View Full Version : Bondes da Barra - Prefeitura do Rio apresenta plano, orçado em R$ 720 milhões

Diogo_Gardoni
August 7th, 2005, 10:18 PM
Sistema VLT da Barra prevê o uso de ônibus

http://doweb.rio.rj.gov.br/sdcgi-bin/om_isapi.dll/bondes%20da%20Barra.jpg.gif?infobase=28092004.nfo&object=bondes%20da%20Barra.jpg&softpage=_recs

Luiz Ernesto Magalhães

O projeto da prefeitura para implantar um sistema de VLT (bonde moderno) entre a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes prevê a instalação de 26 estações ao longo de 18,9 quilômetros das avenidas das Américas e Genaro de Carvalho. Os pontos, distantes 755 metros entre si, seriam vizinhos ao principais shoppings e condomínios desses bairros. Os dados constam de um estudo de demanda, entregue na sexta-feira à Secretaria municipal de Transportes, pela empresa francesa Systra, contratada para desenvolver o plano.

Embora o prazo de implantação do sistema seja de quatro anos e meio, o secretário municipal de Transportes, Arolde de Oliveira, acredita ser possível criar um serviço provisório, com ônibus, para atender a Barra e o Recreio, até os Jogos Pan-Americanos de 2007.

— Isso nos daria tempo de preparar a licitação para implantar o serviço em definitivo. O plano inicial é que o prazo de concessão seja de 25 anos — disse Arolde.

A implantação completa do sistema, que a prefeitura pretende fazer por concessão à iniciativa privada, tem um custo estimado de R$ 720 milhões. O investimento maior (46,5%) se refere à importação dos 32 carros elétricos que seriam usados na linha. Segundo o estudo, o custo para a implantação do serviço sairia pela metade do custo da adoção de um serviço de metrô de superfície, como na Linha 2.

O valor da tarifa ainda não está estipulado. Dependem de estudos complementares a serem entregues no fim do mês. O trabalho deverá propor alternativas tarifárias, com e sem subsídios do município.

Uma estação central nas proximidades do Cebolão

Pela proposta, os trens circulariam a uma velocidade média de 27,7 quilômetros/hora, pelo canteiro central das vias, onde também seria o embarque.

O projeto propõe a criação de uma estação central próxima ao Cebolão, para receber passageiros de outros serviços de transportes projetados para a região: o corredor T-5 (linha de VLT entre a Barra e a Penha) e a Linha 4 (Barra- Morro de São João, em Botafogo). O número de usuários para o serviço a curto prazo é estimado entre 98,5 mil e 139 mil por dia. O total vai depender de negociações para a integração do VLT às linhas de ônibus já existentes e a implantação do metrô e do T-5.

— A integração supõe a adoção de uma tarifa única entre o bonde e os demais sistemas — explicou Raymond Glas, do Departamento de Planejamento de Transporte da Systra.

A adoção de coletivos na linha também foi prevista no plano. O investimento inicial em ônibus, que teriam que ser do tipo articulados, é sete vezes inferior ao do bonde moderno. Mas nesse caso, a capacidade do sistema de aceitar a entrada de mais passageiros sofre redução.

Veículos passariam em intervalos de dois minutos

Caso sejam usados os bondes modernos, a capacidade do sistema seria de 13 mil passageiros por hora em cada sentido, com os veículos passando a intervalos de dois minutos. No caso da adoção de ônibus, a capacidade do sistema cai para cerca de 5 mil/hora.

Inexistência de terreno é o principal entrave

O consultor Raymond Gras, da Systra, aponta a falta de um terreno público com pelo menos 50 mil metros quadrados, nas vizinhanças da Avenida Salvador Allende, como o principal obstáculo para a implantação do bonde moderno, já que resultaria em desapropriações. A necessidade de área ocorre porque a manutenção dos trens exigirá a construção de uma oficina especializada. Sua implantação na Barra está descartada devido à falta de áreas livres.

— É um obstáculo que teria que ser superado. Mas, ambientalmente, o serviço tem mais vantagens que os meios de transporte existentes. Por circularem sobre uma espécie de colchão de ar, provocam pouco ruído — disse Gras.

O projeto sofreu adaptações no trecho do Recreio. A idéia inicial era de que os trens entrassem no bairro pelo canteiro central da Avenida Salvador Allende, mas o espaço não seria suficiente. Optou-se, então, pela Avenida Genaro de Carvalho, onde estão previstas cinco das 26 estações do projeto.

Cinco viadutos e passarelas no trajeto do VLT

A adoção do serviço exigirá ainda a implantação de pelo menos cinco viadutos e passarelas para desviar o tráfego dos carros dos bondes. Na maior arte do traçado, porém, será possível implantar o serviço no próprio canteiro central, sem reduzir o espaço para a passagem de carros pela Avenida das Américas.

O projeto prevê estações próximas às seguintes áreas: Tijucamar, Jardim Oceânico, Shopping Cittá América, Condomínio Porto dos Cabritos, Condomínio Lagoa Marsul, Rua Gilson Amado, Rua Ricardo Marinho, Rua General Santander, Condomínio Nova Ipanema e Cebolão.

A partir daí, o percurso incluiria estações na altura do Bosque da Barra, Condomínio Santa Marina, Condomínio Novo Leblon, Condomínio Santa Mônica, Hospital Rio-Mar, Condomínio Interlagos e Condomínio Pedra de Itaúna.

Antes do bonde da Barra, planos que ficaram no papel

O trecho final teria estações próximas ao Condomínio Pontões da Barra, Avenida Salvador Allende, escola de pilotagem Helimar, Condomínio San Francisco e Avenida Benvindo de Novaes. Nesta última, o bonde entraria na Avenida Genaro de Carvalho, que teria estações na altura do Recreio Shopping e das ruas Viriato Silva e Giomar de Novaes.

O bonde da Barra não é o primeiro projeto proposto pela prefeitura para a região. Outras idéias acabaram não saindo do papel por falta de recursos. Ano passado, o município propôs investir num trecho da Linha 4 do metrô, entre a Gávea e o Jardim Oceânico. A proposta foi anunciada após abandonar o Trans-Pan, que previa linhas de VLTs entre a Barra e os aeroportos do Rio.

Panzer
August 7th, 2005, 11:12 PM
Seria otimo mas achei exagerado pagar mais de 10 milhoes para cada bonde.

neosoux
August 8th, 2005, 12:43 AM
Parece mto legal esse projeto!!
E a infraestrutua de transporte de massa no Rio é patética, não?

balacobaco
August 10th, 2005, 12:55 AM
eu acho o VLT muuuuuuito bonito...... sempre quis andar num...............mmas olhando pelas fotos eu tenho a impressao de ele ser lento... qual a velocidade num negocio destes?

Diogo_Gardoni
August 10th, 2005, 03:09 AM
^^^ Se eu não me engano, de 30 a 40 km por hora.

neosoux
August 10th, 2005, 05:04 AM
eu acho o VLT muuuuuuito bonito...... sempre quis andar num...............mmas olhando pelas fotos eu tenho a impressao de ele ser lento... qual a velocidade num negocio destes?

Pela proposta, os trens circulariam a uma velocidade média de 27,7 quilômetros/hora, pelo canteiro central das vias, onde também seria o embarque.

Otis LA
August 11th, 2005, 06:48 PM
A velocidade média seria de 27,7 km/h... parece pouco, não? Mas a velodidade média em muitos corredores de ônibus exclusivos do país não atinge 20 km/h... aqui em Goiãnia, por exemplo, é de apenas 13 km/h...

tkr
August 11th, 2005, 06:49 PM
Otis LA, não sabia que você é de Goiânia. Achei que eu era o único aqui. ;)

balacobaco
August 11th, 2005, 10:50 PM
ah, então o metrô é muito melhor... mas de fato, estes bondes mdoernos são muito bontos!!!

samba_man
August 12th, 2005, 08:07 AM
Nossa.....esses bondes estão supimpas :eek2:

Otis LA
August 12th, 2005, 06:57 PM
Os VLT são lindões. Em Goiânia, esta semana, houve o Congresso Brasileiro de Transporte Urbano e a Alstom levou uma maquetinha do VLT que fabrica. Mas as linhas são caras, bem mais caras que corredores de ônibus. Na Europa, eles são a evolução dos bondes, as centenas de cidades que os possuem tinham bondes, historicamente, mas no Brasil tem que se começar praticamente do zero... além do mais, os VLT são adequados para capacidades de passageiros apenas um pouco acima do que os corredores de busão. Curitiba está em um impasse: se passa do biarticulado para o VLT ou metrô, se bgasta bilhões ou zilhões... aposto que eles vão escolher batalhar pelo metrô, eles têm um sistema bom e não investiriam bilhões para ter um sistema um pouco melhor, partirão para algo mais definitivo, como o metrozão. Auqi em Goiânia o projeto do VLT está paradíssimo. Os defensores do ônibus estão fortes, com novidades, como ônibus a gás, híbrido, biarticulado etc. Acho que as linhas VLT no Brasil não vingarão... infelizmente...

Menino de Sampa
August 13th, 2005, 02:47 AM
Interessante como no Rio eles não tem escrúpulos de propor projetos caros que seriam considerados "fúteis" aqui em SP. Não é à toa que o Rio tem o melhor urbanismo do Brasil e São Paulo o pior!

zeh
August 13th, 2005, 06:49 AM
Gosto desta opção mas a prefeitura podia ter começado o projeto antes e n ter abandanado a linha 4 do metro...

oengenheiro
August 15th, 2005, 07:10 AM
Todos esses projetos do pan são na verdade factoides do Cesar Mala, veja o metro
linha 4, foi só o Cesar Mala ganhar a reeleição e a ideia foi abandonada, é muitas coicidência. Na verdade o Rio tem o pior urbasnismo do Brasil, com certeza pior
que o de São Paulo.Aqui no rio não se pode acreditar em nada que os políticos daqui falam. Os Molequinhos em 8 anos de governo construiram duas estações de metro.
Siqueira Campos e Cantagalo que ainda não está pronta. Aqui no rio tudo é esculhambado,nada funciona, a polícia então... O que existe aqui é um monte de carioca alienado que pensa que o Brasil inteiro é violento e esculhambado como aqui no Rio. Exemplos, aqui a noite ninguem respeita semaforo senão pode ser assaltado,
o Cesar Mala teve a boa ideia de pintar as casas de umas das mais de 500 favelas do rio e os traficantes proibiram dizendo que estava facilitando o trabaho da policia pois os policiais diziam pelo radio que o suspeito entro na casa verde ...
O transito daqui está pior que o de São Paulo, foi que apontou uma pesquisa da FGV
que leva em consideração o tempo de deslocamento casa trabalho, e niguem faz nada,
o metro aqui tem se expandido a taxa de 500 m a cada 4 anos.Os trens daqui são uma
vergonha, imundos muito piores que os da linha F de São Paulo.Em São Paulo pelo menos as linhas C,D,E foram modernizadas.Aqui as favelas estão lado a lado dos bairros nobres e não tem saneamento básico.
Exemplo
São Conrado - Rocinha - Vidigal
Leblon - Vidigal
Ipanema - Cantagalo
Copacabana - Pavão
Botafogo - Dona Marta
Flamengo - Viuva
Tijuca - Boreu
Penha - Maré e Complexo do Alemão, vila do João
Etc, quase todos os bairros estão cercados de favelas com tiroteios
com fuzis e metraladoras constantes, balas tracantes, .30 munição anti aerea.
Em muitos bairros viaturas da policia não podem entrar pq são metraladas.
A policia daqui e em geral muito corrupta e sempre que te param numa blitz tentam
arrancar uns trocados. As blitz aqui podem ser de bandidos disfarçados de
policia, policia roubando, policia trabalhando ou blitz de bandidos sem disfarçe mesmo.
E ainda tem carioca dizendo que o rio tem o melhor urbanismo do Brasil !
O que existe aqui é uma onda de que roupa suja se lava em casa e que só reclamar não adianta nada, que piora o turismo, que é muito falada nas tvs locais e que os politicos cariocas tanto repetem o que muitos cariocas aceitam.
Antes que perguntem porque não vou embora daqui já respondo que não posso ir por motivos profissionais.

Panzer
August 15th, 2005, 01:24 PM
Desculpa ae engenheiro mas tu é paulistano ou carioca?

Otis LA
August 15th, 2005, 06:11 PM
Otis LA, não sabia que você é de Goiânia. Achei que eu era o único aqui. ;)
~Sim, sou arquiteto... vc esteve no Congresso Brasileiro de Transporte semana passada?

Mahler
August 15th, 2005, 06:55 PM
Interessante como no Rio eles não tem escrúpulos de propor projetos caros que seriam considerados "fúteis" aqui em SP. Não é à toa que o Rio tem o melhor urbanismo do Brasil e São Paulo o pior!

Mas ainda São Paulo investe mais em transportes. Um bom exemplo é a linha 4 que será muito moderna.

oengenheiro
August 17th, 2005, 05:00 AM
Não sou nem paulistano nem carioca.

Desculpa ae engenheiro mas tu é paulistano ou carioca?

WallyP
August 17th, 2005, 06:06 AM
Isso aí está me cheirando mais um bairrista disfarçado.
whatever...
cuidado coma DENARC..ohohohoho..ela tá descobrindo tudo na internet.

oengenheiro
August 18th, 2005, 05:45 AM
Com quais fatos que eu citei acima vc não concorda ?
Se disser que não concorda com nenhum vou achar que vc não mora aqui.
Isso aí está me cheirando mais um bairrista disfarçado.
whatever...
cuidado coma DENARC..ohohohoho..ela tá descobrindo tudo na internet.

Baianóide
August 18th, 2005, 05:59 AM
O Rio de Janeiro continua lindo e sempre será lindo. Apesar dos apesares, continuará sendo uma das mais belas cidades do mundo, senão do universo. Esse VLT vai ficar muito jóia e o design do veículo é muito bom.

zeh
August 18th, 2005, 06:38 PM
OENGENHEIRO: faço um convite! MUDE-SE é a melhor opção... e volte para o PARAISO onde você nasceu, se é q ele existe!

WallyP
August 18th, 2005, 08:30 PM
Zeh, você acha que ele mora aqui?
Ele simplesmente pegou algumas informações que todo mundo está cansado de saber e botou num tópico nada á ver. É alguém disfarçado que quer zonear o fórum rebaixando a cidade. Normal. Mais um que será descoberto.

Panzer
August 18th, 2005, 09:06 PM
Olha pessoal acho que ele é mineiro viu porque um paulistano nao iria falar tanto em favela sabendo que em SP tem mais favela do que no RJ e é mais violenta tambem.

Luis FTC
August 19th, 2005, 12:10 AM
Zeh, você acha que ele mora aqui?
Ele simplesmente pegou algumas informações que todo mundo está cansado de saber e botou num tópico nada á ver. É alguém disfarçado que quer zonear o fórum rebaixando a cidade. Normal. Mais um que será descoberto.

Perfeito. Só que o outro é esse tal de Panzer, que é superbairrista, só que ao contrário, contra SP.

WallyP
August 19th, 2005, 05:38 AM
Pois é Luis, isso serve para todos.
Cara, é muito ruim esse clima bairrista aqui no fórum. Todo mundo se trata super bem, e derepente entra ou outro que acaba criando confusão aqui.
Nós estamos cansados de saber dos problemas das cidades brasileiras, da feiúra de algumas áreas, da violência, das enchentes, de tudo, sem falar que o Brasil não é só Rio de Janeiro e São Paulo. Seria bom que ao menos aqui no fórum todo mundo valorizasse as coisas boas ou sugestões para o melhoramento de nossas cidades e não ficar desvalorizando elas. As vezes acho que algumas pessoas pensam que o Brasil vai se separar algum dia. Sonho. Já foi o que tinha que ser separado, o Brasil vai ser o que é agora, sul, sudeste, nordeste, blá blá, .... Por isso em vez de pensar "O Sul é meu país", "Minha pátria é São Paulo", "República do Rio de Janeiro", e outras frasesinhas idiotas que nunca vão ser concretizadas, deveriam é pensar no Brasil como um todo.