão do eléctrico...
Eu não acredito que seja feito e vou dizer porquê:
ao que li teria 2 linhas:
linha 1 - algés-falagueira-odivelas-loures
linha 2 - falagueira-sta.apolonia (passando por Praça de Espanha, Av. Republica, etc...)
Linha 1: o troço inicial previsto era o de Algés à Falagueira; Falagueira e Odivelas têm ambos metro, pelo que as pessoas que moram nessa zona e trabalham em Lisboa, fa-lo-ão, na sua maior parte, na zona central e não nas zonas de Alges/Belém, pelo que tomariam o metro que seria mais rapido e directo; Loures é o unico concelho, segundo li, da zona de Lisboa sem ter metro ou comboio, pelo que seria o local onde este metro faria mais sentido; porém, 95% dos passageiros vindos de Loures ou mais, sairiam em Odivelas para apanharem o metro, pelo que o resto do percurso ficaria às moscas...
Linha 2: Não faz sentido para os habitantes de Odivelas ou Loures, terem de ir até à Falagueira, para apanharem a outra linha que os levaria a Lisboa; ficariam (como anteriormente disse...) em Odivelas e seguiriam de Metro; quanto aos da Falagueira, também não faz muito sentido irem de electrico para Lisboa, visto terem o metro que os levarão de modo mais rápido e eficaz a qualquer zona de Lisboa (nessa altura o prolongamento da linha vermelha do ML ja será 1 realidade...)
Por estes motivos não vejo grande viabilidade, ainda para mais estando nós numa conjuntura economica desfavoravel a obras desta envergadura...:|
Fern June 4th, 2005, 09:40 PM Pois Fern... queres ser o Fernerer!!! Eu costumo jogar é um futsalzito todos os sabados ou domingos :)
As vezes tb jogo, mas em casa de um amigo que tem um court de tenis que tb da para andebol e por isso fazemos jogos five a side!! Normalmente sou ponta de lanca- sou um granda finisher!!! :D
Pois sobre o electrico nao sei, ja nao me lembro dos percursos nem sei onde e a falagueira!!
Barragon June 4th, 2005, 09:42 PM Olha não ha motivos para eu fazer mais 40 km para ir para Lisboa quando podia ter uma ponte aqui nem 5 min e tava em Lisboa!! Esse projecto está muito bom e tudo o que for bom para aliviar o trânsito da cidade é bem vindo
Reflex June 4th, 2005, 09:49 PM Mas Barra, eu não vejo de que modo iria o electrico ter 1 custo/beneficio suficiente para ser feito: Falagueira e Odivelas têm metro, pelo que as populações já estão suficientemente servidas...;)
@Fern: Também não sei bem onde fica a Falagueira, só sei que é às portas da Amadora...
Reflex June 4th, 2005, 09:57 PM Outra coisa a acrescentar...
A linha Falagueira-Sta Apolonia, passava por Benfica, Praça de Espanha, Av. Republica, Arco Cego, Almirante Reis, por aí fora até Santa Apolonia...
Nessa altura, se todoso os projectos do ML forem para a frente (em especial a Linha das Colinas), teremos grande parte dessas zonas servidas por metro...;)
Barragon June 4th, 2005, 10:14 PM Acredita que não ia ficar as moscas.....!!!
Reflex June 5th, 2005, 01:34 AM Não ponho isso em causa... O que eu ponho em causa é que o custo de oportunidade da construção de tal empreendimento valesse a pena, em plena crise...:|
...havendo alternativas válidas...
Reflex June 5th, 2005, 02:23 AM Pois sobre o electrico nao sei, ja nao me lembro dos percursos nem sei onde e a falagueira!!
Encontrei este mapa nos meus arquivos... Não é grande coisa, mas sempre dá pa se ficar com 1 ideia...;)
http://img.photobucket.com/albums/v245/TheReflexx/Boletim8C4.gif
Fern June 5th, 2005, 02:53 AM Ah obrigado :okay:
Realmente aquilo que disses-te faz sentido! Quem raio e que se tera lembrado de um tracado assim??
Reflex June 5th, 2005, 03:01 AM A linha Falagueira-Sta Apolonia teria, eventualmente, como ideia base complementar o metro; porém caiu por terra com o projecto da linha das colinas...
A linha Algés-Loures era 1 espécie de "CREL sobre carris", um circuito sobre carris fora da grande Lisboa... Porém parece-me absolutamente inviável, tendo em conta que a maior parte das pessoas usam os transportes publicos para ir para o emprego, local que em 95% dos casos, é em Lisboa!
Uma boa solução era o alargamento do metro de Lisboa da estação Amadora-Este (AKA Falagueira...) até à Reboleira (no centro da Amadora e a principal estação de comboio da cidade); a distância é pequena, seria apenas mais 1 estação e permitiria a criação de um grande interface com o comboio. Isso sim, serviria as populações... Porém não passa de um mero estudo e nem nos proximos 10/15 anos sairá do papel!!!:bash:
Barragon June 5th, 2005, 05:23 AM Pois.... é o que eu disse.... a contrução desse electrico vai ser muitos anos depois da contrução do dolce vita.... ou~o mesmo não será construído...
Vapour June 5th, 2005, 05:40 AM Já agora, o qué vai fazer o meu coitadinho Portugal para ter ainda mais CC? Foder as pequenas lojas que ainda conseguem aguentar?
JohnnyMass June 5th, 2005, 05:42 AM realmente não se percebe.
Reflex June 5th, 2005, 09:34 PM A culpa é das pequenas lojas; nos CCs, eles têm lá muitos espaços pa alugar...:D
Barragon June 5th, 2005, 09:46 PM Não se trata disso Reflexo
Arpels June 5th, 2005, 10:24 PM ele ate tem razão, é melhor juntar-se a eles k lutar contra eles, eles ganham sempre, tem a massa e o apoio governamental!!
Barragon June 5th, 2005, 10:28 PM não disse que isso não ia resolver... mas o que tens que ver é que o pequeno comércio já existia... e devia-se proteger as casas pequenas da falencia devido aos centros grandes!
|
|