View Full Version : Cidades brasileiras com maior potencial (turisticamente falando)
Farrapo July 29th, 2005, 06:03 AM Aeee!!! :cool:
mais um thread de "listinhas" hehehe :D
bom, mas então, na opinião de vocês, quais as cidades brasileiras que têm maior potencial (turisticamente falando)? eu quero dizer o seguinte: quais cidades que são bonitas, mas não aproveitam essa beleza pra gerar turismo? ou então que cidades aproveitam mas não da maneira que ainda podem aproveitar? bom, não sei se fui claro hehe mas acho que deu pra entender...
(depois faço a minha lista!) :okay:
Rodrigo_BSB July 29th, 2005, 06:10 AM Hum, difícil dizer. Será que Brasília entraria nesse grupo?
Farrapo July 29th, 2005, 06:13 AM bom, eu vou citar algumas:
- Pelotas;
- Antonio Prado, Galópolis;
- Blumenau;
- São Francisco do Sul, Lapa (PR);
- São Paulo;
- Florianópolis, Rio de Janeiro (ainda mais);
- Brasília;
- Vitória;
- São Luis;
- Belém.
por enquanto são essas... se eu me lembrar de mais algumas, eu edito. :)
Paulo July 29th, 2005, 06:18 AM Bom, vamos lá:
Rio: aproveita 50% do seu potencial. E esse potencial fica ainda mais reduzido pela violência da cidade. Imagino que se continuar assim, em 10 anos vai estar aproveitando 30% do seu potencial.
São Paulo: aproveita 60% do seu potencial. Precisa de reformas urbanas, mais segurança e maior "publicidade" no exterior pra aumentar essa porcentagem.
Rio Grande do Sul e arredores: Possui enorme potencial turistico(além da cultura europeia que parou no tempo, possui um grande potencial gastronomico e belezas naturais espetaculares). Aproveita 35% do total:ohno: Precisa investir em "publicidade" pra atrair mais turistas, tanto nacionais, quanto estrangeiros.
Nordeste: no geral, tá se saindo muito bem! A cada ano aumenta o número de turistas nacionais e estrangeiros. Aproveita 60% do seu potencial. Está no caminho certo:)
Centor Oeste: não conheço quase nada da região. Hoje eu não sinto vontade de conhece-la... Precisa investir PESADAMENTE em publicidade pra mostar o que tem de interessante e atrair turistas.
Norte: Enorme potencial turistico. Aproveita 35%. Precisa investir em infra estrutura turistica. Imagino que com investimentos, pode-se tornar uma das regiões mais visitadas do país.
No geral, as regiões que mais possuem potencial turistico na minha opinião(em ordem decrescente) são:
-Nordeste
-Sudeste
-Sul
-Norte
-Centro Oeste
Era pra falar mais sobre cidades, mas eu preferi(até por falta de conhecimento e paciência) ser mais abrangente.
Paulo July 29th, 2005, 06:27 AM Falando mais especificamente sobre São Paulo, acredito que o grande problema da cidade, é que ela tem um potencial limitado. Isso porque São Paulo é uma tipica metropole gigante do mundo. Não tem nada de muito original e diferente. Pelo contrário, em muitos casos, é uma cópia mal feita.
É diferente do Rio, do Nordeste, do Amazonas, do Rio Grande do Sul, de Brasília, que são regiões únicas no mundo. Não existem cópias, nem lugares parecidos com essas regiões. Elas são originais. Por isso acho que São Paulo está fadada ao turismo de negócios.
Farrapo July 29th, 2005, 06:28 AM Era pra falar mais sobre cidades, mas eu preferi(até por falta de conhecimento e paciência) ser mais abrangente.
tá ótimo assim também! :okay:
pode falar de lugares também! tipo, eu acho que as Cataratas do Iguaçu poderiam ser muuuuuuuuuuuuuito mais exploradas... muito pouca gente conhece... fora que dão de 10 a 0 nas Niagara Falls... pelo menos é o que dizem e o que parece ser pelas fotos!
Pantanal, Aparados da Serra, Amazônia, Lençóis Maranhenses... iiiiiiiiih tem muitos lugares ae pra serem citados! :)
Luis FTC July 29th, 2005, 06:38 AM Falando mais especificamente sobre São Paulo, acredito que o grande problema da cidade, é que ela tem um potencial limitado. Isso porque São Paulo é uma tipica metropole gigante do mundo. Não tem nada de muito original e diferente. Pelo contrário, em muitos casos, é uma cópia mal feita.
É diferente do Rio, do Nordeste, do Amazonas, do Rio Grande do Sul, de Brasília, que são regiões únicas no mundo. Não existem cópias, nem lugares parecidos com essas regiões. Elas são originais. Por isso acho que São Paulo está fadada ao turismo de negócios.
Não concordo. Acho que São Paulo, em termos de América Latina, tem do bom e do melhor para oferecer em termos culturais, gastronômicos, vida noturna, etc. O que precisa é de investimento em estética e segurança, e depois, em publicidade, claro.
Paulo July 29th, 2005, 06:46 AM Não concordo. Acho que São Paulo, em termos de América Latina, tem do bom e do melhor para oferecer em termos culturais, gastronômicos, vida noturna, etc. O que precisa é de investimento em estética e segurança, e depois, em publicidade, claro.
Sim, concordo. Mas em NY, Londres, Madri, Buenos Aires, Cidade do México, Tokyo, e outras mais também tem. E foi a isso que me referi. Não existe um Q de diferencial na cidade. Ela basicamente tem tudo que uma grande metropole tem, tirando a extrema falta de estética urbana, que só São Paulo consegue ter:(.
São Paulo precisa de um diferencial. Algo que a torne única. Até porque, como já concordamos, no quesito estética ela é fraca; na parte cultural, todas as cidades que citei tem uma puta parte voltada pra cultura; no quesito vida noturna, ela possui vantagem, mas não é nada extraoridinário(se comparada as outras); e na parte gastronomica, ela é forte, mas as outras também são.
Se não me engano, foi Barcelona que passou recentemante por uma puta reforma. Ganhou inumeros marcos arquitetonicos e outras coisas atrativas. Sampa precisa disso.
Ap_Recife July 29th, 2005, 07:03 AM Recife tem um enorme potencial q não é aproveitado. É uma cidade riquíssima em cultura, prédios históricos e uma geografia especial, se o Rio Capibaribe q corta toda a cidade, fosse limpo, daria belos passeios. Até existem passeios mas poderia ter muito mais.
Luis FTC July 29th, 2005, 07:17 AM Sim, concordo. Mas em NY, Londres, Madri, Buenos Aires, Cidade do México, Tokyo, e outras mais também tem. E foi a isso que me referi. Não existe um Q de diferencial na cidade. Ela basicamente tem tudo que uma grande metropole tem, tirando a extrema falta de estética urbana, que só São Paulo consegue ter:(.
São Paulo precisa de um diferencial. Algo que a torne única. Até porque, como já concordamos, no quesito estética ela é fraca; na parte cultural, todas as cidades que citei tem uma puta parte voltada pra cultura; no quesito vida noturna, ela possui vantagem, mas não é nada extraoridinário(se comparada as outras); e na parte gastronomica, ela é forte, mas as outras também são.
Se não me engano, foi Barcelona que passou recentemante por uma puta reforma. Ganhou inumeros marcos arquitetonicos e outras coisas atrativas. Sampa precisa disso.
Aí eu concordo. Mas as outras cidades estão em outras regiões. O potencial pode ser explorado voltado para o mercado brasileiro e sul-americano, por exemplo. Algo do tipo: pra que ir até Nova York se SP está aqui ao lado. É só um exemplo. Claro que as pessoas não deixariam de ir até NY, mas seria uma opção. Acho, por exemplo, que Buenos Aires, tirando a estética, não supera SP em nada. Agora, é ponto pacífico que a "feiúra" atrapalha muito SP. Só os governantes que ainda não perceberam. Concordo também que a cidade precisa de um marco. Todas as grandes cidades do mundo investem muito em estética. SP não investe praticamente nada, por isso acho até surpreendente o relativo "sucesso" que a cidade consegue. Acho que isso é uma prova do potencial que possui. Apesar da aparência, consegue se alguma coisa. Talvez, outra cidade com aspecto semelhante, já tivesse sucumbido de vez...
RRC July 29th, 2005, 07:30 AM Gostei muito do comentário do Paulo e concordo com quase tudo, exceto pela região Centro Oeste. Acho que em termos naturais a região tem um potencial muito bom com o Pantanal, Chapadas e mesmo para cidades, como Brasília e Goiás.
outra parte que eu acho pouco explorada em termos de turismo internacional são as cidades históricas de Minas. Pode ser que eu esteja enganado, mas parece que a grande maioria dos turistas de lá são brasileiros, o mesmo valendo para as Cataratas
Artibeus July 29th, 2005, 10:02 AM Acho que Maceió é linda e ninguém sabe... precisa divulgar.
schmidt July 29th, 2005, 04:43 PM Uma das cidades brasileiras com o MAIOR potencial e que continua inexplorada SEM DÚVIDAS é São Joaquim. Podiam fazer lá um grande resort de inverno, alguma coisa de interessante na cidade, uma ALEMANIZAÇÃO, mesmo que fake, ficaria boa. Sei lá, um jardim de natal no inverno, que seja. Algo pra fazer aquilo lá valer a pena e não só pela neve.
Porque São Joaquim atualmente é uma BOOOOOSTAAAAA. Me irrita que vá tanta gente pra serra gaúcha e a catarinense fique aqui inexplorada, governo idiota desse estado que acha que turismo se resume a Florianopolis.
GRGM July 29th, 2005, 10:23 PM Hum... acho que às vezes tão falando de coisas diferentes aqui nesse thread, poderiam dizer quais as com maior potencial turístico internacionalmente falando, e nacionalmente... por exemplo, São Joaquim é um claro exemplo de cidade mal explorada turisticamente, mas só pra mercado interno mesmo... tem gente que parece que só pensa em turistas internacionais, e outros que só pensam nos turistas nacionais, hehehehe
Farrapo July 29th, 2005, 10:28 PM Hum... acho que às vezes tão falando de coisas diferentes aqui nesse thread, poderiam dizer quais as com maior potencial turístico internacionalmente falando, e nacionalmente... por exemplo, São Joaquim é um claro exemplo de cidade mal explorada turisticamente, mas só pra mercado interno mesmo... tem gente que parece que só pensa em turistas internacionais, e outros que só pensam nos turistas nacionais, hehehehe
bom, o tópico é sobre cidades mal exploradas turisticamente... independente se é turismo internacional ou nacional... aí fica pra cada um julgar...
Sir Costa July 29th, 2005, 11:02 PM Bom, eu aposto em Olinda(capital da Cultura do Brasil) e Recife juntos. Depois Salvador, Rio e Sampa juntos, Brasília por ser capital, Fortaleza, Porto Alegre e Belo Horizonte, não necessariamente nessa ordem.
Maria Theresa July 29th, 2005, 11:24 PM Paulo, devo dizer que discordo plenamente de seu comentário. São Paulo tem o maior evento de moda da AL, é o quinto maior centro de moda do planeta; segundo muitos, é o lugar onde melhor se come no mundo, um dos melhores centros de compra do mundo, vida noturna excelente, ótimas exposições e shows, e é uma das cidades mais multiculturais do planeta. Acho que isso já é suficiente para atrair muita gente. O que me preocupa no turismo no Brasil é querer só atrair turistas para aquilo que é exótico, tropical, quente, carnavalesco, provinciano e virar as costas para o Brasil que não tem nada de praias, de palmeiras, de samba, de folclore.
Em outras palavras, no Brasil parece querer só se promover destinos como o Rio, o Nordeste, a Amazônia , o Pantanal e esquece-se completamente do resto.
Porque Salvador, Fortaleza , Rio e Recife tem que ser tão mostradas e focadas enquanto que São Paulo , Belo Horizonte, Curitiba, Brasília e POA ficam nas sombras? Não quero aqui dizer que as primeiras não tem atrações, é claro que tem- e muitas- mas as últimas também tem- mas só que em outro estilo- e precisam ser mostradas.
Se fosse assim como vc diz, ninguém visitaria Sydney porque tem o mesmo que LosAngeles, ninguém visitaria Chicago porque lembra NY, ninguém iria a Buenos Aires porquel lembra Paris...
GRGM July 29th, 2005, 11:43 PM ^ Concordo 100%!!!!!!!! :applause:
GRGM July 29th, 2005, 11:48 PM bom, o tópico é sobre cidades mal exploradas turisticamente... independente se é turismo internacional ou nacional... aí fica pra cada um julgar...
Claro, o que eu quis dizer é que podem existir cidades que poderiam explorar muito o turismo nacional e não o fazem, como São Joaquim, por exemplo, no entanto tem gente que não vai achar isso, porque só pensa no turismo internacional... assim como podem existir cidades que exploram muuuuito bem o turismo nacional, mas que não têm atrativos pra turismo internacional, como Campos do Jordão, por exemplo...
Farrapo July 29th, 2005, 11:48 PM ^ Concordo 100%!!!!!!!! :applause:
EU TAMBÉM!!!!!!!!! :applause:
:okay:
Farrapo July 29th, 2005, 11:56 PM Claro, o que eu quis dizer é que podem existir cidades que poderiam explorar muito o turismo nacional e não o fazem, como São Joaquim, por exemplo, no entanto tem gente que não vai achar isso, porque só pensa no turismo internacional... assim como podem existir cidades que exploram muuuuito bem o turismo nacional, mas que não têm atrativos pra turismo internacional, como Campos do Jordão, por exemplo...
Campos do Jordão pode não surtir muito interesse de turistas alemães, suíços, etc mas pode parecer algo muito interessante e, digamos, exótico, pra turistas de alguns lugares da América Latina que não presenciam tanto dessa cultura germânica...
Paulo July 30th, 2005, 01:21 AM Paulo, devo dizer que discordo plenamente de seu comentário. São Paulo tem o maior evento de moda da AL, é o quinto maior centro de moda do planeta; segundo muitos, é o lugar onde melhor se come no mundo, um dos melhores centros de compra do mundo, vida noturna excelente, ótimas exposições e shows, e é uma das cidades mais multiculturais do planeta. Acho que isso já é suficiente para atrair muita gente. O que me preocupa no turismo no Brasil é querer só atrair turistas para aquilo que é exótico, tropical, quente, carnavalesco, provinciano e virar as costas para o Brasil que não tem nada de praias, de palmeiras, de samba, de folclore.
Em outras palavras, no Brasil parece querer só se promover destinos como o Rio, o Nordeste, a Amazônia , o Pantanal e esquece-se completamente do resto.
Porque Salvador, Fortaleza , Rio e Recife tem que ser tão mostradas e focadas enquanto que São Paulo , Belo Horizonte, Curitiba, Brasília e POA ficam nas sombras? Não quero aqui dizer que as primeiras não tem atrações, é claro que tem- e muitas- mas as últimas também tem- mas só que em outro estilo- e precisam ser mostradas.
Se fosse assim como vc diz, ninguém visitaria Sydney porque tem o mesmo que LosAngeles, ninguém visitaria Chicago porque lembra NY, ninguém iria a Buenos Aires porquel lembra Paris...
Todas as cidades que vc citou no final tem uma identidade própria. Em alguns aspectos elas se parecem, mas no geral são originais.
Bom, eu concordo que São Paulo tem todas as boas características que vc colocou. E acho que elas são até certo ponto um atrativo turístico.
O que eu quis dizer, é que antes de visitar o 5º centro de moda do mundo, os turistas vão pensar em visirar o 4º, 3º, 2º, 1º. O mesmo ocorre com a vida cultural, gastronomica, etc.
Pra mim, o grande problema de São Paulo é a falta de um atrativo poderoso.
Eu adoro morar aqui, acho a cidade o máximo. Mas me colocando como turista, não vejo muita coisa interessante. Acho que esse é ponto! Descobri!:D São Paulo é tudo de bom, mas não pra um turista. Se eu fosse a uma agência de turismo e me mostrassem os atrativos de São Paulo, eu diria: Muito legal, mas não vou gastar meu dinheiro com isso.
São Paulo é no geral feia:(, sem nada muito impactante, com grandes eventos que sempre são o 3º, 4º, 5º, 6º maiores eventos do mundo(dificilmente é o 1º). É violenta, confusa, estressante... Quem vai querer vir pra cá?
Sei que parece contraditório eu dizer que adoro a cidade e ao mesmo tempo falar mal dela do jeito que falei. Mas pra mim ela é o máximo pois é a minha cidade; já pra um turista, que não tem relação nenhuma com ela, isso daqui deve ser um horror.
Paulo July 30th, 2005, 01:23 AM ^Esse meu comentário vale principalmente pra turistas estrangeiros.
Luis FTC July 30th, 2005, 01:43 AM Todas as cidades que vc citou no final tem uma identidade própria. Em alguns aspectos elas se parecem, mas no geral são originais.
Bom, eu concordo que São Paulo tem todas as boas características que vc colocou. E acho que elas são até certo ponto um atrativo turístico.
O que eu quis dizer, é que antes de visitar o 5º centro de moda do mundo, os turistas vão pensar em visirar o 4º, 3º, 2º, 1º. O mesmo ocorre com a vida cultural, gastronomica, etc.
Eu adoro morar aqui, acho a cidade o máximo. Mas me colocando como turista, não vejo muita coisa interessante. Acho que esse é ponto! Descobri!:D São Paulo é tudo de bom, mas não pra um turista. Se eu fosse a uma agência de turismo e me mostrassem os atrativos de São Paulo, eu diria: Muito legal, mas não vou gastar meu dinheiro com isso.
São Paulo é no geral feia:(, sem nada muito impactante, com grandes eventos que sempre são o 3º, 4º, 5º, 6º maiores eventos do mundo(dificilmente é o 1º). É violenta, confusa, estressante... Quem vai querer vir pra cá?
Sei que parece contraditório eu dizer que adoro a cidade e ao mesmo tempo falar mal dela do jeito que falei. Mas pra mim ela é o máximo pois é a minha cidade; já pra um turista, que não tem relação nenhuma com ela, isso daqui deve ser um horror.
SP pode ser muitas vezes 3º, 4º, 5º... no mundo, mas quase sempre é 1º na América Latina. Acho que aí está o foco. Se for pensar assim, pre que ir pra Buenos Aires... vou pra Paris logo. Acho também que muitas cidades são muito boas em determinadas coisa, mas poucas são realmente completas. E SP consegue atender bem a diversas áreas... agora, os problemas são aqueles que já discutimos anteriormente...
Paulo July 30th, 2005, 01:47 AM ^Concordo:)
rafaelfnunes July 30th, 2005, 01:59 AM Todas as cidades que vc citou no final tem uma identidade própria. Em alguns aspectos elas se parecem, mas no geral são originais.
concordo!
David de andrade July 30th, 2005, 09:30 AM Tb concordo com o Boom na questao de sao joaquim, fazer uma vila germanica, um resort um castelo em estilo normando, ficaria muito massa na cidade, fazer pelos parques com pinheiros ou com aquelas arvores que ficam com as folhas amarelas e caem no inverno, isso e raro no brasil, por isso que daria certo na cidade.
Joinville e outra cidade , que tem pontecial e nao explora, temos uma baia muito bonita com visoes bem lindas, temos uma serra a dna francisca que tb tem um bom potencial para ser explorado, tanto no turismo rural como em turismo de esportes radicais.
Ja no turismo de negocios joinville explora muito bem , ja esta entre as 15 cidades que mais realiza eventos no brasil , e ainda vai aumentar , por causa da construcao do mega centro ulisses guimaraes, que ficara anexo a expoville , sera um local ainda maior para se fazer eventos nacidade, sem contar que temos outros espacos , como o centreventos cau hansen , expocentro edmundo doubrawa, complexo antartica e tb a Arena Joinville .
Kauã July 30th, 2005, 12:48 PM Paulo, devo dizer que discordo plenamente de seu comentário. São Paulo tem o maior evento de moda da AL, é o quinto maior centro de moda do planeta; segundo muitos, é o lugar onde melhor se come no mundo, um dos melhores centros de compra do mundo, vida noturna excelente, ótimas exposições e shows, e é uma das cidades mais multiculturais do planeta. Acho que isso já é suficiente para atrair muita gente. O que me preocupa no turismo no Brasil é querer só atrair turistas para aquilo que é exótico, tropical, quente, carnavalesco, provinciano e virar as costas para o Brasil que não tem nada de praias, de palmeiras, de samba, de folclore.
Infelizmente a maioria dos estrangeiros nem sabe que existe uma cidade como SP no Brazil, o que prevalece e a imagem de pais exótico, samba, carnaval, futebol, amazonas, pantanal, E essa imagem é reforçada pela política governamental de só divulgar isso, alem do mais o pais tem a imagem de violento e perigoso, sendo inclusive apontado como mais perigoso que a Colômbia, quando um turista estrangeiro é assassinado no Brasil a noticia sai na primeira pagina dos jornais estrangeiros e nos noticiários de tv de forma sensacionalista, ajudando a prejudicar mais ainda a imagem brasileira no exterior , pior que isso geralmente o governo não da apóia a família da vitima, reforçando mais ainda a impressão de pouco caso e desrespeito, com toda essa propaganda negativa sobre o pais pq um estrangeiro ira para o Brasil?
Kauã July 30th, 2005, 12:58 PM Todas as cidades que vc citou no final tem uma identidade própria. Em alguns aspectos elas se parecem, mas no geral são originais.
Concordo plenamente com vc! pensando como um turista extrangeiro que tem dinheiro e tem centenas de opcoes , por que vir para SP ...? que é paulistano adora a cidade, como eu , porem nao da pra negar os problemas gravissimos que ela tem, e isso afasta o turista da cidade, e tem outra coisa SP é cara se vc comparar o preco e a qualidade dos servisos oferecidos, tem a burocracia ... quando desco em Narita em 20 minutos estou pegando um trem com minha malas e indo para casa, isso sendo um extrangeiro, em guarulhos ja perdi ate 3 horas para desembarcar, isso no meu proprio pais, nao existe nenhuma informacao em ingles, um extrangeiro fica perdido
Fortal July 30th, 2005, 07:39 PM Acho que existem muitos lugares que precisam ser mostrados e melhor aproveitados, caso de Aracaju e João Pessoa, Maceió (perdeu muito turismo por causa daquele ex-presidente), Atol das Rocas, Ilha do Mel-PR, cidades históricas do interior de Goiás, por exemplo, serras no Nordeste, Baturité etc
Fortaleza dá provas que o turismo é uma excelnte fonte geradora de empregos e de renda. Exemplos típicos é o Fortal, o maior carnaval fora de época :)
Ariel July 31st, 2005, 06:15 PM Não concordo. Acho que São Paulo, em termos de América Latina, tem do bom e do melhor para oferecer em termos culturais, gastronômicos, vida noturna, etc. O que precisa é de investimento em estética e segurança, e depois, em publicidade, claro.
concordo contigo. vendo que nem todo mundo mora numa metropole mundial, acho que são paulo tem sim muita coisa pra ser vista
Ariel July 31st, 2005, 06:20 PM Paulo, devo dizer que discordo plenamente de seu comentário. São Paulo tem o maior evento de moda da AL, é o quinto maior centro de moda do planeta; segundo muitos, é o lugar onde melhor se come no mundo, um dos melhores centros de compra do mundo, vida noturna excelente, ótimas exposições e shows, e é uma das cidades mais multiculturais do planeta. Acho que isso já é suficiente para atrair muita gente. O que me preocupa no turismo no Brasil é querer só atrair turistas para aquilo que é exótico, tropical, quente, carnavalesco, provinciano e virar as costas para o Brasil que não tem nada de praias, de palmeiras, de samba, de folclore. Em outras palavras, no Brasil parece querer só se promover destinos como o Rio, o Nordeste, a Amazônia , o Pantanal e esquece-se completamente do resto.
concordo plenamente, e já disse essa parte em bold antes.
Prayer for the Sea December 19th, 2008, 05:31 PM João Pessoa, Brasília (pelo menos o plano piloto, já que as cidades do entorno como Ceilândia, Recanto das Emas, Samambaia e Sobradinho, entre outras, são bastante violentas), Natal, Aracaju são as capitais brasileiras com melhor qualidade de vida e melhor potencial turístico. Falo de João Pessoa por que tenho 31 anos e nunca fui abordado violentamente por assaltantes nem drogados na rua, coisa comum em cidades consideradas extremam. turísticas como Rio de Jan., Recife, Fortaleza, Salvador e São Paulo. Outros points turísticos são Pipa -RN, Patos-PB ( o São João de lá é excelente!!!), Sousa-PB (possui o Parque dos Dinossauros), Cabaceiras -PB (Cidade Cinematográfica Brasileira), Blumenau -SC, Pomerode -SC, Foz do Iguaçu-MT e inúmeras outras. Devemos explorar turisticamente nosso país além do feijão com arroz conhecido dos gringos, como Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Recife e S. Paulo. O Brasil é riquíssimo em potencial turístico. Blz, vou lá. Abração a todos vcs.
tchelllo December 19th, 2008, 06:52 PM Falando mais especificamente sobre São Paulo, acredito que o grande problema da cidade, é que ela tem um potencial limitado. Isso porque São Paulo é uma tipica metropole gigante do mundo. Não tem nada de muito original e diferente. Pelo contrário, em muitos casos, é uma cópia mal feita.
Discordo Paulo!
Não acho que SP seja uma metrópole típica do mundo.
Acho que São Paulo diferencia-se de outras metrópoles justamente pela mistura humana.
As pessoas se esquecem que não é em toda cidade do mundo que encontra-se tanta "intervenção" imigrante como em São Paulo.
E quando digo intervenção, quero dizer a máxima infiltração da cultura imigrante na cidade e não apenas bairros ou "guetos" de imigrantes como nos EUA.
Pouca gente compreende que a identidade da cidade foi construída em GRANDE parte por correntes de imigrantes muito distintas entre si, como por exemplo, Japoneses-Italianos-Libaneses.
Foram milhares de italianos, japoneses,sírios, libaneses, espanhóis, portugueses, judeus, armênios e alemães que foram deixando marcas profundas em SP e no seu cotidiano. E continua recebendo mais e mais imigrantes como os coreanos, bolivianos e chineses. E o legal é que vão miscigenando-se com a população local.
Este pontecial poderia ser explorado de várias formas.
A própria confusão estética da cidade, sua densidade surpreendente poderia ser melhor explorada com a recuperação de fachadas de prédios e um destino ao menos artístico para os prédios inexpressivos, justamente como um diferencial, um contra-ponto a essas cidades artificiais e fakes como Dubai, e algumas cidades asiáticas.
O que quero dizer com tudo isso é que poderíamos valorizar em SP o que parece ser o caos, o desordenado, deixá-lo apresentável e turístico e principalmente fazer as pessoas de uma vez por todas compreenderem que SP é uma cheia de identidade, história e cultura e justamente por isso não pode ser anunciada como um mera cidade global de negócios.
Rodriogs December 19th, 2008, 07:09 PM Os brasileiros precisam tirar da cabeça que turista vem aqui só pra ver lugares extremamente ''exóticos''.
Turistas vão a qualquer cidade para conhecê-la (obvio) independente que ela se pareça com alguma outra cidade, eles vão pela sensação de estar lá, naquela exata cidade. São Paulo pode atrair gente do mundo todo só por ser uma das maiores cidades do mundo, por sua diversidade e etc..., como eu já vi muitos foristas extrangeiros comentando em tópicos de SP. São Paulo é uma cidade subestimada pelos próprios paulistas.
Pq a Argentina recebe mais turistas europeus que o Brasil? Argentina é exótica demais? tem belas praias? tem mulheres seminuas sambando? eu acho um grande erro esse foco turístico do Brasil.
O mundo todo pensa que o turismo é importante pra economia do Brasil, mal eles sabem o quanto ridículo nosso turismo é.
Ninguém vem ao Brasil em família. Aqui vem homens sozinhos pra fazer farra...
B.Fai December 19th, 2008, 07:10 PM poderíamos valorizar em SP o que parece ser o caos, o desordenado, deixá-lo apresentável e turístico e principalmente fazer as pessoas de uma vez por todas compreenderem que SP é uma cheia de identidade, história e cultura e justamente por isso não pode ser anunciada como um mera cidade global de negócios.
Vamos fazer uma edição da cidade no melhor estilo "Alice"! rs
Pelo menos, projetos como a da "Nova Luz" e revitalização do Pq. D. Pedro (SIC) estão saindo! :D
aleochi December 19th, 2008, 07:12 PM Sim, concordo. Mas em NY, Londres, Madri, Buenos Aires, Cidade do México, Tokyo, e outras mais também tem. E foi a isso que me referi. Não existe um Q de diferencial na cidade. Ela basicamente tem tudo que uma grande metropole tem, tirando a extrema falta de estética urbana, que só São Paulo consegue ter:(.
Se eu não me engano, a reforma urbana de Barcelona custou aproximadamente 8 bilhões de euros!
abrandao December 19th, 2008, 07:39 PM Concordo com o que o Paulo falou sobre São Paulo. Adoro a cidade, vou pra lá freqüentemente, mas o que o Paulo disse é a mais pura verdade.
Na minha opinião, Brasília é uma cidade que está começando a enxergar o turismo cívico / arquitetônico como uma boa opção econômica. Ainda está começando, mas tem muito espaço pra crescer.
Maceió, como já disseram aqui, é L I N D Í S S I M A ! ! ! ! ! !, mas ainda não está usando sequer 40% do seu potencial.
Cauê December 19th, 2008, 08:04 PM Em outras palavras, no Brasil parece querer só se promover destinos como o Rio, o Nordeste, a Amazônia , o Pantanal e esquece-se completamente do resto.
Gente, vamos parar de jogar a culpa na mídia. Cada cidade precisa saber se promover. Já disse mil vezes, não adianta ficar falando "meu país não me divulga" e ficar esperando um milagre acontecer. Os turistas internacionais que o Rio recebe são, comprovadamente por números, em sua maioria, atraídos por nosso carnaval e nosso réveillon. Fizemos por onde, e por isso, ocupamos o 1° lugar em turismo internacional. Assim como os turistas a negócios de Sampa são atraídos pela exelente capacidade da cidade em realizar feiras e congressos internacionais. Não adianta muito ficar falando, vocês querem que a mídia faça tudo pelas cidades? Na-na-ni-na-não... a cidade faz por onde, e a mídia chega por consequência. Resultado, a cidade é divulgada e atrai mais turistas.
Sydney é completamente diferente de Los Angeles. Buenos Aires não está nem no Top 5 do turismo na AL. Acho que a história do diferencial da cidade funciona mesmo.
tchelllo December 19th, 2008, 08:04 PM Para não ficar discutindo apenas São Paulo, preciso dar minha opinião geral sobre tema do tópico.
Precisamos separar dois tipos de turistas: o estrangeiro e o brasileiro.
Acho que o pontecial turístico para os estrangeiros é absurdamente grande em praticamente todas as cidades brasileiras e não somente para as capitais.
E penso assim por um simples motivo: o nosso país é muito desconhecido e pouco visitado para a maioria dos estrangeiros, que limitam seus conhecimentos turísticos sobre o nosso país a ambientes naturais e exóticos do Rio, Região Amazônica, Nordeste e male-male Santa Catarina.
Portanto, há muito a ser mostrado e explorado turisticamente falando.
Já no caso dos turistas brasileiros discordo um pouco do Cauê, pois no Brasil a TV aberta sempre teve um impacto profundo na formação da opinião pública como em pouquíssimos países no mundo e portanto, falta justamente desconstruir na cabeça da população, os estereótipos criados em grande parte por ela e não pelas próprias cidades.
"Rio-Capocabana-Cristo-Pão-de-Açucar-Favela-Samba-violência, Brasília-Políticos Safados-Jovens de Classe Média Boçais-cidades Satélites, Salvador-Pelourinho-Axé-Elevador Lacerda, Belo Horizonte-Pão de Queijo-Pampulha-ônibus de cor Azul, São Paulo- Violência-ausência de Praia-Trânsito-homens de terno falando "orra meu" e manos das favelas falando "as mina", Manaus-Selva-Teatro-Mercado-índios e por aí vai.." São estes tipos de estereótipos que precisam ser desconstruídos para que os brasileiros tenham interesse em conhecer outras cidades pelo país.
Cauê December 19th, 2008, 08:15 PM ^^
Olha Tchello, no turismo nacional é complicado pois as cidades colocam qualquer mendigo que passa na conta. Isso acontece mesmo.
Mas, parece que o povo se acostumou a cobrar da mídia o aumento do turismo em suas cidades. A cidade precisa, antes de tudo, criar atrações e saber se promover. Salvador, por exemplo, já foi o 2° destino brasileiro no exterior, não é mais, caiu. Culpa da mídia? Não. Culpa dos políticos da cidade.
B.Fai December 19th, 2008, 08:16 PM Se eu não me engano, a reforma urbana de Barcelona custou aproximadamente 8 bilhões de euros!
O que acredito, numa cidade do tamanho, e problemas, de São Paulo não seria muito! rs
E Barcelona foi o exemplo que dei no Thread "São Paulo Capital turística": http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=602488&page=8
Um exemplo de revitalização. Mas a cidade vem se trabalhando há umas duas décadas, desde antes das olimpíadas de 92. E ela nem é uma cidade tão grande como São Paulo, mas ainda sim, um exemplo a seguir.
Enzo December 19th, 2008, 08:16 PM Discordo Paulo!
Acho que São Paulo diferencia-se de outras metrópoles justamente pela mistura humana.
As pessoas se esquecem que não é em toda cidade do mundo que encontra-se tanta "intervenção" imigrante como em São Paulo.
E quando digo intervenção, quero dizer a máxima infiltração da cultura imigrante na cidade e não apenas bairros ou "guetos" de imigrantes como nos EUA.
Pouca gente compreende que a identidade da cidade foi construída em GRANDE parte por correntes de imigrantes muito distintas entre si, como por exemplo, Japoneses-Italianos-Libaneses.
Foram milhares de italianos, japoneses,sírios, libaneses, espanhóis, portugueses, judeus, armênios e alemães que foram deixando marcas profundas em SP e no seu cotidiano. E continua recebendo mais e mais imigrantes como os coreanos, bolivianos e chineses. E o legal é que vão miscigenando-se com a população local.
A própria confusão estética da cidade, sua densidade surpreendente poderia ser melhor explorada com a recuperação de fachadas de prédios e um destino ao menos artístico para os prédios inexpressivos, justamente como um diferencial, um contra-ponto a essas cidades artificiais e fakes como Dubai, e algumas cidades asiáticas.
O que quero dizer com tudo isso é que poderíamos valorizar em SP o que parece ser o caos, o desordenado, deixá-lo apresentável e turístico e principalmente fazer as pessoas de uma vez por todas compreenderem que SP é uma cheia de identidade, história e cultura e justamente por isso não pode ser anunciada como um mera cidade global de negócios.
Eu concordo praticamente com tudo que voce disse, menos a parte que destaquei em negrito.
Bem, realmente existes guetos por aqui, e geralmente quem vive nesses guetos sao os imigrantes recem chegados assim como os bolivianos, coreanos e outros ai em Sampa, ja a segunda geracao na sua grande maioria eh integrada a sociedade e nao vivem mais em guetos.
A a cultura americana e muito influenciada pelos imigrantes como no Braasil, podemos ver isso na musica, arquitetura, cinema, teatro, culinaria e tantos outros... veja o caso da comida, hoje ja se consome mais salsa do que Ketchup, comida chinesa e italina estao na mesa de toda residencia americana e por ai vai. :)
Cristian _ December 19th, 2008, 08:16 PM Uma das cidades brasileiras com o MAIOR potencial e que continua inexplorada SEM DÚVIDAS é São Joaquim. Podiam fazer lá um grande resort de inverno, alguma coisa de interessante na cidade, uma ALEMANIZAÇÃO, mesmo que fake, ficaria boa. Sei lá, um jardim de natal no inverno, que seja. Algo pra fazer aquilo lá valer a pena e não só pela neve.
Porque São Joaquim atualmente é uma BOOOOOSTAAAAA. Me irrita que vá tanta gente pra serra gaúcha e a catarinense fique aqui inexplorada, governo idiota desse estado que acha que turismo se resume a Florianopolis.
Concordo em TUDO que voce falou!! :cheers: A partir do momento que algum governo der mais atenção ao interior do que ao litoral, SC vai ter muito mais infra estrutura e qualidade de vida. Não falo só de Fpolis não, Governo só investe em Fpolis, Joinville, Blumenau, Itajaí e o resto que se foda. Resumindo praticamente só investe no litoral. Lages era pra ser "A cidade", mas não é, graças aos ótimos governos que tivemos e temos :nuts:
Cauê December 19th, 2008, 08:16 PM Os secretários de turismo existem para promover a cidade. Ninguém cobra isso deles, é impressionante. A culpa sempre acaba caindo na pobre Globo...
coitada.
Enzo December 19th, 2008, 08:18 PM Paulo, devo dizer que discordo plenamente de seu comentário. São Paulo tem o maior evento de moda da AL, é o quinto maior centro de moda do planeta; segundo muitos, é o lugar onde melhor se come no mundo, um dos melhores centros de compra do mundo, vida noturna excelente, ótimas exposições e shows, e é uma das cidades mais multiculturais do planeta. Acho que isso já é suficiente para atrair muita gente. O que me preocupa no turismo no Brasil é querer só atrair turistas para aquilo que é exótico, tropical, quente, carnavalesco, provinciano e virar as costas para o Brasil que não tem nada de praias, de palmeiras, de samba, de folclore.
Concordo com essa opiniao. :)
Holz December 19th, 2008, 08:29 PM Discordo Paulo!
Concordo. São Paulo tem hoje uma mistura de culturas que faz da cidade unica. Os imigrantes foram chegando e "formando bairros". Hoje temos esse diversos bairros com culturas expressivos de povos diferentes.
Hugo_REC December 19th, 2008, 08:32 PM Discordo Paulo!
Bom eu sou suspeito pra falar, mas eu vou concordar com o post do Tchello, São Paulo tem uma mistura interessantissima, é pujante, é desenvolvida, rica, e discordo de ser uma cidade feia, todas as grandes cidades do mundo tem um lado horroroso, os paulistas subdimensionam demais a cidade que tem, adoram falar bem de NY quando Sampa não fica devendo em nada a NY, as baladas de Sampa são melhores, a vida cultural agitadíssima, gastronomia que oferece de tudo que existe, e pra mim o caos urbano tbm não deixa de ser um atrativo :D
Eu pelo menos sou absurdamente apaixonado por São Paulo, vou a cidade sempre que eu posso, e falo melhor da cidade que os meus amigos paulistas, gosto tanto de Sampa que nem o trânsito na marginal tira meu bom humor de estar na cidade(eu pelo menos posso admirar os prédios :D)
Mas olha eu acho que São Paulo trabalha o seu turismo MUITO melhor do que outras cidades mais "turisticas", primeiro que a demanda de turistas de Sampa é aquela que todo mundo quer(negócios) e pelo menos o Convention & Visitors Bureau de Sampa ja trabalha uma estratégia de fazer esse público curtir a cidade além dos negócios.
Cauê December 19th, 2008, 08:48 PM Bom, vamos lá:
Rio: aproveita 50% do seu potencial.
Se é 50%,40% ou 0,99%, eu não posso dizer né. Mas, que ainda falta aproveitar muito mais, ah isso falta sim...
E esse potencial fica ainda mais reduzido pela violência da cidade. Imagino que se continuar assim, em 10 anos vai estar aproveitando 30% do seu potencial.
O turismo está crescendo cada vez mais. Só o Porto prevê a chegada de 500 mil turistas, antes ficava em torno de 100 a 200 mil.
E, sinceramente, o Rio é uma das cidades mais completas do mundo. Dá para fazer quase tudo na cidade maravilhosa, só não temos neve nas montanhas:D. Mas se come bem, se compra bem, dá para fazer trilhas, escaladas, pular de asa-delta, conhecer mirantes com vistas lindas, ir à praia urbana, ir à praia deserta... é um mix ÚNICO NO MUNDO entre urbano e natural, metrópole e paraíso.
...limitam seus conhecimentos turísticos sobre o nosso país a ambientes naturais e exóticos do Rio, Região Amazônica, Nordeste e male-male Santa Catarina...
Ambientes naturais do Rio são apenas o diferencial. Não é só este o potencial, mas sim, o mix urbano-natural que nenhuma metrópole maior que o Rio oferece, no mundo inteiro.
Estou falando apenas por minha cidade.
JPBrazil December 19th, 2008, 09:50 PM Eu acho que BH é uma das cidades mais subestimadas do Brasil.
A cidade é bem localizada, proximo dos grandes centros brasileiros, capital do segundo maior estado do país.
BH é rodeada por uma natureza riquissima, em algumas areas mata atlantica, outras cerrado. Alem disso está proxima de grandes cidades históricas mineiras.
Na minha opinião BH devia ser divulgada como o portão de entrada de Minas. A cidade conta com varios museus, igrejas, centros de compras, casas de shows, parques etc.
Alem disso a cidade é um grande centro gastronomico e artistico brasileiro.
araujo.lcarlos December 19th, 2008, 11:57 PM JPB Brazil, Minas não é o segundo maior estado do Brasil, mas sim o Pará(primeiro o Amazonas),acho que vc quiz dizer demograficamente,né. Bom, na minha opinião todas as capitais brasileiras tem potencial turístico. Eu morei muitos anos em João Pessoa, e a considero uma das mais lindas desse país. A cidade tem um clima maravilhoso,praias deslumbrantes,muito verde,tranquilidade, é tombada pelo IPHAN como patrimônio historico nacional, com igrejas,monumentos,casario dignos da 3a cidade mais antiga do Brasil(já nasceu cidade,igual com o que ocorreu com Salvador e Rio de Janeiro)e também tem um lado moderno,uma urbe organizada e bem estruturada. O nordeste em si, é uma região cotada para ultrapassar o "Caribe" como point turístico tropical do atlântico e também como região de "segunda moradia"(veraneio e de aposentados europeus)de europeus e até americanos, devido ao fato de ao contrario de seu rival(caribe)nao possuir interpéries naturais graves como furacoes,que está tornando muito caro viver ou manter casa no Caribe devido as altas cobranças do Seguros. Então, cidades como JPessoa,Aracaju,Maceió,Natal, assim como São Luis e as demais grandes capitais nordestinas, são cidades vocacionadas ao turismo, devido as atrações naturais,culturais e históricas.
wakebh December 19th, 2008, 11:58 PM ^^ele quis dizer o 2o estado mais populoso do pais,creio eu...
No quesito gastronomia e noite, BH realmente tem nota 10.
Os aredorres da capital sao muito subaproveitados, sejam as cidades historicas ou as belezas naturais dos parques mineiros, sua fauna e flora exuberantes e belas cachoeiras.
diMonteiro December 19th, 2008, 11:59 PM Concordo com cada palavra de Cauê! O Rio é uma sintese do mundo, mas tudo com uma brasilidade invejavel! Tem uma Paris na Cinelandia, uma NY no Centro, uma Miami na Barra, uma Itália em Santa Teresa. E tem ainda locais tipicamente cariocas, como Copacabana, Ipanema, Lagoa, Botafogo, Urca... É como se São Paulo ficasse em Fernando de Noronha... Nem sou do Rio, vou lá raramente, mas amo aquela cidade com todo o meu coração!
eric_montezão December 20th, 2008, 02:02 AM Das cidades que eu visitei no país, HOJE a que tem o potencial mais mal-aproveitado sem dúvida é o Rio de Janeiro. Mal aproveitam as belezas naturais, quem dirá as "urbanas", os teatros, lojas, museus e tudo o mais.
Uma reforma no centro, nos pontos de chegada à cidade, enfim, essas coisas de reforma urbana sem dúvida alavancariam o turismo na cidade a um novo patamar. Hoje o Brasil recebe 4 milhões de turistas estrangeiros anualmente; uma cidade como o Rio pode tranqüilamente receber três vezes isso.
Mas vejo cidades como São Paulo e Salvador e vejo tantas oportunidades! São Paulo não tem a mesma proeminência da natureza como o Rio ou as capitais nordestinas; ainda mais do que elas precisa de uma reforma urbana. Aí sim teremos aqui a verdadeira Nova York brasileira, muito mais cosmopolita e atraente, que nem a Big Apple.
Da mesma forma, todas as capitais nordestinas precisam passar por uma ampla reforma. Sem dúvida são as que melhor se promovem! Tem atendimento ao turista muito bom, na maioria dos casos. Fui a Salvador recentemente e me surpreendi que chega ao nível de que algumas placas não são apenas trilíngües, como mostram a distância até em milhas! Imagino o que seria Salvador se houvesse interesse em dar à cidade um ar novo, limpo, moderno! Reformem os pontos turísticos, incentivem que os hotéis sejam reformados, limpem a cidade.
O turismo urbano tem muito espaço para crescer aqui no país! Ainda temos cidades como Brasília (turismo cívico, arquitetônico), cidades como BH, PA, e Curitiba (são metrópoles, mesmo sem grandes dotes naturais, são portas de entrada para jóias como a Serra do Cipó, as cidades barrocas de Minas, a Serra Gaúcha, Ilha do Mel etc; deviam atender o turista tal qual metrópoles menores como San Francisco ou Seattle - invistam na vida cultural, parques e tudo o mais, são capitais de grande poder aquisitivo).
Sem contar que a própria natureza no país tem tanto espaço para crescer como destino. A Amazônia tem grande potencial pra virar um pólo do ecoturismo; balneários fluminenses e paulistas como Búzios, Angra, Paraty e Ilhabela poderiam facilmente se tornar grandes destinos do jet set internacional, o roteiro entre Rio e São Paulo poderia ser uma espécie de Rota dos Castelos brasileira; e não estou nem falando das inúmeras praias do Nordeste, Lençóis Maranhenses (para mim, o lugar mais bonito do Brasil), Pantanal, Cerrado, etc etc etc. Imaginem a BR-101 sendo transformada em um imenso roteiro de viagem, tal qual é a Route 66 nos EUA?
O Brasil podia ser um dos países mais visitados do mundo, se resolvesse investir na própria manutenção e educação da população.
tonyssa December 20th, 2008, 02:10 AM ^^
Concordo, análise perfeita!:)
Thina December 20th, 2008, 02:14 AM Na região sul é Florianópolis com toda certeza.
Galado December 20th, 2008, 06:29 AM Para ser direto, Vitória e João Pessoa!
Duas cidades lindíssimas, praias, aconchegantes, bonitas... super mal aproveitadas, Jampa é muito bonita, praias tranquilas, povo hospitaleiro, comida regional, acho o turismo ideal para família.
Vitória eu não conheço, mas pelo que vi por fotos é muito bonita, e NADA divulgada
AH tem também a Costa Branca do RN, todo litoral de cima, sem ser o sul nem o norte de Natal, a parte de cima, tem praias lindíssimas, que aos poucos ganahm suas primeiras pousadas, pouquíssima gente no RN conhece quem dirá fora daqui.
Bob_Omena December 20th, 2008, 06:34 AM - Rio
- Salvador
- Recife e Olinda
- Florianópolis
- Vitória
- São Paulo
- Manaus
- Fortaleza e Natal
Rekarte December 20th, 2008, 08:16 AM As cidades da Chapada Diamantina
tchelllo December 20th, 2008, 11:34 AM Eu concordo praticamente com tudo que voce disse, menos a parte que destaquei em negrito.
Bem, realmente existes guetos por aqui, e geralmente quem vive nesses guetos sao os imigrantes recem chegados assim como os bolivianos, coreanos e outros ai em Sampa, ja a segunda geracao na sua grande maioria eh integrada a sociedade e nao vivem mais em guetos.
A a cultura americana e muito influenciada pelos imigrantes como no Braasil, podemos ver isso na musica, arquitetura, cinema, teatro, culinaria e tantos outros... veja o caso da comida, hoje ja se consome mais salsa do que Ketchup, comida chinesa e italina estao na mesa de toda residencia americana e por ai vai. :)
Faço o mea-culpa e concordo que no geral meu comentário sobre a a imigração nos EUA foi estereotipado.:)
Há muita contribuição imigrante nos Estados Unidos sim, especialmente das culturas mexicana, cubana, porto-riquenha, italiana, judaica, irlandesa, chinesa etc ao longo do século passado e houve sim uma assimilação de aspectos culturais desses países em grandes cidades americanas.
Mas mesmo assim, o fato é que os imigrantes que chegam ao Brasil e em São Paulo encontraram uma sociedade menos xenófoba(ou xenofóbica para quem curte assim), não acha? E esse aspecto é que pode ser explorado.
tchelllo December 20th, 2008, 11:38 AM Ambientes naturais do Rio são apenas o diferencial. Não é só este o potencial, mas sim, o mix urbano-natural que nenhuma metrópole maior que o Rio oferece, no mundo inteiro.
Estou falando apenas por minha cidade.
com certeza Cauê, mas o que quero dizer é que mesmo quando algum gringo escolhe o Rio como destino, o que pesa mais são seus poucos conhecimentos sobre a cidade quase sempre associados a natureza e ao exótico e não ao urbano.
Faela December 20th, 2008, 03:22 PM Com maior potencial com certeza o Rio de Janeiro mas realemente não aproveita bem esse potencial. A construção da cidade da Música é um belo exemplo de dinheiro que poderia ser investido na área mais turística da cidade.
Agora me perdoem mas concordo com o Paulo. São Paulo infelizmente não tem uma característica marcante, algo que seja sensacional. Tem feiras , eventos, Fashion Week e daí? Nova York não é Nova York por causa de Fashion Week, nem Paris. São cidades com personalidade própria , carisma, charme , elegância, tem um ponto marcante. E sim , Sampa fica a dever muito a NY , é a verdade. Vejo Sampa como Xangai, Seul, Cidade do México, Mumbai, cidades que a gente conhece e se pergunta, ir pra lá pra que?
tchelllo December 20th, 2008, 03:44 PM Com maior potencial com certeza o Rio de Janeiro mas realemente não aproveita bem esse potencial. A construção da cidade da Música é um belo exemplo de dinheiro que poderia ser investido na área mais turística da cidade.
Agora me perdoem mas concordo com o Paulo. São Paulo infelizmente não tem uma característica marcante, algo que seja sensacional. Tem feiras , eventos, Fashion Week e daí? Nova York não é Nova York por causa de Fashion Week, nem Paris. São cidades com personalidade própria , carisma, charme , elegância, tem um ponto marcante. E sim , Sampa fica a dever muito a NY , é a verdade. Vejo Sampa como Xangai, Seul, Cidade do México, Mumbai, cidades que a gente conhece e se pergunta, ir pra lá pra que?
Ir para lá pra que? Exatamente isso. Acho que você matou a charada!
Pouquíssima gente tem o feeling para captar a essência de SP, 1º porque quando chega aqui, chega com meia-dúzia de destinos certos traçados por agências de viagens e roteiros batidos, segundo porque é preciso ter um pouco de interesse pelo lugar aonde vai visitar e buscar informações sobre ele, informações históricas, políticas e sociais.
É óbvio que durante décadas a fio NY e Paris exercem fascínio e interesse automático sobre as pessoas devido a divulgação da VIDA e cotidiano nova-iorquino ou parisiense em centenas e centenas de filmes ao longo de mais de um século mundo afora.
Meu chefe foi ano passado para a Cidade do México, por exemplo, e me contou que ficou de queixo caído ao ver como a cidade é muito mais interessante do que imaginava e mais limpa e organizada do que qualquer grande cidade brasileira.
Ou seja, as vezes sinto que muitos de nós definitivamente não compreendemos SP por simples falta de informações sobre a cidade (não estou julgando vc Faela, estou generalizando o comentário e me incluindo nele pois até eu tenho me surpreendido passeando por partes de bairros que eu achava que conhecia, só por ter "passado" várias vezes por eles.
Por isso discordo completamente de vc quando afirma que SP não tem personalidade própria. Acho totalmente o contrário. SP é uma metrópole cheia de personalidade. Falta apenas as pessoas pararerem de fingir que não enxergam sua identidade e deixar justamente de esperar dela que seja parecida com outras cidades por aí afora, aguardando ver prédios similares, monumentos similares e renegando o que já existe de muito legal e interessante.
Em relação à característica marcante, depende muito o que poderia ser isto, pois monumentos e ícones visuais são muito relativos. Eu por exemplo, jamais viajaria para Dubai por causa do tal hotel Bruj (se tivesse grana para isto) e muito menos por conta daqueles troços horríveis estilo show room de engenharia que constroem por lá, mas me interessaria muito viajar aos emirados Árabes com o objetivo de conhecer a cultura árabe e bérbere.
Rekarte December 20th, 2008, 05:11 PM Com maior potencial com certeza o Rio de Janeiro mas realemente não aproveita bem esse potencial. A construção da cidade da Música é um belo exemplo de dinheiro que poderia ser investido na área mais turística da cidade.
Eu acho Cidade do Mexico,Seul e Shangai bem interessante
já São Paulo,nada demais,tem alguns lugares ate bonitinhos,mas nada q leve a ser uma cidade turistica(so o turismo de negocio,msm)
Ice Climber December 20th, 2008, 05:54 PM Eu acho Cidade do Mexico,Seul e Shangai bem interessante
já São Paulo,nada demais,tem alguns lugares ate bonitinhos,mas nada q leve a ser uma cidade turistica(so o turismo de negocio,msm)
Rekarke, a América Latina na sua maioria, não seria diferente de São Paulo. Alguns lugares bonitos, mas nada que leve a ser uma cidade turística.
Você tem costume de achar Rio e São Paulo piores lugares do mundo. Isso é visão deturpada e fechada.
Enzo December 20th, 2008, 06:08 PM Mas mesmo assim, o fato é que os imigrantes que chegam ao Brasil e em São Paulo encontraram uma sociedade menos xenófoba(ou xenofóbica para quem curte assim), não acha? E esse aspecto é que pode ser explorado.
Concordo contigo, realmente Sampa e muito menos xenofoba do que qualquer outra grande cidade americana.
... SP é uma metrópole cheia de personalidade. Falta apenas as pessoas pararerem de fingir que não enxergam sua identidade e deixar justamente de esperar dela que seja parecida com outras cidades por aí afora, aguardando ver prédios similares, monumentos similares e renegando o que já existe de muito legal e interessante.
Em relação à característica marcante, depende muito o que poderia ser isto, pois monumentos e ícones visuais são muito relativos. Eu por exemplo, jamais viajaria para Dubai por causa do tal hotel Bruj (se tivesse grana para isto) e muito menos por conta daqueles troços horríveis estilo show room de engenharia que constroem por lá, mas me interessaria muito viajar aos emirados Árabes com o objetivo de conhecer a cultura árabe e bérbere.
^^Concordo contigo nisso tambem.
Eu ja registrei algumas vezes aqui no forum que Sao Paulo eh minha cidade favorita no Brasil, e vale repetir, essa cidade tem personalidade, charme e muito a oferecer aos visitantes, talvez por ter amigos ai eu sempre curto muito a cidade em minhas visitas, e acredito com mais divulgacao mundo afora a cidade tem um grande potencial para o turismo.
Pessoal, infelizmente as cidades brasileiras nao recebem tantos turistas por preconceito dos ricos da Europa e America do Norte, eu tenho a experiencia de participar de varias conversas a respeito do Brasil, e sempre voce ve o quanto as pessoas sao mal informadas, e sempre que se fala no pais, na cabeca deles logo vem, violencia, doencas tropicais e pobreza, tenho certeza que com a melhoria das condicoes de vida do pais, vamos receber muito mais turistas, pois temos muito a mostrar e oferecer.
tchelllo December 20th, 2008, 06:25 PM Concordo contigo, realmente Sampa e muito menos xenofoba do que qualquer outra grande cidade americana.
^^Concordo contigo nisso tambem.
Eu ja registrei algumas vezes aqui no forum que Sao Paulo eh minha cidade favorita no Brasil, e vale repetir, essa cidade tem personalidade, charme e muito a oferecer aos visitantes, talvez por ter amigos ai eu sempre curto muito a cidade em minhas visitas, e acredito com mais divulgacao mundo afora a cidade tem um grande potencial para o turismo.
Pessoal, infelizmente as cidades brasileiras nao recebem tantos turistas por preconceito dos ricos da Europa e America do Norte, eu tenho a experiencia de participar de varias conversas a respeito do Brasil, e sempre voce ve o quanto as pessoas sao mal informadas, e sempre que se fala no pais, na cabeca deles logo vem, violencia, doencas tropicais e pobreza, tenho certeza que com a melhoria das condicoes de vida do pais, vamos receber muito mais turistas, pois temos muito a mostrar e oferecer.
Pois é Enzo, e aí você toca em pontos que considero cruciais na discussão sobre o turismo e a divulgação do Brasil no exterior, que são:
O que devemos divulgar do Brasil lá fora?
O que realmente interessa aos turistas estrangeiros automaticamente?
O que poderíamos através de divulgação provocar o interesse deles além do pouquíssimo que sabem sobre a nossa cultura?
Será que tentar mostrar São Paulo ,por exemplo, como se fosse Nova Yorque ou Berlin, mostrando só prédios contemporaneos e opções triviais de metrópoles como shoppings e galerias de arte, também funciona?
O que levaria uma pessoa a trocar fazer compras na loja da Prada em Londres para vir a SP são for a cultura popular brasileira e no caso do exemplo, a cultura paulistana?
Ou seja é preciso ter bom-senso. Precisamos sim divulgar o "urbano" e global do Brasil que há em nossas cidades, mas não podemos ter vergonha de nossa cultura a natureza popular, pois é ela que faz a nossa identidade e que muito estrangeiros acabam curtindo, as vezes muito mais do que os monumentos que tentamos mostrar e os "trechos" de primeiro mundo que há em nossas cidades.
Enzo December 20th, 2008, 06:59 PM Pois é Enzo, e aí você toca em pontos que considero cruciais na discussão sobre o turismo e a divulgação do Brasil no exterior, que são:
O que devemos divulgar do Brasil lá fora?
Divulgar o pais como ele eh, um pais diversificado, receptivo, uma cultura propria, e coisas que podemos so encontrar ai.
O que realmente interessa aos turistas estrangeiros automaticamente?
Turista quer conhecer algo novo, interessante, mas com seguranca, tranquilidade e um preco acessivel.
O que poderíamos através de divulgação provocar o interesse deles além do pouquíssimo que sabem sobre a nossa cultura?
Primeiro o pais teria de fazer uma maior divulgacao da variada cultura brasileira, nao somente futebol, samba, praia e mulheres gostosas, isso geralmente atrai somente homens e todo mundo ja conhece isso.
Qual seria essa cultura a ser mostrada? Eh uma tarefa para o brasileiro descobri-la e mostra-la, pode ter certeza que eh isso que o turista quer ver, ninguem quer ver coisas copiadas ou fake. Tem muita coisa que eu sugiro, tipo Festas Juninas, Rodeios Brasil a fora, Cidades historicas, festivais de gastronomia e por ai vai...
Segundo, o Brasil deveria investir pesado em publicidade, atrair gravacao de filmes no pais, participacao em programas mundo a fora, eu mesmo nunca vi uma propaganda na tv mostrando o Brasil, nunca mesmo!
Gostaria de citar a Espanha que ate o inicio dos anos 80 poucos se interessavam em ir la, o pais investiu pesado, hoje todos sabem qual eh a comida tipica do pais, quais sao as cidades badaladas, o circuito historico e ate mesmo os pequenos villarejos onde muitas familias vao passar verao com seus filhos.
O pais deveria investir muito no publico gay, esse eh o grupo que mais viaja, gasta e divulga, se conquistarmos esse publico ja eh um grande passo tambem.
E eh muito importante acabar com essas epidemias, isso eh o nosso maior queima filme junto com a violencia, ninguem quer pegar uma dengue durante suas ferias.
Será que tentar mostrar São Paulo ,por exemplo, como se fosse Nova Yorque ou Berlin, mostrando só prédios contemporaneos e opções triviais de metrópoles como shoppings e galerias de arte, também funciona?
O que levaria uma pessoa a trocar fazer compras na loja da Prada em Londres para vir a SP são for a cultura popular brasileira e no caso do exemplo, a cultura paulistana?
Ou seja é preciso ter bom-senso. Precisamos sim divulgar o "urbano" e global do Brasil que há em nossas cidades, mas não podemos ter vergonha de nossa cultura a natureza popular, pois é ela que faz a nossa identidade e que muito estrangeiros acabam curtindo, as vezes muito mais do que os monumentos que tentamos mostrar e os "trechos" de primeiro mundo que há em nossas cidades.
Realmente ninguem vai deixar de fazer compras numa Prada em Londres ou numa Tifanny em NYC para comprar na Augusta. Temos nossa propria arte, artesanato, comida, musica e outros que podemos oferecer ao visitante, eu mesmo nao curto visitar shoppings, so faco quando realmente eh necessario, 99% dos shoppings sao todos iguais, uma vila madalena me interessa muito mais do que um Shopping na Cidade Jardim ou uma Daslu da vida.
tchelllo December 20th, 2008, 07:14 PM Realmente ninguem vai deixar de fazer compras numa Prada em Londres ou numa Tifanny em NYC para comprar na Augusta. Temos nossa propria arte, artesanato, comida, musica e outros que podemos oferecer ao visitante, eu mesmo nao curto visitar shoppings, so faco quando realmente eh necessario, 99% dos shoppings sao todos iguais, uma vila madalena me interessa muito mais do que um Shopping na Cidade Jardim ou uma Daslu da vida.
É bem por aí mesmo.:)
Tourniquet December 20th, 2008, 07:33 PM Eu acho Cidade do Mexico,Seul e Shangai bem interessante
Rpz... c conhece São Paulo?
Tourniquet December 20th, 2008, 07:37 PM Eu acho que todas as capitais brasileiras com mais de 200 anos tem um grande potencial turistico. Manaus e Belem do norte são otimos portais da amazonia. Só precisam de mais divulgação, e Manaus, uma geral no urbanismo.
\sem querer puxar saco da minha terra, mas eu acho que A RM de Salvador tem o maior potencial turistico pq engloga turismo de praia, turismo historico, turismo de esportes, turismo de negocios, compras, festas, mts hoteis de rede mundial que jah tem e que vão se instalar. Recife e Rio tb tem esse lado mais historico. Pra mim as 3 melhores opções são essas. Rio, SSA e Recife.
HRLR December 20th, 2008, 07:41 PM Com maior potencial com certeza o Rio de Janeiro mas realemente não aproveita bem esse potencial. A construção da cidade da Música é um belo exemplo de dinheiro que poderia ser investido na área mais turística da cidade.
Pra fazer negócios, por exemplo.. S. Paulo é a cidade que recebe mais visitantes no país. Portanto, deve haver bons motivos para visitá-la.
Rekarte December 20th, 2008, 07:42 PM Rekarke, a América Latina na sua maioria, não seria diferente de São Paulo. Alguns lugares bonitos, mas nada que leve a ser uma cidade turística.
Você tem costume de achar Rio e São Paulo piores lugares do mundo. Isso é visão deturpada e fechada.
Imagine,eu achar Rio e SP como os piores lugares do mundo
mais q eu n vejo tudo isso q falam,isso eu n vejo
Rekarte December 20th, 2008, 07:43 PM Rpz... c conhece São Paulo?
Ate tu Torniquet?:ohno:
HRLR December 20th, 2008, 07:48 PM Imagine,eu achar Rio e SP como os piores lugares do mundo
mais q eu n vejo tudo isso q falam,isso eu n vejo
Sim, Salvador é melhor, mais bonita, mais limpa.. sei, sei..
rmello December 20th, 2008, 07:53 PM Toda essa discussão é bem relativa.
Se alguem me dissesse: vamos a Londres. Eu me perguntaria: o que fazer em Londres? Eu, sinceramente, não vejo atração naquela cidade. Me vêm a cabeça céu nublado e o big ben. O que mais?? Mesmo Paris, o que vem as suas cabeças quando pensam nessa cidade? Eu penso na Champs Elises, Torre Eiffel, Culinária Francesa e.. só! Nem por isso eu recusaria ESTAR LÀ, SENTIR O CLIMA DO LOCAL. Pensando friamente, qual seria a diferença de ir a Londres ou a Berlin? Em ambas veremos construções históricas, da idade média, lindíssimos palácios governamentais, etc. O que as faz diferentes é a sensação de estar lá, num país diferente. De ver pessoas falando uma língua diferente. De perceber os diferentes costumes dos habitantes. De perceber a sua culinária. Eu não me sinto atraído ao ver uma imagem aérea nem de LOndres nem de Berlim, por exemplo. Mas sei que nelas há um monte de locais a se visitar, muitos restaurantes pra conhecer, muitas construções a contemplar. Pq no Brasil seria diferente??? SP, BH, Curitiba, cada uma tem os seus próprios hábitos e costumes, sua própria culinária. Quer experiencia melhor do que visitar a Pampulha??(onde mais no mundo vemos construções como aquelas??) , visitar o mercado central??? Ir à Praça da Liberdade?? Visitar o Palácio da Liberdade(lindíssimo por dentro).Ir a Ouro Preto? Contemplar a capital a partir da Torre Alta Vila?? Ir ao parque das mangabeiras, ir ao parque municipal? Visitar os museus da capital mineira? Participar do comida di buteco?? Tenho certeza que com SP, POA, Curitiba e Brasília, não é diferente. Cada uma a seu modo possui as suas atrações, basta interesse e promoção. Não adianta nada mandarmos um monte de panfletos e propagandas lá para fora se logo após aparecer uma notícia de narcotráfico, violência, favelas e mulheres sambando com a bunda de fora nos telejornais estrangeiros. Isso seria jogar dinheiro fora. Enfim, eu penso que o turismo é muito mais uma questão de marketing e de fama do que tudo. Logicamente, a cidade deve estar estruturada para receber o turista de forma decente e fazê-lo voltar.
Kelsen December 20th, 2008, 07:55 PM Ate tu Torniquet?:ohno:
Rekarte, é do que jeito que tu colocas as tuas opiniões dá uma das seguintes impressões a quem lê:
1- Não sabe absolutamente patavina nenhuma do que acabou de escrever.
2- Faz de propósito para irritar as pessoas.
Fico com a primeira opção. E repergunto: já foi a São Paulo alguma vez? Quando?que lugares visitou?
Kelsen December 20th, 2008, 07:59 PM Sim, Salvador é melhor, mais bonita, mais limpa.. sei, sei..
Salvador não tem nada a ver com a opinião do colega.:bash:
E respondendo ao tópico. Creio que São Paulo e adjacências é a cidade/região com maior potencial turístico do Brasil
HRLR December 20th, 2008, 08:09 PM Salvador não tem nada a ver com a opinião do colega.:bash:
E eu disse que tem a ver?
Mas, enfim, não conheço Salvador, e nem quero conhecer.
tchelllo December 20th, 2008, 08:15 PM Calma gente, não vamos alterar os ânimos.:lol:
Há opiniões divergentes e isso é bom...Hoje em dia eu aprendi interpretar as críticas sobre São Paulo por exemplo, e extrair algo de bom delas. As vezes o amor que temos pelas nossas cidades, realmente pode atrapalhar nossas opiniões e torná-las tendenciosas e isso não é bom, porque parece que estamos sempre na defensiva.
Acho também que com o passar dos anos (estou na casa dos 30) vamos exercitando mais a humildade para tentarmos compreender um ponto de vista oposto, porque percebemos que a queda-de-braço só causa cabelos brancos.:nuts:
Hoje consigo me ver mais como um "otimista" em relação a SP do que bairrista, porque não nego mais os problemas existentes e concordo com a maioria das críticas sobre a cidade.
O que quero dizer com tudo isso é que sei que no caso de SP por exemplo, a cidade possui "graves" problemas que já causam desconforto aos moradores, que dirá aos turistas, mas também insisto na tese de que há um pessimismo doentio em relação a SP, uma cegueira absoluta ao que a cidade tem de bom e pouca gente acha que vê.
Vejam por exemplo, a opinião de um dos maiores arquitetos da atualidade sobre nossas cidades. Tomei a liberdade de extrair parte do texto que está inserido no tópico Istituto Italiano di Cultura de São Paulo - Massimiliano Fuksas , que o forista Phobos postou e que o forista GRGM adicionou:
Cultura
Nova luz da Itália
07/11/2008 16:25:47
Rosane Pavam
A cidade encobre seus trunfos. São Paulo prepara-se silenciosamente para receber a primeira obra de um dos maiores arquitetos do mundo. Massimiliano Fuksas, de 64 anos, diretor da Bienal de Arquitetura de Veneza que instaurou o lema “mais ética, menos estética” em 1998, disse na última semana que sua primeira ação na América Latina será homenagear os italianos da capital paulista. Ele desenhou o projeto de um centro cultural para a comunidade, que será erguido nos 685 metros quadrados onde hoje fica o puxadinho atrás do antigo consulado, em Higienópolis.
O projeto não tem data de início, mas os interessados em concretizá-lo lotaram o auditório do Museu Brasileiro de Escultura (MuBE) na segunda-feira 3. A uma platéia que incluía o ex-governador Cláudio Lembo, o secretário das subprefeituras, Andrea Matarazzo, o arquiteto Ruy Ohtake, o embaixador Michele Valensise e o cônsul Marco Marsilli, Fuksas apresentou as idéias nascidas a partir de sugestão do Istituto Italiano di Cultura, braço cultural da embaixada. Disse o arquiteto: “Somos os primeiros a falar mal de nós mesmos, italianos, a não mostrar nosso sentimento e aquilo que sabemos fazer”.
Admirado com a estrutura arquitetônica do MuBE, de Paulo Mendes da Rocha, Fuksas apresentou um projeto emotivo e sustentável para o bairro. Sua idéia arquitetônica mais visível é a de trazer luz à São Paulo cinza. “Há poucas cidades hoje, no mundo inteiro, que se apresentam como laboratórios de algo positivo”, disse à CartaCapital. “E vocês, brasileiros, as têm.”
Enérgico como um jovem, impaciente a ponto de pular as cadeiras do auditório, mas também grave na breve entrevista que concedeu à revista, ele deseja que de qualquer ponto desse centro o visitante se sinta iluminado. Da platéia, Ohtake já enxerga a luz. Depois de ouvir Fuksas, levanta-se para sugerir, sob protestos da audiência, que seja pedida a anulação do tombamento do casarão à frente da futura obra, só para que a construção dê de cara para a rua, como um presente a São Paulo.
http://www.cartacapital.com.br/app/materia.jsp?a=2&a2=10&i=2649
Entenderam? Há várias formas de enxergarmos as nossas cidades, mas parece que aprendemos apenas UMA delas e insistimos sempre na pior. Será que o problema é a falta de divulgação mesmo? Ou o problema somos nós mesmos?
Rekarte December 20th, 2008, 08:15 PM Rekarte, é do que jeito que tu colocas as tuas opiniões dá uma das seguintes impressões a quem lê:
1- Não sabe absolutamente patavina nenhuma do que acabou de escrever.
2- Faz de propósito para irritar as pessoas.
Fico com a primeira opção. E repergunto: já foi a São Paulo alguma vez? Quando?que lugares visitou?
Ue,so se pode falar de um lugar q visitou?
então se por exemplo eu dissese q a Somalia eh um pais miseravel e cheio de desnutrido,eu estaria errado?afinal eu nunca fui lá
Enfim,eu apenas n acho SP tão bonita assim
e nem o Rio e SSA tbm n
no Brasil,a cidade q eu mais gosto eh Balneario Camboriu,e isso n eh novidade pra ninguem,o q eu falei
enfim,n da pra agradar a todos,e em momento algum eu cheguei a ofender qualquer cidade,então n seria meu objetivo irritar ninguem:okay:
Rekarte December 20th, 2008, 08:19 PM Eu acho Cidade do Mexico,Seul e Shangai bem interessante
Estou dando Quote na minha propia mensagem
e falar q se algum se sentiu ofendido,pelo q eu falei,eu peço desculpa,n foi minha intenção:okay:
tchelllo December 20th, 2008, 08:21 PM Ue,so se pode falar de um lugar q visitou?
então se por exemplo eu dissese q a Somalia eh um pais miseravel e cheio de desnutrido,eu estaria errado?afinal eu nunca fui lá
Enfim,eu apenas n acho SP tão bonita assim
e nem o Rio e SSA tbm n
no Brasil,a cidade q eu mais gosto eh Balneario Camboriu,e isso n eh novidade pra ninguem,o q eu falei
enfim,n da pra agradar a todos,e em momento algum eu cheguei a ofender qualquer cidade,então n seria meu objetivo irritar ninguem:okay:
Claro! Vc tem todo o direito a achar, gostar ou não de qualquer cidade Rekarte! Sinta-se a vontade para expressar suas opiniòes sempre. Não achei que vc quis irritar ninguém! Vc escreveu o que pensa, apenas :)
Rekarte December 20th, 2008, 08:24 PM Claro! Vc tem todo o direito a achar, gostar ou não de qualquer cidade Rekarte! Sinta-se a vontade para expressar suas opiniòes sempre. Não achei que vc quis irritar ninguém! Vc escreveu o que pensa, apenas :)
Ainda bem Tchello q vc entendeu o q eu quis dizer
vc eh um dos caras mais legais e sensatos do SSC
mais eh claro,isso n significa q agora vc pode se esquecer de Baianases,ok!:lol::)
Leo10Rio December 20th, 2008, 08:29 PM - Rio de Janeiro - Precisa explorar melhor o turismo, que fica restrito a copacabana e um pouco em ipanema.. até no leblon tem poucos turistas. Os turistas precisam ir mais a Barra, que tb não explora mto o turismo, ir ao recreio.. prainha e grumari!! A zona norte tb é pouquissimo explorada, mas essa precisa diminuir a violência, pq aí eles vão querer saber o q tem além do Maracanã. O centro histórico é lindo e o rio ainda tem uma imensa quantidade de pontos turísticos pouco aproveitados.
- Ai falar de Búzios, mas acho q a cidade já aproveita mto bem o potencial que tem.
- Natal -Tem belas praias e dunas maravilhosas!
- Fortaleza - ^ Idem!
- São Paulo - Além do turismo de negócios poderia investir mais no turismo de lazer mesmo.. o problema é q a cidade parece q não tem uma área turistica definida.. aí fica mais dificil!!
Era bom investir em propaganda e limpeza urbana, pra melhorar o aspecto da cidade. E criar uns quarterões turisticos: Cheios de hotéis, boates, parque e teatros!
- São Luis - É pouquissimo aproveitada, tem um patrimonio histórico mto rico e ainda belas praias, além dos lençois maranhenses! Faltam investimentos!
- Pantanal - Tem mto potencial tb!
- Salvador - Tem um patrimônio histórico mto amplo que poderia ser mais explorado, além das praias e do carnaval bem tradicional.
- Florianópolis - É uma cidade linda.. cheia de praias e natureza.. tem mto potencial!
- Brasília - A arquitetura da cidade e o lago paranoá tb poderiam atrair bem mais turistas! A cidade tb deveria investir bem mais em transporte pros turistas poderem se deslocar na cidade.
tchelllo December 20th, 2008, 08:32 PM Ainda bem Tchello q vc entendeu o q eu quis dizer
vc eh um dos caras mais legais e sensatos do SSC
mais eh claro,isso n significa q agora vc pode se esquecer de Baianases,ok!:lol::)
o quê? onde? :runaway:
Brincadeira, não esqueci não viu?:lol:
Thacio December 20th, 2008, 08:33 PM Salvador tem um grande potencial turístico, mas grande parte dele não eh aproveitado, principalmente no que tange a orla, que infelizmente está uma bagunça, muito desoprganizada e em alguns trechos favelizada..
a beleza natural eh incontestável, mas falta organização, o turista que vem a salvador geralmente recorre as praias do litoral norte...
acho que falta explorar esse enorme potencial da cidade..
tchelllo December 20th, 2008, 08:50 PM - Rio de Janeiro - Precisa explorar melhor o turismo, que fica restrito a copacabana e um pouco em ipanema.. até no leblon tem poucos turistas. Os turistas precisam ir mais a Barra, que tb não explora mto o turismo, ir ao recreio.. prainha e grumari!! A zona norte tb é pouquissimo explorada, mas essa precisa diminuir a violência, pq aí eles vão querer saber o q tem além do Maracanã. O centro histórico é lindo e o rio ainda tem uma imensa quantidade de pontos turísticos pouco aproveitados.
- Ai falar de Búzios, mas acho q a cidade já aproveita mto bem o potencial que tem.
- Natal -Tem belas praias e dunas maravilhosas!
- Fortaleza - ^ Idem!
- São Paulo - Além do turismo de negócios poderia investir mais no turismo de lazer mesmo.. o problema é q a cidade parece q não tem uma área turistica definida.. aí fica mais dificil!!
Era bom investir em propaganda e limpeza urbana, pra melhorar o aspecto da cidade. E criar uns quarterões turisticos: Cheios de hotéis, boates, parque e teatros!
- São Luis - É pouquissimo aproveitada, tem um patrimonio histórico mto rico e ainda belas praias, além dos lençois maranhenses! Faltam investimentos!
- Pantanal - Tem mto potencial tb!
- Salvador - Tem um patrimônio histórico mto amplo que poderia ser mais explorado, além das praias e do carnaval bem tradicional.
- Florianópolis - É uma cidade linda.. cheia de praias e natureza.. tem mto potencial!
- Brasília - A arquitetura da cidade e o lago paranoá tb poderiam atrair bem mais turistas! A cidade tb deveria investir bem mais em transporte pros turistas poderem se deslocar na cidade.
O Rio respira turismo e não vou ficar aqui na babação de ovo ao óbvio que todos nós sabemos, mas quero entrar em outro tipo de discussão em relação ao Rio.
Por ser a nossa única cidade "grife" em qualquer lugar do mundo por mais remoto que seja, o Rio já leva zilhões de vezes em vantagens a qualquer cidade brasileira para aproveitar o potencial turístico, porque é uma cidade que já criou uma marca no inconsciente coletivo mundial durante grande parte do século passado, logo está no mesmo "patamar" das mais mais mundiais, que não precisam muito para se promoverem.
No caso do Rio, portanto o que precisa ser feito, é uma limpeza na imagem da cidade que foi manchada nos últimos anos, em grande parte de forma dramática e desnecessária.
O Rio precisa continuar nesse ritmo de modernização que vemos hoje e pelos próximos anos, precisa resistir aos neoclássicos das construtoras paulistas (não é uma crítica ao estilo, pq vcs sabem que eu curto mesmo descaradamente os neoclássicos sem vergonha ou medo de ser feliz, quando bem empregado, que fique claro), mas acho que não tem nada a ver com a cidade maravilhosa.
Enfim, precisa acelerar e muito a revitalização da zona portuária para deixar Puerto Madero no chinelo e ORGANIZAR algumas comunidades e despertar em seus moradores a auto-estima cidadã, o apreço pelo grafite e pela intervenção artística nas casas e becos, sim, porque a favela carioca não é qualquer favela não, mas é a origem da cultura carioca, da música, da boa malandragem e não precisa ser uma favela de miséria como tem acontecido nos últimos anos.
Fora isto a cidade está Very Good em projetos, em futuro e basta qualquer um aqui checar os vários threads sobre seu acervo arquitetônico para perceber que o turista estrangeiro que curte este tipo turismo no Rio além de tudo...ainda irá se esbaldar como em poucas cidades na América Latina..
Kelsen December 20th, 2008, 08:51 PM E eu disse que tem a ver?
Tá bom.:nuts:
HRLR December 20th, 2008, 08:53 PM ^^
Qual é a sua, rapaz??
Kelsen December 20th, 2008, 08:55 PM ^^
Qual é a sua, rapaz??
Joaçaba, Santa Catarina.:yes:
HRLR December 20th, 2008, 08:55 PM ...
Kelsen December 20th, 2008, 09:05 PM -
Muito bem lembrado. Não apenas São Luis mas aquela região de Carolina,Riachão mais ao sul e os Lencóis Maranhenses que são ainda bem pouco conhecidos mesmo no Brasil. O Maranhão me parece muito pouco explorado turisticamente e tem um enorme potencial.
Farol da Barra December 20th, 2008, 09:53 PM De que adianta ter Amazônia, Salvador, Rio de Janeiro, Recife, Pantanal..Foz do Iguaçu, se não conseguimos figurar sequer entres os 15 maiores destinos do mundo?
Temos tantas diferenças naturais e culturais e não recebemos sequer a metade de turistas que outros lugares com bem menos potencial que o nosso!
Só aquela imagem:applause: do alto do Cristo Redentor ou :applause:do Elevador Lacerda, ja seria suficiente pra atrair milhões de turistas se fosse em um país de primeiro mundo! No entanto, apesar da magnitude fantástica dessas duas paisagens, que para mim são as duas melhores vistas urbanas de capital do país, ainda recebem muito pouco se comparado com outros lugares do mundo. Olhar do Cristo Redentor e poder descortinar a baía de Guanabara e o Pão de Açúcar, ou se debruçar do alto do Elevador Lacerda e olhar adiante a bela baía de Todos os Santos com seus muitos barcos e o maravilhoso Forte de São Marcelo em pleno meio do mar, não é pra qualquer lugar do mundo! Parece uma pintura essas duas paisagens!:applause::applause::applause:
Ah, o que seria do Rio de Janeiro e Salvador sem essa belíssima topografia! Perderiam boa parte de sua beleza, com certeza....
No geral, em termos de potencial turístico, acho que Salvador, Rio de Janeiro e Recife apresentam no conjunto uma certa vantagem frente outras capitais : são cidades mais antigas e que portanto possuem mais história, tem carnavais que são únicos no mundo, praias, uma topografia interessante( principalmente Rio e Salvador)...e uma identidade cultural fortíssima!
Quanto a São Paulo, discordo de quem diz que não tem identidade. São Paulo não se parece com nada, ela é o que é! Já nasceu pra ser grande, mega. Como diz Caetano na belíssima obra Sampa: ela é o avesso , do avesso, do avesso, do avesso.
O Brasil tem grande potencial turístico, mais é duro saber nossa colocação no contexto mundial, nem entre os dez principais do mundo!
Creio que a violência seja um dos motivos pra afastar tanto turista estrangeiro em nosso país! E o pior de tudo: nós ajudamos a vender uma péssima imagem do país nos filmes, pois os filmes aqui produzidos só abordam pobreza, miséria, violência,favelas, tráfico, prostituição, fome,linguajar bem vulgar...etc e tal..Como uma pais pretende atrair mais turistas se vendendo dessa forma? Tudo bem que isso faz parte da nossa realidade, mas será que somos só isso? Será que só sabemos produzir filmes que vendam essa imagem negativa do país a todo tempo?
Precisamos de fato melhorar o cuidado com nossas cidades, controlar mais a viôlência urbana,melhorar nosso social,explorar mais nossas riquezas naturais..quem sabe um dia chegaremos la entre os primeiros do mundo!Apesar de ser meio descrente em relação a isso!
Rekarte December 20th, 2008, 09:56 PM Muito bem lembrado. Não apenas São Luis mas aquela região de Carolina,Riachão mais ao sul e os Lencóis Maranhenses que são ainda bem pouco conhecidos mesmo no Brasil. O Maranhão me parece muito pouco explorado turisticamente e tem um enorme potencial.
Eu tbm acho os Lenções Maranhenses mto lindos
mas qse n vejo nenhum tipo de divulgação dele:ohno:
Kelsen December 20th, 2008, 10:04 PM Pode ser impressão minha, mas parece que a profissionalização do Turismo no Brasil é recente,bem recente. Alguém sabe algo acerca da história dos cursos superiores de Turismo no Brasil? Cursos pioneiros, datas etc.. Parece que a a disseminação desse curso é recente.
Paulo December 20th, 2008, 10:17 PM Vi a marquinha que aparece indicando que vc comentou em tal thread e achei muito estranho, pois não lembrava. Daí entrei e vi a data... 2005!
Sobre os meus comentários, eu mudei razoavelmente de opinião de lá pra cá, mas tô sem saco de comentar agora.
Holz December 20th, 2008, 10:53 PM Vitoria, assim como as diversas cidades do ES, com destaque para Guarapari, e a região serrana do estado.
Scotti December 20th, 2008, 11:55 PM Salvador tem um grande potencial turístico, mas grande parte dele não eh aproveitado, principalmente no que tange a orla, que infelizmente está uma bagunça, muito desoprganizada e em alguns trechos favelizada..
Concordo, adorei Salvador, mas fiquei decepcionado com a orla. Esperava MUITO mais da orla da maior capital nordestina. Já Aracajú foi uma agradável surpresa...
BrunoVix December 21st, 2008, 12:21 AM O Brasil tem um leque de opções turísticas muito mal explorado, é uma pena!
Max_Paraná December 21st, 2008, 03:59 AM No Paraná as que tem um grande potencial turistico mas nao é bem aproveitado são:
foz do iguaçu: podia ser feita mais divulgaçao por parte do governo estadual e ate mesmo da prefeitura,o centro da cidade podia ser mais bonitinha. os empresarios tambem podiam tirar maior proveito de foz. ate meados do ano passado a cidade nao tinha nem shopping! uma cidade com mais de 300 mil hab e que ainda recebe mais de um milhao de turistas por ano nao ter um shopping era meio duro... agora fizeram um mais nao é muito grande. acho que a cidade tenha capacidade para receber um outro shopping bem maior que o atual. agora o que vou falar pode parecder meio louco: bem que podiam construir um parque tematico tipo o beto Carrero ou o Hopi hari xD. axo que daria certo. a prefeitura podia incentivar esses tipos de negocios pra fazer os turistas ficarem mais tempo na cidade e consequentemente gastarem mais diheiro. porque normalmente quem vai a foz e fica la uns tres dias e ve todas as atraçoes que tem la. nao é que nem praias, local onde normalmente as pessoas vao todos os anos sem enjoar. quem vai a foz vai uma vez e dificilmente ela voltara la com uma grande frequencia. se voltar vai ser pra fazer compras no outro lado da fronteira, o que é quase o meu caso. nas duas ultimas vezes que fui la foi por causa das compras no paraguai. podiam fazer com que o turismo la dependa bem menos do paraguai. tanto que em epocas que o dolar ta muito alto a cidade sente o impacto na economia...
Morretes, Paranagua e Antonina: cidades com um riquissimo patrimonio historico. em Paranagua podiam dar uma revitalizaçao na parte historica que ta bem decadente... no demais poderia ser feito mais divulgaçao
Ponta Grossa, Castro e outras cidades dos Campos Gerais: é nessa regiao que estao o parque vila vellha, furnas, o canyon guartela e a cidade de castro que tambem tem um rico patrimonio historico e o bairro de castrolanda que é um bairro de colonizaçao holandesa e carambei que é uma cidade de colonizaçao holandesa.
No brasil eu nao posso dizer muito porque tem muitos lugares que ainda nao conheço. mas imagino que a regiao da chapada diamantina tenha um grande potencial que nao é bem aproveitado, a regiao da floresta amazonica pode ser bem aproveitada no turismo, o rio de janeiro que a violencia inibe o seu potencial que é muito maior, algumas praias nordestinas.
e uma coisa que me imporessionou foi quando eu vi algumas cidades serranas no ceara. elas podiam gerar mais renda com o turismo. normalmente quandod se fala no cerara so se pensa em praias mas tem essas cidades tambem. eu nunca imaginei que la podia existair algo parecido.
as cidades proximas dos lençois maranhenses tambem podiam ser melhores aproveitadas.
se for pra destacar algumas cidades isoladamente eu destacaria:
No Parana:
Curitiba
Morretes
Castro
Foz do Iguaçu
Ponta Grossa
Pontal do Paraná
Paranagua
No Brasil:
manaus
Belem
Porto Alegre
Curitiba
Rio de Janeiro
Brasilia
Natal
Foz do Iguaçu
Aracaju
Bonito
é logico que devem existir muitas outras cidades desconheidas ou muito pouco conhecidas se levar em consideraçao todas as atraçoes que tem.
Emanuel Paiva December 21st, 2008, 04:36 AM O Rio respira turismo e não vou ficar aqui na babação de ovo ao óbvio que todos nós sabemos, mas quero entrar em outro tipo de discussão em relação ao Rio.
Por ser a nossa única cidade "grife" em qualquer lugar do mundo por mais remoto que seja, o Rio já leva zilhões de vezes em vantagens a qualquer cidade brasileira para aproveitar o potencial turístico, porque é uma cidade que já criou uma marca no inconsciente coletivo mundial durante grande parte do século passado, logo está no mesmo "patamar" das mais mais mundiais, que não precisam muito para se promoverem.
No caso do Rio, portanto o que precisa ser feito, é uma limpeza na imagem da cidade que foi manchada nos últimos anos, em grande parte de forma dramática e desnecessária.
O Rio precisa continuar nesse ritmo de modernização que vemos hoje e pelos próximos anos, precisa resistir aos neoclássicos das construtoras paulistas (não é uma crítica ao estilo, pq vcs sabem que eu curto mesmo descaradamente os neoclássicos sem vergonha ou medo de ser feliz, quando bem empregado, que fique claro), mas acho que não tem nada a ver com a cidade maravilhosa.
Enfim, precisa acelerar e muito a revitalização da zona portuária para deixar Puerto Madero no chinelo e ORGANIZAR algumas comunidades e despertar em seus moradores a auto-estima cidadã, o apreço pelo grafite e pela intervenção artística nas casas e becos, sim, porque a favela carioca não é qualquer favela não, mas é a origem da cultura carioca, da música, da boa malandragem e não precisa ser uma favela de miséria como tem acontecido nos últimos anos.
Fora isto a cidade está Very Good em projetos, em futuro e basta qualquer um aqui checar os vários threads sobre seu acervo arquitetônico para perceber que o turista estrangeiro que curte este tipo turismo no Rio além de tudo...ainda irá se esbaldar como em poucas cidades na América Latina..
^^^^^^ Concordo com a sua assertiva! Mas, mesmo assim, eu acho que o Rio não explora o turismo como deveria, pois fica restrito a menos de 10% do tamanho de toda a cidade. A Zona Norte, por exemplo, nem é contabilizada como point turístico. A Zona Oeste, só tem a Barra da Tijuca praticamente, até mesmo o Recreio, Grumari e Prainha são esquecidos.
É fato que o Rio respira turismo, mas a exploração deste não é feita de forma adequada.
Quanto a Sampa que eu tanto amo, creio que um dos entraves para uma maior divulgação seja a falta de interesse dos políticos paulistanos. Não é possível que uma cidade da magnitude de Sampa não seja alvo de uma injeção financeira por parte dos governantes assim como foi em Barcelona.
A mesma mídia que exalta as cidades, é a mesma mídia que abate. Não estou dizendo com isso que o "lixo deva ser removido para debaixo do tapete", mas que atitudes mais arrojadas e ousadas sejam feitas para o bem de uma das maiores cidades da América Latina.
Forte abraço e Feliz Natal! Te admiro muito, sabia?:lol:
Hugo_REC December 21st, 2008, 04:39 AM Pode ser impressão minha, mas parece que a profissionalização do Turismo no Brasil é recente,bem recente. Alguém sabe algo acerca da história dos cursos superiores de Turismo no Brasil? Cursos pioneiros, datas etc.. Parece que a a disseminação desse curso é recente.
É relativamente novo sim Kelsen, principalmente comparando a outras áreas de conhecimento o próprio Turismo é uma criança, mas em relação aos cursos no Brasil especificamente o primeiro é da década de 70, criado na atual Universidade Anhembi-Morumbi em São Paulo, depois do "boom" de universidades na década de 90 milhares de cursos surgiram, mas como o mercado não soube absorver tanta mão-de-obra atualmente os cursos vem passando por uma reformulação e muitos estão sendo fechados, eu estudo Turismo na Universidade Federal de Pernambuco, conceito 5 no ENADE e curso 5 estrelas pela revista EXAME(uma pequena propaganda :D).
O grande problema do curso é que ele ainda não possui uma identidade própria bem definida(os cursos variam demais em suas abordagens dependendo da universidade) e existe uma desinformação ENORME nas pessoas em relação ao Turismólogo, o curso superior de turismo não forma guias de turismo, agente de viagens, recepcionista de hotel ou coisas do gênero(sem querer desmerecer ninguém). O foco dos cursos(pelo menos nas universidades públicas) é formar o planejador da atividade turística. Outra coisa que ainda atrapalha os egressos do curso é o fato da profissão não ser regulamentada, o que ajuda pra que qualquer um acabe atuando frente a orgãos como Secretarias de Turismo.
Aririto December 21st, 2008, 04:55 AM foz do iguaçu: podia ser feita mais divulgaçao por parte do governo estadual e ate mesmo da prefeitura,o centro da cidade podia ser mais bonitinha. os empresarios tambem podiam tirar maior proveito de foz. ate meados do ano passado a cidade nao tinha nem shopping! uma cidade com mais de 300 mil hab e que ainda recebe mais de um milhao de turistas por ano nao ter um shopping era meio duro... agora fizeram um mais nao é muito grande. acho que a cidade tenha capacidade para receber um outro shopping bem maior que o atual. agora o que vou falar pode parecder meio louco: bem que podiam construir um parque tematico tipo o beto Carrero ou o Hopi hari xD. axo que daria certo. a prefeitura podia incentivar esses tipos de negocios pra fazer os turistas ficarem mais tempo na cidade e consequentemente gastarem mais diheiro. porque normalmente quem vai a foz e fica la uns tres dias e ve todas as atraçoes que tem la. nao é que nem praias, local onde normalmente as pessoas vao todos os anos sem enjoar. quem vai a foz vai uma vez e dificilmente ela voltara la com uma grande frequencia. se voltar vai ser pra fazer compras no outro lado da fronteira, o que é quase o meu caso. nas duas ultimas vezes que fui la foi por causa das compras no paraguai. podiam fazer com que o turismo la dependa bem menos do paraguai. tanto que em epocas que o dolar ta muito alto a cidade sente o impacto na economia...
Concordo PLENAMENTE!
Vittariano December 21st, 2008, 05:19 AM POA poderia ser bem melhor explorada com a revitalização do centro, da área portuária e da orla do Guaíba, juntamente com a cultura e tradição do povo gaúcho!
Hugo_REC December 21st, 2008, 05:29 AM Mas pessoal, muitos tão falando de potencialidade e divulgação e até na melhoria urbana/estética das cidades, mas um dos principais entraves ao Turismo(e a diversas outras coisas) aqui no Brasil é justamente o transporte, turismo implica em deslocamento e se deslocar pelo Brasil é uma luta heróica!!
Alem da falta de investimento no setor como um todo, a péssima qualidade das rodovias/aeroportos e etc, o fator preço também pesa muito, o Vittariano falou agora que POA poderia ser mais bem aproveitada, bom eu garanto que MUITA gente aqui do nordeste morre de vontade de conhecer o sul e simplesmente não vai, pq acaba sendo mais barato pegar um avião pro Chile, pra Argentina, em algumas épocas uma passagem POA-REC por exemplo sai o preço de voar pra Europa, a política de aviação no Brasil é tão absurda que deveria levar gente até pra cadeia, num país grande como o Brasil voar de avião deveria ser algo corriqueiro, mas ainda é artigo de luxo.
Manauense December 21st, 2008, 05:52 AM Considero como as cidades brasileiras com maior potencial turístico (algumas delas com grade potencial para o turismo de negócios/eventos) as seguintes:
No Norte: Manaus (AM), Parintins (AM) e Belém (PA).
No Sudeste: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Parati (RJ) e Búzios (RJ).
No Centro-oeste: Chapada dos Guimarães (MT) e Caldas Novas (GO).
No Sul: Florianópolis (SC) e Foz do Iguaçu (PR).
No Nordeste: Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Natal (RN).
Emanuel Paiva December 21st, 2008, 12:10 PM Mas pessoal, muitos tão falando de potencialidade e divulgação e até na melhoria urbana/estética das cidades, mas um dos principais entraves ao Turismo(e a diversas outras coisas) aqui no Brasil é justamente o transporte, turismo implica em deslocamento e se deslocar pelo Brasil é uma luta heróica!!
Alem da falta de investimento no setor como um todo, a péssima qualidade das rodovias/aeroportos e etc, o fator preço também pesa muito, o Vittariano falou agora que POA poderia ser mais bem aproveitada, bom eu garanto que MUITA gente aqui do nordeste morre de vontade de conhecer o sul e simplesmente não vai, pq acaba sendo mais barato pegar um avião pro Chile, pra Argentina, em algumas épocas uma passagem POA-REC por exemplo sai o preço de voar pra Europa, a política de aviação no Brasil é tão absurda que deveria levar gente até pra cadeia, num país grande como o Brasil voar de avião deveria ser algo corriqueiro, mas ainda é artigo de luxo.
Você tocou num outro ponto interessante: transportes!
De fato, tudo no Brasil é tumultuado, até mesmo nos Aeroportos as pessoas ficam horas e horas para pegar um mero vôo. As estradas brasileiras também deixam a desejar. Não conheço todas obviamente, pelo menos a Dutra que liga RJ-SP está muito bem cuidada.
Eu acho o Brasil um pouco burocrático de uma forma geral, e isso gera um desconforto para os turistas!
diMonteiro December 22nd, 2008, 12:39 AM Vejo no Brasil um progresso sem ordem! Por exemplo: o país incentiva o turismo e não melhoram a malha rodoviária e ferroviária. O Brasil tem de tudo para ser um dos cinco países que mais recebe turistas, tanto pelo seu tamanha como bela sua beleza, que é única. Mas parece que o governo acha que só fazer uma campanha vai resolver os problemas.
ESMAwar December 22nd, 2008, 01:07 AM Sem dúvida, do que eu conheço, são as cidades históricas de Minas!
Não porque o estado não investe, mas porque falta midia mesmo. Se nem no Brasil esse riqueza tem midia imagina no resto do mundo!
Quem conhece sabe do eu estou falando...
eric_montezão December 22nd, 2008, 07:03 AM Eu acho que falta mesmo investir no transporte. O Brasil é um país grande, precisa pensar em tudo. Desde as rodovias, até os aeroportos.
Quanto a São Paulo, parando pra pensar, realmente ela não tem aquela coisa mais "óbvia" (não é ruim) do turismo, como o Rio, Floripa ou as capitais nordestinas. Mas, para muita gente, o próprio ritmo frenético das cidades já é algo atraente e isso se liga com toda a visão exótica do Brasil lá fora. São Paulo poderia investir na cultura, mas na cultura própria, e ser uma espécie de Nova York, Tóquio ou Londres sul-americana. Nova York ainda pelo menos cobra em dólares, vamos ficar então com Londres e Tóquio que são cidades caras para compras, tal qual SP (ainda que algumas marcas brasileiras sejam bastante famosas e baratas para eles). É questão de entrar no ritmo caótico, cosmopolita, mas ainda assim brasileiro da cidade.
Cauê December 22nd, 2008, 07:31 AM Uma cidade boa "turisticamente falando" também, é Búzios. A cidade apareceu na lista dos 150 maiores destinos do mundo pela Euromonitor. No Brasil, estava em 6° lugar, à frente de muita capital.
Mas, infra-estrutura é quase tudo mesmo. Londres desbancou Paris como a capital turística mundial. Recebe mais de 10 milhões de turistas. Londres é tão mais atraente que o Rio, por exemplo? Não sei se porque sou carioca ou, talvez o fato de ser atrapalhe sem motivo o que vou dizer, mas, o Rio parece ter "N" atrativos a mais que Londres. Respondendo diretamente e sem medo à pergunta do thread, acredito que o Rio tenha, não só o maior potencial turístico do país, como também o maior do mundo inteiro. O Rio é cultural, é natural, é urbano, é floresta, é mar, é História, História da cidade que foi a única capital de um império europeu fora da Europa... é único em cada aspécto. Se alguém conhece cidade mais diversificada que o Rio, apresente. Hoje, a cidade atrai menos da metade dos turistas que Londres atrai.
Claro, Londres já ganha por estar na Europa também, isso ajuda muito.
B.Fai December 22nd, 2008, 07:31 AM Eu acho que falta mesmo investir no transporte. O Brasil é um país grande, precisa pensar em tudo. Desde as rodovias, até os aeroportos.
Quanto a São Paulo, parando pra pensar, realmente ela não tem aquela coisa mais "óbvia" (não é ruim) do turismo, como o Rio, Floripa ou as capitais nordestinas. Mas, para muita gente, o próprio ritmo frenético das cidades já é algo atraente e isso se liga com toda a visão exótica do Brasil lá fora. São Paulo poderia investir na cultura, mas na cultura própria, e ser uma espécie de Nova York, Tóquio ou Londres sul-americana. Nova York ainda pelo menos cobra em dólares, vamos ficar então com Londres e Tóquio que são cidades caras para compras, tal qual SP (ainda que algumas marcas brasileiras sejam bastante famosas e baratas para eles). É questão de entrar no ritmo caótico, cosmopolita, mas ainda assim brasileiro da cidade.
Eu já encaro São Paulo como uma cidade desse tipo, hoje, São Paulo é dona de um dos maiores e mais diversificados circuitos culturais e artisticos do planeta. Ganha fácil de grandes cidades turisticas como Paris, Roma, Sidney e me atrevo, ganha em vários aspectos até mesmo das mecas Londres e Nova Iorque.
A questão basica, é a barreira da lingua. Hoje, se podem ver 3, 4 musicais de nivel internacional simultaneamente o ano todo, você pode praticamente ver uma peça de teatro por dia durante um ano sem repetir, tem uma rede de cinemas, de mostras, de restaurantes, casas noturnas etc, que faria os próprios paulistas terem problemas em escolher (como costumam ter!) mas tudo... em português.
São Paulo é cultural e artisticamente muito mais interessante que 90% das cidades do mundo, mas é uma cidade brasileira, com artigos e produtos em bom português.
Nacionalmente isso, que já foi descoberto há tempos, vem sendo melhor explorado pelas companhias de viagem pelo Brasil. Agora, se formos tentar concorrer internacionalmente, perdemos feio no atrativo. Em Paris, com sorte, aparece uma turnê rapida de algum musical amaricano, quando muito, com legendas eletrônicas em francês (dificilmente fazem uam versão com atores locais como aqui), mas quem viria aqui só pra ver "My Fair Lady" ou "Chicago" se pode encontrar na lingua original, e universal em Nova Iorque - que tem o mesmo perfil de cidade, mas com a vantagem de ser mais limpa, mais organizada e menos violenta?
São fatores e fatores. Por isso eu sempre preguei a questão do que realmente nos difere de outras metrópoles ou, pelo menos, em termos turísticos, no que nos destacamos.
Como colocaram, somos sempre, a 2°, a 3°, a 4° alguma-coisa-do-mundo, nunca a primeira, não temos praia, não temos belezas naturais únicas e o mobiliário arquitetônico que tanto é exaltado aqui (como Avenidas e pontes) tem em outras cidades elevado a enésima potência.
Se vamos procurar os pontos positivos e exauta-los, que sejam os corretos da forma correta.
O grande diferencial de São Paulo para mim, ainda é sua enormidade e multiculturalidade conversando tão bem e tão livremente do que em qualquer outra cidade do planeta. É clichê? Podem acreditar, mas a tal 'simpatia', 'calor' e 'integração' - que vai muito além de uma tolerância - acabam sendo os grandes diferenciais do país.
Uma malha de transporte mais eficiente e eficaz, poderia facilmente unir o melhor de cada região e cidades como São Paulo, que tem suas deficiências, teria suas qualidades muito melhor exploradas.
B.Fai December 22nd, 2008, 07:35 AM Ah sim, uma cidade que ainda tem muito para se explorar - mas espero que não o faça para que não aconteça o que aconteceu com Recife por exemplo - é João Pessoa.
Há anos vou para lá e vejo seu potencial turistico enorme, não apenas da cidade, mas toda a região, tão mal aproveitado.
já começa pelos pacotes e passagens de avião que, em geral, são bem mais caros que para outras cidades proximas.
É mais barato ir até Recife ou Natal de avião e lá pegar um onibus, que pegar um avião direto para JP.
O melhor que consegui uma vez, foi seguir de avião de São Paulo para Fortaleza com escala em Campina Grande, descer na escala e seguir de carro. Um absurdo.
Cauê December 22nd, 2008, 07:48 AM ^^
Pois é...
Bom, eu sou do time que prefere cobrar as coisas dos governantes da cidade, em vez de achar que o governo federal deve fazer o trabalho todo. Então, acho que se o Rio explorasse 100% de seu potencial (zona oeste paradisíaca, patrimônio histórico-cultural etc) o Brasil teria o maior pólo de turismo internacional da AL, entre os 10 ou até 5 maiores do mundo.
eric_montezão December 22nd, 2008, 09:15 AM Mesmo se SP for a 2ª, 3ª ou 4ª alguma-coisa do mundo, já é algo. A Espanha é o 2º destino mais visitado do mundo e recebe mais de 50 milhões de turistas ao ano. Não é algo, digamos, vergonhoso.
SP podia ser mais uma a se juntar a NY, Tóquio, Londres, e se juntar à galeria dessas metrópoles interessantes.
B.Fai December 22nd, 2008, 09:30 AM Mesmo se SP for a 2ª, 3ª ou 4ª alguma-coisa do mundo, já é algo. A Espanha é o 2º destino mais visitado do mundo e recebe mais de 50 milhões de turistas ao ano. Não é algo, digamos, vergonhoso.
SP podia ser mais uma a se juntar a NY, Tóquio, Londres, e se juntar à galeria dessas metrópoles interessantes.
Não é uma questão de vergonha. Acho que vc não entendeu o que eu quis dizer por barreira para o crescimento da cidade em termos turisticos.
nacionalmente, o potencial é enorme - e vem sendo cada vez mais bem explorado pelas agencias nacionais - exatamente pelo que ela é, mas internacionalmente, a coisa muda de figura.
tchelllo December 22nd, 2008, 10:38 AM ^^^^^^ Concordo com a sua assertiva! Mas, mesmo assim, eu acho que o Rio não explora o turismo como deveria, pois fica restrito a menos de 10% do tamanho de toda a cidade. A Zona Norte, por exemplo, nem é contabilizada como point turístico. A Zona Oeste, só tem a Barra da Tijuca praticamente, até mesmo o Recreio, Grumari e Prainha são esquecidos.
É fato que o Rio respira turismo, mas a exploração deste não é feita de forma adequada.
Quanto a Sampa que eu tanto amo, creio que um dos entraves para uma maior divulgação seja a falta de interesse dos políticos paulistanos. Não é possível que uma cidade da magnitude de Sampa não seja alvo de uma injeção financeira por parte dos governantes assim como foi em Barcelona.
A mesma mídia que exalta as cidades, é a mesma mídia que abate. Não estou dizendo com isso que o "lixo deva ser removido para debaixo do tapete", mas que atitudes mais arrojadas e ousadas sejam feitas para o bem de uma das maiores cidades da América Latina.
Forte abraço e Feliz Natal! Te admiro muito, sabia?:lol:
Nossa, muito obirgado Emanuel :)
tchelllo December 22nd, 2008, 10:40 AM Eu acho que falta mesmo investir no transporte. O Brasil é um país grande, precisa pensar em tudo. Desde as rodovias, até os aeroportos.
Nossa, você resumiu tudo o que tentei escrever em dezenas de linhas, ou seja, que SP precisa investir em cultura, porém em cultura própria! Adorei isso! Bela síntese.
Rekarte December 22nd, 2008, 11:33 AM Tem muitos colocando as principais cidades do estado
então vou colocar,cidades com forte potencial turistico:
-Feira de Santa(O Anel rodoviario)
-Queimadas(tem uma linda praça)
-Ponto Novo(tem uma barragem)
realmente.cidades com forte potencial turistico:lol:
EduPR December 22nd, 2008, 03:50 PM agora o que vou falar pode parecder meio louco: bem que podiam construir um parque tematico tipo o beto Carrero ou o Hopi hari xD. axo que daria certo. a prefeitura podia incentivar esses tipos de negocios pra fazer os turistas ficarem mais tempo na cidade e consequentemente gastarem mais diheiro.
Seria excelente. :okay:
Aquela região da avenida das Cataratas tem tudo pra se desenvolver como um "pólo de entretenimento". Basta algumas mudanças no plano diretor e alguma medida que incentive construções desse tipo naquela região, além é claro, de um bom marketing.
Ricbit December 22nd, 2008, 04:04 PM Vitória, Espirito Santo... Curitiba, Paraná... Porto Alegre, Rio Grande do Sul!
Essas são as que mais deviam investir no turismo, mas também tem outras, em menor escala, como Prudentópolis, no Paraná, por exemplo!
Thina December 22nd, 2008, 05:50 PM POA poderia ser bem melhor explorada com a revitalização do centro, da área portuária e da orla do Guaíba, juntamente com a cultura e tradição do povo gaúcho!
Pois é, mas nada se compara a Santa Catarina - Guarda do Embaú, Bombinhas, Jurerê Internacional etc.
Tourniquet December 22nd, 2008, 06:05 PM Sim, Salvador é melhor, mais bonita, mais limpa.. sei, sei..
O que não tá faltando no SSC é novato otário que não tem argumento...
Tourniquet December 22nd, 2008, 06:10 PM Ate tu Torniquet?:ohno:
Até eu? Velho, eu conheço So muito bem. Só não gravei o nome dos lugares, mas eu levei dias rodando a cidade toda. Tenho uma prima que mora nop Panamby e sempre q vou a SP fico lá. Conheci desde os piores lugares até os melhores ( por isso eu sei quando as pessoas estão exagerando ) e eu te digo que SP não é só turismo de negocios. É um lugar mt bom de se conheceer, tb tem sua cultura, sua historia e etc. Afinal de contas, é a nossa New York...
SP é um lugar onde eu acho a maioria das pessoas mais fechadas e reservadas ( uma maneira melhor de dizer frias ) de um modo geral, o que não as impede de se tornarem seus "brothers" com convivio, só que isso nao me impede de aceitar que a cidade é foda. XD
Tourniquet December 22nd, 2008, 06:19 PM E eu disse que tem a ver?
Vc é realmente muito perturbado. :|
Ainda bem que não precisamos de gente que nem vc. :nuts:
lusorod December 22nd, 2008, 07:13 PM É fato que o Brasil como um todo tem todo o seu potencial turístico muito mal aproveitado, pra falar a verdade eu acho um milagre que pessoas venham pra cá e ainda gostem e queiram voltar. Isso atesta à magia da matéria bruta presente aqui! Imagine se nós nos esforçássemos pra fazermos bonito!? Não que o Brasil não seja dono de paisagens exóticas, de uma gastronomia incrível e de um povo com grande potencial! Temos o petencial para que facilmente estejamos no topo da agenda turística MUNDIAL! COm um trabalho sério podemos chegar a esse patamar muito rapidamente! No entanto, atualmente ainda somos muito alienados e despreparados..e pior conformados! Somos também arrogantes, queremos que as pessoas venham até nós sem criarmos condições adequadas pra elas venham, fiquem e gerem riquezas! Como nossa sociedade é isolada e voltada pro mar e pouco integrada ao resto da américa do sul e por tabela do mundo também nem temos idéia de onde realmente estamos situados! Pro brasileiro o Brasil é dentro e o resto é igual e é sempre "lá, fora"! Mas a grande parte do Brasil nem conhece aqui, imagine lá fora! Nos falta ambição! Somos alegres por fora, mas apáticos por dentro e tem mais o Brasileiro é um dos povos mais hipócritas do mundo!! Só pra citar, nós aqui temos pontos que tem um apelo mundial, mas vou citar minha opinião sobre algumas coisas que pesam contra tais lugares! Não quero aqui ofender ninguém, nem causar algum desconforto, estou apenas relatando o que acho e coisas pelas quais passei e passo diariamente. Meu intuito é que isso mude, melhore, meu maior sonho é ver o Rio de Janeiro, Sampa, Recife, Salvador... curados de suas mazelas, não só isso, mas o Brasil como um todo. Estou emitindo a minha opinião de cidadão!!! E está é bem crítica!
1-Rio de Janeiro. É de fato a cidade localizada no cenário urbano mais bonito do mundo! è um sonho. Me lembro ter passado 2 meses viajando pela europa e oriente médio, fui pra Nova Iorque, onde eu morava na época, e depois fui ao Rio em seguida. O rio é muito impactante e a natureza ali faz com que as cidades européias e seu encanto, assim como a grandeza Nova Iorquina padeçam perto do choque entre a força do homem e a grandeza da natureza presentes ali no Rio! Mas o rio como cidade, deixa muito a desejar. O setor hoteleiro está sucateado, o atendimento em geral é ruim em hotéis, restaurantes, boates e shoppings. A população local tem uma mentalidade de tirar vantagem do turista, as pessoas dão informação errada de propósito, sacaneiam na cara dura, dão golpe, roubam o turista, cobram ou estorquem dinheiro do turista com uma certa frequência. Eu perdi a conta de quantas vezes taxistas me deram o golpe, já fui até assaltado por eles. Já tive as coisas roubadas na praia, tive amigos que sofreram assaltos, sequestros relâmpago e foram muito sacaneados no rio. Essa cultura está presente na vida das pessoas, acho isso muito triste e muito feio da cultura carioca. Sei que as pessoas muitas vezes não tem coragem de falar, mas essa atitude dos locais é o que afasta mais o turista do rio. Meu cunhado é inglês e ele mora em São Paulo, está implorando pra familia vir visitar, eles até agora não vieram por que alegam que viajaram a mais de 70 países incluindo-se aí ìndia, paquistão, quênia, Marrocos, Egito e que o único país em que sofreram um assalto foi o Brasil, no Rio, e foi a mão armada! Pra cá eles não vem de jeito nenhum. São Paulo tem muito crima tb, mas no Rio há um certo direcionamento especial ao turista! De um modo geral no Brasil há uma mentalidade de tirar vantagem de quem é de fora! Horrivel isso!
Também acho que o Rio tem que explorar menos a sua imagem carnaval/mulatas, sexo e biquini. O mundo foi recentemente inundado por travestis, prostitutas e prostitutos brasileiros que juntamente com profissionais do sexo do leste europeu dominam a indústria do sexo nos Grandes centros. Seja Nova Iorque, Boston, Londres, Lisboa, ROma....há um enorme contingente de Brasileiros que fazem uma propaganda negativa do Brasil e que atraem pra cá o turista que vem em busca da prostituição, das drogas e da pedofilia!!! Isso é grave! As mulatas do Rio já não são novidade pro mundo, hj a Europa está num processo de miscigenação jamais visto e lá uma grande parte da população é de mulatos..... além disso se pode muito bem comprar umas horas com acompanhantes brasileiros com certa facilidade em muitos lugares! O Rio é uma cidade incrivel. Não é só samba e futebol, é cultura, mas conheço muita gente e tb conheço organizadores de festas e boates do rio que falam pra quem quiser ouvir....o turista que vem ao rio não quer geralmente ver cultura...quer putaria...e isso atrasa a cidade pois fortalece o trafico de drogas, a criminalidade, a ilegalidade....enfim. O rio tem que mudar o seu marketing e por consequência o Brasil!
2- São Paulo
Outra cidade de classe mundial que junto com o rio vai ser a dobradinha mais F.O.D.A da américa do sul quando formos uma economia madura! Sampa precisa acordar pra vidaaaaa!!! Os eventos de São Paulo fazem com que a cidade seja o maior destino turístico do Brasil em números absolutos, isso é comprovado! Supera qualquer lugar, mas são paulo e todas as suas administrações olham pra esse dado com certa arrogância! Como se turismo de eventos e negócios não fosse turismo. Agindo tipo....como o turista vem a trabalho a cidade não precisa ser dotada de uma melhor infraestrutura, de uma estética legal, de paisagismo! O paulistano tem como maior defeito o egoísmo generalizado. Creio que seja a cidade mais egoísta do mundo, entre as de sua classe. Isso está presente em tudo aqui, é um cada um por si e o capeta por todos! Eu amo são paulo...é uma das minhas cidades favoritas no mundo, mas que a verdade seja dita, somos egoístas! O paulistano é tão individualista que aqui nada é padronizado e isso se dá por que não há diálogo entre pessoas, não temos associações de bairros fortes que lutem por coisas reais no âmbito da estética dos bairros principais. Em termos urbanísticos só recentemente que há pelo menos uma intenção rumo a uma melhoria! Aqui cada prédio tem a sua calçada, cada calçada tem uma manutenção, tem um formato, tem um desenho..... em algumas das ruas de comercio mais chique da cidade o egoísmo é tal que cada loja se sente no direito de fazer o que bem entender do espaço a sua frente. Na alameda Lorena já aconteceu de plantarem um pinheiro na frente de uma loja e vem uma outra do lado e planta 2 palmeiras, aí vem outra e põe um banco e um vaso! Ou seja padronização zero. O estado por muito tempo esteve ausente, mas ao invés de se organizar a população nunca pensa no bem comum, vive em seu próprio mundinho e leva ao cúmulo o termo "cada um no seu quadrado"...transporte coletivo pra que? É muito melhor que cada paulistano tenha um carro, assim eles podem ir pra onde quiserem, terão mais autonomia! As praças públicas e espaços públicos em geral logo viram acampamentos pra mendigos! E o paulistano precisa de espaços públicos fora do seu prédio? Claro que não... hauhauahuah...pra que? A quantidade de loucos e andarilhos pelas ruas é algo singular! São paulo é uma cidade que dispões de algumas peculiaridades únicas no mundo, mas por egoísmo nunca as mostra, sempre as esconde! É do subconsciente geral, "pra que devo mostrar as minhas riquezas, devo guardá-las apenas pra mim!" É moda aqui dificultar o acesso a tudo! A mentalidade egoísta de SP é tal que não se constrói onde há infraestrutura pronta! Pra que uma berrini se poderíamos ter esses prédios na Avenida Rio Branco onde há transporte publico, fiação aterrada e espaço pra construção! Por que o comércio chique está na Oscar Freire com sua reforma feita nas coxas e não na Rua XV de novembro? Por que a rua Gabriel Monteiro sa Silva, uma rua que é única no mundo não é promovida como atração turistica? Não há lugar onde hajam tantas lojas incríveis de design de móveis no MUNDO! Aqui não se promove isso, muito pelo contrário a prefeitura quer acabar com a rua.......essa mentalidade é o que não permite que sampa avance de forma mais rápida, pras coisas acontecerem tem que chegar a um nivel CRITICO antes! As coisas só acontecem na bordoada...é assim no Brasil todo, mas aqui é pior! O lema é remendar sempre, fazer bem feito..quase nunca! Há aqui um movimento egoísta e reacionário em toda a sociedade, movimento esse que briga diretamente com os progressistas! O maior exemplo disso é a falta de Simbolos! Não foi sempre assim...decadas atrás construímos quase todas as construções relevantes que temos hj. Masp, parque do ibirapuera, copan, ed. itália, conjunto nacional....mas são paulo por muito tempo perdeu o rumo na sua propria ganancia! Todos que vieram pra cá vieram pra garantir o seu, nunca pensando no bem comum! A questão é que com a globalização são paulo, pra SOBREVIVER, vai ter de dar o Braço a torcer. Vai ter de ser uma cidade mais decente, com transporte publico, com um centro chique, uma cidade que QUEIRA mostrar as suas riquezas e que queira ter símbolos! Uma cidade que não tente reinventar-se tanto que se anule e se auto destrua.....que se reinvente de um modo sadio causando seu desenvolvimento e melhora! Ou isso acontece ou a cidade morre! Temos laguns dos melhores shoppings, restaurantes e um dos mercados de moda mais vibrantes do mundo, uma noite que põe a noite de PARIS, LONDRES e NOVA IORQUE no chão! HUmilha mesmo! Mas que precisa acordar pra si mesma e recuperar o seu orgulho assumindo-se como cidade mundial! Sei que é difícil São Paulo e sei que parece um paradoxo, mas São Paulo é um emaranhado de paradoxos e o que lhe carece é aceitar que já não é mais uma capital de província e sim uma SUPERSTAR!
gustavo.sces December 22nd, 2008, 08:46 PM Porto Velho tem lugares muito bonitos, mas o problema é que eles não são bem explorados, falta infra-estrutura... Se os governantes aplicassem melhor o dinheiro público, e as pessoas tb cuidassem bem desses pontos turísticos, com certeza Porto Velho e todo o Estado estaria bem melhor nesta quastão...
rmello December 22nd, 2008, 09:04 PM Querem turistas internacionais???
Conselho: NÃO assistam cidade de deus, tropa de elite e filmes do genero. Filmes que acabam sendo premiados internacionalmente e que ACABAM com a imagem do Brasil lá fora. Os brasileiros acham lindo: "estamos sendo premiados com nossos filmes" e não percebem o mal que isso faz à imagem do país lá fora. Filmes como esses só vem a reforçar a idéia que o estrangeiro tem: "Ora, se os próprios brasileiros retratam a vilolencia e até de certa forma se orgulham dela, é pq o negócio lá é feio mesmo".
Enquanto apoiarmos a violencia no nosso país, menos turistas teremos.
Faela December 22nd, 2008, 10:27 PM Outro fator que eu acho que atrapalha é a distância. Os países do Hemisfério Sul são prejudicados por não estarem perto do centro do mundo , Atlântico Norte. O melhor que se sai nesse sentido é a Austrália. É bastante oneroso pra um americano ou europeu se "despencar" pra essas "bandas", é longe. Pra eles soa como insegurança países da América do Sul , África e sul da Ásia. Brasil , África do Sul, Peru , Argentina são sempre países de turismo mediano, nunca bombam . Austrália já é diferente nesse quadro pois é quase sempre a primeira opção quanto ao Hemisfério Sul e principalmente por não possuir mazelas sociais e violência graves. A localização geográfica realmente atrapalha muito.
Faela December 22nd, 2008, 10:39 PM Tchello acho que São Paulo tem personalidade sim mas ela não é muito evidente. O que acho uma pena pra Sampa é ter tido um crescimento desordenado e forte especulação imobiliária. A cidade se tornou um mar de prédios infinitos que não ficou bonito. BsAs e Rio por exemplo tem um skyline centralizado, restrito basicamente ao centro, assim como em NY é restrito em Manhattan. Ou seja em várias partes da cidade vc consegue avistar, contemplar. São Paulo não , só quem conhece muito bem a cidade do alto sabe apontar exatamente onde é o centro , a Bela Vista. Lembro que já fui no alto do Jaraguá e lá da vista não conseguia identificar o centro dentre aquele mar de concreto. Acho que sampa se espalhou muito. A região da Paulista poderia ser a Broadway brasileira , além de centro financeiro de dia , ser lotada de teatros , casas do espetáculo , ´painéis sei lá . A área nobre dos Jardins como a Oscar Freire poderia também ser melhor aproveitada, acho que falta um pouco mais de cuidado. Bom é só minha opinião.
tchelllo December 22nd, 2008, 10:46 PM Tchello acho que São Paulo tem personalidade sim mas ela não é muito evidente. O que acho uma pena pra Sampa é ter tido um crescimento desordenado e forte especulação imobiliária. A cidade se tornou um mar de prédios infinitos que não ficou bonito. BsAs e Rio por exemplo tem um skyline centralizado, restrito basicamente ao centro, assim como em NY é restrito em Manhattan. Ou seja em várias partes da cidade vc consegue avistar, contemplar. São Paulo não , só quem conhece muito bem a cidade do alto sabe apontar exatamente onde é o centro , a Bela Vista. Lembro que já fui no alto do Jaraguá e lá da vista não conseguia identificar o centro dentre aquele mar de concreto. Acho que sampa se espalhou muito. A região da Paulista poderia ser a Broadway brasileira , além de centro financeiro de dia , ser lotada de teatros , casas do espetáculo , ´painéis sei lá . A área nobre dos Jardins como a Oscar Freire poderia também ser melhor aproveitada, acho que falta um pouco mais de cuidado. Bom é só minha opinião.
Entendo Faela! Você é do tipo que acha SP muito xôxa para o que pode ser sendo tão grande e rica.:)
B.Fai December 22nd, 2008, 11:18 PM Outro fator que eu acho que atrapalha é a distância. Os países do Hemisfério Sul são prejudicados por não estarem perto do centro do mundo , Atlântico Norte. O melhor que se sai nesse sentido é a Austrália. É bastante oneroso pra um americano ou europeu se "despencar" pra essas "bandas", é longe. Pra eles soa como insegurança países da América do Sul , África e sul da Ásia. Brasil , África do Sul, Peru , Argentina são sempre países de turismo mediano, nunca bombam . Austrália já é diferente nesse quadro pois é quase sempre a primeira opção quanto ao Hemisfério Sul e principalmente por não possuir mazelas sociais e violência graves. A localização geográfica realmente atrapalha muito.
Tchello acho que São Paulo tem personalidade sim mas ela não é muito evidente. O que acho uma pena pra Sampa é ter tido um crescimento desordenado e forte especulação imobiliária. A cidade se tornou um mar de prédios infinitos que não ficou bonito. BsAs e Rio por exemplo tem um skyline centralizado, restrito basicamente ao centro, assim como em NY é restrito em Manhattan. Ou seja em várias partes da cidade vc consegue avistar, contemplar. São Paulo não , só quem conhece muito bem a cidade do alto sabe apontar exatamente onde é o centro , a Bela Vista. Lembro que já fui no alto do Jaraguá e lá da vista não conseguia identificar o centro dentre aquele mar de concreto. Acho que sampa se espalhou muito. A região da Paulista poderia ser a Broadway brasileira , além de centro financeiro de dia , ser lotada de teatros , casas do espetáculo , ´painéis sei lá . A área nobre dos Jardins como a Oscar Freire poderia também ser melhor aproveitada, acho que falta um pouco mais de cuidado. Bom é só minha opinião.
Perfeito. :applause:
gwv December 23rd, 2008, 05:49 PM POA poderia ser bem melhor explorada com a revitalização do centro, da área portuária e da orla do Guaíba, juntamente com a cultura e tradição do povo gaúcho!
disse tudo. concordo plenamente... muito potencial. esses 3 pontos são fundamentais e deixariam muito cartao postal por ae no chinelo.
Pois é, mas nada se compara a Santa Catarina - Guarda do Embaú, Bombinhas, Jurerê Internacional etc.
fala sério... que tipo de comparação é essa? belezas completamente diferentes... adoro essas praias, mas amo minha cidade e tem muito potencial a ser explorado.
Romão December 23rd, 2008, 06:16 PM JOÃO PESSOA! cidade linda,limpa,organizada,hospitaleira com uma cultura 10 e totalmente desconhecida no cenário nacional e inexistente no internacional.
Áporo January 6th, 2009, 10:01 PM É fato que o Brasil como um todo tem todo o seu potencial turístico muito mal aproveitado, pra falar a verdade eu acho um milagre que pessoas venham pra cá e ainda gostem e queiram voltar. Isso atesta à magia da matéria bruta presente aqui! Imagine se nós nos esforçássemos pra fazermos bonito!? Não que o Brasil não seja dono de paisagens exóticas, de uma gastronomia incrível e de um povo com grande potencial! Temos o petencial para que facilmente estejamos no topo da agenda turística MUNDIAL! COm um trabalho sério podemos chegar a esse patamar muito rapidamente! No entanto, atualmente ainda somos muito alienados e despreparados..e pior conformados! Somos também arrogantes, queremos que as pessoas venham até nós sem criarmos condições adequadas pra elas venham, fiquem e gerem riquezas! Como nossa sociedade é isolada e voltada pro mar e pouco integrada ao resto da américa do sul e por tabela do mundo também nem temos idéia de onde realmente estamos situados! Pro brasileiro o Brasil é dentro e o resto é igual e é sempre "lá, fora"! Mas a grande parte do Brasil nem conhece aqui, imagine lá fora! Nos falta ambição! Somos alegres por fora, mas apáticos por dentro e tem mais o Brasileiro é um dos povos mais hipócritas do mundo!! Só pra citar, nós aqui temos pontos que tem um apelo mundial, mas vou citar minha opinião sobre algumas coisas que pesam contra tais lugares! Não quero aqui ofender ninguém, nem causar algum desconforto, estou apenas relatando o que acho e coisas pelas quais passei e passo diariamente. Meu intuito é que isso mude, melhore, meu maior sonho é ver o Rio de Janeiro, Sampa, Recife, Salvador... curados de suas mazelas, não só isso, mas o Brasil como um todo. Estou emitindo a minha opinião de cidadão!!! E está é bem crítica!
1-Rio de Janeiro. É de fato a cidade localizada no cenário urbano mais bonito do mundo! è um sonho. Me lembro ter passado 2 meses viajando pela europa e oriente médio, fui pra Nova Iorque, onde eu morava na época, e depois fui ao Rio em seguida. O rio é muito impactante e a natureza ali faz com que as cidades européias e seu encanto, assim como a grandeza Nova Iorquina padeçam perto do choque entre a força do homem e a grandeza da natureza presentes ali no Rio! Mas o rio como cidade, deixa muito a desejar. O setor hoteleiro está sucateado, o atendimento em geral é ruim em hotéis, restaurantes, boates e shoppings. A população local tem uma mentalidade de tirar vantagem do turista, as pessoas dão informação errada de propósito, sacaneiam na cara dura, dão golpe, roubam o turista, cobram ou estorquem dinheiro do turista com uma certa frequência. Eu perdi a conta de quantas vezes taxistas me deram o golpe, já fui até assaltado por eles. Já tive as coisas roubadas na praia, tive amigos que sofreram assaltos, sequestros relâmpago e foram muito sacaneados no rio. Essa cultura está presente na vida das pessoas, acho isso muito triste e muito feio da cultura carioca. Sei que as pessoas muitas vezes não tem coragem de falar, mas essa atitude dos locais é o que afasta mais o turista do rio. Meu cunhado é inglês e ele mora em São Paulo, está implorando pra familia vir visitar, eles até agora não vieram por que alegam que viajaram a mais de 70 países incluindo-se aí ìndia, paquistão, quênia, Marrocos, Egito e que o único país em que sofreram um assalto foi o Brasil, no Rio, e foi a mão armada! Pra cá eles não vem de jeito nenhum. São Paulo tem muito crima tb, mas no Rio há um certo direcionamento especial ao turista! De um modo geral no Brasil há uma mentalidade de tirar vantagem de quem é de fora! Horrivel isso!
Também acho que o Rio tem que explorar menos a sua imagem carnaval/mulatas, sexo e biquini. O mundo foi recentemente inundado por travestis, prostitutas e prostitutos brasileiros que juntamente com profissionais do sexo do leste europeu dominam a indústria do sexo nos Grandes centros. Seja Nova Iorque, Boston, Londres, Lisboa, ROma....há um enorme contingente de Brasileiros que fazem uma propaganda negativa do Brasil e que atraem pra cá o turista que vem em busca da prostituição, das drogas e da pedofilia!!! Isso é grave! As mulatas do Rio já não são novidade pro mundo, hj a Europa está num processo de miscigenação jamais visto e lá uma grande parte da população é de mulatos..... além disso se pode muito bem comprar umas horas com acompanhantes brasileiros com certa facilidade em muitos lugares! O Rio é uma cidade incrivel. Não é só samba e futebol, é cultura, mas conheço muita gente e tb conheço organizadores de festas e boates do rio que falam pra quem quiser ouvir....o turista que vem ao rio não quer geralmente ver cultura...quer putaria...e isso atrasa a cidade pois fortalece o trafico de drogas, a criminalidade, a ilegalidade....enfim. O rio tem que mudar o seu marketing e por consequência o Brasil!
2- São Paulo
Outra cidade de classe mundial que junto com o rio vai ser a dobradinha mais F.O.D.A da américa do sul quando formos uma economia madura! Sampa precisa acordar pra vidaaaaa!!! Os eventos de São Paulo fazem com que a cidade seja o maior destino turístico do Brasil em números absolutos, isso é comprovado! Supera qualquer lugar, mas são paulo e todas as suas administrações olham pra esse dado com certa arrogância! Como se turismo de eventos e negócios não fosse turismo. Agindo tipo....como o turista vem a trabalho a cidade não precisa ser dotada de uma melhor infraestrutura, de uma estética legal, de paisagismo! O paulistano tem como maior defeito o egoísmo generalizado. Creio que seja a cidade mais egoísta do mundo, entre as de sua classe. Isso está presente em tudo aqui, é um cada um por si e o capeta por todos! Eu amo são paulo...é uma das minhas cidades favoritas no mundo, mas que a verdade seja dita, somos egoístas! O paulistano é tão individualista que aqui nada é padronizado e isso se dá por que não há diálogo entre pessoas, não temos associações de bairros fortes que lutem por coisas reais no âmbito da estética dos bairros principais. Em termos urbanísticos só recentemente que há pelo menos uma intenção rumo a uma melhoria! Aqui cada prédio tem a sua calçada, cada calçada tem uma manutenção, tem um formato, tem um desenho..... em algumas das ruas de comercio mais chique da cidade o egoísmo é tal que cada loja se sente no direito de fazer o que bem entender do espaço a sua frente. Na alameda Lorena já aconteceu de plantarem um pinheiro na frente de uma loja e vem uma outra do lado e planta 2 palmeiras, aí vem outra e põe um banco e um vaso! Ou seja padronização zero. O estado por muito tempo esteve ausente, mas ao invés de se organizar a população nunca pensa no bem comum, vive em seu próprio mundinho e leva ao cúmulo o termo "cada um no seu quadrado"...transporte coletivo pra que? É muito melhor que cada paulistano tenha um carro, assim eles podem ir pra onde quiserem, terão mais autonomia! As praças públicas e espaços públicos em geral logo viram acampamentos pra mendigos! E o paulistano precisa de espaços públicos fora do seu prédio? Claro que não... hauhauahuah...pra que? A quantidade de loucos e andarilhos pelas ruas é algo singular! São paulo é uma cidade que dispões de algumas peculiaridades únicas no mundo, mas por egoísmo nunca as mostra, sempre as esconde! É do subconsciente geral, "pra que devo mostrar as minhas riquezas, devo guardá-las apenas pra mim!" É moda aqui dificultar o acesso a tudo! A mentalidade egoísta de SP é tal que não se constrói onde há infraestrutura pronta! Pra que uma berrini se poderíamos ter esses prédios na Avenida Rio Branco onde há transporte publico, fiação aterrada e espaço pra construção! Por que o comércio chique está na Oscar Freire com sua reforma feita nas coxas e não na Rua XV de novembro? Por que a rua Gabriel Monteiro sa Silva, uma rua que é única no mundo não é promovida como atração turistica? Não há lugar onde hajam tantas lojas incríveis de design de móveis no MUNDO! Aqui não se promove isso, muito pelo contrário a prefeitura quer acabar com a rua.......essa mentalidade é o que não permite que sampa avance de forma mais rápida, pras coisas acontecerem tem que chegar a um nivel CRITICO antes! As coisas só acontecem na bordoada...é assim no Brasil todo, mas aqui é pior! O lema é remendar sempre, fazer bem feito..quase nunca! Há aqui um movimento egoísta e reacionário em toda a sociedade, movimento esse que briga diretamente com os progressistas! O maior exemplo disso é a falta de Simbolos! Não foi sempre assim...decadas atrás construímos quase todas as construções relevantes que temos hj. Masp, parque do ibirapuera, copan, ed. itália, conjunto nacional....mas são paulo por muito tempo perdeu o rumo na sua propria ganancia! Todos que vieram pra cá vieram pra garantir o seu, nunca pensando no bem comum! A questão é que com a globalização são paulo, pra SOBREVIVER, vai ter de dar o Braço a torcer. Vai ter de ser uma cidade mais decente, com transporte publico, com um centro chique, uma cidade que QUEIRA mostrar as suas riquezas e que queira ter símbolos! Uma cidade que não tente reinventar-se tanto que se anule e se auto destrua.....que se reinvente de um modo sadio causando seu desenvolvimento e melhora! Ou isso acontece ou a cidade morre! Temos laguns dos melhores shoppings, restaurantes e um dos mercados de moda mais vibrantes do mundo, uma noite que põe a noite de PARIS, LONDRES e NOVA IORQUE no chão! HUmilha mesmo! Mas que precisa acordar pra si mesma e recuperar o seu orgulho assumindo-se como cidade mundial! Sei que é difícil São Paulo e sei que parece um paradoxo, mas São Paulo é um emaranhado de paradoxos e o que lhe carece é aceitar que já não é mais uma capital de província e sim uma SUPERSTAR!
:applause:
Emanuel Paiva January 6th, 2009, 11:11 PM É fato que o Brasil como um todo tem todo o seu potencial turístico muito mal aproveitado, pra falar a verdade eu acho um milagre que pessoas venham pra cá e ainda gostem e queiram voltar. Isso atesta à magia da matéria bruta presente aqui! Imagine se nós nos esforçássemos pra fazermos bonito!? Não que o Brasil não seja dono de paisagens exóticas, de uma gastronomia incrível e de um povo com grande potencial! Temos o petencial para que facilmente estejamos no topo da agenda turística MUNDIAL! COm um trabalho sério podemos chegar a esse patamar muito rapidamente! No entanto, atualmente ainda somos muito alienados e despreparados..e pior conformados! Somos também arrogantes, queremos que as pessoas venham até nós sem criarmos condições adequadas pra elas venham, fiquem e gerem riquezas! Como nossa sociedade é isolada e voltada pro mar e pouco integrada ao resto da américa do sul e por tabela do mundo também nem temos idéia de onde realmente estamos situados! Pro brasileiro o Brasil é dentro e o resto é igual e é sempre "lá, fora"! Mas a grande parte do Brasil nem conhece aqui, imagine lá fora! Nos falta ambição! Somos alegres por fora, mas apáticos por dentro e tem mais o Brasileiro é um dos povos mais hipócritas do mundo!! Só pra citar, nós aqui temos pontos que tem um apelo mundial, mas vou citar minha opinião sobre algumas coisas que pesam contra tais lugares! Não quero aqui ofender ninguém, nem causar algum desconforto, estou apenas relatando o que acho e coisas pelas quais passei e passo diariamente. Meu intuito é que isso mude, melhore, meu maior sonho é ver o Rio de Janeiro, Sampa, Recife, Salvador... curados de suas mazelas, não só isso, mas o Brasil como um todo. Estou emitindo a minha opinião de cidadão!!! E está é bem crítica!
2- São Paulo
^^ Gostei da sua visão. Fiquei tão empolgado que fiquei esperando Recife e Salvador e vc só ficou no RIO e SAMPA...:lol:
Mas, valeu! É mais ou menos por aí.
Amplexos,
Emanuel Paiva January 6th, 2009, 11:13 PM Entendo Faela! Você é do tipo que acha SP muito xôxa para o que pode ser sendo tão grande e rica.:)
^^ Tchello, creio que a Faela quis dizer que Sampa tem tudo, mas ainda falta alguma coisa. Parece um paradoxo, né? :cheers:
Emanuel Paiva January 6th, 2009, 11:13 PM Outro fator que eu acho que atrapalha é a distância. Os países do Hemisfério Sul são prejudicados por não estarem perto do centro do mundo , Atlântico Norte. O melhor que se sai nesse sentido é a Austrália. É bastante oneroso pra um americano ou europeu se "despencar" pra essas "bandas", é longe. Pra eles soa como insegurança países da América do Sul , África e sul da Ásia. Brasil , África do Sul, Peru , Argentina são sempre países de turismo mediano, nunca bombam . Austrália já é diferente nesse quadro pois é quase sempre a primeira opção quanto ao Hemisfério Sul e principalmente por não possuir mazelas sociais e violência graves. A localização geográfica realmente atrapalha muito.
^^ Concordo plenamente contigo, pois a Austrália nesse ponto é mais atraente mesmo!
Barriga-Verde January 7th, 2009, 02:24 AM Outro fator que eu acho que atrapalha é a distância. Os países do Hemisfério Sul são prejudicados por não estarem perto do centro do mundo , Atlântico Norte. O melhor que se sai nesse sentido é a Austrália. É bastante oneroso pra um americano ou europeu se "despencar" pra essas "bandas", é longe. Pra eles soa como insegurança países da América do Sul , África e sul da Ásia. Brasil , África do Sul, Peru , Argentina são sempre países de turismo mediano, nunca bombam . Austrália já é diferente nesse quadro pois é quase sempre a primeira opção quanto ao Hemisfério Sul e principalmente por não possuir mazelas sociais e violência graves. A localização geográfica realmente atrapalha muito.
Ehehioehioehe :lol:
Bom, deixando de lado as maiores cidades do Brasil, como SP ou Curitiba, que considero terem um grande potencial, eu cito algumas cidades serranas de SC, como São Joaquim ou Urubici. Ambas tem um ótimo potencial turístico (frio, neve, belas paisagens rurais), mas são uns "cú de mundo" que não valem a visita (pelas cidades, em si). Hm, como o schmidt falou, uma "alemanização" dessas cidades já "impulsionava" o turismo =P.
Trauss January 7th, 2009, 05:34 AM É fato que o Brasil como um todo tem todo o seu potencial turístico muito mal aproveitado, pra falar a verdade eu acho um milagre que pessoas venham pra cá e ainda gostem e queiram voltar. Isso atesta à magia da matéria bruta presente aqui! Imagine se nós nos esforçássemos pra fazermos bonito!? Não que o Brasil não seja dono de paisagens exóticas, de uma gastronomia incrível e de um povo com grande potencial! Temos o petencial para que facilmente estejamos no topo da agenda turística MUNDIAL! COm um trabalho sério podemos chegar a esse patamar muito rapidamente! No entanto, atualmente ainda somos muito alienados e despreparados..e pior conformados! Somos também arrogantes, queremos que as pessoas venham até nós sem criarmos condições adequadas pra elas venham, fiquem e gerem riquezas! Como nossa sociedade é isolada e voltada pro mar e pouco integrada ao resto da américa do sul e por tabela do mundo também nem temos idéia de onde realmente estamos situados! Pro brasileiro o Brasil é dentro e o resto é igual e é sempre "lá, fora"! Mas a grande parte do Brasil nem conhece aqui, imagine lá fora! Nos falta ambição! Somos alegres por fora, mas apáticos por dentro e tem mais o Brasileiro é um dos povos mais hipócritas do mundo!! Só pra citar, nós aqui temos pontos que tem um apelo mundial, mas vou citar minha opinião sobre algumas coisas que pesam contra tais lugares! Não quero aqui ofender ninguém, nem causar algum desconforto, estou apenas relatando o que acho e coisas pelas quais passei e passo diariamente. Meu intuito é que isso mude, melhore, meu maior sonho é ver o Rio de Janeiro, Sampa, Recife, Salvador... curados de suas mazelas, não só isso, mas o Brasil como um todo. Estou emitindo a minha opinião de cidadão!!! E está é bem crítica!
2- São Paulo
Gostei disso...........
|
|