View Full Version : Usuário leva até 9 min para comprar bilhete e embarcar no Metrô de SP

Kauã
September 18th, 2005, 11:31 AM
TRANSPORTE

Testes foram realizados nos horários de pico

Usuário leva até 9 min para comprar bilhete e embarcar no Metrô de SP
DO "AGORA"

Na semana em que o Metrô paulistano completou 31 anos, a reportagem testou os serviços de venda de bilhetes e embarque de passageiros. O levantamento apontou que o usuário leva de dois a nove minutos para comprar um bilhete e embarcar.
Entre os dias 12 e 14, a reportagem percorreu, nos horários de pico, 19 estações das três principais linhas do sistema. Mesmo nas mais carregadas, o tempo de espera nas filas dos guichês não superou o limite de três minutos -estipulado pelo Metrô.
"Organizamos o sistema de uma maneira que, em 80% dos casos, os usuários não tenham de esperar mais de três minutos na fila do guichê", explica o gerente de operações do Metrô, Conrado Grava de Souza.
Nas estações, a reportagem cronometrou o tempo do momento em que entrava na fila dos guichês de venda dos bilhetes até a entrada em um trem.
Além das filas, influíram no cálculo a distância entre os guichês e as plataformas -que varia de acordo com a estação- e a demora para embarcar (na Liberdade, por exemplo, a superlotação impediu que dois trens seguidos fossem tomados).
O tempo maior, de nove minutos, foi registrado na estação Corinthians-Itaquera (zona leste). Lá, há enormes filas, com centenas de pessoas concentradas, principalmente, nas catracas. Apesar disso, a fila anda relativamente rápido: em cerca de três minutos, foi superada.
"Com a multidão que passa por aqui, até que não é muito tempo", disse o segurança Nilson Santana, 48, enquanto caminhava pela fila.
Segundo Grava, a grande concentração de usuários na estação se deve às características sociais da zona leste, que oferece poucas oportunidades de emprego. "Os bairros da região se tornam cidades-dormitório, e todos os moradores saem diariamente, no mesmo horário, para trabalhar em outras partes da cidade."
Para atender à demanda, a linha 3 trabalha, nos horários de pico, com um intervalo entre trens de um minuto e 41 segundos -um dos menores do mundo.
O Metrô enfrentou uma crise em março do ano passado, quando a empresa retirou, após quatro anos de falhas técnicas e reclamações constantes dos passageiros, as 258 máquinas que faziam a venda automática de bilhetes.
Na ocasião, para evitar uma explosão das filas, o Metrô ampliou o número de guichês nas estações e introduziu novidades: a fila única para vários guichês e o monitor eletrônico, que informa o número do guichê livre, como o de agências bancárias -atualmente, o sistema funciona na Sé e na Barra Funda. Um ano depois, a situação é considerada estabilizada.

brandi
September 18th, 2005, 05:22 PM
Bem feito!
Quem mandou morar em São Paulo!
É só mudar para o Japão e o problema estará resolvido.
Esses usuários do metrô de São Paulo (entre os quais me incluo) são umas antas mesmo!

JoseRodolfo
September 18th, 2005, 07:20 PM
É muito subdesenvolvimento, to pensando seriamente em me mudar pro japão...

Menino de Sampa
September 18th, 2005, 07:54 PM
Pessoal que infantilidade, isso aí é verdade, o sistema de vendas dos bilhetes é ridículo, pode ser melhorado.

brandi
September 18th, 2005, 09:18 PM
Pessoal que infantilidade, isso aí é verdade, o sistema de vendas dos bilhetes é ridículo, pode ser melhorado.

Uso o metrô todos os dias há anos (desde que foi inaugurado em 1974).
NUNCA levei mais que três minutos para comprar bilhetes.
Será que só acontece comigo ou tenho muita sorte????

Menino de Sampa
September 18th, 2005, 10:49 PM
Uso o metrô todos os dias há anos (desde que foi inaugurado em 1974).
NUNCA levei mais que três minutos para comprar bilhetes.
Será que só acontece comigo ou tenho muita sorte????

Geralmente não demora muito mesmo, mas eu já fiquei bem mais de 3 minutos em filas, mais especificamente nas estações Ana Rosa e Vergueiro.

brandi
September 18th, 2005, 11:26 PM
Tem um outro detalhe nesse negócio de comprar bilhete.
Tem muita gente que usa o metrô todo dia e compra bilhete unitário em vez de comprar os múltiplos (de 10). Isso também ajuda a formar longas filas.
Eu, por exemplo, compro 20 bilhetes de 10 viagens cada um (pra família toda)e pego a fila só uma vez por mês e mesmo assim procuro fazer isso fora dos horários de pico.
É uma questão de bom senso também.

JoseRodolfo
September 18th, 2005, 11:38 PM
^^ mas é uma questão de necessidade tbém. Eu uso raramente o metro, então vou sempre na bilheteria, é um saco mas num dá pra eu desembolsar 20 reais e ficar com o blihete 2 meses na carteira, com o risco de perder ou estragar..

zeh
September 19th, 2005, 12:06 AM
aqui no Rio tb é o mesmo sistema, acho q deveriam por tb maquinas vendendo bilhetes... Mas sinceramente, tambem nunca demorei muito na fila não... Uma possibilidade é a pessoa comprar o bilhete de 10 viagens, ficando assim menos na fila!!!

Paulo
September 19th, 2005, 12:10 AM
Também acho que o sistema poderia ser melhorado.

Ando pouco de metrô e nunca fiquei mais do que 3 minutos na fila...

Agora, se a matéria diz que tem usuários que levam até 9 minutos... aí é preocupante.

RRC
September 19th, 2005, 05:45 AM
Bah, eu também compro bilhetes antecipadamente, o bilhete normal não tem prazo de validade, portanto se comprar hoje e usar uma ou duas vezes daqui dois, três anos ele continuará valendo, isso é desculpa de joão-sem-braço.

O problema fica nas estações em que há terminais rodoviários como o Tietê, Barra Funda e Jabaquara, aí não há solução, pois o pessoal chega aos montes e precisa pegar o trem para seu destino, sem chance de comprar o bilhete antecipadamente, a solução é colocar mais bilheterias mesmo.

E além de tudo os 9 minutos foram levados não só na fila, mas no percurso fila-catraca-embarque, e foi constatado numa estação onde o volume de gente é absurdamente grande, e mesmo assim ainda não necessitamos daquelas modernas tecnologia empregadas em alguns países que consistem em funcionários para empurrar os passageiros antes da portas fechar.

HudsonSa
September 25th, 2005, 01:04 AM
Ando pouco de metrô, mas já aconteceu algumas vezes de esperar muito para comprar o bilhete (Tietê e Brigadeiro principalmente). Quase sempre só apenas uma bilheteria está aberta na Brigadeiro.
Li em algum lugar que as filas nas catracas do metrô são propositais. Em horário de pico, em uma estação-terminal (tipo corinthians) se todos entrassem de vez, lotaria o trem logo de cara e não sobraria espaço para as pessoas que esperam nas próximas estações. Também reduz a quantidade de gente na plataforma, que já é grande.
Depois que as novas linhas estiverem prontas, quem sabe num alivia...

JoseRodolfo
September 25th, 2005, 01:13 AM
Bah, eu também compro bilhetes antecipadamente, o bilhete normal não tem prazo de validade, portanto se comprar hoje e usar uma ou duas vezes daqui dois, três anos ele continuará valendo, isso é desculpa de joão-sem-braço.

não é delculpa de joão sem braço, já cansei de perder ticket de metro, então prefiro comprar na hora.

observação: as duas últimas vezes que esqueci minha carteira em algum lugar tinha uma nota de 50 reais (raríssima em minhas mãos!!!) e um bilhete de metro de 10 ainda com vários, o que obviamente sumiu quando me devolveram. Azar do caralho!!!!!!

Paulo
September 25th, 2005, 01:55 AM

O problema fica nas estações em que há terminais rodoviários como o Tietê, Barra Funda e Jabaquara, aí não há solução, pois o pessoal chega aos montes e precisa pegar o trem para seu destino, sem chance de comprar o bilhete antecipadamente, a solução é colocar mais bilheterias mesmo.

E além de tudo os 9 minutos foram levados não só na fila, mas no percurso fila-catraca-embarque, e foi constatado numa estação onde o volume de gente é absurdamente grande, e mesmo assim ainda não necessitamos daquelas modernas tecnologia empregadas em alguns países que consistem em funcionários para empurrar os passageiros antes da portas fechar.

Não mesmo! Pois já temos uma tecnolgia inversa:D

Nunca passei por isso, mas conheço uma pessoa que na estação da Sé, entrou por uma das portas e, devido ao número absurdo de pessoas, foi sendo empurrada e quando viu, tinha saido por uma porta do outro lado.

Kauã
September 25th, 2005, 05:21 AM
Ja existe no Mundo tecnologia para recolver isso, nao sei o que o metro esta esperando essas maquinas de venda de bilhetes eram ridiculas ja havia dito isso aqui antes, e ai esta a prova, foram retiradas! enquanto isso em outros lugares do mundo as passagens ja podem ser pagas simplesmente encostado um cartao na catraca ou o telefone celular nao sei porque avancos tecnologicos demoram decadas para chegar no Brasil.

HudsonSa
September 25th, 2005, 09:32 AM
Ja existe no Mundo tecnologia para recolver isso, nao sei o que o metro esta esperando essas maquinas de venda de bilhetes eram ridiculas ja havia dito isso aqui antes, e ai esta a prova, foram retiradas! enquanto isso em outros lugares do mundo as passagens ja podem ser pagas simplesmente encostado um cartao na catraca ou o telefone celular nao sei porque avancos tecnologicos demoram decadas para chegar no Brasil.

Em Hong Kong existe um cartão que vc põe créditos e usa pra tudo! Metrô, ônibus, bonde, balsa, pra compras em vááárias lojas.... achei muito interessante! Se fizessem isso com o bilhete único seria uma boa... Cadê a promessa do Serra???