View Full Version : Propostas arquitetônicas para o Estádio do Maracanã

Diogo_Gardoni
July 7th, 2005, 08:02 AM
Essa matéria saiu na Revista Domingo, suplemento do Jornal do Brasil, em 11/07/04, na época das declarações do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, sobre a demolição e a reconstrução do Maracanã para a Copa de 2014, que tem 90% de chances de ser realizada no Brasil. O JB reuniu alguns arquitetos e sugeriu que eles propusessem intervenções no estádio. Bom, aí vai a matéria:

O Maraca entra em jogo

Craques da arquitetura viajam na prancheta e criam um novo estádio de futebol para a cidade

Da Usina ao Leblon, o Maracanã virou bola da vez nas rodas de conversa. A possibilidade de o estádio ser interditado, como aventa o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, mexe com brio do carioca e faz até flamenguista e vascaíno se entenderem. Na quarta-feira, o destino do estádio erguido em 1950 poderá ser traçado. Neste dia, Teixeira se reúne com representantes do Flamengo, do Fluminense, da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj) e da Federação de Futebol do Estado do Rio, para discutir o futuro do Maracanã.
Com o debate no ar e a bola quicando em frente à rede, a Domingo convidou os arquitetos Luiz Eduardo Indio da Costa e Afonso Kuenerz e três escritórios - DDG, Studio XV e MoVLe - para atirar a gol. Os profissionais aceitaram o desafio e se debruçaram sobre os projetos, num estimulante exercício de imaginação.

James Miyamoto, do Studio XV, está no time dos que criticam as instalações malconservadas do estádio, incompatíveis com os padrões internacionais. Gela, porém, só de pensar na idéia de demolição do ícone da cidade.

- O Maracanã está arraigado na memória coletiva do Rio. Mas, se for inevitável, sugiro um estádio na Zona Portuária, com cinemas, lojas, restaurantes e museus - propõe Miyamoto.

Indio da Costa também é contra a demolição - prefere reformas no Marca - mas se fosse o caso apontaria a Baía de Guanabara como o lugar ideal para a construção de um novo estádio, próximo à Ilha do Fundão.

- Ficaria perto do aeroporto, que liga o Rio a todo o Brasil e ao mundo. Teria ainda um fortíssimo apelo para a baía, que já é linda - diz Indio da Costa.

Os arquitetos da MoVLe reformulariam o estádio atual. E têm suas propostas, entre elas a criação de 20 mil vagas para carros em edifícios garagens e no subsolo. Fariam obras também no Maracanãzinho, construindo novas piscinas e áreas de esportes amadores.

- O ideal seria ter todo o complexo conectado - diz o arquiteto Duarte Vaz, do MoVLe.

Celio Diniz, do DDG, sugere que um novo Maracanã seja erguido no mesmo lugar:

- Mas não precisa ser tão grande. Teria no máximo 70 mil lugares - defende ele.

E Afonso Kuenerz criaria coberturas com estrutura metálica e policarbonato:

- Seria igual a um véu.

A seguir, os Maracanãs imaginários:

Indio da Costa

http://www.jb.com.br/jb/papel/cadernos/domingo/2004/07/10/dom2.jpg

O arquiteto Indio da Costa acredita que o Maracanã tornou-se obsoleto. Ele propõe um novo estádio de futebol na Baía de Guanabara, próximo à Ilha do Fundão. As vantagens seriam: acessos pelas linhas Amarela e Vermelha e pela Avenida Brasil, além da possibilidade de se chegar pela água. Haveria ainda bom espaço para estacionamento, bares e lojas. No projeto, o estádio teria uma proteção móvel contra chuva e sol excessivo.

http://www.jb.com.br/jb/papel/cadernos/domingo/2004/07/10/dom1.jpg

Studio XV

http://www.jb.com.br/jb/papel/cadernos/domingo/2004/07/10/dom3.jpg

James Miyamoto e Maria Lucia Pecly, sócios do Studio XV, propõem um novo estádio, no Centro, próximo à Zona Portuária. Seria o grande passo para a revitalização da área, com a construção de cinemas, lojas, restaurantes, museu esportivo e espaços ao ar livre. Este novo estádio poderia inserir-se nas intenções futuras da cidade em sediar os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo de 2014.

Afonso Kuenerz

http://www.jb.com.br/jb/papel/cadernos/domingo/2004/07/10/dom5.jpg

O arquiteto faria poucas modificações no Maracanã. A mais importante seria uma cobertura de policarbonato com estrutura metálica para proteger os espectadores da chuva. Além de prática, pareceria um véu. Afonso demoliria o complexo aquático, criando um mais moderno. No subsolo, seriam abertas 12 mil vagas de estacionamento. Por último, Afonso pintaria o estádio todo de branco.

DDG

http://www.jb.com.br/jb/papel/cadernos/domingo/2004/07/10/dom4.jpg

Em seu projeto, o escritório concebeu um novo ícone para o Rio, no mesmo local, trabalhando com formas dinâmicas. O estádio teria duas arquibancadas em forma de hélices sobrepostas que não se encontrariam – elas serviriam ainda como acessos principais. Teria capacidade para 70 mil pessoas e setores com ingressos de preços diferenciados. Seria criado um parque urbano e um estacionamento no subsolo.

MoVLe

http://www.jb.com.br/jb/papel/cadernos/domingo/2004/07/10/dom6.jpg

O escritório preferiria investir na reformulação do complexo esportivo que envolve o Maracanã, ideal para jogos da Copa do Mundo e competições olímpicas. O estádio teria 20 mil vagas, distribuídas em dois edifícios-garagens e no subsolo. A capacidade seria de 80 mil pessoas. Um novo Maracanãzinho seria construído, adequando sua estrutura a um número maior de eventos esportivos. Os sócios do MoVLe imaginaram ainda três piscinas para competições (duas para natação e outra para nado sincronizado e salto ornamental). A construção teria museu do futebol, salas de cinema, shopping e um hotel. A intenção foi criar uma área totalmente integrada, com ciclovias, quadras, pistas de atletismo e muro para escaladas.

Otis LA
July 7th, 2005, 05:19 PM
O Maracanã tem de ir ao chão, é um estádio obsoleto... gastaram com as reformas, nos últimos dez anos, metade do valor que estão gastando para construir o estádio João Havelange, para o Pan 2007. Pode ser erguido outro, no mesmo lugar, menor, sem dúvida.

schmidt
July 7th, 2005, 05:38 PM
Claro, deviam fazer igual o Waldstadion ou o Wembley ;)

rafaelfnunes
July 7th, 2005, 06:32 PM
Também acho que não dá para reformar não...na primeira vez que eu vi o projeto do Indio da Costa eu pensei "de jeito nenhum, é horrível", mas agora pensei melhor...um estádio assim seria ótimo, nenhum outro país tem. Apesar de parecer totalmente inviável, é bem diferente.

Caio
July 7th, 2005, 07:39 PM
Concordo com o Rafael. O primeiro projeto é interessantíssimo. É ousado. Mas como no Brasil as pessoas têm um certo receio de ousarem, acho que dificilmente algo assim será construído.

Quanto ao Maracanã, ele é velho e feio e não deveria estar entre os estádios onde se realizarão os jogos da Copa de 2014.

rafaelfnunes
July 7th, 2005, 10:16 PM
^^
Pois é. As outras propostas são muito européias, japonesas...a primeira seria...brasileira! única...rs

WallyP
July 8th, 2005, 12:09 AM
Gente, eu acho o Maracanã lindo, é sério. Talvez o fato de ter muito concreto incomode, mas ele por dentro é maravilhoso. As reformas feitas nele foram ótimas. Sou totalmente contra ele ir ao chão. E olha que já fui em muitos estádio brasileiros como turista, e nenhum me impressionou tanto pela imponência, tamanho e cuidado. Nem aquele lá de Ctba. O maraca precisa é de uma recauxutada por fora, por dentro ele tá muito bem.

cello1974
July 8th, 2005, 02:02 AM
Na verdade não gostei de nenhum! Acho que o Maracanã é ele mesmo. Antes eles teriam que deixá-lo assim e construir outro em outro lugar, ele faz parte da história do Rio pô!!!!

diogoap
July 8th, 2005, 02:26 AM
O maracanã tem uma história muito grande, milhares de clássicos, é um marco na história do futebol mundial merece apenas uma reforma, e acho que esses projetos são realmente uma viagem pela prancheta, imagine fazer o primeiro projeto, que engenhoca não seria, os custos pra manter uma dessas coisas e fazer tb seriam gigantescos e num momento o Rio tem coisas muito mais importantes pra gastar o dinheiro...

Caio
July 8th, 2005, 04:53 AM
Não se preocupem, a História fica registrada nos livros.

O Maracanã, na minha opinião, já fez a sua parte. Está mais do que na hora de dar espaço para as coisas novas. Digo isso porque no Brasil é muito improvável que construam algo muito melhor numa localidade onde já existe algo de qualidade mediana.

E, além do mais, absolutamente tudo tem um fim, por mais que detestemos essa idéia dado o nosso enorme apego pelas coisas.

Artibeus
July 8th, 2005, 06:24 AM
Eu gostei dos 2 últimos...

E ainda tô meio dividido quanto a derrubarem ou não o Maracanã...
Acho que um dia ele vai ficar muito ultrapassado, e nem tudo dá pra gente ficar preservando pra sempre... a não ser que transformem numa miniatura, sei lá, ou removam pra outro lugar... ou seja... vão derrubar mesmo!

Urbano Santista
July 8th, 2005, 08:26 AM
A 1ª proposta é magnífica, mas não parece viável. Principalmente para ser usado depois da Copa. Com a desorganização e falta de estrutura do futebol no país seria difícil pro Rio manter o Maracanã e mais outro estádio de grande porte.

Urbano Santista
July 8th, 2005, 08:26 AM
A 1ª proposta é magnífica, mas não parece viável. Principalmente para ser usado depois da Copa. Com a desorganização e falta de estrutura do futebol no país seria difícil pro Rio manter o Maracanã e mais outro estádio de grande porte.

Urbano Santista
July 8th, 2005, 08:27 AM

Menina_do_Mundo
July 8th, 2005, 11:11 AM
Muito bonitos todos os projetos.... mas eu também ainda tenho um pouco de receio quanto à demolição do Maracanã... sei lá. E mais um estádio no Rio? Já estão fazendo o João Havelange... não tenho uam opinião formada ainda mas acho que fico com o Wally..

diogoap
July 8th, 2005, 04:58 PM
Não se preocupem, a História fica registrada nos livros.

O Maracanã, na minha opinião, já fez a sua parte. Está mais do que na hora de dar espaço para as coisas novas. Digo isso porque no Brasil é muito improvável que construam algo muito melhor numa localidade onde já existe algo de qualidade mediana.

E, além do mais, absolutamente tudo tem um fim, por mais que detestemos essa idéia dado o nosso enorme apego pelas coisas.

A bom... então se for o caso vamos construir um novo coliseu, cá entre nós esse de agora está caindo aos pedaços, a estátua da liberdade tá meio fora da moda vamos derrubar e fazer algo mais moderno, o cristo redentor tá horrível vamos derrubar e refazê-lo... a história fica nos livros mesmo...

Fern
July 8th, 2005, 05:37 PM
http://www.jb.com.br/jb/papel/cadernos/domingo/2004/07/10/dom1.jpg
:eek:
Ha alguma hipotese de isto vir a ser contruido?

Caio
July 8th, 2005, 06:24 PM
A bom... então se for o caso vamos construir um novo coliseu, cá entre nós esse de agora está caindo aos pedaços, a estátua da liberdade tá meio fora da moda vamos derrubar e fazer algo mais moderno, o cristo redentor tá horrível vamos derrubar e refazê-lo... a história fica nos livros mesmo...

Creio que o Maracanã não tem a importância histórica e cultural de nenhum dos outros monumentos arquitetônicos que você citou. Trata-se apenas de um estádio de futebol que pode e deve ser reconstruído.

GuilhermeC
July 8th, 2005, 08:39 PM
Duvido que o Rio irá receber alguma competição olímpica nos próximos 30, 40 anos. Se Paris já tentou 2 vezes recentemente e teve suas candidaturas frustradas (Beijing / Londres), imaginem o Rio, 10 vezes inferior em todos os quesitos com exceção de segurança (que é por sua vez, 1000 vezes inferior).

Copa do Mundo até que vai, afinal são basicamente necessários estádios e infra-estrutura hoteleira, e isso o Brasil tem capacidade de criar - agora, para ser uma cidade olímpica, precisa-se de muito mais que um Pão de Açúcar ou Corcovado! O Rio está muito longe disso, muito longe...
Continuem sonhando! RJ 2048

WallyP
July 8th, 2005, 10:19 PM
Affff.....
percebe-se que o Guilherme gosta muito do Rio né. Mas esse amor do Guilherme pelo Rio é coisa antiga e já estamos nos acostumando.
Mas de fato é verdade, mas não é nenhuma particularidade do Rio de Janeiro. Acho que nenhuma cidade brasileira tem condições de sediar jogos olímpicos por enquanto. Se o Rio de Janeiro(que ganhou até de Curitiba) é a cidade brasileira mais apta á candidatura de algum evento esportivo á porte olímpico e não consegue, acho difícil alguma outra conseguir, e não é simples bairrismo, mas lógica.

cello1974
July 9th, 2005, 01:58 AM
Bom, acho que Olimpíada só se fosse em Curitiba, Porto Alegra ou Belo Horizonte, Goiânia, sei lá mas fore de Sampa ou do Rio. Vocês sabem que eu adoro São Paulo, mas Olimpíadas onde os atletas têm que ir de helicóptero para não chefarem atrasados nas competições, acho uma coisa meio estranha. O Brasil aliás está sempre servindo o estereótipo de samba e Rio e Pão de Açúcar que não é o Brasil, mas sim uma parte dele!!! Como as pessoas vão conhecer outra coisa se o governo sempre manda o Rio se candidatar para Olimpíadas???!!!!

WallyP
July 9th, 2005, 02:30 AM
Mas o governo não manda. Existe uma apuração pra isso.

diogoap
July 9th, 2005, 03:11 AM
cello tb acho... o Brasil só mostra Rio de Janeiro! Rio de Janeiro! Nem São Paulo é muito conhecida lá fora, sendo uma das maiores metrópoles do mundo, acho que tem que haver investimento para mostrar esse outro lado do nosso imenso país e nessa disputa pras olimpíadas 2012 só foi Rio e São Paulo pra serem nossas canditadas pelo que me lembro...

schmidt
July 9th, 2005, 03:24 AM
Bom, acho que Olimpíada só se fosse em Curitiba, Porto Alegra ou Belo Horizonte, Goiânia, sei lá mas fore de Sampa ou do Rio. Vocês sabem que eu adoro São Paulo, mas Olimpíadas onde os atletas têm que ir de helicóptero para não chefarem atrasados nas competições, acho uma coisa meio estranha. O Brasil aliás está sempre servindo o estereótipo de samba e Rio e Pão de Açúcar que não é o Brasil, mas sim uma parte dele!!! Como as pessoas vão conhecer outra coisa se o governo sempre manda o Rio se candidatar para Olimpíadas???!!!!
Concordo que teria que ser em outra cidade, além de só reforçar o estereótipo que se tem do Brasil lá fora, uma olimpíada no Rio de Janeiro iria: ou levar a cidade a ajeitar-se ou ao caos total.

O problema é que as outras cidades brasileiras sem ser Rio ou São Paulo não têm infra-estrutura pra isso. Imagina Curitiba com os jogos olímpicos, ia virar um caos!

Outra coisa que levam em conta ao escolher cidades olímpicas são os atrativos turísticos, porque uma pessoa não vai viajar meio mundo só pra ver a olimpíada, mas também pra conhecer a cidade e tudo mais. Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre não têm esses atrativos, Brasília talvez, mas acho difícil.

Se Fortaleza tivesse uma infra-estrutura melhor seria a cidade perfeita pra sediar. Talvez Recife...

diogoap
July 9th, 2005, 04:02 AM
As olimpíadas já foram realizadas em Seul, na cidade do méxico e agora em pequim, essas cidades não precisam de nenhum evento para serem o caos, sem falar em cidades pequenas como Antuérpia, Helsink, bem então eu acho que Curitiba, POA, BH, podem sim sediar uma olimpíada, sem falar que haverá investimentos para isso assim como Barcelona mudou completamente para receber uma olimpíada. Há sim uma esperança!!!

Blumenau também poderia tentar, poderia se fazer as olimpíadas em dezembro quando tá todo mundo na praia e a cidade fica deserta(nem uma olimpíada tira esse povo da praia) :D!!! Blumenau 2016!!!

Diogo_Gardoni
July 9th, 2005, 06:22 AM
Juro que não estou sendo bairrista, mas só consigo enxergar uma Olimpíada no Brasil sendo realizada no Rio. Mas a cidade só teria condições de sediar um evento desses dentro de duas décadas, no mínimo. O Rio está atolado em problemas, alguns sérios, outros banais, mas que impedem que seja considerada uma cidade capaz de receber os jogos.

diogoap
July 9th, 2005, 06:28 AM
Sério se Pequim e Cidade do México podem eu também posso!

Caio
July 9th, 2005, 06:40 AM
Estou convicto de que NENHUMA cidade brasileira tem a capacidade para sediar o mais importante evento esportivo do mundo. Duvido muito até que uma Copa do Mundo possa ser bem feita aqui (tanto é que torço para que a de 2014 seja realizada entre Chile e Argentina). Entretanto, apesar de tudo, creio que o Rio de Janeiro seja a que mais se aproxime de uma remota candidatura. A cidade não é provinciana, possui uma boa rede hoteleira, lá encontram-se os bairros mais bonitos e agradáveis do país, ainda é prestigiada no estrangeiro, o clima é ameno em julho (lembrem-se de que as Olimpíadas são chamadas de jogos de verão, já que são realizadas no meio do ano, época de calor no Hemisfério Norte, portanto as temperaturas mais frias não devem ser um obstáculo), ganhará bastantes equipamentos esportivos para o Pan de 2007 e a sede do COB está sediada nela.

Uma cidade que eu acharia BIZARRO hospedar uma Olímpiada é São Paulo. Os paulistanos não conseguimos fazer bonito nem com um mísero grande prêmio de F1...

Kauã
July 9th, 2005, 07:02 AM
Estou convicto de que NENHUMA cidade brasileira tem a capacidade para sediar o mais importante evento esportivo do mundo. Duvido muito até que uma Copa do Mundo possa ser bem feita aqui (tanto é que torço para que a de 2014 seja realizada entre Chile e Argentina). Entretanto, apesar de tudo, creio que o Rio de Janeiro seja a que mais se aproxime de uma remota candidatura. A cidade não é provinciana, possui uma boa rede hoteleira, lá encontram-se os bairros mais bonitos e agradáveis do país, ainda é prestigiada no estrangeiro, o clima é ameno em julho (lembrem-se de que as Olimpíadas são chamadas de jogos de verão, já que são realizadas no meio do ano, época de calor no Hemisfério Norte, portanto as temperaturas mais frias não devem ser um obstáculo), ganhará bastantes equipamentos esportivos para o Pan de 2007 e a sede do COB está sediada nela.

Uma cidade que eu acharia BIZARRO hospedar uma Olímpiada é São Paulo. Os paulistanos não conseguimos fazer bonito nem com um mísero grande prêmio de F1...

Acho impossível que uma olimpíada seja realizada em qualquer cidade do Brasil principalmente no Rio .... os estrangeiros são paranóicos com segurança, e jamais deixariam que sua população se arriscar num pais violento como o Brasil .... as estatísticas sobre assassinatos no Brasil ganham de longe de qualquer guerra ... ou seja sem resolver esse problema esqueçam as olimpíadas ou copa do mundo !!!!

Kauã
July 9th, 2005, 07:16 AM
http://img282.imageshack.us/img282/4769/indiodacosta8rg.png (http://www.imageshack.us)

Gostei do projeto do Indio da Costa .... O Brasil nao tem nenhum estadio moderno com padrao internacional ... mas vamos pensar nesse estadio fechado numa cidade onde a temperatura chega a 40 graus, seria uma estufa ...? espero que nao esquecam do sistema de ventilacao ....mas acho que este projeto jamais sera construido