PDA

View Full Version : Tecnologia revolucionária para trens desenvolvida pela USP!!!

neosoux
June 25th, 2005, 12:37 AM
Alguem sabe sobre o sistema de trem q a usp desenvolveu/está desenvolvendo?? Eu lembro de ter visto no jornal nacional a um bom tempo!! E nunca mais ouvi falar!!!E lembro q era uma tecnologia totalmente diferente das existentes (acho q baseada no nitrogenio ou hidrogenio, totalmente diferente dos imas japonese por exemplo)!!! Eles ate mostraram um prototipo de trem funcionando!! O bom dessa tecnologia é q além de extremamente promissora, é mto mais barata, alem de ser nacional né!! Mas ela estava bem no começo ainda... Tlvz essa seria a solução para os trens no Brasil, já q os custos hj sao exorbitantes e proibitivos!!! Seria sensacional ter uma tecnologia 100% nacional para concorrer com as outras e pelo q falaram, isso era totalmente possivel!!! Será q mais uma vez por falta de incentivos perdemos mais essa?!?!?
Alguem tem alguma informação nova?

voxp
June 25th, 2005, 04:07 AM
vc quer dizer o maglev da UFRJ...

não recebo noticias dele a um bom tempo...

balacobaco
June 25th, 2005, 09:48 PM
maglev não seria com imãs???

neosoux
June 25th, 2005, 10:13 PM
vc quer dizer o maglev da UFRJ...

não recebo noticias dele a um bom tempo...

não, acho q era da USP msmo... :)

neosoux
June 25th, 2005, 10:15 PM
e não é baseado em imãs!! Mas em hidro/nitrogenio!!

Otis LA
June 27th, 2005, 06:30 PM
Existem pesquisas no mundo inteiro para novos sistemas de propulsão de trens... turbina a gás, células de combustível, nuclear, é bom saber que pesquisadores brasileiros trabalham também. Mas o custo de implantação das vias é que é caro, cerca de seis vezes o custo de uma rodovia (no mínimo). Vagões são relativamente baratos (dependendo do tipo). Locomotivas custam os olhos da cara, mas podem ser alugadas... O trem, mesmo diesel-elétrico, é normalmente mais barato do que caminhões para médias e longas distâncias

Integralista
June 27th, 2005, 06:49 PM
Um sonho quem sabe podera tornar-se realidade com investimento bem pesados do governo.

neosoux
June 30th, 2005, 01:14 AM
Eu sou o unico cara q ja ouvi falar disso??

voxp
June 30th, 2005, 01:49 AM
eu só conheço o da UFRJ, da USP eu nunca ouvi falar