View Full Version : Estádios de Aveiro e Braga rendem prémio para arquitectos portugueses

Viriatox
July 8th, 2005, 01:13 AM
Estádios de Aveiro e Braga rendem prémio para arquitectos portugueses
Redacção MaisFutebol

A Associação Internacional para Equipamentos de Desporto e Lazer (IAKS) distinguiu, com a medalha de ouro, os arquitectos Tomás Taveira e Souto Moura, pela criação dos projectos dos estádios de Aveiro e Braga, respectivamente.

Concorreram a este prémio, promovido pela IAKS e pelo Comité Olímpico Internacional (COI), 93 equipas de projectistas de 25 países. Os arquitectos portugueses foram dois dos oito premiados de 2005.

Tomás Taveira, que tinha concorrido com outros dois projectos para o Euro 2004, o estádio de Leiria e do Sporting, mostrou-se «muito feliz» com o prémio de uma organização que «congrega gente do mundo inteiro e altamente reputada», tendo já consagrado outros «monstros sagrados da arquitectura». O estádio de Aveiro, desenhado numa área com óptima acessibilidade, prima pelos seus padrões coloridos, que terá encantando o júri.

Para Souto Moura este é mais um reconhecimento internacional da sua obra, edificada na antiga pedreira do Monte Crasto, em Braga. O estádio é um projecto inovador, composto apenas por duas bancadas laterais e por dois topos que constituem um anfiteatro rupestre da encosta do monte.

Foram também premiados com medalha de ouro a Arup Associates, responsáveis pelo City of Manchester Stadium, a KHR Arquitects, que desenhou uma piscina na Dinamarca, e o Prof. R. Wienands, que projectou uma piscina termal na Alemanha.

Fern
July 8th, 2005, 01:19 AM
E curioso porque quase todos os estrangeiros sao unanimes em dizer que o estadio de Aveiro e um pouco fuleiro (apesar de eu gostar dele)!

JohnnyMass
July 8th, 2005, 01:29 AM
uma boa noticia para a arquitectura portuguesa. eu tb não sei pq dizem tanto mal do estadio de aveiro. é um dos meus preferidos como já disse várias vezes. é preciso ver ao vivo.

Barragon
July 8th, 2005, 01:46 AM
É diferente... mas não é por isso que é feio!

JohnnyMass
July 8th, 2005, 01:50 AM
eu sabia que ainda te ia ver hoje!!! Reflex, tás a ver!!????:lol:

Barragon
July 8th, 2005, 02:04 AM
Então o que andaram aí a falar de moi???? :D

SEUS FORICIADOS

Phobos
July 8th, 2005, 02:05 AM
Eu não entendo o que levou o estádio de aveiro a ganhar o premio,acho muito apelativo aquilo.O de Braga,embora não goste dele,é original e merecia o prémio sem duvida.

JohnnyMass
July 8th, 2005, 02:07 AM
Então o que andaram aí a falar de moi???? :D

SEUS FORICIADOS

estivemos a falar que hoje devia haver festa em coina mas que ainda cá aparecias!!!:lol:

Barragon
July 8th, 2005, 02:15 AM
E toda a malta gritou, até o padre ajudou.... Aperta Aperta com ela..... turu :D

JohnnyMass
July 8th, 2005, 02:29 AM
tas lindo tas!!! ja pareces o estadio de Braga!!:lol:

Barragon
July 8th, 2005, 02:35 AM
Não pareço não... o estádio de Braga é todo aberto e eu não !!!! :crazy2:

JohnnyMass
July 8th, 2005, 03:17 AM
:hahaha: ai meu deus!!!!:lol:

Lss911
July 8th, 2005, 11:07 AM
Eu acho o estádio de aveiro lindíssimo! Para mim é quase tão bonito quanto o de braga! São os 2 super originais ainda que se associe o stade-frence ao de aveiro!

Arpels
July 8th, 2005, 12:48 PM
não gosto do de Aveiro :ohno: nem das cores nem do design!!

Barragon
July 8th, 2005, 01:53 PM
Se fosse pintado de cores mais homogéneas não achasm que o estádio de Aveiro ficava melhor???

Vapour
July 8th, 2005, 02:28 PM
Aveiro e Braga são precisamente os estádios que mais gosto, posso ser juri duma coisa destas? :colgate:

Parabéns para o senhor dos anáis, olha ele todo lá com prémio!

Barragon
July 8th, 2005, 03:12 PM
O prémio está todo lá dentro do gabinete dele!

Arpels
July 8th, 2005, 03:50 PM
Se fosse pintado de cores mais homogéneas não achasm que o estádio de Aveiro ficava melhor???
ficava sem duvida mas o design não é nada por ai alem :ohno: a meu ver claro!!

JohnnyMass
July 8th, 2005, 06:39 PM
pois na minha opinião são mesmo as cores que o tornam mais original. estádios homogéneos já há por aí aos pontapés.

Lss911
July 8th, 2005, 06:42 PM
agree!!

JohnnyMass
July 8th, 2005, 06:44 PM
Boa!!! Até que enfim q tenho um aliado na defesa deste belo estádio!:okay:

Lss911
July 8th, 2005, 06:46 PM
Atão mas eu sou um taveirista assumido!:D

Adoro o estádio de aveiro, mas o de leiria também bomba imenso (quando ficam completos os edifícios que fecham o estádio de leiria?)! As cores dão grande piada aquilo mas reparem nos volumes irregulares da entrada principal: são espectaculares! (aveiro)

JohnnyMass
July 8th, 2005, 06:51 PM
eu não sou lá grande adepto do Taveira, mas acho que ele fez um bom trabalho no desenho dos estádios.

Não sei de nada em relação aos edifícios em Leiria. Temos de pedir ao nosso detective de serviço, o Vitó, para ir investigar!!!:D

Lss911
July 8th, 2005, 06:52 PM
vitó? Não sei quem! vitoriox (não sei se está bem excrito)?

JohnnyMass
July 8th, 2005, 06:53 PM
Viriatox!:)

Lss911
July 8th, 2005, 06:56 PM
ah claro! :P

Barragon
July 8th, 2005, 07:45 PM
:lol: o Vitó??? eu chamo-o de Viriato :D

Eu não gosto muito do Taveira ... e o estádio de Aveiro ficava bem melhor em degradée de azul ;)

Reflex
July 8th, 2005, 07:46 PM
vitó? Não sei quem! vitoriox (não sei se está bem excrito)?
Vitoriox parece marca de canivetes suiços...:lol:

Reflex
July 8th, 2005, 07:48 PM
Quanto os estadios...
...o de Aveiro é o primeiro estadio da II Liga Portuguesa a ganhar 1 premio!!!:rofl:

Phobos
July 8th, 2005, 09:46 PM
Aveiro e Braga são precisamente os estádios que mais gosto, posso ser juri duma coisa destas? :colgate:

Parabéns para o senhor dos anáis, olha ele todo lá com prémio!

:rofl:

Reflex
July 8th, 2005, 09:51 PM
É, ainda temos muitos anitos até chegar ao nivel do Vapour...
...vem cá 1 vez por dia, mas parte sempre a louça toda!!!:master:

Paulo2004
July 9th, 2005, 12:55 AM
Apenas me agrada o interior do estádio de Aveiro. Espero que a renovação exterior do estádio esteja para breve. Talvez as cores cinzento e branco sejam as ideais. :bash:

Arpels
July 9th, 2005, 12:56 AM
concordo Paulo, o interior escapa :yes:

Lss911
July 9th, 2005, 01:27 AM
todo o estádio é espectacular! quando o vi mais bonito (fora e dentro) foi no grande jogo rep checa-holanda!!

Barragon
July 9th, 2005, 02:19 AM
Quanto os estadios...
...o de Aveiro é o primeiro estadio da II Liga Portuguesa a ganhar 1 premio!!!:rofl:

:rofl: :rofl: estiveste bem :hilarious

Reflex
July 9th, 2005, 02:23 AM
É apenas a continuação de algo muito bonito que o Beira-Mar começou na epoca 1998/99, quando foi a 1ª equipa despromovida à II Liga a ganhar 1 taça e na epoca seguinte foi a 1ª equipa da II Liga a jogar na UEFA!!!
Isto sim, é que é 1 estadio a seguir as tradições do clube!!!:okay:
:lol:

Barragon
July 9th, 2005, 02:31 AM
é um clube pioneiro :D

Fern
July 9th, 2005, 12:36 PM
Apenas me agrada o interior do estádio de Aveiro. Espero que a renovação exterior do estádio esteja para breve.
Ele ainda no outro dia foi construido porque e que eles o iriam renovar?

Barragon
July 9th, 2005, 01:08 PM
Só daqui a muitos anos.... aquilo vai ficar ali daquela cor durante muito tempo!

Lss911
July 9th, 2005, 05:53 PM
Ainda bem! perderia toda a piada!! além disso aco qeu numa renovação voltarão a pôr as mesmas cores: é imagem de marca do estadio!