View Full Version : O que alguns acham do acabamento do metrô

Mahler
August 1st, 2005, 09:45 PM
Muitas opiniões no Orkut.

Arquitetura das estações de São Paulo 31/3/2005 05:20
Com relação a outras estações de metrô pelo mundo afora, posso até citar de Buenos Aires e Santiago, países vizinhos ao Brasil, o de São Paulo tem um acabamento que deixa muito a desejar. Há muitas estruturas em concreto aparente e não fazem acabamento em azulejos, placas de alumínio ou outro tipo de revestimento. Será que as novas estações seguirão este padrão feio? Muitas estações em São Paulo esteticamente são feias comparadas com outras mundo afora.
apagar

Tiago 1/4/2005 05:47
Bom, olhando no site do Metrô parece que as estações da Linha 4 vão ser bem diferentes das atuais, fazendo uso de vidro e cores em degradê, o que na minha opinião vai dar uma cara ao ambiente totalmente diferente das outras linhas.

♬André Tiago, 2/4/2005 05:54
espero que as estações tenham um bom acabamento, acredito que no total da obra o acabamento não é tão caro. Chega de concreto aparente! Na viagem virtual da estação Chácara Klabin no site do metrô não temos noção como será a estação no acabamento.
apagar

Tiago É isso mesmo, André 3/4/2005 06:45
Eu também concordo que um acabamento nas estações faria delas um ambiente muito mais agradável. Aliás, na página que eu te indiquei não há referências sobre isso, mas eu vi em outro lugar que eu não me lembro agora. Além disso, o concreto aparente de muitas estações parece estar "sujo", tem uma cor bem escura.

♬André 3/4/2005 07:42
Porque com um acabamento decente dá idéia de uma obra acabada, agora com este concreto aparente fica feio a estação. As novas estações de metrô de Atenas, Santiago e Madri são pérolas da arquitetura metroviária. Imaginem o revestimento com chapas de alumínio e azulejos, o aspecto da estação seria outra.
apagar

Daniel 13/7/2005 10:25
Naum naum... O bom das Estações de SP eh justamente serem feitas do jeito q são, concreto aparente, etc... Um tipo rústico, q dah a impressão d mais subterrâneo ainda... É exatamente por isso, e por outras coisas, que amo o metrô d SP!

Alexandre Gosto não se discute (muito) 13/7/2005 11:05
Também acho que o metrô de São Paulo adquiriu um estilo próprio por ser do jeito que é. Não acho feio o concreto aparente, desde que bem tratado. Só acho que as estações mais antigas já precisam de uma recauchutagem. Por exemplo, o trecho sul da linha 1 (azul). Mas nada impede a colocação de detalhes em paineis degradês ou azuleijos para quebrar a monotonia. Mas isso até que é feito em algumas estações.

♬André Acabamento 13/7/2005 11:49
é fudamental para qualquer construção.
apagar

Rafael Acabamento das estações 13/7/2005 23:19
Caro colega, o acabamento das estações do metrô de São Paulo não são mau acabadas ou inacabadas, e sim de concreto vitrado (brilhante) e não é barato quando se constroi, pois exige maior trabalho de acabamanto da parede.
Quando se utiliza painéis na parede para cobri o concreto sempre sobra uma fresta, e isso pode ocasionar no aparecimento de ratos e outros incetos como bataras, necessitando de maior controle dessas pragas.
Nas estações da linha 4 e prolongamento da 2, será utilizado o mesmo acabamento das demais linhas, as estações da linha 4 ficaram parecidas com as da linha 2.

Gabriel 15/7/2005 00:12
sim, lógico que é realmente feia aquela estrutura tradicional em Metrô em sao paulo em concreto. Más ninguem pode ver isso como sendo algo obrigatório á 1 cidade pois as estaçõesde Nova York são horriveis, imundas e são meras escadas com 1 lugar pras pessoas c aglomerarem antes d entrar no metro. que aliás é muito melhor criar pequenas estações, iria facilitar muito mais o transporte ao invés de grandes, e por isso poucas, estações. que ficam longe de onde as pessoas moram. não sei porque ninguem teve esse estalo no governo. E a arquitetura de várias estações do metrô ganho muitos premios internacionais pelo projeto arrojado. nenhum metrô do mundo é bonito e colorido nas grandes megalópoles pois realmente não tem como. eh meio que uma regra. são metrôs simples, arrojados e muitos deles com estações pequenas mesmo, como NY.

rustico 16/7/2005 18:22
acho muito bonito o que voces chamam de falta de acabamento.

a linha lilas nao segue esse padrao, nas estacoes elevadas.

♬André O acabamento 18/7/2005 11:23
das novas estações serão diferentes. Terão mais placas de alumínio para revestir as estruturas. Agora dizer que estrutura de concreto aparente é um bom acabamento é gostar do feio. Muitas estações de metrô em construção, cito algumas como Santiago, Buenos Aires, o acabamento predominante é o alumínio que reveste as estruturas.
apagar

! Leonardo questão de linguagem... 21/7/2005 01:01
A maioria das estações do metrô paulistano adotam um estilo próximo ao que chamamos de brutalismo: estruturas aparentes, sistemas aparentes (hidráulica e elétrica), simplicidade para resumir. Ao contrário do que foi colocado, acabamento é muito caro sim! Não à toa que a linha 2 custou US$ 240 milhões por km, no trecho da Paulista. E para uma cidade como São Paulo, escolher entre um "acabamento" e expandir as linhas, é melhor ficar com a segunda opção. Há estações em outros países, lindíssimas, e que utilizam apenas os apectos plásticos do concreto.

Abraços!

Rafael 29/7/2005 01:02
o concreto acaba virando o simbolo de uma cidade grande, ainda mais no caso do metro..seria muito legal (como ja falaram) se explorassem um lado mais artistico/plastico dos materiais que jão são usados nas proprias estações..as vezes pequenas coisas fazem grande diferença, sem perder aquele aspecto urbano que o metro tem que acho que quase todos adoram

Douglas Que Baboseira!! 30/7/2005 15:42
Peço desculpas aos arquitetos desta comunidade, mas q assunto mais chato esse heim... Acho as estações de metrô muito bonitas (principalmente da linha verde), num acho necessário ficar comentando ou comparando esse tipo de coisas...

Menino de Sampa
August 2nd, 2005, 12:20 AM
eu honestamente gosto do concreto da estações de SP. Muita gente fala mal, eu não consigo entender.

Luis FTC
August 2nd, 2005, 04:01 AM
Acho as estações atuais boas. São bem funcionais e estão longe de ser feias.

RRC
August 2nd, 2005, 06:20 AM
Eu também gosto do concreto usado nas estações do metrô paulistano, não é luxuoso como os d eParis ou Moscou mas é muito, muito melhor que os azulejos de Nova Iorque, além de serem muito práticos. Também me agrada oa revetimento de madeira das paredes das plataformas, hoje é meio antiquado, mas acho que dá um aspecto bom.

Mahler
August 2nd, 2005, 09:29 PM
Do contrário que pensava, acabamento é caro sim. Talvez seja por esse motivo que não temos acabamento semelhante a países de primeiro mundo. Mas conforme a opinião de um engenheiro é melhor gastar dinheiro em prolongamento da malha do que gastar em superacabamento.

GRGM
August 3rd, 2005, 03:09 AM
Ah, eu sinceramente acho que é simplista dizer que as estações daqui não têm acabamento e pronto... tem variações de acabamento (ou falta de) entre as estações de São Paulo, as primeiras são as com mais concreto aparente, além da questão de gastos porque o modernismo (que era dominante na época da construção dessas estações) prega isso... se forem ver, por exemplo, as estações da linha verde ou o novo trecho da estação da Luz, já são BEM diferentes, o novo trecho da estação Luz é muito bem acabado, pro meu gosto!

E pra mim, a estação mais feia é justamente a Paraíso, que tem aquele revestimento de azulejos amarelos horrendos, que parecem os de Nova York, que eu concordo com o Rafael, são muito feios, hehehehe

balacobaco
August 4th, 2005, 06:34 PM
EU AMNO O METRÔ DE SÃO PAULO, e acho que o concreto aparente não é feio. eu adoro o concreto aparente, e acho melhor que os azulejos do Paraíso também... para quebrar a coloração tem vários painéis... isso eu acho que ajuda...

não precisamos de um metrô bonitinho, coloridinho. isso aqui é São Paulo, a terceira maior cidade do mundo... e não um parque temático ou um buffet infantil.

schmidt
August 6th, 2005, 01:48 AM
^ Típica mentalidade do brasileiro. "Pra que bonito se feio também funciona?" Assim nosso país se torna mais e mais uma catástrofe do urbanismo.

Mahler
August 6th, 2005, 01:56 AM
Não acho que o metrô de São Paulo seja tão feio assim. Em geral até que é bonito.

Kauã
August 6th, 2005, 02:02 AM
^ Típica mentalidade do brasileiro. "Pra que bonito se feio também funciona?" Assim nosso país se torna mais e mais uma catástrofe do urbanismo.
vao dizer que é disperdicio de dinheiro ... mas o dinehiro é gasto do mesmo modo .... depois ficam reclamando ... com essa mentalidade de nivelar tudo por baixo logo logo chegamos no fundo do poco ~....

Menino de Sampa
August 6th, 2005, 04:10 AM
Só prá constar, eu não concordo com o balacobaco neste ponto. Eu não acho que gastar dinheiro com detalhes estéticos seja disperdício. O fato é que eu realmente GOSTO do concreto do metrô daqui.

Kauã
August 6th, 2005, 04:15 AM
Só prá constar, eu não concordo com o balacobaco neste ponto. Eu não acho que gastar dinheiro com detalhes estéticos seja disperdício. O fato é que eu realmente GOSTO do concreto do metrô daqui.

Eu nao tenho nada contra estacoes de concreto desde que bem feitas tudo é valido, é um estilo que foi adotado ...so nao devemos cair na tentacao de tornar isso um padrao eterno e imutavel

Menino de Sampa
August 6th, 2005, 04:26 AM
Realmente, podem adotar um outro padrão nas novas estações. :okay:

Smartboy
August 6th, 2005, 05:00 AM
O que eu acho cafona são alguns terminais de ônibus acoplado ao Metrô que são de puro concreto que ficaram bem feios como o das Estações Belém ou Bresser (não me lembro) e da Vila Mariana também, aquilo acho que enfeia muito. E a estação do Tietê que de fora é bem feia também, parece uma caixa de sapato.

Kauã
August 6th, 2005, 06:35 AM
O que eu acho cafona são alguns terminais de ônibus acoplado ao Metrô que são de puro concreto que ficaram bem feios como o das Estações Belém ou Bresser (não me lembro) e da Vila Mariana também, aquilo acho que enfeia muito. E a estação do Tietê que de fora é bem feia também, parece uma caixa de sapato.

Quando disse que gostava Me referi as estacaos de metro subterraneas .... esses terminais a que vc se refere realmente sao feios tb nao gosto!!!
Nao acho que seja o concreto em si e sim o projeto modernista ultrapasado que da esse ar decadente

Menino de Sampa
August 6th, 2005, 05:44 PM
Ah sim, aquele terminal da Ana Rosa é toscão.

Mahler
August 6th, 2005, 06:04 PM
Milagre que até agora ninguém criticou a linha lilás.

Mahler
August 6th, 2005, 06:05 PM
Talvez digam que a ponte estaiada da estação Santo Amaro é de péssimo gosto que o acabamento das estações são toscas.

Kauã
August 6th, 2005, 07:05 PM
Estacao ponte estaiada em sto amaro

http://img335.imageshack.us/img335/7682/dsc012362ov.jpg (http://imageshack.us)

http://img335.imageshack.us/img335/315/dsc012404or.jpg (http://imageshack.us)

Uma das estacoes que eu nao gostei foi a giovani gronchi interligada com o terminal joao dias , ela é mal resolvida, feia poderiam ter caprichado mais no projeto

http://img335.imageshack.us/img335/8384/dsc014436qc.jpg (http://imageshack.us)

Quanto a linha que passa junto ao rio pinheiros as estacoes sao legais mas alguem algum dia ja andou nessa linha ...? Ja esperimentou parar nessas estacoes num dia de verao com vento...? parece uma tempestade de areia e o cheiro podre do rio pinheiros é insuportavel

http://img335.imageshack.us/img335/2325/dsc012712st.jpg (http://imageshack.us)

http://img325.imageshack.us/img325/5382/dsc012754kb.jpg (http://imageshack.us)

Menino de Sampa
August 6th, 2005, 09:58 PM
Nossa, eu nem sabia que esta estação ponte estaiada existia, já que quase nunca vou prá esse lado da cidade... eu a achei linda! Agora, a o urbanismo ao redor da Giovanni Grinchi é uma desgraça, que lugar mais feio, pqp! A estação Jurubatuba parece interessante, mas a feirua do Rio Pinheiros detona tudo.

Mahler
August 12th, 2005, 05:52 PM
Essas estações nos dão a noção como serão as novas estações do metrô. Acredito que o acabamento das linhas 2 e 4 serão melhores.

Felipinho
August 13th, 2005, 07:15 AM
que coisa horrivel esse lugar ai na giovani gronchi, conceguiram colocar 4 postes em menos de 10m de calçada, e quem largou 6 pneus assim???? e o governo coloca suas placas com todo orgulho... q triste .... q bosta...:ohno:

Kauã
August 13th, 2005, 11:43 AM
que coisa horrivel esse lugar ai na giovani gronchi, conceguiram colocar 4 postes em menos de 10m de calçada, e quem largou 6 pneus assim???? e o governo coloca suas placas com todo orgulho... q triste .... q bosta...:ohno:
pois é ne!!

GRGM
August 13th, 2005, 11:53 PM
Por falar em placas do governo, uma das coisas que mais me deixa indignado, é que alguns dos piores outdoors da cidade (e olha que pra ser dos piores outdoors dessa cidade tão poluida visuamente, tem que ser feito no capricho, viu!!!) ficam justamente nos colégios do estado! E muitos deles são antigos, e não dá pra ver direito, porque por cima do muro só se vê um outdoor gigantesco, ai ai... :ohno: