View Full Version : Arquitectos guiam visitas a edifícios emblemáticos

Reflex
August 2nd, 2005, 03:14 PM
Ordem criou serviço de organização de percursos temáticos, após ter recebido várias solicitações de grupos estrangeiros Parque das Nações entre as preferências

São sobretudo grupos de arquitectos estrangeiros que têm usufruído do mais recente serviço da Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos (OA), criado para responder a solicitações oriundas de grupos de turistas interessados num acompanhamento especializado de arquitectura na região de Lisboa. O serviço foi criado no início do ano e, até ao momento, organizou cerca de meia dúzia de visitas guiadas a edifícios e equipamentos de «boa qualidade» em Lisboa.

Ricardo Aboim Inglés, arquitecto responsável pelo serviço, explica que «havia uma lacuna neste sector» e que, face à crescente procura, «a Ordem acabou por assegurar esse papel de promoção da arquitectura». A única condição que o arquitecto põe para organizar estes percursos é que as obras a visitar sejam todas de qualidade e, preferencialmente, da autoria de arquitectos portugueses. Contudo, admite que, quando visitam o Parque das Nações, é obrigatório passar pela Estação do Oriente, da autoria do arquitecto catalão Santiago Calatrava.

Com efeito, o ex-recinto da Expo'98 lidera as preferências de quem procura a OA para guiar percursos pela capital. «As pessoas querem muito ir à Expo», diz o arquitecto, explicando que é uma intenção que demonstram quando fazem o primeiro contacto. Ricardo Aboim Inglés admite que o recinto do Parque das Nações «é capaz de ser a face mais visível e o sítio onde há uma maior concentração de projectos de arquitectura contemporânea» e também de espaços públicos de qualidade.

Além da Estação do Oriente, a visita ao recinto inclui passagens obrigatórias pelo Pavilhão de Portugal - famoso pela pala de Siza Vieira, mas ainda não visitável por dentro - e pelo Pavilhão do Conhecimento dos Mares, hoje transformado em Museu da Ciência e projectado pelo arquitecto Carrilho da Graça. É também na zona do Parque das Nações que, segundo Aboim Inglés, se concentram os melhores edifícios de habitação projectados por arquitectos em Lisboa, a sua principal dor de cabeça quando está a organizar estas visitas.

«A pior coisa que me podem pedir é para visitar habitação de qualidade», diz, adiantando que, no concelho, contam-se pelos dedos da mão os edifícios para viver de qualidade excepcional feitos por arquitectos.

Outro dos edifícios que já foi pedido para visitar por um dos grupos que procurou a OA foi a Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, em Campolide, da autoria dos arquitectos Manuel e Francisco Aires Mateus, classificada com o Prémio Valmor em 2002. Da rota dos 'obrigatórios' fazem ainda parte o Centro de Documentação e Informação da Presidência da República, também de Carrilho da Graça, o Mosteiro dos Jerónimos e a Fundação Calouste Gulbenkian. «Levei lá um grupo e ficaram boquiabertos. A Fundação também foi excepcional e mandou abrir tudo, até o grande auditório», disse Ricardo Aboim Inglés, adiantando que, em geral, as entidades têm recebido os pedidos de visita com agrado. «É um reconhecimento para o edifício», diz.

Da lista de participantes já fizeram parte suecos, holandeses e alemães, mas nenhum português. «Houve dois contactos, mas não se concretizaram. Quando dissemos que o serviço era pago e que precisavam de dizer a data e o número de pessoas, não voltaram a ligar», disse. A Ordem procura que o autor do projecto, ou alguém do seu gabinete, acompanhe a visita para falar do edifício.
Fonte: JN (http://jn.sapo.pt/2005/08/02/grande_lisboa/arquitectos_guiam_visitas_a_edificio.html)

Arpels
August 2nd, 2005, 03:24 PM
boa assim o pessoal pode visitar e ganham alguma massa :okay:

Reflex
August 2nd, 2005, 03:26 PM
As visitas não devem ser assim taaao baratas quanto isso...;)

MCarr
August 2nd, 2005, 03:32 PM
As visitas não devem ser assim taaao baratas quanto isso...;)
É justo, afinal de contas é uma visita acompanhada por um profissional muito bem qualificado para a tarefa em causa :naughty:

Reflex
August 2nd, 2005, 03:33 PM
Quem, o guia???:lol:

Arpels
August 2nd, 2005, 03:40 PM
ya o guia é um expert, assim é que se fazem boas visitas guiadas!!

MCarr
August 2nd, 2005, 03:40 PM
Quem, o guia???:lol:
NÃO, A CINDERELA!!! :gaah:

JohnnyMass
August 2nd, 2005, 03:46 PM
mas o preço deve ser uma exorbitancia...conhecendo bem portugal esta é mais uma boa hipotese de chular o turista.

Arpels
August 2nd, 2005, 03:58 PM
poix se houvesse ao menos uma tabela elucidativa :)

JohnnyMass
August 2nd, 2005, 04:01 PM
isso deve ser no minimo vinte euros por cabeça, que o sr arquitecto que serve de guia tambem tem de fazer pela vida então...

Arpels
August 2nd, 2005, 04:08 PM
poix lol, é um profissional caro então!!

Fern
August 2nd, 2005, 04:09 PM
Nao estou a ver muitas dessas visitas guiadas a acontecer mas pronto...

Marco Bruno
August 2nd, 2005, 04:32 PM
o Mcarr podia fazer visitas guiadas a Albufeira!

Reflex
August 2nd, 2005, 05:01 PM
mas o preço deve ser uma exorbitancia...conhecendo bem portugal esta é mais uma boa hipotese de chular o turista.
John, acho que isto responde 1 pouco à tua pergunta...;)
Da lista de participantes já fizeram parte suecos, holandeses e alemães, mas nenhum português. «Houve dois contactos, mas não se concretizaram. Quando dissemos que o serviço era pago e que precisavam de dizer a data e o número de pessoas, não voltaram a ligar», disse.
:|:|:|:|:|:

MCarr
August 2nd, 2005, 08:02 PM
o Mcarr podia fazer visitas guiadas a Albufeira!
Optima ideia, o meu profundo conhecimento de Albufeira aliado ás minhas excelentes qualidades de comunicativas fazem de mim uma boa escolha para esta tarefa :gaah:

JohnnyMass
August 2nd, 2005, 08:31 PM
podem-me contratar a mim que levo menos e se calhar faço um serviço melhor.:D

Reflex
August 2nd, 2005, 08:45 PM
Para fazer o quê, John??

JohnnyMass
August 2nd, 2005, 09:11 PM
para fazer de guia então...havia de ser pra quê?

Arpels
August 2nd, 2005, 09:17 PM
lol :D

Reflex
August 2nd, 2005, 09:57 PM
Em Albufeira ou a mostrar os edificio emblemáticos lisboetas?

Phobos
August 2nd, 2005, 10:37 PM
A ideia é optima,mas eu só não entendo porque só se mostram os edificios feitos por arquitectos portugueses.Isso não faz lá muito sentido para mim.

JohnnyMass
August 2nd, 2005, 11:16 PM
edificios emblematicos lisboetas reflex...

MCarr
August 8th, 2005, 05:54 PM
para fazer de guia então...havia de ser pra quê?
Só se for para guiar as bifas da praia da oura por caminhos pouco recomendaveis :naughty:

Arpels
August 8th, 2005, 07:50 PM
:rofl: