View Full Version : Leiam isto

Phobos
July 8th, 2005, 11:47 PM
Eu não sabia desta pouca vergonha e fiquei chocado ao saber através de um Blog.Como é possível que um país europeu de primeiro mundo tenha tal legislação?!

Projecto de Lei de Revogação (parcial) do Decreto n.º 73/73, de 28 de Fevereiro

Há 31 anos, um decreto provisório veio permitir que pessoas não qualificadas assinassem projectos de arquitectura. Havia então pouco mais de 500 arquitectos em Portugal. Hoje, temos uma das percentagens europeias mais elevadas de arquitectos por habitantes (1 por 1.000), superior a países como a Espanha e o Reino Unido.

A má qualidade da arquitectura e da construção, o desordenamento do território e a excessiva permeabilidade às pressões dos lóbies não podem ser combatidos se continuarmos a tolerar que 80% dos projectos que dão entrada nas câmaras municipais sejam assinados por desenhadores.
É tempo de dar o seu a seu dono. A arquitectura deve ser feita por arquitectos, tal como a medicina deve ser exercida por médicos e a advocacia por advogados. 55 000 cidadãos subscreveram em 2002 uma petição à Assembleia da República para resolver este problema. A petição teve apoio unânime de todos os partidos mas o Decreto 73/73 não foi revogado.

Por isso voltamos a pedir o seu apoio para uma iniciativa legislativa de cidadãos que leve finalmente a Assembleia da República a votar a revogação do Decreto 73/73.

É tempo de exigir dos arquitectos que façam aquilo que sabem e que assumam a sua responsabilidade no ordenamento do território, na melhoria do ambiente urbano e na qualidade arquitectónica do que se constrói em Portugal.

Helena Roseta

fonte:http://www.direito-arquitectura.com.pt/

se quiserem mais informações vão a este blog: http://abarrigadeumarquitecto.blogspot.com/2004/01/arquitectoscontraengenheiros.html

Arpels
July 8th, 2005, 11:52 PM
ja se falou disso aqui varias veses, um desenhador pode assinar projectos o que não é de todo correcto e so neste pais mesmo ate em paises do terceiro mundo não deve ser possivel uma coisa destas!!

Reflex
July 8th, 2005, 11:55 PM
...e depois o pessoal admira-se do pato-bravismo e das marquises!!! País de atrasados, pá!!!:bash:

Arpels
July 8th, 2005, 11:57 PM
o pior é que os suburbios monstruosos k temos ja estão feitos e nimguem pagou caro pelos atentados :(

Reflex
July 8th, 2005, 11:58 PM
...nem nunca irão pagar...:|

Arpels
July 8th, 2005, 11:59 PM
é o costume :(

JohnnyMass
July 9th, 2005, 12:14 AM
pois...esta lei é um bocado estúpida, tal como a que impede os urbanistas de assinarem os seus projectos!!! tem de ser assinado por um arquitecto!!!

Arpels
July 9th, 2005, 12:17 AM
um urbanista não é suposto assinar projectos de arquitectura Jikas, correcto? ao urbanista podera caber o estudo para ver se um projecto se enquadra ou não na envolvente , pensso eu de k....

Lss911
July 9th, 2005, 12:19 AM
Helena Roseta é a bastonária da Ordem dos Arquitectos.
Esta lei é chocante e desprovida de sentido!! :eek2:

Arpels
July 9th, 2005, 12:20 AM
:? achas bem que desenhadores assinem projectos LSS? :uh:

JohnnyMass
July 9th, 2005, 12:21 AM
um urbanista não é suposto assinar projectos de arquitectura Jikas, correcto? ao urbanista podera caber o estudo para ver se um projecto se enquadra ou não na envolvente , pensso eu de k....

claro que não arpels, eu estou a falar de projectos urbanísticos...

Arpels
July 9th, 2005, 12:23 AM
ahhh!!

JohnnyMass
July 9th, 2005, 12:23 AM
pois...:D

Arpels
July 9th, 2005, 12:32 AM
lol :D urbanista é curso superior tambem Jikas?

Reflex
July 9th, 2005, 12:37 AM
Ou seja, Jone, andas a estudar para aquecer...:D

JohnnyMass
July 9th, 2005, 12:45 AM
espero bem que não!!!:D tinhamos o caldo entornado!!!

Arpels
July 9th, 2005, 12:47 AM
lololololol

Barragon
July 9th, 2005, 01:42 AM
Esperemos que no futuro as coisas estão bem melhores..... a positivo que podemos tirar é que no futuro teremos muito espaço para construir coisas melhores .. esse espaço vai ser aquele que as marquises vão deixar quando forem demolidas ;) :D:D:D

Lss911
July 9th, 2005, 01:43 AM
:? achas bem que desenhadores assinem projectos LSS? :uh:

Nop!! Arquitectura é uma área tão completa e que exige tantas qualificações!! Matemática, física, materiais, estética, arte, urbanismo, etc...como é que um desenhador pode fazer arquitectura, logo, como é que pode existir uma lei destas??

Barragon
July 9th, 2005, 01:43 AM
Nop!! Arquitectura é uma área tão completa e que exige tantas qualificações!! Matemática, física, materiais, estética, arte, urbanismo, etc...como é que um desenhador pode fazer arquitectura, logo, como é que pode existir uma lei destas??

:lol: é engraçado ver na tua signature... no rules, great art! portanto no rules no laws :D

Lss911
July 9th, 2005, 01:48 AM
Nã nã!! refiro-me muito mais à escultura, pintura e outras artes plásticas, instalação, perfomance, video-art, hibrid-art, design...mas tb arquitectura já que condição fundamental para que a liberdade não se torne...libertinagem é o sentido de resonsabilidade cívico e social!
Essa frase significa arte livre de preconceitos e de convenções estéticas!

Lss911
July 9th, 2005, 01:49 AM
Mas é bem visto! ;) :D :lol:

Barragon
July 9th, 2005, 01:54 AM
Eu percebi o teu no rules.....

NO RULES é so para quem tem licença ;)

Lss911
July 9th, 2005, 05:57 PM
Rules é diferente de law!! ;) :D

Barragon
July 9th, 2005, 05:58 PM
Pois... mas a lei tem regras....

Lss911
July 9th, 2005, 06:03 PM
não a lei n tem regras: a lei vale por si mesma a lei é...a Lei! Regra é menor! Mas pah, deu para perceber o proposito da assinatura! ;)

Barragon
July 9th, 2005, 06:44 PM
:lol: Já estás a complicar.... isso é mau... esquece :D

Lss911
July 9th, 2005, 07:25 PM
Ora nem mais! ;)

MCarr
July 9th, 2005, 07:33 PM
Um desenhador não pode nem nunca pôde assinar um projecto de arquitectura, quem o pode fazer são os engenheiros civis e só em algumas zonas defenidas pelo PDM, mais informo que por exemplo na cidade de Lisboa só os arquitectos podem assinar projectos pela simples razão de que pelo PDM Lisboa só tem zonas urbanas. Tambem só podem assinar alguns tipos de projectos, por exemplo empreendimentos turisticos nem que seja ali para os lados de cascos de rolhas só podem ser assinados por arquitectos. Contudo não deixa de ser uma legislação absurda, mas os lobbys dos sinhoris inginheros é muito forte em Portugal... http://www.planetsmilies.com/smilies/sad/sad0043.gif

Lss911
July 9th, 2005, 08:25 PM
Eu defendo uma estreita e saudável colaboração arquitectos/engenheiros!

Lss911
July 9th, 2005, 08:26 PM
caso seja necessário claro....;)