View Full Version : Calçada à portuguesa em vias de extinção
TeKnO_Lx September 5th, 2005, 10:35 PM passeios Calceteiros que saem da escola de formação camarária acabam por procurar empresas onde ganham mais bruno castanheira
Obras e automóveis contribuem para a degradação da calçada
http://thumbs.sapo.pt/?pic=http://jn.sapo.pt/2005/09/05/8106966.jpg&H=250&W=250&errorpic=http://jn.sapo.pt/images/lusomundo/jn/errorpic.gif
A calçada portuguesa está em "péssimo estado" e, apesar de ser um ex-líbris que embeleza muitas ruas e praças de Lisboa, a sua manutenção é cada vez mais difícil devido à falta de mão-de-obra qualificada. As obras na cidade e os automóveis estacionados nos passeios também contribuem para o mau estado da calçada.
"O estado das calçadas é péssimo", afirmou, à agência Lusa, Luísa Dornellas, responsável pela Área de Formação da Câmara, que atribui a situação à falta de mão-de-obra e à dimensão da cidade. Lisboa conta apenas com 27 calceteiros e os que se reformam não têm sido substituídos. "É preciso inverter esta situação".
A Câmara de Lisboa tem uma escola de calceteiros, desde 1986, onde já foram ministrados oito cursos de formação, com um total de 112 participantes. Mas são "raros" os que ficam a trabalhar na autarquia, porque são aliciados por empresas onde ganham muito mais. Na autarquia, um calceteiro operário ganha entre 440 e 723 euros e um encarregado entre 946 e 1.070.
Recentemente, a autarquia abriu um concurso para recrutar calceteiros com contrato a termo, mas apenas foram admitidos oito. "O número de vagas não ficou preenchido devido à falta de qualificação dos concorrentes", explicou.
A calçada portuguesa, que faz parte do património nacional, era encarada como o pavimento predominante de Lisboa mas, por ser muito dispendiosa, já só é utilizada nalgumas zonas da cidade. "É um pavimento de luxo e caro, mas que é preciso salvaguardar", afirmou a responsável, adiantando que em zonas novas da cidade se equaciona o recurso a outros pavimentos mais baratos.
Há passeios em Lisboa que são verdadeiros tapetes e que chamam a atenção de quem visita a cidade e onde qualquer "remendo" altera a estética do desenho. A Câmara de Lisboa fiscaliza estas obras, manda emendar, mas nem sempre os empreiteiros cumprem o que lhes é pedido, adiantou Luísa Dornellas.
Apesar de todos estes problemas, a responsável acredita que a calçada portuguesa vai continuar a ter procura, devido ao seu valor e à estética.
TeKnO_Lx September 5th, 2005, 10:37 PM deviam centrar a calçada tuga na baixa, chiado e pouco mais.. A meu ver hoje em dia não faz sentido arruamentos de calçada tuga em novas urbanizacoes
Filipe_Golias September 5th, 2005, 11:47 PM A calçada nos passeios da baixa portuense vai toda ao ar tb :(
Petronius September 5th, 2005, 11:59 PM no POrto a calçada portuga ja' foi com o caraças ha' muito tempo..
Barragon September 6th, 2005, 12:16 AM Pode ser uma merda.... mas é tuga !!! eu gosto da calçada portuga!!! é algo nosso.... fico triste por estar nesse estado!
Aqui no Barreiro por exemplo... a rua principal do centro foi toda mudada de passeios em cimento todos feios... por calçada portuga com desenhos muito giros e intredita aos carros!!!
Fern September 6th, 2005, 01:24 AM Ha?? Eu continuo a ver calcada portuguesa a ser utilizada mesmo em urbanizacoes novas!! Eu pessoalmente acho que se deveria cingir apenas aos centros historicos pois alem da manutencao e tudo o resto nao e nada comfortavel!
Barragon September 6th, 2005, 01:36 AM Ao pé de árvores e em sítios que dê para estacionar o pópó não deviam por calçada!
Fern September 6th, 2005, 01:41 AM O popo da para estacionar em qualquer lado mesmo que hajam barreiras de betao- parking always finds a way como se costuma dizer!
Barragon September 6th, 2005, 01:53 AM Então em Portugal.... só não estacionam em cima uns dos outros porque não dá!! :bash:
Mas se fizerem aquelas barreiras de betão ou então os postes verdes com as correntes é uma ajuda!
JohnnyMass September 6th, 2005, 02:09 AM acho que nos tempos que correm a calçada devia ser de facto restringida a centros históricos ou a outras áreas de interesse especial.
Barragon September 6th, 2005, 02:25 AM Mas grande parte das novas urbs têm calçada!!!
Petronius September 6th, 2005, 02:29 AM tretas se as calçadas fosse bem-tratadas estavam sempre em bom-estado. O que acontece na maioria das vezes é que ja' são mal construidas logo de incicio, e ainda por cima depois com restauros dE 50 em 50 anos... :|
Fern September 6th, 2005, 02:32 AM Pedro, as vezes ate sao bem construidas (n te esquecas que sao desenhadas para a circulacao de pessoas e nao de veiculos de varias toneladas) mas o estacionamento selvagem trata de as destruir!
JohnnyMass September 6th, 2005, 02:33 AM há passeios que são mal construidos sim senhor, ao fim de semanas de utilização pedonal ja estão a abrir buracos.
Petronius September 6th, 2005, 02:36 AM :runaway: da' pena... :( não sei até que ponto a "calçada portuguesa" difere em termos de "orçamento de preservação" do outro tipo de passeios (em cimento, etc.). Muitas vezes os proprios passeios em cimentos são mesmo muito mal feitos. As pessoas não se interessam.. ja' vi passeios em cimento que levaram com tanto estacionamento em cima que ficaram todos deformados!
Barragon September 6th, 2005, 02:36 AM é preciso um pouco de paciência para montar um passeio!
Fern September 6th, 2005, 02:36 AM Eu nao disse que nao havia, mas a culpa nao e sempre de quem os construiu!
Barragon September 6th, 2005, 02:53 AM Há vários factores.....
TeKnO_Lx September 6th, 2005, 03:39 AM Por mim exportavam-na para abater o défice.. mais vale pouca e bem tratada que muita e mal tratada como é a maioria ( buracos, etc)
vende-se calçada portuguesa very typical !!
Arpels September 6th, 2005, 10:32 AM :lol: vende-se a quem der mais!!
MCarr September 6th, 2005, 12:29 PM Pode ser uma merda.... mas é tuga !!! eu gosto da calçada portuga!!! é algo nosso.... fico triste por estar nesse estado!
Então reconheçe que é uma merda, e continua a defende-la porque simplesmente é portuguesa, mas que estupidez pegada :ohno:
Barragon September 6th, 2005, 03:02 PM Há umas vezes que é merda outras vezes é bem bonita :yes:
JohnnyMass September 6th, 2005, 03:06 PM depende mesmo do estado de conservação...há vezes em que apesar de ser bonita não deixa de ser uma merda!:)
Barragon September 6th, 2005, 03:15 PM E outras vezes que é uma merda, mas está em bom estado de conservação :lol:
.affed September 6th, 2005, 11:19 PM Eu acho uma grande pena. A calcada portuguesa e' uma das primeiras coisas que chama a atencao de visitantes estrangeiros. E' unico no mundo e deviasse manter a todo custo.
Viriatox September 7th, 2005, 12:31 AM Eu acho uma grande pena. A calcada portuguesa e' uma das primeiras coisas que chama a atencao de visitantes estrangeiros. E' unico no mundo e deviasse manter a todo custo.
:applause: :applause:
É isso mesmo, eu já dei a minha opinião em outra ocasião e continuo a mantela. Não difere muito do que o affed disse.
Pensar em que devia ser destruida, "vendida", ou ser limitada ao centro historico de Lisboa é matar a calçada, uma cultura e uma arte.
Sempre que volto a Portugal o que mais gosto de apreciar são as nossas calçadas, sempre que vejo uma imagem do Brasil, Cabo Verde ou Macau o que mais me chama a atenção e me enche de orgulho são as calçadas portuguesas e fico contetissimo e com sinais de admiração e respeito cada vez que vejo a fazer calçadas portuguesas.
Petronius September 7th, 2005, 12:47 AM para os que estão preocupados com a extinção da calçada portuguesa, não se preocupem. Mesmo que acabe em POrtugal , em todas as capitais do Brasil a calçada portuguesa abunda!:D
Marco Bruno September 7th, 2005, 01:19 AM Para mim calçada portuguesa são aquelas bem feitas com mosaico em pedra branca e preta e que colocam em zonas nobres da cidade, avenidas principais, praças, etc.
Agora aquelas calçadas brancas banais que metem em todo o lado não interessam a ninguém. Essas poderiam bem substituir.
TeKnO_Lx September 7th, 2005, 01:41 AM Para mim calçada portuguesa são aquelas bem feitas com mosaico em pedra branca e preta e que colocam em zonas nobres da cidade, avenidas principais, praças, etc.
Agora aquelas calçadas brancas banais que metem em todo o lado não interessam a ninguém. Essas poderiam bem substituir.
:applause: exactamente meu, nem eu me explicava melhor!!
Barragon September 7th, 2005, 01:52 AM Voces todos têm razão!!
traveler September 7th, 2005, 02:25 AM Calcada a portuguesa, E um estilo portugues. Eles deviam menter e continuar este estilo calcada a portuguesa ja e conhicida pelo o mundo. E uma coisa que mostra a differencia entre Portugal e o resto da Europa. Isso e Portugues.
voxp September 7th, 2005, 02:31 AM aqui no rio antes era regra a cidade toda com calçadas portuguesas, mas depois dos projetos de reurbanização, elas foram retiradas de vários lugares, todos os locais de grande circulação de pessoas se substituiu, ou está se substituindo por outros tipos de calçadas. no meu bairro por exemplo eles fizeram apenas alguns quadros na calçada com pedras portuguesas, mas de resto é outro tipo de calçamento.
Barragon September 7th, 2005, 02:33 AM voxp e voce gosta das calçadas portuguesas?
JohnnyMass September 7th, 2005, 02:37 AM o que é engraçado é que cada vez se vê mais "lá fora" imitações da calçada portuguesa...é sinal que afinal vale alguma coisa.
voxp September 7th, 2005, 02:39 AM gosto do tipo, quando elas estão em bom estado e os desenhos são bonitos. mas a manutenção é muito complicada, por isso em geral ficam buracos causados pelo grande movimento de pessoas, por isso sou a favor da substitução por outros tipos em locais de grande circulação
JohnnyMass September 7th, 2005, 02:40 AM até mesmo no calçadão do Rio?
Barragon September 7th, 2005, 02:42 AM pois realmente em sitios de maior movimento a calçada fica bem estragada :(
voxp September 7th, 2005, 02:43 AM não, copacabana é um marco turístico, seria estupido trocar aquela calçada onde já andaram james bond, homer e bart simpson :D
Barragon September 7th, 2005, 02:48 AM E o Snoop Dog também andou lá :yes:
Viriatox September 7th, 2005, 02:48 AM aqui no rio antes era regra a cidade toda com calçadas portuguesas, mas depois dos projetos de reurbanização, elas foram retiradas de vários lugares, todos os locais de grande circulação de pessoas se substituiu, ou está se substituindo por outros tipos de calçadas. no meu bairro por exemplo eles fizeram apenas alguns quadros na calçada com pedras portuguesas, mas de resto é outro tipo de calçamento.
Quando isso aconteçe eu fico triste, é como se lhe tirasse monumentalidade as zonas e ficassem banais. A caçada portuguesa o que faz é valorizar e embelezar um elemento urbano que de outra forma passa despercebido. Assim o que pisamos e vemos enquanto caminhamos é arte e portanto cultura, é algo unico. Acho isso muito mais interessante do que ver simples cimento ou qualquer outra coisa sem valor.
voxp September 7th, 2005, 02:53 AM num acho, acho que qualquer coisa peca pelo execsso, eu mesmo pasei a gostar e apreciar muito mais a calçada portuguesa depois que ele tiraram de muitos locais da cidade, copacabana mesmo só mantém a calçada portuguesa na praia, o resto do bairro todo agora usa outros tipos de calçamento.
Barragon September 7th, 2005, 03:03 AM é realmente uma pena :(
JohnnyMass September 7th, 2005, 03:08 AM ya...mas às vezes é necessário. no porto tem vindo a desaparecer com uma velocidade assustadora, em todos os projectos que se fazem novos, mesmo em zonas antigas, a luminosidade da calçada tem sido substituida pelo cinzento do granito!:(
Barragon September 7th, 2005, 03:15 AM O que vale é que o Barreiro não é assim.... está mesmo bonita a av central :yes:
http://www.cm-barreiro.pt/noticias/detalhe_noticia.asp?Id=979
JohnnyMass September 7th, 2005, 03:17 AM tá bonita sim senhor...gosto das "folhas" largadas ao vento!:)
Barragon September 7th, 2005, 03:23 AM Ao vivo ainda é melhor :yes:
Antes era em cimento.... muito feia.... estou é à espera de ver como irão ser os cadeeiros :yes:
JohnnyMass September 7th, 2005, 03:25 AM então a calçada já está instalada!!!...vai tirar fotos Barrita!!!:D
Barragon September 7th, 2005, 03:28 AM Ainda não está.... estão ainda a acabar o outro lado da avenida.... e os sitios para os candeeiros ainda estão com os fios de fora!
JohnnyMass September 7th, 2005, 03:29 AM ahhhh...ok.
Barragon September 7th, 2005, 03:34 AM Assim fica muito feio.... espero que acabem as obras e tiro :yes:
Filipe_Golias September 7th, 2005, 03:54 AM ya...mas às vezes é necessário. no porto tem vindo a desaparecer com uma velocidade assustadora, em todos os projectos que se fazem novos, mesmo em zonas antigas, a luminosidade da calçada tem sido substituida pelo cinzento do granito!:(
No projecto de requalificação da baixa (aliados e praça liberdade) do Siza/Souto Moura, as vias pedonais e de trafego vão ficar todas mais escuras por causa do granito :(
Ainda quero ver como vai o piso aguentar o trafego constante de autocarros e carros... :ohno:
Menino de Sampa September 7th, 2005, 05:13 AM existem zilhões de metros de calçadas portuguesas muito mal conservadas no Brasil.
Arpels September 7th, 2005, 10:52 AM é muito caro manter essa calçada Menino :( tal como ja foi dito aqui ela apenas devia ser usada em praças ou zonas tipo o calçadão do Rio para os passeios deviam adoptar outras soluções :yes:
MCarr September 7th, 2005, 11:50 AM ya...mas às vezes é necessário. no porto tem vindo a desaparecer com uma velocidade assustadora, em todos os projectos que se fazem novos, mesmo em zonas antigas, a luminosidade da calçada tem sido substituida pelo cinzento do granito!:(
Pois era só o que faltava, não basta infestarem o sul com a calçada á portuguesa, sim o calcario é uma pedra do sul, para impigirem o norte com esta merda de calçada, onde o granito é caracteristico.
Barragon September 7th, 2005, 01:30 PM :lol: és mesmo contra....
Fern September 7th, 2005, 03:38 PM O MCarr, por acaso, tem razao! Ja com as casas fazem a mesma coisa, aldeias que antes eram de pedra e xisto sao agora perfeitamente banais cheias de caixotes brancos com telhados vermelhos!! O Norte e Centro do pais nao sao mediterranicos e por isso nao faz sentido nenhum impingir-lhes esse estilo!
Arpels September 7th, 2005, 04:55 PM sim é um facto, acho k os autarcas das zonas deviam lutar mais pela utilização dos materiais locais :yes:
JohnnyMass September 8th, 2005, 01:28 AM Pois era só o que faltava, não basta infestarem o sul com a calçada á portuguesa, sim o calcario é uma pedra do sul, para impigirem o norte com esta merda de calçada, onde o granito é caracteristico.
a calçada portuguesa NÃO tem de ser feita apenas com calcário e o senhor arquitecto devia saber disso...nunca foi aos Açores? Lá é feita com basalto...
JohnnyMass September 8th, 2005, 01:30 AM O Norte e Centro do pais nao sao mediterranicos e por isso nao faz sentido nenhum impingir-lhes esse estilo!Claro que são. Mas Mediterrânico não é sinónimo de telhados de terracota...
Fern September 8th, 2005, 01:35 AM Dizes que sao em que sentido? Clima? Estilo arquiectonico? Modo de vida?
JohnnyMass September 8th, 2005, 01:39 AM de tudo um pouco dependendo do sítio. o vale douro por exemplo está no norte e tem um clima completamente mediterrânico.
Fern September 8th, 2005, 01:41 AM Porque dizes isso?? O clima do centro e norte do pais e' temperado maritimo! O clima mediterranico caracteriza-se por temps amenas e pouca chuva o que nao e' o caso dessas regioes!
JohnnyMass September 8th, 2005, 01:48 AM estás redondamente enganado Fern, vê-se bem que não conheces muito bem aquela zona do país...como é que julgas que existe aquela vinha toda no Douro? E caso não saibas o melhor azeite do país também vem de lá, bem como amêndoas e cerejas...tudo graças ao vale encaixado do douro e do seu microclima mediterrânico.
Fern September 8th, 2005, 01:52 AM Tu estas-te a referir a uma pequena area no norte do pais! E capaz de ter um microclima de caracteristicas mediterranicas mas a realidade e por isso e que o granito e xisto sempre foram tipicos dessas zonas, tal como telhados mais inclinados, e' que essas regioes disfrutam de um clima mais humido e fresco! Clima tipicamente mediterranico e aquele que se observa na Grecia, Chipre, sul de Italia, etc!!
Barragon September 8th, 2005, 01:54 AM O clima temperado marítimo só aparece em Valença e na Galiza!
Fern September 8th, 2005, 01:56 AM Nao e' verdade Barra. Grande parte de Portugal e' temperado maritimo!
Barragon September 8th, 2005, 01:59 AM :nono: o que pode haver é uma mistura.... mas é maioritariamente madeiterraneo até à zona do rio Lima....
JohnnyMass September 8th, 2005, 01:59 AM sempre ouvi dizer que uma imagem vale por mil palavras...
http://img.photobucket.com/albums/v706/joao74/lisboa/medclim.jpg
Fern September 8th, 2005, 02:00 AM Isso nao esta bem feito!! O clima mediterranico caracteriza-se por baixa pluviosidade e isso e' exactamente o oposto dessas regioes! Eu ja ponho aqui um mapa mais 'accurate'!!
Barragon September 8th, 2005, 02:00 AM Na India??? :?
JohnnyMass September 8th, 2005, 02:05 AM não estou com paciencia para esta discussao. é onde quiserem.
Filipe_Golias September 8th, 2005, 02:05 AM Eu costumo ir passar férias a uma aldeia perto do Pinhão - ou seja no coração do douro - e sei bem o CALOR que passo lá no Verão, com temperaturas a rondar os 40º C a passar durante a tarde :shocked:
No Inverno - não passo lá - mas uma tia da minha mãe conta que aquilo costuma ficar bastante húmido (muito nevoeiro) e frio.
Isto é um clima tipicamente continental (de extremos) mas atenuado devido à relativa "proximidade" com o mar, o que o torna semelhante ao clima mediterrânico.
«...Na realidade o clima tem características continentais mas com regime tipicamente mediterrânico devido a uma xerofilia estival, muito marcada. A distribuição da precipitação é enorme já que varia desde mais de 2500 mm nas montanhas ocidentais aos 1500 mm nas montanhas do interior situadas a norte e os 400 mm nos vales encaixados do Douro Superior. Os valores de temperatura variam entre extremos bem acusados, pois podem verificar-se -16° C nos planaltos da Terra Fria de Bragança-Miranda e os 46° C no Vale do Douro.»
Fonte: Instituto Politécnico de Bragança (http://portal2.ipb.pt/portal/page?_pageid=114,202347&_dad=portal&_schema=PORTAL&pag=IPB_ENVOLVENTE)
Filipe_Golias September 8th, 2005, 02:06 AM não estou com paciencia para esta discussao. é onde quiserem.
Ó homem... tu tens razão! :yes:
Fern September 8th, 2005, 02:07 AM Bom no world climate-zone dizem isto: Portugal- Climate: maritime temperate; cool and rainy in north, warmer and drier in south
46C no vale do Douro!!??
Barragon September 8th, 2005, 02:10 AM é sim senhora..... há uma enorme variação na temperatura naz zonas interiores.... :yes:
Filipe_Golias September 8th, 2005, 02:10 AM Yep :yes: E já os experimentei :shocked: portanto não é mentira nenhuma :nono:
Fern September 8th, 2005, 02:16 AM 46 graus, duvido muito!! Parte da minha familia e' da Beira Alta e eu passei la muitos Veroes e Invernos portanto nao estou a falar por falar! Os Veroes sao realmente quentes, e cada vez mais com o aquecimento global, mas durante o resto do ano as temps sao muito mais amenas ou frias. Se tivessem visto a previsao para amanha veriam que as minimas nessas zonas ja chegam aos 9/8/6 graus e ainda estamos no Verao!!
Barragon September 8th, 2005, 02:17 AM Só na zona entre o Lima e o Minhó é que o clima é temperado marítimo!
Fern .... passei por Coimbra e Viseu quando fui para cima.... estavam 42 ºC em Coimbra e 40ºC em Viseu!
Fern September 8th, 2005, 02:22 AM Mas isso sao acontecimentos raros Barra! Neste momento Viseu por exemplo ja voltou a estar mais fesco com 18 de maxima! De qualquer modo a pluviosidade e' bem elevada!!
'The climate, through its effect on vegetation, divides Portugal. Such as in Spain, three sets of influences are involved: Atlantic, continental and Mediterranean. The former predominates overall, putting most of the country into the humid zone of the Iberian Peninsula, but is especially true in the Northwest, where it gives a mild, rainy climate.'
Filipe_Golias September 8th, 2005, 02:26 AM Fern, 46º C é uma temperatura extrema. Na zona da minha aldeia é comum no Verão estar entre os 35-40ºC.
Barragon September 8th, 2005, 02:28 AM Sim tens toda a razão nisso... mas o clima temperado maritimo é so no NW da península...
Fern September 8th, 2005, 02:29 AM Mas nao e' sempre! Eu estive em Agosto e num dia estavam 30 e no outro estava nublado e 22!! Esses extremos acontecem devido massas de ar quentes vindas de Africa, claro que o aquecimento global podera no futuro tornar essas regioes em regioes de clima estritamente mediterranico!
Barragon September 8th, 2005, 02:38 AM Pois é o que de futuro vai aocntecer.... vai haver uma enorme escassez de água :(
O governo em vez de se preparar para isso não... anda aí a coçar a micose!!! usinas de dessalinização já!!
Fern September 8th, 2005, 02:40 AM Nao achas que estas a pedir demais!? Uma coisa de cada vez, agora e' o tgv e daqui a 20 anos se ainda tivermos dinheiro logo se ve... :D
Barragon September 8th, 2005, 02:45 AM Fern.... acho a dessalinização mais urgente......
Fern September 8th, 2005, 02:51 AM Eu estava na brincadeira.. e que este governo parece ter algumas das prioridades um pouco invertidas e nao estao muito a par da realidade!
Barragon September 8th, 2005, 02:54 AM Pois.... é como tem sido sempre... depois de casa roubada... trancas na porta!!! só quando estivermos mesmo a sofrer com a seca é que decidem.....
Fern September 8th, 2005, 02:55 AM Nem nessa altura olha para o exemplo dos fogos- o pais ja ardeu todo e eles continuam mais procupados com os tachos para os amigos!!
Barragon September 8th, 2005, 02:57 AM Eles que vão para o ca......!!!!!
Até amnha :goodbye:
|
|