View Full Version : Qual o seu "Centro" preferido no Brasil?

Luis FTC
September 29th, 2005, 12:08 AM
Vamos avaliar os "Centros" das principais cidades brasileiras. Levem em consideração diversos aspectos como: imponência, arquitetura, história, infra-estrutura, economia, serviços, etc.

diogoap
September 29th, 2005, 01:14 AM
Eu escolhi o de Curitiba levando em conta arquitetura, opções, é bem limpo, eu gosto =D

Bruno BHZ
September 29th, 2005, 01:21 AM
É dificil escolher, pois não conheço de verdade quase nenhum. Sempre tive a impressão de que o do Rio é o melhor. Depois de visitar São Paulo sai com uma imagem ótima do centro de lá, é maravilhoso em algumas partes, e tem umas construções bem elegantes. Acho que o centro de São Paulo tem mais construções que eu isoladamente daria nota 10, se fosse fazer uma lista das melhores construções na minha opinião, SP ia dominar. No final das contas, acho que está pau-a-pau, ainda não decidi em qual votar.

Farrapo
September 29th, 2005, 01:34 AM
Também acho difícil escolher, já que são poucos que eu conheço pessoalmente. Então procurei me basear mais por fotos que eu já vi e a partir delas optar por um que combine melhor alguns aspectos, como, por exemplo, imponência, arquitetura, história e limpeza... Aí eu fiquei com o Centro do Rio de Janeiro! ;)

zeh
September 29th, 2005, 02:28 AM
eu só conheço o Centro do Rio (Como a palma da minha mão), mas como as pessoas falam muito bem do Centro daqui e eu realmente adoro essa região do Rio... Pelos Museus, Bibliotecas, Lojas, Burburinho, Bohemia, Diversão, "Aranha-céus", edificios historicos...Não é bairrismo, mas pelo que eu vejo dos outros Centros, meu voto vai pro do Rio!

aagos
September 29th, 2005, 02:52 AM
É complicado responder a esse tipo de pergunta como já disseram. Eu só conheço bem o Centro do Rio e gosto muito; noutros Centros eu só passei.

carecife
September 29th, 2005, 03:05 AM
Nao posso votar....o dia dia de cada centro eu nao conheço....mas posso adiantar que nao gosto do centro do Recife durante o dia..mas durante a noite ou fim de semana é lindo, organizado e limpo, nem parece a mesma cidade durante o dia.

Baianóide
September 29th, 2005, 03:06 AM
Voto no de Salvador, por conseguir misturar o antigo e o moderno. A Praça da Sé é fenomenal, a da Piedade também. Tem o Pelourinho, tem a Lapa, tem o Gabinete Real, adoro o centro de Salvador.

Também gosto muito do daqui de Maceió, com seus calçadões. =)

oengenheiro
September 29th, 2005, 05:34 AM
O centro do rio é que tem melhor infra-estrutura de transportes, tem
aeroporto,metro,central de trens,rodoviária interestadual,vários terminais de onibus urbanos e metropolitanos, porto,estação de barcas,bonde, em compensação é deserto a noite pois é uma região predominantemente comercial com exeção da lapa, é muito muito sujo, só não é mais sujo porque chove muito aqui no rio e é o mais degradado do brasil, principalmente na zona portuária,onde a maioria dos imóveis foi abandonada faz muitos seculos.
Entretanto é o mais bem preservado, com mais patrimonio histórico e cultural, pois o patrimonio histórico foi preservado (não destruiram para construir predios novos) muito embora esteja bem degradado em sua maioria (presisando de reformas urgentes). E tambem o centro que mais tem favela no brasil. (Morro dos prazeres, da providencia,...) e um dos que mais tem mendigos.

Sir Costa
September 29th, 2005, 06:02 AM
Recife! Não tem nada que supere o conjunto Pontes / Rio / Mar

nictheroy
September 29th, 2005, 06:13 AM
aeroporto,metro,central de trens,rodoviária interestadual,vários terminais de onibus urbanos e metropolitanos, porto,estação de barcas,bonde, em compensação é deserto a noite pois é uma região predominantemente comercial com exeção da lapa, é muito muito sujo, só não é mais sujo porque chove muito aqui no rio e é o mais degradado do brasil, principalmente na zona portuária,onde a maioria dos imóveis foi abandonada faz muitos seculos.
Entretanto é o mais bem preservado, com mais patrimonio histórico e cultural, pois o patrimonio histórico foi preservado (não destruiram para construir predios novos) muito embora esteja bem degradado em sua maioria (presisando de reformas urgentes). E tambem o centro que mais tem favela no brasil. (Morro dos prazeres, da providencia,...) e um dos que mais tem mendigos.

Isso foi uma das coisas mais confusas que já li....

Marcio4Ever
September 29th, 2005, 06:30 AM
Eu ia criar esse thread, mas como nem sei postar fotos ...

Fernando
September 29th, 2005, 06:37 AM
Eu escolho Rio.

André
September 29th, 2005, 06:50 AM
Rio de Janeiro... Pelo skyline, e pela importância histórica..

GRGM
September 29th, 2005, 11:28 AM
Eu nunca estive lá pra saber, mas por tudo o que eu vejo, acho que é o do Rio... acho que o de São Paulo tem até mais potencial, é mais imponente, mas a função que o centro de uma e o centro da outra exercem nas suas cidades é totalmente diferente, e nisso o centro do Rio dá show, e como culturalmente e arquitetonicamente também é riquíssimo, fico com ele!

diegoodorizzi
September 29th, 2005, 12:15 PM
Eu ecolhi Curitiba pelo aspecto do skyline, pela organização, história e pela segurança que o centro passa. Curitiba é um lugar aonde ainda podemos andar com nossas câmeras digitais pelas ruas centrais a noite sem ficar olhando pros cantos com medo de um possível assalto.

Diogo_Gardoni
September 29th, 2005, 02:08 PM
Rio, sem dúvidas.

RRC
September 29th, 2005, 06:33 PM
Como só conheço o de SP vou me basear pelas fotose comentário que leio e escuto.

Meu voto vai para o Rio de Janeiro, que soube preservar seu centro sem deixar que a degradação o atacasse.

damiao
September 29th, 2005, 06:36 PM
RIO, sem dúvida!

Thina
September 29th, 2005, 07:06 PM
São Paulo,pela atividade cultural, conheço POA mas não escolheria como meu centro preferido no Brasil.

balacobaco
September 29th, 2005, 07:35 PM
eu adoro o centro do Riod e Janeiro... a diferença é que o de sampa tem vários skylines, enquanto o do Rio é mais simbólico.. você fala "rio, centro" e já imagina a presidente Vargas... em sampa, acho o centro mais diverso, apesar de nao conhecer muito bem o centro do Rio de Janeiro.

Fiquei com o centro de São Paulo, porque acho mais rico em termos de diversidade, infra-estrutura... e outros atrativos... mas o do mRio é demais também!!!

zeh
September 29th, 2005, 09:27 PM
Isso foi uma das coisas mais confusas que já li....

eu tb fiquei super confuso...

Mas deixa andar... hummmm

Luis FTC
September 30th, 2005, 12:56 AM
Depois de muito pensar, vou ficar com o Centro do Rio. Creio que seja o mais completo. O de São Paulo também é muito completo e possui inúmeras construções que, individualmente, são incríveis. Entretanto, o centro do Rio me parece mais organizado e harmonioso, por isso, o meu voto.

Farrapo
September 30th, 2005, 01:05 AM

AFINAL, é o mais degradado ou não?!?!?!

:D

Bent
September 30th, 2005, 01:48 AM

Acho que ele quis dizer que as construções históricas estão bem preservadas mas que há áreas bem degradadas, como a região do cais/porto... =p

luis vanderley
September 30th, 2005, 03:03 AM
O centro do Rio para mim é melhor do Brasil , peloa prédios modernos e historicos juntos , praças e é claro pleo o skyline!

Urbano Santista
September 30th, 2005, 05:21 AM
Centro do Rio, pelo menos pelas fotos que eu vejo é o melhor.

Ap_Recife
September 30th, 2005, 05:38 AM
O do Recife é lindo...aquelas pontes, o rio, os edf históricos, e os modernos tb estão chegando. Tbm gosto muito do centro do Rio (pelas fotos), não conheço pessoalmente.
Conheço de São Paulo, Poa, São Luís, Salvador, João Pessoa, Maceió.

WallyP
September 30th, 2005, 06:20 AM
Eu conheço 4 centros da cidade, Rio, São Paulo, Curitiba e BH. Não vou contar com o de POA pq não lembro direito, faz muito tempo.
Apesar do centro de São Paulo ser imeeeenso e ser na maior cidade do país, eu vou ficar com o do Rio também, é o que tem o skyline mais bacana(apesar de não ter o banespa que é um acréscimo e tanto) na minha opiniao, tem o centro histórico mais bem conservado e um imenso corredor histórico de extrema importância política e cultural(não que os outros não tenham). E falar que o centro do Rio é degradado em certas partes eu até concordo, a zona portuária realmente precisa de uma revitalizada apesar de não ser essa degradação toda, mas entre os centros que eu conheço é o que melhor conserva o patrimônio histórico, é só dar uma olhada não só na Praça XV, mas tb em todo redor do centro, suas ruelas, a cinelândia, as ruas próximas a Candelária, a Uruguaiana(que apesar de uma muvuca durante o dia, tem um patrimônio arquitetônimo belíssimo) e outros lugares. Outra coisa tb é dizer que o centro se resume á Pres. Vargas e a Rio Branco, é de uma ignorância absurda. Ave a Avenida Chile, com alguns dos edifícios mais importantes do país e outras.

Sinceramente, não entendo porque alguns dos participantes só fazem questão de entrar e comentar quando é pra falar mal. Não participam de nada no fórum, só participam na hora de querer falar mal. Faz parte falar mal também claro, mas dessa forma tão escancarada e suspeita, não tem quem não fique desconfiado.

oengenheiro
September 30th, 2005, 06:21 AM
Deixe-me tentar ser mais claro.
Em São Paulo sobraram poucas mansões da epoca
do auge da industria cafeeira,alias sobraram poucas construções históricas,
pois lá derrubam tudo e constroem predios novos.
Aqui no rio não se destruiu tanto, mas existem muitas antigas construções
que estão caindo, sem reformas o que dá um aspecto degradado a diversas
ruas do centro, diferente de São Paulo em que construções relativamente
novas dão um aspecto de modernidade a região central.
A região da avenida rio branco tem um execlente aspecto, já a avenida perimental tem um aspecto ruim.

oengenheiro
September 30th, 2005, 06:27 AM
Em tudo existem aspectos bons e ruins, eu procuro sempre falar dos
aspectos bons e ruins e não somente dos bons e não somente dos ruins.
Eu conheço 4 centros da cidade, Rio, São Paulo, Curitiba e BH. Não vou contar com o de POA pq não lembro direito, faz muito tempo.
Apesar do centro de São Paulo ser imeeeenso e ser na maior cidade do país, eu vou ficar com o do Rio também, é o que tem o skyline mais bacana(apesar de não ter o banespa que é um acréscimo e tanto) na minha opiniao, tem o centro histórico mais bem conservado e um imenso corredor histórico de extrema importância política e cultural(não que os outros não tenham). E falar que o centro do Rio é degradado em certas partes eu até concordo, a zona portuária realmente precisa de uma revitalizada apesar de não ser essa degradação toda, mas entre os centros que eu conheço é o que melhor conserva o patrimônio histórico, é só dar uma olhada não só na Praça XV, mas tb em todo redor do centro, suas ruelas, a cinelândia, as ruas próximas a Candelária, a Uruguaiana(que apesar de uma muvuca durante o dia, tem um patrimônio arquitetônimo belíssimo) e outros lugares. Outra coisa tb é dizer que o centro se resume á Pres. Vargas e a Rio Branco, é de uma ignorância absurda. Ave a Avenida Chile, com alguns dos edifícios mais importantes do país e outras.

Sinceramente, não entendo porque alguns dos participantes só fazem questão de entrar e comentar quando é pra falar mal. Não participam de nada no fórum, só participam na hora de querer falar mal. Faz parte falar mal também claro, mas dessa forma tão escancarada e suspeita, não tem quem não fique desconfiado.

GRGM
September 30th, 2005, 10:36 AM
Deixe-me tentar ser mais claro.
Em São Paulo sobraram poucas mansões da epoca
do auge da industria cafeeira,alias sobraram poucas construções históricas,
pois lá derrubam tudo e constroem predios novos.
Aqui no rio não se destruiu tanto, mas existem muitas antigas construções
que estão caindo, sem reformas o que dá um aspecto degradado a diversas
ruas do centro, diferente de São Paulo em que construções relativamente
novas dão um aspecto de modernidade a região central.

Desculpe, mas você conhece o centro de São Paulo? Existem áreas do centro que têm 90% de edifícios do começo do século XX, fora que isso que você falou dos palacetes dos barões dos cafés só vale pra algumas áreas do centro (como Campos Elíseos, por exemplo), a região em que pensamos quando dizemos "centro de São Paulo" praticamente nem foi usada para moradia dos barões do café, só no comecinho do ciclo, desde fins do século XIX que é uma área basicamente comercial...

oengenheiro
October 1st, 2005, 06:17 PM
Quando falei dos palacetes dos barões do café estava citando um exemplo e me referindo aos palacetes da avenida paulista que existiam no auge da industria cafeeira, que não é exatamente o centro velho (Região do mosteiro São Bento) de são paulo nem é o centro novo (Região da praça da republica), eu estava me refindo ao centro expandido, que não é a zona centro. Se vc pegar qualquer livro sobre a história de são paulo (Exemplo São Paulo metropole em transito)
vai ver pelas fotos que antes de 1910 praticamente não existam predios com mais de 5 andares em são paulo. O edificio martineli foi inaugurado em 1929.
Eu não conheço São Paulo tão bem quanto gostaria,conheço, morei em São Paulo por um breve período, mas não sou um historiador e pesquisador do assunto, que lugares (ruas) de são paulo tem 90 % dos edificios datando começo do seculo XX ?

Desculpe, mas você conhece o centro de São Paulo? Existem áreas do centro que têm 90% de edifícios do começo do século XX, fora que isso que você falou dos palacetes dos barões dos cafés só vale pra algumas áreas do centro (como Campos Elíseos, por exemplo), a região em que pensamos quando dizemos "centro de São Paulo" praticamente nem foi usada para moradia dos barões do café, só no comecinho do ciclo, desde fins do século XIX que é uma área basicamente comercial...

Brasil Guy
October 1st, 2005, 06:28 PM
votei no Rio...simplesmente o mais denso, e o com maior número de edificios com mais de 40 andares por m² do Brasil

Menino de Sampa
October 1st, 2005, 07:47 PM
1º Rio
2º São Paulo

antonio soriano
May 9th, 2006, 09:44 PM
o meu é o do rio. o pior do brasil é o do porto alegre.

Marquês de Caravelas
May 9th, 2006, 09:58 PM
O centro do Rio de Janeiro, indubitavelmente. Pela sua história, aparelhos culturais e cenários.

Dott
May 9th, 2006, 10:07 PM
Poxa realmente é difícil a escolha ! Infelzimente não conheço o centro do Rio !!! e não digo esso apenas por não estar lá fisicamente, é que não vejo muitas fotos do centro do Rio desde que eu conheci este fórum ! Agora pelo que o pessoal tá falando o centro do Rio parece ser muito bonito mesmo !!! irei espero em breve conhecê-lo !
Conheço o centro de BH Porto Velho e Curitiba, além de muito bem o de São Paulo. dentre esses, amo o centro de São Paulo, na minha odesta opinião o centro daqui resume muito bem a cara dessa cidade, caótico ao mesmo tempo que busca um ponto de ordem, de equilíbrio ! um dia chegaremos a esse equilíbrio !

Desta forma fico com São Paulo, seguido por Curitiba que também é maravilhoso e com lindas construções históricas bem preservadas, além da limpesa que destoa na paisagem felizmente !!!

Gostaria de ver mais fotos do centro do Rio por aqui pessoal :okay:

Vinicius
May 9th, 2006, 10:17 PM
^^

Dot, o Wally ano passado, fez dois ótimos threads sobre o centro do Rio:

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=201982

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=204669

O Deh também fez um, mostrando um pouco do movimento do centro:

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=299177

E complementando, um que eu fiz esse ano:

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=329163

Dott
May 9th, 2006, 10:19 PM
Obrigado Vinicius ! já abri um, estou esperando baixar as fotos para o deleite dos meus olhos !!! :okay:

noize
May 9th, 2006, 10:26 PM
Pela degradação das praças e do espaço público, o Centro de POA tá longe de estar entre os melhores. Já pelas contruções... Aqui neste thread tem algumas: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=338471&page=2

legal
May 9th, 2006, 10:52 PM
Rio de looooooooooooooooooooooooooooooooooooooonge.

SP com o honroso segundo lugar!

DMA Brasil
May 9th, 2006, 11:25 PM
Bem, antes de votar, deixa eu só organizar meu pensamento. Eu tenho a imensa sorte de conhecer o centro das seguintes cidades: (vou só falar as maiores, por favor, não se ofendam se eu esquecer as menores cidades) Rio (óbvio...:D), São Paulo, Curitiba (apesar de ter ido lá há muitos anos atrás, ainda me lembro bem), Porto Alegre, Campinas, Brasília, Recife, Salvador, João Pessoa e Vitória. Se vocês me permitirem, deixa eu analisar um por um (ahahaha não vão poder me impedir mesmo...:D). O centro de São Paulo (vou considerar o centro tanto o Centro Velho quanto a Paulista, inclusive pela proximidade) é um dos meus preferidos, acho que ele mantêm uma síntese da capital (como bem disse o Dot), mas acho que se fôr considerar no quesito importância histórica, deixa infelizmente um pouco a dever, principalmente porque a importância histórica da cidade em âmbito nacional tem sua origem principalmente na última metade do século XIX, enquanto que cidades como Rio e Salvador já despontavam no cenário nacional e internacional há mais tempo. O centro de Salvador é belíssimo, mas como a distância do centro comercial atual (Av. Tancredo Neves) para com o Pelourinho é muito grande, eu não posso votar em Salvador, pois a cidade acaba que não tem um centro muito integrado ao centro velho, lembra um pouco as cidades européias (principalmente as do Norte, onde a parte nova é bem afastada da velha) nesse aspecto, talvez com a reforma do Comércio essa situação vá mudando, mas é algo pra daqui a 10, 15 anos talvez. O de Porto Alegre deixa um pouco a desejar, e assim como em Salvador, o centro novo (eu considero centro novo como o quê? Moinhos de Vento pode ser?) é muito distante do centro velho, e além disso, a conservação em Porto Alegre está muito aquém do que deveria (e poderia ser). O de Curitiba pra mim é difícil falar, pois fui à cidade só uma vez e há muitos anos, mas posso dizer que assim como o de Brasília o de João Pessoa e o de Campinas, são os que têm a melhor conservação, porém, eles ainda são centros muito "novos" pra se considerar uma importância histórica efetiva como têm em outras cidades. Recife tem um centro lindo, é um dos mais interessantes, porém o fato de que o Recife ainda deve um pouco em torres comerciais (o que já ocorre em Campinas, Salvador, São Paulo, Rio e Curitiba ainda infelizmente não chegou ao Recife) acho que meu voto não vá pra lá (mas se existissem, votaria no Recife sem sombra de dúvidas, inclusive porque a sua conservação é muito melhor que o do Rio, por exemplo). Vitória tem um centro menor que o de outras cidades, e apesar do conjunto ser perfeito (mar, montanhas, construções antigas e modernas, boa conservação), acho que o tamanho do centro me impede de votar na cidade. E como alguns podem se surpreender, meu voto vao pro Rio. O centro da cidade, apesar de ser sujo, caótico, mal conservado, confuso, estranho, é talvez o único centro MESMO do país, em que toda uma imensa região metropolitana converge somente para um local. O centro do Rio engloba o hub dos ônibus, dos trens, dos táxis, do metrô, das barcas, do tráfego aéreo regional (com o Aeroporto Nacional Santos Dumont); O centro do Rio possui o nó rodoviário da cidade (com a Perimetral), possui as torres mais altas, as melhores, mais belas, e mais bem conservadas construções da cidade, é onde fica a Prefeitura da cidade, onde fica o Fórum (TJ e TRT), onde fica tudo, onde está realmente o centro nervoso do Rio. Depois dessa não tão breve explicação, meu voto vai pro Rio!

BrunoVix
May 9th, 2006, 11:39 PM
Rio...

O Diogo explicou bem os centros no post acima!

DMA Brasil
May 9th, 2006, 11:41 PM
^^ Obrigado Bruno ;)

flaino
May 10th, 2006, 02:58 AM
Rio de Janeiro Campeão!

Roque
May 10th, 2006, 03:28 AM
Rio

Carioca_RJ
May 10th, 2006, 05:03 AM
Centro do Rio sem sombra de dúvidas. Além de possuir grande importância para a História do Brasil, as construções são majestosas: Candelária, Ilha Fiscal, Central do Brasil, Centro Cultural Banco do Brasil, Real Gabinete Português de Leitura, Catedral Metropolitana, Arqueduto (Arcos) da Lapa e seus bondes antigos, além do próprio Aeroporto Santos Dummont, com suas pistas "debruçadas" na baía de Guanabara (não se esquecendo que essa parte do Centro do Rio é à beira-mar), a estação hidroviária da Praça XV até Niterói, Paquetá e Ribeira (Ilha do Governador), a própria Praça XV, etc. Fora que tudo isso em conjunto tem um charme que eu acho inigualável.

A imagem aqui embaixo não parece alguma cidade asiática, como Bangkock ou Hong Kong??

http://i28.photobucket.com/albums/c210/FlavioAS/Rio%20de%20Janeiro/Diversos/dtvistaBarcas.jpg

Hed
May 10th, 2006, 06:20 AM
Não vou votar, pois só conheço o de Porto Alegre e o de Florianópolis.

Contudo, gostaria de lembrar aos mais esquecidos que estes são os quesitos da votação:
Vamos avaliar os "Centros" das principais cidades brasileiras. Levem em consideração diversos aspectos como: imponência, arquitetura, história, infra-estrutura, economia, serviços, etc.

Percebi que a enquete virou um RIO X SÃO PAULO - e também por isso, não vou votar.

Antônio Soriano, li seu comentário:
o meu é o do rio. o pior do brasil é o do porto alegre.
E tenho duas perguntas para você:
1ª. Você é de Porto Alegre?
2ª. Você gosta de Porto Alegre?
Obs.: Não me leve a mal, por favor, é apenas curiosidade.

Inevitável comentar, porém, que se trata de uma votação para saber - segundo a preferência geral - qual é o melhor e não o pior centro das cidades listadas.

O centro de Porto Alegre tem:

Imponência - Quando se trata do resto da cidade. Inclusive, o centro é o grande responsável pelo skyline de POA (http://i17.photobucket.com/albums/b91/latinohunk/two/IMG_1251.jpg).

Arquitetura - Sem dúvida, o post editado pelo Noize fala por si só! http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=338471&page=2

História - Também tem bastante e muita coisa está preservada, acho que não precisa de detalhes. Mas aqui vão alguns: museus 1 (http://img96.imageshack.us/img96/6250/cpoa400579lc5kt.jpg), 2 (http://i17.photobucket.com/albums/b91/latinohunk/two/IMG_0780.jpg), 3 (http://img358.imageshack.us/img358/229/538475226selmpcph8lh2rw.jpg) - um centro cultural (http://img501.imageshack.us/img501/2497/538472498dxeljoph0ud9hw.jpg) - igrejas 1 (http://img137.imageshack.us/img137/3813/cpoa400098on3hw.jpg), 2 (http://img482.imageshack.us/img482/1816/p1010118r1sp4xw.jpg).

Infra-estrutura - Apesar do aeroporto estar um pouco distante, pode-se pegar o "metro de superfície" no Mercado Público e chegar em 5-10 minutos. O porto (http://www.portoimagem.com/cidade/formac/formac-porto.jpg), ainda detém toda a infra-estrutura necessária para o funcionamento, apesar de estar desativado na região central - há planos para revitalização como o Puerto Madero de Buenos Aires (http://www.puertomadero.com/). É no centro que fica a Rodoviária Central, que abriga linhas de ônibus para as cidades de fora da RM (e algumas de dentro da RM), para outros Estados e países. E no centro ficam 3 terminais de ônibus para dentro da cidade, e 2 para as cidades da RM. Todos os bairros de POA são atendidos pelos ônibus, 90% das linhas são centro-bairro/bairro-centro. Além das lotações, que vão todas, sem excessão, para o centro. Ao lado da rodoviária existe um pseudo-terminal de taxi, e há uma rua (General Câmara, acho eu) que serve de pseudo-terminal de motos. Viadutos (http://www.portoimagem.com/avenidas/elevadaconceicao.jpg), túneis (http://www.portoimagem.com/avenidas/novas2/tunel1.jpg) e auto-estrada completa a lista. Um hub de transportes, definitivamente.

Economia - Ainda é o bairro de Porto Alegre mais forte em serviços (http://www.portoimagem.com/avenidas/novas2/andradas5.jpg). Também é grande responsável pelo comércio, possuindo dois shopping (Rua da Praia Shopping (http://www.portoimagem.com/shoppings/ruadapraia01.jpg) e Centro Shopping) duas grandes galerias que ficam em dois dos mais altos prédios de POA (Malcon e do Rosário) - e é o maior responsável pelo comércio informal no RS, abrigando 80% dos "camelôs". Inclusive, pretendem construir o "Shopping Chão" para eles. :)

Serviços - Como eu falei acima, o centro é o bairro que abriga a maior parte dos serviços de POA, e possui de tudo - médicos, advogados, engenharia, educação, etc... Um dos 4 principais hospitais de Porto Alegre está no centro, é o Complexo Hospitalar Santa Casa (http://www.santacasa.org.br/). Tem a Universidade Federal (http://www.ufrgs.br/ufrgs/). Lá também se concentra, praticamente, toda a Administração Pública em Porto Alegre, nas três esferas - municipal, estadual e federal - dos três poderes - legislativo, executivo e judicário.

Outras coisas que, em princípio, não importam pra votação!
Limpeza : O centro de POA é relativamente limpo, mas ainda deixa MUITO a desejar.

Beleza : Essa é subjetiva. Eu, por exemplo, acho Manhattan linda, mas tem gente que odeia. Quanto ao centro de POA, tem partes que eu gosto e partes que não gosto. Mas no geral, e por fim, acho bonito.

Dois centros? : Porto Alegre não tem um "centro novo". O Moinhos, apesar de relativo comercio e serviços, é um bairro residencial. Se existe algum "centro novo" em POA seria o último aterro - bairro Praia de Belas (http://www.portoimagem.com/avenidas/novas4/avborges5.jpg), onde estão vários dos órgãos públicos, possui largas e extensas avenidas, e possui muito terreno para crescer.

Edit - Tenho que retificar meu comentário: Além do bairro Praia de Belas (http://www.portoimagem.com/avenidas/novas1/avborges8.jpg), que poderia ser um "Centro Novo", há ainda a Terceira Perimetral (http://www.portoimagem.com/novas-janeiro-06/perimetral/3perimetral1.jpg), conjunto de avenidas que ligam o sul ao norte da cidade (20 bairros) sem cruzar o Centro (curiosamente é quase em linha reta, pois o "centro" de POA fica a oeste :D ). Pois bem, essa "avenida" está concentrando grande parte do comércio e serviços da cidade (tipo a Paulista), como um "Centro Financeiro". E como o DMA falou, isto está longe do Centro Antigo, propositadamente, pois o objetivo incial era 'apenas' facilitar o acesso entre as zonas Norte e Sul sem passar pelo centro concentrador. Mas acabou tornando-se, também, o novo Centro Financeiro da cidade. Contudo, essa região já era habitada e foi adaptada para tal, então não restam muitos terrenos para a expansão ao norte, já no sul tem muito espaço.

Pra encerrar: Acho o centro de POA sub-utilizado. Com boa vontade e um banho de loja (e arranha-céus), seria um lugar ótimo. Agora, é apenas bom.

Pra encerrar de verdade: Não vou votar porque, como viram, eu conheço bem o centro de POA (lembro de algumas coisas de Floripa, mas não escrevi porque não queria me estender muito - e minha memória poderia falhar), e não conheço os outros, então eu não gostaria de ser taxado de bairrista.

DMA Brasil
May 10th, 2006, 06:28 AM
Compreendo o que você disse Hed, e concordo com você, eu até analisei o centro de Porto Alegre um pouco em uma memória meio "furada" que tenho daí, porquê eu fui à Porto Alegre muitos anos atrás (acho que uns 7 anos mais ou menos) e eu até meio me baseei nas fotos que o pessoal tira daqui (foi quase o mesmo problema que eu incorri ao analisar Curitiba). Mas tenho que discordar de uma coisa contigo Hed, não acho que isso daqui virou "RioXSP", ao contrário, o que acontece é que essas cidades são as maiores do país, e as mais conhecidas pelos próprios brasileiros, então a tendência (mesmo aqui no fórum, onde a maioria "conhece" o país inteiro pelo SSC) é que as pessoas votem mais mesmo em Rio e São Paulo. E realmente, beleza é questão de gosto mesmo, eu acho o centro de Londres lindo, mas acho Manhattan ridícula, e acho o centro do Rio meio caótico, e por isso, se fosse pra usar o conceito "centro financeiro mais com cara de centro financeiro", votaria na Paulista.

Hed
May 10th, 2006, 08:06 AM
...o que acontece é que essas cidades são as maiores do país, e as mais conhecidas pelos próprios brasileiros, então a tendência (mesmo aqui no fórum, onde a maioria "conhece" o país inteiro pelo SSC) é que as pessoas votem mais mesmo em Rio e São Paulo...
^^ É como um... bairrismo alheio? :D

Marcio4Ever
May 10th, 2006, 04:14 PM
^Não acho, bairrismo seria eu votar no centro de PVh, sendo que o de SP e do Rio são os mais bonitos.

Marcio4Ever
May 10th, 2006, 04:31 PM
Rio de Janeiro
http://web.mit.edu/jstarr/www/mphotos/brazil/P1010132a.jpg

http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/fotos/576/vista.jpg

São Paulo
http://skyscraperpage.com/gallery/data/941/8726old_downtow.jpg

http://members.aol.com/pochetti5/anhang_1.jpg

Fortal
May 10th, 2006, 04:34 PM
São Luís, do Maranhão... :) :) :) :) :) :) :)

neosoux
May 11th, 2006, 02:19 AM
Bom, primeiro, para q a minha opniao seja mais embassada, os q eu conheco mto bem sao:
Sao Paulo
Ribeirao Preto
Rio
Os q eu conheco:
POA
Floripa
Curitiba

E sem duvida alguma, o melhor centro do Brasil eh o do Rio. Na realidade ele esta em outro nivel em relacao aos demais. Eu tb adoro o centro de Sampa, mas ele mto morto.

Dreh
May 11th, 2006, 05:46 PM
Cada centro das nossas cidades tem suas particularidades que os deixam lindos e únicos. O de São Paulo tem o Banespa e outras construções históricas imponentes que muitas cidades do Brasil gostariam de ter e faz uma diferença absurda no skyline. Quem dera que nós cariocas tivessemos um Banespa no nosso skyline! Ô inveja! :)
O de Curitiba tem uma arquitetura muito bonita e é super limpo. Eu nunca fui na cidade mas os meus amigos sempre voltam elogiando a limpeza e organização!
Brasília tem um "centro" (Plano Piloto) muito organizado e é um dos meus skylines preferidos no Brasil (apesar da restrição da altura).
Salvador, Recife e Belém tem centros lindos com arquitetura belíssima e a cada dia me surpreende mais quado vejo as fotos. E com o potencial arquitetonico que tenho visto nos projetos essas cidades vão nos surpreender mais ainda.
Gostaria de ver no centro da minha cidade várias contruções que vejo nas threads de Porto Alegre, Florianopolis, Belo Horizonte e outras cidades do Brasil. Mas eu adoro me sentir pequeno naquele corredor de edifícios da Rio Branco nos centro do Rio. A Cinelândia me encanta com o seu patrimônio histórico. Fora o centro antigo que esta cada dia mais bonito com a retirada da fiação aérea e as reformas dos casarões. Adodor chegar em Niterói, parar no mirante do Bay Market para analisar o skyline do centro! Observando as fotos e tentando deixar o bairrismo ao máximo de lado, meu voto vai para o centro do Rio.

paroara
May 11th, 2006, 06:30 PM
Rio de Janeiro. São Paulo logo depois.