View Full Version : Sugira sua linha de metrô

Osasco Station
September 25th, 2005, 04:51 PM
:) logicamente tem q ter sentido, atender regiões que exijam ou exigirão certa demanda, ser viável dentro do contexto da metrópole, etc. Enfim, todos sabem do q estou falando.. já vou colocar a minha...

brandi
September 26th, 2005, 04:44 AM
Não é propriamente uma linha.
O que deveria haver é uma ligação com a USP, uma estação bem no meio da USP. Só que estuda ou trabalha lá percebe isso. A USP cosegue ser "fora de mão" em relação a qualquer parte de São Paulo.
Um outro lugar que deveria ter uma estação bem na frente é o aeroporto de Congonhas.

schmidt
September 26th, 2005, 05:57 AM
Sessão delírios: Em Blumenau poderia ter uma entre a FURB e a Fonte, somente isso, uma linha de 5km e só :D

Bruno BHZ
September 26th, 2005, 08:30 AM
Uma que eu acho importantíssima é a que está até em projeto, a da Pampulha - Savassi, em BH. Inclusive já vi um projeto que levaria até o bairro Sion, na Zona Sul. Seria perfeito, apenas pelo que vejo, colocaram poucas estações no caminho, especialmente na Zona Sul.

mopc
September 26th, 2005, 04:50 PM
Uma sugestão para os anos 20. Que tal?

http://img.photobucket.com/albums/v636/mopc/metro2023.jpg

mopc
September 26th, 2005, 07:20 PM
O mesmo esquema agora acrescido da suposta Linha 6 Freguesia-Oratório.

http://img.photobucket.com/albums/v636/mopc/metro2026.jpg

mopc
September 27th, 2005, 10:21 PM
Agora que eu reparei que ficou com a cor da bandeira do estado de SP.

Osasco Station
September 28th, 2005, 02:25 AM
mto bom hein, dps vou comentar..

Luis FTC
September 28th, 2005, 02:33 AM
Muito bom, mopc. Deus te ouça. Ou melhor, veja seu mapa...hehehe. Só não entendi aquela estação Bandeirantes do outro lado do rio Pinheiros...

diogoap
September 28th, 2005, 02:36 AM
Ficamos esperando a glamurosa década de 20 desse século! :D

RRC
September 28th, 2005, 03:18 AM
Nessa malha metroviária do mopc só acho que faltou um pouco de expansão em direção a região de São Mateus, que é enorme e traz muita gente para o centro.

Osasco Station
September 28th, 2005, 06:36 AM
Gostei muito do mapa, mas eu duvido que exista demanda de metrô até Itapevi, mesmo em 2020. Com certeza haverá para Carapicuíba e para Barueri, mas a linha 2 vai chegar até Alphaville. Também não acho que Franco da Rocha exija metrô. Sou totalmente contra essa idéia de repetir trechos de linha, como o Expresso Leste.. não seria mais fácil investir na linha 3? Por isso que eu espero que nunca saia do papel esse Expresso Sudeste.. ridículo! Seu mapa realmente deixou a região Norte sem muito atendimento, por isso sou a favor de uma linha bem ao norte que saia do Tucuruvi, e passe por Tremembé e outros bairros mais ao norte, até chegar em Pirituba e em alguns bairros de Osasco, até o Centro, até a Vila Yara e desse ponto se unir a Linha 4 na Estação Butantã.

Osasco Station
September 28th, 2005, 06:38 AM
Em vez desse absurdo de corredor de ônibus, poderia ser feita uma linha que cobrisse a Berrini, Congonhas, Diadema, Cotia...

Osasco Station
September 28th, 2005, 06:42 AM
Outra coisa, é necessário evitar a construção de metrô em bairros residencias de classe alta, que não exigem demanda, como Moema, Brooklyn.. a população de classe alta só usurá o metrô quando este for mais vantajoso para ele, o que ainda vai demorar um pouco em SP.

Osasco Station
September 28th, 2005, 06:43 AM
O que deveria haver é uma ligação com a USP, uma estação bem no meio da USP. Só que estuda ou trabalha lá percebe isso. A USP cosegue ser "fora de mão" em relação a qualquer parte de São Paulo.
Um outro lugar que deveria ter uma estação bem na frente é o aeroporto de Congonhas.
Além da Estação C. Universitária, haverá uma ou 2 estações próximas, uma delas é a Politécnica.

mopc
September 28th, 2005, 03:44 PM
Muito bom, mopc. Deus te ouça. Ou melhor, veja seu mapa...hehehe. Só não entendi aquela estação Bandeirantes do outro lado do rio Pinheiros...

Palácio dos Bandeirantes.... era a única coisa que eu me lembrava por lá, já que Morumbi já é o nome de duas estações!

Eu desenhei o mapa no escritório, sem um mapa de SP, então tinha que dar os nomes de cabeça. Tem mais erros, quem percebeu?

mopc
September 28th, 2005, 03:47 PM
Nessa malha metroviária do mopc só acho que faltou um pouco de expansão em direção a região de São Mateus, que é enorme e traz muita gente para o centro.

É que eu desviei a verba pras Ilhas Cayman depois de uma CPI do metrô que estava atrás de mim!

Mas sério, é que São Mateus já é servido por um corredor de ônibus, e regiões mais distantes sempre podem se ligar ao metrô por ônibus-alimentadores, por serem menos densas.

mopc
September 28th, 2005, 04:22 PM
Gostei muito do mapa, mas eu duvido que exista demanda de metrô até Itapevi, mesmo em 2020.

Não, apenas mantive os trens urbanos atuais, que deverão ter uma frequencia um pouco maior em 2023. Mas com a melhoria da CPTM, toda a malha ferroviária será considerada metrô.

Com certeza haverá para Carapicuíba e para Barueri, mas a linha 2 vai chegar até Alphaville.

Linha 2 até Alphaville????? Quem disse? A linha 2-verde?

Também não acho que Franco da Rocha exija metrô.

Na verdade era pra ser "Francisco Morato" pois eu apenas mantive a linha A da CPTM como já é hoje. NOTEM: as linhas atuais da CPTM estão todas lá nos mapas que eu fiz, e permanecerão como metrô de frequência mais baixa.

Sou totalmente contra essa idéia de repetir trechos de linha, como o Expresso Leste.. não seria mais fácil investir na linha 3? Por isso que eu espero que nunca saia do papel esse Expresso Sudeste.. ridículo!

Não sou contra. No caso, havia a faixa de domínio da ferrovia já do lado, e não dá pra aumentar a capacidade da linha 3.

Seu mapa realmente deixou a região Norte sem muito atendimento, por isso sou a favor de uma linha bem ao norte que saia do Tucuruvi, e passe por Tremembé e outros bairros mais ao norte, até chegar em Pirituba e em alguns bairros de Osasco, até o Centro, até a Vila Yara e desse ponto se unir a Linha 4 na Estação Butantã.

Imagino como deve ser difícil ser políltico de verdade e decidir onde fazer as coisas!!!!! hahahaha

Minha lógica foi:

1-fazer uma rede realizável até 2025, sem exageros oníricos. Veja que eu "criei" apenas três novas linhas (duas sem contar com a Oratório-Freg, que surgiu dois dias depois), com o cronograma seguinte:

A-conclusão da linha 4 em 2011, extensão até Taboão em 2020.
B-conclusão da linha 2 até Tatuapé em 2011, até Cerro Corá em 2013.
C-conclusão da linha 5 até Ch. Klábin em 2015
D-conclusão da linha Guarulhos/Aeroporto em 2012.
E-upgrade de toda a rede da CPTM para padrão semi-metrô até 2014.
F-Duplicação e ramificação da linha D até São Bernardo até 2018.
G-início da construção de uma nova linha em 2015, término em 2019.
H-início da construção de uma nova linha em 2019, término em 2023.

Depois eu acrescentei a linha Oratório-Freguesia que eu só descobri agora, poir isso eu mudei o nome do arquivo para 2026.

2-adensar a rede no centro/sul porque é para onde vão os trabalhadores, onde fica congestionado o trânsito, enquanto que os extremos periféricos seriam atendidos por uma rede capilar de ônibus alimentadores, levando os moradores até a estação mais próxima onde prosseguiriam de metrô.

É falso acreditar que os bairros ricos não precisam de metrô, já que é para lá que vão os trabalhadores. Além do mais, os bairros ricos tendem a ficar entre vários bairros pobres, e as linhas abrangentes têm que passar por eles.

Marllon
September 28th, 2005, 04:31 PM

Bem no MEIO mesmo!!! Nem essa linha amarela vai passar mto perto...tá, é relativamente próximo, mas nem é tanto assim..deveria ser dentro da cidade universitária...

mopc
September 28th, 2005, 05:13 PM
^^ vai ter ônibus (se bobear gratuito) entre a estação Butantã e vários pontos da USP. Deviam aproveitar o espaço todo e fazer linhas de bonde.

Osasco Station
September 28th, 2005, 06:55 PM
Não, apenas mantive os trens urbanos atuais, que deverão ter uma frequencia um pouco maior em 2023. Mas com a melhoria da CPTM, toda a malha ferroviária será considerada metrô.

Linha 2 até Alphaville????? Quem disse? A linha 2-verde?

Na verdade era pra ser "Francisco Morato" pois eu apenas mantive a linha A da CPTM como já é hoje. NOTEM: as linhas atuais da CPTM estão todas lá nos mapas que eu fiz, e permanecerão como metrô de frequência mais baixa.

Não sou contra. No caso, havia a faixa de domínio da ferrovia já do lado, e não dá pra aumentar a capacidade da linha 3.

Imagino como deve ser difícil ser políltico de verdade e decidir onde fazer as coisas!!!!! hahahaha

Minha lógica foi:

1-fazer uma rede realizável até 2025, sem exageros oníricos. Veja que eu "criei" apenas três novas linhas (duas sem contar com a Oratório-Freg, que surgiu dois dias depois), com o cronograma seguinte:

A-conclusão da linha 4 em 2011, extensão até Taboão em 2020.
B-conclusão da linha 2 até Tatuapé em 2011, até Cerro Corá em 2013.
C-conclusão da linha 5 até Ch. Klábin em 2015
D-conclusão da linha Guarulhos/Aeroporto em 2012.
E-upgrade de toda a rede da CPTM para padrão semi-metrô até 2014.
F-Duplicação e ramificação da linha D até São Bernardo até 2018.
G-início da construção de uma nova linha em 2015, término em 2019.
H-início da construção de uma nova linha em 2019, término em 2023.

Depois eu acrescentei a linha Oratório-Freguesia que eu só descobri agora, poir isso eu mudei o nome do arquivo para 2026.

2-adensar a rede no centro/sul porque é para onde vão os trabalhadores, onde fica congestionado o trânsito, enquanto que os extremos periféricos seriam atendidos por uma rede capilar de ônibus alimentadores, levando os moradores até a estação mais próxima onde prosseguiriam de metrô.

É falso acreditar que os bairros ricos não precisam de metrô, já que é para lá que vão os trabalhadores. Além do mais, os bairros ricos tendem a ficar entre vários bairros pobres, e as linhas abrangentes têm que passar por eles.

Vc poderia ser prefeito.. ou governador...
q show em relação a questão do metrô em bairros ricos..

sou contra coisas como Expresso Sudeste ou Leste pq enqto tem regioes sem metro, outras tem 2 linhas, paralelas... tem q ter um jeito de suprir a demanda...

consulte o PITU2020, haverá o trecho Vila Leopoldina-Alphaville como metrô de superfície... só não tenho certeza se ainda fará parte da linha 2...

não acho q tenha cabimento continuar investindo em ônibus, mesmo sendo em corredores e com ônibus não-poluentes... se ainda fosse vlt que transporta um número maior de pessoas...

Osasco Station
September 28th, 2005, 06:59 PM
Palácio dos Bandeirantes.... era a única coisa que eu me lembrava por lá, já que Morumbi já é o nome de duas estações!

Eu desenhei o mapa no escritório, sem um mapa de SP, então tinha que dar os nomes de cabeça. Tem mais erros, quem percebeu?

Já que vc mencionou "2 estações", ter 2 com o mesmo nome confunde muito.. oh falta de criatividade!

Evandro
September 28th, 2005, 07:04 PM
Originally Posted by Osasco Station
Gostei muito do mapa, mas eu duvido que exista demanda de metrô até Itapevi, mesmo em 2020.

É o que provavelmente irá ocorrer. Para que seja viável uma espécie de "metrô" na atual Linha B da CPTM, seria necessário fechar apenas duas passagens de nível: a da Estação Engenheiro Cardoso e aquela outra que fica entre a Barra Funda e a Estação Júlio Prestes, do lado da Favela do Moinho. Além disso, também seria necessário isolar totalmente o acesso aos trilhos com muros altos, cercas e constante vigilância, coisa que a CPTM já está fazendo aos poucos ao longo de toda a malha viária. Acredito que em 2020, os trens utilizados nesta linha serão diferentes dos que são usados atualmente, ou seja, serão mais modernos, e com intervalo de tempo menor, tipo, uns 4min. entre um trem e outro.
Também sou favorável à uma extensão desta linha até Alphaville. A demanda por lá é enorme.

Osasco Station
September 28th, 2005, 07:10 PM
É o que provavelmente irá ocorrer. Para que seja viável uma espécie de "metrô" na atual Linha B da CPTM, seria necessário fechar apenas duas passagens de nível: a da Estação Engenheiro Cardoso e aquela outra que fica entre a Barra Funda e a Estação Júlio Prestes, do lado da Favela do Moinho. Além disso, também seria necessário isolar totalmente o acesso aos trilhos com muros altos, cercas e constante vigilância, coisa que a CPTM já está fazendo aos poucos ao longo de toda a malha viária. Acredito que em 2020, os trens utilizados nesta linha serão diferentes dos que são usados atualmente, ou seja, serão mais modernos, e com intervalo de tempo menor, tipo, uns 4min. entre um trem e outro.
Também sou favorável à uma extensão desta linha até Alphaville. A demanda por lá é enorme.

Não há dúvidas que os trens precisam ser substituidos, apesar da CPTM pretender modernizar... só que acredito que os atuais trens conseguem ser mais rápidos, mas não existe logística para isso, daí os longos intervalos, que já foram piores.

mopc
September 28th, 2005, 08:24 PM
Vc poderia ser prefeito.. ou governador...
q show em relação a questão do metrô em bairros ricos..

Pro Metrô crescê vote MOPC!

sou contra coisas como Expresso Sudeste ou Leste pq enqto tem regioes sem metro, outras tem 2 linhas, paralelas... tem q ter um jeito de suprir a demanda...

Mas esses expressos existem meramente porque havia uma faixa de domínio da ferrovia já disponível, sem contar a ferrovia em si, ao mesmo tempo em regiões de forte demanda e mal atendidas. Claro que uma linha 100% num bairro 100% sem metrô é melhor, mas também é 1.000% mais caro do que pegar uma ferrovia velha e dar um jeito. Portanto eu sou a favor (mas sem muito entusiasmo) de criar Expressos.

A minha idéia, como mostrado no mapa, é fazer um expresso Sudeste/ABC que se destaque da linha D na altura de Santo André e daí se dirija a S.Bernardo, em via nova (como o trecho Itaquera-Guaianazes). O trem desse Expresso pararia apenas nas estações de baldeação (Tamanduateí, Brás e Luz) e em Sto André (por causa do corredor de ônibus da EMTU).

Como disse, a vantagem é que espaço já tem para a linha, mesmo que ainda não haja trilhos, é possível ampliar o número de vias mais facilmente, e no trecho central (Brás-Luz) recorrer a curtos elevados e trechos em túnel). Acho que a Luz não consegue receber em sua gare mais linhas do que recebe hoje, quaisquer adições é melhor criar uma gare subterrânea (não sei aonde porque já tem a linha 1 e 4).

Mas com melhor sinalização a CPTM consegue aumentar a frequencia de trens na Luz sim.

consulte o PITU2020, haverá o trecho Vila Leopoldina-Alphaville como metrô de superfície... só não tenho certeza se ainda fará parte da linha 2...

Ah, o PITU 2020... não leve tanto a sério, é só um esboço. Existe sempre o efeito propagandístico eleitoreiro positivo de levar o metrô a bairros pobres, e negativo de levá-lo a bairros ricos (como se os pobres trabalhassem nos bairros pobres!). Portanto ter que ter culhão pra dizer pro povo que vai levar o metrô até Alphaville!!!

não acho q tenha cabimento continuar investindo em ônibus, mesmo sendo em corredores e com ônibus não-poluentes... se ainda fosse vlt que transporta um número maior de pessoas...

Sim, mas nas áreas mais periféricas da cidade, como já existe hoje, vc cria uma rede de ônibus, pois são regiões menos densas e onde não se tem carro, essa rede de ônibus "alimenta" de passageiros a rede de metrô pela estação mais próxima, evitando assim os ônibus irem direto às regiões mais densas, onde as linhas de ônibus convergem entre si e com os carros.

Portanto na verdade minha proposta diminui o uso de ônibus em SP.

mopc
September 28th, 2005, 09:02 PM
Essa aqui inclui a possibilidade de uma linha circular

http://img.photobucket.com/albums/v636/mopc/metro2030.jpg

mopc
September 29th, 2005, 12:05 AM
Agora com algumas correções e as linhas em marron indicam Trens Locais:

1-linha SP-Jundiaí-Campinas
2-linha SP-Sorocaba
3-linha SP-SJ dos Campos-Taubaté-RJ
4-linha SP-Cubatão-Santos

http://img.photobucket.com/albums/v636/mopc/metro2027plus.jpg

mopc
September 29th, 2005, 12:09 AM
E a rede de trens de passageiro pelo Estado de São Paulo.

http://img.photobucket.com/albums/v636/mopc/estadosp-rede.jpg

Evandro
September 29th, 2005, 12:51 AM
Mopc, que tal incluir neste mapa a expansão dos trens urbanos de R. Grande da Serra até Paranapiacaba, coisa que até hoje muitos reclamam ? Se não me engano, o governo de SP tem planos em reativar este trecho. Outra proposta interessante seria refazer uma extensão dos trens urbanos (sem metrô, apenas trens convencionais), de Itapevi até São Roque. Me lembro que saíam trens de hora em hora da estação Amador Bueno até aquela cidade antigamente, e o movimento era grande. Só que a CPTM teve a infelicidade de desativar este trecho, se não me engano, em 1997.

MauM
September 29th, 2005, 01:39 AM
Eu queria uma linha que fosse até o ABC que por enquanto só conta com a CPTM. Mas há um projeto que visa levar o metrô até São Caetano, a prefeitura entraria bancando parte da obra. Tomara que dê certo.

Osasco Station
September 29th, 2005, 06:02 AM

Lembra muito os arcos norte e sul essa linha circular... Osasco sairia ganhando muito...

Osasco Station
September 29th, 2005, 06:04 AM
Agora com algumas correções e as linhas em marron indicam Trens Locais:

1-linha SP-Jundiaí-Campinas
2-linha SP-Sorocaba
3-linha SP-SJ dos Campos-Taubaté-RJ
4-linha SP-Cubatão-Santos

http://img.photobucket.com/albums/v636/mopc/metro2027plus.jpg

Seria perfeito esse tipo de linha, mas serão muito caras, como o Trem Campinas-São Paulo que está sendo planejado. Todas constam no PITU, menos a de Santos, já li que não há intenção de transpor a serra com trilhos novamente..

Osasco Station
September 29th, 2005, 06:20 AM
Você tem os detalhes desses mapas, com todas as estações?

Otis LA
September 29th, 2005, 02:56 PM
Os pobres também precisam de metrô, claro, ainda acho que a zona leste está muito mal servida, o PITU 2020 possui algumas propostas interessantes para a região. Sobre a densidade das áreas pobres, não é verdade dizer que são menos densas, portanto, menos habitadas e que não precisam de metrô... dizer que os pobres trabalham em áreas ricas é verdade parcial, mas eles precisam chegar lá. Uma linha como a desenhada acima Luz-Moóca-Vila Formosa-Parque do Carmo, ou uma Luz-Moóca-São Mateus seria muito bem vinda, desafogando a linha leste-oeste existente.
É muito feliz a observação da necessidade da integração Metrô-Ônibus-VLP-VLT... um não substitui o outro, devem trabalhar juntos de acordo com a demanda e outras características das linhas. Transformar CPTM em Metrô tem sido uma luta que não envolve apenas a melhoria das vias e do material rodante, mas também da unificação tarifária. Lembro-me de quando a passagem do trem era mais barata que a do ônibus... hoje é praticamente igual. Foi uma luta da técnica contra a política e a primeira - graças a Deus - está vencendo, o que é raro neste país.

Osasco Station
September 29th, 2005, 07:01 PM

Vou tentar escrever as estações dessa linha, que tem muito haver com minha proposta... adicionei algumas estações, porque caso contrário algumas ficariam muito longe das outras...

Osasco - Autonomistas - Vila Yara - Corifeu - Rio Pequeno - São Domingos - Butantã - Jóquei - Berrini - ? - Brooklyn - Congonhas - São Judas - ? - ? - ? - São Caetano - ? - Oratório - ? - Pq. do Carmo - ? - Carrão - ? - ? - USP Leste - ? - ? - ? - ? - Carandiru - Anhembi - Braz Leme - Freg. do Ó - Limão - Lapa - Presidente Altino - Osasco

mopc
September 29th, 2005, 10:31 PM
Você tem os detalhes desses mapas, com todas as estações?

Acabei de fazer este mapa com todos os projetos atuais finalizados, reprensentando uma realidade 2010-2015.

http://img.photobucket.com/albums/v636/mopc/SaoPaulo2014.jpg

André
September 29th, 2005, 11:33 PM
Dá até vontade de chorar viajar nesses mapas e depois cair na realidade.....

Osasco Station
September 30th, 2005, 12:09 AM
Acabei de fazer este mapa com todos os projetos atuais finalizados, reprensentando uma realidade 2010-2015.

http://img.photobucket.com/albums/v636/mopc/SaoPaulo2014.jpg

Como sempre muito bom! Será que até 2015 ainda não unificaram as Estações Lapa e fizeram a Água Branca atender à linha B também? Também haverão 2 Estações Penha, um absurdo!

mopc
September 30th, 2005, 12:28 AM
Como sempre muito bom! Será que até 2015 ainda não unificaram as Estações Lapa e fizeram a Água Branca atender à linha B também? Também haverão 2 Estações Penha, um absurdo!

Pois é, eu pensei em pôr uma unificação entre as Penhas mas não pus, nem a outra Agua Branca, e também alguns mapas da CPTM mostram uma estação Bom Retiro entre Luz e Barra Funda, que eu não pus.

Osasco Station
September 30th, 2005, 01:00 AM
olha só:
http://i18.photobucket.com/albums/b125/osascostation/minha.jpg

mopc
September 30th, 2005, 03:52 PM
Mas o projeto da STM fala de uma ligação Corifeu-Bresser, não Corifeu-Tremembé. E a linha passaria pela Penha, não por Osasco. Mas são só promessas.

Osasco Station
September 30th, 2005, 06:39 PM
Segue mapa atualizado...
http://i18.photobucket.com/albums/b125/osascostation/minha2.jpg

mopc
September 30th, 2005, 07:51 PM
Ficoi bom. De onde vc tirou o nome das estações?

Osasco Station
September 30th, 2005, 11:54 PM
Ficoi bom. De onde vc tirou o nome das estações?
Obrigado! Tirei do site da STM.

brandi
October 1st, 2005, 04:26 AM
E a rede de trens de passageiro pelo Estado de São Paulo.

http://img.photobucket.com/albums/v636/mopc/estadosp-rede.jpg

Fica melhor assim. (meu mouse tá uma merda)

http://img294.imageshack.us/img294/8955/estadosprede6mg.jpg

mopc
October 2nd, 2005, 12:09 AM
Obrigado! Tirei do site da STM.
onde

Hector
October 2nd, 2005, 12:20 AM
Minha linha de metrô é Trianon en sao paulo

Osasco Station
October 2nd, 2005, 10:17 PM
onde

www.stm.sp.gov.br
seção de notícias..

mopc
October 5th, 2005, 08:35 PM
E parece que, como eu já suspeitava, vai haver uma estação Vila Sônia na fase II da linha 4. Boa notícia que compensa a perda da Três Poderes (que pode quem sabe um dia ser construída, o espaço está lá, já há um poço de ventilação).

O que eu quero saber é quando sai a continuação da linha 5!!!!!!!!!!!!

Osasco Station
October 7th, 2005, 12:05 AM
E parece que, como eu já suspeitava, vai haver uma estação Vila Sônia na fase II da linha 4. Boa notícia que compensa a perda da Três Poderes (que pode quem sabe um dia ser construída, o espaço está lá, já há um poço de ventilação).

O que eu quero saber é quando sai a continuação da linha 5!!!!!!!!!!!!

Sim, passei perto e o espaço é enorme, já é bom fazer a Estação Vila Sônia...
tenho certeza que a 3 Poderes será feita mais tarde... quanto à linha 5, eles deveriam se apressar, pq a linha do jeito q está é um grande desperdício... acho estranho ter uma Estação chamada Servidor, porque Servidor? O que é Servidor? Além disso, a Estação Ibirapuera tem relação com a avenida, e não com o parque, um absurdo... tem q ter uma saída perto pelo menos da entrada do parque..

mopc
October 7th, 2005, 12:29 AM
Servidor é por causa do Hospital do Servidor Público, que fica imediatamente ao norte de onde seria a suposta estação; mas, não me lembro onde, em algum lugar no site da STM ou do Estado eu li que agora estão planejadas apenas CINCO estações entre Largo Treze e Santa Cruz, em vez das OITO que aparecem nos mapas divulgados até agora. Já desconfiava que iam cortar estações como fizeram com a linha 4.

Que estações da linha 5 sobreviverão? A linha 5 II não começa a ser cavada antes de 2010, pois custaria mais de 3 bilhões de reais e de jeito nenhum que vão liberar a grana enquanto estiverem fazendo a linha 4. E como uma obra de tal porte levaria no mínimo uns 3,5 anos, a fase II da linha 5 não abrirá antes de 2013. Se abrir antes de 2016 já estou "feliz".

Osasco Station
October 7th, 2005, 06:28 AM
Servidor é por causa do Hospital do Servidor Público, que fica imediatamente ao norte de onde seria a suposta estação; mas, não me lembro onde, em algum lugar no site da STM ou do Estado eu li que agora estão planejadas apenas CINCO estações entre Largo Treze e Santa Cruz, em vez das OITO que aparecem nos mapas divulgados até agora. Já desconfiava que iam cortar estações como fizeram com a linha 4.

Que estações da linha 5 sobreviverão? A linha 5 II não começa a ser cavada antes de 2010, pois custaria mais de 3 bilhões de reais e de jeito nenhum que vão liberar a grana enquanto estiverem fazendo a linha 4. E como uma obra de tal porte levaria no mínimo uns 3,5 anos, a fase II da linha 5 não abrirá antes de 2013. Se abrir antes de 2016 já estou "feliz".
Na sessao prioridade na rede do site da STM, sao mencionadas 6 estacoes... bem contando q facam as prioritarias e q nao fikem mto longe uma da outra, tudo bem.. pois reduzira o tempo e o custo da obra...

mopc
October 7th, 2005, 04:38 PM
A é são seis estações e não cinco, só eliminaram duas. Melhor. Sempre achei que tinha estações demais prum orçamento real. Se bem que o orçamento do PITU Prioridade na Rede 2010 é de 18,5 bilhões. E do PITU 2020 é R$30 bilhões.

Osasco Station
October 7th, 2005, 06:19 PM
A é são seis estações e não cinco, só eliminaram duas. Melhor. Sempre achei que tinha estações demais prum orçamento real. Se bem que o orçamento do PITU Prioridade na Rede 2010 é de 18,5 bilhões. E do PITU 2020 é R$30 bilhões.

Acho que vão eliminar a Paulo Elró, pois se não me engano é bem perto do Largo Treze.

Osasco Station
October 8th, 2005, 04:44 PM
Acho que vão eliminar a Paulo Elró, pois se não me engano é bem perto do Largo Treze.
Acho que vão tirar a Estação Servidor também..

gamatrom
April 3rd, 2006, 05:22 PM
delírios voltou!!!

Osasco Station
April 3rd, 2006, 06:08 PM
^^ ?

mopc
April 3rd, 2006, 07:38 PM
Nossa nem me lembrava desses mapas todos que fiz em setembro!!!

gamatrom
April 3rd, 2006, 07:50 PM
reacordar é viver

DMA Brasil
April 3rd, 2006, 09:52 PM
Mopc e Osasco, esses mapas estão de acordo com o PITU???

Heilig
April 3rd, 2006, 10:25 PM
Acho que deveria haver um ramal partindo ou da vermelha ou da azul para o terminal princesa isabel.

Um ramal saindo de Santa Cecilia quem sabe.

Santa Cecilia - terminal Princesa Isabel

rkj
April 3rd, 2006, 11:03 PM
Acho que deveria haver um ramal partindo ou da vermelha ou da azul para o terminal princesa isabel.

Um ramal saindo de Santa Cecilia quem sabe.

Santa Cecilia - terminal Princesa Isabel

É super próximo da Luz para não ter uma conexão com as linhas Azul e Amarela... que tal um VLT de circulação pelo centro fazendo
Santa Cecília - Princesa Isabel - Luz ?

Rubens

Heilig
April 4th, 2006, 12:02 AM
^^

é outra possibilidade. o que nao pode é um terminal daquele porte isolado da malha de trilhos.

Bsegretti
April 4th, 2006, 04:10 AM
Já que alguém ressucitou o tópico, e como tenho algumas sugestões, vamos lá...

Já postei algumas em outro tópico, o meu esquema continua o mesmo, porém com algumas mudanças.... dessa vez tenho uma imagem melhor (continua no paint, heheheh)

http://i44.photobucket.com/albums/f10/bsegretti/final.jpg

As bolinhas só mostram as estações de transferencia... existem outras ao longo da linha.....como eu acho que pouca gente viu meu outro tópico, vou descrever as linhas outra vez...

Linha 1 - Azul : Continua do mesmo jeito

Linha 2 - Verde: Seguirá para os dois lados, para noroeste além de Vila Madelena, passando por Cerro Corá e chegando em Vila Leopoldina. Não defini nomes para as estações interediárias.. =). Para sudeste seguirá depois de tamanduateí para Vila Prudente, e vai parar aí. NÃO DEVE IR PRA TATUAPÉ DE JEITO NENHUM!!! Fecharia o sistema de maneira muito ruim... explico mais adiante

Linha 3 - Vermelha: Está saturada, mais só com 18 estações... acho que o máximo é 23 ou 24, então podemos expandir para o norte além de Barra Funda, passando por Água Branca (quem deixa de servir aos trens) - Santa Marina - uma estação - outra estação =) - Freguesia do Ó. Pouparia o custo de uma linha nova até lá, que está nos planos.

Linha 4 - Amarela: seguirá o projeto, indo para sudoeste em direção a Taboão da Serra. Para nordeste, além da Luz, seguindo por João Teodoro - Pari - Catumbi - Vila Maria - Jardim Japão - Vila Sabrina - Edu Chaves - Guarulhos. É uma das minha principais linhas, desafogaria toda a zona norte, principalmente do jaçanã até tucuruvi.

Linha 5 - Lilás: para o sul não vai mais, então vamos pro norte!! Depois da Chácara Klabin vai por Ricardo Jafet - Vila Monumento - Estado (em relação a av do estado, ficará entre as est. Mooca e Ipiranga da linha D) - Paes de Barros - Vila Bertioga - Agua Rasa - Gomes Cardim - Carrão - Aricanduva. irá levar todos os usuários da zona leste para a região da paulista e santo amaro. por isso não gosto da linha 2 até o tatuape, a linha 5 seria bem melhor até lá.

Linha 6 - Rosa: Única totalmente nova, segue os planos originais de Corifeu até Vila Maria, então vai para o sudeste, por Dutra - Tatuapé - Agua Rasa - Anália Franco - Vila Formosa -até São Mateus. É o arco Norte, interliga as demais linhas.

outras linhas não são tão essenciais. o arco sul pode ser feito com o corredor de ônibus atual, de brooklin até são mateus. Quanto ao parque do Ibirapuera e o aeroporto, tenho outro projeto, mais não vem ao caso... agora vamos aos trens...

Pensando nos últimos dias..... não seria melhor se os trens se transformassem todos em metrô??? É lógico... mais isso já acontecesse (na teoria) onde mesmo?? aaah, na linha E, com o expresso Leste. E se isso fosse aplicado nas outras linha tb??

Daí surgiu os projetos que podem ser vistos no mapa. As linha A e D sempre foram, na verdade, a mesma linha. Então porque não unir tudo numa mesma, num trem expresso?? mas são muitas estações, então redusimos o trajeto do expresso para onde é mais necessário. De Perus até Santo André, a linha AD será expressa passando por Perus - Pirituba - Lapa - Barra Funda - Luz - Brás - Estado - Tamanduateí - São Caetano - Santo André. O resto da linha seguirá o exemplo da linha E - não será expresso.

Na linha B, acontece o mesmo. De Julio Prestes até Barueri, expresso, depois até Amador Bueno normalmente.

As linhas C e F, não operarão nesse esquema, mas não acho que são de importância muito grande atualmente.

Meu projeto é esse. sei que faltou muita coisa aqui, então perguntem e critiquem. Já mudei bastante coisa desde que comecei a pensar nele, mais acho que está bom para a atual realidade

Osasco Station
April 4th, 2006, 05:58 AM

Já postei algumas em outro tópico, o meu esquema continua o mesmo, porém com algumas mudanças.... dessa vez tenho uma imagem melhor (continua no paint, heheheh)

As bolinhas só mostram as estações de transferencia... existem outras ao longo da linha.....como eu acho que pouca gente viu meu outro tópico, vou descrever as linhas outra vez...

Linha 2 - Verde: Seguirá para os dois lados, para noroeste além de Vila Madelena, passando por Cerro Corá e chegando em Vila Leopoldina. Não defini nomes para as estações interediárias.. =). Para sudeste seguirá depois de tamanduateí para Vila Prudente, e vai parar aí. NÃO DEVE IR PRA TATUAPÉ DE JEITO NENHUM!!! Fecharia o sistema de maneira muito ruim... explico mais adiante

Linha 3 - Vermelha: Está saturada, mais só com 18 estações... acho que o máximo é 23 ou 24, então podemos expandir para o norte além de Barra Funda, passando por Água Branca (quem deixa de servir aos trens) - Santa Marina - uma estação - outra estação =) - Freguesia do Ó. Pouparia o custo de uma linha nova até lá, que está nos planos.

Linha 4 - Amarela: seguirá o projeto, indo para sudoeste em direção a Taboão da Serra. Para nordeste, além da Luz, seguindo por João Teodoro - Pari - Catumbi - Vila Maria - Jardim Japão - Vila Sabrina - Edu Chaves - Guarulhos. É uma das minha principais linhas, desafogaria toda a zona norte, principalmente do jaçanã até tucuruvi.

Linha 5 - Lilás: para o sul não vai mais, então vamos pro norte!! Depois da Chácara Klabin vai por Ricardo Jafet - Vila Monumento - Estado (em relação a av do estado, ficará entre as est. Mooca e Ipiranga da linha D) - Paes de Barros - Vila Bertioga - Agua Rasa - Gomes Cardim - Carrão - Aricanduva. irá levar todos os usuários da zona leste para a região da paulista e santo amaro. por isso não gosto da linha 2 até o tatuape, a linha 5 seria bem melhor até lá.

Linha 6 - Rosa: Única totalmente nova, segue os planos originais de Corifeu até Vila Maria, então vai para o sudeste, por Dutra - Tatuapé - Agua Rasa - Anália Franco - Vila Formosa -até São Mateus. É o arco Norte, interliga as demais linhas.

outras linhas não são tão essenciais. o arco sul pode ser feito com o corredor de ônibus atual, de brooklin até são mateus. Quanto ao parque do Ibirapuera e o aeroporto, tenho outro projeto, mais não vem ao caso... agora vamos aos trens...

Pensando nos últimos dias..... não seria melhor se os trens se transformassem todos em metrô??? É lógico... mais isso já acontecesse (na teoria) onde mesmo?? aaah, na linha E, com o expresso Leste. E se isso fosse aplicado nas outras linha tb??

Daí surgiu os projetos que podem ser vistos no mapa. As linha A e D sempre foram, na verdade, a mesma linha. Então porque não unir tudo numa mesma, num trem expresso?? mas são muitas estações, então redusimos o trajeto do expresso para onde é mais necessário. De Perus até Santo André, a linha AD será expressa passando por Perus - Pirituba - Lapa - Barra Funda - Luz - Brás - Estado - Tamanduateí - São Caetano - Santo André. O resto da linha seguirá o exemplo da linha E - não será expresso.

Na linha B, acontece o mesmo. De Julio Prestes até Barueri, expresso, depois até Amador Bueno normalmente.

As linhas C e F, não operarão nesse esquema, mas não acho que são de importância muito grande atualmente.

Meu projeto é esse. sei que faltou muita coisa aqui, então perguntem e critiquem. Já mudei bastante coisa desde que comecei a pensar nele, mais acho que está bom para a atual realidade

Não dá pra levar a linha 3 para além da Barra Funda, por causa do pátio de manobras e porque eu acho que teria que ser tudo subterrâneo até a Freguesia...

Quanto à 2, concordo com você em tudo, desde que outra linha chegue até o Tatuapé, passando por V. Prudente, como o mapa novo do PITU.

Essa Estação Estado... a distância entre Móoca e Ipiranga eh muito grande? Existe um bom lugar para a estação?

Quanto aos expressos, não há vias para eles, ficaria complicado.

som942
April 4th, 2006, 06:47 AM
Quanto aos expressos acho que, com uma malha extensa, daria pra fazer como em outros metros, 4 vias e mais de uma linha passando na mesma plataforma.

rkj
April 4th, 2006, 07:18 AM
Quanto aos expressos acho que, com uma malha extensa, daria pra fazer como em outros metros, 4 vias e mais de uma linha passando na mesma plataforma.

Ou uma única via central, compartilhada entre os expressos dos sentidos diferentes. Com ATO isso é viável; se o ATO estiver inoperante, o trem deixa de ser expresso e passa a compartilhar a via do convencional.

som942
April 4th, 2006, 08:24 AM
/\ Boa. Mas duas vias centrais dariam mais agilidade ao sistema, não?

gamatrom
April 4th, 2006, 08:45 AM
Eu ressurgi esse tópico para vcs comparerem com que vc's pensam no passado e agora

mopc
April 4th, 2006, 03:33 PM
Mopc e Osasco, esses mapas estão de acordo com o PITU???

O meu mapa "horizonte 2015" está de acordo com a rede básica que o governo do estado falsamente proclama ser "rede básica 2010", mais a extensão da linha 2 de Tamanduateí até Tatuapé, que o Secretário de Transportes Metropolitanos disse há uns 6 meses ser o futuro da linha 2 após a atual fase de expansão Ana Rosa-Tamanduateí/Vila Prudente.

mopc
April 4th, 2006, 04:32 PM

ótimo mapa!

Acho que deve ir ao Tatuapé.

A viabilidade disso é discutível, mas um outro pátio de manobras poderia ser feito sobre o rio Tietê ou sua margem.

Também acho que a linha 4 deveria ir até Vila Maria ao menos.

Tanto faz. Acontece que a linha 2 já está mais perto, então seria mais rápido "fechar" o sistema com essa linha. Pra linha 5 chegar até Klábin já vai ser um sufoco, que não acaba antes de 2015, levar a linha 5 até os confins da zona Leste seria algo para depois de 2020. Já a linha 2 poderia chegar ao Tatuapé em 2010-2015.

Pra 2030-2040.

Algumas linhas da CPTM simplesmente não teriam demanda, por estarem longe de regiões densas ou pólos de emprego. A linha C já é quase metrô, quando abrir a linha 4 vai ter muita demanda.
A linha D poderia ser uma linha mais usada se ocupassem o leito da ferrovia, e tirassem todos aqueles galpões.

Osasco Station
April 4th, 2006, 06:09 PM
^^ O leito da linha D é um dos mais feios de todas as linhas, espero que mudem isso, sem deixar as favelas tomarem conta.