View Full Version : Cable Stayed, Ponte Aracaju - Barra, moderníssima

topgt
July 14th, 2005, 09:25 PM
http://www.agencia.se.gov.br/HomePages/asn.nsf/MateriaPublicadaWeb/55EC79AB7F2E558C03256EF200581800/$File/ponte1.jpg?OpenElement

Uma obra gigantesca e com características de primeiro mundo beneficiará sergipanos trazendo desenvolvimento e, conseqüentemente, gerando emprego e renda. Comparando-se ao maior estádio particular do Brasil, o Morumbi, que utilizou 40 metros cúbicos de concreto em sua construção, na ponte Aracaju/ Barra dos Coqueiros serão empregados 47 metros cúbicos de concreto.

Com 1.800 metros de extensão e 25 de largura, a ponte terá quatro pistas de rolamento (duas no sentido Aracaju-Barra e duas no sentido contrário), ciclovia, passarela para pedestre e espaço reservado para a passagem de uma adutora. Os investimentos da obra - R$ 99 milhões - são oriundos da CIDE (Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico) e roylteis - recursos exclusivos para aplicação em infra-estrutura.

Mais de 800 homens trabalham incansavelmente na construção da ponte que terá 196 estacas com diâmetro que varia de 1,40 m a 2,0 m. Destas, 56 ficarão na margem de Aracaju, 20 na margem da Barra dos Coqueiros e 120 no leito do rio. Somente o pilar central, localizado no meio do rio, terá 75 metros de altura.

Fonte: www.agencia.se.gov.br

Ontem eu visitei tal obra, e estão levantando os pilares centrais neste momento, os quais vão segurar parte da ponte através de cabos.
Lá no local eu vi um foto, aparentemente mudaram a cor dos cabos do vermelho para um banco prateado, oq vcs axam?

BenJoiNO
July 14th, 2005, 09:28 PM
Legal, mas realmente há necessidade de uma construçao dessa??? Pq pelo o que eu vejo a ponte leva acesso para algum lugar praiano... Enfim, obra totalmente influenciado pelos burgueses locais que querem acesso mais rapido e seguro para as suas casas de praia... :sleepy:

nictheroy
July 14th, 2005, 09:40 PM
Legal, mas realmente há necessidade de uma construçao dessa??? Pq pelo o que eu vejo a ponte leva acesso para algum lugar praiano... Enfim, obra totalmente influenciado pelos burgueses locais que querem acesso mais rapido e seguro para as suas casas de praia... :sleepy:

Que coisa... :sleepy:

BenJoiNO
July 14th, 2005, 11:31 PM
Só quero dizer que eu nao tow afirmando nada, tava só perguntando se é ou não é o que eu citei antes.

AcesHigh
July 15th, 2005, 12:04 AM
q bobagem. Vc está vendo uma pequenissima área de cada lado do Rio e pensa uma coisa dessas? Como não sabe que a ponte talvez ligue os dois lados do estado, mesmo que nas margens do rio não tenha nada?

Além disso, uma ponte pênsil não é escolhida somente pela beleza!! CLARO Q NÃO. Pode passar até pouco carro ali. Mas se uma ponte for necessária (ou tu prefere uma barcaça?) e houver movimento de embarcações no Rio, embarcações altas (como se pode ver ele desemboca no mar logo em seguida), será necessária uma pênsil. As vezes pode ser por problemas no leito do Rio q não permitem simples pilares.

topgt
July 15th, 2005, 12:22 AM
Só quero dizer que eu nao tow afirmando nada, tava só perguntando se é ou não é o que eu citei antes.
rpzz.. pelo oq eu vi , não será apenas essa ponte tb, estara em construção outra ponte desse estilo ligando aracaju a praia da caueira, aracaju tem vários rios, pelo oq eu sei são 5.. 2 deles são muito largoss (1 km a 3 km de largura) e as pontes tem q ser enormes,,,, os 3 restantes são pequenos (100 a 400 metros) e já tem pontes feitas neles.
Essas pontes são necessárias para o desnvolvimento turístico e urbano, pois essas regiões tem belezas naturais desconhecidas até mesmo por pessoas daki mesmo. Por exemplo a ponte aracaju barra vai ligar uma região muito bela mas que não tem nenhuma infra estrutura turistica, portanto a situação vai ficar muito melhor.
Além de que todo o litoral sergipano vai ficar interligado...

;obs: O leito do rio tem uma área muito irregularr, sendo encessária a utilização de cabos estaiados por ser mais resistente

Fortal
July 15th, 2005, 02:07 AM
legal, conheci este projeto e postei já uns meses na seção "Projetos"
Aracaju está de parabéns!!!!!
bela obra, gigantesca!
abs

Artibeus
July 17th, 2005, 10:45 PM
Interessante... tem um projeto bem parecido pra Natal, não?
E essa praia parece ser bem bonita...

topgt
July 19th, 2005, 06:14 AM
Interessante... tem um projeto bem parecido pra Natal, não?
E essa praia parece ser bem bonita...
se tiver eu gostaria de ver.. alguem sabe?

Roque
July 20th, 2005, 04:20 AM
A maior necessidade desta ponte está relacionada ao acesso ao Porto de Sergipe, que atualmente é feito por um entorno rodoviário de mais de 50km, com a ponte o porto ficaria a 5km de Aracaju.

Acho que turisticamente deve ajudar também, mas as melhores praias de sergipe ficam ao sul (Abais, Saco, etc), na divisa com a Bahia, pois lá as águas são limpas (azuis) enquanto no resto do estado elas são de um tom amarronzado, consequencia das águas dos rios São Francisco e Sergipe, que despejam no litoral sergipano e seguem por toda a costa.

MacDnB
July 20th, 2005, 04:24 AM
msm assim se num tem mto coisa nas margens do outro lado do rio essa ponte pode estimular o crescimento da area.. ;)

topgt
July 25th, 2005, 07:16 PM
acabou de sair o mandado de construção da ponte Aracaju Caueira, vou ate criarr outro tópico para isso