View Full Version : Elevador de Santa Luzia a funcionar em 2006

Reflex
July 5th, 2005, 11:27 PM
Autarquia deu já início as obras com vista à reabilitação do antigo funicular. Trabalhos estimados em 2,4 milhões de euros

A Câmara de Viana do Castelo deu já início às obras com vista à reabilitação do elevador de Santa Luzia, intervenção que envolve um custo da ordem dos 2,4 milhões de euros, devendo estar concluída durante a Primavera de 2006.

De acordo com a autarquia, após a transferência da propriedade do funicular, dos Caminhos de Ferro Portugueses (CP) para a Câmara Municipal, concretizada depois de "prolongadas negociações", tiveram início os trabalhos, que vão incidir sobre a beneficiação das linhas, substituição de máquinas e carruagens e valorização dos edifícios situados na cidade e no monte de Santa Luzia. Refira-se que a medida, dinamizada no âmbito da Comunidade Urbana Valimar e candidatada a fundos comunitários, tem como parceiros municípios galegos da província de Ourense.

Segundo a autarquia, além da beneficiação da via, que se apresenta invadida de raízes e plantas, a intervenção compreende a recuperação dos muros que ladeiam a linha, ao longo de toda a sua extensão. Paralelamente, será criado, ao longo de todo o percurso, um trajecto pedonal (com piso antiderrapante e corrimão de apoio), assim como instalada uma nova rede de iluminação.

Outra das novidades da intervenção reside na escolha de carruagens que se apresentam como mais potentes que as anteriores (que funcionaram até ao ano de 2000) e com capacidade para 25 pessoas (12 delas sentadas). De acordo com a autarquia, as futuras carruagens possibilitarão, também, o transporte de bicicletas, que poderão, uma vez em Santa Luzia, circular nos trilhos de montanha. De realçar que um dos antigos veículos permanecerá em exibição, depois de reabilitado, na estação superior.

Números
1,1

Milhões de euros é o valor da comparticipação comunitária destinada à beneficiação do elevador. Inaugurado a 2 de Junho de 1923, o funicular deve-se ao benfeitor Bernardo Pinto Abrunhosa.

650 metros é a extensão da via do funicular de Viana do Castelo, superior aos 310 metros de idêntico equipamento situado na Nazaré, e dos 274 metros da estrutura instalada no Bom Jesus, em Braga.
Fonte: JN

Barragon
July 6th, 2005, 12:50 AM
Muito bem.... tenho que ir lá dar uma voltinha :okay:

Reflex
July 6th, 2005, 12:59 AM
"Funiculi-Funiculaaaaa...laralalaralalaralara...":fiddle:

:D

Lss911
July 6th, 2005, 01:14 AM
:lol: de elevadores só andei os de lx...tenho mts para experimentar ainda!

Reflex
July 6th, 2005, 01:16 AM
Eu também...e de Lisboa ainda me faltam o da Bica e do Lavra...

...por falar nisso, experimentem subir a calçada do Lavra a pé e garanto-vos que terão 1 daquelas surpresas agradaveis que só Lisboa é capaz de vos oferecer!!!;)

Phobos
July 6th, 2005, 03:15 AM
Eu já andei naquilo quando era puto mas não me lembro muito bem como eram os antigos...

Barragon
July 6th, 2005, 09:18 AM
Eu andei nos da Nazaré :D

Reflex
July 6th, 2005, 04:13 PM
Pois, no da Nazaré também, sim senhor...;)

JohnnyMass
July 6th, 2005, 09:31 PM
é uma excelente notícia!!! nunca andei no de viana. quando lá estive há dois anos deu-me uma pena ver os trilhos todos cheios de mato e ver uma excelente oportunidade de dinamizar o turismo na cidade naquele estado deplorável.

Arpels
July 7th, 2005, 01:04 PM
"Funiculi-Funiculaaaaa...laralalaralalaralara...":fiddle:

:D
la la la laaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa :D