View Full Version : projeto metro de goiania

vila boa
September 7th, 2005, 06:25 PM
http://img55.imageshack.us/img55/7190/fotocentral13bv.jpg http://img373.imageshack.us/img373/3287/trajeto0fw.gif

vila boa
September 7th, 2005, 06:32 PM
Faz muito tempo que se fala em fazer este metro tomara que antes de 2090 este pronto hahaha igual que expresso pequi....

Ap_Recife
September 7th, 2005, 07:24 PM
Tomara que saia do papel, Goiânia merece, é uma cidade moderna e tá crescendo muito. O trem me pareceu pequeno...bom que vai ter trechos subterrâneos. Recife tem metrô há muitos anos mas seu trecho é todo de superfície. As obras de ampliação estão atrasadas por falta de verba. :( Parece que em 2006 a coisa melhora, assim espero.

Menino de Sampa
September 7th, 2005, 07:52 PM
Interessante. Espero que tomem bastante cuidado com o trecho de superfície, pois o potencial de degradação da área circundante é muito grande. Goiânia parece ser uma cidade meio bucólica e muito agradável, essas característias devem ser mantidas.

diogoap
September 7th, 2005, 08:14 PM
Gostei do slogan, tah mais uma proposta de transporte ferroviário(nesse estilo)! Vamos ver se sai né! =D o/

zeh
September 7th, 2005, 10:41 PM
esses trens parecem com o metro do Porto em Portugal. Espero que o projeto fique pronto o quanto antes

Baianóide
September 8th, 2005, 12:53 AM
Vai ser muito bom, eu conheço em Goiânia o sistema Metro Bus. Vai aproveitar aquela via, certo ? De qualquer forma é um marco para o desenvolvimento da cidade, do estado e do Centro-Oeste.

mopc
September 8th, 2005, 03:30 AM
E tem alguma previsão de data ou é só lero por enquanto, que nem o VLT de Santos, e tantos outros metrôs pelo Brasil?

É incrível como sempre preferem começar o metrô de uma cidade no Brasil fazendo uma longa linha ligando uma periferia ao centro, ao contrário de uma rede mais densa no centro, deixando a periferia ligada por ônibus ao metrô.

tkr
September 8th, 2005, 03:41 AM
mopc, eh pq essa linha eh o q leva o povo 'trabalhador' pras areas centrais, entendeu.. vai todo mundo, desde pedreiro, a empregada domestica, todos os dias.. essa linha ai, como o gabviana falou, ja eh usada por onibus e eh a mais usada, e cruza os principais terminais da cidade

Sir Costa
September 8th, 2005, 03:46 AM
Goiânia tem que ter metrô, sim senhor. Eu ainda verei um dia as principais capitais do país ligadas por metrô. Já pensou? Uma linha saindo de Fortaleza, por exemplo, passando por Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, (caramba, me deu um braaaaaaaaanco agora, puta que pariu, odeio isso...) a capital de Sergipe, Salvador, aí chegando em Vitória, Rio, São Paulo!! De lá pra Curitiba, Floripa, e por fim, PoA.

Talvez daqui pros meus 250 anos eu consiga ver isso.

tkr
September 8th, 2005, 04:08 AM
ia ser, digamos, DEMORADO uma viagem assim por metro, sir costa.. hehehe ;) ah, e a capital eh Aracaju! :D

Ap_Recife
September 8th, 2005, 04:44 AM
Sir Costa, não creio q haja no mundo um metrô com um percurso gigantesco assim, um TGV vá lá...mas metrô nunca vi.

Otis LA
September 8th, 2005, 03:49 PM
Vai ser muito bom, eu conheço em Goiânia o sistema Metro Bus. Vai aproveitar aquela via, certo ? De qualquer forma é um marco para o desenvolvimento da cidade, do estado e do Centro-Oeste.
Não, não vai. A linha projetada é perpendicular àquela usada pelo sistema Metrobus. As informações do site estão desatualizadas... o trecho subterrâneo foi diminuído para apenas 2km por questões econômicas (como sempre...). Os estudos de viabilidade técnica e financeira, bem como o projeto básico para licitação, já estão prontos. É um projeto para VLT, chamam de metrô apenas por uma questão de marketing...
Sistemas como o de Goiânia e o do Rio (Recreio-Barra) saem por volta de US$ 15 milhões de dólares... o quilômetro! É super legal, bonito, silencioso, quase não-poluente, mas é muito caro. Um corredor de ônibus barulhentos, poluentes e sacudindo desconfortavelmente seus passageiros (sem ar condicionado, lógico) sai por cerca de 60% deste preço. No Brasil a opção tem sido clara: ônibus...

Sir Costa
September 11th, 2005, 01:13 AM
@shosho: Mas quem disse que você teria que ir de um extremo ao outro??

@Ap_Recife: é mermo né... acho que viajei demais hehehehe..

RicardoSSA
September 18th, 2005, 08:29 PM
Tadinhos dos goianos. Vão entrar agora no mesmo processo insuportável pelo qual estamos passando há uns 5 anos. Reduz verba, aumenta verba, diminui projeto, aumenta projeto, atrasa as obras, adia a conclusão. Um verdadeiro tormento. Ninguém merece. Boa sorte pra vocês...

WP Gyn
July 5th, 2008, 08:47 PM
Depois de 3 anos.... ressurge das cinzas a esperança....

Governo de Goiás relaciona obras para trazer uma sede da Copa de 2014 para Goiânia. Gastos vão superar R$ 1.7 Bilhão.

O Governo de Goiás, através da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), encaminhou nesta sexta-feira, 4, ao Ministério dos Esportes, em Brasília, uma relação sucinta de obras estaduais necessárias para satisfazer exigências da Federação Internacional de Futebol (Fifa) para que Goiânia possa se candidatar a ser uma das subsedes da Copa do Mundo de 2014. São 12 obras (construção, conclusão ou reforma), 10 delas com custos já estimados (totalizando mais de R$ 1,7 bilhão), uma em projeto orçamentário e uma sem definição de custo.
As obras com custo estimado são: Aeroporto de Goiânia Santa Genoveva, R$ 244,6 milhões; Centro de Excelência de Esportes, R$ 20 milhões; Anel Viário de Goiânia, R$ 86,4 milhões; Estádio Serra Dourada, R$ 120 milhões; Melhoria do Sistema de Transporte de Massa – Veículo Leve sobre Trilhos (metrô de superfície linha Norte-Sul),R$ 1,02 bilhão; Novo Parque Agropecuário de Goiânia, R$ 100 milhões; Melhoria da Infra-estrutura Energética e de Telecomunicações, R$ 59,8 milhões; Melhoria das condições das unidades de saúde de Goiânia, R$ 34,9 milhões; Melhoria das vias urbanas, R$ 10 milhões; e Autódromo de Goiânia, R$ 5 milhões. Na relação constam também a construção do novo Zoológico de Goiânia (ainda sem custo estimado) e incremento do número de leitos em hotéis e pousadas em Goiânia (a cargo da iniciativa privada).

http://www.noticiasdegoias.go.gov.br...59&tp=positivo

Vittariano
July 5th, 2008, 08:52 PM
Muito importante que as cidades do Brasil tenham altos investimentos no transporte público que é um caos! Goiânia merece um transporte moderno sim, mas espero que esse projeto saia do pael com os outros projetos de metrôs, VLTs, existentes no país!

Rodalvesdepaula
July 5th, 2008, 08:59 PM
^^Do jeito que andam as coisas, é bem capaz que algumas linhas de VLT saiam mesmo do papel.

Este sistema de Goiânia, se for implantado, será bem semelhante ao Metrô do Porto, em Portugal, que recentemente recebeu um prêmio pela qualidade do seu projeto e operação. Espero que este sistema seja integrado com o corredor do Eixo Anhangüera, os ônibus e até mesmo com o serviço de moto-táxi (no qual eu defendo a sua modernização, mas isto explico em outro thread daqui a pouco).

Falando em VLT, caso estes projetos saiam do papel, poderemos ver um destes modelos em nossas ruas:

Alstom Citadis
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/4/4b/Alstom_Citadis-Madrid.JPG/800px-Alstom_Citadis-Madrid.JPG

Bombardier Flexity
http://www.eisenbahn-webkatalog.de/images/news/2_FLEXITY_Dortmund-LowRes.jpg

Siemens Combino
http://www.theage.com.au/ffximage/2007/03/15/svTRAIN_wideweb__470x305,0.jpg

WP Gyn
July 5th, 2008, 09:15 PM
^^

Lindos!!!

Mas eu gostei mais daquele que está no anúncio do metrô, com vidros em toda lateral.

Rodalvesdepaula
July 5th, 2008, 09:16 PM
^^O da foto do anúncio é um Bombardier Eurotram, que opera no Metrô do Porto. Um grande comboio!

Rodalvesdepaula
July 5th, 2008, 10:35 PM
Mas, uma coisa que me preocupa: nos VLT's, o usuário valida o seu passe em máquinas dentro do veículo, instalados próximos às portas de entrada, como mostra esta foto de um VLT que opera na região de Lisboa (Portugal):

http://i120.photobucket.com/albums/o176/simon_059/Metro10.jpg
(foto de Simon_019, do SSC Portugal)

Já no Metrô do Porto, o usuário valida o passe antes de embarcar no comboio, em máquinas instaladas nos pontos de parada, sem barreiras nem nada.

Levando em conta a educação do povo brasileiro, se implantar um sistema de bilhetagem deste estilo nos futuros VLT's, isto não irá causar uma enorme evasão de renda, com um monte de gente viajando sem pagar?

lucas_bgp
July 5th, 2008, 10:45 PM
No Brasil teria que haver cobrador... ou catraca nas portas, ou pagar antes de entrar.

Rodalvesdepaula
July 5th, 2008, 10:48 PM
^^Isto é verdade. Pensei em duas roletas em cada comboio, um próximo ao condutor (na frente) e outro na parte traseira, com um cobrador; e os desembarques seriam nas portas centrais.

Uma coisa que poderiam fazer seria botar fiscais e estabelcer uma multa altíssima por evasão de renda. Os novos bondes de Buenos Aires possume validadores na entrada do veículo (sem roleta) e os ônibus urbanos brasileiros são os únicos do mundo com roleta para registrar a entrada e o pagamento da tarifa. :ohno:

Gabriel Brasil
July 5th, 2008, 10:58 PM
Que tal pequenas estações fechadas onde os comboios parariam e onde haveria um cobrador?
Então não haveria necessidade de cobradores em todos os veículos...

Rodalvesdepaula
July 5th, 2008, 11:07 PM
^^Uma boa também, Gabriel. Mas, depende muito do local onde serão as estações, mas as experiências de Uberlândia e Curitiba já provaram que isto é viável.

Gabriel Brasil
July 5th, 2008, 11:10 PM
Isto é bem viável..
Elimina uma boa quantidade de cobradores e evita possíveis problemas com quem queira burlar a lei e andar sem pagar...

tnq13
July 6th, 2008, 12:36 AM
sobre a necessidade de catracas/cobradores, nem precisa dizer, né?

Mas isso não é um problema, basta 1 funcionário por estação e catracas eletrônicas e pronto.

E outra coisa... FEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEIO o modelo da Bombardier, hein? Uma cara de velho...

WP Gyn
July 6th, 2008, 01:33 AM
Em Goiânia já não usamos os cobradores no transporte coletivo, o sistema Sit-Pass é muito eficiente creio que poderá ser o mesmo usado no VTL.

Aqui você compra as passagens que podem variar de 1 a 10 unidades e ao entrar nos ônibus insere o bilhete em uma "caixa eletrônica" que libera a catraca.

Creio que este poderia ser o padrão nos ônibus e no VTL, isto sem falar que neste projeto o VTL e o Eixo Anhanguera terão um ponto de conexão aonde os passageiros poderão trocar de veículo sem precisar pagar outra passagem.

tnq13
July 6th, 2008, 01:41 AM
^^ Mas o problema não é isso, e sim alguém olhando, fiscalizando a evasão, nos casos que foram citados, não tem ninguém olhando se vc paga ou não, mas a evasão é muito pequena porque as pessoas respeitam e pagam simplesmente por uma questão de civilidade.

WP Gyn
July 6th, 2008, 01:49 AM
^^

Se não houver fiscalização teremos a evasão mesmo, isto eu concordo.

É melhor mudar o sistema e implantar as catracas do que pagar varios fiscais.

Arquivista
July 6th, 2008, 01:53 AM
O da Siemens é mais bonito

Otis LA
July 6th, 2008, 02:08 AM
Que bom que se vltou a falar de VLT em Goiânia!!! Sempre torci muito para que ele fosse construído!!!
Espero que agora vá em frente, independente de Goiânia ser ou não sede do Mundial. Mas... 1 bi? Esta cifra é bem maior do que aquela do orçamento do projeto apresentado anos atrás, de 220 milhões de dólares...
Estranho... será que vão mudar o projeto pra melhor (mais trechos subterrâneos, por exemplo, ao invés de superfície...) ou?... Bem, vcs, sabem...

WP Gyn
July 6th, 2008, 03:11 AM
^^

Este projeto passa longe do estádio, creio que vão aumentar o percurso para chegar até ele, será Norte-Leste-Sul.

Deve ser por este motivo o aumento dos gastos.

tetetasco
July 6th, 2008, 04:07 AM
Sera que sai?

WP Gyn
July 6th, 2008, 04:09 AM
^^

Tem que sair, promessa pra FIFA é divida.

Positronn
July 6th, 2008, 05:55 AM
Nossa, essa maquininha amarela nos VLT de Portugal pra validar os tickets é a mesma usada nos ônibus aqui de Joinville, mas é claro que aqui tem uma catraca...

PeterPOA
July 6th, 2008, 06:25 AM
Acho que estes VLTs se encaixam muito bem em cidades que já possuem canaletas para ônibus, como São Paulo, POA e Curitiba. Não sei como é a situação nas outras cidades, mas acho que cidades que possuem um local de circulação separado do trânsito já ganham em algum aspecto em custos para construção destas linhas.

WP Gyn
July 6th, 2008, 03:44 PM
^^

Em Goiânia vão tirar um pouco das avenidas ou usar os canteiros centrais.

Um exemplo é a avenida Goiás por onde deve passar o Metrô, fora do centro aonde não é tombada como patrimonio pelo Iphan ela pode ser modificada, creio que neste trecho o canteiro central será utilizado.

http://i281.photobucket.com/albums/kk210/wallacepinheiro/SS100143.jpg

Enzo
July 6th, 2008, 07:24 PM
Esse metro de Goiania so acredito depois de pronto, ja ouco essa historia desde os tempo da campanha do Dr. Santillo, e sempre eh assim no inicio de cada campanha eleitoral, esse assunto sempre renasce do nada como projeto de governo de candidato A ou B, e muitos eleitores compram essa ideia, mas ter o projeto concluido que eh bom isso nunca acontece.:ohno:

tnq13
July 6th, 2008, 07:52 PM
só não gosto de chamarem-no de metrô...

tetetasco
July 7th, 2008, 12:10 AM
^^

Tem que sair, promessa pra FIFA é divida.

Pois eh, mais pergunto de caso Goiania nao venha a ser escolhida como cidade-sede, se este projeto que eh muito interesssante para o transporte publico, sairia do papel.

Descaminho
July 7th, 2008, 12:24 AM
dsafas

Descaminho
July 7th, 2008, 12:27 AM
gfg

WP Gyn
July 7th, 2008, 06:34 AM
^^

Mas na minha opinião as pessoas poderiam ter o bom senso de sempre comprar antecipado, é muito difícil ter um bairro em Goiânia que não venda, eu por exemplo já ví postos de vendas até nos bairros mais perifericos.

Eu toda vez que ando de ônibus tenho os meus no bolso.

guzzz
July 7th, 2008, 06:38 AM
E aí, ja começou as obras? O Brasil é muito difícil! Na Europa qualquer cidade acima de 500 mil habitantes tem metro e é interligada a outras pelo Trem Bala. O Trem Bala não sai por nada no Brasil!

Descaminho
July 7th, 2008, 06:54 AM
dsafas

Descaminho
July 7th, 2008, 06:57 AM
gfg

FeänorBR
July 7th, 2008, 03:28 PM
...tem muitos lugares de venda que não abrem bem cedo, uma vez quando morava em goiânia, não consegui comprar de manhã, decidi entrar no ônibus na clandestinagem, única e ultima vez, pq de tão sonso não vi o fiscal do lado, que esperou eu passar por debaixo da catraca, pra mandar eu voltar...nunca fiquei com tanta vergonha..(bem feito)...

quanto ao metrô isso é antigo, ouvia essa de metrô de superficie desde meus tempos de colegial uns 6 anos atrás...tomara que saia

WP Gyn
July 7th, 2008, 03:31 PM
^^

Você morou em Goiânia? Que Legal.

Faz muito tempo? Qual bairro?

Rodalvesdepaula
July 8th, 2008, 03:43 AM
É meio OFF que vou dizer, mas além de Goiânia, vejo várias cidades brasileiras ideais para ter uma linha de VLT: Caxias do Sul, Santa Maria, Sorocaba, Blumenau, Joinville, Uberlândia, Campinas, Bauru, Campo Grande, Manaus, Belém, Volta Redonda... Mas, isto é um assunto para outro thread.

Com tanto projeto de VLT que já tem no Brasil, pelo menos um vai ter que sair... E vejo que o de Goiânia tem condições de sair do papel, já que é um projeto muito bom.

Fabius_
July 8th, 2008, 03:59 AM
É meio OFF que vou dizer, mas além de Goiânia, vejo várias cidades brasileiras ideais para ter uma linha de VLT: (...) Campinas,.. Mas, isto é um assunto para outro thread.

Com tanto projeto de VLT que já tem no Brasil, pelo menos um vai ter que sair... E vejo que o de Goiânia tem condições de sair do papel, já que é um projeto muito bom.

Pois é, Campinas já teve VLT, e por ter sido tão mal planejado, foi abandonado. Ontem eu passei no Parque Industrial, que tinha uma das estações, a linha abandonada e triste, tudo desperdiçado...é tão triste...:ohno:

Não conheço muito a realidade de Goiânia, mas todas as estações precisam ter um mini terminal de ônibus ao lado, com várias linhas convergentes. Isso alimentará a linha e engrossará a demanda pelo modal sobre trilhos. Isso faltou a Campinas, e claro, os 3km subterrâneos até o Cambuí e uma extensão até os DICs...mas isso é outra história.

Mas Goiânia é bem plana, deveriam investir num trecho subterrâneo maior, nem que seja na base do cavar e cobrir...Londres começou assim, e tem um metrô invejável hoje.

danieldefranca
July 8th, 2008, 08:02 PM
Que bom que se vltou a falar de VLT em Goiânia!!! Sempre torci muito para que ele fosse construído!!!
Espero que agora vá em frente, independente de Goiânia ser ou não sede do Mundial. Mas... 1 bi? Esta cifra é bem maior do que aquela do orçamento do projeto apresentado anos atrás, de 220 milhões de dólares...
Estranho... será que vão mudar o projeto pra melhor (mais trechos subterrâneos, por exemplo, ao invés de superfície...) ou?... Bem, vcs, sabem...

na verdade ele deve ter novas adaptações e até mesmo aumento em sua extensão,quando foi apresentado a população em 1999 a avenida rio verde tinha somente o buriti shopping, depois de 9 anos a avenida virou um grande polo comercial e se implantarem o metro que não seja de superficie a região se tornaria um caos tanto no transito quanto no comercio

danieldefranca
July 8th, 2008, 08:23 PM
^^

Mas na minha opinião as pessoas poderiam ter o bom senso de sempre comprar antecipado, é muito difícil ter um bairro em Goiânia que não venda, eu por exemplo já ví postos de vendas até nos bairros mais perifericos.

Eu toda vez que ando de ônibus tenho os meus no bolso.

não concordo wallace.
1ª - acho um absurdo você ter que pagar até 20,00 reais porque nunca se acha bilhete de 1 ou 2 unidades pois os vendedores de sit pass te forçam a comprar os bilhetes de 5 ou 10 unidades, outro detalhe, uma pessoa que entra no onibus e não tem sit pass tem que andar em um espaço apertado entre a porta da frente, motor, banco do passgeiro e a catraca até esperar chegar no terminal, isso quando você precisa descer antes do terminal e avisa o motorista e ele te trata mal como se fosse você o culpado pelo fato de que o trajeto que você andou de onibus não tinha nenhum "filho de deus" vendendo sit pass.
2ª não existe essa facilidade que você diz não, pra eu comprar sit pass eu tenho que me deslocar quase 1 km até o terminal cruzeiro para comprar sit pass por que nenhum comerciante perto da minha casa gosta de vender sit pass

obs: em goiania se vende sit pass de 1, 2, 5 até 10 unidades mais os de 1 e 2 unidade é rarissimo, agora será justo alguem ter que desebolsar até 20,00 reais para ficar guardando um bilhete sit pass para as vezes utiliza lo? e se for pai de familia, vai deixar de comprar o pacote de arroz para comprar sit pass?

Raul Neto
July 8th, 2008, 11:23 PM
Que bom reabilitarem este thread. É importante uma cidade como Goiânia poder contar com um metrô e mantendo a coisa assim, viva, a chance de andar é maior.

WP Gyn
July 9th, 2008, 12:18 AM
Daniel

Eu nunca precisei comprar SIT-PASS de mais de 2 viagens por este motivo e nunca precisei andar muito para achar um ponto de venda morando no Urias ou ainda em Trindade nunca tive este problema, então não posso concordar ou discordar do seu ponto de vista.

E eu quando estou sem SIT-PASS para o dia seguinte quando entro em algum terminal compro antecipado para não precisar ir na porta dianteira.

JP.gyn
July 9th, 2008, 08:52 AM
Ah este thread foi o que me fez conhecer o fórum a muiiiito tempo atrás quando nem era usuário, sempre quis manifestar minha opinião aqui mais nunca ouve necessidade de upá-lo. Agora com a volta do assunto tenho ao menos esperanças de que tentem reanimar o projeto. Seus custos estão bem maiores, sinal de que sofrerá provavelmente um aumento/melhoria em relação ao projeto original. Enfim torço que isso seja realidade e não sonho em época de politicagem. Espero ancioso novidades!

JP.gyn
July 9th, 2008, 08:54 AM
Daniel

Eu nunca precisei comprar SIT-PASS de mais de 2 viagens por este motivo e nunca precisei andar muito para achar um ponto de venda morando no Urias ou ainda em Trindade nunca tive este problema, então não posso concordar ou discordar do seu ponto de vista.

E eu quando estou sem SIT-PASS para o dia seguinte quando entro em algum terminal compro antecipado para não precisar ir na porta dianteira.

Bom vou me meter no assunto de vocês porque uso ônibus com frequência e gosto do sistema sit-pass porém preciso admitir que em alguns lugares é extremamente dificil encontrar um sit-pass. Quando encontra são os de 5 viajens até mesmo em terminais ja cansei de tentar comprar de 2 viajens e vendedor dizer que não tem, alguns se quer respondem quando pergunta. Provavelmente devem imaginar que dinheiro do povo é capim :)

brunogoiania
September 9th, 2010, 05:59 AM
a quanto andas a obra do metro de Goiânia?

Tiago Costa
September 9th, 2010, 06:03 AM
Não existe obra. Existe o projeto funcional, e infelizmente parou por aí. Seria um sistema de VLT excelente.

lmpanp
September 9th, 2010, 07:14 AM
^^
Lindos!!!
Mas eu gostei mais daquele que está no anúncio do metrô, com vidros em toda lateral.
^^O da foto do anúncio é um Bombardier Eurotram, que opera no Metrô do Porto. Um grande comboio!
Aqui está ele!
Na estação da Trindade:
http://www.cidadedoporto.pcp.pt/wp-content/uploads/2008/11/metro_do_porto_flexity_outlook_eurotram_trindade.jpg
Fonte:cidadedoporto.pcp.pt
Atravessando o tabuleiro superior da ponte D. Luis I:
http://www.tramvia.org/galeria/070200-porto/IMG_5862.jpg
Autor:RRJ / Fonte: tramvia.org
Sobre carris relvados:
http://ipt.olhares.com/data/big/23/234154.jpg
Autor:Rui Anjos / Fonte: Olhares-Fotografia Online

Ficaria muito bem em Goiania.

Arthur Allencar
September 10th, 2010, 01:48 AM
^^^

Bem que Gyn merece viu..

WYZ
September 10th, 2010, 02:37 AM
No penúltino post, quando vi a primeira foto "Estação de Trindade", quase caí da cadeira achando que já tinha feito o metrô de Goiânia e que ele chegava até o centro de Trindade :lol: Só na segunda foto que vi que era Portugal :lol:
Estou na torcida, mesmo sabendo a dificuldade para uma obra dessa sair do papel.

lmpanp
September 10th, 2010, 03:35 AM
No penúltino post, quando vi a primeira foto "Estação de Trindade", quase caí da cadeira achando que já tinha feito o metrô de Goiânia e que ele chegava até o centro de Trindade :lol: Só na segunda foto que vi que era Portugal :lol:
Estou na torcida, mesmo sabendo a dificuldade para uma obra dessa sair do papel.
OPS! Perdão! :lol:
Quem sabe um dia destes até será uma foto na Trindade de Gyn.

Paulistinha
September 10th, 2010, 04:09 AM
Na Propaganda do Serra no horário político de hoje ele prometeu fazer 10km de metrô em Goiânia, 400km ao todo no Brasil. Isso é, se ele ganhasse...

WYZ
September 10th, 2010, 04:12 AM
^^
Mas brasileiro não quer metrô, infraestrutura, desenvolvimento, etc.
O povo quer é bolsa-x mesmo :ohno:

RobertoBarrich26
September 10th, 2010, 04:21 AM
Na Propaganda do Serra no horário político de hoje ele prometeu fazer 10km de metrô em Goiânia, 400km ao todo no Brasil. Isso é, se ele ganhasse...

é... prometer é fácil fácil... esse projeto é um exemplo... desde 1998, um candidato do PSDB pro governo de Goiás (q está prestes a entrar novamente e prometendo o mesmo) se promoveu em horário político falando sobre metrô em GYN... Foi eleito, reeleito e NADAAAAAAAAAAA....

Me desculpe, mas acreditar nessas falácias sobre metrô em GYN é demais...

E outra... talvez quem seja de fora da cidade não saiba, mas o PLANO DIRETOR DE GOIÂNIA, aprovado em 2007, referido e reformulado em 2009, tirou toda e qquer possibilidade de implantação de um eixo metroviário (a não ser transporte realizado por VLT) dos planos da cidade nos próximo 15 anos (a contar de 2007) prorrogáveis por mais 15...

Ou seja, se forem instalar mesmo algo em GYn (por mais remotamente q seja) só poderá ser executado no conhecido EIXO ANHANGUERA, o único q foi permitido a instalção de transporte público sobre trilhos... MAIS NENHUM PODE, sob responsabilidade de lei orgânica do município...

Enfim... PROMESSAS BASEADAS NO ACHISMO!!!

...

Paulistinha
September 10th, 2010, 04:46 AM
^^ Então tá difícil pra cachorro...

Ap_Recife
September 10th, 2010, 04:03 PM
:(

colgate
September 10th, 2010, 05:54 PM
Morei muitos anos em Gyn e minha família ainda mora lá, e nem estava sabendo disso. Das últimas vezes que fui a cidade percebi o CAOS que está o trânsito. Terrível!

É uma pena que nada disso tenha saído do papel.

lusorod
September 10th, 2010, 09:18 PM
eu acho oooooooootimo o projeto, seria incrivel pra goiania tanto uma ligacao de alta velocidade com o DF quanto esse metro.

Arthur Allencar
September 11th, 2010, 07:38 PM
O Serra insulta a minha paciência, neah?!
10km ée?! Ele podia pegar esses 10km qe ele acha muita coisa e enfiar.........
OMG o qe é 10km dentro de Gyn?! kkkkkkkkkkk'
Era melhor que o Serra nem se pronunciasse, pois ele jamais se tornará presidente nessas eleições, é de causar revolta uma promessa tão fajuta e mesca, minha opinião é que se faça o rentável em um show de bem feitorias, agora na promessa do Serra falta rentabilidade e provavelmente deixará a desejar no quisito bem feitoria pois o próprio Serra disse que com poucos milhões ele fará o Metro que suprirá a demanda em Goiânia, é sô a população analisar a relação baixo investimento é igual a má qualidade ou quem sabe uma precariedade, fico até imaginando os terminais como não seriam com os investimentos prometidos pelo Serra, nós jamis saíriamos daquela tendência "A-lá Galpão"...

Ramos
September 12th, 2010, 05:30 AM
Era melhor que o Serra nem se pronunciasse, pois ele jamais se tornará presidente nessas eleições, é de causar revolta uma promessa tão fajuta e mesca, minha opinião é que se faça o rentável em um show de bem feitorias, agora na promessa do Serra falta rentabilidade e provavelmente deixará a desejar no quisito bem feitoria pois o próprio Serra disse que com poucos milhões ele fará o Metro que suprirá a demanda em Goiânia, é sô a população analisar a relação baixo investimento é igual a má qualidade ou quem sabe uma precariedade, fico até imaginando os terminais como não seriam com os investimentos prometidos pelo Serra, nós jamis saíriamos daquela tendência "A-lá Galpão"...

Nenhum político construiria uma rede de centenas de km de metrô em uma cidade de uma só vez. Todas as cidades que possuem metrô no Brasil começaram com uns poucos km's e foram ampliando a rede aos poucos, dentro de sua capacidade técnica-financeira.

Se implantassem 10 km em Goiânia já seria um bom começo, pois todo sistema de metrô precisa de um trecho inicial, nem que sejam 5 km. . .

Arthur Allencar
September 12th, 2010, 06:40 PM
^^

Se eles preferem assim, o que eu posso fazer, é óbvio que eles nunca começarão com centenas de km's de rede.

Para um Metro/VLT sair do papel em um país como o nosso, existem várias fases.
Primeiro lançam um projeto; ele fica morto por umas 2 décadas.

Depois numa acirrada desputa política (anos depois) ele ressurgi do pó, em forma de promessas enganosas para a população.

Quando na prática se começa a construção de uma linha se leva 1/4 de século para a conclusa. O todo de um processo é quase que semi-secular. O melhor de tudo é que queremos ser primeiro mundo!.
Ironia, neah?!

Isso é um círculo vicioso.

Tiago Costa
September 12th, 2010, 06:57 PM
No caso de Goiânia, o problema é a falta de empenho do governo municipal e do governo estadual. Se ambos os governos estiverem empenhados, o VLT sai até que rápido, pois não é uma obra de porte muito grande. O problema é que espera-se que o governo federal faça tudo, e aí as coisas demoram mesmo, pois ele não tem a agilidade de um governo municipal ou estadual.

RobertoBarrich26
September 13th, 2010, 12:54 AM
No caso de Goiânia, o problema é a falta de empenho do governo municipal e do governo estadual. Se ambos os governos estiverem empenhados, o VLT sai até que rápido, pois não é uma obra de porte muito grande. O problema é que espera-se que o governo federal faça tudo, e aí as coisas demoram mesmo, pois ele não tem a agilidade de um governo municipal ou estadual.

A mais pura verdade!!!

...

Mexicano21
September 13th, 2010, 01:08 AM

Ele prometeu o que ele pode cumprir, com uma margem de erro razoável. Claro que ainda fica dependendo das outras esferas do governo (e dos outros poderes também), mas quanto maior a promessa, mais difícil seria concretizar.

10km é uma linha respeitável. Um início, uma linha. Salvador prometeu 12km e vai entregar 6km. Metrô-SP começou em um trecho pequeno também. Espero que aprenda a ter um pouco mais de noção quanto a isso, antes de falar pelo menos. Comentários assim, no fórum e principalmente fora dele, só colaboram para a desinformação e a mistificação.

Tobetto
September 13th, 2010, 03:35 AM
Tomara que se realize!

lmpanp
September 13th, 2010, 06:20 AM
Desculpa aí, mas…

Gyn NÃO tem Metro
Gyn NÃO prevê Metro

O Serra diz que faz 10 kms…

Qual é o melhor?
NÃO ter ou ter?
Ter NADA ou ter alguma coisa?
:dunno:

Como começo deum sistema não está nada mal!
Se a demanda for boa logo segue mais e mais.
O difícil é começar.

brunogoiania
September 13th, 2010, 05:13 PM
Não existe obra. Existe o projeto funcional, e infelizmente parou por aí. Seria um sistema de VLT excelente.
eu sei disso mais eu pelo menos consegui ressuscitar o Thread :lol:
sobre o metro, infelizmente ou felizmente sei la, o serra não deve ganhar, com o pt no governo ja esta certo que não haverá construção de metro nos próximos 4 anos ate a copa,a não ser para terminar as obras ja iniciadas, vão priorizar os brts e se der certo os brts, ai que o metro não vai sair mesmo,vão passar a investir apenas em brts ou no Maximo em vlts,o que eu acho que e a melhor opção mesmo porque, num espaço curto de tempo teremos uma melhoria significativa do transporte no brasil inteiro,vejam o caso de bogota que em 8 anos construiu 72 km de brt e agora esta construindo mais 32 km, se tivessem investido em metro quando e que teriam 72 km de metro naquela cidade?

Arthur Allencar
September 14th, 2010, 02:19 AM
Desculpa aí, mas…

Gyn NÃO tem Metro
Gyn NÃO prevê Metro

O Serra diz que faz 10 kms…

Qual é o melhor?
NÃO ter ou ter?
Ter NADA ou ter alguma coisa?
:dunno:

Como começo deum sistema não está nada mal!
Se a demanda for boa logo segue mais e mais.
O difícil é começar.

Sinceramente [do fundo do meu coração]?!

Se for pra ser da forma que penso (bem a cara do Serra msm), eu realmente prefiro que não saia, quando o país realmente tiver recursos à fazer obras decentes, aí sim realmente vale a pena a aplicação de recursos.

Meu amigo eu não sou conformista, eu anseio mundanças, acho que já passou de hora de o brasileiro contentar com qualquer coisa que lhes é oferecido... Chega...

Se teve uma coisa que dei crédito ao Plínio ontém no debate, foi aquela hora que ele se referiu ao Serra, dizendo que ele faria um milagre com uma de suas promessas, e realmente o que ele disse dentro do contexto estava mais que cara, aquela de reduzir num sei o que e aplicar um aumento na saúde[desviando um pouco do assunto], ele sempre se baseia nas promessas na área da saúde, mas pelo que eu sei é pura maquiagem o que ele fez em Sampa, pois o que já vi de reportagem de gente desesperada pra ser atendidas, uma delas a reportagem flagrou a mulher morrendo na fila de espera! Isso é um absurdo.

Se o cara não consegue mudanças nem na área foco de sua campanha estou até vendo nos outros setores, principalmente Infra-estrutura, quero até ver o "Senhor dos Milagres se virar", além do mais ele é um pão duro em potencial. Até imagino o que sairá para Goiânia; mais problema e dor de cabeça...

" Ah! o difícil mesmo é começar" .........

brunogoiania
September 14th, 2010, 03:10 AM
vejam so ,salvador tem um metro em construção a dez anos construiu 6 km ao custo de 1 bilhão,e ainda vai ter que subsidiar o sistema, por ser deficitário,por isso eu penso que a melhor alternativa pelo menos por enquanto e o brt ou vlt.

lmpanp
September 14th, 2010, 07:09 AM
Sinceramente [do fundo do meu coração]?!

Se for pra ser da forma que penso (bem a cara do Serra msm), eu realmente prefiro que não saia, quando o país realmente tiver recursos à fazer obras decentes, aí sim realmente vale a pena a aplicação de recursos.

Meu amigo eu não sou conformista, eu anseio mundanças, acho que já passou de hora de o brasileiro contentar com qualquer coisa que lhes é oferecido... Chega...

Se teve uma coisa que dei crédito ao Plínio ontém no debate, foi aquela hora que ele se referiu ao Serra, dizendo que ele faria um milagre com uma de suas promessas, e realmente o que ele disse dentro do contexto estava mais que cara, aquela de reduzir num sei o que e aplicar um aumento na saúde[desviando um pouco do assunto], ele sempre se baseia nas promessas na área da saúde, mas pelo que eu sei é pura maquiagem o que ele fez em Sampa, pois o que já vi de reportagem de gente desesperada pra ser atendidas, uma delas a reportagem flagrou a mulher morrendo na fila de espera! Isso é um absurdo.

Se o cara não consegue mudanças nem na área foco de sua campanha estou até vendo nos outros setores, principalmente Infra-estrutura, quero até ver o "Senhor dos Milagres se virar", além do mais ele é um pão duro em potencial. Até imagino o que sairá para Goiânia; mais problema e dor de cabeça...

" Ah! o difícil mesmo é começar" .........

Valeu Arthur!
É lógico que você deseja o melhor, nem isso estará alguma vez em discussão. :)

Mas você já viu a obra que ele deixou em São Paulo?
O cara pode ter todos os defeitos, mas um não tem de certeza:
Ele faz obra, de obra ele gosta e percebe!

E estamos a falar de um Metro, que por sinal é uma obra.

RobertoBarrich26
September 14th, 2010, 02:35 PM
vejam so ,salvador tem um metro em construção a dez anos construiu 6 km ao custo de 1 bilhão,e ainda vai ter que subsidiar o sistema, por ser deficitário,por isso eu penso que a melhor alternativa pelo menos por enquanto e o brt ou vlt.

Disse tudo....

Promeças gente.. esquecem.. marconi se promoveu em 98 e 2002 encima dessas promessas do tipo Metrô de Goiânia... 12 anos se passaram e nada...

E não foi porque ele não quis não... o fato é, escreverei em letras garrafais:

GOIÂNIA NÃO POSSUI DEMANDA PRA METRÔ Q SEJA VIÁVEL A INSTALAÇÃO (e está longe de ter), nem pra VLT possui direito...

Apenas, um único trecho/eixo em toda a RMG possui demanda para VLT (e não metrô)...

...

colgate
September 14th, 2010, 04:42 PM
GOIÂNIA NÃO POSSUI DEMANDA PRA METRÔ Q SEJA VIÁVEL A INSTALAÇÃO (e está longe de ter), nem pra VLT possui direito...

Apenas, um único trecho/eixo em toda a RMG possui demanda para VLT (e não metrô)...

...

Você tem algum estudo em relação a isso?

RobertoBarrich26
September 14th, 2010, 10:02 PM
Você tem algum estudo em relação a isso?

Além da minha Tese de Conclusão de Curso (em curso) existem, mais ou menos, 48 trabalhos e estudos realizados acerca do assunto...

Encontrados facilmente nos seguintes locais:

- Prefeitura Municipal de Goiânia - Secretaria de Planejamento e Transporte (Estudo de Viabilidade Metroviária para Goiânia)

- METROBUS - (Estudos estáticos de demanda por eixo em Goiânia e Região metropolitana)

- SETRANSP - Secretaria Municipal de Transporte Público (Estudo de Demanda e Fluxo por Eixo Viário de Transporte Público)

- ARCA - PUC/GO (Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Social de Eixos Metroviários e de Transporte de Pessoas Sobre Trilhos na Região Metropolitana de Goiânia)

- Escola de Engenharia Civil da Universidade Federal de Goiás (Existem VÁAAAAAAAAAAARIOS TCC´s Monografias e Estudos sobre o Tema)

Enfim... são muitos, MUITOS MESMO, q provam e comprovam q em Goiânia não existe nem Viabilidade Econômica e tão pouco a demanda necessária que justifique a implantação de um eixo metroviário na cidade...

...

Mexicano21
September 14th, 2010, 10:05 PM
Falta de densidade talvez? Não conheco a cidade, estou chutando... =)

RobertoBarrich26
September 14th, 2010, 10:51 PM
Falta de densidade talvez? Não conheco a cidade, estou chutando... =)

É falta de usuário mesmo...

Pequeno exemplo (estudo realizado para o meu tcc em pesquisa espontânea), o único eixo q possui demanda "sustentável" para a implantação de um metrõ em GYN é o Eixo Anhanguera, com mais de 190 mil pasx/dia... só o q acontece... o Governo Estadual subsidia 50% da passagem para o Eixo, ou seja, a passagem do mesmo sai pela metade do valor do praticado pelo restante do sistema que hoje é de R$ 2,25 (Eixo Anhaguera: R$ 1,15)...

Aí, para a sustentabelidade e um eixo metroviário neste local (Av. Anhanguera), a passagem deveria ficar entorno dos R$ 3,25 (mas com uma demanda mínima de 250 mil pasx/dia)... só q qdo perguntado ao usuário do atual eixo Anhanguera (operado pelo sistema de BRT) se ele estaria disposto a continuar trafegando pelo eixo ao custo de R$ 3,25 sabendo q o mesmo seria operado por sistema metroviário o resultado foi q 87% dos usuários entrevistados responderam NÃO, 7% DEPENDENDO DO CONFORTO E RAPIDEZ e 6% SIM.

Ou seja, para o sistema ser sustentável (sem a subsídio do Governo) a demanda atual, deste eixo, deveria estar operando 3 vezes mais q o atual nível e além disso o subsídio de passagens deveriam acabar em toda a cidade e haver toda uma reformulação do sistema de transporte público na Região Metropolitana de Goiânia inteira, para que se extinguissem as linhas complementares em tal eixo...

PS.:

Só a cargo de curiosidade, para verem como esse projeto apresentado aqui é tão fora de senso, esse eixo q pretendem instalar o tal metrô de GYN movimenta cerca de 87 mil pasx/dia através de 7 linhas diferentes de ônibus partindo de várias regiões da cidade, ou seja, muito aquem de um nível de passageiros satisfatório para a auto-sustentabilidade de um eixo metroviário... aliás, nesse eixo norte/sul nem o VLT seria ideal.. o ideal pra ele é o sistema de BRT com ônibus bi-articulados (sem falar q a estrutura viária para esse sistema - BRT - já existe em 60% desse eixo)...

Por esses motivos e outros eu afirmo (e não apenas eu) que em GYn não é viável ter um sistema de metrõ, ao menos por agora (próximos 10/15 anos).

.

Mexicano21
September 14th, 2010, 10:54 PM
A taxa de motorização individual é tão grande em Goiânia a ponto dos eixos possuírem tão poucos passageiros no transporte público? Que tipo de conseqüências isso tem no trânsito da cidade?

RobertoBarrich26
September 14th, 2010, 11:13 PM
A taxa de motorização individual é tão grande em Goiânia a ponto dos eixos possuírem tão poucos passageiros no transporte público? Que tipo de conseqüências isso tem no trânsito da cidade?

Na verdade não é o nível de motorização que é alto (apesar de ser muito além da estrutura viária da cidade), a questão é q Goiânia, diferentemente de muitas cidades do país do mesmo porte de GYN (e outras até maiores), possuem, atualmente 27 EIXOS BASE (corredores) de transporte público (subutilizados, é claro)... Ou seja, por toda a cidade existem EIXOS DE DEMANDA LIVRE (EDL) e EIXOS DE FLUXO PRIORITÁRIO (EFP), o q faz com que o usuário tenha um leque de escolha muito maior para se transportar/locomover nos mais diferentes polos geradores de tráfego da cidade, que hoje resume-se em 6:

- SETOR CENTRAL
- SETOR CAMPINAS
- SETOR CENTRO-OESTE (FAMA)
- JARDIM GOIÁS (SHOPPING FLAMBOYANT E OI TELECOM)
- SETOR MARISTA/BUENO/OESTE (EIXO 85 - T-10, T-7)
- SETOR UNIVERSITÁRIO (UFG E PUC/GO).

Aí o q acontece... um usuário q sai de um terminal na Região Oeste de GYN (Terminal das Bandeiras, por exemplo) possui opções para ir, de ônibus, para qquer pólo gerador de tráfego desses (se não todos, a grande maioria) e isso se repete em todas as regiões da cidade...

Por essa questão dos multi-eixos que GYN possui corredores viários "com baixa demanda" (entre aspas pq a demanda num é tão baixa assim)...

Outra coisa q vale lembrar e entrar nessa conta tbém é o fato de GYN ser uma cidade "compacta", os espaços entre bairros são relativamente curtos (comparado aos espaços percorridos em cidades de mesmo porte populacional), o que favorece ainda mais com a multiplicação de eixos e a integração do sistema mais facilitado...

Enfim, resumindo, GYN só não tem um dos melhores sistemas de transporte público do país por conta da ineficiência e falta de vontade dos políticos daqui, que já imperam sobre duas bases a mais de 24 anos (e parece q vem mais 4 pela frente)...

...

Ar-Nimruzîr
September 14th, 2010, 11:40 PM
Por esses motivos e outros eu afirmo (e não apenas eu) que em GYn não é viável ter um sistema de metrõ, ao menos por agora (próximos 10/15 anos).

^^ Bom, mas pelo que eu já li a respeito, o projeto proposto para Goiânia que teve maior divulgação (inclusive por site oficial do GEG) não foi de metrô pesado, mas sim o de um VLT nos moldes do Metrô do Porto: bondes de 2 carros, com boa parte do trajeto em superfície e com trechos subterrâneos apenas no centro.

O projeto seria de uma única linha de VLT, ligando a rodoviária com o centro e terminando em Aparecida de Goiânia. O sistema de ônibus seria reorganizado, otimizado para o VLT e também para os corredores já existentes.

Arthur Allencar
September 15th, 2010, 12:50 AM
Olha eu nem falo maize porque eu sou causador de polêmicas...

Mas sinceramente, Gyn num tem demanda para Metro ou VLT?! Num brinca neah!.
É claro que não nas proporções de Sampa, como de cara já se percebe uma comparação oculta... Se não me engano tem uma das capitais do nordeste que possuem um Metro/vlt(Ah! è Metro. Teresina no Piauí que transporta cerca de 10 mil pessoas diáriariamente, antes de ser feita a estação no centro da cidade mal transportavam 5 mil por dia, agora esse valor se dobrará, é tudo uma questão de estrutura, como eu já venho dizendo em vários Threads, sô querem fazer as coisas "má-ro-meno", isso me causa repúdio e revolta). Não à título de comparação mais é mais que evidente que Gyn tem sim demanda para Metro, pois se não tivesse mal haveria projeto, pelo menos é isso que os "ESPECIALISTAS" dizem.
E outra nós sabemos muito bem como é a situação, se não houver demanda, concerteza após a conclusão ela irá aparecer, mas isso arbitrário pq eu tenho a convicta certeza de que já existe demanda sim, e já tem um tempinho bom.

É sô perguntar para qualquer cidadão goianiense, se eles acham que a cidade merece(precisa) de um Metro ou VLT, é mais que óbvio que as pessoas pelo menos teem fé de o que o Metro é a solução pra Gyn, é pelo menos momentaneamente a salvação do eixo!!!

Pra muitos eu sou bem do contra msm, mas eu vou continuar sempre com as minhas opiniões exaltadas doa a quem doer; e serei crítico assim até que se haja viabilização e resolução na pauta desses problemas em potencial... -D

Mexicano21
September 15th, 2010, 01:16 AM
Se os eixos de transporte tiverem mesmo uma demanda que não justifique mais do que um transporte de média capacidade, como diz o RobertoBarrich, acho que a melhor opção é sim o BRT. É uma tecnologia mais barata, eficiente, e temos muito mais experiência em fabricar ônibus do que bondes no Brasil.

Concurser
September 15th, 2010, 01:25 AM
Causador de polêmicas, a questão não é se a cidade 'merece', o povo 'quer' ou se está 'precisando' de metrô. A questão é se o metrô se sustenta dadas as tarifas a serem cobradas e se os fluxos mínimos de passageiros estimados para as linhas serão atingidos.

No mais, prefiro ouvir o colega acima que tem ao menos apresentado opiniões mais embasadas e fruto de uma monografia com aplicação de método científico do que suas ilações de botequim!

É claro que não nas proporções de Sampa, como de cara já se percebe uma comparação oculta... Se não me engano tem uma das capitais do nordeste que possuem um Metro/vlt(Ah! è Metro. Teresina no Piauí que transporta cerca de 10 mil pessoas diáriariamente, antes de ser feita a estação no centro da cidade mal transportavam 5 mil por dia, agora esse valor se dobrará, é tudo uma questão de estrutura, como eu já venho dizendo em vários Threads, sô querem fazer as coisas "má-ro-meno", isso me causa repúdio e revolta). Não à título de comparação mais é mais que evidente que Gyn tem sim demanda para Metro, pois se não tivesse mal haveria projeto, pelo menos é isso que os "ESPECIALISTAS" dizem.
E outra nós sabemos muito bem como é a situação, se não houver demanda, concerteza após a conclusão ela irá aparecer, mas isso arbitrário pq eu tenho a convicta certeza de que já existe demanda sim, e já tem um tempinho bom.

É sô perguntar para qualquer cidadão goianiense, se eles acham que a cidade merece(precisa) de um Metro ou VLT, é mais que óbvio que as pessoas pelo menos teem fé de o que o Metro é a solução pra Gyn, é pelo menos momentaneamente a salvação do eixo!!!

Pra muitos eu sou bem do contra msm, mas eu vou continuar sempre com as minhas opiniões exaltadas doa a quem doer; e serei crítico assim até que se haja viabilização e resolução na pauta desses problemas em potencial... -D

brunogoiania
September 15th, 2010, 05:07 AM

metro em Teresina?
Teresina não tem metro, possui apenas um velho trem reformado a diesel que circula numa antiga linha ferroviária, como a que existia aonde hoje e a av leste oeste,mais parabéns aos governos de la pelo menos não abandonaram o transporte ferroviário como aqui em goias.
"metro" de Teresina:
http://3.bp.blogspot.com/_sDHyZ7Cu8nY/S_dfBWzwHOI/AAAAAAAAGUs/xTpNl1LM-SU/s320/metro_teresina.jpg
http://meutransporte.blogspot.com/2010/05/passagem-de-onibus-mais-cara-aumenta.html

Garciaex
September 15th, 2010, 05:21 AM
^^
edit
Mas a reforma do trem Húgaro foi profunda.

Tiago Costa
September 15th, 2010, 05:28 AM
É reformado, na verdade.

Romers
September 15th, 2010, 05:44 AM
Oloko.
Sei lá do poko q conheco de Goiânia (fui só uma vez), e pelo q já estudei da cidade a densidade é media-baixa, oq desfavorece modais de alta capacidade como metrô. Porém temos exemplos de monte no Brasil e no mundo em geral de linhas metroviárias com demandas até inferiores a do citado pelo colega no "eixo anhanguera" 190 mil passag.dia.
O que dirá um VLT?

Oras a preucupação é o subsídio que um sistema sobre trilhos teria em Goiânia??? Será que é errado subisidiar o transporte público?? Poxa subsídio ao transporte é lucro para a cidade. Será que as cidades que subisidiam o transporte estão todas erradas? (que são a grande maioria das cidades grandes no mundo). Muito tacanho se analisar o problema do transporte como algo fechado! Aliás essa discussão volta e meia aparece aki no fórum...

O que se deve a meu ver é discutir a medida entre subsídio bem aplicado e desperdício.

Claro que Goiânia não precisa de uma linha metroviária nos moldes da linha 4 em São Paulo, mas será que ela não merece mais do que os famigerados BRT´s? Na minha opinião BRT´s nunca vão ter o nível de conforto e confiabilidade que qualquer sistema sobre trilho, logo sempre oferecerão resistência a sua adesão por parte dos usuários de veículos. Azar dos que não tem opção...

Por fim a meu ver Goiania que tem que já pensar sim em sistemas de transporte com o máximo de segregação possível e sobre trilhos a um preço razoável o que naturalmente desfavorece sistemas totalmente subterrâneos mas não significa que estamos condenados a corredores de ônibus enfeitados....

Somos um país já desenvolvido? emergente? ou a Uganda?

brunogoiania
September 15th, 2010, 05:47 AM
uma curiosidade:
velocidade media do metro do porto 28km/h
http://www.metrodoporto.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=16290
velocidade media do transmilenio(brt) 27km/h(creio que para o serviço parador o serviço expresso deve ter velocidade maior)
http://www.transmilenio.gov.co/WebSite/Contenido.aspx?ID=TransmilenioSA_TransmilenioEnCifras_EstadisticasGenerales

RobertoBarrich26
September 15th, 2010, 05:56 AM
^^ Bom, mas pelo que eu já li a respeito, o projeto proposto para Goiânia que teve maior divulgação (inclusive por site oficial do GEG) não foi de metrô pesado, mas sim o de um VLT nos moldes do Metrô do Porto: bondes de 2 carros, com boa parte do trajeto em superfície e com trechos subterrâneos apenas no centro.

O projeto seria de uma única linha de VLT, ligando a rodoviária com o centro e terminando em Aparecida de Goiânia. O sistema de ônibus seria reorganizado, otimizado para o VLT e também para os corredores já existentes.

Mas a questão é justamente essa, e talvez o grande gerador de polêmica acerca desse projeto seja justamente a confusão gerada entre os vários projetos existentes (já vi 8 projetos "oficiais"). Outro fator é a comum confusão q fazem sobre o tipo de trsnporte/sistema sobre trilhos... VLT, Monotrilho, Metrô, Trem Metropolitano, etc. etc. etc...

Cada tipo/espécie/modo de transporte desse existe para atender uma realidade e uma demanda... possuem valores operacionais e de construção muito diferentes... e é exatamente isto q não se explica nesses projetos...

Exemplo, esse projeto q está na primeira página deste thread foi realizado por uma instituição de Ensino Superior de Goiânia com apoio do Governo do Estado da época... trata-se da ARCA-UCG (atual PUC/GO), desenvolvido em conjunto pelos departamentos de Arquitetura e Urbanismo e o de Engenharia Civil - Setor de Transportes (eu o tenho completo aqui e verei se o posto o mais rápido possível), assim tu verás que esse ESTUDO não contempla dados/pesquisas DEFINITIVAMENTE importantes para tal. Como análise de demanda e estudos de Impacto de Vizinhança, por exemplo.

Mas, enfim, como disse... estudo sobre transportes públicos a quase 6 anos, além de ter tido a oportunidade de fazer parte de alguns desses estudos realizados pelos mais diversos órgãos do setor de transporte do município de GYN, e NUNCA, repito: N.U.N.C.A, vi um estudo se quer q prestasse as devidas viabilidades necessária que justifiquem a implantação de qquer transporte sobre trilhos na cidade de GYN que não seja o VLT no Eixo Anhangueira.

O Eixo Norte/Sul, mesmo com toda a reestruturação do sistema de transporte público não geraria fundos básicos para manutenção e operação de qquer q seja o transporte sobre trilhos implantado sobre ele... Caso vc conheça algum q prove isso poste ou me direcione a ele (irei te agradecer eternamente :D:D:D:D pois contribuirá em muito com um dos estudos q estou fazendo sobre)... Mas, de antemão, como disse num post acima, a maioria dos estudos existentes atualmente estão descritos e informados onde encontrá-los, e os possuo-os todos aqueles e alguns mais... e os q não são incompletos, são categóricos em afirmar que a viabilidade sócio-econômica é praticamente inexistente...

Causador de polêmicas, a questão não é se a cidade 'merece', o povo 'quer' ou se está 'precisando' de metrô. A questão é se o metrô se sustenta dadas as tarifas a serem cobradas e se os fluxos mínimos de passageiros estimados para as linhas serão atingidos.

No mais, prefiro ouvir o colega acima que tem ao menos apresentado opiniões mais embasadas e fruto de uma monografia com aplicação de método científico do que suas ilações de botequim!

metro em Teresina?
Teresina não tem metro, possui apenas um velho trem reformado a diesel que circula numa antiga linha ferroviária, como a que existia aonde hoje e a av leste oeste,mais parabéns aos governos de la pelo menos não abandonaram o transporte ferroviário como aqui em goias.
"metro" de Teresina:
http://3.bp.blogspot.com/_sDHyZ7Cu8nY/S_dfBWzwHOI/AAAAAAAAGUs/xTpNl1LM-SU/s320/metro_teresina.jpg
http://meutransporte.blogspot.com/2010/05/passagem-de-onibus-mais-cara-aumenta.html

^^
edit
Mas a reforma do trem Húgaro foi profunda.

Realmente a adoção da antiga linha férrea de Teresina para a utilização de um sistema de transporte público sobre trilhos foi uma excelente sacada, mas pecaram em vários pontos, entre eles, o estruturante e de integração com o sistema municipal...

Mas explicarei melhor sobre esse "metrô" de Teresina no quote do post do Arthura Alencar logo abaixo...

Romers
September 15th, 2010, 06:04 AM
uma curiosidade:
velocidade media do metro do porto 28km/h
http://www.metrodoporto.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=16290
velocidade media do transmilenio(brt) 27km/h(creio que para o serviço parador o serviço expresso deve ter velocidade maior)
http://www.transmilenio.gov.co/WebSite/Contenido.aspx?ID=TransmilenioSA_TransmilenioEnCifras_EstadisticasGenerales

Muito interessante. Porém a eficiencia por mais próxima que seja (não sei também qual a confiabilidade dos dois sistemas) não contabiliza fatores como conforto, legebilidade (isso mais para turistas) q a meu ver o metrô do Porto q já conehci parece bem melhor q o transmilênio (qua ainda não conheco confesso...).

Não sou contra corredores BRT´s só acho q no Brasil estão querendo vende-lo como a solução para um país supostamente pobre para financiar sistemas melhores sob trilhos. Oras uma ora somos o país do futuro na outra somos pobres mesmo e estamos condenados a soluçoes mea boca? porque não conciliar os dois sistemas ao invéz do monopólios de BRT´s?

brunogoiania
September 15th, 2010, 06:06 AM
me parece que o eixo anhangüera transporta 400 mil passageiros por dia ja que alem dos 180 mil que são contados na catraca tem os que vem das linhas alimentadoras isso e mais que o dobro do numero de passageiros do metro de bh.

RobertoBarrich26
September 15th, 2010, 06:10 AM

Primeiramente... faça uma pesquisa mais profunda sobre este projeto de Teresina q vá além da página do Wikipédia (ela é muito falah e não trás algumas informações necessárias)...

Mas vamos por partes...

1. O "metrô" de Teresina não consegue alcançar nem 40% da demanda para o qual foi projetado, tanto q a operação é realizada apenas por uma das três composições existentes (única e exclusivamente para amenizar os prejuízos de operação)...

2. O sistema não consegue se pagar, gera uma despesa gigantesca ao município e governo, q subsidiam tal sistema. A operação não é consolidada, as viagens são realizadas durante 50 minutos O CICLO e a receita operacional corresponde QUASE 35% dos custos totais das despesas realizadas...

Ou seja, se for pra fazer um sistema metroviário desastroso (financeiramente) como esse em GYn que façamos, ao menos e pela metade do valor um sistema de BRT que demandará custos menores de manutenção e operação e funcionará tão eficaz quanto...

ERRADO... aliás, completamente o contrário... atualmente existe a demanda em um eixo da cidade, porém com a implantação de um sistema muito caro implicará em tarifas caras o q irá afastar (e não atrair) demanda...

E eu (aliás, nós, pois meu TCC possui 3 integrantes) perguntei pra exatamente 497 pessoas em todas as estações e terminais do eixo anhanguera... e a grande maioria (esmagadora) foi categórica em afirma q se o valor ultrapassar o valor praticado na cidade (os atuais R$ 2,25) não usariam... e outra pergunta realizada foi qto a real necessidade da inclusão de um sistema metroviário ou a melhoria e reestruturação do sistema já existente (qual eles preferiam) e 59% optaram pela segunda...

Então, não faça afirmações tiradas unicamente por sua posição... pois isso é ACHISMO e não PESQUISA...

A questão não é ter opiniões exaltadas ou ser do contra... a única coisa q pede-se ao comentar um termo tão técnico como este (e até mesmo antes de começar a fazer certas afirmações) é q se conheça, ao mínimo, um pouco sobre o assunto e fuja, o máximo possível, do ACHISMO (ou então ao menos fale por vc e não faça generalizações)...

.

brunogoiania
September 15th, 2010, 06:12 AM
Muito interessante. Porém a eficiencia por mais próxima que seja (não sei também qual a confiabilidade dos dois sistemas) não contabiliza fatores como conforto, legebilidade (isso mais para turistas) q a meu ver o metrô do Porto q já conehci parece bem melhor q o transmilênio (qua ainda não conheco confesso...).

Não sou contra corredores BRT´s só acho q no Brasil estão querendo vende-lo como a solução para um país supostamente pobre para financiar sistemas melhores sob trilhos. Oras uma ora somos o país do futuro na outra somos pobres mesmo e estamos condenados a soluçoes mea boca? porque não conciliar os dois sistemas ao invéz do monopólios de BRT´s?
sim concordo com quase tudo que disse principalmente sobre conciliar as duas soluções,acho que o caminho e por ai.

RobertoBarrich26
September 15th, 2010, 06:20 AM

Mais um mito sobre transporte público...

Não é pelo fato do BRT ser um transporte mais barato que ele será ineficiente... Vejamos alguns exemplos como Bogotá (o já apresentado pelo bruno), os europeus, o sul-africano e até mesmo o de Curitiba... São eficazes, transportam com qualidade e conforto, sustentam a demanada existente, são rápidos e ainda gera renda aos municípios... Ou seja, o que falta realmente é vontade política de fazer as coisas acontecerem.. essa de VLT é mais moderno, eficaz, melhor que BRT é completamente inverídico... cada sistema/tipo de transporte público, se bem aplicado, atende as necessidades específicas daquele lugar onde fora implantado!!!

me parece que o eixo anhangüera transporta 400 mil passageiros por dia ja que alem dos 180 mil que são contados na catraca tem os que vem das linhas alimentadoras isso e mais que o dobro do numero de passageiros do metro de bh.

Não, não.. 180 mil passageiros (na verdade 190 mil - média) é obtido não apenas pelas catracas de entrada/saída dos terminais/estações... mas conta-se embarques e desembarques em alimentadoras, assim como (desde Junho deste ano) nos embarques e desembarques das linhas que atendem a RMG...

Ou seja, não é realmente um número exato, mas é bem aproximado... Tanto que a própria METROBUS trabalha com uma margem de erro de 5% e a SETRANSP de 4%.

...

sbarbosa
September 15th, 2010, 06:27 AM
No Brasil o BRT tem sido um sucesso por que não bota abaixo a máfia das empresas rodoviárias. O custo do BRT sai mais barato justamente porque não calculam, nos custos, as externalidades negativas, como emissões gasosas que são, por fim, custeadas pelo Estado. São como um subsídio invisível que o Estado paga na forma de atenção à saúde, ou que os moradores dos arredores das linhas pagam indiretamente - ruídos, fumaça...

No caso do bonde, quando bem operado, bem planejado e com boa engenharia financeira, ele pode ter tarifas muito próximas das praticadas em sistemas de BRT. Se ainda colocarmos os custos que seriam arcados na forma dos subsídios invisíveis que acabamos pagando pelos sistemas de BRT, conseguiríamos tarifas até menores do que naqueles sistemas....

Sistemas sobre trilhos são menos poluidores, menos ruidosos e, acima de tudo, mais confiáveis que os operados por ônibus.

Um exemplo notório é o de Dresden na Alemanha, cujo sistema de bondes transporta cerca de 400 mil passageiros por dia a um custo semelhante ao praticado em Uberlândia, do mesmo porte, mas que transporta 200 mil pessoas por dia. Outro ponto que conta a favor dos bondes e contra os ônibus, é que, por serem mais confiáveis e confortáveis, possuem o potencial de atrair usuários dos modos individuais, impactando na redução da tarifa (tarifa = custo/ número de passageiros transportados, grosso modo).

Detalhe é que em Dresden a passagem cobre aproximadamente 76% dos custos, 24% são subsídios governamentais, sem ruídos, sem emissões gasosas, confiabilidade plena no sistema, conforto. Em Uberlândia, embora tido com dos melhores do país, a passagem custeia tudo - exceto a infraestrutura, que fica com o bolso do contribuinte, no entanto não paga a fumaça que a população inala, os ruídos e a falta de confiabilidade - notadamente nas linhas que não são segregadas....

O transporte sobre trilhos atua favorecendo a densidade urbana: as atividades tendem a se concentrar ao redor das linhas. No caso do ônibus, ele varia o itinerário com mais facilidade, favorecendo o espraiamento urbano e o consequente aumento do custo da implantação e manutenção da infraestrutura urbana....

Transporte é o tipo de questão que não se esgota por si só, mas que tem profunda relação com outros aspectos, como uso do solo, gestão pública, aspectos políticos, ambientais... e tudo deve ser considerado e, se possível, na forma de custos e benefícios, para facilitar a análise e expurgar alguns mitos.

RobertoBarrich26
September 15th, 2010, 06:35 AM
No Brasil o BRT tem sido um sucesso por que não bota abaixo a máfia das empresas rodoviárias. O custo do BRT sai mais barato justamente porque não calculam, nos custos, as externalidades negativas, como emissões gasosas que são, por fim, custeadas pelo Estado. São como um subsídio invisível que o Estado paga na forma de atenção à saúde, ou que os moradores dos arredores das linhas pagam indiretamente - ruídos, fumaça...

No caso do bonde, quando bem operado, bem planejado e com boa engenharia financeira, ele pode ter tarifas muito próximas das praticadas em sistemas de BRT. Se ainda colocarmos os custos que seriam arcados na forma dos subsídios invisíveis que acabamos pagando pelos sistemas de BRT, conseguiríamos tarifas até menores do que naqueles sistemas....

Sistemas sobre trilhos são menos poluidores, menos ruidosos e, acima de tudo, mais confiáveis que os operados por ônibus.

Um exemplo notório é o de Dresden na Alemanha, cujo sistema de bondes transporta cerca de 400 mil passageiros por dia a um custo semelhante ao praticado em Uberlândia, do mesmo porte, mas que transporta 200 mil pessoas por dia. Outro ponto que conta a favor dos bondes e contra os ônibus, é que, por serem mais confiáveis e confortáveis, possuem o potencial de atrair usuários dos modos individuais, impactando na redução da tarifa (tarifa = custo/ número de passageiros transportados, grosso modo).

Detalhe é que em Dresden a passagem cobre aproximadamente 76% dos custos, 24% são subsídios governamentais, sem ruídos, sem emissões gasosas, confiabilidade plena no sistema, conforto. Em Uberlândia, embora tido com dos melhores do país, a passagem custeia tudo - exceto a infraestrutura, que fica com o bolso do contribuinte, no entanto não paga a fumaça que a população inala, os ruídos e a falta de confiabilidade - notadamente nas linhas que não são segregadas....

O transporte sobre trilhos atua favorecendo a densidade urbana: as atividades tendem a se concentrar ao redor das linhas. No caso do ônibus, ele varia o itinerário com mais facilidade, favorecendo o espraiamento urbano e o consequente aumento do custo da implantação e manutenção da infraestrutura urbana....

Transporte é o tipo de questão que não se esgota por si só, mas que tem profunda relação com outros aspectos, como uso do solo, gestão pública, aspectos políticos, ambientais... e tudo deve ser considerado e, se possível, na forma de custos e benefícios, para facilitar a análise e expurgar alguns mitos.

^^

Exatamente... mas, soluções para os problemas ambientais nos BRT´s já existem a tempos... Carros movidos a eletricidade (Trólebus), são tão eficazes qto os VLT´s e com boa estrutura asfaltica, consegue eliminar um bom percentual de ruídos...

Aliás, o projeto elaborado para o eixo norte/sul de GYN é justamente um "BRT movido por Eletricidade"

Qto ao restante do texto... concordo plenamente... transporte deve ser sempre pensado em um conjunto amplo... Como diz meu professor de Transporte de Passageiros III: ""o Trânsito e o Transporte são "seres vivos", se modificam e se re-qualificam diariamente""

...

Romers
September 15th, 2010, 06:50 AM
Mais um mito sobre transporte público...

Não é pelo fato do BRT ser um transporte mais barato que ele será ineficiente... Vejamos alguns exemplos como Bogotá (o já apresentado pelo bruno), os europeus, o sul-africano e até mesmo o de Curitiba... São eficazes, transportam com qualidade e conforto, sustentam a demanada existente, são rápidos e ainda gera renda aos municípios... Ou seja, o que falta realmente é vontade política de fazer as coisas acontecerem.. essa de VLT é mais moderno, eficaz, melhor que BRT é completamente inverídico... cada sistema/tipo de transporte público, se bem aplicado, atende as necessidades específicas daquele lugar onde fora implantado!!!

...

Não conheco direito o sistema de Bogotá (cuja frota parece em parte ultrapassados) e os da África do Sul. Porém falar não é convincente dizer que os BRT´s são tão eficientes quanto veículos sobre trilhos. Podem no limite atender a mesma demanda porém são menos confortáveis (aceleração e breque menos suaves) , de legibilidade em geral mais confusa, mais poluidores (logo mais barulhentos) e em geral vão enfrentar mais resistência por parte dos usuários de transporte individual.

No caso de Curitiba tão propalada como exemplo de sucesso de BRT´s eu tenho minhas dúvidas. O sistema é rápido porém as composições não tem nem de leve o conforto de um veículo moderno sobre trilhos com Ar condicionado e aceleração suave, sem poluição sonora, do ar etc etc....
Logo somente eficiência q conta?? Será que mesmo sobre a optica financeira é tão vantajoso para a cidade assim manter um sistema poluente pouco atrativo aos usuários de transporte individual?

Acho que é difícil convencer o mundo de que os BRT-s são iguais a um VLT.. parece querendo vender gato por lebre.

Tiago Costa
September 15th, 2010, 06:53 AM
Aceleração e frenagem suaves não são coisas intrínsecas a BRTs ou VLTs. Isso depende muito da forma de conduzir os veículos e também da tecnologia utilizada (ônibus com transmissão automática e com boa manutenção não são nada desconfortáveis). Tanto um operador de VLT quanto um motorista de ônibus podem conduzir confortavelmente ou desconfortavelmente seus veículos.

O que move a escolha entre BRT x VLT é, principalmente, a questão do custo, que atualmente está começando a ser superada, e também o prazo. Querem muito fazer as coisas para 2014, mas quanto mais demoram, mais a solução dos BRTs fica sendo a única possível.

Romers
September 15th, 2010, 07:01 AM
^^

Exatamente... mas, soluções para os problemas ambientais nos BRT´s já existem a tempos... Carros movidos a eletricidade (Trólebus), são tão eficazes qto os VLT´s e com boa estrutura asfaltica, consegue eliminar um bom percentual de ruídos...

Aliás, o projeto elaborado para o eixo norte/sul de GYN é justamente um "BRT movido por Eletricidade"

Qto ao restante do texto... concordo plenamente... transporte deve ser sempre pensado em um conjunto amplo... Como diz meu professor de Transporte de Passageiros III: ""o Trânsito e o Transporte são "seres vivos", se modificam e se re-qualificam diariamente""

...

Trólebus precisam dakelas catenárias horríveis (bom ate aí a maior parte dos VLTs tb...) e pelo que eu conheco só dão problema. Talvez falte investimento nessa tecnologia porém como elá está em decrescimo difícilmente teremos muita novidade. Mas Araraquara tinha uam rede de trólebus que foi desativada (não sei se totalmente) justamente por que todo dia quebrava um veículo que alias custa bem mais caro que um normal a diesel.
Aqui em São Paulo os trólebus que vivem se desconectando da rede (gerando transtorno e pouca cofiabilidade de horário) estão sendo também vira e mexe alvo de ofensiva da prefeitura para reduzi-los.

Outras alternativas de BRT-s menos poluentes ainda precisam aguardar maiores evoluções tecnológicas como ônibus movidos a hidrogênio e a gás (Na USP onde eu estudo existe protóticos que aliás são barulhentos como um a diesel e vivem quebrando)

RobertoBarrich26
September 15th, 2010, 07:04 AM
Não conheco direito o sistema de Bogotá (cuja frota parece em parte ultrapassados) e os da África do Sul. Porém falar não é convincente dizer que os BRT´s são tão eficientes quanto veículos sobre trilhos. Podem no limite atender a mesma demanda porém são menos confortáveis (aceleração e breque menos suaves) , de legibilidade em geral mais confusa, mais poluidores (logo mais barulhentos) e em geral vão enfrentar mais resistência por parte dos usuários de transporte individual.

No caso de Curitiba tão propalada como exemplo de sucesso de BRT´s eu tenho minhas dúvidas. O sistema é rápido porém as composições não tem nem de leve o conforto de um veículo moderno sobre trilhos com Ar condicionado e aceleração suave, sem poluição sonora, do ar etc etc....
Logo somente eficiência q conta?? Será que mesmo sobre a optica financeira é tão vantajoso para a cidade assim manter um sistema poluente pouco atrativo aos usuários de transporte individual?

Acho que é difícil convencer o mundo de que os BRT-s são iguais a um VLT.. parece querendo vender gato por lebre.

^^

Não não.. a questão não é vender gato por lebre e tão pouco convencer o mundo de que um é melhor q outro... Todo (sem exceção), TODOS os tipos de transportes possuem vantagens e desvantagens... A questão é colocar todos os fatores em peso e analisá-los na base do Custo x Benefício...

A operacionalidade de um sistema vai além de uma linha e/ou sistema...

Como disse, páginas atrás, não sou contra (até o contrário) a implantações de transporte sobre trilhos, mas sim a favor da aplicação dos devidos sistemas (na melhor forma possível) dentro da realidade de cada setor respeitando a integrabilidade do sistema por completo...

Enfim, no mundo, existem tipos de BRT´s baratos, não poluentes, e eficazes assim como sistemas de transporte sobre trilhos barulhentos, ineficazes, caros e poluidores (TERESINA é um exemplo)...

Enfim... estou adorando o papo.. sério mesmo.. mas terei q ficar por aqui (HOJE)... amanhã a gente continua a conversa...

Mas só pra finalizar e retificar mais uma vez... Não sou contra instalação de transporte sobre trilhos em GYN, só acho desnecessário a aplicação desse sistema nos eixos q estão querendo implantar e a forma q estão querendo implantar... pois, nem com grandes subsídios, o sistema seria viável para a cidade (atualmente)... e isso é facilmente provado pelo atual eixo Anhanguera que possui um subsídio de 50% e opera sob a ineficácia, imaginemos isso com um sistema mais caro ainda de operação e manutenção!?

...

Boa noite a todos... :D:D:D:D

.

Romers
September 15th, 2010, 07:06 AM
Aceleração e frenagem suaves não são coisas intrínsecas a BRTs ou VLTs. Isso depende muito da forma de conduzir os veículos e também da tecnologia utilizada (ônibus com transmissão automática e com boa manutenção não são nada desconfortáveis). Tanto um operador de VLT quanto um motorista de ônibus podem conduzir confortavelmente ou desconfortavelmente seus veículos.

O que move a escolha entre BRT x VLT é, principalmente, a questão do custo, que atualmente está começando a ser superada, e também o prazo. Querem muito fazer as coisas para 2014, mas quanto mais demoram, mais a solução dos BRTs fica sendo a única possível.

Valeu thiago! acho que vc tme razão nas suas ponderaçoes da frenageme aceleração dos BRT´s. Porém ahco que a meioria das pessoas considerará sempre mais confortável viajar de trem do que ônibus.´

No tocante ao custo ahco que a discussão não é mesmo fazer a todo custo mas sim a linha entre subisidio e desperdício de forma que o dinehiro investido a fundo perdido nos transportes se transforme em lucro para a sociedade.

Tiago Costa
September 15th, 2010, 07:08 AM
Trólebus precisam dakelas catenárias horríveis (bom ate aí a maior parte dos VLTs tb...) e pelo que eu conheco só dão problema. Talvez falte investimento nessa tecnologia porém como elá está em decrescimo difícilmente teremos muita novidade. Mas Araraquara tinha uam rede de trólebus que foi desativada (não sei se totalmente) justamente por que todo dia quebrava um veículo que alias custa bem mais caro que um normal a diesel.
Aqui em São Paulo os trólebus que vivem se desconectando da rede (gerando transtorno e pouca cofiabilidade de horário) estão sendo também vira e mexe alvo de ofensiva da prefeitura para reduzi-los.

Outras alternativas de BRT-s menos poluentes ainda precisam aguardar maiores evoluções tecnológicas como ônibus movidos a hidrogênio e a gás (Na USP onde eu estudo existe protóticos que aliás são barulhentos como um a diesel e vivem quebrando)

Isso é lenda, depende de muitos fatores, especialmente da manutenção. No caso da rede de trólebus em São Paulo, a manutenção é próxima de zero. Já no ABC, os trólebus andam na mesma velocidade que os ônibus a diesel, mas a maioria acelera mais que os ônibus a diesel. A rede elétrica está sendo modernizada para que as escapadas das alavancas sejam mínimas. Ônibus movidos a hidrogênio podem ser muito bons, vá conhecer os protótipos que operam no ABC. Tudo depende do quanto se investe em manutenção. Você está em contato com os piores exemplos, mas não conheceu os melhores.

RobertoBarrich26
September 15th, 2010, 07:11 AM

O projeto de GYN de tróllebus é diferente deste que vc comentou. . a maioria dos de São Paulo, por exemplo, não possuem faixas completamente segregadas... e tudo depende da tecnologia empregada no sistema... como disse anteriormente... Seja qual for o sistema, eles sempre (SEMPRE MESMO) apresentarão vantagens e desvantagens... Não existe uma fórmula mágica que faça com que um sistema seja 100% (por mais tecnologia q se empregue)... Riscos, variantes, condicionamentos fazem parte do SISTEMA DE TRÂNSITO E TRÁFEGO (incluindo o Transporte Público).

Exemplo dessas vantagens e desvantagens é q se trocarmos o tradicional BRT (movido a combustível fóssil ou biocombustível) por um trolebus teremos a troca da poluição atmosférica e pela visual (o q acontecerá tbém na escolha de um Monotrilho)...

Metrôs ou VLT´s subterrâneos são caríssimos...

VLT em nível (ou os conhecidos - de superfície) tendem a segregar o tráfego, e se mal planejados (assim como BRT) podem segregar uma cidade (como é o caso de Goiânia)...

Ou seja... sempre pensar na realidade é o melhor fator para se decidir o tipo de transporte a ser empregado!!!

RobertoBarrich26
September 15th, 2010, 07:13 AM

Isso é lenda, depende de muitos fatores, especialmente da manutenção. No caso da rede de trólebus em São Paulo, a manutenção é próxima de zero. Já no ABC, os trólebus andam na mesma velocidade que os ônibus a diesel, mas a maioria acelera mais que os ônibus a diesel. A rede elétrica está sendo modernizada para que as escapadas das alavancas sejam mínimas. Ônibus movidos a hidrogênio podem ser muito bons, vá conhecer os protótipos que operam no ABC. Tudo depende do quanto se investe em manutenção. Você está em contato com os piores exemplos, mas não conheceu os melhores.

[2]

Bom, agora vou-me mesmo pessoal.. inté amanhã.. ou qdo der!!!

:D:D:D:D

\o

Romers
September 15th, 2010, 07:15 AM
^^

Não não.. a questão não é vender gato por lebre e tão pouco convencer o mundo de que um é melhor q outro... Todo (sem exceção), TODOS os tipos de transportes possuem vantagens e desvantagens... A questão é colocar todos os fatores em peso e analisá-los na base do Custo x Benefício...

A operacionalidade de um sistema vai além de uma linha e/ou sistema...

Como disse, páginas atrás, não sou contra (até o contrário) a implantações de transporte sobre trilhos, mas sim a favor da aplicação dos devidos sistemas (na melhor forma possível) dentro da realidade de cada setor respeitando a integrabilidade do sistema por completo...

Enfim, no mundo, existem tipos de BRT´s baratos, não poluentes, e eficazes assim como sistemas de transporte sobre trilhos barulhentos, ineficazes, caros e poluidores (TERESINA é um exemplo)...

Enfim... estou adorando o papo.. sério mesmo.. mas terei q ficar por aqui (HOJE)... amanhã a gente continua a conversa...

Mas só pra finalizar e retificar mais uma vez... Não sou contra instalação de transporte sobre trilhos em GYN, só acho desnecessário a aplicação desse sistema nos eixos q estão querendo implantar e a forma q estão querendo implantar... pois, nem com grandes subsídios, o sistema seria viável para a cidade (atualmente)... e isso é facilmente provado pelo atual eixo Anhanguera que possui um subsídio de 50% e opera sob a ineficácia, imaginemos isso com um sistema mais caro ainda de operação e manutenção!?

...

Boa noite a todos... :D:D:D:D

.

Hum concordo que devem haver flagrantes despropositos como vc bem aponta. Porém uma cidade como 1,2 milhoes de habitantes (sem contar reg. metrop.) deve possuir espaço para diferentes modeias nem que seja por hora somente um VLT no eixo anhanguera que vc diz ser o único com demanda justificável. Lembremos que estamos também só falando em correr atras do prejuízo e não de fazer acontecer. Ou seja de usar o transporte como instrumento de planejamento criando a demanda para ele como bem fez o IPPUC de Curitiba ao zonear visando adensamento ao londo dos eixos de BRT´s ligeirinho. Fora que sistemas como VLT ou metrôs tendem a atrair um demanda reprimida e também a alterar os itinerário das pessoas que mudam os seus itinerários habituais para variaçoes que permitam utilizar o veículo novo (VLT no caso). Logo não dá para dizer que a demanda de um VLT ´pe exatamente akela cujo mapa de Origem e Destino aponta no momento anterior a construção do mesmo.

Mas é isso cara otra hora a gente continua a conversa q ta bacana
boa noite!

Romers
September 15th, 2010, 07:21 AM

BOm o que lí era que em araqura a prefeitura não vencia justamente o custo de manutenção. Porém é uma prefeitura menor e isso já faz um bom tempo....

BRT´s por BRT´s que seja movido a eletricidade. Porém continua a me parecer uma tecnologia em desuso...Quem sabe agora com essa febre de BRT-s a roda volte a girar.

Tiago Costa
September 15th, 2010, 07:26 AM
Nem está tão em desuso assim. No mínimo está estagnado, mas com essa ideia de deixar tudo "green", estão apostando novamente em tecnologias mais limpas, seja em veículos híbridos, seja em veículos elétricos, seja em veículos a hidrogênio (no final das contas, é tudo elétrico, o que difere é a fonte de eletricidade).

Arthur Allencar
September 16th, 2010, 12:03 AM
Primeiramente... faça uma pesquisa mais profunda sobre este projeto de Teresina q vá além da página do Wikipédia (ela é muito falah e não trás algumas informações necessárias)...

Mas vamos por partes...

1. O "metrô" de Teresina não consegue alcançar nem 40% da demanda para o qual foi projetado, tanto q a operação é realizada apenas por uma das três composições existentes (única e exclusivamente para amenizar os prejuízos de operação)...

2. O sistema não consegue se pagar, gera uma despesa gigantesca ao município e governo, q subsidiam tal sistema. A operação não é consolidada, as viagens são realizadas durante 50 minutos O CICLO e a receita operacional corresponde QUASE 35% dos custos totais das despesas realizadas...

Ou seja, se for pra fazer um sistema metroviário desastroso (financeiramente) como esse em GYn que façamos, ao menos e pela metade do valor um sistema de BRT que demandará custos menores de manutenção e operação e funcionará tão eficaz quanto...

ERRADO... aliás, completamente o contrário... atualmente existe a demanda em um eixo da cidade, porém com a implantação de um sistema muito caro implicará em tarifas caras o q irá afastar (e não atrair) demanda...

E eu (aliás, nós, pois meu TCC possui 3 integrantes) perguntei pra exatamente 497 pessoas em todas as estações e terminais do eixo anhanguera... e a grande maioria (esmagadora) foi categórica em afirma q se o valor ultrapassar o valor praticado na cidade (os atuais R$ 2,25) não usariam... e outra pergunta realizada foi qto a real necessidade da inclusão de um sistema metroviário ou a melhoria e reestruturação do sistema já existente (qual eles preferiam) e 59% optaram pela segunda...

Então, não faça afirmações tiradas unicamente por sua posição... pois isso é ACHISMO e não PESQUISA...

A questão não é ter opiniões exaltadas ou ser do contra... a única coisa q pede-se ao comentar um termo tão técnico como este (e até mesmo antes de começar a fazer certas afirmações) é q se conheça, ao mínimo, um pouco sobre o assunto e fuja, o máximo possível, do ACHISMO (ou então ao menos fale por vc e não faça generalizações)...

.

Barrich me desculpe se em algum momento cheguei a te ofender ou um parecer desmerecido de sua monografia.

Sim, sim, eu não tenho um conhecimento aprofundado sobre esse assunto e nem sobre o Metro de Teresina e até poderia dizer que você esclareceu e muito as dúvidas do meu achismo, e também dizer que novamente que o Wikipedia me enganou novamente, até que alguém de teresina me prove o contrário.

Resumindo: Por tudo que você aqui apresentou eu pude ver e interpretar suas propostas e a realidade do transporte em Gyn, e vi tbém que pela sua explicação o meu conceito foi ampliado, provavelmente Gyn teja um impesílio para a construção do VLT/Metro que provavelmente custaria muito aos cofres públicos.

:master: :)

Tiago Costa
September 16th, 2010, 02:10 AM
O seu problema foi, primariamente, achar que a Wikipedia é uma fonte de informação confiável, quando ela não é. Você mesmo pode ir lá e editar o artigo do Metrô de Teresina e colocar os dados falsos que quiser. Apesar disso, sabendo o que é e o que não é, é possível retirar informações úteis da Wikipedia.

nando-vando
September 16th, 2010, 12:47 PM
Para aqueles que não sabem a respeito do BRT, alguns videos:

guodaBkDPP0&feature

CxmqyF5M_rw&feature

BRT ou corredor com trólebus (ônibus elétricos)

http://www.tramz.com/ec/q/b67.jpg
http://www.tramz.com/ec/q/b19.jpg
http://www.tramz.com/ec/q/b13.jpg
http://www.tramz.com/ec/q/b12.jpg

Trolebus - VLP - Nancy - França

Us2MWYCMzmQ

brunogoiania
September 16th, 2010, 02:53 PM
esse VLP de Nancy e muito parecido com um vlt,eu acho que deveriam investir nos brts elétricos,acredito que não ha muita diferença nos custos de manutenção do veiculo a diesel e do elétrico.

Arthur Allencar
September 17th, 2010, 01:18 AM
O seu problema foi, primariamente, achar que a Wikipedia é uma fonte de informação confiável, quando ela não é. Você mesmo pode ir lá e editar o artigo do Metrô de Teresina e colocar os dados falsos que quiser. Apesar disso, sabendo o que é e o que não é, é possível retirar informações úteis da Wikipedia.

:)

Lord Aliban
September 24th, 2010, 10:53 PM
Acho que para uma cidade do porte de Goiânia, um VLT não seria muito adequado, do MEU PONTO DE VISTA, um VLT seria mais aprorpiado para cidades com até no máximo 500 mil habitantes, acima disso, um Metrô pesadão para evitar "carros" superlotados e tal, mas enfim, Goiânia merece mesmo um transporte de qualidade e Oxalá que esse Metrô saia do papel antes da Àfrica colidir com a Europa e fechar o Mar Mediterrâneo...:lol:^^Do jeito que andam as coisas, é bem capaz que algumas linhas de VLT saiam mesmo do papel.

Este sistema de Goiânia, se for implantado, será bem semelhante ao Metrô do Porto, em Portugal, que recentemente recebeu um prêmio pela qualidade do seu projeto e operação. Espero que este sistema seja integrado com o corredor do Eixo Anhangüera, os ônibus e até mesmo com o serviço de moto-táxi (no qual eu defendo a sua modernização, mas isto explico em outro thread daqui a pouco).

Falando em VLT, caso estes projetos saiam do papel, poderemos ver um destes modelos em nossas ruas:

Alstom Citadis
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/4/4b/Alstom_Citadis-Madrid.JPG/800px-Alstom_Citadis-Madrid.JPG

Bombardier Flexity
http://www.eisenbahn-webkatalog.de/images/news/2_FLEXITY_Dortmund-LowRes.jpg

Siemens Combino
http://www.theage.com.au/ffximage/2007/03/15/svTRAIN_wideweb__470x305,0.jpg

Kaique
September 25th, 2010, 10:53 PM
... Oxalá que esse Metrô saia do papel antes da Àfrica colidir com a Europa e fechar o Mar Mediterrâneo...:lol:

Então é bom apressarem-se, pois a África já colidiu com a Europa e o fechamento do mediterrâneo está a caminho. O estreito de Gibraltar fica mais estreito a cada dia. :lol:

lusorod
September 26th, 2010, 02:12 AM
espero que isso saia logo, seria otimo pra goiania!

marcus_lisboa
April 1st, 2011, 02:39 PM
Alguma novidade? Já começou as obras?

marcus_lisboa
April 1st, 2011, 03:01 PM
Sir Costa, não creio q haja no mundo um metrô com um percurso gigantesco assim, um TGV vá lá...mas metrô nunca vi.

Sendo no Brasil para cortar custos tudo é possivel se bem que seria interessante um metro parador a cada 1 km +- ligando o oiapoque ao chui. Imaginem uma linha com frequencia a cada 5 minutos, custando cercade R$ 2,00 teria uma demanda imensa por cruzar o pais todo.

marcus_lisboa
April 1st, 2011, 03:26 PM
É falta de usuário mesmo...

Pequeno exemplo (estudo realizado para o meu tcc em pesquisa espontânea), o único eixo q possui demanda "sustentável" para a implantação de um metrõ em GYN é o Eixo Anhanguera, com mais de 190 mil pasx/dia... só o q acontece... o Governo Estadual subsidia 50% da passagem para o Eixo, ou seja, a passagem do mesmo sai pela metade do valor do praticado pelo restante do sistema que hoje é de R$ 2,25 (Eixo Anhaguera: R$ 1,15)...

Aí, para a sustentabelidade e um eixo metroviário neste local (Av. Anhanguera), a passagem deveria ficar entorno dos R$ 3,25 (mas com uma demanda mínima de 250 mil pasx/dia)... só q qdo perguntado ao usuário do atual eixo Anhanguera (operado pelo sistema de BRT) se ele estaria disposto a continuar trafegando pelo eixo ao custo de R$ 3,25 sabendo q o mesmo seria operado por sistema metroviário o resultado foi q 87% dos usuários entrevistados responderam NÃO, 7% DEPENDENDO DO CONFORTO E RAPIDEZ e 6% SIM.

Ou seja, para o sistema ser sustentável (sem a subsídio do Governo) a demanda atual, deste eixo, deveria estar operando 3 vezes mais q o atual nível e além disso o subsídio de passagens deveriam acabar em toda a cidade e haver toda uma reformulação do sistema de transporte público na Região Metropolitana de Goiânia inteira, para que se extinguissem as linhas complementares em tal eixo...

PS.:

Só a cargo de curiosidade, para verem como esse projeto apresentado aqui é tão fora de senso, esse eixo q pretendem instalar o tal metrô de GYN movimenta cerca de 87 mil pasx/dia através de 7 linhas diferentes de ônibus partindo de várias regiões da cidade, ou seja, muito aquem de um nível de passageiros satisfatório para a auto-sustentabilidade de um eixo metroviário... aliás, nesse eixo norte/sul nem o VLT seria ideal.. o ideal pra ele é o sistema de BRT com ônibus bi-articulados (sem falar q a estrutura viária para esse sistema - BRT - já existe em 60% desse eixo)...

.

Não conheço Goiania mas aqui no litoral paulista onde as cidades são planas e conurbadas (ou seja com divisas sem limites, bastando atravessar uma rua para atravessar de uma a outra), querem implantar o VLT, no entanto é em um eixo que também não há tanta demanda (passa perto de lugar importantes porém não tão perto assim), fizeram um projeto de R$ 600 milhões que foi licitado porém não houve interesse da iniciativa privada. Eu acredito que se tivessem feito um corredor com onibus modernos (se você pesquisar tem onibus que tem cara de VLT, se alguem tiver fotos posta ai os VLPs), sistema eletronico de passagens, pagamento nas estaçõees, com bicicletarios e estacionamentos anexos as estaçoes e com bilhete integrado ao sistema de onibus e balsas sairia muito mais em conta, conforme estudos daria para fazer com cerca de R$ 100 milhões, mas infelizmente a vaidade politica impede que isso seja realizado, creio que ai poderia ser feito o mesmo.

marcus_lisboa
April 1st, 2011, 03:50 PM

A questão ambiental do transporte é muito importante, mas não creio que só porque um veiculo é movido a eletrecidade seja maenos poluidor do que um a diesel, no caso deste ultimo vocÊ ve a poluição de imediato no outro ela é gerada na matriz energética, que mesmo que seja através de represas ( que é o mais comum no Brasil), causou-se um grave passivo ambiental, com desvio de cursos de rios, alagamentos de areas, transferência de população humana e animal.

aspamdf
April 1st, 2011, 10:04 PM
Acho interessante que o thread foi criado em "September 7th, 2005, 12:25 PM" e que o primeiro comentário foi que "Faz muito tempo que se fala em fazer este metro". E hoje nem um VLTzinho meia boca foi construído.

Tem hora que dá ódio do Brasil.

Vila Nova
April 2nd, 2011, 03:48 AM
Alguma novidade? Já começou as obras?

Só se for em jogo de videogame.

Marcelo Alves
April 3rd, 2011, 02:57 AM
Acho interessante que o thread foi criado em "September 7th, 2005, 12:25 PM" e que o primeiro comentário foi que "Faz muito tempo que se fala em fazer este metro". E hoje nem um VLTzinho meia boca foi construído.

Tem hora que dá ódio do Brasil.

Eu era molequinho, mas já ouvia lá em meados 1980 o então candidato ao Governo de GO, Sr. Henrique Santillo (aquele mesmo que tem umas paradas de ônibus com o seu nome), fazendo promessas vazias sobre um tal metrô de superfície!

O que se tem hoje é um impedimento legal (ilegal) no plano diretor da capital quanto a utilização de veículo sobre trilhos. Isso em virtude da "má" influência do empresariado sobre o poder público em GYN.

Aí quando a capital fica fora de grandes eventos internacionais ou mesmo nacionais, o povo fica triste e não entende.

Tiago Costa
April 3rd, 2011, 05:51 AM
Só pra constar, o projeto do Metrô de Goiânia é um VLT segregado, exceto nos cruzamentos. Algo como um plus do corredor de ônibus. Porém, parece que no trecho mais central ele seria subterrâneo.

Vila Nova
April 5th, 2011, 01:26 AM
Daqui 100 anos os políticos goianos ainda estarão comprando mais ônibus para a cidade, crendo que isso é o bastante para oferecer um transporte público de qualidade para o cidadão.

brunogoiania
July 26th, 2011, 09:36 PM
Obra do metrô de superfície de Goiânia deve começar em 2012

As obras de implantação do metrô de superfície no Eixo Anhanguera devem começar no próximo ano. A garantia é do secretário da Região Metropolitana, Jânio Darrot, que se reuniu hoje com o governador Marconi Perillo para tratar desse e de outros assuntos. Segundo o secretário, o projeto está em fase de estudos e já recebeu manifestações de interesse de grupos privados, consórcio de operadoras, incluindo uma operadora francesa.

“É um projeto ousado, mas que está sendo feito de uma maneira bastante consciente”, assegura Jânio Darrot. O secretário afirma que no momento, a secretaria busca recursos do PAC e finaliza o projeto funcional para viabilizar a obra. “Muitas pessoas acham que isso é um sonho, mas estamos bem próximos da realidade”, observa Jânio, ao garantir que o Veículo Leve sobre Trilho (VLT) será inaugurado ainda nesse Governo.

Fonte: Goiás Agora

http://www.goianiabr.com.br/2011/07/...e-goiania.html

sera que agora vai?

só um detalhe tudo mudou o projeto anunciado no começo desse thread não existe mais,em vez de norte sul o projeto agora e no eixo leste oeste.

Julio CAF
July 26th, 2011, 10:05 PM
A palavra Deve de Dever, obrigação. Não funciona no Brasil, independente da cidade, qualquer motivo para qualquer coisa. :ohno:

Otis LA
September 20th, 2011, 09:38 PM
No Diário da Manhã de hoje destaque para o passeio que Marconi fez em Xangai, conhecendo o Translohr. Destaque também para a coluna do Deputado Fábio Sousa: "Sugiro então o VLT já utilizado em cidades como Bogotá, na Colômbia, e Miami, nos EUA." Daí a gente vê como os nossos representantes conhecem de transporte público...

Otis LA
September 22nd, 2011, 12:13 AM
Sonho com VLT, e não com VLP... mas o TransLohr já seria de bom tamanho. Tem vantagens em relação aos VLT: sobe rampas mais íngremes (Praça do Botafogo... Baixada do Palmito...); com baterias o Translohr pode sair de sua faixa exclusiva (não dependendo de trilhos e fios para rodar em percursos curtos); o gasto na infraestrutura do TransLohr é inferior ao de um VLT... mas meu medo é um veículo tão baixo circular em pavimentos tão horrendos como o das ruas e avenidas goianienses. Neste sentido a instalação de trilhos é uma obra mais garantida. Outro temor que tenho é a respeito da capacidade máxima do veículo, se é comparável a de um VLT o seu custo em relação a um VLT.

samuca_
September 22nd, 2011, 01:07 AM
abrir túnel pra VLP,BRT ou VLT é desperdício de dinheiro.

Ps: o deputado esqueceu que em Bogotá se usa o BRT e não VLT;

Vila Nova
September 22nd, 2011, 01:10 AM
O mínimo que eu gostaria é o VLT, mas parece que teremos um bondinho com pneus mesmo.

Otis LA
September 22nd, 2011, 04:21 AM
Sonho com VLT, e não com VLP... mas o TransLohr já seria de bom tamanho. Tem vantagens em relação aos VLT: sobe rampas mais íngremes (Praça do Botafogo... Baixada do Palmito...); com baterias o Translohr pode sair de sua faixa exclusiva (não dependendo de trilhos e fios para rodar em percursos curtos); o gasto na infraestrutura do TransLohr é inferior ao de um VLT... mas meu medo é um veículo tão baixo circular em pavimentos tão horrendos como o das ruas e avenidas goianienses. Neste sentido a instalação de trilhos é uma obra mais garantida. Outro temor que tenho é a respeito da capacidade máxima do veículo, se é comparável a de um VLT o seu custo em relação a um VLT.

Ooops... exagerei... o Translohr depende de seu trilho-guia, ainda que, com baterias, possa dispensar a catenária por certos trechos. Desvantagens: só há um fornecedor de veículos deste tipo, a Lohr, o que é ruim. Outra: o trilho-guia é enjoado... os switches não são convencionais, são montados sobre bases rotativas... é complicado.

A.Veloso
November 18th, 2011, 01:44 AM
Desde que eu era criança ouvia falar desse metro de Goiânia... Eu morava lá no Crimeia Leste, e era obrigado a pegar 2 onibus para ir pra qualquer lugar da cidade. Lembro bem que esperava pelo menos 30 minutos no ponto na Av. Fuad Rassi, isso pro primeiro ônibus, que chegava lotado e todo mundo xingando o motorista, hehe! Pior era procurar um vendedor de Sit Pass, que nunca tinha, e ficava umas 20 pessoas na parte da frente do busão esperando chegar no centro, único lugar onde se encontrava vendedores do sit pass... Não sei se mudou a situação hoje, mas nem me animo muito com essas histórias de metrô em Gyn. Antes era a linha Norte-Sul da Perimetral até Aparecida. Agora esqueceram ela e veio esse projeto mirabolante do governo em transformar o eixão em metrô. Eu só pergunto: Qual o benefício de se construir uma linha em superfície que nem se pode chamar de metrô de verdade, sobrepondo uma ligação por ônibus que não é lá essas coisas, mas funciona já... Na minha opinião não vale o custo/benefício. Eles deviam construir mesmo no eixo Norte/Sul, que ainda não tem uma ligação eficiente, e portanto, tem demanda reprimida. Enquanto a ligação leste/oeste deveria ficar pro futuro, quando o eixão não conseguir suprir mais a demanda.

O governo devia considerar que a região norte é a que mais cresce hoje em Gyn, assim como a região de Aparecida, que cresceu muito na última década. Olha que já estão construindo o maior shopping de Gyn (Passeio das Águas) na Perimetral com Goiás Norte, o que vai desenvolver mais a região norte, onde seria a última estação do Metro Norte/Sul.

Mas vamos ter o pé no chão! Duvido que algum desses 2 projetos saia ainda nesta década, pois a cultura do Goiano ainda é muito de carro e moto... Quem sabe na próxima década isso saia do papel, quando o trânsito de Goiânia ficar insuportável como é hoje em São Paulo. A cidade não deveria cometer esse mesmo erro de não investir em transporte público.

A propósito, em 2007 me mudei para São Paulo, e ano passado meus pais compraram um apê ao lado onde vai ser a estação Vila Sônia da linha 4 do Metrô. Vai inaugurar só em 2014, mas escolher morar ao lado de metrô é a melhor coisa que se faz em São Paulo. Em Gyn estou comprando um Apê na Vila Jaraguá, bairro da minha família, pensando em investimento. Então continuo torcendo pra sair algum metrô na cidade, assim como o Shopping novo lá pertinho que vai trazer desenvolvimento à região. :)

lusorod
November 18th, 2011, 03:40 AM
Obra do metrô de superfície de Goiânia deve começar em 2012

As obras de implantação do metrô de superfície no Eixo Anhanguera devem começar no próximo ano. A garantia é do secretário da Região Metropolitana, Jânio Darrot, que se reuniu hoje com o governador Marconi Perillo para tratar desse e de outros assuntos. Segundo o secretário, o projeto está em fase de estudos e já recebeu manifestações de interesse de grupos privados, consórcio de operadoras, incluindo uma operadora francesa.

“É um projeto ousado, mas que está sendo feito de uma maneira bastante consciente”, assegura Jânio Darrot. O secretário afirma que no momento, a secretaria busca recursos do PAC e finaliza o projeto funcional para viabilizar a obra. “Muitas pessoas acham que isso é um sonho, mas estamos bem próximos da realidade”, observa Jânio, ao garantir que o Veículo Leve sobre Trilho (VLT) será inaugurado ainda nesse Governo.

Fonte: Goiás Agora

http://www.goianiabr.com.br/2011/07/...e-goiania.html

sera que agora vai?

só um detalhe tudo mudou o projeto anunciado no começo desse thread não existe mais,em vez de norte sul o projeto agora e no eixo leste oeste.

maravilha! Tá na hora de goiânia ter seu VLT, será muito bom pra cidade! Com o sucesso certeiro da primeira linha aparecerão outras via PPP

Otis LA
December 4th, 2011, 02:27 PM
No Seminário de Mobilidade realizado esta semana na UFG (1-2/12/11) aconteceu algo interessante: num dia, Carlos Maranhão (MetroBus) comentou sobre o projeto do VLT, dando prazos e preços, como se a coisa fosse sair. No outro, Roberto Elias (SEPLAM) disse que a coisa não está certa, que é muito cara e que não será feita. Acredito que o VLT de Goiânia não sai, foi só um factóide, como foi da primeira vez, motivado por interesses misteriosos ou inconfessáveis.

Landerson Egg
December 4th, 2011, 11:00 PM
É uma questão de compreensão, alguns compreendem e apoiam, outros não compreendem e acham uma bobagem.

Otis LA
February 2nd, 2012, 12:19 PM
Não sei o que pensar: apesar desta notícia, não consigo ficar otimista... da outra vez fizeram audiências públicas e nada... será que agora vai ser diferente?

Avaliar o projeto apresentado pelo consórcio interessado na construção do metrô de superfície de Goiânia, no corredor do Eixo Anhanguera. Com esse objetivo, a comissão elaborada para discutir e acompanhar a viabilização do Veículo Leve sobre Trilhos - VLT se reuniu nesta segunda-feira (31) pela terceira vez no gabinete da Secretaria de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Goiânia, no 2º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

Segundo o secretário da pasta, Silvio Sousa, até agora, o cronograma definido no ano passado está sendo seguido. "Estamos dentro dos prazos avaliando os estudos que já foram apresentados. O cronograma está obedecendo a uma linha de tempo definida no ano passado. O consórcio tinha até dezembro para entregar o projeto funcional, o que foi cumprido em dia. E agora, nós do governo estamos fazendo o dever de casa, que é a avaliação técnica. Temos até meados de abril para encerrar essa parte e, efetivamente, partir para a licitação", explica.

Apesar de já haver um consórcio formado por empresas como a Transdev - com atuação internacional no ramo de transporte ferroviário, a multinacional Odebrecht Transporte e pelo operador local Rede Metropolitana de Transportes Coletivos - RMTC, será aberta uma licitação para a participação de outras empresas. O consórcio em questão já apresentou projeto básico, que ainda carece de parecer técnico. "Pode ser que a partir da publicação do edital, outros grupos manifestem interesse e vai vencer quem oferecer a menor contraprestação ao Estado e o melhor serviço entregue à população", declara.

A Avenida Anhanguera, que corta a capital de leste a oeste, tem 14 quilômetros de extensão e 18 estações, entre plataformas e terminais. Atualmente, o Eixão, como é popularmente conhecido, transporta diariamente cerca de 240 mil passageiros. A implantação do VLT será executada por meio de Participação Público Privada. A expectativa é de que o novo meio de transporte se torne uma realidade até o ano de 2014.
(...)
Um mês antes da publicação do edital do VLT serão realizadas audiências públicas, com a ampla discussão pela sociedade, Prefeitura de Goiânia, operadores locais e órgãos de controle. " A participação e o debate da sociedade são necessários, já que estamos falando de um projeto de requalificação e modernização de uma via de fundamental importância para a cidade de Goiânia", finaliza.

Do Goiás Agora