View Full Version : Bairro Nsª Freguesia do Ó (São Paulo)

FábioCity
July 18th, 2005, 06:47 AM
Aqui estão algumas fotos do Bairro que fica no zona norte de São Paulo, do lado direito da Marginal Tiête.

Aqui uma Foto Satelide tendo a parte central da Matriz Nsª Senhra do Ó, que fica entre a ponte do Piqueri (esqueda na foto no Rio Tiête) e a ponte Nsª Senhora do Ó (direita da foto no Rio Tiête)
http://img348.imageshack.us/img348/6286/freguesiado5at.jpg

Aqui a foto do bairro tirada de cima da ponte do Piqueri no Rio Tiête
http://img79.imageshack.us/img79/9993/dsc033039ez.jpg

A vista do Bairro pela Ponte Nsª Senhora do Ó
http://img79.imageshack.us/img79/2037/dsc034529dz.jpg

A igreja Matriz
http://img79.imageshack.us/img79/5900/dsc034589hu.jpg

http://img79.imageshack.us/img79/5128/dsc033121mx.jpg

http://img79.imageshack.us/img79/3725/dsc033101pv.jpg

A vista do Centro de São Paulo tirada da parte alta do Bairro
http://img79.imageshack.us/img79/4340/pansopaulofreg3un.jpg

http://img79.imageshack.us/img79/3897/dsc034568mk.jpg

Alguns Condomínios do Bairro.
http://img79.imageshack.us/img79/3846/dsc033066rg.jpg

http://img79.imageshack.us/img79/2403/dsc034536qu.jpg

http://img79.imageshack.us/img79/4903/dsc033173uo.jpg

http://img79.imageshack.us/img79/3215/dsc034542ps.jpg

Alguns Restaurantes na praça da Matriz
http://img79.imageshack.us/img79/4967/dsc033150dw.jpg

Luis FTC
July 18th, 2005, 06:52 AM
Bem legal, Fabio! Não conheço nada dessa região. A igreja é bem bonita e o largo parece ser bem legal. Valeu!

RRC
July 18th, 2005, 07:14 AM
Uma coisa que não gosto na região norte é que quase não há ruas retas, planejadas, o que torna a locomoção por quem não conhce o bairro muito complicada, até para dar a volta no quarteirão é complicado.

Ms enfim, as fotos estão bem legais, conheço muito pouco dessa região, para ser honesto, quas enada, esses locais que vc mostrou por exemplo nunca tinha visto. Gostei especialmente dos restaurantes, bem simpáticos.

Diogo_Gardoni
July 18th, 2005, 07:46 AM
Adorei os restaurantes.

Artibeus
July 18th, 2005, 08:06 AM
Legal, também gostei dos restaurantes, e da foto de satélite!
Agora a igreja é muito bonita, pena que tá pichadz! =|
Dá pra ver ela na foto da ponte!

diogoap
July 18th, 2005, 12:46 PM
Que belo skyline de Sampa! :okay:

Menino de Sampa
July 18th, 2005, 02:54 PM
Muito legais as fotos. Esse bairro é dos bem tradicionais da cidade. Gosto muito da zona norte. A igreja é linda, pena a pixação. :okay:

Paulo
July 18th, 2005, 07:51 PM
Fábio! Quanto tempo!:)

Interessante o bairro. Gostei das casas da última foto.

Farrapo
July 18th, 2005, 07:56 PM
pois é, muito legal a igreja... pena estar pichada... gostei também dos restaurantes... os prédios tão muito bem conservados! e quanto tempo mesmo, Fabio! tem que aparecer mais seguido... tuas fotos são sempre muito boas! :okay:

nictheroy
July 18th, 2005, 08:39 PM
Esta região até que parece ser legal, mas esses prédios residenciais são HORRÍVEIS!! Ah, também não gostei do fato de quase não haver ruas retas ou planejadas... sei lá, mas acho que lugares assim ficam com uma aparencia mais pobre, menos organizada!

Ah, não posso deixar de citar a A igreja Matriz... ela é MUITO bonita e imponente! Também gostei desses restaurantes que aparecem na última foto...

GRGM
July 18th, 2005, 09:38 PM
BAAHHHHHHHHHHH, faz muuuuuuito tempo que eu queria ver fotos da Praça da Matriz da Fregueira do Ó, só tinha visto umas duas fotos em jornais, bem pequeninhas! Valeu FábioCity, e como disse o Farrapo, suas fotos são sempre ótimas!

Realmente a região parece bem feia mesmo, mas gostei muita da igreja e das casinhas da Praça da Matriz...

JoseRodolfo
July 18th, 2005, 09:43 PM
^^ olha o Gabriel se fazendo de gaúcho... tsc tsc lamentável

MacDnB
July 18th, 2005, 09:52 PM
kra gostei das ruas em forma de "S"...
a vista pro centro eh mto fooooD@
;D~

FábioCity
July 20th, 2005, 05:23 AM
pois é, muito legal a igreja... pena estar pichada... gostei também dos restaurantes... os prédios tão muito bem conservados! e quanto tempo mesmo, Fabio! tem que aparecer mais seguido... tuas fotos são sempre muito boas! :okay:

Obrigado pelos elogios!
especialmente ao GRGM, Farrapo e Paulo.
Estes tempos estava, ou estou sem tempo de entrar na net, mas continuo fotografando sempre que posso diversas imagens de lugares e cidades onde passo, qdo houver tempo criarei novos Thread.

Valeu Pessoal!

Marllon
July 20th, 2005, 05:36 AM
Interessante...gostei da Igreja Matriz..o bairro é bem dos típicos residenciais de Sampa... não conheço nda da ZN ainda, mas já dá pra ter uma idéia

Marllon
July 20th, 2005, 05:37 AM
Ah a praça é bem charmosa...com esses barzinhos então..deve ter um bom movimento

samba_man
July 20th, 2005, 06:08 AM
Legal as fotos deste típico bairro paulistano!

Luis FTC
July 20th, 2005, 06:20 AM
Esta região até que parece ser legal, mas esses prédios residenciais são HORRÍVEIS!! Ah, também não gostei do fato de quase não haver ruas retas ou planejadas... sei lá, mas acho que lugares assim ficam com uma aparencia mais pobre, menos organizada!

Ah, não posso deixar de citar a A igreja Matriz... ela é MUITO bonita e imponente! Também gostei desses restaurantes que aparecem na última foto...

Ih, então vai ser difícil vc gostar de SP. Pouquíssimos bairros tem o traçado das ruas planejado...

brandi
July 20th, 2005, 07:33 AM
Ih, então vai ser difícil vc gostar de SP. Pouquíssimos bairros tem o traçado das ruas planejado...

Aliás, pouquíssimas capitais no Brasil tem planejamento.
Se considerarmos o tamanho da cidade, São Paulo até que está acima da média.

nictheroy
July 20th, 2005, 08:07 AM

Não acho que sejam tão poucos assim.... vários bairros podem até não possuir ruas milimetricamente ou geométricamente planejadas, mas pelo menos várias delas são retas e os quarteirões são "bem definidos".... isto já basta! O que eu não gosto são dessas ruas tortuosas, com aparencia de favela!!

nictheroy
July 20th, 2005, 08:11 AM
Aliás, pouquíssimas capitais no Brasil tem planejamento.
Se considerarmos o tamanho da cidade, São Paulo até que está acima da média.

Vou dar alguns exemplos de capitais brasileiras com as ruas (ou pelo menos boa parte delas) com traçado planejado: Goiânia, Campo Grande, Belo Horizonte (pelo menos na área central), Aracaju, Fortaleza, Palmas, Teresina e Boa Vista. Sei qu uma boa parte de Vitória é também.

Entre as não capitais nós temos VÁRIOS exemplos!

GRGM
July 20th, 2005, 11:21 AM
Não acho que sejam tão poucos assim.... vários bairros podem até não possuir ruas milimetricamente ou geométricamente planejadas, mas pelo menos várias delas são retas e os quarteirões são "bem definidos".... isto já basta! O que eu não gosto são dessas ruas tortuosas, com aparencia de favela!!

Hum... sem pensar muito, acho que Higienópolis, Moema, Jardim Paulista , Vila Nova Conceição, Brooklin, Campo Belo, Ipiranga, Perdizes, Pinheiros, Campos Elíseos, Brás, Pompéia e Barra Funda são assim... se não os bairros inteiros, acho que pelo menos a maior parte deles são com ruas retas e quarteirões "bem definidos", como disse você... óbvio que não conheço a cidade toda (mesmo boa parte desses bairros que eu falei, eu não conheço muito bem), mas fora esses, AGORA eu não me lembro de outros de traçado xadrez não...

PS: pelo menos em São Paulo, na maioria dos casos, ser um bairro de ruas sinuosas é até mais sinal de planejamento do que de ruas retas, porque vários bairros planejados da cidade como o Pacaembu, Sumaré, Klabin e Jardim América, têm traçado sinuoso...

brandi
July 20th, 2005, 05:00 PM
Vou dar alguns exemplos de capitais brasileiras com as ruas (ou pelo menos boa parte delas) com traçado planejado: Goiânia, Campo Grande, Belo Horizonte (pelo menos na área central), Aracaju, Fortaleza, Palmas, Teresina e Boa Vista. Sei qu uma boa parte de Vitória é também.

Entre as não capitais nós temos VÁRIOS exemplos!

Acho que Curitiba também.

brandi
July 20th, 2005, 05:22 PM
Outro exemplo: Brooklin, região da Hípica.

http://img8.imageshack.us/img8/6753/brooklinhipica0wy.jpg

diogoap
July 20th, 2005, 05:26 PM
Curitiba tem áreas planejadas com certeza!

JoseRodolfo
July 20th, 2005, 06:06 PM

Ah, acho que isso é mais uma percepção sua, talvez pq aí as ruas tortuosas se encontrem basicamente em áreas pobres ou favelas, não sei.
Aqui em SP não é assim, muitas áreas boas são uma bagunça de ruas, é bem comum. Meu bairro é bem assim (o Luis FTC viu :P:P) mas nem por isso é feio, pelo contrário :), e na verdade forma muitas paísagens legais, eu gosto, tem umas coisas bem únicas.
Não que eu não goste de áreas planejadas, são bem legais tbém.

Otis LA
July 20th, 2005, 06:55 PM
Ah, acho que isso é mais uma percepção sua, talvez pq aí as ruas tortuosas se encontrem basicamente em áreas pobres ou favelas, não sei.
Aqui em SP não é assim, muitas áreas boas são uma bagunça de ruas, é bem comum. Meu bairro é bem assim (o Luis FTC viu :P:P) mas nem por isso é feio, pelo contrário :), e na verdade forma muitas paísagens legais, eu gosto, tem umas coisas bem únicas.
Não podemos confundir ruas retas com planejamento... pode-se planejar uma ciidade ou um bairro com ruas tortuosas, por qualquer motivo. Parece-me que o bairro do Pacaembu foi planejado, posso estar enganado, e suas ruas são tortuosas, por causa do relevo... Concordo com vc: gosto de ruas retas e de ruas curvas, desde que a paisagem urbana seja interessante e harmoniosa. Planejar um bairro ou uma cidade é MUITO mais do que desenhar suas ruas com régua e esquadro...

nictheroy
July 20th, 2005, 07:22 PM
Não podemos confundir ruas retas com planejamento... pode-se planejar uma ciidade ou um bairro com ruas tortuosas, por qualquer motivo. Parece-me que o bairro do Pacaembu foi planejado, posso estar enganado, e suas ruas são tortuosas, por causa do relevo... Concordo com vc: gosto de ruas retas e de ruas curvas, desde que a paisagem urbana seja interessante e harmoniosa. Planejar um bairro ou uma cidade é MUITO mais do que desenhar suas ruas com régua e esquadro...

Sim, sim, concordo com você e com todos os outros quando escrevem isto, que não podemos confundir ruas retas com planejamento (eu ia escrever o mesmo, mas fiquei com preguiça hehehe)!! Salvador mesmo é um exemplo... a parte mais nova da cidade é cheio de ruas curvas, mas tudo feito com muita harmonia!! Goiânia e Maringá também podem ser citadas...

Quando eu citei as ruas retas é porque eu particularmente prefiro cidades assim... mas nada impede que ruas podem ser planejadas com as mais variadas formas possiveis!!

nictheroy
July 20th, 2005, 07:25 PM
Ah, outra coisa... eu faço uma diferença entre ruas tortuosas e ruas curvas.... mas é só entendimento pessoal mesmo, sem muito fundamento!! As primeiras não seriam planejadas, não teram a mínima harmonia, já o segundo tipo é o oposto!

Luis FTC
July 20th, 2005, 07:53 PM

Exatamente. A maior parte da cidade é assim, com desenho das ruas "bagunçado". Pouquíssimos lugares são do tipo "tabuleiro de xadrez". Eu, pessoalmente, gosto, pois acredito que quebra a monotonia. Mesmo bairros com traçados planejados aqui, muitas vezes possuem ruas curvas e tortuosas... Mas na maioria das vezes é bagunçado mesmo.

FábioCity
July 23rd, 2005, 08:52 PM
Bem, só pra relatar um pouco mais sobre o bairro,..
Eu não acredito que ele foi planejado, o bairro é antigo e provavelmente sua ocupação ocorreu de maneira irregular em torno da Igreja Matriz (que fica no topo de um morro) a região toda é de morros, por isso os traçados das ruas seguem aos contornos das encostas.
Mas atualmente o bairro hoje é bem favorecido, com ruas tranquilas e boa limpeza. O que se nota na área das proximidades da Igreja é que são residências de famílias que por ali se instalaram a muito tempo e gostam muito do Bairro.
Um dos fatores que não favorece nenhum pouco é a irregularidade das calçadas devido aos constantes desníveis e rampas para acessos de carros.

RRC
July 24th, 2005, 06:53 AM
Interessante o debate sobre ruas planejadas.

Aqui em SP temos as mais variadas situações. O centro velho, que se desenvolveu a partir da vila colonial tem as ruas totalmente desorganizadas, não havia planejamento algum, as ruas iam surgindo ao acaso e conforme a necessidade de se ampliar o número de construções. Pequenos centros locais, afastados do centro principal também se desenvolveram assim, por isso bairros como Freguesia do Ó, Penha, Santo Amaro entre outros não contam em seus miolos com ruas muito "certas".

Outro ponto a se considerar é o relevo acidentado, que muitas vezes não permite ruas retas. Boa parte da Zona Norte é assim, Tucuruvi, Mandaqui, Cachoeirinha, Freguesia do ò etc, bem como boa parte da Aclimação e algumas regiões da Vila Mariana.

Conforme cidade foi crescendo e a cidade se desenvolvendo e enriquecendo começaram as preucupações com planejamento, e assim alguns bairros surgidos na segunda metade do século XIX e início do sec XX já nasceram com algum planejamento, prevendo ruas retasm quarteirões "quadrados" etc. É o caso dos Campos Elíseos, Santa Cecília, Higienópolis, Cambuci, Ipiranga, Belém, Vila Mariana etc.

Em alguns casos a área foi planejada por empresas do ramos, da qual a mais famosa era "Cia. City", a qual ficou responsável entre outros pelo planejamento e irbanização dos Jardins, Alto da Lapa, Alto de Pinheiros, Pacaembú e outros. Em alguns desses como o Jardim Europa e Alto da Lapa, o plano de urbanização já previa um bairro nobre, e nesse caso o uso de ruas curvas, quarteirões desiguais foi feito de propósito, para evitar um grande movimento, meio que fazendo com que só passasse pelaas ruas o tráfego local, ou seja quem conhceia o pedaço, essa informação eu lembor ter lido em um livro sobre a cidade, ams não lembro qual. AHoje esses bairros planejados pela City são muito valorizados, sendo que é frequente ver em anúncio destaques para "City Lapa" ou "City Boassava"

Por fim temos os bairros periféricos, nascidos como no início, sem planejamento algum, da necessidade de se fazer construções, a diferença é que naquela época não se pensava em plenejamento por nossa vila ser nova, pequena, sem importãncia, e hoje decorre da negligência das autoridades em organizar as contruções irregulares que brotam a acada dia nos bairros longíncuos, não obedecendo qualquer ordem, tornando o transporte difícil e o acesso complicado e confuso.

JoseRodolfo
July 25th, 2005, 01:44 AM
Em alguns desses como o Jardim Europa e Alto da Lapa, o plano de urbanização já previa um bairro nobre, e nesse caso o uso de ruas curvas, quarteirões desiguais foi feito de propósito, para evitar um grande movimento, meio que fazendo com que só passasse pelaas ruas o tráfego local, ou seja quem conhceia o pedaço, essa informação eu lembor ter lido em um livro sobre a cidade, ams não lembro qual.

Legal Rafael!! Já ouvi falar disso tbém. É interessante.

Valeu!

Luis FTC
July 25th, 2005, 03:57 AM
Interessante o debate sobre ruas planejadas.

Aqui em SP temos as mais variadas situações. O centro velho, que se desenvolveu a partir da vila colonial tem as ruas totalmente desorganizadas, não havia planejamento algum, as ruas iam surgindo ao acaso e conforme a necessidade de se ampliar o número de construções. Pequenos centros locais, afastados do centro principal também se desenvolveram assim, por isso bairros como Freguesia do Ó, Penha, Santo Amaro entre outros não contam em seus miolos com ruas muito "certas".

Outro ponto a se considerar é o relevo acidentado, que muitas vezes não permite ruas retas. Boa parte da Zona Norte é assim, Tucuruvi, Mandaqui, Cachoeirinha, Freguesia do ò etc, bem como boa parte da Aclimação e algumas regiões da Vila Mariana.

Conforme cidade foi crescendo e a cidade se desenvolvendo e enriquecendo começaram as preucupações com planejamento, e assim alguns bairros surgidos na segunda metade do século XIX e início do sec XX já nasceram com algum planejamento, prevendo ruas retasm quarteirões "quadrados" etc. É o caso dos Campos Elíseos, Santa Cecília, Higienópolis, Cambuci, Ipiranga, Belém, Vila Mariana etc.

Em alguns casos a área foi planejada por empresas do ramos, da qual a mais famosa era "Cia. City", a qual ficou responsável entre outros pelo planejamento e irbanização dos Jardins, Alto da Lapa, Alto de Pinheiros, Pacaembú e outros. Em alguns desses como o Jardim Europa e Alto da Lapa, o plano de urbanização já previa um bairro nobre, e nesse caso o uso de ruas curvas, quarteirões desiguais foi feito de propósito, para evitar um grande movimento, meio que fazendo com que só passasse pelaas ruas o tráfego local, ou seja quem conhceia o pedaço, essa informação eu lembor ter lido em um livro sobre a cidade, ams não lembro qual. AHoje esses bairros planejados pela City são muito valorizados, sendo que é frequente ver em anúncio destaques para "City Lapa" ou "City Boassava"

Por fim temos os bairros periféricos, nascidos como no início, sem planejamento algum, da necessidade de se fazer construções, a diferença é que naquela época não se pensava em plenejamento por nossa vila ser nova, pequena, sem importãncia, e hoje decorre da negligência das autoridades em organizar as contruções irregulares que brotam a acada dia nos bairros longíncuos, não obedecendo qualquer ordem, tornando o transporte difícil e o acesso complicado e confuso.

Muito legais as suas informações, Rafael. Gostaria apenas de acrescentar que o sistema de avenidas da região central, foi parcialmente planejado pelo então prefeito Prestes Maia. Mas, pelo que já li, seu projeto idealizado não foi posto em prática de forma completa...

daniel morais bezerr
August 13th, 2011, 02:31 PM
Eu moro na freguisia do ó moro, no " bairro do limão " mais prefiro o centro.