View Full Version : Cascais - Requalificação de acesso à vila vai arrancar

Reflex
June 22nd, 2005, 09:39 PM
Plano de pormenor visa criar condições na entrada no concelho pela Marginal
O Plano de Pormenor para a requalificação da entrada em Cascais, pela Avenida Marginal, foi aprovado, na segunda-feira, pelo executivo camarário. A proposta contou com os votos favoráveis do PSD e PP e a abstenção do PS e da CDU.

O projecto vai avançar agora já que, segundo o presidente da autarquia, "a entrada nascente de Cascais se encontra urbanisticamente desqualificada". António Capucho fez questão de sublinhar a "inexistência de semelhanças com o projecto elaborado pelo anterior executivo". Assegura o autarca que "este não tem a carga de construção que existia no anterior". A área de intervenção proposta abrange, aproximadamente, seis hectares.

A requalificação da entrada de Cascais vai implicar a demolição do hipermercado Jumbo, futuramente instalado num piso subterrâneo, sensivelmente no mesmo local. De forma a permitir a construção de uma praça pública, com travessias pedonais desniveladas entre as zonas sul e norte, está também a ser ponderada a hipótese de passar a estação da CP para o subsolo.

Quanto à marginal, a intervenção prevê a sua reformulação, de modo a retirar-lhe as características de via interurbana, criando, simultaneamente, condições de atractividade e segurança que promovam o uso e a mobilidade pedonal.

Para António Capucho a concretização da "Porta Nascente", vai proporcionar à vila de Cascais "um reforço da sua centralidade, requalificação urbana e valorização ambiental, bem como a dinamização da actividade empresarial e comercial e a inerente renovação do comércio tradicional. Para o feito já foram estabelecidos acordos com os responsáveis do supermercado e da Refer.

Para a concretização do projecto, está prevista a constituição de uma parceria público-privada.

No fundo, acrescentou o autarca, pretende-se também a "valorização do tecido comercial local incentivando a sua modernização, assim como a criação de condições mais atraentes de acesso ao centro urbano e aos pólos de animação cultural e turística, assegurando a participação das estruturas representativas dos empresários do concelho".
Fonte: JN (http://jn.sapo.pt/2005/06/22/grande_lisboa/requalificacao_acesso_a_vila_arranca.html)

Reflex
June 22nd, 2005, 09:40 PM
Parece-me bem!!! :applause:

Phobos
June 22nd, 2005, 11:29 PM
Boa proposta sim senhor!Eu não sei como está agora,mas revitalizações sempre são boas.

Fern
June 23rd, 2005, 12:03 AM
Finalmente, depois de anos a pedir-se que arranjassem aquela entrada tirassem dali o Jumbo e passassem a estaçao e linha para o subsolo para tornar aquela mais limpa e espaçosa. So nao sei se vao transformar os pre fabricados dos bares do outro lado em algo de jeito, espero que sim!

Reflex
June 23rd, 2005, 12:10 AM
Epá, eu sempre achei o Jumbo a maior aberração de Cascais!!:puke: :bash:
Aquilo ali estava a pedir alguma coisita melhor, especialmente depois da construção do CC...;)

Fern
June 23rd, 2005, 12:31 AM
Com o CC queres dizer Cascais Villa? Essa tb e uma aberraçao do tempo do senhor Judas!! Por mim isso tb ia abaixo, mas eu sei que nao e possivel...

Viriatox
June 23rd, 2005, 12:49 AM
Muito bom :applause:. Não tem muito a ver mas acho que devia tb ser feita uma intervenção do mesmo tipo na zona de Belem em Lisboa. acho q devia ser retirada a linha existente na superficie assim como regular o trafego (possivelmente construindo um túnel) aquilo é hoje uma autentica fronteira e faz com que a unica forma de vistar essa zona historica e monumental seja de carro, devia dar lugar a uma zona mais pedonal e com zonas verdes onde fosse possivel passear.

ILOVELISBON
June 23rd, 2005, 06:23 PM
Muito bom :applause:. Não tem muito a ver mas acho que devia tb ser feita uma intervenção do mesmo tipo na zona de Belem em Lisboa. acho q devia ser retirada a linha existente na superficie assim como regular o trafego (possivelmente construindo um túnel) aquilo é hoje uma autentica fronteira e faz com que a unica forma de vistar essa zona historica e monumental seja de carro, devia dar lugar a uma zona mais pedonal e com zonas verdes onde fosse possivel passear.
É uma boa ideia, existe até um projecto de enterrar a linha do cais do sodré até alcantara mas eu preferia que fosse até algés, claro! Porque não a linha toda até cascais :) A linha é uma autêntica barreira para a zona ribeirinha. Penso até que se este projecto fosse para a frente dar-se-ia um desenvolvimento exponencial dessa zona onde todos os armazens inutilizados era aproveitados para discotecas, bares, esplanadas, etc. Tinha outra vantagem que era aumentar os passeios da 24 de julho que em alguns sítios são minusculos e criar estacionamentos.

Reflex
June 24th, 2005, 04:02 PM
...e acham que é possivel, 1 intervenção de tal envergadura?:)

ILOVELISBON
June 24th, 2005, 04:18 PM
Era difícil financiar este projecto agora tendo em conta a difícil situação financeira do país. Mas quando voltar tudo ao normal e a economia voltar a crescer 4% ao ano (Espero que alguma vez aconteça!) e se não for muito tarde para aproveitar os fundos da UE devia-se fazer isto! Pelo menos até alcantara que são só 2 ou 3 kms.

Reflex
June 24th, 2005, 04:20 PM
E é 1 tipo de projecto que seja comum noutras cidades/países...?
(quanto ao 4%, a economia mostra-nos que ao longo dos séculos depois de 1 periodo de recessão há sempre 1 período de crescimento e por aí fora, sucessivamente...a unica coisa que não se pode quantificar é o tamanho do crescimento/decréscimo...;))

Fern
June 24th, 2005, 05:40 PM
Sim Reflex mas isso nao quer dizer que esse crescimento nao possa ser daqui a 50 anos, senao eramos todos paises ricos ;)