View Full Version : Edifício dividido em dois junto à Casa da Música

Reflex
June 28th, 2005, 10:13 PM
Poderá haver acordo entre as partes ainda esta semana Subsiste divergência quanto à altura do segundo módulo - 4 ou 7 andares
O conflito em volta da construção de um edifício nas traseiras da Casa da Música poderá chegar ao fim ainda esta semana. O JN sabe que está a ser ultimada uma proposta que prevê a implantação de dois módulos, unidos por uma pala, o que permitirá libertar as vistas do janelão. O acordo implica que a autarquia ceda à Adicais o terreno para onde esteve prevista a instalação do Conservatório de Música. E é sobre o segundo módulo, a erguer nesse terreno, que ainda permanece o impasse. A autarquia pretende que tenha apenas quatro andares, enquanto Rem Koolhaas defende que chegue aos sete pisos.

O arquitecto holandês apresenta dois argumentos de carácter estético por um lado pretende que a cércea (altura) dos dois blocos seja semelhante, conferindo unidade ao projecto; por outro, ao chegar aos sete andares, serviria como "cortina" aos edifícios da Rua 5 de Outubro, que considera retirarem valor à envolvente e à Casa da Música.

A Câmara contrapõe com uma altura limite de quatro andares, por entender que é suficiente para garantir a capacidade construtiva a que a Adicais tem direito. As negociações mantêm-se, no entanto, para tentar o entendimento entre todas as partes. Ontem teve lugar uma reunião nesse sentido e poderá entretanto haver um novo encontro entre Rui Rio e a holandesa Ellen Van Loon (representante do arquitecto holandês). Certo é que, por exemplo, a futura sede do Banco Português de Negócios (BPN), ficará com uma altura inferior à da Casa da Música - esta chega a uma cota de 33 metros, enquanto os módulos nas traseiras não ultrapassarão os 28 metros.

Uma das condições para haver acordo é que a Adicais se considere ressarcida da indemnização que reclamava à autarquia, pelo atraso na entrega do lote original - cerca de 13,7 milhões de euros. Finalmente, permitirá a legalização do edifício da Casa da Música, uma vez que isso dependia de uma alteração ao alvará de loteamento. E para que essa alteração vingasse era necessário o acordo de todos os proprietários da envolvente.

Se o acordo se consumar, a Câmara terá de aprovar, em reunião do Executivo, a cedência do segundo lote (que estava destinado ao Conservatório de Música do Porto, mas que a Direcção Regional de Educação do Norte entretanto devolveu) à Adicais. Só então dará entrada o projecto definitivo.

Ultrapassadas estarão também as divergências quanto ao tipo de materias a utilizar nos dois edifícios, que serão unidos por uma pala com uma função puramente estética. De acordo com informações que recolhemos há um bom entendimento entre os gabinetes de Rem Koolhaas e de Ginestal Machado (autor do projecto para o edifício do BPN), o que permitirá ao primeiro acompanhar com detalhe o desenvolvimento do projecto e até o tipo de materiais a utilizar.
Fonte: JN (http://jn.sapo.pt/2005/06/28/grande_porto/edificio_dividido_dois_junto_a_casa_.html)

Reflex
June 28th, 2005, 11:03 PM
Deduzo ser este, o edificio em questão:
http://img.photobucket.com/albums/v26/Marco77/Projectos_maquetes/bnp1.jpg

Phobos
June 28th, 2005, 11:05 PM
Eu não entendo porque o Koolhas quer que o edificio do BPN tenha 7 andares.O importante é que não tape o janelão da casa da musica,o resto pe conversa.Agora fazer o BPN mais alto só para tapar os prédios feios já é exagero.

Barragon
June 28th, 2005, 11:07 PM
Façam o predio de qualquer maneira e pronto!

Arpels
June 29th, 2005, 12:17 AM
bom é uma boa solução dividir o predio em 2 ficando um espaço para a vista do janelão embora para mim ficava como esta!!

Petronius
June 29th, 2005, 12:20 AM
eu pessoalmente gosto muito do buraco ..

Arpels
June 29th, 2005, 12:22 AM
sim esta perfeito tanto com buraco ou dividido em dois e resolve o problema ou pelo menos atenua!!

Reflex
June 29th, 2005, 12:34 AM
eu pessoalmente gosto muito do buraco ..
E haverá alguém aqui que não goste????? :lol::lol::lol::lol::lol:

:D:D
:okay:

Phobos
June 29th, 2005, 12:58 AM
bom é uma boa solução dividir o predio em 2 ficando um espaço para a vista do janelão embora para mim ficava como esta!!

Eu também acho,sinceramente não acho que seria necessário quebrar o predio em 2 porque aquela abertura no meio do BPN parece-me já ser suficiente...

Arpels
June 29th, 2005, 01:03 AM
E haverá alguém aqui que não goste????? :lol::lol::lol::lol::lol:

:D:D
:okay:
quem não gosta de um buraco (excepto buraco orçamental claro)?

Arpels
June 29th, 2005, 01:04 AM
Eu também acho,sinceramente não acho que seria necessário quebrar o predio em 2 porque aquela abertura no meio do BPN parece-me já ser suficiente...
em caso de não acharem suficiente e acharem que era inviavel olah k se fizese dois predios mas assim é melhor sem duvida, a ideia do buraco ate é arquitectonicamente engraçada e difierente do k se ve!!

Herrmando
June 29th, 2005, 01:25 AM
Eu tb preferia a soluçao original...

"Eu não entendo porque o Koolhas quer que o edificio do BPN tenha 7 andares.O importante é que não tape o janelão da casa da musica,o resto pe conversa.Agora fazer o BPN mais alto só para tapar os prédios feios já é exagero."

Phobos, já viste bem a qualidade dos "edifícios" atras da casa da musica?:D Eu concordo co Koolhas!

Reflex
June 29th, 2005, 01:28 AM
Confesso que não percebo como raio se "divide um edificio em dois"...:|