View Full Version : Novo Centro Náutico de Crestuma


Viriatox
June 25th, 2005, 04:36 PM
Novo Centro Náutico de Crestuma é inaugurado a 18 de Junho

Luís Filipe Menezes anunciou também que, nas imediações, surgirá um parque público com cerca
de cinco hectares
JENNIFER MOTA


Fazem-se os últimos preparativos no Centro Náutico de Crestuma, em Gaia, que será inaugurado a 18 de Junho, a tempo de receber a Taça do Mundo de Canoagem 2005. O novo edifício aproveitou a ruína de uma antiga fundição e, a partir do próximo mês, passará a ser utilizado para guardar as canoas. A cafetaria e o ginásio, localizados no primeiro andar, estarão abertos à população. Ontem, em visita à obra, o presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes, explicou que o investimento de um milhão de euros "corresponde à opção de semear o concelho de equipamentos de qualidade e, simultaneamente, de potenciar as actividades locais".

Para o projecto do Centro Náutico de Crestuma estar concluído, um desejo do clube com mais de dez anos, faltam apenas alguns acabamentos interiores e os acessos exteriores, que, atendendo às cheias de Inverno, vão ser feitos de forma a permitir a permeabilização da água.

O equipamento representa o primeiro passo para a requalificação de toda aquela zona ribeirinha, incluída no PDM como reserva ecológica. Paredes meias com o Centro Naútico, a Quinta do Castelo, com uma área de cinco hectares - superior a cinco campos de futebol - vai ser transformada num parque público com equipamentos de apoio. A Junta de Freguesia de Crestuma está a tratar da limpeza do espaço verde para, posteriormente, o Parque Biológico de Gaia, com o qual existe um acordo, ocupar-se da requalificação. O projecto para o local prevê ainda que um casarão abandonado seja convertido num restaurante.

"Crestuma tem enormes tradições e espero que o equipamento [Centro Naútico] possa fazer com que os resultados do clube melhorem substancialmente", deixou Menezes como ponto de partida para o que ainda falta na freguesia. "A aquisição de uma fábrica vai permitir instalar um centro de dia e a sede de várias colectividades da freguesia", explanou. "Mas isto não resolve os problemas", acrescentando: "Temos que trazer riqueza e pessoas para a freguesia. É fundamental reabilitá-la em termos sócio-económicos". Para tal, irá contribuir um parque empresarial a construir na fronteira de Sandim com Crestuma.

Zamora mais próximo de Crestuma
Luís Filipe Menezes anunciou, durante a visita ao equipamento, que está a ser preparado um protocolo de geminação com Zamora, que poderá vir a realizar-se no mesmo dia da inauguração do Centro Náutico de Crestuma. A cidade espanhola tem uma forte tradição de canoagem e, a concretizar-se, a inauguração podia juntar nomes nacionais e internacionais da modalidade. O autarca lembrou que "Zamora tem a ver com a nossa nacionalidade [reconheceu Portugal como um reino independente]".

Exposição fotográfica na inauguração

No dia da inauguração, estará patente ao público uma exposição fotográfica que mostra a evolução da obra, iniciada em Janeiro, semana a semana. O arquitecto António Martins, responsável pela conversão da antiga fundição, explicou que "a principal preocupação foi não descaracterizar o espaço".

O equipamento maioritariamente envidraçado permite contemplar três paisagens distintas: rio, montanha e povoação. "Procurei tirar partido das valências do espaço e tive em conta a proximidade da praia fluvial, muito procurada, que poderá ser servida pelo equipamento", destacou.

Viriatox
June 25th, 2005, 04:38 PM
A Crestuma World Cup 2005 terá lugar no fim-de-semana de 25 e 26 de Junho, contando com as novíssimas instalações do centro náutico de Crestuma para receber os competidores. (O Jogo) ;)

Phobos
June 25th, 2005, 09:49 PM
Mais um projecto turístico para o Douro!

TeKnO_Lx
June 26th, 2005, 12:03 AM
crestuma power!

Reflex
June 26th, 2005, 12:06 AM
crestuma power!
:lol:

Barragon
June 26th, 2005, 03:16 PM
Com este calor só apetece :D