View Full Version : Alteração no projeto fará linha verde do metrô ir até o Tatuapé

RRC
August 27th, 2005, 01:59 AM
Aí está a matéria completa que citei no outro thread, retirada do Jornal da Tarde de 20/08/2005

http://img6.imageshack.us/img6/8358/metrotatu014jk.jpg

http://img305.imageshack.us/img305/6198/metrotatu020qq.jpg

http://img396.imageshack.us/img396/3962/metrotatu034oc.jpg

http://img396.imageshack.us/img396/1582/metrotatu046no.jpg

http://img396.imageshack.us/img396/9476/metrotatu050sa.jpg

Thanks to ImageShack for Free Image Hosting (http://imageshack.us)

mopc
August 27th, 2005, 02:39 AM
Muito bom, espero que essa decisão seja final mesmo, Tatuapé é um fim mais digno para essa linha do que Oratório, a linha fica mais integrada e o metrô assume mais ainda a forma de rede em vez da forma raiada que ainda tem hoje. O prazo dado de 2010 será que é para a extensão até Tatuapé ou só para o trecho até Vila Prudente?

Veja que interessante, com esses planos, a linha mais "mixuruca" e "nanica" do metrô, que até agora é praticamente um ramal da linha 1, vai ser mais integrada de todas: linha 4 (Paulista-Consolação), linha 1 (Ana Rosa e Paraíso), linha 3, 6 e F (Tatuapé), linha 5 (Chácara Klabin) e linha D (Tamanduateí) só ficando sem ligação direta com a linha 7 (o que poderia acontecer se depois de Vila Madalena a linha se virasse para o sul e passasse pela estação Jaguaré ou Ceasa, mas isso não vai acontecer).

De Vila Madalena até Vila Prudente são 14 estações, mais Tatuapé e pelo menos umas duas entre, a linha fica com o excelente número de 17 estações, igual a linha 3.

Muito bom, de pensar que quando eu era pequeno nos anos 80 a única estação de baldeação era a Sé e só havia duas linhas!!! (considerando que os trens urbanos naquela época pré-CPTM eram um lixo total)

A gente reclama mas o metrô de SP tá se expandindo legal!!!

schmidt
August 27th, 2005, 02:46 PM
^ Mas são planos e só planos, né. Pelo que eu saiba ATÉ AGORA não perfuraram nada da linha 4 :(

mopc
August 27th, 2005, 11:06 PM
Perfuraram sim, a linha 4 começou a ser excavada há quase um ano e no site do metrô tem várias fotos das excavações, o que não começou ainda foi a excavação dos túneis principais com o tatuzão. O metrô tem feito várias detonações de rochas subterrâneas e fechado várias ruas para tal, o que tem sido postado aqui, várias vezes, e tb no site do metrô e CPTM.

balacobaco
August 29th, 2005, 02:41 AM
ótimo,a dorei a novidade... muito melhor mesmo... a estação oratório ficaria meio nada a ver mesmo!

Regi
August 29th, 2005, 04:08 PM
^ Mas são planos e só planos, né. Pelo que eu saiba ATÉ AGORA não perfuraram nada da linha 4 :(

A Linha 4 do metrô já está sendo construída, e ela está dentro do prazo e vai ser entregue em 2008. Muitos túneis já estão prontos e as estações estão sendo construídas.

A Linha 2 já estão até colocando os trilhos.

mopc
August 29th, 2005, 05:07 PM
Esperar até novembro de 2008 pela PRIMEIRA fase da linha 4 é excruciante, eu vou ter 31 anos!!! E até 2010 pelas outras estações, algumas vitais como Oscar Freire e Higienópolis, vai ser legal para mim que estudei no Mackenzie usar uma estação bem ali do lado, inclusive com um Acesso Mackenzie, quando eu tava lá eu descia na República, e pra voltar pegava na Santa Cecília, em 2010 o Mackenzie vai estar servido de praticamente três estações de metrô (tá, a República é meio longe, mas...)

As estações da Rebouças devem ser muito convenientes, se eu ainda estiver ativo como guia de turismo, vou usar muito a linha 4 e mal posso esperar pelo resto da linha 5, facilita muito levar turista pelo metrô.

A extensão da linha verde até Ipiranga turisticamente já é uma grande coisa por facilitar o acesso ao Museu Paulista, que fica meio isolado, umas vezes eu cheguei até a usar a estação Ipiranga da linha D da CPTM, não é tão longe assim mas tem bastante aclive.

Lamento o cancelamento da estação Três Poderes, espero que seja feita numa terceira fase da linha, espero também que haja uma Estação Vila Sônia e que prolonguem a linha até Taboão da Serra como está no plano.... ainda me lembro que a linha 4 tinha umas 14 estações no primeiro projeto, que foram sumindo.

Mahler
August 29th, 2005, 07:36 PM
Muito bom, espero que essa decisão seja final mesmo, Tatuapé é um fim mais digno para essa linha do que Oratório, a linha fica mais integrada e o metrô assume mais ainda a forma de rede em vez da forma raiada que ainda tem hoje. O prazo dado de 2010 será que é para a extensão até Tatuapé ou só para o trecho até Vila Prudente?

Veja que interessante, com esses planos, a linha mais "mixuruca" e "nanica" do metrô, que até agora é praticamente um ramal da linha 1, vai ser mais integrada de todas: linha 4 (Paulista-Consolação), linha 1 (Ana Rosa e Paraíso), linha 3, 6 e F (Tatuapé), linha 5 (Chácara Klabin) e linha D (Tamanduateí) só ficando sem ligação direta com a linha 7 (o que poderia acontecer se depois de Vila Madalena a linha se virasse para o sul e passasse pela estação Jaguaré ou Ceasa, mas isso não vai acontecer).

De Vila Madalena até Vila Prudente são 14 estações, mais Tatuapé e pelo menos umas duas entre, a linha fica com o excelente número de 17 estações, igual a linha 3.

Muito bom, de pensar que quando eu era pequeno nos anos 80 a única estação de baldeação era a Sé e só havia duas linhas!!! (considerando que os trens urbanos naquela época pré-CPTM eram um lixo total)

A gente reclama mas o metrô de SP tá se expandindo legal!!!

É bem provável que em 2010 siga para o Tatuapé. Hoje ouvi na BandNews uma entrevista do governador e o mesmo falou que já foi liberado dinheiro para a desapropriação dos entornos das estações Sacomã e Tamanduateí e que serão construídas no início de 2006 junto com a estação Ipiranga. Desde a construção da linha 1 que tantos quilômetros serão feitos ao mesmo tempo. Espero que o PSDB assuma o Estado novamente e priorize essas obras.
Mopc, o metrô deveria, inicialmente, priorizar essa extensão até o Tatuapé e deixar a linha lilás para depois, pois com a integração da linha verde com a linha C da CPTM, os usuários poderiam alcançar a região de Capão Redondo e Campo Limpo.

Mahler
August 29th, 2005, 07:40 PM
Perfuraram sim, a linha 4 começou a ser excavada há quase um ano e no site do metrô tem várias fotos das excavações, o que não começou ainda foi a excavação dos túneis principais com o tatuzão. O metrô tem feito várias detonações de rochas subterrâneas e fechado várias ruas para tal, o que tem sido postado aqui, várias vezes, e tb no site do metrô e CPTM.

É interessante que é um supertatuzão que fará apenas um túnel.

Mahler
August 29th, 2005, 09:06 PM
Já o metrô afirma que a construção de novas estações serão feitas ainda este ano conforme e-mail.

Prezado André,

As obras das estações Sacomã e Tamanduateí devem ser iniciadas ainda este ano. A conclusão está prevista para o final de 2008.

Atenciosamente,

linha2verde@metrosp.com.br

Comentário: Tem alguma previsão com relação a construção das estações Sacomã e Tamanduateí.

Baianóide
September 3rd, 2005, 07:24 AM
Quando será que vão construir essa linha ligando o Oratório a Freguesia do Ó !? Pelo menos vão ter que terminar a 4, a 5, a extensão da 2 até Cerro Corá (?), e depois que vão pensar no Oratório. Uma curiosidade, será que vai passar pela região do Anália Franco ?

mopc
September 4th, 2005, 07:56 PM
Não sei exatamente sobre essa linha Oratório-Freguesia do Ó, que eu saiba tem uma linha 8 Rosa em projeto ligando a Regis Bittencourt à zona leste passando pela zona norte, em arco, mas é um projeto para um futuro distante, tipo 2020 ou depois.