View Full Version : Kahal Zur Israel A primeira sinagoga das américas

Ap_Recife
August 27th, 2005, 09:39 PM
Fica no bairro do Recife Antigo.
Hoje, ironicamente, o nome da rua é Bom Jesus.

José Luiz Mota Menezes
Sinagoga Kahal Zur Israel, Recife-PE

Recife redescobre a antiga Sinagoga

Primeira sinagoga das Américas, a Kahal Zur Israel foi inteiramente reconstituída em 2001 e já se transformou em ponto obrigatório de visitação na Recife revitalizada.

Segundo o arquiteto José Luiz Mota Menezes, responsável pela recuperação, o templo pode ser considerado um bem cultural auto-sustentável, fiel à nova filosofia de preservação do patrimônio histórico.

A Kahal Zur Israel (Comunidade Rochedo de Israel, nome que alude aos recifes espalhados pela costa da capital pernambucana) situa-se em Recife Antigo ou bairro do Recife - como é identificada a ilha formada na junção do rio Capibaribe com o oceano -, local onde a cidade nasceu e reduto de rico patrimônio histórico, submetido atualmente a um programa de revitalização.

A sinagoga foi fundada com a chegada de religiosos judeus, junto com os holandeses que ocuparam Pernambuco em 1630. Ela ocupava dois imóveis separados no térreo e unidos no piso superior, localizados na chamada rua dos Judeus.

A expulsão dos holandeses levou os membros da comunidade judaica à decisão de partir para os EUA, com medo da Inquisição. A sinagoga aparece entre os imóveis inventáriados logo após a retomada do território pelos portugueses, em 1654.

Durante anos, pesquisadores tentavam localizar esse prédio, mas só recentemente, por meio de estudo que utilizou a cartografia histórica e textos do historiador José Antônio Gonsalves de Mello,
o arquiteto José Luiz Mota Menezes conseguiu identificar as construções, pertencentes à Santa Casa de Misericórdia.

Texto resumido a partir de reportagem
de Éride Moura
Publicada originalmente em PROJETODESIGN
Edição de 273 Novembro 2002.

http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/arquitetura316.asp

Fotos
http://i10.photobucket.com/albums/a116/Brasilatsi/a_fachada.jpg
Fachada da Kahal Zur Israel, primeira sinagoga das Américas
http://i10.photobucket.com/albums/a116/Brasilatsi/passarela.jpg
Passarela de grelha metálica permite ver os
alicerces, os pisos anteriores e as paredes de pedra
http://i10.photobucket.com/albums/a116/Brasilatsi/piso_superior.jpg
Piso superior: grande salão com móveis que se
referenciam no mobiliário de sinagogas européias
http://i10.photobucket.com/albums/a116/Brasilatsi/exposicao.jpg
Exposição permanente, em suportes de vidro, sobre a presença dos judeus no Nordeste, a partir do período do domínio holandês
http://i10.photobucket.com/albums/a116/Brasilatsi/o_projeto.jpg
O trabalho de restauração deixou visíveis as paredes e pisos originais, em pedra, do século 17
http://i10.photobucket.com/albums/a116/Brasilatsi/perspectiva.gif
Perspectiva

legal
August 27th, 2005, 09:50 PM
O que deu no pessoal esse fim de semana que so ta postando noticia e thread interessante!!

Adorei esse thread e nota-se que fizeram um trabalho muito bom de exposiçao cultural.

Menino de Sampa
August 28th, 2005, 01:43 AM
Bem bonita. :)

Fortal
August 28th, 2005, 01:51 AM
valeu, ap, thread diferente e cultural!
abs

Artibeus
August 28th, 2005, 04:06 AM
Thread repetido, por sinal... =P Hehehe. Mas a maioria não viu... =)

Mas é muito legal, a sinagoga! :okay:

Ap_Recife
August 28th, 2005, 04:09 AM
Thread repetido, por sinal... =P Hehehe. Mas a maioria não viu... =)

Mas é muito legal, a sinagoga! :okay:
Desculpa então, nunca li sobre ela aqui no fórum.

Artibeus
August 28th, 2005, 04:34 AM
^ Não, brincadeira! Fizeram um thread sobre essa sinagoga, muuuito antigo, mais ou menos no tempo que eu entrei. Acho que foi raul lopes que fez.
MAS, a maioria das pessoas hoje em dia é nova no fórum, eu acho, então a maioria não viu! =)

rafaelfnunes
August 28th, 2005, 04:47 PM
Nossa, gostei muito mesmo!!!

mopc
August 28th, 2005, 05:46 PM
Quando eu recebo turistas eu conto sobre essa primeira sinagoga das Américas e como os judeus de Recife depois foram pra Nova York (Nova Amsterdam) sendo uns dos fundadores da cidade e uns dos primeiros judeus da maior cidade judaica do mundo.

Sir Costa
August 28th, 2005, 07:25 PM
Quando eu recebo turistas eu conto sobre essa primeira sinagoga das Américas e como os judeus de Recife depois foram pra Nova York (Nova Amsterdam) sendo uns dos fundadores da cidade e uns dos primeiros judeus da maior cidade judaica do mundo.

Pois é.. eu ia falar isso. Os judeus depois que saíram daqui fundaram New York com o nome de New Amsterdan.

Já pensou se eles continuassem aqui, Recife podia ser a capital do Mundo hoje, com direito à Wall Street e tudo. Imagina só, uma Estátua da Liberdade ali no Rio Capibaribe, no Recife Antigo?!!?!?!?!?!

Ap_Recife
August 28th, 2005, 09:04 PM
Pois é.. eu ia falar isso. Os judeus depois que saíram daqui fundaram New York com o nome de New Amsterdan.

Já pensou se eles continuassem aqui, Recife podia ser a capital do Mundo hoje, com direito à Wall Street e tudo. Imagina só, uma Estátua da Liberdade ali no Rio Capibaribe, no Recife Antigo?!!?!?!?!?!
E despertar a cobiça e ira dos terroristas??? Tô fora. :runaway:

Ap_Recife
August 28th, 2005, 09:05 PM
Recentemente houve uma exposição em NY sobre sua fundação e tinha muita coisa sobre essa sinagoga de Recife.

Ap_Recife
August 28th, 2005, 09:13 PM
A exposição se chamava "Pernambuco, gateway to New York"

New York, New York, September 3, 2004– Two distinguished partner institutions of the Center for Jewish History -- the American Sephardi Federation and Yeshiva University Museum will co-sponsor a special exhibition, Pernambuco, Brazil: Gateway to New York, from September 8 to January 16 2005. The exhibition will depict the historical and cultural life of Portuguese Jews from their first settlement in the early 1500’s in Recife, Brazil until the historic exodus in 1654 of twenty-three members of the community who landed at New Amsterdam in what is now known as New York Harbor. The American Sephardi Federation and Yeshiva University Museum are located at the Center for Jewish History, 15 West 16th Street, New York City.

Organized by Dr. Tania Kaufman, Director of the Arquivo Historico Judaico de Pernambuco (Jewish Historical Archive of Pernambuco) in Recife, the exhibition consists of models, photographs, paintings, and videos that will illustrate the day-to-day lives of Sephardic Jewish settlers in Recife who were later to form the first Jewish community in North America.

The exhibition begins with the landing of Portuguese explorers who first arrived in Brazil in 1500 (the first expedition included a Jewish interpreter) and the early settlers known as “New Christians” (Jews who were forced to convert to Christianity, but secretly maintained Jewish practices), who came to Brazil throughout the 16th and 17 centuries. During the Dutch control of Pernambuco (1630-1654), Jewish life thrived in the region and Jews were finally allowed to openly observe the rituals of Judaism. Drawn to the lucrative colonial sugar trade, Dutch Jews began to migrate from the Netherlands to share in the prosperous economy, but they later returned to Amsterdam or traveled to Dutch colonies following the re-claiming of Pernambuco by Portugal in 1654.

Sir Costa
August 29th, 2005, 01:34 AM
Aplausos, por favor! :applause:

Aula de história no SSC. Valeu Ap_!

samba_man
August 29th, 2005, 07:22 AM
Valew AP por essa visita guiada :D
:okay:

paroara
August 29th, 2005, 07:35 AM
Belo thread. Muito interessante mesmo.