View Full Version : Obras: Metrô inicia desapropriações para construção da estação Sacomã da Linha 2


Mahler
September 5th, 2005, 07:26 PM
O Metrô iniciou esta semana o processo de desapropriação de 44 imóveis situados nos bairros do Ipiranga, Sacomã e Vila Mariana para o início das obras de construção da futura estação Sacomã da Linha 2- Verde.

As desapropriações envolvem também os poços de ventilação e saída de emergência Padre Francisco Xavier Roser e Cipriano Siqueira, em área de 4,2 mil metros quadrados.

O decreto que tornou de utilidade pública as áreas dos imóveis foi assinado pelo governador Geraldo Alckmin na segunda-feira passada, dia 29. Os imóveis estão localizados nas ruas Padre Francisco Xavier Roser, Greenfeld, Bom Pastor, Agostinho Gomes e Comandante Taylor.

Inicialmente, os proprietários serão notificados, por meio de carta, que seus imóveis foram considerados de utilidade pública e que devem aguardar a visita de um avaliador contratado pelo Metrô. Essa visita, que acontece no prazo de um mês, no máximo, serve para avaliar o terreno e as benfeitorias realizadas na propriedade.

Em seguida, com as avaliações concluídas, o Metrô ajuíza as ações na Vara da Fazenda Pública e deposita numa conta específica os valores apurados. O juiz responsável pelos processos escolhe um perito para que esse faça uma segunda avaliação dos imóveis.

Quando elas estiverem terminadas, os valores serão confrontados e o juiz escolhe o que achar mais justo. Caso a segunda avaliação apresente um valor maior que a primeira, o Metrô deposita a diferença.

O proprietário poderá contratar uma terceira avaliação, caso não se sinta satisfeito. Nesses casos, o dono do imóvel aguardará uma nova decisão judicial. É importante ressaltar que o prazo estabelecido para as pessoas deixarem os imóveis independe das avaliações. O Metrô espera desocupar a área estabelecida no decreto em no máximo 90 dias, início de dezembro.

mopc
September 5th, 2005, 11:32 PM
A Sacomã será subterrânea, elevada ou em nível?

RRC
September 6th, 2005, 12:51 AM
Não sei nesse caso, mas gealmente os donos de imóveis desapropriados recebem o valor correspondente ao seu imóvel através de precatórios, ou seja, demora muuuuiiito pra receber.

mopc
September 6th, 2005, 07:07 PM
Sempre tive a impressão de que Sacomã seria elevada ou em nível, pois no mapa sua localização é num local bem vazio perto de uns viadutos e da entrada da favela Heliópolis. A Tamanduateí com certeza será elevada sobre a estação Tamanduateí da linha D da CPTM, depois a Vila Prudente pode ser qualquer coisa, se bem que sua localização possibilitaria uma elevada.

Mahler
September 8th, 2005, 08:24 PM
A Sacomã será subterrânea, elevada ou em nível?

Será subterrânea, Mopc.

mopc
September 8th, 2005, 10:21 PM
Será subterrânea, Mopc.


Bom, metrô é mais metrô quando é subterrâneo.

Luis FTC
September 9th, 2005, 01:18 AM
Bom, metrô é mais metrô quando é subterrâneo.

Concordo.