View Full Version : Lindos cartões postais antigos de São Paulo!!!

Luis FTC
September 27th, 2005, 03:39 AM
Dêem uma olhada:

Ed. Martinelli
http://www.rss.colecionismo.nom.br/vso_fotos/04-01-10-05.jpg

Mosteiro de São Bento
http://www.rss.colecionismo.nom.br/vso_fotos/26306.jpg

Teatro Municipal e Vale do Anhangabaú
http://www.rss.colecionismo.nom.br/vso_fotos/04-01-10-06.jpg

Ponte pênsil em São Vicente (linda!!)
http://www.rss.colecionismo.nom.br/vso_fotos/05-18-01-23.jpg

Vale do Anhangabaú (gostei muito dessa!)
http://www.rss.colecionismo.nom.br/vso_fotos/04-01-10-11.jpg

Skyline noturno com o Banespa em destaque
http://www.rss.colecionismo.nom.br/vso_fotos/03-2201.jpg

Bairro do Pacembú e estádio ao fundo
http://www.rss.colecionismo.nom.br/vso_fotos/05-03-02-05.jpg

Edifício Sobre as Ondas no Guarujá (famoso)
http://www.rss.colecionismo.nom.br/vso_fotos/25588.jpg

Pq. Dom Pedro II com o Ed. Martinelli em construção (essa dá tristeza)
http://www.rss.colecionismo.nom.br/vso_fotos/26331.jpg

damiao
September 27th, 2005, 04:41 AM
aquela noturna ficou de arrasar!

Bent
September 27th, 2005, 05:00 AM
A cidade era muito mais pitoresca! Muito mais graciosa, digamos. Mas pq a foto do Pq Dom Pedro com o Martinelli ao fundo dá tristeza?

Artibeus
September 27th, 2005, 05:48 AM
^ Porque hoje, segundo os foristas paulistanos, tá uma merda, o parque. =)
E pior que pelas fotos é o que parece mesmo! =(

Tão massa, essas fotos! O que aconteceu com a ponte??

Luis FTC
September 27th, 2005, 11:46 PM
^ Porque hoje, segundo os foristas paulistanos, tá uma merda, o parque. =)
E pior que pelas fotos é o que parece mesmo! =(

Tão massa, essas fotos! O que aconteceu com a ponte??

Com a ponte? Nada. Continua lá...

RRC
September 28th, 2005, 12:57 AM
Pq. Dom Pedro II com o Ed. Martinelli em construção (essa dá tristeza)
http://www.rss.colecionismo.nom.br/vso_fotos/26331.jpg

:cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry::cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:cry: :cry: :cry::cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry::

André
September 28th, 2005, 01:04 AM
Nossa, realmente a do Parque Dom Pedro é uma facada no coração... Era tão bonita a região.. E hoje é aquel coisa horrenda: mendigos pra todo lado, Tamanduateí horrível canalizado, sujeira, o Galinheiro tá de pé, falta de segurança, o fura-fila abandonado, pichações... Argh..

Bent
September 28th, 2005, 03:56 AM
Imaginei q fosse por isso mesmo =p
Realmente, a região está HORROROSA...que vontade de voltar no tempo e mudar o destino de São Paulo...

Luis FTC
September 28th, 2005, 04:40 AM
Imaginei q fosse por isso mesmo =p
Realmente, a região está HORROROSA...que vontade de voltar no tempo e mudar o destimo de São Paulo...

Como voltar não dá mais, creio que o mais importante é o que vem pela frente. Não devemos permitir que os erros do passado sejam novamente cometidos. A cidade teve administrações desastrosas, mas a população tem grande parcela de culpa também, pois sempre foi muita passiva e indiferente ao que acontecia na cidade.

Paulo
September 28th, 2005, 04:42 AM
Nossa!!! Muito lindo mesmo!

JoseRodolfo
September 28th, 2005, 05:18 AM
não posso deixar passar a oportunidade de mostrar essa foto em cores de 1954, pros q ainda não viram:
http://img.photobucket.com/albums/v240/joserodolfo/anhangabau1954Large.jpg

Artibeus
September 28th, 2005, 05:40 AM
^ E o céu ajudou, hein, nessa foto...! =)
Agora a cor dos prédios, sinceramente... =/

Com a ponte? Nada. Continua lá...
Ah, ainda bem! =) Valeu!

RRC
September 28th, 2005, 05:53 AM
Minha contribuição, São Paulo nos anos 50, acho que é o Largo São Francisco

http://img396.imageshack.us/img396/9655/anos503qs.jpg

RRC
September 28th, 2005, 05:56 AM
Tenho uma aqui dos anos 20 que faria qualquer um chorar de emoção e tristeza, nem vou postar pra ninguem ter problemas de coração apertado.

RRC
September 28th, 2005, 05:59 AM
Vou postar mais uma, o Belvedere Trianon nos anos 50, que na minha opinião era muito, muito mais bonito que o MASP:

http://img386.imageshack.us/img386/5742/belvederetrianon50s8kj.jpg

(percebam os jardins e calçadas bem cuidados, que época essa.... :cry:)

Marllon
September 28th, 2005, 03:19 PM
óia a ponte pênsil ali! :eek:

Que beleza aquele postal dos anos 50 hein!?

Diogo_Gardoni
September 28th, 2005, 07:33 PM
Linda São Paulo!!!

Arpels
September 28th, 2005, 07:36 PM
o Belvedere Trianon era bem bonito :yes:

Bent
September 28th, 2005, 08:15 PM
As pessoas que viveram em SP e morreram antes dos anos 1960 iriam ter um treco se vissem como a bela cidade deles está agora!

Bent
September 28th, 2005, 08:41 PM
Como voltar não dá mais, creio que o mais importante é o que vem pela frente. Não devemos permitir que os erros do passado sejam novamente cometidos. A cidade teve administrações desastrosas, mas a população tem grande parcela de culpa também, pois sempre foi muita passiva e indiferente ao que acontecia na cidade.

Pois é, agora Inês é morta...só nos resta cobrar das autoridades, e pq não, nós mesmos fazermos, como por exemlo, plantar árvores e cuidar de praças/canteiros. Infelizmente a população brasileira sempre é indiferente e passiva em relação ao que acontece no país.

JoseRodolfo
September 28th, 2005, 09:15 PM
Tenho uma aqui dos anos 20 que faria qualquer um chorar de emoção e tristeza, nem vou postar pra ninguem ter problemas de coração apertado.

Pode postando ai Rafael!! Agora to curioso!!!

por favor :okay:

MauM
September 28th, 2005, 09:45 PM
Que legal! Adorei ver a foto dos jardins do ed .Sobre as Ondas na Guarujá. A da ponte tb tá show

zeh
September 28th, 2005, 11:23 PM
Uau que belezura... Parece que antigamente havia uma maior preocupação com as cidades... hoje em diz é "Ah deixa estar"... dá pena mesmo...

Bruno BHZ
September 29th, 2005, 01:30 AM
Uau que belezura... Parece que antigamente havia uma maior preocupação com as cidades... hoje em diz é "Ah deixa estar"... dá pena mesmo...

Pois é... Hoje em dia se um prefeito tenta retirar mendigos que se apossaram de uma área pública, ele é execrado pelos formadores de opinião, em toda a imprensa. As cidades brasileiras estão desse jeito por causa dessa visão leniente em relação à ordem e à conservação (e tudo mais).

JohnnyMass
September 29th, 2005, 02:39 AM
que linda que era São Paulo. Como é que quem cria coisas tão belas tb tem o poder de as destruir e construir coisas abomináveis em seu lugar!!!:rant:

Bent
September 29th, 2005, 02:54 AM
que linda que era São Paulo. Como é que quem cria coisas tão belas tb tem o poder de as destruir e construir coisas abomináveis em seu lugar!!!:rant:

Dah vontade de chorar :cry:

JohnnyMass
September 29th, 2005, 03:02 AM
dá mesmo...:cry:

JoseRodolfo
September 29th, 2005, 03:09 AM

JohnnyMass, vc conhece a música Sampa do Caetano Veloso!??!

aí vai a letra, muito boa por sinal!! (olha a parte em negrito;) ):

"Alguma coisa acontece no meu coração
Que só quando cruza a Ipiranga e Av. São João
É que quando eu cheguei por aqui eu nada entendi
Da dura poesia concreta de tuas esquinas
Da deselegância discreta de tuas meninas
Ainda não havia para mim Rita Lee
A tua mais completa tradução
Alguma coisa acontece no meu coração
Que só quando cruza a Ipiranga e avenida São João

Quando eu te encarei frente a frente e não vi o meu rosto
Chamei de mau gosto o que vi, de mau gosto, mau gosto
É que Narciso acha feio o que não é espelho
E à mente apavora o que ainda não é mesmo velho
Nada do que não era antes quando não somos mutantes
E foste um difícil começo
Afasto o que não conheço
E quem vem de outro sonho feliz de cidade
Aprende depressa a chamar-te de realidade
Porque és o avesso do avesso do avesso do avesso

Do povo oprimido nas filas, nas vilas, favelas
Da força da grana que ergue e destrói coisas belas
Da feia fumaça que sobe, apagando as estrelas
Eu vejo surgir teus poetas de campos, espaços
Tuas oficinas de florestas, teus deuses da chuva
Pan-Américas de Áfricas utópicas, túmulo do samba
Mas possível novo quilombo de Zumbi
E os Novos Baianos passeiam na tua garoa
E novos baianos te podem curtir numa boa"

JohnnyMass
September 29th, 2005, 03:11 AM
:D não conhecia esta!!!:eek: acho que o caetano e eu pensamos da mesma forma!!:D

Paulo
September 29th, 2005, 03:24 AM
Pois é... Hoje em dia se um prefeito tenta retirar mendigos que se apossaram de uma área pública, ele é execrado pelos formadores de opinião, em toda a imprensa. As cidades brasileiras estão desse jeito por causa dessa visão leniente em relação à ordem e à conservação (e tudo mais).

Então o correto é expulsa-lo de uma região pública em prol da boa aparência e conforto de uma cidade?
Isso levando-se em consideração que ele está lá por opção, já que poderia ir prum albergue.

Eu entendo que sua presença em certas áreas cria uma situação incomoda para toda população, devido ao cheiro, a aparência, ao medo, e a própria situação. Mas o que eu me pergunto é, até que ponto temos o direito de tira-lo dalí se, num caso específico, ele não representa uma ameaça para as outras pessoas?

Apenas por uma questão de conveniência para nós, que não gostamos do mau cheiro e da aparência do indivíduo? E por que não é nada estético e interessante para a cidade?

É assim que devemos lidar com essas situações?

Não sei até que ponto uma pessoa tem o direito de decidir morar em locais públicos, até porque se todos decidirmos morar nas ruas, não haverá espaço e haveria uma situação calamitosa.
Acho que existem questões a serem levantadas:

Por que estas pessoas moram nas ruas?
Por falta de opção, por falta de oportunidade, por comodismo, por outro motivo?

Até que ponto nós, que vivemos bem, contribuimos ou não, para esta situação?

Que dirieto nós temos como seres humanos de tirar os moradores de rua da rua, se eles não querem sair de lá e não representam uma ameaça para os outros?

Que direito eles tem de ocupar o espaço público como se fosse privado?

Que solução a prefeitura oferece para esses moradores(solução digna e que dará boas condições e oportunidades, ou apenas os jogam em outras regiões e albergues num processo de "limpeza" da cidade)?

Tenho a impressão que a nossa preocupação central é a melhoria da aparência das cidades. Se isso for verdade, não acho válido tira-los de lá, mesmo que eles estejam errados.

Bruno BHZ
September 29th, 2005, 03:52 AM
Então o correto é expulsa-lo de uma região pública em prol da boa aparência e conforto de uma cidade?
Isso levando-se em consideração que ele está lá por opção, já que poderia ir prum albergue.

Eu entendo que sua presença em certas áreas cria uma situação incomoda para toda população, devido ao cheiro, a aparência, ao medo, e a própria situação. Mas o que eu me pergunto é, até que ponto temos o direito de tira-lo dalí se, num caso específico, ele não representa uma ameaça para as outras pessoas?

Apenas por uma questão de conveniência para nós, que não gostamos do mau cheiro e da aparência do indivíduo? E por que não é nada estético e interessante para a cidade?

É assim que devemos lidar com essas situações?

Não sei até que ponto uma pessoa tem o direito de decidir morar em locais públicos, até porque se todos decidirmos morar nas ruas, não haverá espaço e haveria uma situação calamitosa.
Acho que existem questões a serem levantadas:

Por que estas pessoas moram nas ruas?
Por falta de opção, por falta de oportunidade, por comodismo, por outro motivo?

Até que ponto nós, que vivemos bem, contribuimos ou não, para esta situação?

Que dirieto nós temos como seres humanos de tirar os moradores de rua da rua, se eles não querem sair de lá e não representam uma ameaça para os outros?

Que direito eles tem de ocupar o espaço público como se fosse privado?

Que solução a prefeitura oferece para esses moradores(solução digna e que dará boas condições e oportunidades, ou apenas os jogam em outras regiões e albergues num processo de "limpeza" da cidade)?

Tenho a impressão que a nossa preocupação central é a melhoria da aparência das cidades. Se isso for verdade, não acho válido tira-los de lá, mesmo que eles estejam errados.

Não acho necessário tantas indagações. Para mim a questão é simples: o espaço público é de todos, não pode ser ocupado e "loteado" por qualquer pessoa. A prefeitura fornece abrigo, e estética é importante, até mesmo para a auto-estima dos moradores para com a cidade. A cidade tem que ter ordem sim!

Pergunto qual seria sua posição se uma família de mendigos se instalasse na calçada do seu prédio. Toda a sua lógica poderia ser aplicada ao caso, a minha também. Na sua eles ficariam, na minha eles seriam retirados.

Bruno BHZ
September 29th, 2005, 04:00 AM
Não gostam quando as pessoas tratam esse assunto como se quem fosse a favor da retirada de mendigos não se importasse com eles ou com a situação social do país, fossem "malvados" só preocupados com estética. Ora, eu poderia muito bem ser uma pessoa que pago meus impostos (que deveriam ser usados para isso), ajudo programas socias, voluntario em ONGs, mas nem por isso tenho que também aceitar que mendigos ocupem qualquer lugar! ora... Não acho de forma alguma que a solução para mendigos seja a conivência de deixá-los na rua, assim a situação nunca vai mudar. Uma forma de reinserí-los na sociedade são justamente os abrigos, e outros programas sociais que os governos oferecem, e eles recusam porque querem.

Caio
September 29th, 2005, 05:06 AM
Não gostam quando as pessoas tratam esse assunto como se quem fosse a favor da retirada de mendigos não se importasse com eles ou com a situação social do país, fossem "malvados" só preocupados com estética. Ora, eu poderia muito bem ser uma pessoa que pago meus impostos (que deveriam ser usados para isso), ajudo programas socias, voluntario em ONGs, mas nem por isso tenho que também aceitar que mendigos ocupem qualquer lugar! ora... Não acho de forma alguma que a solução para mendigos seja a conivência de deixá-los na rua, assim a situação nunca vai mudar. Uma forma de reinserí-los na sociedade são justamente os abrigos, e outros programas sociais que os governos oferecem, e eles recusam porque querem.

Concordo com absolutamente tudo o que você escreveu.

E acrescento que essas pessoas, por tomarem uma postura de indiferença perante a situação (já que não se pode nem mesmo tocar no assunto sem ser bombardeado como sendo portador de idéias higienistas e outras baboseiras análogas), acabam sendo mais prejudiciais aos moradores de rua do que os que não aceitam e criticam a situação.

É esse tipo de mentalidade tacanha que tanto me irrita no brasileiro médio, pois percebo que é uma das principais travancas ao progresso deste país, onde para se mover uma palha você deve, ao menos, parecer 100% politicamente correto.

Artibeus
September 29th, 2005, 06:27 AM
Qualquer que seja a opinião de cada um de vocês, só sugiro que pensem antes se vocês pensam assim por quê querem o bem de todos, em geral, ou por egoísmo.

(E por favor não digam que eu chamei um ou outro de egoísta, pedi pra pensarem.)

nictheroy
September 29th, 2005, 07:36 AM
Não acho necessário tantas indagações. Para mim a questão é simples: o espaço público é de todos, não pode ser ocupado e "loteado" por qualquer pessoa. A prefeitura fornece abrigo, e estética é importante, até mesmo para a auto-estima dos moradores para com a cidade. A cidade tem que ter ordem sim!

Pergunto qual seria sua posição se uma família de mendigos se instalasse na calçada do seu prédio. Toda a sua lógica poderia ser aplicada ao caso, a minha também. Na sua eles ficariam, na minha eles seriam retirados.

Concordo com absolutamente tudo o que você escreveu.

E acrescento que essas pessoas, por tomarem uma postura de indiferença perante a situação (já que não se pode nem mesmo tocar no assunto sem ser bombardeado como sendo portador de idéias higienistas e outras baboseiras análogas), acabam sendo mais prejudiciais aos moradores de rua do que os que não aceitam e criticam a situação.

É esse tipo de mentalidade tacanha que tanto me irrita no brasileiro médio, pois percebo que é uma das principais travancas ao progresso deste país, onde para se mover uma palha você deve, ao menos, parecer 100% politicamente correto.

Concordo com tudo...

RRC
September 29th, 2005, 06:35 PM
Pode postando ai Rafael!! Agora to curioso!!!

por favor :okay:

A foto está no pc de casa, quando chegar lá eu mando.

Paulo
September 30th, 2005, 01:14 AM

Tem razão Bruno. Muitas vezes me pego buscando o "politicamente correto" nas pessoas...sendo que não sou, nem gostaria de ser 100% politicamente correto.
Sei lá pq faço isso...

RRC
September 30th, 2005, 02:17 AM
A foto a que me referi... Vale do Anhagabaú nos anos 20...

Vejam que só aparecem prédios bonitos, os belos e bem cuidados jardins do Vale, o detalhismo das luminárias... não lembra Paris?

http://img323.imageshack.us/img323/7455/anhagaba193014un.jpg

:cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:

Bent
September 30th, 2005, 02:45 AM
Que nostalgia de uma época que não vivi!!!!! Pelo menos nesta encarnação =p
Dêem uma olhada nesse site:http://www22.estadao.com.br/piratininga/
Dah vontade de chorar mais ainda vendo SP no fim do século XIX e início do
XX...E sem querer exagerar, a foto acima não parece Paris, era mais bonito que a Cidade Luz!

Artibeus
September 30th, 2005, 05:23 AM
^

^

Caramba...!! De chorar MESMO! =|

Kauã
September 30th, 2005, 05:39 AM
Nao entendo o que aconteceu com o Brasil .... antigamente se construiram alguns dos predios mais ousados e altos do mundo em SP Torre do Banespa , Copan, Ed Italia, Conjunto Nacional sao marcos na cidade, porque nao se faz isso agora...?, nao se faz mais predios ousados nem altos nem incriveis nada, sao milhares de predinhos sem graça nenhum marco arquitetonico nada ... o que aconteceu...?

nictheroy
September 30th, 2005, 05:43 AM
Quando vejo fotos antigas das cidades brasileiras, principalmente do Rio e de São Paulo, sinto uma profunda tristeza, sério mesmo... e revolta também!!!

Quanto a esta última foto, postada pelo Rafael, não tenho nem palavras... olhando assim também acho este lugar mais bonito que Paris!!

WallyP
September 30th, 2005, 06:26 AM
É incrível como grande parte de nosso patrimônio foi abandonado. Poderiam deixar como eram, e construir todos esses edificios modernistas em outro lugar. Dá um aperto.