View Full Version : Monteiro de Barros apresenta proposta para central nuclear em Portugal
TeKnO_Lx June 29th, 2005, 02:45 PM O empresário Patrick Monteiro de Barros lidera um grupo de investidores que vai apresentar ao Governo uma proposta para a construção de uma central nuclear em Portugal. A proposta é justificada pelo aumento sustentado do preço do petróleo que esta semana atingiu a cotação mais alta de sempre, acima de 60 dólares por barril no mercado norte-americano.
--------------------------------------------------------------------------------
Ana Suspiro
asuspiro@mediafin.pt
O empresário Patrick Monteiro de Barros lidera um grupo de investidores que vai apresentar ao Governo uma proposta para a construção de uma central nuclear em Portugal. A proposta é justificada pelo aumento sustentado do preço do petróleo que esta semana atingiu a cotação mais alta de sempre, acima de 60 dólares por barril no mercado norte-americano.
A proposta, que será apresentada amanhã em conferência de imprensa, assenta numa central de última geração com recursos a fundos exclusivamente privados.
O empresário, refere na convocatória da conferência de imprensa, o exemplo recente de França e Finlândia de reforçar ou construir centrais nucleares com vista ao abastecimento do mercado nacional e à exportação de energia eléctrica.
A opção, no caso português, permitirá reduzir a dependência do Exterior em termos de energia, diminuir o saldo negativo da balança de pagamentos, cumprir os compromissos de Quioto de redução de emissões e ainda contribuir para a criação de riqueza nacional ao fornecer electricidade mais competitiva utilizando urânio, uma matéria-prima de que Portugal dispõe, mas cuja exploração foi suspensa no início desta década.
Ainda não são conhecidos os outros investidores neste projecto, mas a retoma da discussão da opção nuclear tem sido pedida pelas principais associações empresariais nacionais, face ao aumento do preço da electricidade.
Arpels June 29th, 2005, 03:04 PM tem tofo o meu apoio, insisto k se tiver de haver alguma acidente nuclear, ele podera acontecer a pouco mais de 300 kilometros de Lisboa em Alcaraz :yes: por isso é apostar no nuclear e ta a andar.
ILOVELISBON June 29th, 2005, 03:44 PM Também apoio totalmente, totas as medidas para reduzir a nossa dependência do petróleo e beneficiar o ambiênte são uma prioridade. Acho que está demonstrado que a energia nuclear é segura já que só ocorreu o acidente em Chernobil por falta de manutenção. Ainda por cima as minas de urânio poderiam ser reactivadas. Gostava era de saber se um central nuclear produz assim muito mais energia que uma central térmica e se o custo por megawatt é muito menor ou não. Alguem sabe valores? Ja tive à procura mas n encontro.
Arpels June 29th, 2005, 03:50 PM o mais caro aqui é a central mesmo, é muito dispendiosa, segundo houvi o preço do megawatt das centrais nucleares anda ela por ela com o das centrais termicas porque as centrais termicas não produzem a sua propria energia (tem fonte exterior de energia) segundo houvi de um documentario da TVE!!
Barragon June 29th, 2005, 07:07 PM Venha o Nuclear :D já agora vão por onde essa central?
Arpels June 29th, 2005, 07:38 PM não ha ainda esses pormenores, provavelmente os velhos do Restelo vão fazer td para que não se faça nada :(
Lss911 June 29th, 2005, 07:40 PM Sou totalmente a favor da construção!! Portugal tem que depender cada vez menos do petroleo! É fundamental para o futuro da economia! Eastou convicto que as economias que menos dependerem do petroleo são as que vão passar mais ou menos incólumes à grande crise petrolífera que está agora a começar...
MCarr June 29th, 2005, 07:41 PM Ouvi dizer que iam faze-la no barreiro.
Arpels June 29th, 2005, 07:42 PM que seja aqui ou em Madrid se houver azar toca a todos!!
Lss911 June 29th, 2005, 07:55 PM Ora nem amis! E os espanhóis já as têm há séculos!! Não faz sentido pensar na questão da segurança! Se há insegurança então já cá anda desde que se construiram centrais na espanha!
Fern June 29th, 2005, 08:53 PM Façam um referendo.. eu voto sim
Arpels June 29th, 2005, 09:56 PM tambem eu, não entendo esta mentalidade takanha dos Tugas, sabem que somos petrodependentes mas quando se fala em nuclear ficam em panico, por exemplo ai no UK Fern existem algumas usinas nucleares e numca houve problemas de grande monta não é verdade?
Barragon June 29th, 2005, 11:10 PM Ouvi dizer que iam faze-la no barreiro.
é capaz.... :hahano:
E em Albufeira??? Penso que serã perto das minas de urânio ... portanto deve ser lá para a Cova da Beira... perto da Fronteira talvez :D
Phobos June 30th, 2005, 12:54 AM Eu sou contra.Pode até ser mais barato,mas o preço que se vai pagar no futuro não compensa.Aqueles montes de lixo radioactivo produzido vão demorar milhares de anos para desaparecer,e se algum dia daqui a muitos anos se perder a localização desse detritos eu não quero nem ver o que vai acontecer.A energia nuclear já deu o que tinha a dar,está na altura de investir em energias alternativas.
MCarr June 30th, 2005, 12:50 PM é capaz.... :hahano:
E em Albufeira??? Penso que serã perto das minas de urânio ... portanto deve ser lá para a Cova da Beira... perto da Fronteira talvez :D
Por falar em minas, uma vez fui com um cliente ao alentejo ver um monte que ele tem ali para os lados de almodovar e quando lá chegamos dizia-me ele: isto aqui tem muita caça e agua, mas a agua não é boa para beber pois sabe mesmo muito mal, mais tarde ao comtemplarmos a paisagem em cimo dum cerro apontava ele para uma zona tipo pedreira e dizia: e ali são as minas do não sei quanto, tiravam pirite ou lá o que raio dali!
Barragon June 30th, 2005, 01:11 PM Pirite é parecida ao ouro! Realmente as minas em Portugal foram com o ca$%&# e não sei qual estará aberta... mas a aposta no urânio iria ser muito boa porque nós temos quantidades ainda não exploradas! os resíduos radioactivos iam para espanha :crazy2:
Fern June 30th, 2005, 05:16 PM por exemplo ai no UK Fern existem algumas usinas nucleares e numca houve problemas de grande monta não é verdade?
Problemas de monta que se podem aplicar a nos so aquele no Japao no ano passado!! O de Chernobyl nem serve como exemplo visto tratar-se de algo derivado de erros no desenho sovietico do reactor e de uma falta de cultura de seguranca!!
Lss911 June 30th, 2005, 05:17 PM Sobretudo no Norte do país!
Reflex July 1st, 2005, 01:23 AM Porra, pá!!! Mas foi preciso taaaaaaaaaaaaaaaaanto tempo para alguem se lembrar disto??? Já estava mais do que na hora!!!:okay::okay:
Barragon July 1st, 2005, 02:16 AM é já a seguir.... eles tão a dizer para 2009 ...vamos lá ver! E há bocado deu na tv e esse gajo diz que ele faz a central sozinho por 3.5 billiones e não precisa de dinheiro do estado.... é so darem a aprovação!!! Vai criar 600 postos de trabalho... o local não disseram
Arpels July 1st, 2005, 12:10 PM to a ver muitos entraves :( certo que o problema dos residuos é de dificil resolução mas os combostiveis fosseis tambem tem efeitos nossivos para as pessoas!!
Barragon July 1st, 2005, 01:51 PM Os resíduos iam para uma central também em Portugal longe dos lençois de água no meio do nada (Alentejo) ! Em espanha há duas centrais de despejo de resíduos radioactivos!
MCarr July 1st, 2005, 01:53 PM Os resíduos iam para uma central também em Portugal longe dos lençois de água no meio do nada (Alentejo) ! Em espanha há duas centrais de despejo de resíduos radioactivos!
Eu proponho que se envie os residuos para angola ou algo do genero :runaway:
Arpels July 1st, 2005, 02:08 PM :uh: nem comento :rant: ya existem centrais de recolhas de residuos para o efeito, nas noticias dizem k leva 7 anos a construir-se uma central daquelas :runaway:
Barragon July 1st, 2005, 02:12 PM Então mandávamos para Espanha... prontes!!!
Reflex July 1st, 2005, 09:39 PM Hoje já vieram noticias que o Governo não tenciona autorizar a construção da central neste mandato, portanto até 2009!:bash:
...ou seja, 2009 + 7 anos...2016; pegando na logica do Fern, "terei nessa altura 32 anos, vejam lá se se despacham!!!":rant:
Fern July 1st, 2005, 09:47 PM Calma... devagar... se... vai... ao... longe........
Reflex July 1st, 2005, 10:15 PM ...o problema...é se chegam mesmo...a parar.......
Paulo2004 July 1st, 2005, 10:25 PM Espero que nunca se construa uma central nuclear. O mundo vira-se agora para a produção de energia idêntica ao do processo de produção de energia do sol, sobre o qual ainda não li nada, a não ser ter ouvido uma notícia na tv. Portugal fará parte desse processo de pesquisa e construção.
Barragon July 1st, 2005, 10:38 PM Vais estar ainda na flor da idade Reflex..... vais ser um activista contra a energia nuclear e depois poes-te no topo das chaminés de arrefecimento com um simbolo da greenpeace :yes:
Phobos July 1st, 2005, 10:58 PM Hoje já vieram noticias que o Governo não tenciona autorizar a construção da central neste mandato, portanto até 2009!:bash:
...ou seja, 2009 + 7 anos...2016; pegando na logica do Fern, "terei nessa altura 32 anos, vejam lá se se despacham!!!":rant:
Que boa notícSSia(esta é para o Arpels :colgate: )
:skull:
Reflex July 1st, 2005, 11:01 PM Vais estar ainda na flor da idade Reflex..... vais ser um activista contra a energia nuclear e depois poes-te no topo das chaminés de arrefecimento com um simbolo da greenpeace :yes:
Achas que sim??? Então mas eu sou a favor da centralzita!!!:D
Arpels July 1st, 2005, 11:01 PM Que boa notícSSia(esta é para o Arpels :colgate: )
:skull:
:cry: eu quero na mesma depois visito mais o Jikas de bengalinha prontos :sleepy:
Reflex July 1st, 2005, 11:05 PM Phobos, estás a gozar, mas estou a ver que quem lhes tem que empurrar a cadeira de rodas ainda vais ser tu!!!:hilarious
Phobos July 1st, 2005, 11:14 PM Phobos, estás a gozar, mas estou a ver que quem lhes tem que empurrar a cadeira de rodas ainda vais ser tu!!!:hilarious
Eu empurro com prazer!Faço-os fazer uma visitinha às escadinhas que existem no Terreiro do Paço :devil: :angel1:
Arpels July 1st, 2005, 11:27 PM ahhhhhhhhhh :uh: ele ker matarnos? :sly:
:rofl: :rofl:
Reflex July 1st, 2005, 11:38 PM Naaaaahhh...quer é que voces vao inspeccionar in loco as obras do Terreiro do Paço para depois darem o vosso parecer...:D:D
...ah, "glu glu" não conta como resposta!!!:lol:
Phobos July 1st, 2005, 11:44 PM ^ :lol:
Aproveita-se e tira-se umas fotos de como está o cais das colunas!
Reflex July 1st, 2005, 11:47 PM :rofl::rofl::rofl:
Arpels July 1st, 2005, 11:53 PM :evil:
:rofl:
Barragon July 2nd, 2005, 02:14 AM Nessa altura ainda devem lá estar as obras......
[Smeagol] July 2nd, 2005, 03:23 PM :bash: :bash: :bash:
Por amor de Deus... já discutimos isto aqui tanta vez... Portugal tem excelentes condicões para ser independente só com energias renovaveis... eolica, barragens, biomassa, ondas de marés, solar...
será melhor investir os 3500 000 000€ na central nuclear (residuos nucleares), ou investilos em energia solar, ondas de marés e biomassa(que não tem inconvenientes e temos um excelente potencial)...
eu era de acordo que se tivesse feito uma central nuclear hà uns 15 anos atrás... mas nos dias de hj com as novas formas de energia e com as potencialidades que nós temos axo que não se justifica tão grande investimento no nuclear...
Agora qd a fusão nuclear estiver mais desenvolvida ai sim dou apoio, pois esta fusão nuclear n tem residuos perigosos por isso é considerada energia renovavel (Nuclear Verde) ...
Para mim não vale a pena os 3 500 000 000€ em Nuclear...
:cheers: :cheers: :cheers:
Barragon July 2nd, 2005, 03:24 PM Smeagol também isso só vai ser decidido daqui a algum tempo ....
[Smeagol] July 2nd, 2005, 04:03 PM Espero que nunca se construa uma central nuclear. O mundo vira-se agora para a produção de energia idêntica ao do processo de produção de energia do sol, sobre o qual ainda não li nada, a não ser ter ouvido uma notícia na tv. Portugal fará parte desse processo de pesquisa e construção.
A fusão é muito simples de explicar. Em poucas palavaras a fusão é o contrario da energia nuclera tradicional (fissão), em vez de separares uma molecula para obteres energia (nuclear), na fusão juntas duas moleculas para obter energia...
Fusão (Energia nuclear verde)_____________________________________________________________Fissão (Energia nuclear tradicional)
http://img104.imageshack.us/img104/6818/novaimagem4sc.png (http://www.imageshack.us)http://img104.imageshack.us/img104/7906/novaimagem12ua.png (http://www.imageshack.us)
Barragon July 2nd, 2005, 05:57 PM Pois na fissão há restos.... enquanto que na fusão é só helio... mas Smeagol.. ainda não há nenhum tipo de cetral dessas? ou era aquela que iam fazer em França que é desse tipo? Está ainda em experimentação?
[Smeagol] July 2nd, 2005, 06:13 PM o CERN está á 20 anos em investigações... agora já está tudo finalizado e vai-se construir a primeira central de fusão do mundo. Essa tal no sul de frança, no projecto vai participar a uniao europeia, os kromos(usa), canadá, china e japão...
qd esta estiver concluiada e testada presumo que começaram pelo mudo fora a substituir as centrais nucleares, por ventrais de fusão... tudo aponta que a energia do futuro é a fusao...
Barragon July 2nd, 2005, 06:18 PM Claro que vai ser.... nesse ponto de vista parece-me muito bem :) no Simcity 2000 e 3000 as centrais de fusão só apareciam lá para 2040 ou 2050 :crazy2:
[Smeagol] July 2nd, 2005, 06:23 PM já ouvi dizer que dentro de 30anos a UE que fazer uma mega central no centro da europa que satisfaça todas as nessecidades energéticas de toda a europa... :eek2: :eek2: :eek2: :eek2:
mas se pensarmos bem!!!! a fusão liberta muito muito... muito mais calor que a fissão...
a má noticia :sleepy: é que se essa central tiver um acidente... a força da explosão vai rebentar com a terra e separar o nosso planeta em dois :lol: :skull: :lol: :skull: :banana: :skull:
Barragon July 2nd, 2005, 06:30 PM :lol: estás mesmo catastrófico
Arpels July 2nd, 2005, 07:30 PM ']já ouvi dizer que dentro de 30anos a UE que fazer uma mega central no centro da europa que satisfaça todas as nessecidades energéticas de toda a europa... :eek2: :eek2: :eek2: :eek2:
mas se pensarmos bem!!!! a fusão liberta muito muito... muito mais calor que a fissão...
a má noticia :sleepy: é que se essa central tiver um acidente... a força da explosão vai rebentar com a terra e separar o nosso planeta em dois :lol: :skull: :lol: :skull: :banana: :skull:
Glup :uh: em dois? o plano é construir um mega projecto energetico com uma tecnologia nova de cariz nuclear com menos residuos e possivei efeitos nefastos, ainda a pouco vi um programa da TVE sobre isso!!
Herrmando July 2nd, 2005, 09:41 PM O Expresso fala da construçao da central nuclear no vale do douro. E se metessem um pinheiro no cu, tb seria boa ideia...
Arpels July 2nd, 2005, 09:51 PM Herrmando seja onde for se houver azar todos sofremos!, lembra-te k os efeitos de Chernobyl actuaram ate uma area de 3000 km em redor da central!!
Phobos July 2nd, 2005, 10:29 PM Eu acho que devem esperar por essa cena da Energia de Fusão.Se ela não libera residuos e gera muito mais energia é de se esperar.Até lá o pais aguenta bem,creio eu.
Arpels July 2nd, 2005, 10:35 PM sei não Phobos ate la vai-se a massa toda em pitroleo, produto do qual somos muito dependentes :(
Phobos July 2nd, 2005, 10:50 PM Mas o custo financeiro de manter uma nuclear também não é baixo,isso sem contar com os outros custos...
Arpels July 2nd, 2005, 11:07 PM de longe mais caro que petroleo creio eu? :?
Phobos July 2nd, 2005, 11:14 PM Manter uma termonuclear é mais caro que do que uma termoelectrica sem duvida,isso sem falar no custo de construção.
Arpels July 2nd, 2005, 11:15 PM o custo ele reave o dinheiro num instante com a venda de energia :yes:
Reflex July 2nd, 2005, 11:34 PM Bom, isto da central nuclear está arrumado até, pelo menos, 2009.
Esperemos é que até lá se continue a investir muito e bem nas energias alternativas!!:okay:
Arpels July 2nd, 2005, 11:51 PM ya durante este intervalo de tempo pode-se fazer muito por energias "limpas".
Reflex July 3rd, 2005, 12:33 AM E estou certo que o farão. A cada dia surgem mais noticias de novos investimentos. Portugal vai ficar 5 estrelas quando todos arrancarem!!:okay:
Phobos July 3rd, 2005, 12:38 AM Parece que sim mesmo.Está a haver mesmo muitos investimentos desse tipo...
Barragon July 3rd, 2005, 03:06 PM Eles estão é a rasca.... é por isso que estão a falar disso.... sabes que nós os portugueses só começamos a agir perto ou depois da desgraça!
Fern July 3rd, 2005, 07:21 PM Esperemos é que até lá se continue a investir muito e bem nas energias alternativas!!:okay:
Sim sim.. mas nao do meu dinheiro..
Arpels July 3rd, 2005, 08:40 PM então Fern? :? não es fan das energias alternativas?
Barragon July 3rd, 2005, 09:15 PM Eu quero comprar uma turbina eólica só para mim :D
Arpels July 3rd, 2005, 09:23 PM ya poes no telhado do predio e assim ja tens um motivo para subir la cima e tirar fotos prometidas da paisagem :yes:
Barragon July 3rd, 2005, 09:29 PM :lol:
Fern July 4th, 2005, 06:35 PM então Fern? :? não es fan das energias alternativas?
Nesto momento sao muito caras e nao sao a resposta para tudo, alem de que terias de encher o pais de barragens, paineis solares e turbinas eolicas para produzir a energia necessaria. Em termos ambientais vai dar ao mesmo!! ;)
Reflex July 4th, 2005, 09:32 PM Não sei, Fern, há 2 dias vi na tv que o investimento feito num parque eolico é recuperado em 6 meses...:|
Reflex July 4th, 2005, 09:33 PM Eu quero comprar uma turbina eólica só para mim :D
:hilarious:hilarious:hilarious:hilarious:hilarious
E eu quero 1 painel solar para por às costas!!!:D
:rofl::rofl:
Nephasto July 4th, 2005, 10:28 PM Eu acho que devem esperar por essa cena da Energia de Fusão.Se ela não libera residuos e gera muito mais energia é de se esperar.Até lá o pais aguenta bem,creio eu.
Quando a fusão nuclear estiver disponível já nós estamos todos velhos! ;)
Barragon July 4th, 2005, 10:50 PM Eu vou por as minhas turbinas eólicas no comboio depois aquilo faz vrummm e muita energia aparece :hilarious
Reflex July 4th, 2005, 11:04 PM Epá, estou mesmo a ver que ainda vais ser tu sozinho com a tua turbina a fornecer energia ao Barreiro inteiro!!!:hilarious
Barragon July 4th, 2005, 11:05 PM Compro a turbina e ponho.me a soprar :D
Reflex July 4th, 2005, 11:13 PM Ah, pois tu és o Lobo Mau do Barreiro...:lol:
Barragon July 5th, 2005, 01:55 AM Ah sou ??? :rant:
Reflex July 5th, 2005, 02:09 AM Sim, para pores a turbina a funcionar precisas de 1 grande sopro!!!:lol:
Mas nem penses que mandas as casas dos porquinhos odivelenses abaixo!!! Isso só a Fern&Golias!!!.rofl:
Arpels July 5th, 2005, 01:01 PM Ah, pois tu és o Lobo Mau do Barreiro...:lol:
é sim sehor ele não ker ser divulgado mas é :yes:
já nos 5000 Barra? :eek2:
|
|