View Full Version : Rodovia interoceânica
Davizão AC September 11th, 2005, 05:56 AM Brasília - Mil quilômetros de asfalto vão completar, pela primeira vez, a ligação entre os oceanos Atlântico e Pacífico na América do Sul. A pedra fundamental da rodovia Interoceânica foi lançada ontem em Puerto Maldonado (Peru), pelos presidentes do Peru, Alejandro Toledo, da Bolívia, Eduardo Rodríguez, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.
A obra ligará o Brasil, pelo Estado do Acre, ao Peru, país vizinho com saída para o Pacífico. O Corredor Viário Interoceânico Sul, nome oficial da rodovia, já começou a ser construído, em parceria dos governos de Peru e Brasil.
A rodovia ligará Iñapari, cidade peruana situada na fronteira com Assis Brasil, no Acre, aos portos marítimos peruanos de Ilo, Matarani e San Juan. A conexão entre Brasil e Peru será feita pela ponte sobre o Rio Acre, que deve ser inaugurada ainda este ano.
O secretário de Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento, Ariel Peres, explica que a logística de integração, pelo lado brasileiro, inclui duas rotas fundamentais. A primeira delas é pela BR-364, que interliga Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, a Cuiabá, no Mato Grosso. De lá a Porto Velho, em Rondônia e, depois a Rio Branco, Capital do Acre.
Depois, pela BR-317, segue de Rio Branco a Assis Brasil, na fronteira com o Peru. A outra rota vai de Manaus, no Amazonas, até Porto Velho pela hidrovia do Rio Madeira. Dali, segue o trajeto da outra rota: BR-364 até Rio Branco e BR-317 até Assis Brasil.
O empreendimento prevê a construção, operação e manutenção de 1.009 quilômetros de estradas asfaltadas e o custo estimado é de US$ 700 milhões, segundo dados do Itamaraty. Dois consórcios brasileiros liderados pelas empreiteiras Odebrecht e Andrade Gutierrez venceram a licitação internacional.
Petronius September 11th, 2005, 06:06 AM vi este artigo num jornal espanhol e achei muito interessante!
Caio September 11th, 2005, 06:14 AM Duplicou.
Caio September 11th, 2005, 06:15 AM Não deixa de ser coerente, afinal, já que as estradas brasileiras estão impecáveis e a nossa malha ferroviária é gigante e eficiente, podemos nos dar ao luxo de construirmos rodovias modernas no Peru.
voxp September 11th, 2005, 06:18 AM deveriam construir uma ferrovia junto com a rodovia, assim junto aquela que está sendo construida entre brasil-argentina e chile, uniria comercialmente o continente diminuindo a dependencia do canal do panamá, o que sem dúvida será muito bom pras esportações pra Ásia
Baianóide September 11th, 2005, 06:41 AM deveriam construir uma ferrovia junto com a rodovia, assim junto aquela que está sendo construida entre brasil-argentina e chile, uniria comercialmente o continente diminuindo a dependencia do canal do panamá, o que sem dúvida será muito bom pras esportações pra Ásia
Concordo na construção de uma ferrovia também. Melhor ainda se ela tivesse ramificações ligando aos portos capixabas, fluminenses e baianos, ficaria um sistema continental multimodal.
voxp September 11th, 2005, 06:43 AM porra, eu escrevi exportações com s, eu mereço...
neosoux September 13th, 2005, 05:19 AM Não deixa de ser coerente, afinal, já que as estradas brasileiras estão impecáveis e a nossa malha ferroviária é gigante e eficiente, podemos nos dar ao luxo de construirmos rodovias modernas no Peru.
É como disseram: no Brasil, nem as duas cidades mais ricas e desenvolvidas do interior tem uma conexão apropriada( RIbeirão Preto e UBerlandia) e vão construir uma estrada no Peru?!? Mas acho um tanto quanto hipocrita essa frasem, já uma coisa naum tem mto a ver com a outra.. AMBAS SÃO CONCILIAVEIS!! E uma região rica como a citada é meio q autosuficiente, a presença do Estado faz mto mais diferença em regiões pobres como o Acre!! É mto mais importante!
Uma estra NO PERU, mas q beneficiará mto o BRASIL! Ajudará a aumentar mto a competitividade nas nossas exportações. já q teremos saida para o pacifico, diminuindo mtoo o tempo de viagem dos nossos produtos para a Ásia e para a costa oeste dos EUA, onde se encontra o Estado mais rico, a California.
Sem contar q vai ligar duas regiões pobres dando uma perspectiva de prosperidade sem precedentes!!
legal September 13th, 2005, 02:56 PM Eh isso mesmo!!! Ajudar a construir em outro pais pode ajudar a voce mesmo!! Que visao tao curta essa de que nao ha boas rodovias nao sei onde dentro do proprio pais, etc...
A França (e depois os EUA) constuiram o Canal de Panama em outro pais, mas eles sabiam que as grandes potencias comerciais da epoca (ELES mesmos) seriam os proprios beneficiarios, mesmo estando em outro pais.
A visao curta de algumas pessoas eh assombrosa... que bom que a geopolitica brasileira esta se internacionalizando (merito do FHC, nao do Lula, diga-se de passagem)
RRC September 14th, 2005, 02:27 AM Construir em outro país é legal sim, atrai exportações, pode ser verdade, mas isso é bomd e ser feito quando as obras inetrnas do país estão em ordem. Gastar dinheiro no peru enquanto 98% das rodovias brasileiras estão um lixo é irresponsabilidade e negligência.
O Legal vive nos exterior faz tempo e não deve saber que as únicas estradas decentes desse país estão no estado de SP e são todas privatizadas (licitadas pra ser mais exato), o resto do país, incluindo MG, que tem maior rede rodoviária do BR está um lixo, o NE então nem sei se é possível dizer que tem estradas e não estou exagerando, quem tem dúvidas que pegue seu carrinho e vá se aventurar por elas e depois diga se estou mentindo.
Mais do que isso, em lugar de rodovia, como dito deveria ter sido construida uma ferrovia, mais barata, mais rápido de contruir e com menor manutenção.
neosoux September 15th, 2005, 02:51 AM Eu naum acho irresponsabilidade e nem negligencia... POr um unico motivo: Vai beneficar mto o NOSSO país e um Estado mto carente DELE. E de quebra ainda vai beneficiar um vizinho nosso, e prosperidade no vizinho sempre é bom para NÓS!
Otis LA September 15th, 2005, 07:00 PM Ferrovia é mais barata? Seguramente, não. A implantação de uma ferrovia custa de três a dez vezes mais do que a de uma rodovia. Mas o transporte ferroviário, em muitos casos, é mais barato que o rodoviário, não resta dúvida. Tanto a rodovia como a ferrovia são necessárias e complementam-se, mas na pobreza latino americana...
Será que ônibus de turismo brasileiros sairão de Rio Branco, Cuiabá e Porto Velho com destino a Cuzco, rodando em estrada asfaltada? Hum... oportunidade de negócio e turismo na região...
Davizão AC September 15th, 2005, 07:51 PM Com certeza Otis, como o solo daqui não é dos melhores, você teria bem mais trabalho em preparar o solo para uma ferrovia do q para uma rodovia, e vale lembrar tbm q essa rodovia não visa somente a exportação mas tbm integrar mais a américa do sul e aquecer o turismo. Tudo isso resume-se a uma coisa: o desenvolvimento da região
RRC September 15th, 2005, 09:46 PM Duplicado.
RRC September 15th, 2005, 09:51 PM Ferrovia é mais barata? Seguramente, não. A implantação de uma ferrovia custa de três a dez vezes mais do que a de uma rodovia. Mas o transporte ferroviário, em muitos casos, é mais barato que o rodoviário, não resta dúvida. Tanto a rodovia como a ferrovia são necessárias e complementam-se, mas na pobreza latino americana...
Será que ônibus de turismo brasileiros sairão de Rio Branco, Cuiabá e Porto Velho com destino a Cuzco, rodando em estrada asfaltada? Hum... oportunidade de negócio e turismo na região...
Se ferrovia não é mais barata porque será que grande parte dos paises do mudo se baseiam em ferovias para fazer a grande massa de seu transporte de passageiros e carga?
A implantação da ferrovia pode realmente ser mais onerosa, mas a longo prazo a manutenção e os custos por km são bem mais baratos.
voxp September 15th, 2005, 10:22 PM sem contar que os danos que podem ser causados no traporte aos produtos é absurdamente menor, uma carga num trem perde no máximo 2 a 3% da carga em danos por transporte, éabsolutamente raro perder toda carga, já no transporte rodoviário, perde em média 30 à 35% da carga, que chega os seus destinos danificadas por causa de rodovias esburacadas, o extragadas devido aà demora da entrega (causados por transito, acidentes e etc..) ou mesmo à perda total causado por acidentes com os caminhões, roubos de carga e coisas do tipo, por isso é muito importante a construção de trens.
Brooklin Boy September 16th, 2005, 12:50 AM Boa notícia! Espero que se concretize mesmo a construção dessa rodovia. Concordo plenamente com o neosoux, essa rodovia vai concordar ambos os países.
Caio September 17th, 2005, 06:58 PM Eh isso mesmo!!! Ajudar a construir em outro pais pode ajudar a voce mesmo!! Que visao tao curta essa de que nao ha boas rodovias nao sei onde dentro do proprio pais, etc...
A França (e depois os EUA) constuiram o Canal de Panama em outro pais, mas eles sabiam que as grandes potencias comerciais da epoca (ELES mesmos) seriam os proprios beneficiarios, mesmo estando em outro pais.
A visao curta de algumas pessoas eh assombrosa... que bom que a geopolitica brasileira esta se internacionalizando (merito do FHC, nao do Lula, diga-se de passagem)
Já eu acho que visão curta -- ou até mesmo cegueira -- é não notar que com o dinheiro que já arrecadamos exportando através do nosso próprio oceano poderíamos investir em boa parte das melhorias de infra-estrutura tão necessitadas aqui dentro. Essa conversa de que "vai ser bom para nós" não me convence nem um pouco, pois já temos muita grana, não precisamos de mais um punhado para começar a fazer coisas boas para o país.
E em nenhum momento eu disse que não há nenhuma boa rodovia dentro do Brasil. Não distorça o raciocínio. Creio que você saiba melhor do que eu a quantas anda a nossa situação ferro e rodoviária. Se não, confirmo minha teoria de que aqui é outro que está com a visão abalada.
Otis LA September 19th, 2005, 06:45 PM Se ferrovia não é mais barata porque será que grande parte dos paises do mudo se baseiam em ferovias para fazer a grande massa de seu transporte de passageiros e carga?
A implantação da ferrovia pode realmente ser mais onerosa, mas a longo prazo a manutenção e os custos por km são bem mais baratos.
Foi o que eu disse: a construção de uma ferrovia é mais onerosa do que a de uma rodovia, mas o custo do transporte de mercadorias é - na maioria das vezes, não em todas as vezes - bem mais barato em ferrovias do que em rodovias. Transportar por rodovia só é mais barato do que por ferrovia em algumas situações relativas à distância, freqüência e valor agregado da mercadoria. Na realidade, um complementa o outro: ora, o trem não chega na porta de nossas casa... Mas para uma extensa variedade de cargas, nas distâncias continentais de nosso país, o transporte ferroviário é imprescindível para o crescimento de nossa economia.
mopc September 19th, 2005, 07:43 PM Brasília - Mil quilômetros de asfalto vão completar, pela primeira vez, a ligação entre os oceanos Atlântico e Pacífico na América do Sul.
Não seria falsa essa afirmação, já que se pode há décadas dirigir do Brasil ao Chile?
Sir Costa September 27th, 2005, 06:32 AM Epa, pera lá. Interoceânica... certo... vai parar em que cidade do litoral brasileiro?!
Davizão AC September 27th, 2005, 07:51 PM Epa, pera lá. Interoceânica... certo... vai parar em que cidade do litoral brasileiro?!
Ligará o porto de Santos aos portos peruanos
Sir Costa September 30th, 2005, 07:32 PM ^^
Ahhhh bom! =D
|
|