View Full Version : EM FASE FINAL AS DEMOLIÇÕES NO BAIRRO DO IPIRANGA QUE DARÃO LUGAR À FUTURA ESTAÇÃO DO

Mahler
July 13th, 2005, 09:31 PM
Até o final desta semana serão finalizadas as demolições necessárias à construção da futura estação Ipiranga, da linha 2 – Verde (Vila Madalena-Ipiranga). Do total de 14 imóveis desapropriados, em uma área de 3.622 metros quadrados, na confluência da avenida Dr. Gentil de Moura com a rua Visconde Pirajá, 13 já foram liberados pela justiça e estão sendo demolidos.

Em seguida será feita a terraplanagem do terreno e implantado o canteiro para que tenha início a escavação do poço da estação, que será feita em trincheira, onde a cada metro escavado projeta-se o concreto para conter desmoronamentos. O poço terá 32 metros de diâmetro e 34 metros de profundidade.

Após os trabalhos no poço, terá início a escavação da estação, pelo método New Austrian Tunneling Method – NATM, conhecido como “túnel de mineração”.

Estação Ipiranga

As obras da estação Ipiranga, que tem uma demanda prevista de 11.606 usuários no horário de pico (7.028 embarques e 4.578 desembarques) foram anunciadas pelo governador Geraldo Alckmin em 19 de dezembro do ano passado.

A estação Ipiranga terá 8.485 metros quadrados de área construída, dois acessos, uma bilheteria (dois guichês), sete bloqueios, sete escadas fixas, dez escadas rolantes e três elevadores. As plataformas laterais terão largura de 4,60 metros e comprimento de 136 metros.

A implantação do hall de bilheterias e bloqueios no nível da rua permitirá a utilização de iluminação e ventilação naturais. No nível do hall de bilheterias, estarão localizadas as salas operacionais da estação, que também receberão iluminação e ventilação natural.

O desnível entre o hall de bilheterias e as plataformas será de 24,16m, acessado em duas etapas. A primeira, formada por três lances de escadas (cada um com duas escadas rolantes e uma fixa) que atingem a passagem de transferência. A segunda prevê um conjunto de escadas fixas e quatro escadas rolantes, duas em cada plataforma, além de dois elevadores, ligando a passarela de transferência às plataformas.

As salas técnicas, porão de cabos e saída de emergência também estão localizados no nível da rua Visconde de Pirajá e terão ventilação e iluminação naturais.

Smartboy
July 14th, 2005, 07:49 AM
Eu passei de a pé lá algumas semanas atras e tinha visto só uma casa demolida, mas neste final de semana se der vou passar lá de novo pra dar uma olhada. Quando terminar esta estação vai ser muito bom pra mim, pois sempre estou por ali e tenho que pegar um onibus que demora muito pra passar. Com o metro vou ganhar um tempo precioso.

Smartboy
July 18th, 2005, 08:02 AM
Hoje eu passei de novo onde vai ser construída a estação Ipiringa do metrô e já derrubaram várias casas está um terreno bem grande, realmente o governo está apressando as obras. Agora parece que realmente a coisa vai. :)