Otis LA
June 22nd, 2005, 09:22 PM
Cuiabá-Santarém: qual é a sua opinião? A rodovia deve ou não ser asfaltada? Haveria alternativas mais viáveis para escoar a produção e se preservar a floresta?
|
View Full Version : Cuiabá-Santarém: qual é a sua opinião? Otis LA June 22nd, 2005, 09:22 PM Cuiabá-Santarém: qual é a sua opinião? A rodovia deve ou não ser asfaltada? Haveria alternativas mais viáveis para escoar a produção e se preservar a floresta? nictheroy June 22nd, 2005, 09:56 PM O ideal seria a construção de uma linha férrea entre as duas cidades, mas como isto é COMPLETAMENTE impossivel de ser feito dentro da nossa atual realidade, que asfaltem a estrada (o que eu acho dificil de ser feito também, pelo menos nos próximos anos).... E acho que daria para conciliar muito bem o asfaltamento da estrada e a preservação da floresta se os orgãos responsáveis por fiscalizar o meio ambiente o realmente fizessem!!! paroara June 22nd, 2005, 09:57 PM Eu sou a favor. É claro que o asfaltamento trará vaáarios problemas para aquela área, como o avanço da soja sobre a floresta amazônica e o aumento de conflitos agrários. Mas, mesmo assim, eu apoio esse projeto (pelo menos por enquanto). De preferência combinado com algum tipo de plano para que não ocorra um desmatamento desenfreado da floresta adjacente a rodovia (vai sonhando...). A economia da região está precisando demais desse asfalto. Uma alternativa excelente seria a implantação da hidrovia Tapajós-Teles Pires, eu só não tenho certeza se a hidrovia poderia substituir satisfatoriamente a rodovia. Otis LA June 22nd, 2005, 10:46 PM O ideal seria a construção de uma linha férrea entre as duas cidades, mas como isto é COMPLETAMENTE impossivel de ser feito dentro da nossa atual realidade, que asfaltem a estrada (o que eu acho dificil de ser feito também, pelo menos nos próximos anos).... E acho que daria para conciliar muito bem o asfaltamento da estrada e a preservação da floresta se os orgãos responsáveis por fiscalizar o meio ambiente o realmente fizessem!!! Compartilho completamente a sua opinião... deveriam fazer uma linha férrea, que comunicaria Cuiabá com o Porto de Santarém e, para o sul, completar a Ferronorte, em direção à Rondonópolis e Alto Araguaia. A via férrea disciplina a ocupação das regiões adjacentes, o que contribuiria para preservar (um pouco mais) a floresta, ao contrário de uma rodovia. É bom lembrar, ferrovias não substituem rodovias, nem estas as outras... mas, como prioridade, para se vencer longas distâncias, a ferrovia é melhor, ainda que o custo de sua implantação seja cerca de seis vezes maior... paroara June 24th, 2005, 12:51 AM Otis, uma hidrovia, além de ser bem mais barata, não seria uma alternativa que afetaria bem menos a floresta do que uma rodovia ou mesmo uma ferrovia? damiao June 24th, 2005, 07:57 PM essa rodovia traria muito desenvolvimento pro interior do PA e MT. Integralista June 27th, 2005, 06:45 PM Muito desenvolvimento e muito desmatamento tambem. |