View Full Version : Promessa de conclusão da CRIL divide opiniões

Reflex
July 8th, 2005, 12:20 AM
Intenção de Sócrates deixa dúvidas quanto ao projecto Bairro de Santa Cruz de Benfica ameaça com tribunal se avançar intenção do IEP

A CRIL (Circular Regional Interior de Lisboa) deverá ficar concluída até 2009. Quem o garante é o primeiro-ministro, José Sócrates. A obra, que se iniciou em 1972 e que depois de terminada, ligará Algés à auto-estrada do Norte (A1), encontra-se parada há vários anos, no troço entre a Buraca e a Pontinha (Amadora), por não haver consenso relativamente ao formato da solução.

O projecto do Instituto de Estradas de Portugal (IEP) prevê que o traçado seja enterrado até perto do nó da Damaia, passando sob um viaduto na ligação da Amadora a Lisboa, elevando-se novamente para passar sobre a Rua Elias Garcia/Portas de Benfica, até ao nó da Venda Nova.

E a polémica gira precisamente à volta desse troço. Perda de qualidade de vida, aumento da poluição sonora e ambiental (uma vez que a estrutura passaria, em alguns casos, a poucos metros de habitações) são alguns dos problemas levantados por moradores de Alfornelos, Venda Nova, Damaia, Bairro de Santa Cruz (Lisboa) e pela própria Câmara da Amadora (CMA), para impedirem o avanço da CRIL.

A promessa de Sócrates deixa agora no ar a dúvida. Jorge Alves, da comissão de moradores de Santa Cruz de Benfica - o único de Lisboa a ser atravessado pela CRIL - acredita que a decisão do primeiro ministro "não vai acrescentar nada". "É uma obra anunciada várias vezes, não vai ser feita". Mas deixa um aviso no ar "Se avançar assim, vamos interpor uma providência cautelar e as pessoas que moram nas zonas afectadas sabem o que se passa e mostrarão o seu desagrado".

Por seu lado Carlos Perry da Câmara, da Venda Nova, "felicita o primeiro ministro pela posição assumida". "Achamos que vai ter o bom senso de nos ouvir e ter em consideração as nossas preocupações".

"Extremo bom senso", é como Gabriel Oliveira, vereador das Obras Públicas, classifica a decisão do governante. "Se prometeu, nem que tenha de dar dois murros na mesa e pôr as pessoas a trabalhar, irá cumprir".

Alternativa
A Câmara da Amadora propõe em alternativa ao projecto do IEP (que desde 1969, altura em que foi concebido, quase não sofreu alterações), que o traçado se mantenha em trincheira, mas que passe em túnel a seguir às Portas de Benfica. Protestos As populações directamente afectadas pela construção da ligação Buraca/Pontinha, reclamam contra o facto do projecto do IEP prever uma construção maioritariamante em viaduto. Consideram que vão ficar emparedados e que vão perder qualidade de vida.
Fonte: JN

Fern
July 8th, 2005, 12:49 AM
Nao tivessem construido! A autorizacao para a maioria desses predios foi concedida ja depois de se conhecer o tracado portanto os da camara da amadora nem tem moral para vir ca criticar a solucao escolhida!!

Phobos
July 8th, 2005, 02:16 AM
Exactamente Fern,se já sabiam disso não deviam ter deixado construir nada lá.Mas são sempre os interesses imobiliários acima de qualquer coisa...é sempre assim.

Barragon
July 8th, 2005, 02:38 AM
Em túnel não é má opção... mas de facto... é bem feita... não tivessem construídos as casas lá!!!

Fern
July 8th, 2005, 02:43 AM
Ate seriam mais umas marquises a ir abaixo!!

Barragon
July 8th, 2005, 02:47 AM
Mas € para a tua empresa Fern!

Reflex
July 8th, 2005, 08:08 PM
Pois, eu de facto não percebo muito bem porque nunca foi pensado 1 tunel...

Barragon
July 9th, 2005, 02:05 AM
Manda mail a eles a perguntar!!!! :D

Reflex
July 9th, 2005, 02:08 AM
Era 1 ideia...não sei bem é a quem mandar!!:D

Barragon
July 9th, 2005, 02:13 AM
:lol: Estou a ouvir o aperta aperta com ela nas festas daqui da zona :lol: estou-me a rir à parva :rofl: :hilarious:

Deve ser ao instituto das estradas que mandas o mail

Reflex
July 9th, 2005, 02:17 AM
O Barreiro é 1 curtição!!:rofl:

Barragon
July 9th, 2005, 02:18 AM
Aqui a minha zona tem as festas populares mesmo bue de tempo... ainda há pouco quando vi ainda passei lá para comer uma entremeada :D

Reflex
July 9th, 2005, 02:32 AM
:hilarious

Fern
July 9th, 2005, 01:08 PM
Pois, eu de facto não percebo muito bem porque nunca foi pensado 1 tunel...
Entao o Santana nao sugeriu isso mesmo!? Eu so nao quero um tunel porque quero ver umas marquises a irem ao chao!

Barragon
July 9th, 2005, 01:14 PM
Mesmo que haja um túnel, ainda vão haver partes que vão ser em viaduto .... lá vão marquises abaixo :D

Fern
July 9th, 2005, 01:28 PM
lá vão marquises abaixo :D
a pena com que eu vou ficar...

Barragon
July 9th, 2005, 02:07 PM
Naquela zona também há lá um bairo de barracas qualquer, entre a pontinha e alfornelos! quando fizerem o resto da CRIL aquilo vai tudo abaixo :D:D:D:D

Fern
July 9th, 2005, 02:13 PM
Das barracas n sabia mas que aquela zona e um nojo e devia ser implodida isso e inegavel!

Barragon
July 9th, 2005, 02:51 PM
Aquilo é so barracas entre os bairros.... da Damaia atrás dos prédios há mais um bairro.... tens o da cova da moura e na Brandoa tens outro... Na mina mesmo perto do centro da cidade da Amadora tens outro! :puke:

Fern
July 9th, 2005, 02:54 PM
Tres!? :eek: E ainda ha gente a dizer que os suburbios de Madrid sao tao maus como os nosso!!

Barragon
July 9th, 2005, 02:57 PM
São piores que os nossos Fern.... eu já ponho aqui um mapa da Amadora!

Fern
July 9th, 2005, 02:59 PM
São piores que os nossos Fern....
:lol:

Barragon
July 9th, 2005, 03:05 PM
A sério... não tou a falar das barracas mas sim das novas urbanizações ..... os prédiso têm praí 3 metros de distancia dos da frente!!!

Amadora http://e-geo.fcsh.unl.pt/sites/geoamadora/0_1_1_enq_base_ortos2003.htm

Está dividido por partes e cada zona abre uma pagina com uma imagem c zoom maior!

Fern
July 9th, 2005, 03:08 PM
Mas nao tem marquises nem nada do genero! Ja agora tens alguma foto de um suburbio de Madrid, so para ter uma ideia.

Barragon
July 9th, 2005, 06:56 PM
Vallecas
http://i3.photobucket.com/albums/y67/Barragon/Vallecas.jpg

Leganés
http://i3.photobucket.com/albums/y67/Barragon/Legans.jpg

Fern
July 9th, 2005, 07:13 PM
Isso n e melhor que Odivelas, Loures e Amadora!???

Barragon
July 9th, 2005, 07:57 PM
Sim... mas os prédios são muito juntos... é so marquises...

Fern
July 9th, 2005, 08:01 PM
Sao mesmo marquises? E que eu nao me lembro de as ver qd la fui!! A pareceram-me muito mais organizados e terem jardins, etc.

Barragon
July 9th, 2005, 08:39 PM
O que afinal são marquises?

Reflex
July 9th, 2005, 09:59 PM
Mas fui eu o unico que achei Alfornelos parecido com Badajoz???
:rofl:

Reflex
July 9th, 2005, 10:00 PM
Na 2ª passada fiz 1 descoberta inacreditavel: não existem marquises em Sto Antonio dos Cavaleiros!!!! A serio!!!! :eek::eek::eek:

JohnnyMass
July 9th, 2005, 11:38 PM
estes suburbios de madrid estão a anos luz de distância dos de Lisboa, pelo menos no que diz respeito a planeamento urbano.

Reflex
July 9th, 2005, 11:42 PM
...estão e continuarão a estar!! Pelo menos até a Fern&Golias (que raio inventou este nome taaaao engraçado??:hilarious Só pode ter sido o MCarr!!;)) entrar em acção!!:D

JohnnyMass
July 9th, 2005, 11:48 PM
não me lembro....:D

Fern
July 10th, 2005, 02:26 AM
O que afinal são marquises?
Marquises sao predios nojentos com modificaçoes que nao se enquadram que passados uns anos ja têm infiltraçoes e marcas de humidade estao rodeados de matagal passeios e estradas partidas a abarrotar de carros por tudo quanto e sitio. Em Madrid nao ha disso!!

Barragon
July 10th, 2005, 05:07 AM
Não vives la.... how can you say that....

Mas de facto os subúrbios de Madrid são muito organizados e estão uns em construção absolutamnete gigantes :eek: até dá-me vontade de chorar

Fern
July 10th, 2005, 05:14 PM
Nao vivo mas ja passei por la e o que vi nem tem comparaçao com os nossos. Como disseste tb estao a construir bairros novos inteiros com predios decentes e jardins, apesar de eu preferir vivendas e edificios baixos nos suburbios..

Reflex
July 10th, 2005, 11:28 PM
Ora, Odivelas também é bonita!!!:):):):angel:

:hilarious

JohnnyMass
July 11th, 2005, 01:57 AM
em espanha quando se constroi vêem primeiro os urbanistas que desenham uma parte de cidade, na continuação da cidade, e depois logo os arquitectos com os seus projectos. em portugal é tudo à papo seco, uma urbanização aqui outra ali, sem qq relação uma com a outra!!! um nojo, vergonha e indignação!!!:rant:

Barragon
July 11th, 2005, 06:35 PM
é mesmo um nojo porque cá em Portugal fazem-se as urbanizações pelos terrenos e naõ como iria ficar melhor para a cidade..... vá lá uma boa urbanização que tivemos foi a alta de Lisboa.... o resto e´tudo nos terrenos que muitas vezes deixam as ruas sem saída etc.

Reflex
July 11th, 2005, 07:47 PM
As ruas sem saída são giras...:clown:

Barragon
July 11th, 2005, 08:00 PM
Pegam numa quinta velha e fazem lá uma urb..... depois fica com o formato da quinta.

Reflex
July 11th, 2005, 08:07 PM
...desde que limpem a bosta, tudo bem!!!:okay:

Barragon
July 12th, 2005, 02:04 PM
Não é nada bem..... fica a cidade aos retalhos... sem funcionalidade... sem vias !!