View Full Version : Afinal, apesar de tudo, Lisboa 2016 ainda é possível...

Paulo2004
June 19th, 2005, 04:46 AM
'NÃO DESISTO DE LISBOA 2016'

em Correio da Manhã - entrevista a Vicente Moura - Presidente do Comité Olímpico de Portugal

– Em matéria de política desportiva, Portugal continua na cauda da Europa...

– Se não estivermos em último lugar andamos muito perto disso. Os dados oficiais ainda são muito maus: apenas 22 por cento da população portuguesa pratica desporto e nesse número inclui-se por exemplo a minha mulher; temos apenas 410 mil atletas federados e 50 por cento desses praticam apenas futebol. Não há desporto escolar no ensino básico, temos infra-estruturas – piscinas e ginásios – só falta, incompreensivelmente, vontade política. Temos piscinas de 50 metros que custaram quatro milhões de contos e que estão vazias. Porque costumamos meter-nos em assados e resolvê-los bem – basta relembrar o exemplo do Euro 2004 – é que entendo que a candidatura de Lisboa aos Jogos Olímpicos do ano de 2016 é um objectivo importante. E tenho uma comissão que trabalha nisso diariamente porque não vou abandonar a ideia.

– Sendo uma candidatura de uma cidade não teme a divisão do País?

– Não, porque distribuiríamos os Jogos por várias áreas do território nacional. Neste momentos claro que não temo. E as vantagens são muitas. Era uma forma de transformar o Desporto em Portugal em dez anos. Não é um fim mas um meio. Não sou adepto do regime anterior – que fique claro – mas não sou cego: deviámos ter extirpado a Mocidade Portuguesa da carga política, mas deveríamos ter mantido a fórmula e formar os jovens no desporto.

– Chegou a mobilizar João Soares...

– Falei com João Soares e com a Junta Metropolitana de Lisboa. Também já falei com Carmona Rodrigues que se mostrou disponível para discutir o assunto. Mas neste momento não quero falar sobre isso porque não quero que o tema seja aproveitado politicamente. Seria o pior que poderia acontecer.

Vicente Moura, 67 anos, capitão de mar e guerra, reformado. Presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP). Inicia a vida desportiva no Sport Algés e Dafundo, como nadador, modalidade na qual chega a fazer carreira, apesar do seu interesse pelo basquetebol e ginástica.

É também no Algés e Dafundo que se estreia como dirigente associativo. Em 1981 chega ao Comité Olímpico de Portugal onde exerce o cargo de vogal. Foi chefe de Missão aos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984. A vitória de Carlos Lopes na Maratona foi um dos momentos altos da sua carreira como dirigente, diz hoje. Mais tarde, foi secretário-adjunto e vice-presidente do COP . Em 1989 chega a presidente, cargo que ocupa até 1993.

Nesse ano decide não se recandidatar. Volta em 1997 e o actual mandato - que garante ser o último - termina em 2008. Casado, uma filha e dois netos, Vicente Moura diz que começa a sentir vontade “das pantufas”. E que quer deixar o COP pelo seu próprio pé.

Barragon
June 19th, 2005, 05:30 AM
Veremos.....os próximos episódios obrigado pela notícia Paulo :okay:

TeKnO_Lx
June 19th, 2005, 11:06 AM
mas isso é impossivel em 2012 os J.O vao ser numa cidade europeia logo em 2016 torna-se impossivel para Lisboa..
este gaju é um sonhador..além disso nao precisamos de mais betao.. precisamos de investir nas areás mais pobres de Portugal, abaixo da média comunitaria, cm Norte,centro,acores,alentejo etc

Arpels
June 19th, 2005, 11:47 AM
poix a menos k...mas não to a ver :(

Barragon
June 19th, 2005, 02:36 PM
mas isso é impossivel em 2012 os J.O vao ser numa cidade europeia logo em 2016 torna-se impossivel para Lisboa..
este gaju é um sonhador..além disso nao precisamos de mais betao.. precisamos de investir nas areás mais pobres de Portugal, abaixo da média comunitaria, cm Norte,centro,acores,alentejo etc

Pois és capaz de ter razão...

Phobos
June 19th, 2005, 07:20 PM
precisamos de investir nas areás mais pobres de Portugal, abaixo da média comunitaria, cm Norte,centro,acores,alentejo etc

Concordo totalmente.Não é que os Jogos de 2016 não sejam bons para todo o pais,mas o dinheiro gasto nisso poderia ser usado para desenvolver directamente areas carentes do nosso pais.

Sys7eM
June 19th, 2005, 07:51 PM
precisamos de investir nas areás mais pobres de Portugal, abaixo da média comunitaria, cm Norte,centro,acores,alentejo etc

Nem mais... :cheers:

JohnnyMass
June 19th, 2005, 08:13 PM
só que isso nunca acontece. são os grandes eventos que trazem ou fazem dinheiro por isso a não ser que façam os jogos por exemplo em Beja, Castelo Branco ou Bragança estas oportunidades de desenvolvimento nunca vão acontecer.

Barragon
June 19th, 2005, 08:50 PM
Concordo totalmente.Não é que os Jogos de 2016 não sejam bons para todo o pais,mas o dinheiro gasto nisso poderia ser usado para desenvolver directamente areas carentes do nosso pais.

Mas alguma vezzzz vai acontecer isso????

Phobos
June 19th, 2005, 09:02 PM
Um dia talvez..se não pensarmos que não é que nunca acontece e continua a mesma merda.

Barragon
June 19th, 2005, 09:03 PM
é o optimismo que nos deixa estes governantes !

JohnnyMass
June 19th, 2005, 09:07 PM
aquilo só muda quando eu for presidente....:|

Barragon
June 19th, 2005, 09:09 PM
:hilarious

JohnnyMass
June 19th, 2005, 09:12 PM
votas em mim?:D

Barragon
June 19th, 2005, 09:17 PM
Se para fazer a tua tese... és uma desmazelado e desleixado porcausa do vicio daqui... então para prelsidente meu deus.... :crazy2: Secalhar o secretariado das construções e obras públicas era melhor ;)

JohnnyMass
June 19th, 2005, 09:25 PM
epá...não me chames nomes se fazes favor...não sou desmazelado nem desleixado.

Barragon
June 19th, 2005, 09:31 PM
:hilarious

JohnnyMass
June 19th, 2005, 09:43 PM
ri-te, ri-te....vê lá se queres ter o mesmo tratamento que o fusi!!!!:lol:

Barragon
June 19th, 2005, 10:10 PM
Que medo :D

Reflex
June 19th, 2005, 11:44 PM
Eu mantenho a minha opinião: JO em Lisboa só em 2028/2032!!! (se bem que 2024 também seria razoavel...):okay:

Barragon
June 19th, 2005, 11:45 PM
Isso é muito .... e em 2020?

Reflex
June 19th, 2005, 11:54 PM
No creio...
2012 - tudo aponta que seja na Europa...
...portanto 2016 e 2020 será, à partida, noutro continente...:|

Barragon
June 19th, 2005, 11:59 PM
então como são 5 continentes.... (6 separando as Americas) em 2024, 2028 e 2032 também será noutro continente!!

2016 é em Tashkent (Uzbequistão)
2020 é em N'Djamena (Chad)
2024 é em Suva (Fiji)
2026 é em Paramaribo (Suriname)
2032 é em Anchorage (Alaska)

Reflex
June 20th, 2005, 12:09 AM
Não creio, Barra...A Europa continuará a ter 1 ascendentezito sobre alguns continentes, pelo que será sede dos JO com maior frequencia...;)

Parecem-me grandes candidatos, Barra!!:D

Barragon
June 20th, 2005, 12:11 AM
Ainda pensei que o Burundi recebesse uns JO :|

Reflex
June 20th, 2005, 12:12 AM
O Burundi??? É já a seguir...mas é que é já...a seguir!!!:lol:

Viriatox
June 20th, 2005, 03:33 AM
Bujumbura 2036 candidata olimpica, não tava mal :D

JohnnyMass
June 20th, 2005, 09:28 AM
só uma perguntinha...os jogos já alguma vez se realizaram em África? Não me lembro...por acaso acho uma pena, era uma óptima oportunidade para pelo menos um daqueles países se desenvolver um bocadinho mais.

Barragon
June 20th, 2005, 12:39 PM
Qual????? o Burkina Faso?????

Bobo Douilasso 2040 !!

Lss911
June 20th, 2005, 03:49 PM
Mas alguma vez o principal critério é se nos jogoss anteriores se realizou no mesmo continente ou não? Nem em termos de país é assim! Os principais critérios passam sobretudo pela qualidade do organizador e vantagens desportivas e económicas! A história do país ou continente julgo que serve mais para um eventual desempate!

MCarr
June 20th, 2005, 04:47 PM
só uma perguntinha...os jogos já alguma vez se realizaram em África? Não me lembro...por acaso acho uma pena, era uma óptima oportunidade para pelo menos um daqueles países se desenvolver um bocadinho mais.
O unico pais que tem as condicões minimas para organizar os jogos olimpicos é a africa do sul, e mesmo assim seria muito dificil a começar pela segurança.

Lss911
June 20th, 2005, 05:04 PM
Concordo! Eventualmente o Cairo possa organizar também, mas é a Cidade do Cabo que melhores hipóteses tería!

Reflex
June 20th, 2005, 07:34 PM
Pois...pessoalmente não sou muito apologista da rotatividade. Quer queiramos, quer não, Africa ainda não tem capacidade para a organização de grandes eventos. Penso que é preferivel manter-se os mesmos continentes, dando hipoteses a países e cidades emergentes economicamente e que não tenha grande historial em JO!:okay:

Barragon
June 20th, 2005, 09:31 PM
Tipo no Brasil....

TeKnO_Lx
June 20th, 2005, 09:53 PM
a africa do sul vai realizar o proximo mundial, axo ke já ouvi isso em qq lado..

Reflex
June 20th, 2005, 09:58 PM
Sim, TeKnO...A África do Sul foi, em 2004, a escolhida para acolher o mundial de 2010...

...há é apenas 1 nota de rodapé: a FIFA impôs que o país sede do Mundial seria africano, pelo que só houve candidaturas de países desse continente!;)

Reflex
June 20th, 2005, 10:00 PM
Tipo no Brasil....
Sim, o Brasil é 1 bom exemplo!
Mas temos mais: Atenas em 2004 (se bem que noutros moldes...), ou especialmente Pequim em 2008!!;)

Barragon
June 21st, 2005, 12:18 AM
Então e o próximo Euro vai ser onde? na Albânia?

Paulo2004
June 21st, 2005, 12:21 AM
Falando das infra-estruturas que ficam depois dos jogos: vi ontem uma reportagem na BBC que relatava o abandono quase por completo de mais de metade dos recintos desportivos construídos para Atenas 2004. Dizia o reporter que alguns destes recintos foram construídos em zonas muito afastadas do centro da cidade, sem grande desenvolvimento - e eis o resultado - o pessoal não está para se fazer transportar no trafico caótico de Atenas para chegar a esses recintos. Parece que até os desportistas profissonais preferem treinar nos mesmos recintos antigos do que nos novos nas redondezas da cidade.

Reflex
June 21st, 2005, 12:25 AM
Então e o próximo Euro vai ser onde? na Albânia?
O Euro2008 vai ser 1 parceria entre Austria/Suiça!;)

Barragon
June 21st, 2005, 12:26 AM
Depois.... esse sei eu ;)