View Full Version : Galaxy Park começa a mexer

checco24
June 30th, 2005, 03:50 AM
Galaxy Park vai começar a mexer

O Galaxy Park, parque temático a instalar junto à aldeia de Atalaia, Vila Nova da Barquinha, vai começar a mexer. A autarquia já deu autorização para a movimentação de terras e a construção das infra-estruturas viárias.

A paisagem vai começar a mudar junto à aldeia de Atalaia, Vila Nova da Barquinha. Os camiões vão entrar na terra e transformar parte da imensa mata verde em construções de betão.

Em Fevereiro deste ano a Câmara de Vila Nova da Barquinha aprovou a planta síntese do empreendimento, onde são explicitadas todas as construções a edificar, bem como as respectivas áreas de implantação, construção e cérceas.

O maior parque temático já aprovado em Portugal é um investimento privado de 150 milhões de euros e tem como promotor a Galparque, empresa do grupo editorial Impala. Um investimento megalómano, que prevê criar cerca de 700 postos de trabalho directos.

Apesar do empreendimento suplantar os parâmetros de edificabilidade definidos no Plano Director Municipal (PDM) da Barquinha – uma cércea máxima de 12 metros, correspondente a quatro pisos de altura – a autarquia decidiu basear-se na alínea “e” do artigo 28 do PDM para autorizar a sua implantação.

Diz a referida alínea que constituem excepção aos parâmetros gerais dos espaços urbanos e urbanizáveis as “instalações especiais”, desde que devidamente justificadas. Neste caso, a justificação resume-se a dois considerandos – a inexistência de outros projectos de parques temáticos já aprovados em Portugal e o reconhecido interesse público do empreendimento.

A aprovação do município surge depois de, em Outubro de 2002, ter sido concluído o Estudo de Impacto Ambiental, que refere não se perspectivarem impactos negativos significativos do parque sobre a zona envolvente.

O próprio projecto já contempla uma série de medidas que permitem reduzir, “nalguns casos significativamente”, os potenciais impactes que se iriam fazer sentir, nomeadamente a instalação de um reservatório com capacidade para 12 mil metros cúbicos de água, que possibilitará a recolha da água proveniente do sistema de drenagem pluvial do parque, garantindo a rega, lavagem dos pavimentos e operações de manutenção em alguns períodos do ano e minimizando assim os consumos de água previstos.

“Extremamente positivos” serão, diz o estudo, os impactes resultantes da concretização do parque temático, quer no que concerne ao desenvolvimento local e regional, quer na qualidade de vida das populações, contribuindo também para as receitas da autarquia de Vila Nova da Barquinha.

in O MIRANTE
http://www.omirante.pt/index.asp?idEdicao=51&id=4205&idSeccao=479&Action=noticia

Arpels
June 30th, 2005, 11:41 AM
hmmm la vai o Barra trazer fotos elucidativas deste projecto para a malta :banana:

TeKnO_Lx
June 30th, 2005, 12:02 PM
montanha russa tem?

Barragon
June 30th, 2005, 12:58 PM
Que óptima notícia :okay: ehhe

Reflex
July 1st, 2005, 01:22 AM
Ah é na Atalaia??? Não tinha percebido bem isso da outra vez que falámos sobre o assunto...(tinha ideia que fosse mais para o lado da base militar...;))Ah, então também não é muito longe da terra do meu pai, depois logo dou lá 1 saltinho quando estiver pronto!!:okay:

Barragon
July 1st, 2005, 02:11 AM
É entre o IC3 e o IP6-A23 por cima do entronca.... eu já tinha posto um mapa Ref

Reflex
July 1st, 2005, 09:31 PM
Mas tinha ideia que fosse "do outro lado" da Barquinha, ali para o lado de Almourol, Tancos, etc...
Sendo assim, fica com 1 optima acessibilidade, praticamente tudo em auto-estrada vindo de qualquer 1 das principais cidades do país!!!:okay:

Barragon
July 1st, 2005, 10:46 PM
Pois fica.... acho que foi mesmo por isso que fizeram ali.... por causa das acessibilidades ;)

Reflex
July 1st, 2005, 10:50 PM
Nesse aspecto fica mesmo 5estrelas. (tendo, obviamente em conta, que fica longe de qualquer grande cidade...):okay:

Barragon
July 1st, 2005, 11:17 PM
Não é nada..... Está no meio de grandes cidades... Tomar a norte... Torres Novas a oeste... Entroncamento ao sul... Abrantes a este! todas mais de 20.000 :D

Reflex
July 1st, 2005, 11:36 PM
Sim, sim, cidades comparaveis a São Jorge da Morronhanha ou a Pias de Cimas...:|

Arpels
July 1st, 2005, 11:57 PM
mais a pias de cima Reflex!!

Barragon
July 2nd, 2005, 02:19 AM
Epah.... são cidades grandes..... o total da zona dá mais de 200.000!

Reflex
July 2nd, 2005, 02:21 AM
Entao como tal também te esqueceste da Barquinha...;)

Barragon
July 2nd, 2005, 02:33 AM
A Barquinha nem 5.000 tem :| o concelho tem uns 8.000!

Reflex
July 2nd, 2005, 02:37 AM
Já dá para encher o Galaxy...:lol:

Reflex
July 2nd, 2005, 02:39 AM
Barra, caso saibas, diz-me 1 coisa que agora estou a pensar:
...o Galaxy ficará situado de que lado da A23? Da Atalaia (portanto do lado direito de quem faz A1-Vilar Formoso...) ou de Tomar (do outro...)?

Barragon
July 2nd, 2005, 02:53 AM
http://i3.photobucket.com/albums/y67/Barragon/map.gif

Já tinha posto essa foto

PORTUGACOASTER
August 19th, 2005, 08:29 PM
Estou surpreendido com esta notícia, conhecia uma pessoa que estava por dentro deste projecto que me disse que não ia avançar, nunca mais procurei nada sobre o galaxy. Espero realmente que seja uma realidade para breve pois passo a vida a ir a Espanha para me divertir um bocado. Alguém sabe da data prevista para a inauguração? E há alguma informação sobre as atracções que serão instaladas? Gosto bastante da localização, apesar de morar longe, o parque fica no centro de Portugal com excelentes vias de acesso. Se alguém souber de mais alguma coisa diga-me por favor.
Saudações :)

Phobos
August 19th, 2005, 09:06 PM
Mais um tuga aqui!
Bem-vindo Portugacoaster!

:cheers1:

traveler
August 19th, 2005, 11:47 PM
Boas noticias para todos.

Marco Bruno
August 20th, 2005, 12:24 AM
Ena, outro! :colgate: bem vindo portugacoaster

:cheers:

Lss911
August 20th, 2005, 12:57 AM
Ya bem-vindo! Esperoq ue te divirtas por cá! :cheers:

Viriatox
August 20th, 2005, 04:29 AM
Bem-vindo ao grupo! :cheers:

Barragon
August 22nd, 2005, 10:57 PM
Ain afinal já são 5 novos forumers :okay: :D

O Galaxy está parado .... não há construção nenhuma a ser feita .... plantaram no local onde iria ser o Galazy park pinheiros e estão piquenos..... duvido que irá ser feito nos proximos 5 anos :( mas espero estar errado

Arpels
August 23rd, 2005, 01:11 PM
pode ser os futuros jardim do Galaxy essas arvores Barra :)

Barragon
August 23rd, 2005, 04:35 PM
Olha que não sei :sleepy:

Paulo2004
August 23rd, 2005, 05:25 PM
Finalmente um parque verdadeiramente temático em Portugal! É que o Bragaparque deixa muito a desejar...

Arpels
August 23rd, 2005, 05:25 PM
numca fui a esse Paulo, tens para ai algumas fotos?

Paulo2004
August 23rd, 2005, 05:32 PM
numca fui a esse Paulo, tens para ai algumas fotos?

Não tenho Arpels. Fui lá com os meus sobrinhos e o parque não é nada mais que um conjunto de carrosséis, uns mais sofisticados do que outros é certo, mas nada daquilo que há na Alemanha ou até em Espanha.

Arpels
August 23rd, 2005, 05:51 PM
:( este pais não tem nada meu, ja nem feira popular :rant:

Barragon
August 23rd, 2005, 06:32 PM
Mas eles vão construir um em cascais.....

Reflex
August 23rd, 2005, 07:59 PM
Será mesmo, Barra?? Também diziam que iam construir este na Barquinha e está-se a ver...:|

Barragon
August 23rd, 2005, 09:01 PM
Mas o Fantasia Park vai estar pronto em 2007.... acho eu :|

Reflex
August 23rd, 2005, 10:57 PM
Está bem...:sleepy: