Arpels
August 24th, 2005, 08:22 PM
deem ai ideias de onde se poderia instalar um excelente museu na cidade do Porto, um palacio ou algo parecido com dimenssões suficientes para albergar todas as pessas paciveis de serem expostas num museu.
|
View Full Version : Museu central do Porto Arpels August 24th, 2005, 08:22 PM deem ai ideias de onde se poderia instalar um excelente museu na cidade do Porto, um palacio ou algo parecido com dimenssões suficientes para albergar todas as pessas paciveis de serem expostas num museu. Arpels August 24th, 2005, 08:23 PM não esquecer que seria uma coisa tipo Louvre ou Prado mas verssão Portuense!! Filipe_Golias August 24th, 2005, 08:30 PM Agora puseste-me a pensar... e ainda não me veio assim nenhum sitio passivel de receber tal estrutura. Arpels August 24th, 2005, 08:31 PM que tal o paço episcopal? podiam por o Bispo a viver noutro lado :? Barragon August 24th, 2005, 08:39 PM Iria ser no Dragom :D Phobos August 24th, 2005, 08:44 PM Eu não estou a ver um lugar também,talvez naquele predio comprido ao lado do Mosteiro da Serra do Pilar.O que funciona lá hoje? Arpels August 24th, 2005, 09:04 PM não to a ver Phobos :sly: Phobos August 24th, 2005, 09:17 PM Acho que eu me referia ao proprio mosteiro Arpels :hammer: Reflex August 24th, 2005, 10:26 PM Eu confesso que não conheço muito bem os edificios portuenses a fundo para saber quais as soluções...O Palácio da Bolsa exteriormente parece-me 1 boa solução, mas não faço ideia de como é o interior, quais as suas caracteristicas...:| Barragon August 25th, 2005, 12:08 AM Penso que o museu central do porto devia ser um novo do Siza de raiz! Viriatox August 25th, 2005, 12:18 AM Não acham que Serralves ja cumpre (ou caminha cada vez mais em esse sentido) com a função de museu e grande polo/atractivo cultural da cidade? Reflex August 25th, 2005, 12:28 AM ...porque é que ainda estou à espera que apareça por aqui alguem a dizer "Eu acho que o museu central do Porto devia ser em Gaia"??:| Sorte a nossa nao haver por aqui politicos... Barragon August 25th, 2005, 12:31 AM O Serralves pode ser aumentado? JohnnyMass August 25th, 2005, 02:00 AM o museu de arte contemporanea já é sem serralves...não me parece que seja viável destruir mais o jardim para meter lá outro edifício. assim edifícios grandes no porto não estou a ver mais nenhum...só se fosse aquele palácio na parte sul da praça da liberdade que eles querem transformar em hotel de charme. Barragon August 25th, 2005, 02:17 AM Pronto .... então têm que fazer um novo.... em Gaia :laugh: JohnnyMass August 25th, 2005, 02:19 AM em gaia não!! Ainda há muito espaço ali na avenida da boavista!! Descobri lá um palacete este fim-de-semana!!!!:eek::drool: Arpels August 25th, 2005, 10:24 AM Acho que eu me referia ao proprio mosteiro Arpels :hammer: :) poix o mosteiro não dá, de quqlquer maneira acho k preferencialmente devia ser no Porto. Herrmando August 25th, 2005, 01:40 PM na avenida da boavista ha mtos palacetes fabulosos! Arpels August 25th, 2005, 02:13 PM fotos elucidativas Herr? :) Barragon August 25th, 2005, 02:28 PM Herr e são grandes? Herrmando August 25th, 2005, 02:58 PM Nao tenho fotos:( Um destes dias eu faço um thread com edificios da avenida da boavista;) De qq maneira, sao mto pequenos para albergar um museu... Barragon August 25th, 2005, 03:03 PM Pois... só mesmo se aumentarem Herr :) Estamos ansiosos por essas fotos da Av da Boabista :) Arpels August 25th, 2005, 03:47 PM ya pode sempre levar um acrescento com nivel para ter espaço suficiente para albergar um museu!! Filipe_Golias August 25th, 2005, 06:31 PM assim edifícios grandes no porto não estou a ver mais nenhum...só se fosse aquele palácio na parte sul da praça da liberdade que eles querem transformar em hotel de charme. Johnny! Era esse mesmo que eu queria dizer ontem, mas fiquei sem net até me ir deitar... :gunz: :bash: O palácio das Cardosas era excelente! Apesar de lá estar o Banco Sottomayor, mudavam-se e pronto! :lol: Mais "central" que a baixa não existe! :D Mas se vão lá meter um hotel, borram-me já a pintura toda... Arpels August 25th, 2005, 07:02 PM poix esse fica excluido a partida assim :( não ha ai nenhuma foto dele não? Filipe_Golias August 25th, 2005, 07:11 PM poix esse fica excluido a partida assim :( não ha ai nenhuma foto dele não? É dificil achar alguma porque normalmente as fotos são todas tiradas para o outro lado para apanhar a câmara e a estátua de D. Pedro :D http://www.aquimaria.com/html/forum-tripeiro-02.html (edificio à esquerda - não se vê mas tem uma valente frontão) Arpels August 25th, 2005, 07:14 PM não aparace foto so X :( Filipe_Golias August 25th, 2005, 07:19 PM Pois, não dá mesmo pra ver então... Encontrei este palacete que até nem conhecia: http://www.portoxxi.com/cultura/fotos/fotog_52_0.jpg Está ocupado pela PT e CTT :bash: Arpels August 25th, 2005, 07:22 PM parece ser granjola para o efeito :sly: Filipe_Golias August 25th, 2005, 07:28 PM Esqueci-me de dizer que é na praça da Batalha... E FINALMENTE, encontrei uma foto das Cardosas! Tive de procurar em fotos na Av. Aliados, lol! :D Ó pra ele tão jeitoso lá oa fundo: http://www.portoxxi.com/cultura/marcar.php?ref=130&num=2 E já agora, tinha de por esta que está.... excepcional! http://www.portoxxi.com/cultura/marcar.php?ref=130&num=1 Filipe_Golias August 25th, 2005, 07:43 PM Outra das Cardosas (já dá pra ver bem a fachada): http://www.portoxxi.com/album/marcar.php?id=14 Arpels August 25th, 2005, 07:55 PM é bem centralizado tem é pouco passeio :yes: Filipe_Golias August 25th, 2005, 08:08 PM Tem mais que o normal... mas a rua em frente é bem larga, por isso, no prob. Arpels August 25th, 2005, 08:20 PM o que funciona actualmente no palacio da bolssa Filipe? Herrmando August 25th, 2005, 08:26 PM O palacio das cardosas é fenomenal. Essa ultima foto nao dá para se ter noção do tamanho q aquilo tem... Arpels August 25th, 2005, 08:27 PM deve ter um pateo central tambem :? Barragon August 25th, 2005, 08:40 PM é bonito esse palácio :okay: Filipe_Golias August 25th, 2005, 09:39 PM o que funciona actualmente no palacio da bolssa Filipe? É a Associação Comercial do Porto. Há 171 anos já... Filipe_Golias August 25th, 2005, 09:42 PM O palacio das cardosas é fenomenal. Essa ultima foto nao dá para se ter noção do tamanho q aquilo tem... Não dá, mas aquela anterior (vista aérea da baixa) dá para ver ao fundo da praça da Liberdade, a extensão do edificio e - @Arpels - dá pra ver que é estreito demais para ter um páteo central. Phobos August 25th, 2005, 10:45 PM Esse palácio das Cardosas seria sim uma boa solução.A localização não podia ser melhor! JohnnyMass August 25th, 2005, 11:09 PM Herrmando, o palacete da Boasvista que falei é aquele mesmo em frente ao pingo doce, antes da ponte da VCI. Ta a ser restaurado agora... Phobos August 26th, 2005, 12:08 AM Já que se falou no Serralves aqui,olhem só esta notícia sobre o dito cujo. Serralves Postal de referência É impossível dissociar o Parque de Serralves, integrado na freguesia de Lordelo do Ouro, da Casa ou do Museu de Arte Contemporânea homónimos. Como é impossível hierarquizar os níveis de interesse e estética de um espaço com 18 mil hectares de terreno minuciosamente pensados e executados de forma independente, sem perturbar a harmonia global do recinto. De fruição distinta dos restantes parques da cidade - não é possível calcar a relva ou espalhar uma manta na sombra das árvores, por exemplo -, o de Serralves, na Rua D. João de Castro, foi concluído em 1940, obedecendo ao projecto de Jacques Gréber que, a pedido do Conde de Vizela, fez dele o primeiro jardim privado concebido em Portugal, na primeira metade do século XX. Se a ideia é usufruir sem deitar, rebolar, sentar ou merendar nos extensos tapetes verdes, a prática observada comprova que o parque que dá acesso à Quinta do Mata Sete, a um dos maiores roseirais do país, a uma colecção de plantas aromáticas, ao jardim das cameleiras e ao jardim do Relógio do Sol, será um dos melhores lugares da cidade para fotografar ou ser fotografado. Mas o conceito não fica circunscrito à simples contemplação. A Casa de Chá, instalada no meio do corte de ténis, e a esplanada do Museu oferecem, além do silêncio e da vista panorâmica sobre o parque, uma generosa lista de chás e pratos vegetarianos concebidos pelo "chef" Miguel Castro Silva. Oito esculturas no jardim Protagonizados pelo "lago romântico", no qual desaguam as quedas de água, os jardins da Casa foram recentemente reabilitados, tendo-lhes sido retirados os inúmeros canteiros de flores vermelhas para que lhes fosse devolvida a aparência origi- nal dos anos 40. No meio do arvoredo, e quando menos se espera, tropeça-se numa das oito esculturas de artistas plásticos como Dan Graham, Ângelo de Sousa ou Alberto Carneiro. E há ainda a exposição "Folhas, Flores e Frutos" - documentário fotográfico em tamanho grande das espécies que habitam o parque. Se é difícil visitar o Parque sem entrar no Museu, além da exposição permanente que integra obras de Helena Almeida, Eduardo Batarda ou, Fernando Calhau, a exposição patente, neste momento, é de Thomas Schütte e chama-se "Obras Políticas" e a mostra do pintor israelita Moshe Kupferman. Na biblioteca reside a exposição "Sem Comentários" e na Sala do Serviço Educativo permanece "Colecções Imprevistas", um concentrado de trabalhos realizados por crianças. Na Casa de Serralves, exemplar único da arquitectura Art Déco e originariamente concebida como residência particular, continua patente ao público a exposição de todos os materiais impressos do artista belga Ernst Caramelle. serralves Postal de referência Casa de Serralves Do património de Serralves classificado, em 1996, como "Imóvel de Interesse Público", fruto do seu relevante interesse arquitectónico, destaca-se a Casa reservada à apresentação de exposições temporárias. Concluída em 1940, com projecto do arquitecto português Marques da Silva, a Casa de Serralves constitui um exemplar significativo da obra de um dos mais proeminentes arquitectos e decoradores dos anos 20/ 30. Almoçar em Serralves Almoçar na esplanada de Serralves pode ser opção a considerar. O buffet custa 9,85 euros. A Casa de Chá abre às 12 horas com requintados pratos vegetarianos. Como chegar Edificado na Rua de João de Castro, na freguesia de Lordelo do Ouro, a entrada no Museu é gratuita para os visitantes que tenham até 18 anos e para os estudantes. O bilhete normal de entrada no Museu e Parque custa 5 euros, havendo desconto de 50% para maiores de 65 anos. Os autocarros 3, 19, 21, 35, e 78 têm paragens em frente ao recinto, que fecha quase sempre às 20 horas. Excepcionalmente, às sextas e sábado encerra às 22 horas. Aves do jardim No Verão, é possível ver o que se torna invisível no Inverno bolbos, cogumelos e flores assinalam a presença de algumas aves e a situação dos campos de cultivo ilustram as estações. fonte:JN (http://jn.sapo.pt/2005/08/25/grande_porto/serralves_postal_referencia.html) JohnnyMass August 26th, 2005, 01:37 AM que sítio fantástico que é Serralves...e o buffet não tá nada caro. vou de certeza usufruir deste espaço com alguma frequência!!!:yes:...tenho no entanto pena que tenham retirado os canteiros com as flores vermelhas...eram imagem de marca. Arpels August 26th, 2005, 12:07 PM o jardim é de acesso livre certo? Filipe_Golias August 26th, 2005, 05:10 PM o jardim é de acesso livre certo? Errado. Pagas 2,50 € (1,25 € se fores estudante, idoso ou tiveres cartão jovem) JohnnyMass August 26th, 2005, 05:13 PM pois claro que se paga...não é um jardim qq... Filipe_Golias August 26th, 2005, 05:16 PM pois claro que se paga...não é um jardim qq... É... aqui não se pode MESMO pisar a relva por mais tuga que se seja :D JohnnyMass August 26th, 2005, 05:22 PM o que em portugal nem é assim tão pouco frequente. Filipe_Golias August 26th, 2005, 05:24 PM É como no min-golf: "Não pisar a pista"... PUMBA! Uma pisadela! :doh: Arpels August 26th, 2005, 05:29 PM :( no jardim da Gulbenkian não se paga!! JohnnyMass August 26th, 2005, 08:01 PM é diferente... Barragon August 26th, 2005, 08:08 PM Pagas no jardim botânico! Herrmando September 14th, 2005, 12:44 AM Falou-se aqui dos palacetes da avenida da boavista. Quando passei pelo Burgo passei logo ali em 50 metros em dois belos casarões. http://i8.photobucket.com/albums/a45/herrmando2/DSC04105.jpg http://i8.photobucket.com/albums/a45/herrmando2/DSC04108.jpg Este último foi um falado pelo JohnnyMass... Também, mesmo em frente ao Burgo, há um antigo pavilhão industrial (?) que poderia perfeitamente, com algumas obras de adaptação, servir para o propósito falado neste thread. Tem como grande vantagem também a grande área livre à frente, que poderia ser transformada numa bela praça: http://i8.photobucket.com/albums/a45/herrmando2/DSC04121.jpg Arpels September 14th, 2005, 12:48 AM são bonitos mas pequenos para um museu grande :yes: Phobos September 14th, 2005, 12:51 AM O palacete do meio é lindíssimo.Que rico estilo de viver que os burgueses do Porto tinham nessa época. Arpels September 14th, 2005, 12:54 AM o Porto sempre foi uma cidade muito prospera e burgueza Phobos :yes: Barragon September 14th, 2005, 02:14 AM Muito bonitos esses casarões..... esse pav industrial achas que ficava bem requalificado... ou destruía-se e fazia-se uns 30 andares? Filipe_Golias September 14th, 2005, 04:29 AM Dava era um belo tribunal dos pequenitos :D Tem todo o ar disso, hehe. Arpels September 14th, 2005, 11:10 AM :sly: como assim Filipe? Barragon September 14th, 2005, 03:46 PM Bem ........ ó Filipe... tribunal dos pequenotes???? Arpels September 14th, 2005, 04:23 PM deve ser algo parecido com o Portugal dos pequenotes :) Barragon September 14th, 2005, 06:32 PM :lol: Arpels September 14th, 2005, 06:52 PM ele ta ai e ja expilica :) Arpels September 14th, 2005, 06:53 PM engraçado como o segundo palacete faz lembrar a arquitectura do Palacio Sotto Mayor em Lisboa :sly: que obras serão aquelas? Filipe_Golias September 14th, 2005, 07:01 PM deve ser algo parecido com o Portugal dos pequenotes :) :yes: É o modo como as janelas estão (altas, estreitas e próximas) que me faz lembrar um edificio de tribunal. Só que como é pequeno demais... :D Arpels September 14th, 2005, 07:05 PM ahhhhhhhhhhhhhhhhh tambem pode ser para um tribunal dos grandes, assim não cabem nas janelas para fugir :yes: Barragon September 14th, 2005, 07:44 PM Faz-se aí o PortoGal dos pequeninos!! Arpels September 14th, 2005, 07:45 PM dos caninos so há um, Coimbra e mais nenhum :sleepy: Barragon September 14th, 2005, 07:48 PM Em Coimbra é o Portu GAL este era o Porto GAL... notice the difference? Arpels September 14th, 2005, 07:49 PM sim mas mesmo assim é muito parecido e iraia dar raia com os direitos de autor :( Barragon September 14th, 2005, 07:53 PM :lol: pois.... mas pronto aquilo está é bom para demolirem :crazy2: Arpels September 14th, 2005, 07:54 PM tambem acho :D Herrmando September 14th, 2005, 11:21 PM Não é assim tão pequeno... Dá impressão por causa da distância e do mato à volta. Eu acho que se podia recuperar e fazer qq coisa engraçada ali... Barragon September 15th, 2005, 01:14 AM O que sugeres Herrmando.. já que conheces o edifício melhor que nós! traveler September 15th, 2005, 02:10 AM Eu tenho uma ideia. O Porto devia ter o maior Museu de Arquitectura de Portugal. Feito por o mestre, Siza vieira. Um musei dele mesmo. Estilo Funky. O porto ja tem a casa da musica. Tambem o museu seralves e agora presiza um museu do siza? Just an idea. Petronius September 15th, 2005, 07:49 PM desculpem acabar com a brincadeira, mas vocês esquecem-se que o porto já tem um museu central e esse museu chama-se Museu Soares dos Reis. :sleepy: que todo o mundo parece esquecer , já eu tinha reparado, inclusive o digníssimo presidente de câmara da cidade, que resolveu tapá'-lo com aquele lixo das obras do túnel :sleepy: Enfim, o nosso Soarezinho deve revolver no túmulo... Petronius September 15th, 2005, 07:51 PM Sobre os palacetes, acrescento ainda que a zona de Campanhã, essa também votada ao abandono com frequência, :sleepy: possui dos mais belos exemplares de palacetes existentes na muy nobre e invicta cidade :sleepy: e pronto agora já posso parar de falar assim e voltar à normalidade :lol: Barragon September 15th, 2005, 08:27 PM Meu caro.... não deveis tere evidentemente reparado numa certa conversa que nós haveis tido ácerca desse museu.... e evidenciámos a falta de espaço exterior....!! JohnnyMass September 16th, 2005, 10:36 PM O palacete do meio é lindíssimo.Que rico estilo de viver que os burgueses do Porto tinham nessa época. e a foto não lhe faz justiça. ao vivo é muito mais imponente e parece muito maior. Arpels September 16th, 2005, 11:56 PM a gente tambem tem um museu central em Lisboa CID o problema é que alem dele temos dezenas de outros mais e não havia necessidade :ohno: JohnnyMass September 16th, 2005, 11:58 PM qual é o museu central de LIsboa???? A Gulbenkian? Arpels September 17th, 2005, 12:00 AM poix é dificil saber ao certo qual é :D creio que seja o museu nacional de arte antiga por ter a mais variada coleção artistica e pelo tamanho!! JohnnyMass September 17th, 2005, 12:02 AM não é muito variada...por exemplo em pintura só tem mesmo pintura religiosa. é de facto o maior museu de Lisboa. Arpels September 17th, 2005, 12:05 AM é claro que a pintura é maioritariamente relegiosa, basta que cerca de 20% da coleção é Tuga e os temos da nossa pintura eram todos relegiosos!! JohnnyMass September 17th, 2005, 12:06 AM não eram todos...também temos pintores e pinturas de outras épocas...que estão na gulbenkian, nas caldas, no porto, etc, etc... Arpels September 17th, 2005, 12:09 AM o Gulbenkian tem pouca arte Tuga :yes: para mim o melhor dele é os laliques, são fantasticos e as antiguidades como a gata Egipcia de brnze do sec. VIII ac ou as crateras Gregas :yes: JohnnyMass September 17th, 2005, 12:15 AM nunca vi os laliques...sempre que fui à gulbenkian foi para ver exposições temporárias. Arpels September 17th, 2005, 12:36 AM vai ver Jikas são fabulosos tem um pregador de Lalique fabuloso!! traveler September 17th, 2005, 01:42 AM Eu ouvi a dizer que o Museu Galbenkian e uns dos melhore do Mundo. Tambem os livros dizam a mesma coisa. Eu tenho de ir la ver isso um dia. JohnnyMass September 17th, 2005, 02:08 AM é muito bom traveler. Barragon September 17th, 2005, 04:15 AM O gulbenkian bem que poderia ser o museu central de Lx :yes: Arpels September 17th, 2005, 03:33 PM por acaso não acho, devido ao facto de ser uma fundação ofertada por um estranjeiro que viveu em PT e nos douo este patrimonio, deve mater-se separado em sua memoria!! Barragon September 17th, 2005, 04:12 PM Então o que sugeres? traveler September 18th, 2005, 12:49 AM Barragon. O que Arpels quer dizer. E isso, Ce nao era por o Gulbenkian a dar esta fundacao a Portugal. Portugal nunca tinha um Museu qui e conhecido no Mundo enteiro tambem tao importante para Lisboa e para o pais. Be glad that you have a very important international museum. That foundation makes a rich contribution to the arts in Portugal. Lss911 September 18th, 2005, 12:56 AM Lalique é taõ somente o melhor artista de joias de toda a arte nova! é um privilégio termos a mais rica colecção do mundo deste artísta que também foi dos melhores do mundo! São peças de incalculável valor artístico e estético! Arpels September 18th, 2005, 01:02 AM sim e foi-nos doada por alguem que não é Português, so por isso merece todo o nosso apreço :yes: Arpels September 18th, 2005, 01:03 AM Então o que sugeres? fazer um museu de rais talvez :yes: Barragon September 18th, 2005, 05:23 AM rais :? Filipe_Golias September 18th, 2005, 05:42 AM LOLOL! O Arpels está a aprender mirândes e a desaprender português :hilarious Barragon September 18th, 2005, 02:02 PM Não é nada.... isso é o Arpeliês! JohnnyMass September 18th, 2005, 04:59 PM um museu de rais que o parta!!!:lol: Barragon September 18th, 2005, 06:19 PM :lol: que espirituoso Arpels September 18th, 2005, 07:33 PM LOLOL! O Arpels está a aprender mirândes e a desaprender português :hilarious é que é isso msmo, ja troco tudo, e ainda por cima um colega meu é Espanhol, ganda confusão :( Arpels September 18th, 2005, 07:34 PM JohnnyMass - um museu de rais que o parta!!!:lol: :rant: Barragon September 18th, 2005, 07:37 PM Estás mesmo a ficar espanhol..... traidor :horse: Arpels September 18th, 2005, 07:39 PM si estoy verdad :lol: JohnnyMass September 18th, 2005, 08:37 PM JohnnyMass - um museu de rais que o parta!!!:lol: :rant: desculpa!:hug:...não consegui evitar!:D Barragon September 18th, 2005, 09:29 PM :lol: seu mauzão! JohnnyMass September 19th, 2005, 01:23 AM eu sou bonzinho... Lss911 September 19th, 2005, 02:12 AM Não é nada.... isso é o Arpeliês! Lingua já sobejamente conhecida entre nós!! :D JohnnyMass September 19th, 2005, 02:21 AM alguém tem de fazer um compêndio!!!:lol: Barragon September 19th, 2005, 02:23 AM Qem rai fazr? :D :D :D :D :D :yes: Arpels September 19th, 2005, 11:16 AM não tem versão escrita :tongue: Barragon September 19th, 2005, 08:29 PM Dvia tre!!!!! :D JohnnyMass September 20th, 2005, 12:06 AM não tem mas vai ter...aparentemente o Barrita vai tratar disso!!!:lol: Barragon September 20th, 2005, 12:16 AM Vou???? :lol: é tão fácil.... é simplesmente fazer frases sem sentido e com inversão de letras ou mesmo omissão! JohnnyMass September 20th, 2005, 12:19 AM :lol:...pobre arpels... Barragon September 20th, 2005, 12:35 AM :lol: ele vai ficar lixado ca gente! |