View Full Version : A manutenção da limpeza no interior dos trens da CPTM depende dos usuários

Mahler
August 1st, 2005, 10:01 PM
Infelizmente tem muitas pessoas porcas em São Paulo. Essa notícia me deixa triste apesar dos esforços da CPTM.

Todos os dias, as composições da CPTM entram limpas em circulação - piso varrido, bancos, portas e janelas em ordem. Mas pouco tempo depois, o cenário é bem diferente. (21/07/05)

Afinal, os "maus usuários" insistem em jogar diversos materiais no interior dos trens, mesmo ouvindo mensagens de conscientização.

Para se ter uma idéia, em apenas um dia de tabulação, no período das 7h às 17h20, um total de 13 sacos de lixo de 100 litros foram recolhidos por equipes na Estação Francisco Morato, terminal da Linha A. Na Estação Itapevi, Linha B (Júlio Prestes-Itapevi), em pouco mais de oito horas de limpeza, os faxineiros encheram seis sacos de 60 litros com o que coletaram nos salões de passageiros das composições. Nas outras quatro linhas da companhia, o acúmulo de objetos atirados no chão seguiu proporções semelhantes.

Entre os itens mais encontrados, periodicamente, figuram sacos plásticos, papel de embalagens (balas, salgadinhos, chocolates), garrafas de água, latinhas de refrigerante e jornal. Para a usuária Suelen Cristina Rosa, 20 anos, a falta de educação de algumas pessoas contribui para isso. "É um relaxo deixarem o trem no estado em que encontro quando embarco. Esse povo precisa ter mais consciência, pois não adianta um monte de gente limpando se tem muito mais gente sujando", comenta.

Essa é uma batalha que empresa tenta vencer insistentemente, envolvendo as gerências de Operação de Estações (GOP) e de Circulação e Controle Operacional (GOC). Para tanto, um esquadrão de limpeza formado por cerca de 1,8 mil funcionários, distribuídos pelas plataformas das estações terminais, lavadores de trens, pátios e oficinas, está sempre a postos.

A operação de "guerra" contra o lixo começa nas próprias plataformas. Ao término de cada viagem - são aproximadamente 1,6 mil por dia - os trens passam por uma varrição rápida, nas estações finais das linhas, processo que varia de sete e 20 minutos, dependendo do horário e local.

Os trens ainda são submetidos à limpeza em locais estratégicos, onde há pátios, oficinas e abrigos de manutenção. Na linha A, Lapa, Jundiaí e Francisco Morato; na linha D, Luz, Mauá e Rio Grande da Serra; nas linhas B e C, Presidente Altino e Carapicuíba; nas Linhas E e F, Eng° São Paulo, Itaim Paulista, Manoel Feio, Brás, Mogi das Cruzes e Calmon Viana. Executam esse serviço, ao longo do dia e de madrugada, cerca de 170 empregados, entre faxineiros e encarregados.

"Lava-trens"

Além disso, a cada dez dias, ou de acordo com a necessidade da operação, as composições são encaminhadas a um dos três lavadores da companhia: Jundiapeba (Linhas E e F), Presidente Altino (linhas B e C) e Barra Funda (linhas A e D), para uma limpeza mais profunda, que ocorre nos turnos matutino e noturno. Todos os dias, em média são lavadas três unidades - caso de Jundiapeba e Barra Funda - e duas em Presidente Altino.

Nesses locais, primeiro as composições são varridas e o lixo é recolhido. Depois, ocorre a lavagem interna e externa. A passagem pela escova do lavador garante o devido acabamento ao processo. Os vidros, bancos, pega-mãos e outros acessórios do interior das composições também ficam limpos com o uso de produtos especiais. No total, cerca de 140 funcionários, entre faxineiros e encarregados, estão envolvidos com essas tarefas, nos dois períodos.

Comércio ambulante

Para combater o comércio ilegal de mercadorias, a CPTM mantém equipes especializadas (GAM - Grupo de Apoio Móvel), que percorrem os trens e as estações diversas vezes por dia, em toda a malha ferroviária da rede. Vestidos à paisana, os profissionais se portam como usuários, agindo apenas diante de anormalidades ou no flagrante de venda ilegal.

No primeiro semestre, os agentes recolheram cerca de 760 mil unidades de mercadorias, em 24.282 ações. Os produtos apreendidos são contabilizados, descritos em formulário próprio e encaminhados a entidades assistenciais.

Segundo Leopoldo Augusto Correa Filho, gerente de Segurança da companhia, "esse trabalho é realizado ostensivamente, pois a presença dos ambulantes potencializa as possibilidades dos usuários mal educados jogarem embalagens e resíduos dos produtos comercializados clandestinamente no interior das composições, nas vias e demais áreas do sistema".

balacobaco
August 4th, 2005, 08:18 PM
eu acho que poderiam have mais lixeiras nas estações... não sei se dentro dos vagões... com os ônibus, funciona... no metrô e no trem, acho que não dá certo pois circulam mais pessoas...

Evandro
August 15th, 2005, 03:33 AM
Infelizmente, isso é conseqüência da falta de educação e cultura da maior parte da população que pega esses trens. Nas poucas vezes em que peguei o trem que faz a linha Itapevi - Júlio Prestes, já presenciei vandalismo de torcidas de futebol, pessoas pulando o muro que divide a linha férrea com a avenida para entrar sem pagar pela janela do vagão, casos de assalto... (eu mesmo já fui assaltado dentro do trem !), discussões, brigas...

Por causa de tudo isso, quando preciso ir para SP, costumo pegar o carro do meu pai, ou então, pego ônibus executivo da Benfica ou da Expresso Regional (Barra Funda), ou então ônibus urbano (Vidazul - Raposo Tavares - Pinheiros). Só pego trem em último caso, ou seja, quando eu saio com um n° grande de amigos para ir à algum evento ou show (8 pessoas, no mínimo).

Vejam só este relato que peguei no Orkut sobre o que acontece dentro dos trens... olhem que coisa bizarra:

CHOCANTE: O POBRE CAGOU DENTRO DO TREM!!! 26/8/2004 15:03

"Trabalho no Ipiranga, e ocasionalmente utilizo-me dos trens da CPTM para ir ao Centro. É prático, rápido e os trens são novos. Ademais, estão sempre vazios fora do horário de pico.

Já presenciei algumas cenas dantescas envolvendo pobres. Ei-las:

CENA 1

Estou num trem novinho. Duas pobres sentam na minha frente, tiram as fivelas do cabelo e começam a entalhar seus nomes nos bancos. Eu as repreendo. Elas riem na minha cara e dizem: "por acaso tu é dono do trem, vacilão?"

CENA 2

Dia chuvoso, trem abafado. Um pobre senta do meu lado, E ACENDE UM CIGARRO! Quando o trem pára na estação, faço sinal para os seguranças, que tiram o folgado pelo pescoço. Não preciso dizer com quem os pobres se solidarizaram. Pensei que ia ser linchado!

CENA 3 - A PIOR DE TODAS!

Estou no trem, vagão vazio, somente na companhia de um idoso e uma pobre com seu filho no colo. Um moleque crescido, de uns 7 anos. Reproduzo o diálogo a seguir:

Moleque: - Mâinha, to mutcho apertadio!

Mãe: -Vixe minino, tamo quase chegandiu, sigura!

Moleque: -Num dá mâinha, to fazendiu nas calça!

Mãe: -Ai minino, num caga nas calça não! Vai ali no cantinhu e fais!

O moleque foi no final do vagão, agachou, e CAGOU DENTRO DO TREM! O velhinho olhava abismado para mim...e eu para ele!

E a mãe ainda apressava o moleque: "vai fio, fais issu logo, que tamu quasi chegandiu"

O moleque cagou, se levantou, e os dois sairam do trem na estação seguinte, como se nada tivesse acontecido.

AGORA PERGUNTO: ALGUM DE VOCÊS JÁ PRESENCIOU UMA CENAS DESSAS?"

:eek2: :eek2: :eek2:

O link para este tópico é:

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=121960&tid=1476521

Smartboy
August 15th, 2005, 04:37 AM
Não sei se vcs já repararam, mas depois que fizeram as conexões gratuitas entre Metrô-CPTM o metro ficou bem mais sujo. Esses dias encontrei várias latinhas de cerveja jogadas nos trilhos da Estação Sé, isso porque nas paredes sempre tem lixeiras. Tinha um vagão que entrei que parecia que tinham jogado um caminhão de lixo dentro. Ou seja, é o pessoal porco e mal educado da CPTM (salvo algumas exceções).
Que coisa!!!

Paulo
August 15th, 2005, 05:04 AM
Evandro, vc jura que vc acreditou nessa história???

PELAMORDEDEUS...

Panzer
August 15th, 2005, 02:34 PM
Hauhauhau quanta mentira que o cara inventou.

O Natalense
August 15th, 2005, 07:04 PM
^^ô povo...

Mahler
August 15th, 2005, 07:51 PM
Tem muitas pessoas que não respeita nada, destroem o que é público e ainda sentem ofendidas caso alguém os repreenda. Chega a ser lastimável. No caso do metrô se não fazem a limpeza, ficará pior que o metrô de Nova Iorque.

Evandro
August 15th, 2005, 11:14 PM
Evandro, vc jura que vc acreditou nessa história???

PELAMORDEDEUS...

Eu já vi pessoalmente moleques mijando entre um vagão e outro com o trem em movimento, fora aqueles que vomitam nos corredores do vagão. Portanto, não duvido muito da história do rapaz... :puke:

RRC
August 15th, 2005, 11:54 PM
No trem nunca vi por que não andod e trem, mas no ônibus já presenciei cena parecida com a número 1.

^Pego o ônibus na Av. Paulista para ir para casa, no trajeto ele passa por diversos colégios, cursinho e faculdades. Ao passar pela Ana rosa entra um monte de adolescente do Etapa, um cursinho bom e valor razoavelmente caro. Uns quatro ou cinco vão parao fundo ond eeu estava sentado começam a conversar sobre vestibular e tal e aí umd eles, do meu lado tira uma caneta e começa a escrever atrás do banco!!!

Mesmo não gostando de me meter me senti obrigado a falar alguma coisa, viei e falei pro cara parar, ele ignorou e eu perguntei se ele era bobo ou tinha algum problema na cabeça pra estragar uma coisa do nada. O carinha retrucou nervosinho perguntando "Cê me chamou de bobo?? chamou de quê, hein, hein??? Aí eu disse chamei de bobo, sim, bobo e babaca porque é vc mesmo que tá pagando por esse ônibus que usa pra chegar em casa, palhaço. (detalhe, só tive essa coragem por que vi que o sujeito era um típico adolescente mal educado de classe média que só falou aquilo porque tava com amigos, se fosse mano ficava na minha, claro). Como levantei a voz chamei a atenção do resto do õnibus e o cara parou, mas o que deu raiva é que fora eu NINGUEM falou nada, nem pra apoiar nem pra repreender. E quando desci do ônibus pontos adiante vi que o sujeitinho tirou a caneta e voltou a rabiscar o banco... triste.

Ariel
August 16th, 2005, 10:59 PM
Eu já vi pessoalmente moleques mijando entre um vagão e outro com o trem em movimento, fora aqueles que vomitam nos corredores do vagão. Portanto, não duvido muito da história do rapaz... :puke:
tb não duvido da historia do cara não ... não que eu tenha visto piás cagando dentro do trem, mas eu já vi sim na praia e na rua ... o pia diz "mãe to apertado" "caga aí meu filho"

balacobaco
August 17th, 2005, 01:12 AM
ah, dá licença... tinha que jogar o povo dos trens numa máquina de lavar

vamso fechar as interligações!

mopc
August 17th, 2005, 04:59 AM
Não pensem que é só no Brasil. Em Berlim, onde estive ano passado, 90% dos vidros do metrô estão rabiscados com nomes e bancos e paredes também. Em Hamburgo e Estocolmo (!!!!!!!!) também vi muito vidro rabiscado, mais do que na CPTM. Por incrível que pareça. Tenho fotos.

Kauã
August 17th, 2005, 03:07 PM
Meu Deus .... onde estamos ....? o povo nao tem cultura e educacao mesmo !!!

Ariel
August 17th, 2005, 11:57 PM
Não pensem que é só no Brasil. Em Berlim, onde estive ano passado, 90% dos vidros do metrô estão rabiscados com nomes e bancos e paredes também. Em Hamburgo e Estocolmo (!!!!!!!!) também vi muito vidro rabiscado, mais do que na CPTM. Por incrível que pareça. Tenho fotos.
é verdade,
teve uma vez ha muito tempo atras que um cara postou ( no forum do iron maiden) uma reportagem sobre o que era encontrado nos trens do metro de londres e aí os ingleses vieram e contaram cada historia que me fez pensar o metro de BH limpinho limpinho!

Menino de Sampa
August 18th, 2005, 12:59 AM
Isso é o que eu mais odeio em São Paulo. Eu nunca vi pessoas de classe média rabiscando o ônibus nem destruindo a cidade quando morei em Porto Alegre.

Luis FTC
August 18th, 2005, 01:16 AM
Isso é o que eu mais odeio em São Paulo. Eu nunca vi pessoas de classe média rabiscando o ônibus nem destruindo a cidade quando morei em Porto Alegre.

Em São Paulo, eu também não.